Angélica Pott de Medeiros

Professora (Classe C - Adjunto Nível 1) no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Administração pelo PPGAdm/UFSC. Mestra em Administração pelo PPGA/UFSM na linha de pesquisa: Economia, Controle e Finanças. Cursou o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Está inserida no Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos - NIEPC (UFSC), e no Grupo de Pesquisa em Economia e Finanças (UFSM). Participou do Núcleo de Pesquisa em Economia e Desenvolvimento - NUPED (UFSM).

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2017 - 2021

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Teoria substantiva acerca da implementação da Indústria 4.0 em empresas industriais instaladas no Brasil
Rolf Hermann Erdmann. Coorientador: Gabriela Gonçalves Silveira Fiates. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Administração

2015 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria
Título: O mercado brasileiro de carne de frango no contexto dos novos acordos comerciais: Transpacífico e Transatlântico,Ano de Obtenção: 2017
Reisoli Bender Filho.Palavras-chave: Mercado internacional de carne de frango; Acordos comerciais e integração regional; TPP; TTIP; Equilíbrio espacial; Problema de Complementariedade Mista. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Métodos quantitativos em Administração. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Modelos Analíticos e de Simulação.

Especialização em andamento em Estatistica e Modelagem Quantitativa

2021 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Título: O EFEITO CONTÁGIO NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DA CRISE GERADA PELA COVID-19
Orientador: CLEBER BISOGNIN

Graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P

2015 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração

2011 - 2014

Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS
Título: Microcrédito Produtivo Orientado e possíveis implicações para o empreendimento
Orientador: Adriano Lago

Formação complementar

2015 - 2015

Inglês Nível 1. (Carga horária: 45h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2014 - 2014

Tópicos de Estatística aplicados à pesquisa. (Carga horária: 10h). , Visão Junior Assessoria e Consultoria, VISÃOJR, Brasil.

2012 - 2012

Breaking Free. (Carga horária: 45h). , Fisk English Courses, FISK, Brasil.

2012 - 2012

Spreading Wings. (Carga horária: 45h). , Fisk English Courses, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Organização de eventos

MEDEIROS, A. P. . 5ª Semana Acadêmica de Administração. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Evento de alinhamento para aplicação de exames e avaliações do Inep. 2014. (Outra).

Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2014. (Seminário).

XXI Seminário de Iniciação Científica. 2013. (Seminário).

27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. 2012. (Outra).

5 Congresso Internacional de Inovação. 2012. (Congresso).

6ª Semana Acadêmica do Curso de Administração UFSM - CESNORS. 2012. (Outra).

XIII Encontro Gaúcho de Empresas Juniores. 2012. (Encontro).

1ª Jornada Acadêmica Integrada do CESNORS. 2011. (Outra).

26ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. 2011. (Outra).

4 Congresso Internacional de Inovação. 2011. (Congresso).

5 Semana Acadêmica do curso de Administração UFSM - CESNORS. 2011. (Outra).

I Simpósio de Computação Aplicada UPF. 2009. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: GABRIEL MUTSCHAL DE OLIVEIRA

ABBADE, E. B.;MEDEIROS, A. P.; FINOCCHIO, C. P. S.. A PERDA DE ARROZ E O NEXUS ÁGUA- ENERGIA-ALIMENTO: ESTRATÉGIAS DAS AGROINDÚSTRIAS ARROZEIRAS DO RIO GRANDE DO SUL. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciane Rosa de Oliveira

OLIVEIRA, L.; SOUZA, A. R. L.;DE MEDEIROS, A. P.; KRUGER, C.. Os Contratos em Equity crowdfundings: uma análise nas Agtechs. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciane Rosa de Oliveira

OLIVEIRA, L.; SOUZA, A. R. L.;MEDEIROS, A. P.; KRUGER, C.. Inovação Financeira: O Estudo das Crowdfundings para o Desenvolvimento do Agronegócio. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila da Silva Luz

ERDMANN, R. H.DE MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Enquadramento legal dos fundos militares no Brasil: identificando os direitos dos militares no setor saúde. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Camila Louise Baena Ferreira

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Subnotificação de tentativas de suicídio ao sistema de informação de agravos de notificação - SINAN. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carla Regina Galego

ERDMANN, R. H.DE MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Sensibilização dos profissionais e gestores da saúde na avaliação e acompanhamento dos óbitos infantis em um município do sul do Brasil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Caroline Cechinel Peiter

ERDMANN, R. H.DE MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Continuidade e transição do cuidado de crianças com condições crônicas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Felipe Melillo Fontan

MEDEIROS, A. P.ERDMANN, R. H.; MACEDO, M.. A satisfação do paciente ambulatorial em uma clínica popular de Itajaí ? SC e seus fatores associados. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Kuhnen Hermenegildo

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Contratualização de hospitais filantrópicos no contexto da secretaria de estado da saúde de Santa Catarina. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana Bihain Hagemann de Malfussi

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Horizontes da regulação em saúde: revisão da literatura. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Iberê Pinheiro do Monte

ERDMANN, R. H.DE MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Cuidados paliativos e indicadores de gestão em saúde. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Albino dos Santos da Costa

ERDMANN, R. H.DE MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Número de óbitos maternos em um município na região sul do Brasil: um projeto de intervenção. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivana Leal Furlan

ERDMANN, R. H.DE MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. O fluxo do atendimento e a aplicação das medidas de biosegurança no atendimento do paciente com tuberculose pulmonar em uma unidade de emergência. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliana Weber

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Dificuldades da aplicação do método Desdobramento da Função Qualidade (QFD) em um centro de atenção psicossocial para usuários de álcool e drogas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leonardo Felipe Schmitt

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE EQUIPAMENTOS PARA OS SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA: Revisão Integrativa da Literatura. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Greici Capellari Fabrizzio

ERDMANN, R. H.DE MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Tecnologia da informação e comunicação para a gestão de grupos de pesquisa em Enfermagem. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ilto Jacinto Conceição

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Gestão em saúde perante a saúde do idoso: uma revisão integrativa. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcelo Florentino

ERDMANN, R. H.DE MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Análise da presença de estoques domiciliares de medicamentos, sua composição e seu possível acesso por via pública. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marina Steinbach

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Políticas públicas voltadas a saúde bucal dos idosos: uma revisão integrativa. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marisa da Silva Martins

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Gestão do processo de transplante hepático adulto: um diagnóstico brasileiro. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ricardo Coelho Bosco

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Gestão do processo de transplante hepático adulto: um diagnóstico brasileiro. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sabrina Ventura

