Rosanne Evangelista Dias

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1987), especialista em Política e Administração em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Estagiou pelo Convênio CAPES-GRICES na Universidade do Porto (Ciências da Educação) sob a orientação da Dra. Carlinda Leite, em 2007, com bolsa sanduíche da CAPES. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) na linha Currículo: sujeito, conhecimento e cultura. Coordenadora da linha Currículo: sujeito, conhecimento e cultura desde maio/2019. Sub-Chefe do Departamento de Estudos Aplicados a Educação (DEAE). Professora aposentada no Colégio de Aplicação da UFRJ onde atuou em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental até 2014. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ no período de 2011 a 2016, na Linha Currículo, Docência e Linguagem. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Políticas de Currículo e Docência. Atuou como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Currículo e Cultura, coordenado pela Dra. Alice Casimiro Lopes (UERJ), de 2002 a 2014. Atuou no Núcleo de Estudos do Currículo, coordenado pela profa. Dra. Márcia Serra Ferreira (UFRJ) de 2011 a 2016. Tem experiência na área de Educação e na pesquisa em Currículo, Formação de Professores e Trabalho Docente. Atua em pesquisa desde 1987. Suas pesquisas contam com financiamento do CNPq (Editais Universal e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e FAPERJ (Auxílio Instalação, APQ1, JCNE) e CAPES, além de bolsas de IC FAPERJ, CNPq/UFRJ, CNPq/UERJ. É pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ, Edital 2016 e Procientista da UERJ (2017-2020). Revisora de periódicos nacionais e internacionais. Membro do Conselho Editorial Nacional da Revista Roteiro (UNOESC-SC), da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI (UERN-RN) e da Revista Criar Educação (UNESC-SC) . Coordenadora do Grupo de Trabalho de Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 10/2017 a 10/2019 (ANPEd). Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho de Currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 10/2015 a 10/2017. Pesquisadora mebro da Associação Brasileira de Currículo - ABdC, da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado), da Rede Latinoamericana em Teoria do Discurso e do GT Currículo da América Latina. Participação na comissão organizadora do evento 13ª Reunião Regional da Anped Sudeste (2018) The Fourth World Curriculum Studies Conferences - IV Conferência da IAACS (2012) e do 1º Congresso Estadual de Educação do RJ - COEd (2002).

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2005 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Ciclo de políticas curriculares na formação de professores no Brasil (1996-2006)
Alice Ribeiro Casimiro Lopes. Palavras-chave: Política curricular; Formação de professores; Ciclo de políticas; Comunidade epistêmica; Articulação; Hegemonia. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1999 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Competências- um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil,Ano de Obtenção: 2002
Alice Ribeiro Casimiro Lopes.Palavras-chave: Currículo; Formação de professores; Recontextualização; Competências.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.

Especialização em Política e Administração da Educação

1991 - 1994

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Pedagogia

1983 - 1987

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Políticas de currículo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho docente.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DIAS, Rosanne Evangelista . 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped. 2018. (Congresso).

DIAS, Rosanne Evangelista . The Fourth World Curriculum Studies Conferences - IV Conferência da IAACS. 2012. (Congresso).

DIAS, Rosanne Evangelista . III Seminário Internacional As redes de conhecimento e a tecnologia: professores/professoras: textos, imagens e sons. 2005. (Outro).

DIAS, Rosanne Evangelista . 1º Congresso Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro - COEd. 2002. (Congresso).

DIAS, Rosanne Evangelista . Debate Ciclos na Escola Pública. 2000. (Outro).

DIAS, Rosanne Evangelista . Seminário Especialista ou Generalista? A formação do pedagogo em questão. 1987. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo / II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curricularesres. Políticas de Currículo e Docência. 2016. (Congresso).

XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Discursos de responsabilização docente nas políticas de currículo Iberoamericanas. 2016. (Encontro).

Seminário Nacional de Pedagogia: currículo, formação docente e interculturalidade.Política de Educação Superio no Brasil: Políticas curriculares de formação de professores. 2015. (Seminário).

VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superiorrior. Discursos ibero-americanos sobre currículos de formação docente. 2014. (Congresso).

XI Colóquio/VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares.Antagonismos nas políticas curriculares para a formação docente no espaço ibero-americano. 2014. (Outra).

XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe.Docência e TIC no âmbito das políticas curriculares ibero-americanas. 2014. (Encontro).

Diálogos com a Pesquisa - As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões. 2013. (Seminário).

II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação.Políticas curriculares ibero-americanas em busca de um "perfil" profissional docente. 2013. (Encontro).

VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Políticas de currículo e formação de professores: educação e ensino. 2013. (Outra).

II Seminário sobre formação de professores em exercício: cenários contemporâneoscos.Cenários das políticas curriculares de formação de professores no Brasil. 2012. (Seminário).

The Fourth World Curriculum Studies Conferences - IV Conferência da IAACS. 2012. (Congresso).

X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo.Demandas das políticas curriculares para a formação de professores no espaço Ibero-americano. 2012. (Outra).

XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE.Análise de demandas nas políticas curriculares - a contribuição da teoria do discurso para o campo do currículo. 2012. (Outra).

34ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Política curricular de formação de professores: um campo de disputas. 2011. (Outra).

Colóquio "A profissão e a formação: entre a ciência e a arte de ensinar. 2011. (Outra).

II Jornada Acadêmica do CAp UFRJ.Políticas curriculares para a formação de professores - o espaço da prática na formação inicial. 2011. (Outra).

XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Políticas curriculares de formação de professores em Portugal e no Brasil - a profissionalização em questão. 2011. (Congresso).

Congresso de Pesquisa em Educação PPGEdu/UFMT. ?Cenário nacional da pesquisa na área da formação de professores - um olhar a partir do campo do currículo. 2010. (Congresso).

IV Encontro de Prática de Ensino de Geografia da UFRJ.Os sentidos da prática na formação de professores. 2010. (Encontro).

IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro.Sentidos do protagonismo docente nas políticas curriculares da formação de docentes em Portugal e Brasil. 2010. (Outra).

IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro.O Currículo como uma política cultural pública. 2010. (Outra).

Seminário Interno de Reflexão Pedagógica: Caminhos e desafios dos saberes tecnológicos. 2010. (Seminário).

Seminário Pesquisas em políticas de currículo e cultura no Brasil.O protagonismo de sujeitos e grupos nas políticas curriculares de formação de professores. 2010. (Seminário).

VIII Seminário Internacional da Rede Estrado.Discursos produzidos e difundidos sobre a formação de professores. 2010. (Seminário).

XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe.Demandas e processos de articulação nas políticas curriculares da formação de professores. 2010. (Encontro).

32ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Discursos e textos nas políticas de currículo - Trabalho encomendado. 2009. (Outra).

Congreso Internacional de Educación: Currículum. Abordaje del ciclo para análisis de políticas curriculares. 2009. (Congresso).

XIV Semana de Educação da Faculdade de Educação da UERJ.A Pedagogia como campo de disputas. 2009. (Outra).

XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Redes políticas de formação de professores. 2008. (Encontro).

30ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Outra).

I SIPE - Seminário de Investigação sobre a Problemática em Portugal e no Brasil.Produção de políticas curriculares para a formação de professores. 2007. (Seminário).

Seminário "Estudos Etnográficos: questões do trabalho docente em escolas da periferia num mundo globalizado". 2007. (Seminário).

Seminário Nacional Ensino Secundário - que futuro?. 2007. (Seminário).

29ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2006. (Outra).

I Encontro Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores da América Latina e do Caribe. 2006. (Encontro).

IX COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - V COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES: Globalização e (Des) igualdades: os desafios curriculares.O Currículo como uma política cultural pública e Sentidos do protagonismo docente nas políticas curriculares da formação de professores em Portugal e Brasil. 2006. (Outra).

VII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - III COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES: Globalização e (Des) igualdades: os desafios curriculares.Conhecimento e interesse na produção de políticas curriculares. 2006. (Outra).

XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE: Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social.Profissionalização docente e a cultura da performatividade. 2006. (Encontro).

28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: 40 Anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil.Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio. 2005. (Outra).

II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: Impasses, Tendências e Perspectivas.MÚLTIPLOS CONTEXTOS NOS ESTUDOS SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES. 2005. (Outra).

III Seminário Internacional As redes de conhecimento e a Tecnologia:professores/professoras: textos, imagens e sons. 2005. (Seminário).

V ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA:Sujeitos, Saberes e Práticas.A História nos espaços do Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).

VI COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES/ II COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES :Currículo: Pensar, Sentir, Diferir.Discurso das competências nos manuais do professor - um estudo sobre os livros didáticos do ensino médio. 2004. (Outra).

XII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO: Conhecimento Local e Conhecimento Universal.Competências e certificação - perspectivas de uma política de formação de professores no Brasil. 2004. (Encontro).

26ª Reunião Anual da Anped: Novo governo, novas políticas?. 2003. (Outra).

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO - Educação e Transformação. 2003. (Outra).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRESENTE, PASSADO E FUTURO. A recontextualização do conceito de competências no currículo da formação de professores no Brasil. 2003. (Congresso).

III Seminário Nacional Educação e Poder: tensões de um país em mudança. 2003. (Seminário).

Políticas de Formação dos Profissionais de Educação no Estado do Rio de Janeiro. 2003. (Seminário).

SEMINÁRIO Avaliar para quê? Avaliando as políticas de avaliação educacional. 2003. (Seminário).

1º CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2002. (Congresso).

XI ENDIPE - IGUALDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO.Competências nos discursos curriculares da formação de professores no Brasil. 2002. (Encontro).

2001 - UMA ODISSÉIA NO CAp :Reflexões sobre Interdisciplinaridade. 2001. (Seminário).

24ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO :Intelectuais, conhecimento e espaço público.Competências - um concieto recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil. 2001. (Outra).

10º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe: Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos. 2000. (Encontro).

23ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO :Educação não é privilégio. 2000. (Outra).

V SEMINÁRIO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E II ENCONTRO NACIONAL DOS FÓRUNS DE LICENCIATURA :Novas formas de organização curricular institucional para a formação dos profissionais da educação. 2000. (Seminário).

X ENCONTRO NACIONAL DA ANFOPE - ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 2000. (Encontro).

VII EDIPE, IV ERDIPE E III ENCONTRO ESTADUAL DA ANFOPE. 1999. (Encontro).

ENCONTRO NACIONAL DE I E II GRAUS DAS IFES. 1998. (Encontro).

Jornada de Alfabetização. 1998. (Outra).

I ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS NOTURNOS DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS. 1997. (Encontro).

I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - I CONEd. 1996. (Congresso).

II Encontro Nacional Unificado - A educação se nega a morrer. 1996. (Encontro).

I Seminário Nacional sobre Cefetização. 1995. (Seminário).

VI ENCONTRO DE PSICOPEDAGOGOS.Os Pesquisadores como sujeitos da aprendizagem: uma experiência em processo no CApUFRJ. 1994. (Encontro).

Jornada de Alfabetização: O desafio da década - Psicogênse da língua escrita - teoria e prática. 1990. (Outra).

2º Encontro de Escolas de 1º e 2º graus das Universidades Federais. 1989. (Encontro).

VII Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia - ENEPE. 1987. (Encontro).

2º Simpósio Internacional de Aprendizagem Acelerativa. 1985. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sandra Meira Santos

DIAS, Rosanne Evangelista; CRUZOE, Nilma M. C.; MOREIRA, Núbia R.. O que se quer dizer quando se diz "Currículo para as relações étnico-raciais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Fábio Jorge de Souza Molinário

TERRA, Dinah. V.;DIAS, Rosanne Evangelista; VASCONCELLOS, M.; RUIZ, Mariel A.. Programa Residência Docente do Colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de Educação Física. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Eduarda das Dores de Souza Lima

DIAS, Rosanne Evangelista; Monteiro, Ana Maria; BORGES, V.. Discursos de responsabilização docente nas políticas curriculares na região Iberoamericana. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Nunes de Senna Dias

GABRIEL, Carmen T.;DIAS, Rosanne Evangelista; CRUZ, Giseli B.. Tornar-se professor:sentidos negociados de docência no currículo de Pedagogia da UFRJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Jorge de Souza Molinário

TERRA, Dinah. V.;DIAS, Rosanne Evangelista; VASCONCELLOS, M.; RUIZ, Mariel A.. Programas de Mentoria para professores iniciantes na carreira docente no Estado do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Leal Coutinho

CRAVEIRO, Clarissa Bastos;DIAS, Rosanne Evangelista; FRANGELLA, Rita de Cássia P.. Políticas de currículo: relação família e escola nos textos políticos para Educação Infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Ribeiro Alves Gava

FERREIRA, M. S.; TURA, M. L. R.;DIAS, Rosanne Evangelista. Educação Física para jovens e adultos: estudo de feição etnográfica em escola pública do município do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosely Santos de Almeida

CUNHA, E. V. R.;DIAS, Rosanne Evangelista; SALGADO, R. G.; CARVALHO, A. L.. Políticas de currículo para a educação infantil em Rondonópolis (MT): disputas discursivas pela fixação de uma identidade para o professor. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gabriel Siqueira Matos

DIAS, Rosanne Evangelista; CRUZ, Giseli B.; TERRA, Dinah. V.. O PIBID no processo de formação continuada dos professores supervisores de Educação Física: aspectos de uma política curricular. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Costa Gigante

LOPES, Alice C.DIAS, Rosanne Evangelista; MONTEIRO, A. M.. Qual é o "mais" da educação? Uma investigação do Programa Mais Educação como política curricular. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Peixoto Soares

DIAS, Rosanne Evangelista; GOMES, M. M. P. L.;LOPES, Alice C.. Discursos de responsabilização docente em revista: uma análise das políticas curriculares para a formação de professores (2011-2014). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leni da Silva Maciel

DIAS, Rosanne Evangelista; MONTEIRO, A. M.; BARREIROS, D. R. A.. As implicações produzidas pela avaliação externa no trabalho docente: uma análise no município de Duque de Caxias - RJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

Aluno: Elizabeth Castanheira Cavalcanti de Carvalho

LINS, M.;DIAS, Rosanne Evangelista; FERNANDES, Luiz. Os desafios da formação docente em nível médio numa escola de horário integral: o caso do Colégio Estadual Julia Kubitschek (CEJK). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Brayner da Silva

CARVALHO, A.; MONTEIRO, A. M.;DIAS, Rosanne Evangelista. O ensino de História dos anos iniciais: as políticas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a perspectiva do multiculturalismo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Edinéia da Silva

DIAS, Rosanne Evangelista; FRANGELLA, Rita de Cássia P.; ANDRADE, Ludmila T.. Os sentidos produzidos nos currículos da formação inicial de professores alfabetizadores. 2015. Dissertação (Mestrado em Prpgrama de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da UFRJ.