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Análise das exigências contábil-financeiras pertinentes a regulação do setor de saúde suplementar. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tamara Gasperi

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Absenteísmo em consultas especializadas na saúde pública do município de Balneário Camboriú: estratégias e mitigações sob a ótica do usuário do SUS. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Thamara Hubler Figueiró

ERDMANN, R. H.MEDEIROS, A. P.; MACEDO, M.. Associação entre (multi)morbidade e internação hospitalar em idosos de Florianópolis, SC. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Milton Luis Pegoraro Junior

DE MEDEIROS, A. P.GREGORI, R.; BARROS, R.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FOCADO NA VALORIZAÇÃO DA MARCA PARA A EMPRESA ARFLA PROJETOS EM AÇO INOX. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alex Kaufmann De Souza e Gustavo Oliveira Jacobsen

GROHMANN, M.;BATTISTELLA, L. F.DE MEDEIROS, A. P.. PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA PROVEDORA DE INTERNET: INFOTECH FIBRA ÓPTICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gulherme Balzan de Freitas

SONZA, I. B.;GREGORI, R.MEDEIROS, A. P.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Guilherme Santanna

CAMPOS, F. L. S.; VALENTE, M. A.;MEDEIROS, A. P.. Análise sobre os impactos da adoção do sistema dos centros de serviços compartilhados (CSC) em empresas multinacionais na cidade de Budapeste. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Douglas Antunes

CAMPOS, F. L. S.MEDEIROS, A. P.; SILVA JUNIOR, G. G.. Desempenho do sistema de produção da empresa Linha da Magia do setor de serviços, em Florianópolis: estudo à luz das teorias sobre produção otimizada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: JESSICA RAMOS DA SILVA

LEHNHART, E. R.;MEDEIROS, A. P.; LORENZI JUNIOR, D.. MAPEAMENTO DOS PROCESSOS: UM ESTUDO NO DEPARTAMENTO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Camila Mendes Longaray

BATTISTELLA, L. F.; GROHMANN, M.;MEDEIROS, A. P.. ESTUDO DA ÁREA DE MARKETING NA EMPRESA GALAPOS CONSULTORIA E PARTICIPAÇÕES LTDA: uma abordagem de suas comunicações e estrutura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Giordana Schmitt

BICHUETI, R. S.; GUERRA, R. M. A.;MEDEIROS, A. P.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O LABORATÓRIO POLENZ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carina Staggemeier Soares

GROHMANN, M.;BATTISTELLA, L. F.MEDEIROS, A. P.. ANÁLISE DE UMA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA DE CRÉDITO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: NÁTALI CEZAR SACCOL

SONZA, I. B.; CERETTA, P. S.;MEDEIROS, A. P.. ANÁLISE FINANCEIRA DE UM POSTO DE COMBUSTÍVEL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tiago Losqui Damiani

VIEIRA, K. M.GREGORI, R.MEDEIROS, A. P.. GESTÃO DA EMPRESA ALPHA: PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS E IMPLANTAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Afonso Alves Filho e Thierry Lencina Carvalho

MEDEIROS, A. P.; ABBADE, E. B.; JUNGES, V. C.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COM ÊNFASE NA GESTÃO DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EM UMA CORRETORA DE SEGUROS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Leonardo Bastos Rodrigues

SONZA, I. B.; CERETTA, P. S.;MEDEIROS, A. P.. Modelando oportunidades: uma proposta de Plano de Negócios para a Santa Empadaria/RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Murilo de Freitas Porto

SONZA, I. B.;MEDEIROS, A. P.; CERETTA, P. S.. Como o crédito consignado influencia no superendividamento dos aposentados e pensionistas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Anderson Luiz de Oliveira

LOPES, L. F. D.GREGORI, R.MEDEIROS, A. P.. Aplicação do Método de Padronização Descritiva de Materiais (PDM) - Estudo de Caso em estoque de uma indústria de bebidas de Santa Maria. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jonathan da Silva

DE MEDEIROS, A. P.LOPES, L. F. D.; DAPPER, S.. Plano Financeiro da Empresa Deck do Cheff. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabio Pereira

LOPES, L. F. D.DE MEDEIROS, A. P.; DAPPER, S.. Estruturação financeira e criação de um demostrativo de resultado da empresa Deck do Cheff. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Roberto Lavarda Possa

DE MEDEIROS, A. P.; GROHMANN, M.; BARROS, R.. Aprimoramento da planilha custo-aluno-curso para a mensuração do custo da formação dos oficiais da reserva no NPOR/3 GAC AP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Comissão julgadora das bancas

Gilson Geraldino da Silva Junior

SILVA Jr, G. G.. PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO EXPLICATIVO ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 EM EMPRESAS BRASILEIRAS. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Administração (PPGA)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Adriano Lago

LAGO, A.; ZUCATTO, L. C.; VARGAS, G. M.. Microcrédito produtivo orientado e possíveis orientações para o desenvolvimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Pascoal José Marion Filho

CORONEL, Daniel Arruda; BENDER FILHO, R.;MARION FILHO, P. J.. O mercado de frango brasileiro no contexto dos novos acordos regionais de comércio: Transpacífico e Transatlântico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Federal de Santa Maria.

Darlan José Roman

FIATES, GABRIELA;ROMAN, D. J.; SANTOS, J. L. G.; LEITE, A. L. S.. Indústria 4.0: uma teoria substantiva acerca da implementação em empresas industriais no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Daniel Arruda Coronel

BENDER FILHO, R.CORONEL, D. A.; ALVIM, A. M.. O mercado de carne de frango brasileiro no contexto dos novos acordos regionais de comércio: transpacífico e transatlântico. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Daniel Arruda Coronel

BENDER FILHO, R.MARION FILHO, Pascoal JoséCORONEL, D. A.. O Mercado de Carne de Frango Brasileiro no contexo dos Novos Acordos Regionais de Comércio: Transpacífico e Transatlântico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Augusto Mussi Alvim

BENDER FILHO, Reisoli; CORONEL, D. A.;ALVIM, A. M.. O Mercado de Carne de Frango Brasileiro no Contexto dos Novos Acordos Regionais de Comércio: transpacífico e transatlântico. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Guilherme Moraes Vargas

LAGO, A.; ZUCATTO, L. C.;VARGAS, G. M.. Microcrédito produtivo orientado e possíveis orientações para o desenvolvimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

Luis Carlos Zucatto

LAGO, A.;ZUCATTO, L. C.; VARGAS, G. M.. Microcrédito Produtivo Orientado e possíveis orientações para o desenvolvimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria.

José Luís Guedes dos Santos

FIATES, G. G. S.; LEITE, A. L. S.;SANTOS, J. L. G.; ROMAN, D. J.. Indústria 4.0: uma teoria substantiva acerca da implementação em empresas industriais no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

José Luís Guedes dos Santos

CAMPOS, F. L. S.; SOUZA, I. M.; SANTOS, J.L.G.; MARCHI, J. J.. Proposta de criação de um modelo teórico-explicativo acerca da implementação da indústria 4.0 em empresas brasileiras. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Andre Luis da Silva Leite

FIATES, G. G. S.LEITE, A. L. S.; SANTOS, J. L. G.; ROMAN, D. J.. Indústria 4.0: uma teoria substantiva acerca da implementação em empresas industriais no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Fred Leite Siqueira Campos

CAMPOS, F. L. S.; SOUZA, I. M.; SILVA JUNIOR, G. G.; SANTOS, J. L. G.. Proposta de criação de um modelo teórico explicativo acerca da implementação da indústria 4.0 em empresas brasileiras. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Suzana Guimarães dos Santos Luna

O efeito contágio no mercado financeiro brasileiro: uma análise da crise gerada pela Covid-19; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Felipe Melillo Fontan

FATORES QUE INFLUENCIAM A SATISFAÇÃO DO PACIENTE AMBULATORIAL EM UMA CLÍNICA POPULAR DE ITAJAÍ - SC; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Angélica Pott de Medeiros;

Milton Luis Pegoraro Junior

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FOCADO NA VALORIZAÇÃO DA MARCA PARA A EMPRESA ARFLA PROJETOS EM AÇO INOX; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Angélica Pott de Medeiros;

Afonso Alves Filho e Thierry Lencina Carvalho

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COM ÊNFASE NA GESTÃO DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EM UMA CORRETORA DE SEGUROS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Angélica Pott de Medeiros;

Daniela Machado e Lizandra Dadam

Análise Financeira: uma abordagem teórica e prática; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Angélica Pott de Medeiros;

Jonathan da Silva

Plano Financeiro da empresa Deck do Cheff; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Angélica Pott de Medeiros;

Roberto Lavarda Possa

Aprimoramento da planilha custo-aluno-curso para a mensuração do custo da formação dos oficiais da reserva no NPOR/3 GAC AP; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Angélica Pott de Medeiros;

Beatriz Fernanda Taveira

IMPACTO DE VARIÁVEIS DE ATIVIDADE ECONÔMICA SOBRE A ARRECADAÇÃO DOS ESTADOS: ANÁLISE A PARTIR DO PVAR; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Angélica Pott de Medeiros;

Luísa Elsner Weber

IMPACTO DE VARIÁVEIS DE ATIVIDADE ECONÔMICA SOBRE A ARRECADAÇÃO DOS ESTADOS: ANÁLISE A PARTIR DO PVAR; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Angélica Pott de Medeiros;

Foi orientado por

Adriano Lago

Inclusão Produtiva de Micro e Pequenos Empreendedores de Palmeira das Missões; 2014; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Ministério da Educação - Secretaria de Educação Superior; Orientador: Adriano Lago;

Reisoli Bender Filho

O mercado de carne de frango brasileiro no contexto dos novos acordos regionais de comerciais: transpacífico e transatlântico; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Reisoli Bender Filho;

Luis Carlos Zucatto

MICROCRÉDITO PRODUTIVO ORIENTADO E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O EMPREENDIMENTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Luís Carlos Zucatto;

Rolf Hermann Erdmann

Proposta de criação de um modelo teórico explicativo acerca da implementação da indústria 4; 0 em empresas brasileiras; 2021; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rolf Hermann Erdmann;

Produções bibliográficas

  • Medeiros, Angélica Pott de ; JUAREZ MELZ, LÁERCIO ; FAVARETTO, J. ; BENDER FILHO, R. . Qualidade no relacionamento entre indústrias e produtores de leite: análise da mesorregião noroeste do Rio Grande do Sul. Revista de economia e sociologia rural , v. 61, p. e248266, 2023.

  • MEDEIROS, A. P. ; CORONEL, D. A. ; Bender Filho, Reisoli ; RODRIGUEZ, A. M. B. . Efeitos Econômicos e Comerciais de Mudanças Tarifárias e Mobilidade de Fatores: Análise das Macrorregiões Brasileiras. REVISTA PORTUGUESA DE ESTUDOS REGIONAIS , v. 61, p. 169-186, 2022.

  • PEREIRA, M. M. ; MATOS, S. R. A. ; Bender Filho, Reisoli ; Medeiros, Angélica Pott de . Transferências governamentais e despesas públicas: evidências do efeito Flypaper para municípios do Rio Grande do Sul entre 2008 e 2016. REVISTA POLÍTICA E PLANEJAMENTO REGIONAL , v. 9, p. 79-101, 2022.

  • MARCONDES DE AZEVEDO, BEATRIZ ; LEITE SIQUEIRA CAMPOS, FRED ; MARGOTTI, EMILIANA ; POTT DE MEDEIROS, ANGÉLICA . DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE GESTÃO HOSPITALAR: ÊNFASE NA COMPETITIVIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE. RAHIS , v. 17, p. 45-63, 2021.

  • BRISTOT, P. P. ; MEDEIROS, A. P. ; MARGOTTI, E. ; ERDMANN, R. H. . INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS: DA ACADEMIA À PRÁTICA. GESTAO E PLANEJAMENTO , v. 22, p. 187-208, 2021.

  • DE MEDEIROS, A. P. ; LAVARDA, R. A. B. ; ERDMANN, R. H. . Strategy materiality and technology implementation practices in ?Industry 4.0? context. Revista Gestão e Tecnologia , v. 20, p. 304-326, 2020.

  • BRISTOT, P. P. ; MARGOTTI, E. ; DE MEDEIROS, A. P. ; ERDMANN, R. H. . ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO BASEADAS NO INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 1-21, 2020.

  • DE MEDEIROS, A. P. ; SANTOS, J. L. G. ; ERDMANN, R. H. . A teoria fundamentada nos dados na pesquisa em administração: evidências e reflexões. Revista de Ciências da Admistração , v. 21, p. 95-110, 2020.

  • MEDEIROS, A. P. . AS RAÍZES DA TEORIA DOS JOGOS E COMPORTAMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA A PARTIR DOS TRABALHOS DE JOHN VON NEUMANN, OSKAR MORGENSTERN E JOHN FORBES NASH. Cadernos de Economia (Unochapecó. Online) , v. 24, p. 1-27, 2020.