Aluno: Cátia Cirlene Gomes de Oliveira

DIAS, Rosanne Evangelista; SOUZA, Maria Inês M.; CORSINO, P.. Políticas curriculares para a primeira infância: o uso de cadernos de atividades na educação infantil da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGE) - Faculdade de Educação - UFRJ.

Aluno: Nivia Cursino Faria

BARREIROS, D. R. A.;DIAS, Rosanne Evangelista; FRANGELLA, Rita de Cássia P.. Trajetos e Projetos: tensões e desafios no movimento de construção do Projeto-Político-Pedagógico e Produção Curricular. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação (...)) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

Aluno: Gabriela Maria dos Santos

DIAS, Rosanne EvangelistaMACEDO, Elizabeth; IVINICKI, A.. Discursos sobre gênero na proposta curricular do município de João Pessoa-PB. 2015. Dissertação (Mestrado em Prpgrama de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da UFRJ.

Aluno: Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias

DIAS, Rosanne EvangelistaLOPES, Alice C.; FERREIRA, M. S.. Discursos sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação - uma análise das políticas de currículo Ibero-americanas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiano Lange Salles

CANEN, A.;DIAS, Rosanne Evangelista; LUDORF, S. M. A.. Educação Física, currículo e identidades em um contexto escolar: um olhar multicultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Norton Silva

FRESQUET, A.;DIAS, Rosanne Evangelista; FERNANDES, Adriana H.. O cinema e o rural em uma escola no campo. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joyce Diniz de Abreu Teixeira

DIAS, Rosanne Evangelista; FRANGELLA, Rita de Cássia P.; GOMES, M. M. P. L.. Sentidos de avaliação nos discursos da política curricular da secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro (2009-2012). 2014. Dissertação (Mestrado em Prpgrama de Pós-Graduação) - Faculdade de Educação da UFRJ.

Aluno: André de Barros Mucci

CANEN, A.;DIAS, Rosanne Evangelista; SOUZA, M. G. A.. Para um ensino de Português multicultural: análise dos cadernos pedagógicos de língua portuguesa do 9º ano do município do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia Regina Thiago Bastos

BARREIROS, D. R. A.; FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista. Do fracasso escolar à distorção idade-série: caminhos percorridos pelas classes de aceleração. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação (...)) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

Aluno: Bismarck Pereira Mendes de Jesus

RAMOS, A. H.; FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista. A questão da memória na Educação Básica: uma reflexão a partir da perspectiva da educação em Direitos Humanos. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação (...)) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

Aluno: Liane da Cruz Cordeiro Moreira

GOMES, M. M. P. L.; SELLES, Sandra E.;DIAS, Rosanne Evangelista. Currículo de Ciências:a "ecologia escolar" de Oswaldo Frota-Pessoa e o movimento de renovação do ensino de Ciências. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Alves de Oliveira

ANDRADE, Ludmila T.; PRADO, Guilherme V. de T.;DIAS, Rosanne Evangelista. Saberes da formação continuada nos centros de estudos de professores alfabetizadores no município do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Suzan Christina Ribeiro da Silva

FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista; BARREIROS, D. R. A.. Políticas de Currículo e fluxos culturais: sujeito, conhecimento e diferença. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação (...)) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

Aluno: Eucaris Joelma Rodrigues Ferreira

OLIVEIRA, Ozerina V. de; FERNANDES, J. E.;DIAS, Rosanne Evangelista. Emancipação nas relações de poder em um currículo organizado em ciclos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Cassandra Marina da Silveira Pontes

MACEDO, ElizabethDIAS, Rosanne Evangelista; GRIN, Monica. Política curricular, enunciação da diferença e demandas raciais: analisando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rony Pereira Leal

IVENICKI, A.;DIAS, Rosanne Evangelista; FRANGELLA, Rita de Cássia P.; CRUZ, Giseli B.; VIEIRA, J. J.. EJA em dois tempos:(re)pensando a formação continuada docente em uma perspectiva multiculturalmente orientada. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia Moura Cardoso Bastos de Faria

DIAS, Rosanne Evangelista; CUNHA, E. V. R.;LOPES, Alice C.; BORGES, V.; OLIVEIRA, Thiago R. M.. Politicas curriculares e as TIC no contexto Iberoamericano - as tentativas de superação de uma tecnologia tradicional. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Gonçalves de Souza

DIAS, Rosanne Evangelista; FRANGELLA, Rita de Cássia P.; IVENICKI, A.;MACEDO, Elizabeth; EUGENIO, B. G.. Movimentos Sociais, suas demandas e articulação política nas políticas de currículo promovidas pela SECAD/MEC Brasil (2003-2010). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Clara de Lima Santiago

FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne EvangelistaLOPES, Alice C.; PEREIRA, Maria de F.; MOTTA, Flávia M. N.. O currículo como um projeto de infância: afinal, o que as crianças têm a dizer?. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clivio Pimentel Junior

CARVALHO, M. I. S. S.; SA, M. R. G. B.;DIAS, Rosanne Evangelista; JESUS, R. M. V.; GUERRA, Denise M. J.. Currículo, diferença, política:disputas discursivas pela significação da natureza e da qualidade da educação científica. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aline de Carvalho Moura

DIAS, Rosanne Evangelista; BORBA, S.; FERREIRA, Otávio; SEMERARO, Giovanni; GOUVEA, Fernando C. F.. O processo de institucionalização da pesquisa educacional no Brasil: argumentos, debates e iniciativas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

LOPES, Alice C.; FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista; OLIVEIRA, A. L. A. R. M.; MEDEIROS, A. M. S.. A produção curricular em uma universidade multicampi: traduções, mesmidade e diferença. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Deuzilene Marques Salazar

MOURAO, Arminda R. B.; GARCIA, M. M. A.;DIAS, Rosanne Evangelista; AZEVEDO, R. O. M.; GARCIA, Fabiane M.. Políticas de formação inicial de professores no Campus Manaus Centro/IFAM (2009-2015): uma análise com a abordagem do Ciclo de Políticas. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Soledad Andrea Castillo Trittini

LOPES, Alice C.DIAS, Rosanne Evangelista; GOMES, M. M. P. L.;ABREU, Rozana G.; CANOVAS, C. M.; CARVALHO, L. M.. Para além do discurso cientifista nas políticas de ensino de ciências no Chile (2003-2013): o caso do programa ECBI (Enseñanza de la Ciencia Basada en La Indagación). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José de Inocêncio Narciso Cossa

TURA, M. L. R.; MARTINS, Angela. M. S.;DIAS, Rosanne Evangelista; MONTEIRO, A. M.; PEREIRA, T. V.. Produção do Currículo no Ensino Secundário Geral: compreensão das práticas docentes nas escolas Gengibre e Girassol. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Maria Felício Ferreira Tomé

MACEDO, Elizabeth; GARCIA, M. M. A.; OLIVEIRA, G. G. S.; SOUZA, M. G. A.;DIAS, Rosanne Evangelista. De que inclusão...formação, currículo e diferença no âmbito da SECAD/SECADI. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Regina Ferreira Barra

FRESQUET, A.; GABRIEL, Carmen T.;DIAS, Rosanne Evangelista; SAMPAIO, C. S.; TEIXEIRA, I. A. C.. Cinema e educação: narrativas de experiências docentes em Colégios de Aplicação. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Veronica Borges de Oliveira

LOPES, Alice C.; MONTEIRO, A. M.; IVENICKI, A.;MACEDO, ElizabethDIAS, Rosanne Evangelista. Espectros da profissionalização docente nas políticas curriculares para a formação de professores: um self para o futuro professor. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marize Peixoto da Silva Figueiredo

TURA, M. L. R.;DIAS, Rosanne EvangelistaLOPES, Alice C.; CAVALIERE, A. M.; MARTINS, Angela. M. S.. Discursos do perfil docente nas políticas de formação de professores. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa Bastos Craveiro

LOPES, Alice C.; FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista; Monteiro, Ana Maria; SANTOS, J. M. C. T.. Políticas curriculares para a formação de professores: processos de identificação docente (1995-2010). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Velloso da Silva Seixas

TURA, M. L. R.; FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista; MARTINS, Angela. M. S.; DUARTE, Rosália. Das máquinas de ensinar aos netbooks: tradição, inovação e tradução. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adelina Maria Salles Bizarro

TURA, M. L. R.; FRANGELLA, Rita de Cássia P.;PAIVA, E. V.DIAS, Rosanne Evangelista; SILVA, Aída M. M.. Formação do pedagogo: um olhar sobre a trajetória profissional dos/as egressos/as do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UPE - Campus Garanhuns de 1996 a 2010. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mario Sergio Teixeira de Oliveira

TURA, M. L. R.;DIAS, Rosanne EvangelistaLOPES, Alice C.; FRANGELLA, Rita de Cássia P.; SOUZA, Maria Inês M.. Alunos da EJA: os sujeitos da oração. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Pinheiro Fernandes

ANDRADE, Ludmila T.;DIAS, Rosanne Evangelista; LEHER, R.; FRIGOTTO, Edith I. dos S.; FERREIRA, Lucelena A.. A produção escrita na formação docente: percursos didáticos de autoria. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Vianna Maia

DIAS, ROSANNE EVANGELISTA; OLIVEIRA, Thiago R. M.; BORGES, V.. Performatividade e trabalho docente: a centralidade do professor nos discursos das políticas curriculares. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thayz Conceição Cunha de Athayde

POCAHY, F. A.;DIAS, Rosanne Evangelista; UZIEL, A. P.; SIERRA, J. C.. Pedagogias Psi e cotidiano escolar: problematizações sobre gênero e sexualidade em interseccionalidade. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cátia Cirlene Gomes de Oliveira

DIAS, Rosanne Evangelista; BORGES, V.; NUNES, M. F. R.; SALGADO, R. G.. Currículo para a Educação Infantil: que território é esse?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clivio Pimentel Junior

SA, M. R. G. B.; CARVALHO, M. I. S. S.;DIAS, Rosanne Evangelista. Currículo, Diferença, Política: disputas discursivas pela significação da natureza e da qualidade da educação científica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Antonia Alves Pereira Silva

ORTIGAO, M. I. R.;DIAS, Rosanne Evangelista; CRUZ, Giseli B.. A dimensão teórico-prática como princípio epistemológico formativo: desvelando as possibilidades constitutivas da práxis pedagógica na proposta curricular do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Denise de Souza Destro

LOPES, Alice C.DIAS, Rosanne Evangelista; NEIRA, M. G.. Disputas políticas pela Educação Física escolar na Base Nacional Comum Curricular. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias

LOPES, Alice C.; CUNHA, E. V. R.;DIAS, Rosanne Evangelista. Articulações e sentidos sobre o uso das TIC (Tecnologias de informação e comunicação) nas políticas curriculares no Brasil (1998-2012). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Gonçalves de Souza

MACEDO, ElizabethDIAS, Rosanne Evangelista; EUGENIO, B. G.. Os sentidos de diferença na política de formação de professores implementada pela SECAD no Governo Lula (2003-2010). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Deuzilene Marques Salazar

MOURAO, Arminda R. B.; AZEVEDO, Rosa O. M.;DIAS, Rosanne Evangelista. Ciclo de políticas e formação inicial de professores para a educação básica: uma análise de política. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Luciana Velloso da Silva Seixas

TURA, M. L. R.;LOPES, Alice C.DIAS, Rosanne Evangelista. O que há de novo nas políticas e práticas educacionais sobre o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC): uma abordagem a partir da teoria do discurso. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marize Peixoto da Silva Figueiredo

TURA, M. L. R.;LOPES, Alice C.DIAS, Rosanne Evangelista. Docência: discursos e sentidos na produção acadêmica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Conceição Maggioni Poppe

Monteiro, Ana Maria;DIAS, Rosanne Evangelista; CRUZ, G. B.. Identidade docente: diferenças no contexto da prática do currículo de pedagogia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFRJ.

Aluno: Roseane Albuquerque Ribeiro

BARRETO, Raquel G.;DIAS, Rosanne Evangelista; OLIVEIRA, Inês B.. Possibilidades de uso das TIC na formação de professores do Curso de Pedagogia da UEPB. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Angelita Costa Neves da Rocha

GABRIEL, Carmen T.;LOPES, Alice C.DIAS, Rosanne Evangelista. Questionando o questionário: uma leitura crítica da relação entre currículo de Geografia e avaliação, a partir do ENEM. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tania de Assis Souza Granja

TURA, M. L. R.;DIAS, Rosanne Evangelista; LEITE, Miriam S.. A construção do currículo escolar: a produção de sentidos de professores e alunos sobre as práticas pedagógicas no cotidiano escolar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joelma de Sousa Lemos

DIAS, Rosanne Evangelista; OLIVEIRA, Márcia B.; OLIVEIRA, M. B.. A Base Nacional Comum Curricular: o contexto da prática em escolas públicas do município de Aracati/CE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniele Rodrigues dos Santos

TERRA, Dinah. V.;DIAS, Rosanne Evangelista; VASCONCELLOS, M.; AKKARI, Abdeljalil.. Entre descobertas e sobrevivências desisti da profissão: um panorama acerca do abandono do magistério. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucielma Bernardino Coelho de Arruda

DIAS, Rosanne Evangelista; CUNHA, K. S.; BAZANTE, T. M. G. D.. As diretrizes curriculares para formação continuada dos professores de biologia - impossibilidades e perspectivas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Raquel Brayner da Silva

CARVALHO, A.; MONTEIRO, A. M.;DIAS, Rosanne Evangelista. Políticas educacionais e o ensino de História nos anos iniciais da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro. 2016.