  • BRISTOT, P. P. ; MEDEIROS, A. P. ; MARGOTTI, E. ; ERDMANN, R. H. . Laboratório de gestão: Uma análise bibliométrica com o Knowledge Development Process - Constructivist. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 5312-5333, 2020.

  • MEDEIROS, A. P. ; OLIVEIRA, G. X. ; BENDER FILHO, R. . Crédito consignado: dinâmica e efeitos da flexibilização das condições de financiamento. ECONOMIA & REGIÃO , v. 7, p. 149, 2019.

  • MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. . Mercado de carne de frango brasileiro no contexto dos novos acordos regionais de comércio: Transpacífico e Transatlântico. Revista de economia e sociologia rural , v. 57, p. 618-635, 2019.

  • OLIVEIRA, G. X. ; MORAES, B. M. M. ; MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. . EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO MUNDIAL: ANÁLISE A PARTIR DO GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR ? GEM, NO PERÍODO DE 2007 A 2015. REVISTA ACADÊMICA DA FACULDADE FERNÃO DIAS , v. 6, p. 1, 2019.

  • FRAGA, L. S. ; MEDEIROS, A. P. ; VIEIRA, K. M. ; BENDER FILHO, R. . Transparência da gestão pública: Análise em pequenos municípios do Rio Grande do Sul. GESTAO E PLANEJAMENTO , v. 20, p. 255-272, 2019.

  • GIULIANI, C. S. ; MEDEIROS, A. P. ; DILLENBURG, A. I. . O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente. Horizontes , v. 37, p. 1, 2019.

  • MEDEIROS, A. P. ; ERDMANN, R. H. . BASES EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISAS SOBRE JOGOS DE EMPRESAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UMA ANÁLISE NA LITERATURA INTERNACIONAL. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA FATEA , v. 16, p. 1-273, 2018.

  • MEDEIROS, A. P. ; OLIVEIRA, G. X. ; BENDER FILHO, R. . Crédito consignado: segmentos e efeitos econômicos. RACE - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA (ONLINE) , v. 17, p. 783-810, 2018.

  • MEDEIROS, A. P. ; CORONEL, D. A. ; BENDER FILHO, R. . ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS NAS MACRORREGIÕES BRASILEIRAS DOS ACORDOS DE LIBERALIZAÇÃO COMERCIAL ENTRE BRASIL E CHINA. Revista de Desenvolvimento Econômico (Impresso) , v. I, p. 346-373, 2018.

  • OLIVEIRA, G. X. ; MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. ; BENDER FILHO, R. . PROCESSOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DADOS DA PINTEC (2000-2011). Revista Acadêmica da Faculdade Fernão Dias , v. 5, p. 1-22, 2018.

  • SILVA, M. L. ; MEDEIROS, A. P. ; SILVA, R. A. ; MARION FILHO, P. J. ; CORONEL, D. A. . CONCENTRAÇÃO REGIONAL E ESPECIALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ARROZ DO RIO GRANDE DO SUL (1990 ? 2015). REVISTA ACADÊMICA DA FACULDADE FERNÃO DIAS , v. 5, p. 1, 2018.

  • MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. . TENDÊNCIAS COMERCIAIS PARA O MERCADO INTERNACIONAL DE CARNE DE FRANGO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL. RACEF REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA DA FUNDACE , v. 9, p. 78-93, 2018.

  • MEDEIROS, A. P. ; Bender Filho, Reisoli . ANÁLISE DOS IMPACTOS DA SAÍDA DOS ESTADOS UNIDOS DA PARCERIA TRANSPACÍFICO (TPP): UMA ANÁLISE DO MERCADO DE CARNE DE FRANGO. ORGANIZAÇÕES RURAIS & AGROINDUSTRIAIS , v. 20, p. 170-186, 2018.

  • DE MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. ; VIEIRA, K. M. ; CERETTA, P. S. . ANÁLISE DO IMPACTO DO CRÉDITO RURAL NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA NO PERÍODO 2006-2014. RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente , v. 10, p. 729-755, 2017.

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. ; OLIVEIRA, L. R. ; BENDER FILHO, R. . Inovação tecnológica: uma comparação entre indústria extrativa e indústria de transformação entre 2000 e 2011. Observatorio de la Economía Latinoamericana , v. marzo, p. 1-17, 2017.

  • MORAES, B. M. M. ; MEDEIROS, A. P. ; OLIVEIRA, G. X. ; BENDER FILHO, R. . Integração espacial dos preços do boi gordo no mercado brasileiro (1995 ? 2015). REVISTA UNEMAT DE CONTABILIDADE , v. 6, p. 193-211, 2017.

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. ; BENDER FILHO, R. . INTEGRAÇÃO ESPACIAL NOS PREÇOS DO LEITE: ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ESTADOS PRODUTORES BRASILEIROS. ENSAIOS FEE (ONLINE) , v. 38, p. 625-652, 2017.

  • MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. ; CORONEL, D. A. . CAUSALIDADE ENTRE CRÉDITO, PREÇOS E PRODUÇÃO AGRÍCOLA. Revista de Política Agrícola , v. 26, p. 71-85, 2017.

  • MORESCO, M. R. ; MEDEIROS, A. P. ; PIETRO NETO, J. . IMPACTO DA LIQUIDEZ NA RENTABILIDADE: UM ESTUDO COM AS EMPRESAS LISTADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE). Observatorio de la Economía Latinoamericana , v. octubre, p. 1, 2016.

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. ; BENDER FILHO, R. . CARACTERIZAÇÃO PRODUTIVA E SOCIOECONÔMICA DE MUNICIPIOS INTENSIVOS NA PRODUÇÃO LEITEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO , v. 15, p. 18-32, 2016.

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. ; BENDER FILHO, R. . MERCADO BRASILEIRO DE LEITE: CAUSALIDADE DE PREÇOS NOS PRINCIPAIS ESTADOS PRODUTORES. Revista UNEMAT de Contabilidade , v. 5, p. 137-159, 2016.

  • GEREMIA, F. ; MEDEIROS, A. P. ; QUEDI, R. C. ; GEREMIA, R. . Inserção competitiva da indústria do mobiliário: Estudo de caso a partir do referencial de arranjos produtivos locais. Informe GEPEC (Online) , v. 19, p. 80-96, 2015.

  • GIULIANI, C. S. ; DILLENBURG, A. I. ; MEDEIROS, A. P. . RELATOS E EXPERIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Fernanda Monteiro Rigue; Gilberto Oliari; Raquel Brum Sturza;. (Org.). Fios invisíveis em educação. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020, v. , p. 187-198.

  • Medeiros, Angélica Pott de ; Coronel, Daniel Arruda ; Bender Filho, Reisoli . ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS NAS MACRORREGIÕES BRASILEIRAS DOS ACORDOS DE LIBERALIZAÇÃO COMERCIAL ENTRE BRASIL E CHINA. In: Jaqueline Fonseca Rodrigues. (Org.). Elementos da Economia 2. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 24-35.

  • Oliveira, Luciane Rosa de ; Moraes, Bruna Márcia Machado ; Medeiros, Angélica Pott de ; Bender Filho, Reisoli . EVOLUÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE INDÚSTRIA EXTRATIVA E INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO NO PERÍODO DE 2000 A 2011. In: Luan Vinicius Bernardelli. (Org.). A Economia numa Perspectiva Interdisciplinar. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 291-310.

  • POTT DE MEDEIROS, ANGÉLICA ; JUAREZ MELZ, LÁERCIO ; FAVARETTO, JULIANA ; Bender Filho, Reisoli . QUALIDADE NO RELACIONAMENTO DOS PRODUTORES DE LEITE: ANÁLISE DA MESORREGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. In: 59 Congresso da SOBER e 6 EBPC 2021, 2021, Brasília. Anais do 59 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e 6 Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), 2021.

  • Medeiros, Angélica Pott de ; FAVARETTO, J. ; BENDER FILHO, R. . DETERMINANTES DA FORMAÇÃO DO PREÇO DO LEITE RECEBIDO PELO PRODUTOR: RESULTADO À MESORREGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. In: 58 Congresso da SOBER, 2020, Foz do Iguaçu. Anais do 58 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2020.

  • FAVARETTO, J. ; Medeiros, Angélica Pott de ; BENDER FILHO, R. . CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE NO RIO GRANDE DO SUL: ESPECIALIZAÇÃO, CONCENTRAÇÃO E FONTES DO CRESCIMENTO (1999-2017). In: 58 Congresso da SOBER, 2020, Foz do Iguaçu. Anais do 58 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2020.

  • BENDER FILHO, R. ; PEREIRA, M. M. ; MATOS, S. R. A. ; MEDEIROS, A. P. . TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS E DESPESAS PÚBLICAS: EVIDÊNCIAS DO EFEITO FLYPAPAER PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2008 E 2016. In: XXII ENCONTRO DE ECONOMIA DA REGIÃO SUL, 2019, Maringá. Anais do Anpec Sul, 2019.

  • MEDEIROS, A. P. ; Coronel, Daniel Arruda ; BENDER FILHO, R. ; RODRIGUEZ, A. M. B. . LIBERALIZAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ECONÔMICOS E COMERCIAIS A PARTIR DO MODELO DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL. In: 57 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2019, Ilhéus. Anais da SOBER, 2019.

  • MEDEIROS, A. P. ; SANTOS, J. L. G. ; ERDMANN, R. H. . A TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: EVIDÊNCIAS E REFLEXÕES. In: XXII SEMEAD - Seminários em Administração, 2019, São Paulo. Anais do SEMEAD, 2019.

  • BRISTOT, P. P. ; MEDEIROS, A. P. ; MARGOTTI, E. ; ERDMANN, R. H. . LABORATÓRIO DE GESTÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA COM O PROKNOW-C. In: XXII SEMEAD - Seminários em Administração, 2019, São Paulo. Anais do SEMEAD, 2019.

  • BRISTOT, P. P. ; MEDEIROS, A. P. ; MARGOTTI, E. ; ERDMANN, R. H. . INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS: DA ACADEMIA À PRÁTICA. In: XXII SEMEAD - Seminários em Administração, 2019, São Paulo. Anais do SEMEAD, 2019.

  • MARGOTTI, E. ; ERDMANN, R. H. ; OLIVEIRA, A. L. M. ; DE MEDEIROS, A. P. . A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS METROLÓGICOS PARA A INDÚSTRIA 4.0: UMA AVALIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DA REDE SIBRATEC RP2M. In: XV Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2019, Rio de Janeiro. Anais do CNEG, 2019.

  • MEDEIROS, A. P. ; CORONEL, D. A. ; BENDER FILHO, R. . ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS NAS MACRORREGIÕES BRASILEIRAS DOS ACORDOS DE LIBERALIZAÇÃO COMERCIAL ENTRE BRASIL E CHINA. In: 56 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2018, Campinas. Anais da SOBER, 2018.

  • MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. . TENDÊNCIAS COMERCIAIS PARA O MERCADO INTERNACIONAL DE CARNE DE FRANGO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL. In: 56 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2018, Campinas. Anais da SOBER, 2018.

  • MEDEIROS, A. P. ; LEITE, A. L. S. ; BENDER FILHO, R. . ANÁLISE DA COMPETITIVADADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE CARNE DE FRANGO AOS SEUS PRINCIPAIS IMPORTADORES (2000-2016). In: 56 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2018, Campinas. Anais da SOBER, 2018.

  • MEDEIROS, A. P. ; CORONEL, D. A. ; BENDER FILHO, R. . ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS NAS MACRORREGIÕES BRASILEIRAS DOS ACORDOS DE LIBERALIZAÇÃO COMERCIAL ENTRE BRASIL E CHINA. In: XVI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2018, Caruaru. Anais, 2018. p. 1-20.

  • MEDEIROS, A. P. ; LAVARDA, R. A. B. ; ERDMANN, R. H. . O ESTUDO DA MATERIALIDADE DA ESTRATÉGIA E A IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0. In: XXI SemeAd ? Seminários em Administração FEA-USP, 2018, São Paulo. Anais do SemeAd, 2018.

  • MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. . ANÁLISE DOS IMPACTOS DA SAÍDA DOS ESTADOS UNIDOS DA PARCERIA TRANSPACÍFICO (TPP): UMA ANÁLISE DO MERCADO DE CARNE DE FRANGO. In: 55 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÂO E SOCIOLOGIA RURAL, 2017, Santa Maria. Anais Eletrônicos, 2017.

  • SILVA, M. L. ; MEDEIROS, A. P. ; MARION FILHO, P. J. ; CORONEL, D. A. . CONCENTRAÇÃO REGIONAL E ESPECIALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ARROZ DO RIO GRANDE DO SUL (1990 ? 2015). In: 55 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÂO E SOCIOLOGIA RURAL, 2017, Santa Maria. Anais Eletrônicos, 2017.

  • MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. . O MERCADO DE CARNE DE FRANGO BRASILEIRO NO CONTEXTO DOS NOVOS ACORDOS REGIONAIS DE COMÉRCIO: TRANSPACÍFICO E TRANSATLÂNTICO. In: 55 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÂO E SOCIOLOGIA RURAL, 2017, Santa Maria. Anais Eletrônicos, 2017.