Aluno: Rosely Santos de Almeida

DIAS, Rosanne Evangelista; CUNHA, E. V. R.; CARVALHO, R. G.. Políticas de currículo para a educação infantil em Rondonópolis (MT): disputas discursivas pela fixação de uma identidade para o professor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Talita da Silva Campelo

CRUZ, Giseli B.; GOMES, M. M. P. L.;DIAS, Rosanne Evangelista. A atuação de professores supervisores do PIBID no processo de formação de Pedagogos docentes: diferenciais da parceria Universidade-Escola Básica para a formação inicial de professores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth Castanheira Cavalcanti de Carvalho

DIAS, Rosanne Evangelista; FERNANDES, Luiz; LINS, M.. Os impasses e os desafios da formação de professores em nível médio numa escola de horário integral: o caso do Colégio Estadual Julia Kubitschek. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Básica) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ.

Aluno: Ana Paula Peixoto Soares

GOMES, M. M. P. L.;DIAS, Rosanne Evangelista; ANDRADE, Ludmila T.. Discursos de responsabilização docente em revista: uma análise das políticas curriculares para a formação de professores. 2015.

Aluno: Bruna Lucila de Gois dos Anjos

DIAS, Rosanne Evangelista; FERREIRA, M. S.; HANDFAS, A.. Sociologia no Ensino Médio: uma análise comparada de propostas curriculares. 2015.

Aluno: Leni da Silva Maciel

Monteiro, Ana Maria; IVENICKI, A.;DIAS, Rosanne Evangelista. Implicações produzidas pela avaliação externa no trabalho docente: uma análise no município de Duque de Caxias - RJ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Siqueira Matos

HANDFAS, A.; CRUZ, Giseli B.;DIAS, Rosanne Evangelista. OPibid no processo de formação continuada de professores supervisores de Educação Física: aspectos de uma política curricular. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila de Moraes Barbalho

MONTEIRO, A. M.; CRUZ, Giseli B.;DIAS, Rosanne Evangelista. Limites e possibilidades do fazer docente no contexto das políticas avaliativas atuais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vidal Assis Ferreira Filho

DIAS, Rosanne Evangelista; FERREIRA, M. S.; GOMES, M. M. P. L.. Currículo e distribuição social do conhecimento: investigando um pré-vestibular social no RJ. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

Aluno: Nivia Cursino Faria

BARREIROS, D. R. A.; FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista. Trajetos e projetos: tensões e desafios na produção curricular. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

Aluno: Gabriela Maria dos Santos

CANEN, A.;DIAS, Rosanne Evangelista; CORSINO, P.. Discursos sobre gênero na proposta curricular do municipio de João Pessoa/PB. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cátia Cirlene Gomes de Oliveira

DIAS, Rosanne Evangelista; CORSINO, P.; MONTEIRO, A. M.. Políticas curriculares para a primeira infância: o uso de cadernos de atividades na educação infantil da cidade do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Edinéia da Silva

DIAS, Rosanne Evangelista; GABRIEL, Carmen T.; ANDRADE, Ludmila T.. Os sentidos produzidos no currículo da formação inicial de professores alfabetizadores. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcella Albaine Farias da Costa

GABRIEL, Carmen T.; MONTEIRO, A. M.;DIAS, Rosanne Evangelista. Tecnologia e currículo: (re)construindo sentidos para o ensino de história. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcus Leonardo Bomfim Martins

GABRIEL, Carmen T.;DIAS, Rosanne Evangelista; KOSLINSKI, M.. Efeitos do Saerjinho nas avaliações internas dos professores de História. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Frambach

ANDRADE, Ludmila T.;DIAS, Rosanne Evangelista; CORSINO, P.. A leitura literária na formação de professores alfabetizadores. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Rezende Gondim

ANDRADE, Ludmila T.; CORSINO, P.;DIAS, Rosanne Evangelista. Discursos infantis sobre as aprendizagens e processos de produção do texto escrito. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Rezende Gondim

ANDRADE, Ludmila T.;DIAS, Rosanne Evangelista; CORSINO, P.. Escrita infantil: entre palavras, gestos e respostas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia Regina Thiago Bastos

BARREIRO, Débora Alves; FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista. Do fracasso escolar à distorção idade-série: caminhos percorridos pelas classes de aceleração. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias

DIAS, Rosanne Evangelista; FERREIRA, M. S.; OLIVEIRA, R. J.. O discurso da qualidade no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Norton Silva

FRESQUET, A.; MONTEIRO, A. M.;DIAS, Rosanne Evangelista. Cinema e escola do campo: um debate sobre a pedagogia do cinema na escola rural. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiano Lange Salles

CANEN, A.; CRUZ, Giseli B.;DIAS, Rosanne Evangelista. Educação Física, currículo e identidades no Colégio Pedro II: um olhar multicultural. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - UFRJ.

Aluno: Selma Tavares Rebello

FRESQUET, A.; MONTEIRO, A. M.;DIAS, Rosanne Evangelista. O Cineclube da FE/UFRJ: limites e possibilidades do Cineclube na formação de professores. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE) - Faculdade de Educação - UFRJ.

Aluno: André de Barros Mucci

DIAS, Rosanne Evangelista; CANEN, A.. Para um ensino de Português multicultural: análise dos Cadernos Pedagógicos de Língua Portuguesa do 9º ano do município do Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Pontes Pereira

DIAS, Rosanne Evangelista; MONTEIRO, A. M.. Professores de Língua Inglesa considerados marcantes: entre o desprestígio da disciplina e a relação com o saber. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eucaris Joelma Rodrigues Ferreira

FERNANDES, J. E.;DIAS, Rosanne Evangelista; OLIVEIRA, Ozerina V. de. Emancipação nas relações de poder em um currículo organizado em ciclos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Suzan Christina Ribeiro da Silva

BARREIROS, D. R. A.;DIAS, Rosanne Evangelista; FRANGELLA, Rita de Cássia P.. Interculturalidade e educação: processos de inclusão e exclusão da escola regular. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação (...)) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

Aluno: Alessandra Silva de Lima

VENTURA, Jaqueline P.; SANTOS, Enio J. S.;DIAS, Rosanne Evangelista. Referencial curriculara para a educação de jovens e adultos do município de Itaboraí: reflexões sobre limites e perspectivas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Valéria Lopes Peçãnha

DIAS, Rosanne Evangelista; FIGUEIREDO, André V.; HANDFAS, Anita. Sentidos do ensino de Sociologia: entre a crítica e a competência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Faculdade de Educação da UFRJ.

Aluno: Fabio Braga do Desterro

DIAS, Rosanne Evangelista; FERREIRA, F. I. O.; MAÇAIRA, Julia. As desigualdades sociais nos livros didáticos de Sociologia. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Faculdade de Educação - UFRJ.

Aluno: Gizele Gonçalves Costa Lopes

MONTEIRO, A. M.;DIAS, Rosanne Evangelista. Ensinamos Português e Matemática ou isso é História? Anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cristina de Souza Pugas

MONTEIRO, A. M.;DIAS, Rosanne Evangelista. Saberes históricos escolares: um olhar sobre as percepções de professores de Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais de Souza Dias da Rosa

DIAS, Rosanne Evangelista; CRUZ, Giseli B.; GAWRYSZEWSKI, B.. Demandas sobre a avaliação do desempenho docente nos países Iberoamericanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lhays Marinho da Conceição Ferreira

DIAS, Rosanne Evangelista; FRANGELLA, Rita de Cássia P.. Curtindo, compartilhando e estudando: o uso dos dispositivos móveis pelos jovens na sala de aula como produção cultural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Silva de Lima

LEHER, R.; VENTURA, Jaqueline P.;DIAS, Rosanne Evangelista. A formação de educadores de Jovens e Adultos: reflexões e perspectivas numa análise do Parecer CNE CBE 11/2000. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFRJ.

DIAS, Rosanne Evangelista; FRANGELLA, Rita de Cássia P.; BORGES, V.. Banca Seleção Professor Substituto Área Currículo. 2019. Faculdade de Educação.

DIAS, Rosanne Evangelista; ROSA, M. C. C.; COSTA, W.. Comissão Examinadora para Cargo de Professor Assistente. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DIAS, Rosanne Evangelista; CRAVEIRO, Clarissa Bastos; FRANGELLA, Rita de Cássia P.; BAYMA, A. C. P.; CINELLI, M. L. S. V.. Comissão Examinadora do concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira do magistério superior prof. Adjunto. 2015. Universidade Federal Fluminense.

FERNANDES, Luiz; FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista. Comissão Examinadora para o Cargo de Professor Adjunto. 2012. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ.

XAVIER, G. T.; COSTA, Cláudio Fernandes da; HORA, Dayse; OLIVEIRA, Inês B.; CARVALHO, Carlos Roberto de;DIAS, Rosanne Evangelista; GONÇALVES, Anderson X. T.. Banca Examinadora do Concurso Público de provas e títulos para a Classe de Professor Adjunto. 2011. Universidade Federal Fluminense.

NIKITIUK, Sônia; AZEVEDO, Joanir G.; HORA, Dayse; RIZO, Gabriela;DIAS, Rosanne Evangelista; REQUIÃO, Luciana. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na carreira do magistério superior na classe de professor adjunto nível 1, área de conhecimento Currículo. 2010. Universidade Federal Fluminense.

DIAS, Rosanne Evangelista; PUGLIESE, R. C.; SANTOS, M. L. B.. Presidente da Banca para Seleção de Professor Substituto para o Setor Curricular Multidisciplinar - CApUFRJ. 2010. Colégio de Aplicação - UFRJ.

DIAS, Rosanne Evangelista; LEHER, R.; CASTRO, M. M.. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Ensino de 1º e 2º Graus do Quadro Único de Pessoal da UFRJ, Setor Curricular Multidisciplinar. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DIAS, Rosanne Evangelista; FONSECA, A. A.; LEHER, R.; GUIMARAES, E.. Membro Suplente da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Ensino de 1º e 2º Graus do Quadro Único de Pessoal da UFRJ, Setor Curricular Multidisciplinar. 1996. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DIAS, Rosanne Evangelista; GIANINI, V.; QUINTANILHA, L. F.. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Ensino de 1º e 2º Graus do Quadro Único de Pessoal da UFRJ, Setor Curricular Multidisciplinar. 1992. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FRANGELLA, Rita de Cássia P.;DIAS, Rosanne Evangelista; BARREIRO, Débora Alves. Exame de Qualificação "Interculturalidade e educação: processos de inclusão e exclusão da escola regular". 2010. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ.

DIAS, Rosanne Evangelista; FERNANDES, Adriana H.. Avaliadora Externa na Banca de Seleção para o Curso de Mestrado em Educação da UCP - 2010.1. 2009. Universidade Católica de Petrópolis.

DIAS, Rosanne Evangelista; GAMA, C. B. T.; FONSECA, A. A.. Membro Efetivo da Comissão de Seleção de Professor Substituto para o Setor Curricular Multidisciplinar. 2005. Colégio de Aplicação - UFRJ.

DIAS, Rosanne Evangelista; CAVALIERE, A. M.. Membro Efetivo da Comissão de Seleção de Professor Substituto de Prática de Ensino Fundamental do Departamento de Didática. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DIAS, Rosanne Evangelista; GUEDES, A. L. L.; KAIUCA, M. A.; GAMA, C. B. T.; MELLO, M. T. C. B.. Presidente da Comissão de Seleção para Professor Substituto para o Setor Curricular Multidisciplinar. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DIAS, Rosanne Evangelista. Membro Titular das Bancas de Elaboração, Aplicação e Correção das provas para admissão de alunos ao CAp, do Setor Curricular Multidisciplinar. 1997. Colégio de Aplicação - UFRJ.

DIAS, Rosanne Evangelista; KAIUCA, M. A.; CUNHA, A. A.; EZEQUIEL, L. F.. Presidente da Comissão de Seleção para Professor Substituto para o Setor Curricular Multidisciplinar. 1992. Colégio de Aplicação - UFRJ.

DIAS, Rosanne Evangelista. Membro Titular das Bancas de Elaboração, aplicação e correção das provas do Exame de Admissão ao CApUFRJ, setor curricular multidisciplinar. 1990. Colégio de Aplicação - UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Raquel Goulart Barreto

BARRETO, R. G.; LOPES, Alice Ribeiro Casemiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes. Competências: um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Elizabeth Fernandes de Macedo

MACEDO, E.LOPES, Alice Casimiro; BARRETO, R. G.. Competências: um conceito recontextualizado no currículo para formação de professores no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Elizabeth Fernandes de Macedo

MACEDO, E. F.;LOPES, Alice Casimiro; ALVES, N.; CUNHA, M. I.; MAINARDES, J.. Ciclo de políticas curriculares na formação de professores no Brasil (1996-2006). 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elizabeth Fernandes de Macedo

MACEDO, E.LOPES, Alice Casimiro; MAINARDES, J.. Ciclo de políticas curriculares na formação de professores no Brasil (1996-2006). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alice Ribeiro Casimiro Lopes

LOPES, Alice CasimiroMACEDO, Elizabeth Fernandes de; BARRETO, Raquel Goulart. Competências - um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação - UFRJ.