  • MEDEIROS, A. P. ; ZUCATTO, L. C. . Onde são aplicados os recursos do Programa Gaúcho de Microcrédito? Evidências a partir do estudo com beneficiários do programa no município de Palmeira das Missões (RS). In: IX Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), 2016, Passo Fundo. Anais do IX EGEPE, 2016.

  • OLIVEIRA, L. R. ; MORAES, B. M. M. ; MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. ; BATTISTELLA, L. F. . Inovação tecnológica: uma comparação entre indústria extrativa e indústria de transformação entre 2000 e 2011. In: X Encontro de Economia Catarinense, 2016, Blumenau. Anais X EEC, 2016.

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. . Integração espacial nos preços do leite: análise nos principais estados produtores do leite. In: 8 Encontro de Economia Gaúcha, 2016, Porto Alegre. Anais do 8 EEG, 2016.

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. ; OLIVEIRA, G. X. ; BENDER FILHO, R. . PROCESSOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS SETORES SELECIONADOS DA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PINTEC (2000-2011). In: 5° Fórum Internacional Ecoinovar, 2016, Santa Maria. 5 FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR - ANAIS DO EVENTO, 2016. v. 5.

  • MEDEIROS, A. P. ; MORESCO, M. R. ; PIETRO NETO, J. . IMPACTO DA LIQUIDEZ NA RENTABILIDADE: UM ESTUDO COM AS EMPRESAS LISTADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE). In: 5° Fórum Internacional Ecoinovar, 2016, Santa Maria. 5 FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR - ANAIS DO EVENTO, 2016. v. 5.

  • MEDEIROS, A. P. ; OLIVEIRA, G. X. ; MORAES, B. M. M. ; BENDER FILHO, R. . EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO MUNDIAL: ANÁLISE A PARTIR DO GLOBAL ENTERPRENEURSHIP MONITOR ? GEM, NO PERÍODO DE 2007 A 2015. In: 5° Fórum Internacional Ecoinovar, 2016, Santa Maria. 5 FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR - ANAIS DO EVENTO, 2016.

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. ; OLIVEIRA, G. X. ; MORESCO, M. R. ; BENDER FILHO, R. . IMPACTOS DO ACORDO TRANSPACÍFICO: O CASO DO MERCADO DE CARNE DE FRANGO. In: 5° Fórum Internacional Ecoinovar, 2016, Santa Maria. 5 FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR - ANAIS DO EVENTO, 2016.

  • DE MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. . ANÁLISE DE CAUSALIDADE ENTRE AS OPERAÇÕES DE CRÉDITO RURAL, OS PREÇOS DAS COMMODITIES E A PRODUÇÃO AGRÍCOLA DE SOJA E MILHO. In: 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2016, Maceió. Anais da SOBER, 2016.

  • MORAES, B. M. M. ; MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. . MERCADO BRASILEIRO DE LEITE: CAUSALIDADE DE PREÇOS NOS PRINCIPAIS ESTADOS PRODUTORES. In: 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2016, Maceió. Anais da SOBER, 2016.

  • MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. ; VIEIRA, K. M. . ANÁLISE DO IMPACTO DO CRÉDITO RURAL NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA NO PERÍODO 2006-2014. In: 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2016, Maceió. Anais da SOBER, 2016.

  • BENDER FILHO, R. ; MORAES, B. M. M. ; MEDEIROS, A. P. ; OLIVEIRA, G. X. . ANÁLISE DE INTEGRAÇÃO ESPACIAL DOS PREÇOS DO BOI GORDO NO MERCADO BRASILEIRO (1995-2016). In: XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2016, Aracaju. Anais da ENABER, 2016.

  • ALVARENGA, S. ; FRAGA, L. S. ; MEDEIROS, A. P. ; TOMAZZONI, G. C. ; VIEIRA, K. M. ; BENDER FILHO, R. ; COSTA, V. M. F. . PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: SATISFAÇÃO COM O PROGRAMA E BEM-ESTAR FINANCEIRO DOS BENEFICIÁRIOS. In: XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE, 2016, Santa Maria. Anais do SEPE, 2016.

  • VALCANOVER, V. M. ; FRAGA, L. S. ; MEDEIROS, A. P. ; BENDER FILHO, R. ; VIEIRA, K. M. . A TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO EM MUNICÍPIOS GAÚCHOS. In: XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE, 2016, Santa Maria. Anais do SEPE, 2016.

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. ; BENDER FILHO, R. . Caracterização produtiva e socioeconômica de municípios intensivos na produção leiteira do estado do Rio Grande do Sul. In: III Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento (SJPE&D), 2015, Santa Maria. Anais do SJPE&D, 2015. v. 2.

  • LAGO, A. ; FLORES, S. A. ; FRIGGI, D. S. ; SILVEIRA, B. M. S. ; DEBONA, E. S. ; BUENO, W. P. ; MEDEIROS, A. P. . Inclusão Produtiva de Micro e Pequenos empreendedores de Palmeira das Missões. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS, 2014, Curitiba. Anais do 32 SEURS, 2014.

  • MEDEIROS, A. P. ; HUPPES, M. ; FLORES, S. A. ; ZUCATTO, L. C. . Contexto da logística reversa do lixo informático: a perspectiva de estudantes de ensino médio, de ensino superior e professores na cidade de Palmeira das Missões. In: XII Salão de Pesquisa Setrem - SAPS, 2014, Três de Maio. 16 Salão de iniciação cientifica, 2014.

  • MEDEIROS, A. P. ; ZUCATTO, L. C. . Microcrédito produtivo orientado e possíveis implicações para o empreendimento. In: XII Salão de Pesquisa Setrem - SAPS, 2014, Três de Maio. 16 Salão de iniciação cientifica, 2014.

  • THOMAZINI, A. M. ; MEDEIROS, A. P. ; FLORES, S. A. ; ZUCATTO, L. C. . A logística empresarial como fator competitivo, a estratégia da cadeia de suprimentos da Netshoes. In: XII Salão de Pesquisa Setrem - SAPS, 2014, Três de Maio. 16 Salão de iniciação cientifica, 2014.

  • BOTH, F. T. ; LAGO, A. ; MORESCO, M. R. ; DEBONA, E. S. ; MEDEIROS, A. P. ; SCHEIN, C. I. ; ANTUNES JUNIOR, N. . Programa: Visão Coletiva. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Anais da 29ª JAI, 2014.

  • FRIGGI, D. S. ; LAGO, A. ; MEDEIROS, A. P. ; SILVEIRA, B. M. S. ; CAMARGO, G. J. L. ; MORESCO, M. R. ; BOTH, F. T. . Motivações de acadêmicos em Administração de uma Universidade Federal para ingressarem em uma Empresa Júnior. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Anais da 29ª JAI, 2014.

  • MEDEIROS, A. P. ; VALANDRO, J. ; ANDRADE, S. P. C. . Equipes de Trabalho: o que os autores dizem. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Anais da 29ª JAI, 2014.

  • FLORES, S. A. ; LAGO, A. ; BUENO, W. P. ; MEDEIROS, A. P. ; FRIGGI, D. S. ; SILVEIRA, B. M. S. ; DEBONA, E. S. . Inclusão Produtiva de Micro e Pequenos empreendedores de Palmeira das Missões RS. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria. Anais da 29ª JAI, 2014.

  • MEDEIROS, A. P. ; FERRARI, L. V. ; VALANDRO, J. ; DINIZ, J. L. P. . Satisfação dos clientes de uma Pizzaria em Palmeira das Missões. In: XXI Seminário de Iniciação Científica, 2013, Ijuí. Salão do Conhecimento UNIJUI -2013. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

  • DEBONA, E. S. ; BUENO, W. P. ; ROSA, P. M. ; FLORES, S. A. ; HETTWER, T. N. ; MEDEIROS, A. P. ; LAGO, A. . Projeto: Visão Coletiva. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada, 2013, Santa Maria. 28ª Jornada Acadêmica Integrada, 2013.

  • MEDEIROS, A. P. ; VALANDRO, J. ; SAUER, J. C. ; FERRARI, L. V. ; DINIZ, J. L. P. . Satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços de uma Pizzaria em Palmeira das Missões/RS. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2013, Santa Maria. Anais da JAI, 2013.

  • TAVEIRA, B. F. ; MEDEIROS, A. P. . IMPACTO DE VARIÁVEIS DE ATIVIDADE ECONÔMICA SOBRE A ARRECADAÇÃO DOS ESTADOS: ANÁLISE A PARTIR DO PVAR. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020, Santa Maria. Anais da JAI, 2020.

  • PEREIRA, M. M. ; BENDER FILHO, R. ; MATOS, S. R. A. ; DE MEDEIROS, A. P. . TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS E DESPESAS PÚBLICAS: EVIDÊNCIAS DO EFEITO FLYPAPAER PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2008 E 2016. In: 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019, Santa Maria. Anais da 34ª JAI, 2019.

  • FRANCISCO, B. A. ; BRISTOT, P. P. ; ERDMANN, R. H. ; MARGOTTI, E. ; MEDEIROS, A. P. . COMPLEXIDADE E PENSAMENTO ENXUTO EM ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UM LABORATÓRIO PRESTADOR DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS. Iberoamerican Journal of Project Management (IJoPM) , 2020.

  • MEDEIROS, A. P. ; SANTOS, J. L. G. ; ERDMANN, R. H. . A TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: EVIDÊNCIAS E REFLEXÕES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRISTOT, P. P. ; MEDEIROS, A. P. ; MARGOTTI, E. ; ERDMANN, R. H. . LABORATÓRIO DE GESTÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA COM O PROKNOW-C. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRISTOT, P. P. ; MEDEIROS, A. P. ; MARGOTTI, E. ; ERDMANN, R. H. . INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS: DA ACADEMIA À PRÁTICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. . Integração espacial nos preços do leite: análise nos principais estados produtores do leite. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, A. P. ; ZUCATTO, L. C. . Onde são aplicados os recursos do Programa Gaúcho de Microcrédito? Evidências a partir do estudo com beneficiários do programa no município de Palmeira das Missões (RS). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, A. P. ; MORAES, B. M. M. ; BENDER FILHO, R. . Caracterização produtiva e socioeconômica de municípios intensivos na produção leiteira do estado do Rio Grande do Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAGO, A. ; FLORES, S. A. ; FRIGGI, D. S. ; SILVEIRA, B. M. S. ; DEBONA, E. S. ; BUENO, W. P. ; MEDEIROS, A. P. . Inclusão Produtiva de Micro e Pequenos empreendedores de Palmeira das Missões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAGO, A. ; FLORES, S. A. ; FRIGGI, D. S. ; SILVEIRA, B. M. S. ; DEBONA, E. S. ; BUENO, W. P. ; MEDEIROS, A. P. . Inclusão Produtiva de Micro e Pequenos empreendedores de Palmeira das Missões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, A. P. ; HUPPES, M. ; FLORES, S. A. ; ZUCATTO, L. C. . Contexto da logística reversa do lixo informático: a perspectiva de estudantes de ensino médio, de ensino superior e professores na cidade de Palmeira das Missões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, A. P. ; VALANDRO, J. ; ANDRADE, S. P. C. . Equipes de Trabalho: o que os autores dizem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, A. P. ; ZUCATTO, L. C. . Microcrédito produtivo orientado e possíveis implicações para o empreendimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, A. P. ; FERRARI, L. V. ; VALANDRO, J. ; DINIZ, J. L. P. . Satisfação dos clientes de uma Pizzaria em Palmeira das Missões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, A. P. ; VALANDRO, J. ; SAUER, J. C. ; FERRARI, L. V. ; DINIZ, J. L. P. . Satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços de uma Pizzaria em Palmeira das Missões/RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 6641, Revista Grifos. 2022.

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 6806, Revista Gestão Organizacional. 2022.

DE MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 224, Revista REPAE. 2021.

Medeiros, Angélica Pott de . Parecer de Artigo Científico 71889, Revista de Ciências da Administração (UFSC). 2021.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora de trabalhos no 10 Fórum Internacional Ecoinovar. 2021.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora de trabalhos no XX Colóquio Internacional de Gestão Universitária. 2021.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora de trabalhos na 36ª Jornada Acadêmica Integrada. 2021.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora de trabalhos no XXIV SEMEAD - Seminários em Administração. 2021.

DE MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 42765, Revista Práticas da Administração Pública. 2020.

Medeiros, Angélica Pott de . Parecer de Artigo Científico BMRJ?20-0023B, Business and Management Journal. 2020.

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 5484 - Revista de Gestão Organizacional. 2020.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora de trabalhos no EnANPAD - XLIV Encontro da ANPAD 2020, na área de APB 6 (Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público). 2020.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora na 35 Jornada Acadêmica Integrada ? JAI UFSM. 2020.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora no 9 Fórum Internacional Ecoinovar UFSM. 2020.

DE MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 220, Revista REPAE. 2020.