Alice Ribeiro Casimiro Lopes

Cunha, M. I.; MAINARDES, J.;MACEDO, Elizabeth Fernandes deALVES, NildaLOPES, Alice Casimiro. Ciclo de políticas curriculares na formação de professores no Brasil (1996-2006). 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alice Ribeiro Casimiro Lopes

LOPES, Alice CasimiroMACEDO, Elizabeth Fernandes de; MAINARDES, J.. Ciclo de Política curriculares na formação de professores no Brasil (1996-2006). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Iris Aniceto Barros

BNCC e políticas de avaliação: o discurso da centralidade e os seus efeitos na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thais de Souza Dias da Rosa

Políticas Curriculares e os Discursos sobre a Avaliação do Desempenho Docente nos Países Ibero-americanos; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Andréia Mello Rangel

Entre fluxos culturais e diálogos: produção de sentidos da docência no tear da formação inicial; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta

Discursos políticos dos textos orientadores do currículo da formação docente: interpretação pelos cursos de Pedagogia das instituições públicas de Manaus; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thais Vianna Maia Barcellos

Performatividade e trabalho docente: a centralidade do professor nos discursos das políticas curriculares; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Paula Peixoto Soares

Discursos de responsabilização nas políticas curriculares para a docência da escola básica: a produção e a atuação do movimento Todos pela Educação; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Cátia Cirlene Gomes de Oliveira

Processos de produção de políticas curriculares na educação infantil na rede pública municipal do Rio de Janeiro; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Cláudia da Silva

Políticas de currículo na EJA; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ/CNPq; (Orientador);

Rita de Sousa

Professores; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade do Porto; FCT; (Orientador);

Paula Eduarda das Dores de Souza Lima

Discursos de responsabilização docente nas políticas curriculares na região Ibero-americana; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Amanda Leal Coutinho

Políticas de currículo: relação família e escola nos textos políticos para Educação Infantil; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Ana Paula Peixoto Soares

Políticas curriculares para formação de professores em revista: uma análise dos discursos em disputa; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Gabriel Siqueira Matos

O PIBID no processo de formação continuada dos professores supervisores de Educação Física: aspectos de uma política curricular; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Leni da Silva Maciel

Implicações produzidas pela avaliação externa no trabalho docente: uma análise no Município de Duque de Caxias-RJ; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Gabriela Maria dos Santos

Discursos sobre gênero na proposta curricular do municipio de João Pessoa/PB; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Cátia Cirlene Gomes de Oliveira

Políticas curriculares para a primeira infância: o uso de cadernos de atividades na educação infantil da cidade do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Edinéia da Silva

Os sentidos produzidos no currículo da formação inicial dos professores alfabetizadores; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Joyce Diniz de Abreu Teixeira

Sentidos de avaliação nos discursos da política curricular da secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro (2009-2012); 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias

Discursos sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação - uma análise das políticas de currículo Ibero-americanas; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias

Políticas curriculares e as TIC no contexto Iberoamericano - as tentativas de superação de uma educação tradicional; 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Cristiane Gonçalves de Souza

Movimentos Sociais, suas demandas e articulação política nas políticas de currículo promovidas pela SECAD/MEC Brasil (2003-2010); 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Deuzilene Marques Salazar

Políticas de formação inicial de professores no Campus Manaus Centro/IFAM (2009-2015): uma análise com a abordagem do Ciclo de Políticas; ; 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosanne Evangelista Dias;

Fabio Braga do Desterro

As desigualdades sociais nos livros didáticos de Sociologia; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB) - Faculdade de Educação - UFRJ; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Paloma Gomes da Silva

O currículo e as demandas educacionais: um estudo sobre a formação em Pedagogia na UERJ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Thais de Souza Dias da Rosa

Discursos sobre políticas curriculares para a formação docente no âmbito da SBPC e ANFOPE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Sabrina Dias de Abreu

Políticas de currículo e formação docente; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Ana Carolina dos Santos Moreira Conceição

Demandas para a docência na SBPC e ANFOPE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Thais de Souza Dias da Rosa

Demandas sobre a avaliação do desempenho docente nos países Iberoamericanos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Alessandra Silva de Lima

Sentidos de integração curricular, produzidos pelos textos curriculares brasileiros dirigidos à formação de professores para a Educação Básica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFRJ, UFRJ/CNPq; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Rita Tavares de Sousa

Competências dos professores do ciclo básico; 2017; Orientação de outra natureza; (Doutorado) - Universidade do Porto, FCT; Orientador: Rosanne Evangelista Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alice Ribeiro Casimiro Lopes

Competências - um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil; 2002; 160 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação - UFRJ,; Orientador: Alice Ribeiro Casimiro Lopes;

Alice Ribeiro Casimiro Lopes

Ciclo de políticas curriculares na formação de professores no Brasil (1996-2006); 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alice Ribeiro Casimiro Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Os sentidos de docência na BNCC: efeitos para o currículo da educação básica e da formação/atuação de professores. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 22, p. 7-15, 2018.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ROSA, Thais S. D. . Discursos sobre avaliação docente na Iberoamerica. Revista de Estudos Curriculares , v. 9, p. 85-102, 2018.

  • MACIEL, L. S. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Implicações produzidas pela avaliação externa no trabalho docente: uma análise em escolas do município de Duque de Caxias-RJ. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 18, p. 895-914, 2018.

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Currículo, Docência e seus Antagonismos no Espaço Iberoamericano. Investigación Cualitativa , v. 2, p. 100-114, 2017.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas de currículo e avaliação para a docência no espaço Iberoamericano. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE) , v. 11, p. 590-604, 2016.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . La práctica en las políticas curriculares iberoamericanas para la formación docente. Revista Mexicana de Investigación Educativa , v. 20, p. 443-459, 2015.

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . SENTIDOS PRODUZIDOS NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Espaço do Currículo (Online) , v. 8, p. 022-034, 2015.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . ?Perfil? profissional docente nas políticas curriculares. Revista Teias (UERJ. Online) , v. 14, p. 09/39-23, 2014.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Demandas das Políticas Curriculares para a Formação de Professores no Espaço Ibero-americano. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 11, p. 461-478, 2013.

  • FARIAS, Lívia M. C. B. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Discursos sobre o uso das TIC na educação em documentos ibero-americanos. Linhas (Florianópolis. Online) , v. 14, p. 83-104-104, 2013.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Política curricular de formação de professores - um campo de disputas. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 8, p. 1-21, 2012.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Protagonismo de sujeitos e grupos nas políticas curriculares. Periferia (Duque de Caxias) , v. 4, p. 101-117, 2012.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPES, Alice C. . Sentidos da prática nas políticas de currículo para a formação de professores. Currículo sem Fronteiras , v. 9, p. 79-99, 2009.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Redes políticas de formação de professores. Revista Contemporânea de Educação , v. 3, p. 33-45, 2008.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana G. . Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação , v. 11, p. 297-307, 2006.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPEZ, Silvia B. . Conhecimento, interesse e poder na produção de políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras , v. 6, p. 53-66, 2006.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . A recontextualização do conceito de competências no currículo da formação de professores no Brasil. Revista teias (UERJ. Online) , v. 9-10, p. 1-12, 2004.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPES, Alice C. . Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo. Educação & Sociedade (Impresso) , Campinas, v. 24, n.85, p. 1155-1177, 2003.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências no Discurso Oficial da Formação de Professores no Brasil. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 4, n.6, p. 1-11, 2003.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; FONSECA, A. A. ; ALBUQUERQUE, E. C. ; MACHADO, M. C. ; KAIUCA, M. A. ; PUGLIESE, R. C. ; SOUZA, R. C. . Os Pesquisadores como Sujeitos de Aprendizagem: uma experiência de pesquisa em processo no CAp da UFRJ. Psicopedagogia (São Paulo) , São Paulo, v. 15, n.37, p. 4-5, 1996.

  • LOPES, Alice C. (Org.) ; DIAS, Rosanne Evangelista (Org.) ; ABREU, Rozana G. (Org.) . Discursos nas políticas de currículo. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet, apoio FAPERJ, 2011. v. 1. 304p .

  • LOPES, Alice C. ; MACEDO, Elizabeth ; PAIVA, E. V. ; OLIVEIRA, Inês B. ; FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Currículo da Educação Básica (1996-2002). 1ª. ed. Brasília: INEP/MEC, 2006. v. 01. 71p .

  • DIAS, Rosanne Evangelista . A docência como "fator" de qualidade para a educação. In: MACEDO, Elizabeth, MENEZES, Isabel (org.). (Org.). Currículo, política e cultura: conversas entre Brasil e Portugal. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2019, v. 5, p. 75-93.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; BORGES, V. . Por uma educação/aprendizagem ao longo da vida: traços discursivos nas políticas curriculares. In: Lopes, Alice C., Oliveira, Anna Luiza, R. M. de, Oliveira, Gustavo Gilson S. de. (Org.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2018, v. 1, p. 333-360.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; FARIAS, Lívia M. C. B. ; SOUZA, Cristiane G. . Tentativas de controle curricular na formação e no trabalho docente. In: LOPES, Alice Casimiro e OLIVEIRA, Márcia Betânia. (Org.). Políticas de currículo: pesquisas e articulações discursivas. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2017, v. 1, p. 251-268.

  • FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas de currículo em diálogo com a escola: possibilidades de/por uma conversação complicada. In: Petrucci-Rosa, Maria Inês, Rampini, Elisabeth Aparecida. (Org.). Políticas curriculares e narrativas docentes em diferentes contextos. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2017, v. 1, p. 93-110.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Diretrizes curriculares e processos de negociação. In: Luiz Eduardo Oliveira, Jonatas Silva Meneses (Orgs.). (Org.). Re)pensando as licenciaturas. 1ed.Aracaju, SE: Editora da Universidade Federal de Sergipe - UFS, 2016, v. 1, p. 19-28.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Construindo políticas de currículo a partir de demandas. In: Ebe Maria de Lima Siqueira; Regina Maria Emos da Luz. (Org.). Escola, comunidade e universidade: construindo caminhos. 1ed.Goiânia, GO: Cânone Editorial, 2016, v. 1, p. 117-126.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; FARIAS, Lívia M. C. B. . Docência e TIC no âmbito das políticas curriculares Ibero-americanas. In: Isabel Maria Sabino de Farias... [et al.]. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a formação de professores. 1ed.Fortaleza, CE: EdUECE, 2015, v. 2, p. 2552-2563.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Organización curricular: un campo de antagonismos. In: Alicia De Alba e Alice Casimiro Lopes. (Org.). Diálogos curriculares entre Mexico y Brasil. 1ed.México DF, México: Editora da UNAM, 2015, v. 1, p. 336-359.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Organização curricular: um campo de antagonismos. In: Alice Casimiro Lopes e Alicia de Alba. (Org.). Diálogos curriculares entre Brasil e México. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2014, v. 1, p. 277-296.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPES, Alice C. . Análise de demandas nas políticas curriculares: a contribuição da teoria do discurso. In: Moraes, Silvia Elizabeth; Albuquerque, Luiz Botelho. (Org.). Estudos em currículo e ensino : concepções e práticas. 1ªed.Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014, v. 1, p. 29-46.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana G. ; LOPES, Alice C. . Stephen Ball e Ernesto Laclau na pesquisa em política de currículo. In: FERRAÇO, Carlos E., GABRIEL, Carmen T., AMORIM, Antonio C.. (Org.). Teóricos e o campo do currículo. 1ed.Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2012, v. 1, p. 200-214.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana G. . Produção de políticas curriculares de formação de professores para a escola básica. In: FERRAÇO, Carlos E., GABRIEL, Carmen T., AMORIM, Antonio C.. (Org.). Políticas de currículo e escola. 1ed.Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2012, v. 1, p. 37-47.

  • TORRES, W. N. ; DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPES, Alice C. . O que dizem os estudos da EJA sobre políticas de currículo?. In: SOUZA, José dos Santos; SALES, Sandra Regina (org).. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: políticas e práticas educativas. 1ed.Seropédica; Rio de Janeiro: EDUR - Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; NAU Editora, 2011, v. 3, p. 133-156.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Demandas sobre integração nas políticas curriculares da formação de professores. In: LOPES, Alice C., DIAS, Rosanne E., ABREU, Rozana G.. (Org.). Discursos nas políticas curriculares de currículo. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet com apoio FAPERJ, 2011, v. 1, p. 225-244.

  • TORRES, W. N. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Comunidades epistêmicas nas políticas de currículo em EJA. In: LOPES, Alice C., DIAS, Rosanne E., ABREU, Rozana G.. (Org.). Discursos nas políticas de currículo. 1ed.Rio de Janeiro, RJ: Quartet, apoio FAPERJ, 2011, v. 1, p. 205-224.

  • CRAVEIRO, Clarissa Bastos ; DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares nacionais para a formação da identidade docente. In: LOPES, Alice C., DIAS, Rosanne E., ABREU, Rozana G.. (Org.). Discursos nas políticas curriculares. 1ed.Rio de Janeiro, RJ: Quartet, apoio FAPERJ, 2011, v. 1, p. 185-204.

  • FERNANDES, Preciosa ; DIAS, Rosanne Evangelista . Protagonismo docente nas políticas curriculares para a formação de professores de Brasil e Portugal. In: TURA, Maria de Lourdes Rangel; LEITE, Carlinda (Orgs.).. (Org.). Questões de Currículo e Trabalho Docente. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet, 2010, v. 1, p. 233-265.

  • LOPES, Alice C. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Discursos e textos nas políticas de currículo. In: Macedo, Elizabeth; Macedo, Roberto S e Amorim, Antonio C.. (Org.). Discurso, texto, narrativa nas pesquisas em Currículo. 1ed.Campinas, SP: Faculdade de Educação - Unicamp, 2009, v. , p. 40-52.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Produção de políticas curriculares para a formação de professores. In: Lopes, Alice Casimiro ; Leite, Carlinda. (Org.). Políticas educativas e dinâmicas curriculares no Brasil e em Portugal. Porto, Portugal: Legis Editora, 2008, v. , p. 201-218.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Produção de políticas curriculares para a formação de professores. In: LOPES, Alice Casimiro e outras (orgs.). (Org.). Políticas educativas e dinâmicas curriculares no Brasil e em Portugal. Petrópolis / Rio de Janeiro: DP et Alii e Faperj, 2008, v. , p. 215-232.

  • FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Reformas curriculares na formação de professores no Brasil e em Portugal - Identidades em (re)construção. In: Alice Casimiro Lopes e Elizabeth de Macedo. (Org.). Políticas de currículo no Brasil e em Portugal. 1ªed.Porto, Portugal: Profedições, 2008, v. , p. 93-116.

  • LOPES, Alice C. ; DIAS, Rosanne Evangelista . As competências nos manuais do professor. In: Alice Casimiro Lopes. (Org.). Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2008, v. , p. 161-170.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; PAIVA, E. V. . Políticas curriculares no foco das investigações. In: Alice Casimiro Lopes , Elizabeth Macedo. (Org.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. 1ªed.São Paulo: Cortez Editora, 2006, v. 7, p. 241-269.

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . TRABALHO DOCENTE SOB BASES CURRICULARES COMUNS. Jornal Eletrônico Redes Educativas e Currículos Locais, www.lab-eduimagem.pro.br, 01 maio 2015.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares e projetos educacionais. Jornal Eletrônico Redes Educativas e Currículos Locais, Laboratório de Imagem, 01 mar. 2009.

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA ; SOARES, A. P. P. . Discursos de responsabilização docente nas políticas de currículo Iberoamericanas. In: XVIII Endipe, 2016, Cuiabá MT. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação contemporânea. Cuiabá - MT: CRV, 2016. v. 1. p. 3485-3497.

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Discursos ibero-americanos sobre currículos de formação docente. In: VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria Y de Nivel Superior, 2015, Rosario. La construción de saberes acerca de la enseñanza: un desafio para la docencia universitaria y de nivel superior. Rosario, Argentina: Humanidades y Artes Ediciones, 2014. v. 1. p. 1860-1867.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Antagonismos nas políticas curriculares para a formação docente no espaço ibero-americano. In: XI Colóquio/VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga, Portugal. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Santo Tirso: De Facto Editores, 2014. v. 1. p. 1328-1333.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares ibero-americanas em busca de um 'perfil' profissional docente. In: II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto, Portugal. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto, Portugal: CIIE ? Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013. p. 4173-4182.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Demandas das políticas curriculares para a formação de professores no espaço Ibero-americano. In: X Cololóquio Sobre Questões Curriculares/ VI Cololóquio Luso Brasileiro, 2012, Belo Horizonte, MG. Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo. Belo Horizonte, MG, 2012. v. 1. p. 1-13.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Prática - um significante central nas políticas curriculares da formação de professores no espaço íbero-americano. In: XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012, Lisboa, Portugal. Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, 2012. v. 1. p. 351-359.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Análise de demandas nas políticas curriculares ? a contribuição da teoria do discurso para o campo do currículo. In: XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012, Lisboa, Portugal. Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, 2012. v. 1. p. 203-211.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Política curricular de formação de professores: um campo de disputas. In: 34ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2011, Natal, RN. Educação e Justiça Social. Natal, RN: Interface:Bacuri Design, 2011.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares de formação de professores em Portugal e no Brasil - a profissionalização em questão. In: XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2011, Guarda, Portugal. Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Guarda, Portugal: Serviços de Artes Gráficas do IPG, 2011. v. 1. p. 361-365.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Demandas e processos de articulação nas políticas curriculares da formação de professores. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010. p. 2-13.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Discursos produzidos e difundidos sobre a formação de professores. In: VIII Seminário Internacional Red Estrado, 2010, Lima, Peru. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2010. p. 1-13.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Cenário nacional da pesquisa na área da formação de professores - um olhar a partir do campo do currículo. In: CONPeduc - Congresso de Pesquisa em Educação/ XVI Encontro de Pedagogia, 2010, Rondonópolis - MT. Formação para a pesquisa. Rondonópolis - MT, 2010. p. 1-14.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . O currículo como uma política cultural pública. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro, 2010, Porto - Portugal. Debater o Currículo e seus campos. Actas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas e Instituto de Educação - U.Minho, 2010. p. 190-199.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPES, Alice C. . Abordaje del ciclo para el análisis de políticas curriculares. In: Congreso Internacional de Educación: Currículum, 2009, Tlaxcala, México. Congreso Internacional de Educación: Currículum. Tlaxcala - México, 2009.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Protagonismo de sujeitos e grupos nas políticas curriculares. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa - JP. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa - JP, 2009. p. 7139-7154.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Redes políticas de formação de professores. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre - RS. XIV Endipe - Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre - RS: EDIPUCRS, 2008.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Produção de políticas curriculares para a formação de professores. In: I SIPE - Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil, 2007, Porto. Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil. Porto: SCI - Serviço de Investigação e Imagem, 2007.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPEZ, Silvia B. . Conhecimento e interesse na produção de políticas curriculares. In: VII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - III COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO, 2006, Braga. Globalização e (des)igualdades: os desafios curriculares. Braga - Portugal, 2006. v. 1. p. 2537-3984.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Profissionalização docente e a cultura da performatividade. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife - PE. XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Recife - PE: Lapa Software, 2006.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana G. . Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio. In: 28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2005, Caxambu - MG. 40 Anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil, 2005.

  • LOPES, Alice C. ; MACEDO, Elizabeth ; PAIVA, E. V. ; FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; DIAS, Rosanne Evangelista . O Currículo da Educação Básica. In: 28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2005, Caxambu. 40 Anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil, 2005.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Múltiplos contextos nos estudos sobre políticas curriculares. In: II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa - PB. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2005.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências e certificação - perspectivas de uma política de formação de professores no Brasil. In: XII Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba - PR. XII Endipe - Conhecimento Local e Conhecimento Universal. Curitiba - PR, 2004. p. 107-120.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Discurso das competências nos manuais do professor - um estudo sobre os livros didáticos do Ensino Médio. In: VI COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES/ II COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2004, Rio de Janeiro - RJ. Currículo: Pensar, Inventar, Diferir, 2004. p. 4485-4500.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências nos discursos curriculares da formação de professores no Brasil. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática do Ensino, 2002, Goiânia - GO. Igualdade e Diversidade na Educação, 2002. v. 01.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências- um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil. In: 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2001, Caxambu - MG. Intelectuais, conhecimento e espaço público, 2001.

  • BORGES, V. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Os limites do 'aprender' para 'ensinar' nas políticas curriculares de formação docente. In: II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, 2019, Porto, Portugal. II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas - caderno de resumos. Porto, Portugal: UPorto, 2019. v. 1. p. 148-150.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; FARIAS, Lívia M. C. B. . Teachers Performance in Ibero-American Curriculum Policies. In: 6th World Curriculum Studies Conference, 2018, Melbourne - Austrália. Transnational Curriculum Inquiry: Challenges and Opportunities in a Changing World, 2018. v. 1. p. 132-133.

  • SOARES, A. P. P. ; LOPES, Alice C. ; DIAS, Rosanne Evangelista ; OLIVEIRA, Veronica B. ; TOME, C. M. F. F. . Políticas de currículo para a docência: responsabilização, protagonismo e profissionalização em questão. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá - MT. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá - MT: Universidade Federal do Mato Grosso, 2016. v. 1. p. 184-184.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Discursos ibero-americanos sobre currículos de formação docente. In: VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior, 2014, Rosário, Argentina. VIII Congreso de docencia universitaria y de nivel superior. Rosário, Argentina: Humanidades y Artes Ediciones - H.y A.Ediciones, 2014. v. 1. p. 145-145.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Antagonismos nas políticas curriculares para a formação docente no espaço ibero-americano. In: XI Colóquio/VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga, Portugal. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Braga, Portugal: CIEd Centro de Investigação em Educação, 2014. v. 1. p. 214-214.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Prática - um significante central nas políticas curriculares da formação de professores no espaço íbero-americano. In: XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012, Lisboa, Portugal. Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?. Lisboa, Portugal: Afirse-Instituto de Educação, 2012. v. 1. p. 351-85.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Análise de demandas nas políticas curriculares - a contribuição da teoria do discurso para o campo do currículo. In: XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012, Lisboa, Portugal. Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?. Lisboa, Portugal: Afirse-Instituto de Educação, 2012. v. 1. p. 178-178.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Política curricular de formação de professores: um campo de disputas. In: 34ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2011, Natal, RN. Educação e Justiça Social, 2011. v. 1. p. 176-177.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares de formação de professores em Portugal e no Brasil - a profissionalização em questão. In: XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2011, Guarda, Portugal. Guia para o XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Guarda, Portugal: Serviços de Artes Gráficas do IPG, 2011. v. 1. p. 50-51.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Demandas e processos de articulação nas políticas curriculares da formação de professores. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Endipe, 2010, Belo Horizonte, MG. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2010. p. 2-2.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . O currículo como uma política cultural pública. In: IX Colóquio de Questões Curriculares- V Colóquio Luso-Brasileiro, 2010, Porto, Portugal. Debater o currículo e seus campos: políticas, fundamentos e práticas. Porto, Portugal: Legis Editora, 2010. v. 01. p. 46-46.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Discursos produzidos e difundidos sobre a formação de professores. In: VIII Seminário Internacional da Rede Estrado, 2010, Lima, Peru. Educación y Trabajo Docente en el nuevo escenario latinoamericano. Lima, Peru, 2010. v. 1. p. 124-125.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Protagonismo de sujeitos e grupos nas políticas curriculares. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa - PB. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa - JP, 2009. p. 7139-7139.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Abordaje del ciclo para el análisis de políticas curriculares. In: Congreso Internacional de Educación: curriculum, 2009, Tlaxcala, México. Congreso Internacional de Educación: curriculum. Tlaxcala, México, 2009.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Produção de políticas curriculares para a formação de professores. In: I SIPE - Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil, 2007, Porto. I SIPE Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e no Brasil. Porto: SCI - Seviço de Comunicação e Imagem, 2007. v. 01. p. 43-43.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPEZ, Silvia B. . Conhecimento e interesse na produção de políticas curriculares. In: VII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - III COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES: Globalização e (Des) igualdades: os desafios curriculares, 2006, Braga - Portugal. VII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - III COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES: Globalização e (des)igualdades- os desafios curriculares. Minho - Portugal: Copisaurio, 2006. v. 01. p. 328-328.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Profissionalização docente e a cultura da performatividade. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE: Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, 2006, Recife - PE. XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE: Educação, questões pedagógicas e processos formativos - compromisso com a inclusão social, 2006.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Múltiplos contextos nos estudos sobre políticas curriculares. In: II Colóquio de Políticas e Práticas Curriculares, 2005, João Pessoa - PB. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa - PB, 2005. v. 01. p. 214-215.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana G. . Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio. In: 28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: 40 Anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil, 2005, Caxambu - MG. 28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Petrópolis - RJ: Editora Vozes Ltda., 2005. v. 01. p. 318-318.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Discurso das competências nos manuais do professor - um estudo sobre os livros didáticos do Ensino Médio. In: II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2004, Rio de Janeiro - RJ. VI Colóquio sobre Questões Curriculares, II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares - Currículo: Pensar, Inventar e Diferir. Rio de Janeiro - RJ: EGB, 2004. v. 1. p. 102-103.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . A História nos espaços do Rio de Janeiro. In: V ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA:Sujeitos, Saberes e Práticas, 2004, Rio de Janeiro. V ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: Sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Gráfica Comarca, 2004. v. 01. p. 62-62.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências e certificação - perspectivas de uma política de formação de professores no Brasil. In: XII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO: Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004, Curitiba - PR. XII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO: Conhecimento local e conhecimento universal. Curitiba - PR, 2004.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . A recontextualização do conceito de competências no currículo da formação de professores no Brasil. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRESENTE, PASSADO E FUTURO, 2003, Campo Largo - PR. I CONGRESSO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PASSADO, PRESENTE E FUTURO. Campo Largo - PR, 2003. v. 01. p. 57-57.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências nos discursos curriculares da formação de professores no Brasil. In: XI ENDIPE - IGUALDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO, 2002, Goiânia - Go. XI ENDIPE - IGUALDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO. Goiânia - Go, 2002. v. 01. p. 95-96.

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências - um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores no Brasil. In: 24ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO :Intelectuais, conhecimento e espaço público, 2001, Caxambu - MG. 24ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO :Intelectuais, conhecimento e espaço público. Petrópolis - RJ: Editora Vozes Ltda., 2001. v. 01. p. 105-106.

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; FONSECA, A. A. ; ALBUQUERQUE, E. C. ; MACHADO, M. C. ; KAIUCA, M. A. ; PUGLIESE, R. C. ; SOUZA, R. C. . Os Pesquisadores como sujeitos da aprendizagem: uma experiência de pesquisa em processo no CAp UFRJ. In: VI Encontro Nacional de Psicopedagogia, 1994, São Paulo. VI Encontro Nacional de Psicopedagogia. São Paulo, 1994. v. 1.

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . A Base Nacional Comum Curricular: implicações para a docência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Política de curricular de formação de professores e a BNCC. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Sentidos da docência na BNCC. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Bases projetando a formação docente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . BNCC e as implicações para a formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Demandas sobre o desempenho docente produzindo políticas de currículo para a Iberoamérica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LIMA, P. E. . Sentidos de comum para o currículo e a docência na Iberoamérica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . BNCC e implicações para os movimentos curriculares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . BNCC e os desafios na formação e no trabalho docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Mesa-redonda: Cotidiano e criação de saberes: reexistências e (em) formação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares e formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares de formação inicial e continuada de professores e as práticas educativas do espaço escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Currículo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Implicações das políticas de currículo para a docência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Políticas de currículo y docencia en el espacio iberoamericano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Trabalho Encomendado: 'Currículo e docência: tentativas de regulação e processos de escape'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, A. P. P. ; OLIVEIRA, Cátia C. G. ; DIAS, ROSANNE EVANGELISTA ; FARIAS, Lívia M. C. B. ; SOUZA, Cristiane G. ; BARCELOS, T. V. M. . 'Currículo e docência: tentativas de regulação e processos de escape'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Diretrizes Nacionais na Formação Inicial e Continuada de Professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Mesa: Diretrizes para Formação de Professores e as Políticas Curriculares em disputa na atualidade (BNCC X DCNs). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; SOARES, A. P. P. . Discursos de responsabilização docente nas políticas de currículo Iberoamericanas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas de Currículo e Docência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores :proposições e tensões. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Políticas de Currículo e Docência: projetos em disputa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Ciclo de políticas e a teoria do discurso nas pesquisas de políticas de currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Currículo como arena de negociação de sentidos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares de formação de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas de Currículo e Produção de Sentidos sobre a Integração Curricular e a BNCC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas de currículo de integração curricular e a BNCC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas de Currículo - o caso da BNCC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARIAS, Lívia M. C. B. ; SOUZA, Cristiane G. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Tentativas de controle curricular na formação e no trabalho docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Discursos ibero-americanos sobre currículos de formação docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPES, Alice C. . Pensamiento Curricular en Brasil, lecturas desde el posestructuralismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Sentidos da formação de professores e currículos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Antagonismos nas políticas curriculares para a formação docente no espaço ibero-americano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Construindo políticas de currículo a partir de demandas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; FARIAS, Lívia M. C. B. . Docência e TIC no âmbito das políticas curriculares ibero-americanas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas de currículo e educação ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Discursos nas políticas curriculares para a formação de professores no espaço ibero-americano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares ibero-americanas em busca de um 'perfil' profissional docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Produção de sentidos nas políticas curriculares de formação docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Análise de demandas nas políticas curriculares - a contribuição da teoria do discurso para o campo do currículo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Prática - um significante central nas políticas curriculares da formação de professores no espaço íbero-americano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Análise dos referenciais teórico-metodológicos de Stephen Ball e Ernesto Laclau para análise de discursos nas políticas de currículo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Demandas das políticas curriculares para a formação de professores no espaço Ibero-americano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Cenários das políticas curriculares de formação de professores no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana G. . Políticas curriculares para a formação de professores - o espaço da prática na formação inicial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares de formação de professores em Portugal e no Brasil - a profissionalização em questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Formação e profissionalização docente - o que dizem as demandas em disputa?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Pesquisa em formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Política curricular de formação de professores: um campo de disputas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas de Currículo em diálogo com a escola: possibilidades de/por uma conversação complicada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana G. . Produção de políticas curriculares de formação de professores para a escola básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . O protagonismo de sujeitos e grupos nas políticas curriculares de formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Demandas e processos de articulação nas políticas curriculares na formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; FERNANDES, Preciosa . Sentidos do protagonismo docente nas políticas curriculares de formação de professores em Portugal e Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . O Currículo como uma Política Cultural Pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Discursos produzidos e difundidos sobre a formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Cenário nacional da pesquisa na área de formação de professores - um olhar a partir do campo do currículo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Os sentidos da prática na formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana G. ; LOPES, Alice C. . Stephen Ball e Ernesto Laclau na pesquisa em política de currículo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . A Pedagogia como um campo de disputas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Protagonismo de sujeitos de grupos nas políticas curriculares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPES, Alice C. . Abordaje del ciclo para el análisis de políticas curriculares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, Alice C. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Discursos e textos nas políticas de currículo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Redes políticas de formação de professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Produção de políticas curriculares para a formação de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPEZ, Silvia B. . Conhecimento e interesse na produção de políticas curriculares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Profissionalização docente e a cultura da performatividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Estudos Sociais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista ; ABREU, Rozana G. . Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Múltiplos contextos nos estudos sobre Política Curricular. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências e Certificação - perspectivas de uma política de formação de professores no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Discurso das competências nos manuais do professor - um estudo sobre os livros didáticos do Ensino Médio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Formação de Professores e a Política de Certificação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências - um conceito recontextualizado no currículo para a formação de professores. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . A recontextualização do conceito de competências no currículo da formação de professores no Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências nos discursos curriculares da formação de professores no Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Competências - um conceito recontextualizado no currículo da formação de professores no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Proposta Curricular de Ensino de Geografia do CApUFRJ (1º e 2º ciclos). 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Formação Profissional e o PL1603/96. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . A Prática Docente e a Finalidade do Ensino de I e II Graus das IES. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Os pesquisadores como sujeitos da aprendizagem: uma experiência de pesquisa em processo no CAp da UFRJ. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . A Formação do Pedagogo nos Anos 1980. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Pesquisa-Ação em Classes de Alfabetização do Ensino Municipal do Estado do Rio de Janeiro. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARRIGA, F. D. ; DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Título Do Livro: Diálogos curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro, RJ: Editora da UERJ - EDUERJ, 2014 (Revisão Técnica de Tradução de Capítulo de Livro).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didático. Autora: RAMOS, Kátia M. da Cruz. Universidade do Porto Editorial, 2010, 347 pág.. Recife, PE: Revista Tópicos Educacionais - ]Centro de Educação da UFPE, 2013 (Resenha).

  • DIAS, Rosanne Evangelista . Da Democratização à democracia cultural - uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público, autor: LOPES, João Teixeira. Porto - Portugal: Profedições, 2008 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DIAS, Rosanne Evangelista . Roda de Conversa: Currículo e formação de professores. 2014.

DIAS, Rosanne Evangelista . Consultoria de Pesquisa sobre Formação de Professores. 2011.

DIAS, Rosanne Evangelista . Visita de caráter acadêmico-científico. 2009.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão Científica. 2019.

DIAS, Rosanne Evangelista . Staff Científico. 2019.

DIAS, Rosanne Evangelista . Coordenadora do GT12 - Currículo na 13ª Reunião Regional Sudeste da Anped. 2018.

DIAS, Rosanne Evangelista . Titular do Comitê Científico do GT 12 - Currículo na 13ª Reunião Regional da Anped. 2018.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 70ª Reunião Anual da SBPC. 2018.

DIAS, Rosanne Evangelista . Membro do Comitê Científico da 13ª Reunião Regional da Anped. 2018.

DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Coordenadora do Eixo Temático: Currículo, política, cultura e a questão da democracia. 2017.

DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 69ª Reunião Anual da SBPC. 2017.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão Científica do IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente - Redestrado. 2017.

DIAS, Rosanne Evangelista . Consultor Ad hoc na 37ª Reunião Nacional da Anped - 2015. 2015.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comitê Científico no VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares:. 2015.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão de Avaliação de Trabalhos submetidos à 66ª Reunião Anual da SBPC. 2014.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão Científica do IX Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas - A escola e seus sentidos. 2014.

DIAS, Rosanne Evangelista . Coordenação da Sessão 8: Currículo e Políticas Educacionais. 2014.

DIAS, Rosanne Evangelista . Coordenação de Sessão de Trabalhos na XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural do CFCH-UFRJ. 2014.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comitê Científico para a XI Reunião da Anped Sudeste. 2014.

DIAS, Rosanne Evangelista . Avaliação de artigo para publicação na Educação em Revista. 2013.

DIAS, Rosanne Evangelista . Avaliação de artigo para publicação na Revista Roteiro. 2013.

DIAS, Rosanne Evangelista . Avaliação de artigo para publicação na Revista Brasileira de Educação. 2013.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 65ª Reunião Anual da SBPC. 2013.

DIAS, Rosanne Evangelista . Parecerista ad hoc dos trabalhos para o XII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades. 2013.

DIAS, Rosanne Evangelista . Avaliação de artigo para publicação na Revista Contemporânea de Educação. 2013.

DIAS, Rosanne Evangelista . Consultora Ad Hoc do GT Currículo da Anped. 2013.

DIAS, Rosanne Evangelista . Avaliação de artigo para publicação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Parecer sobre solicitação de bolsa e auxílio à FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Parecerista ad hoc para avaliação científica de artigo - Revista História Hoje da ANPUH. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Parecerista Ad hoc no Processo Seletivo do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística-Prociência. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Parecerista Ad hoc do X Colóquio Sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Parecerista Ad hoc FAPERJ. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 64ª Reunião Anual da SBPC. 2012.

CARVALHO, J. M. ; VIEIRA, J. S. ; SANTIAGO, M. E. ; FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Membro do Conselho Editorial do E-book Políticas de Currículo e escola. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . The Fourth World Curriculum Studies Conferences - IV Conferência da IAACS. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Consultora Ad Hoc do GT Currículo da Anped. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista ; PESSANHA, E. . Coordenação de Sessão de Trabalhos na XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural do CFCH-UFRJ. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Membro de Conselho Editorial Nacional da Revista Roteiro. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Avaliação de artigo para publicação na Revista Contemporânea de Educação. 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Avaliação de artigo para publicação na TCI (Transnational Curriculum Inquiry). 2012.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 63ª Reunião Anual da SBPC. 2011.

DIAS, Rosanne Evangelista . Consultora Ad Hoc do GT Currículo da Anped. 2011.

DIAS, Rosanne Evangelista . Revista Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 2011.

DIAS, Rosanne Evangelista . Revista Teias. 2011.

DIAS, Rosanne Evangelista . Pareceres sobre solicitação de bolsa PIBIC - UFRJ. 2011.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 62ª Reunião Anual da SBPC. 2010.

DIAS, Rosanne Evangelista . Consultor Ad Hoc do Grupo de Trabalho de Currículo - Anped. 2010.

DIAS, Rosanne Evangelista . Coordenação de Sessão de Trabalhos na XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural do CFCH-UFRJ. 2010.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comitê Científico do IX Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2010.

MEUCCI, Simone ; HANDFAS, Anita ; KOSLINSKY, Mariane ; MAÇAIRA, Julia ; DIAS, Rosanne Evangelista ; et. al. . Coordenadora Adjunta da equipe responsável pela avaliação dos livros didáticos de sociologia para o PNLD-2012.. 2010.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 61ª Reunião Anual da SBPC. 2009.

DIAS, Rosanne Evangelista . Membro do Comitê Científico no V Seminário Internacional As redes de conhecimentos e as tecnologias. 2009.

DIAS, Rosanne Evangelista . Avaliadora Externa na 18ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2009.

DIAS, Rosanne Evangelista . Comissão de Avaliação dos resumos submetidos à 60ª Reunião Anual da SBPC. 2008.

DIAS, Rosanne Evangelista . BNCC Ensino Fundamental - Currículos l Conexão. 2018.

DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas de currículo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, Rosanne Evangelista . Teoria e política curricular. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, Rosanne Evangelista . Estrutura Curricular para a formação de professores - um campo de disputas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, Rosanne Evangelista . T[opicos Especiais I BNCC: Questões Teóricas e Metodológicas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; DIAS, Rosanne Evangelista . Dossiê: Políticas de Currículo e Docência: significados, impasses e desafios no contexto Ibero-americano. 2018. (Editoração/Outra).

DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Coordenação da Comunicação Encomendada: Potencialidades e limites da abordagem da teoria do discurso na educação - alguns dos impasses. 2017. (Coordenação da Comunicação Encomendada).

DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Coordenadora do Eixo Temático: Currículo, política, cultura e a questão da democracia. 2017. (Coordenadora do Eixo Temático).

DIAS, ROSANNE EVANGELISTA . Coordenador/debatedor da sessão de Trabalho Encomendado da 38ª RN Anped: 'Currículo e docência: tentativas de regulação e processos de escape'. 2017. (Coordenador/debatedor da sessão de Trabalho Encomendado da 38ª RN Anped).

DIAS, Rosanne Evangelista . Abordagem Ciclo de Políticas: um referencial para a análise de políticas educacionais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, Rosanne Evangelista ; PONCE, B. J. . Dossiê ABdC - 'Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular'. 2015. (Editoração/Periódico).

DIAS, Rosanne Evangelista . Coordenador da Sessão de Pôsteres do GT 12 Currículo. 2015. (Coordenador/debatedor da sessão de pôsteres Anped).

DIAS, Rosanne Evangelista . Ciências Sociais na Escola: Basil Bernstein. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, Rosanne Evangelista . Currículo e políticas educacionais. 2014. (Coordenação de sessão de comunicações).

DIAS, Rosanne Evangelista . Coordenação de Grupo de Trabalho Currículo, Gênero e Sexualidade. 2013. (Coordenação de sessão de comunicações).

DIAS, Rosanne Evangelista . II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação. 2013. (Coordenação de sessão de comunicações sessão 6 'Trabalho docente, currículo e avaliação).

DIAS, Rosanne Evangelista ; FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; VIEIRA, J. S. ; SANTIAGO, M. E. ; CARVALHO, J. M. . Políticas de currículo e escola. 2012. (Editoração/Outra).

DIAS, Rosanne Evangelista . Saberes e competências nas políticas curriculares: impactos na formação de professores e na qualidade da aprendizagem escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, Rosanne Evangelista ; OLIVEIRA, Ana ; PONTES, Cassandra M. da S. . Políticas curriculares: processos de articulação e produção de sentidos em múltiplos contextos. 2010. (Coordenação de painel).

DIAS, Rosanne Evangelista . IX Colóquio de Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro. 2010. (Comissão de Coordenação das sessões das mesas redondas).

DIAS, Rosanne Evangelista . Influências na Produção de Políticas: produzindo e difundindo discursos sobre a formação de professores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, Rosanne Evangelista . Sessão de apresentação de trabalhos do GT12 - Currículo da Anped. 2009. (Coordenação de painel).

DIAS, Rosanne Evangelista . Políticas curriculares: abordagens de investigação e discursos sobre formação de professores e cultura. 2008. (Coordenação de painel).

DIAS, Rosanne Evangelista . RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO DE DOUTORADO. 2007. (Relatório de pesquisa).

DIAS, Rosanne Evangelista ; FRANGELLA, Rita de Cássia P. ; VILELA, Mariana Lima . Formação de Professores: políticas, práticas e identidade. 2006. (Coordenação de painel).

DIAS, Rosanne Evangelista . III Seminário Internacional Redes do Conhecimento. 2005. (Comissão de Coordenação das sessões das mesas redondas).

DIAS, Rosanne Evangelista ; LOPES, Alice C. . Competências - um conceito central nas propostas curriculares oficiais para a formação de professores. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, Rosanne Evangelista ; VILARINHO, L. R. G. ; ESTEVES, A. P. ; CAMPOS, A. D. S. . Sugestões de atividades para serem desenvolvidas em classes de alfabetização. 1988. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a Iberoamérica, Descrição: Esta investigação se insere no contexto em que a Iberoamérica mobiliza diversos recursos desde a primeira década do século XXI na construção de consensos com os países da região na intenção de produzir e influenciar políticas de currículo que superassem o quadro de desigualdade na educação básica. Entre os anos de 2008 e 2016, a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura ? OEI publicou uma série de textos políticos que fez circular diversas ideias que buscavam equalizar os problemas verificados forjando o Programa Metas Educativas 2021: la educación que queremos para la generación de los Bicentenarios. No ano de 2015, durante a Conferência Mundial das Nações Unidas reunida com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, a região alterou sua agenda para atingir as Metas previstas em 2021 para o ano de 2030, no âmbito da Agenda da Educação 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesses consensos, a docência assume relevância na produção do período na defesa de novos currículos para a formação e o trabalho docente como fator que contribui para o bom desempenho da educação. Desse modo, demandas são produzidas e articuladas discursivamente significando modos de controlar o currículo da formação e da atuação docente destacando o desempenho como estratégia que pretende garantir a qualidade da educação. Pretendemos analisar as demandas sobre o desempenho nas políticas de currículo para a docência na Iberoamérica apoiada na abordagem teórico-metodológica da teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe, destacando os processos de articulação discursiva e os sentidos para o significante desempenho nos textos políticos que pretendem por em marcha as políticas para a formação e o trabalho docente. Entre os textos selecionados para este trabalho apontamos as seguintes publicações: Proyecto Estratégico Regional sobre Docentes: Centro de Estudios de Políticas y Prácticas en Educación (CEPPE) da OREALC/UNESCO e Miradas sobre La Educación en Iberomérica: Desarollo profesional docente y mejora de la educación. Tencionamos interpretar as produções de políticas na região focalizando destacadamente a experiência dos seguintes países como o Brasil, o Chile, a Colômbia e o México que vem apontando como emblemáticos para a compreensão das relações entre o currículo e o desempenho no desenvolvimento curricular para a docência, no período de 2000 a 2020.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Coordenador / Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias - Integrante / Cátia Cirlene Gomes de Oliveira - Integrante / Thais de Souza Dias da Rosa - Integrante / Ana Paula Peixoto Soares - Integrante / Paula Eduarda Lima - Integrante / Cristiane Gonçalves de Souza - Integrante / Veronica Borges - Integrante / Thais Vianna Maia Barcellos - Integrante / Ana Cláudia da Silva - Integrante / Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta - Integrante / Carmen Alicia Martínez Rivera - Integrante / Daniel F Johnson Mardones - Integrante / Andreia Mello Rangel - Integrante / Iris Aniceto Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2019 - Atual

    Projeto Interinstitucional em Políticas de Currículo, Descrição: Este projeto visa investigar políticas de currículo em um enfoque discursivo e pós-fundacional, buscando articular questões relativas à formação de professores e à avaliação para/da educação básica. A hipótese com a qual operamos é que, por meio tanto da avaliação quanto da formação de professores, vêm sendo produzidos processos que culminam com a atual proposta de uma base comum nacional. No caso da avaliação, focalizamos especialmente os discursos voltados ao PISA, com destaque para a abordagem da Matemática, saber considerado como passível de ser universalizado. No que concerne à formação de professores, focalizamos os discursos do protagonismo docente, considerado necessário para cumprir a base e garantir os resultados na avaliação. É priorizada a investigação dos documentos curriculares que circulam socialmente, voltados para a educação básica, para a formação de professores e para a avaliação, com foco nos projetos de hegemonização de um currículo nacional, bem como textos de produções acadêmicas que apresentam orientações para as políticas e que debatem os projetos de instituição de uma base curricular nacional, no período 2013-2015. De maneira a organizar esses documentos e textos, optamos pelo uso do Wordsmith Tools, com a investigação dos discursos se desenvolvendo por meio da teoria do discurso de Laclau. Secundariamente, mas não menos importante, o projeto em pauta, tem por objetivo construir uma articulação entre pesquisadores em Currículo do Proped/UERJ e da FE/UERJ e pesquisadores em Currículo do IEAR/UFF que organizam a proposta de seu Mestrado em Educação. Esta pesquisa tenciona, portanto, ser não apenas o aprofundamento teórico-investigativo sobre políticas de currículo, como uma parceria entre uma instituição consolidada e uma instituição em fase de consolidação do estado do Rio de Janeiro, no sentido da ampliação dos grupos de pesquisa em Currículo e de ampliação do escopo das pesquisas realizadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Integrante / Alice Casimiro Lopes - Coordenador / Clarissa Bastos Craveiro - Integrante / Veronica Borges - Integrante / Maria Isabel ramalho ortigao - Integrante / Adriano vargas Freitas - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2018

    Discursos sobre Avaliação nas Políticas de Currículo para a Formação e o Trabalho Docente no Espaço Ibero-americano, Descrição: Este projeto visa a investigar os discursos sobre avaliação nas políticas de currículo para a formação de professores para a educação básica no espaço ibero-americano no período de 2001 a 2015. Neste período, proposições foram forjadas e confrontadas, em processos de articulação política, por diversos sujeitos e grupos em disputa por projetos que representassem suas posições a partir de demandas. Ao longo desses anos, discursos em defesa das demandas políticas de avaliação para a formação docente e para a escola básica vêm produzindo novos sentidos no trabalho docente no que tange ao desenvolvimento curricular. Tais políticas vêm sendo produzidas por diversas lideranças e grupos, em diferentes escalas e a produção por parte de organismos internacionais e redes políticas tem destacado processos de articulação que atravessam fronteiras de Estados-nação, tencionando a constituição de políticas locais e regionais. Esses processos de produção e disseminação de discursos devem ser analisados como expressão de ideias, valores e concepções sobre o currículo e a formação e o trabalho docente em diferentes arenas de significação (LOPES) dessas políticas. Esta investigação será orientada pela teoria de discurso (LACLAU) e a abordagem do ciclo contínuo de políticas (BALL; BALL & BOWE). Os discursos expressam práticas sociais encarnando expectativas em torno de propostas que são articuladas tendo em vista a produção de políticas que alcancem a hegemonia. Com base em Stephen Ball, procuramos explorar os processos de produção dos textos das políticas em ciclos contínuos compreendendo seus diferentes contextos e seus protagonistas. Nas análises dos textos políticos tencionamos compreender os processos de articulação que tornam possíveis os consensos em busca da legitimidade de determinados discursos (MOUFFE). Os textos políticos selecionados para análise têm como marco temporal a publicação do Relatório Jacques Delors da UNESCO no Brasil, além de textos produzidos por redes que se dedicam às políticas de currículo para o trabalho e a formação docente em diferentes escalas. Outros textos selecionados fazem parte da produção de entidades de caráter acadêmico-científico e associativo como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Tencionamos analisar, nesses textos, os discursos em defesa das demandas de avaliação para as políticas de currículo para a formação e o trabalho docente no âmbito ibero-americano, focalizando os seguintes aspectos: a) responsabilização docente no êxito do desempenho escolar; b) perspectivas de avaliação do desempenho docente; c) perspectivas de avaliação da formação docente. Argumentaremos que o processo de produção discursiva de articulação de demandas de avaliação nas políticas de currículo para a formação e o trabalho docente é marcado pela ambivalência dos textos de definições curriculares, pela multiplicidade de autorias e de interpretações e negociação de diferentes projetos em disputa. Entendemos que os discursos de avaliação produzem sentidos de ser professor e também do que deve ser o conhecimento do professor e por isso devem ser analisados para melhor compreensão das políticas curriculares que vêm sendo forjadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Coordenador / Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias - Integrante / Gabriela dos Santos - Integrante / Cátia Cirlene Gomes de Oliveira - Integrante / Edineia da Silva - Integrante / Thais de Souza Dias da Rosa - Integrante / Ana Paula Peixoto Soares - Integrante / Leni da Silva Maciel - Integrante / Gabriel Siqueira Matos - Integrante / Amanda Leal Coutinho - Integrante / Ana Carolina dos Santos Moreira Conceição - Integrante / Veronica Borges de Oliveira - Integrante / Paula Eduarda Lima - Integrante / Cristiane Gonçalves de Souza - Integrante / Sabrina Dias de Abreu - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 8

  • 2014 - 2017

    Estudos interdisciplinares em teoria do discurso, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alice Ribeiro Casimiro Lopes em 20/02/2015., Descrição: Este projeto tem por objetivos: a) realizar estudos interdisciplinares sobre teoria do discurso, cruzando estudos járealizados na América Latina no âmbito das ciências humanas, com foco na política, na psicanálise, na filosofia e na educação; b) ampliar o intercâmbio já realizado entre a linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, e o Instituto de Estudios Interdisciplinarios de América Latina, da Facultad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Argentina, articulando com grupos de pesquisa da FEBF/UERJ, da UERN e da UFRJ; c) realizar uma pesquisa teórica sobre política, tendo em vista a teoria do discurso de Laclau e Mouffe, com foco nos efeitos de liberdade e de hiperpolitização potencializados pelas teses pós-fundacionais, bem como nas subjetividades políticas que se constituem por intermédio das articulações, contingentes e provisórias, em torno de determinadas bandeiras e nomes da política. Para tal, os estudos de Laclau e Mouffe serão cotejados com os estudos de Lacan e Derrida, problematizando as noções de: hegemonia, antagonismo, subjetividade/alteridade, subjetivação/identificação, diferença e representação. A participação do Prof. Dr. Ernesto Laclau neste projeto propicia um oportunidade ímpar de aprofundamento da teorização. São previstas duas missões de estudo de pesquisadores brasileiros na Argentina e duas missões de pesquisadores argentinosno Brasil (uma de cada país no primeiro ano do projeto e outra no segundo ano do projeto), cada um delas de 30 dias. Em cada missão, serão realizados: a) discussões teóricas sobre os temas propostos no presente projeto; b) cursos dospesquisadores convidados, em nível de pós-graduação, de maneira a ampliar o conhecimento sobre teoria do discurso nas instituições envolvidas; c) debates sobre as conclusões do projeto, de maneira a socializar os resultados das pesquisasdesenvolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Integrante / Alice Casimiro Lopes - Coordenador / Elizabeth Fernandes de Macedo - Integrante / Rita de Cássia Prazeres Frangella - Integrante / Maria de Lourdes Rangel Tura - Integrante / Aura Helena Ramos - Integrante / Jean Mac Cole Tavares Santos - Integrante / Paula Biglieri - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Discursos nas políticas curriculares para a formação de professores no espaço ibero-americano, Descrição: Este projeto visa a investigar os discursos das políticas de formação de professores para a educação básica no espaço ibero-americano no período de 2001 a 2014. Neste período, proposições foram forjadas e confrontadas, em processos de articulação política, por diversos sujeitos e grupos em disputa por projetos que representassem suas posições a partir de demandas. Ao longo desses anos, discursos em defesa das demandas políticas para a formação docente, vêm sendo produzidos por diversas lideranças e grupos, em diferentes escalas e a produção por parte de organismos internacionais tem destacado processos de articulação que atravessam fronteiras de Estados-nação, tencionando finalidades de virem a constituir políticas locais e para a região. Esses processos de produção e disseminação de discursos devem ser analisados como expressão de ideias, valores e concepções sobre o currículo e a formação de professores em diferentes arenas de significação (LOPES) dessas políticas. Esta investigação será orientada pela teoria de discurso (LACLAU) e a abordagem do ciclo contínuo de políticas (BALL; BALL & BOWE). As demandas expressam expectativas em torno de propostas que são articuladas tendo em vista a produção de políticas que alcancem a hegemonia. Com base em Stephen Ball, procuramos explorar os processos de produção dos textos das políticas em ciclos contínuos compreendendo seus diferentes contextos e seus protagonistas. Nas análises dos textos políticos tencionamos compreender as articulações que tornaram possíveis os consensos em busca da legitimidade de determinados discursos (MOUFFE). Os textos políticos selecionados para análise têm como marco temporal a publicação do Relatório Jacques Delors da UNESCO no Brasil, além de textos produzidos por redes que se dedicam às políticas de formação de professores em diferentes escalas. Outros textos selecionados fazem parte da produção de entidades de caráter acadêmico-científico e associativo como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC e a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE. Tencionamos analisar, nesses textos, os discursos em defesa das demandas das políticas de formação de professores no âmbito ibero-americano, focalizando os seguintes aspectos da formação: a) finalidade social; b) modalidades de ensino; c) modelos de organização curricular e, d) processos de avaliação. Argumentaremos que o processo de articulação de demandas para as políticas de formação de professores é marcado pela ambivalência dos textos de definições curriculares, pela multiplicidade de autorias e de interpretações e negociação de diferentes projetos em disputa. Entendemos que os discursos constituem os sentidos de ser professor e também do que deve ser o conhecimento do professor e por isso devem ser analisados para melhor compreensão das políticas curriculares que vêm sendo forjadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Coordenador / Rozana Gomes de Abreu - Integrante / Alessandra Silva de Lima - Integrante / Camila da Silva Oliveira - Integrante / Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias - Integrante / Gabriela dos Santos - Integrante / Cátia Cirlene Gomes de Oliveira - Integrante / Edineia da Silva - Integrante / Thais de Souza Dias da Rosa - Integrante / Ana Paula Peixoto Soares - Integrante / Leni da Silva Maciel - Integrante / Gabriel Siqueira Matos - Integrante / Amanda Leal Coutinho - Integrante / Ana Carolina dos Santos Moreira Conceição - Integrante / Cristiane Gonçalves de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 12

  • 2010 - 2013

    Processos de articulação e produção de sentidos nas políticas curriculares de formação de professores, Descrição: Este projeto tem como foco a análise das demandas que constituem os discursos das políticas de formação de professores no Brasil como parte de um processo de articulação política de um projeto que se pretende hegemônico (Laclau) e por isso é disputado em diferentes arenas de significação das políticas curriculares. O processo de articulação de políticas curriculares resulta da atuação de diferentes sujeitos e grupos sociais em diferentes escalas organizados em redes e constituindo diferentes comunidades epistêmicas (Antoniades) a partir dos consensos construídos em torno das ideias sobre as políticas curriculares de formação de professores. A partir da análise de textos políticos tencionamos entender a produção de discursos e a constituição de possíveis consensos entre diferentes grupos (Mouffe) tendo em vista a legitimação de propostas sobre o currículo da formação docente. Esta investigação será orientada teórico-metodologicamente na abordagem do ciclo contínuo de políticas (Ball; Ball & Bowe) e na teoria do discurso para análise do processo de articulação política de demandas (Laclau). Para análise dos discursos serão selecionados textos políticos curriculares produzidos e postos em circulação por organismos internacionais, redes políticas e lideranças no campo do currículo e da formação de professores que vêm atuando como catalisadoras de políticas curriculares para a formação de professores no âmbito do espaço ibero-americano. Os textos políticos selecionados para análise têm como marco temporal a promulgação da LDB em 1996, em especial, as diretrizes curriculares para a formação de professores (DCN) e para o curso de Pedagogia (DCP), além de textos produzidos por redes que se dedicam às políticas de formação de professores em diferentes escalas. Procuraremos analisar, nesses textos, os sentidos em disputa para a mudança curricular na formação de professores envolvendo a organização curricular e a centralidade na prática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Coordenador / Rozana Gomes de Abreu - Integrante / Ana Angelita Rocha - Integrante / Clarissa Bastos Craveiro - Integrante / Alessandra Silva de Lima - Integrante / Maria Alice E. D. Tavares Neme - Integrante / Renata Lucia Baptista Flores - Integrante / Camila da Silva Oliveira - Integrante / Lívia Moura Cardoso Bastos de Farias - Integrante / Joyce Diniz de Abreu Teixeira - Integrante / Pollyanna Valladares de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2005 - 2009

    Propostas curriculares e escolas no Brasil e em Portugal, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alice Ribeiro Casimiro Lopes em 03/03/2015., Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa intenta possibilitar o intercâmbio de estudos do campo do currículo, realizados por um grupo de pesquisadores da Universidade do Porto / Portugal e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Brasil, com a colaboração de professores da UAveiro e da UFRJ. Neste intercâmbio está em foco a articulação de diversas pesquisas, de modo a fazer dialogar diferentes espaços de produção teórico-metodológica sobre políticas e práticas curriculares. Emerge desta oportunidade de diálogo o interesse em um estudo comparado da implementação de políticas curriculares em um mundo globalizado, destacando em suas diretrizes os aspectos de integração e contextualização, o olhar para a multiculturalidade e a diferença e a sua materialização no interior da cultura escolar, onde o discurso curricular é confrontado com diferentes sistemas simbólicos e artefatos culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Integrante / Alice Casimiro Lopes - Coordenador / Rozana Gomes de Abreu - Integrante / Elizabeth Fernandes de Macedo - Integrante / Rita de Cássia Prazeres Frangella - Integrante / Ana Maria F. da Costa Monteiro - Integrante / Márcia Serra Ferreira - Integrante / Carlinda Leite - Integrante / Nilza Costa - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Estado do conhecimento do currículo da Educação Básica, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alice Ribeiro Casimiro Lopes em 03/03/2015., Descrição: Descrição: Trata-se de uma pesquisa sobre a produção brasileira de currículo de 1996 a 2002 em 453 teses e dissertações dos programas de pós-graduação com linhas de pesquisa em currículo. Classificamos tais produções segundo a temática, o foco teórico privilegiado e os principais autores citados, o nível de ensino focalizado, o enfoque metodológico priorizado, o tipo de trabalho empírico desenvolvido e o componente curricular investigado. A partir dessas classificações e da análise do conteúdo das teses e dissertações, foi possível constituir um mapa do campo do currículo no Brasil. Concluímos pela existência de uma contradição entre uma base teórica crítica e uma tendência prescritiva. Ainda que tenham sido superados os referenciais instrumentais, o currículo é visto como uma prática a ser controlada externamente, agora por teorias críticas. Concluímos também haver a tendência a uma reificação do conhecimento escolar, a uma abordagem desarticulada das questões relativas à organização curricular e à seleção de conteúdos, dificultando a problematização dessas questões, bem como a um acentuado o foco na proposição curricular, a qual se coaduna com a prescrição curricular anteriormente descrita. Destacamos ainda que o privilégio do enfoque pós-estruturalista e pós-moderno, que parece ser a marca da produção de currículo em livros, não se expressa significativamente nas teses e dissertações. Constatamos uma certa zona de deslizamento entre teorias críticas e pós-críticas, sobretudo calcadas em reterritorializações de concepções da filosofia e da sociologia. Notamos, entretanto, que o foco privilegiado de investigação é a escola e a prática curricular, em perspectivas diversas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Integrante / Alice Casimiro Lopes - Coordenador / Elizabeth Fernandes de Macedo - Integrante / Edil V. Paiva - Integrante / Rita de Cássia Prazeres Frangella - Integrante / Inês Barbosa de Oliveira - Integrante.

  • 2002 - 2005

    A Integração curricular em textos de ciências para o ensino médio, Descrição: O objetivo deste projeto é investigar como textos não-oficiais da área de Ciências, elaborados para o nível médio de ensino, vêm incorporando o discurso oficial contemporâneo sobre integração do conhecimento escolar. Os parâmetros e as diretrizes curriculares para o ensino médio (Brasil, 1999), bem como as propostas curriculares das secretarias de estado decorrentes desses documentos, são as referências maiores desse discurso oficial e vêm sendo objeto de investigação do projeto de pesquisa que será finalizado em julho de 2002 . Tais documentos produzem um discurso oficial sobre integração curricular estruturado pelos conceitos de disciplinaridade / interdisciplinaridade, contextualização, tecnologia e competências. Assim, neste novo projeto, visamos focalizar textos não-oficiais dirigidos à área de Ciências (livros didáticos, guias pedagógicos, manuais do professor, propostas metodológicas, orientações curriculares, entre outros), procurando analisar como tais textos incorporam as idéias de contextualização e de interdisplinaridade, o que entendem por trabalho com tecnologias, como reinterpretam o currículo por competências e como organizam os conteúdos das disciplinas. Ou seja, como incorporam os discursos de integração curricular dos parâmetros curriculares para o ensino médio (PCNEM) e das diretrizes curriculares para o ensino médio (DCNEM). Procuraremos argumentar que tais textos não-oficiais constituem um discurso pedagógico especialmente influenciado pela esfera oficial em virtude dos atuais processos centralizados de organização curricular e de avaliação dos resultados de ensino. Tais influências, entretanto, não garantem a simples reprodução das propostas oficiais nos diferentes textos que visam orientar / apoiar o trabalho docente nas escolas. Há sempre processos de reinterpretação dos discursos oficiais, bem como sua inter-relação com outros discursos educacionais circulantes no meio social. Procuraremos investigar esse processo de apropriação e de rein. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Integrante / Alice Casimiro Lopes - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2002

    A organização do conhecimento escolar no "Novo Ensino Médio", Descrição: O objetivo deste projeto é investigar como o atual discurso sobre organização integrada do conhecimento escolar no ensino médio vem incorporando a literatura especializada na área, seja ela produzida pelas agências de fomento internacionais, seja ela produzida no meio acadêmico. Para tal, analisaremos as proposições curriculares que vêm sendo divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) e por secretarias estaduais de educação (SEE), a partir da Resolução nº 3 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, de 26 de junho de 1998, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio ("Novo Ensino Médio"). Focalizaremos, assim, o conceito de disciplina e o discurso sobre integração curricular (interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade), bem como as proposições que visam à organização de um currículo integrado. Procuraremos argumentar que o discurso pedagógico oficial se constitui a partir da recontextualização e hibridização de discursos acadêmicos nacionais e internacionais, bem como de discursos das agências de fomento internacionais, notadamente o Banco Interamericano, financiador da reforma do ensino médio no Brasil. Tais processos de recontextualização e de hibridização refocalizam e ressignificam os princípios curriculares, orientando-os a objetivos e fins diversos daqueles estabelecidos inicialmente. Cabe, especialmente neste projeto, procurar compreender as mediações pelas quais passam os discursos associados à organização integrada do conhecimento escolar, visando entender os novos significados que são constituídos, os quais condicionarão prioritariamente a constituição do conhecimento escolar nas escolas de nível médio. No contexto estadual, inicialmente, tencionamos restringir a análise às proposições oficiais das secretarias de educação do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais - estados da região Sudeste de maior expressão nacional na área de Educação, bem como no cenário político brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Integrante / Alice Casimiro Lopes - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro.

  • 1994 - 1996

    A alfabetização em colégios de aplicação - um estudo da situação atual com vistas à implantação de uma classe de alfabetização no CApUFRJ - (Programa de Integração 1º,2º e 3º graus da SR1), Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo investigar o trabalho em alfabetização nos colégios de aplicação, da rede privada (Rio de Janeiro) e da pública (especialmente das universidades federais) para o conhecimento da situação de ensino em alfabetização nesses colégios, contribuindo na formação do alfabetizador e no aprofundamento e atualização de estudos sobre a alfabetização, possibilitando a elaboração de uma proposta para esse ensino no CApUFRJ.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Coordenador / Angela Alves da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Colégio de Aplicação - Auxílio financeiro.

  • 1987 - 1989

    Pesquisa-Ação em Classes de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (Financiado pelo MEC-INEP), Descrição: Pesquisa-Ação conduzida, ao longo de 1988, em quatro classes de 1ª série do ensino fundamental de diferentes escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Neste trabalho são indicados procedimentos metodológicos utilizados para o estudo dos contextos em que se desenvolveram os processos de alfabetização, bem como os aspectos levantados, intra e extra sala de aula, que, supostamente estavam interferindo na prática pedagógica das professoras dessas classes. Foram estabelecidas algumas recomendações, em diferentes níveis: para as próprias escolas do estudo; para o nível mais amplo de docentes e supervisores que atuam em Classes de Alfabetização/Primeira Série; para a própria Secretaria Municipal de Educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosanne Evangelista Dias - Integrante / Lúcia Regina Goulart Vilarinho - Coordenador., Financiador(es): FINEP-MEC - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação - Proped. , Rua São Francisco Xavier - 524 - Grupo 12.037-F, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340467, Fax: (21) 23340120, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora do Departamento de Estudos Aplicados a Educação (DEAE) da Faculdade de Educação

    Atividades

    • 05/2019

      Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Sub-chefe do Departamento de Estudos Aplicados a Educação (DEAE) da Faculdade de Educação (2019...).

    • 05/2019

      Direção e administração, Faculdade de Educação - Proped, .,Cargo ou função, Coordenadora da Linha Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped).

    • 05/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa

    • 05/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental - Representante do DEAE.

    • 01/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Comissão de Reformulação Curricular Licenciatura em Pedagogia Presencial.

    • 04/2015

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo

    • 03/2015

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo e Docência , Pensamento Curricular , Seminário de Elaboração de Dissertação, Seminário de Elaboração de Tese, Seminário de Pesquisa

  • 1989 - 2014

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profa. Ensino Básico, Téc e Tecnológico DIV3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Setor Curricular Multidisciplinar Linha de Pesquisa Currículo e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação Concurso público realizado em agosto de 1988

    Atividades

    • 03/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2011

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação, Teorias do Currículo, Prática de Pesquisa: Processos de articulação e produção de sentidos das políticas curriculares de formação de professores

    • 03/1989

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências, História e Geografia, Matemática, Português, Atuação em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental

    • 01/2011 - 12/2011

      Direção e administração, Colégio de Aplicação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Setor Curricular Multidisciplinar.

    • 01/2011 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Pedagógico, .,Cargo ou função, Membro titular do Conselho Pedagógico na representação do setor curricular multidisciplinar.

    • 07/2003 - 04/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Suplente da representação de docentes da Educação Básica no Conselho Universitário da UFRJ.

    • 01/1997

      Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora do projeto de extensão NUCAP - Núcleo de Consultoria e Atendimento Psicopedagógico.

    • 01/1997 - 12/1997

      Direção e administração, Colégio de Aplicação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Setor Curricular Multidisciplinar.

    • 01/1997 - 12/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Pedagógico, .,Cargo ou função, coordenadora do setor curricular multidisciplinar.

    • 08/1990 - 12/1990

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Estudos, .,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de elaborar as Normas de Estágio do Colégio de Aplicação da UFRJ.

    • 11/1987 - 04/1988

      Extensão universitária , Sub-Reitoria de Desenvolvimento e Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Monitora no Projeto de Pré-Escola do Programa de Educação da Sub-Reitoria de Desenvolvimento e Extensão.

  • 2011 - 2016

    Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ

    Vínculo: professor permanente, Enquadramento Funcional: Profa. da Educação Básic, Téc. e Tecnológico, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Linha: Currículo e Linguagem

    Atividades

    • 03/2011

      Ensino, Programa de Pós-Graduação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa, Seminário de Dissertação, Teorias do Currículo

  • 1988 - 1989

    Colégio de Integração

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1988 - 02/1989

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Turma de Classe de Alfabetização

  • 1987 - 1987

    Colégio Hélio Alonso

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/1987 - 09/1987

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Apoio em Classe de Alfabetização

  • 1983 - 1986

    Semente Creche Escola Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/1986 - 12/1986

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Turma de Classe de Alfabetização

    • 01/1985 - 12/1985

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Turma de Jardim II

    • 01/1984 - 12/1984

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Turma de Jardim II

    • 09/1983 - 12/1983

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Turma de Maternal I

  • 1982 - 1982

    Centro de Orientação Educacional e Recreativo Pequeno Polegar Ltda.

    Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1982 - 12/1982

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Turma de Maternal e de Classe de Alfabetização