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 66134, Revista de Ciências da Administração (UFSC). 2020.

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 5661, Revista Cadernos de Economia. 2020.

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 5300, Revista Grifos. 2020.

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 5381, Revista Gestão Organizacional. 2020.

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico CR-2019-0286, Ciência Rural. 2019.

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 610, Revista RACEF. 2019.

MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 114, Revista REPAE. 2019.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora de trabalhos no EnANPAD - XLIII Encontro da ANPAD 2019, na área de APB 6 (Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público). 2019.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora na 34 Jornada Acadêmica Integrada ? JAI UFSM. 2019.

MEDEIROS, A. P. . Avaliadora no 8 Fórum Internacional Ecoinovar UFSM. 2019.

MEDEIROS, A. P. . Debatedora de sessão de apresentação de trabalhos no XXII SEMEAD, área ?Artigos Aplicados?. 2019.

DE MEDEIROS, A. P. . Parecer de Artigo Científico 1196, Organizações Rurais & Agroindustriais. 2017.

MEDEIROS, A. P. ; DEBONA, E. S. . Aprendendo sobre o programa estatístico Excel. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    O efeito contágio no mercado financeiro brasileiro: uma análise da crise gerada pela Covid-19, Descrição: A globalização financeira possui aspectos positivos e negativos sobre as economias e seus mercados financeiros (SOUTO, 2016). Dentre os problemas associados, Ferrari Filho e De Paula (2004) destacam que a maior interdependência entre os países incide numa probabilidade maior da ocorrência de contágio das crises entre esses países. Nos últimos anos tem-se observado uma rápida propagação das turbulências financeiras entre os países (PERICOLI; SBRACIA, 2003), pois, ao observarem a instauração de uma crise em determinado país, os investidores tendem a reestruturar os seus investimentos em diferentes mercados, essa transmissão indireta acaba originando um efeito contágio, causado por comportamentos irracionais, como o pânico e o efeito manada (DORNBUSCH; PARK, CLAESSENS, 2000). O ano de 2020 foi marcado por um cenário de desaceleração da economia mundial, devido a redução dos fluxos produtivos, comércio internacional e do consumo, provenientes da eclosão da crise sanitária da COVID-19. Diante do cenário, as expectativas em torno do mercado financeiro geraram fortes quedas nos mercados financeiros ao redor do mundo (SENHORAS, 2020). Mesmo antes dos países terem seus primeiros casos confirmados, seus mercados financeiros já apresentavam as consequências do medo da disseminação da pandemia em todo o mundo (GUILHERME, 2020). Os mercados acionários foram afetados e em março entraram em colapso (FERNANDES, 2020). Esses aspectos tornaram-se evidentes após o primeiro circuit breaker (mecanismo que interrompe as negociações quando há uma queda acentuada) nas bolsas americanas, acionado em 9 de março, o primeiro dos quatro eventos sucessivos. No mesmo dia, a B3 (Bovespa) também acionou o mecanismo após a queda de 12,17% do Índice Bovespa (IBOV). Num período de 10 dias, a bolsa acionou o circuit breaker seis vezes (primeira quinzena de março), durante esse período o IBOV caiu cerca de 44%. Assim como no Brasil, Fernandes (2020) menciona que as bolsas do Reino Unido e Alemanha também tiveram desempenhos piores dos que os Estados Unidos. Diante desse contexto, busca-se esclarecer a seguinte questão:?Como as instabilidades das bolsas internacionais, geradas pela disseminação da Covid-19, impactaram na bolsa de valores brasileira??. Considerando o objetivo de analisar o contágio da crise gerada pela Covid-19 no mercado financeiro brasileiro, a metodologia consistirá na modelagem vetorial autorregressiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angélica Pott de Medeiros - Coordenador / Cleber Bisognin - Integrante / Suzana Guimarães dos Santos Luna - Integrante.

  • 2019 - Atual

    PEIPSM/UFSM (n. 005/2020) - Impacto de variáveis de atividade econômica sobre a arrecadação dos estados: análise a partir do PVAR, Descrição: Com a estabilidade econômica, proporcionada pelo Plano Real em 1994, os estados se defrontaram com uma crise fiscal, resultando na renegociação e prolongamento do prazo das dívidas dos governos estaduais já em 1997. Como contrapartida, o governo federal impôs a adoção de medidas de controle das finanças públicas, formalizadas pela Lei Complementar n 101/2000, conhecida como a Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF). Após este período de estabilidade fiscal dos estados, a redução da atividade econômica, devido à crise econômica mundial, acabou atingindo as finanças estaduais. Para minimizar esses efeitos, as políticas públicas pautaram-se em três vetores: renúncias tributárias, incremento do investimento público e aumento do crédito (MARINO et. al, 2016). A partir destas medidas, observa-se nas diferentes regiões do Brasil, a retomada da atividade econômica e o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) dos estados, porém, o encolhimento da arrecadação do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) (CONFAZ, 2015; IBGE, 2017a). Sendo que este último consiste na forma de tributação mais relevante à formação das receitas públicas estaduais, mostrando-se fundamental na composição orçamentária. Tal comportamento enfatiza o desempenho insuficiente das finanças estaduais, agravando ainda mais a situação econômica destes entes públicos. Concorre para esta retração, o processo de desindustrialização que tem ocorrido no Brasil é um dos motivos pela queda na arrecadação do ICMS (BULLA, 2012). Ao se analisar a estrutura produtiva brasileira em termos de valor adicionado, observa-se uma significativa queda da participação da indústria de transformação, e da indústria total, no valor adicionado total da economia brasileira. Por outro lado, o setor de serviços apresenta comportamento inverso (IPEA, 2017). Dessa forma, um ajuste das contas públicas se torna necessário para o início de um processo de recuperação, pois os estados estão à beira da insolvência, sendo que muitos deles tem descumprido os limites definidos pela LRF. A redução na arrecadação e nos repasses federais tem agravado a falta de liquidez dos estados, ocasionando na incapacidade de alguns em manter a prestação de serviços públicos essenciais, pela falta de pagamento aos seus fornecedores e servidores. Outro fato que corrobora com esta situação é o elevado grau de comprometimento dos orçamentos com gastos obrigatórios, especialmente com pessoal. Deixando assim, pouca margem de manobra para os estados adequarem suas despesas à sua capacidade de arrecadação (FIRJAN, 2016). Diante disso, o presente estudo visa responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a influência de variáveis de atividade econômica sobre a arrecadação de tributos estaduais, no período de 2000 a 2018?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Angélica Pott de Medeiros - Coordenador / Beatriz Fernanda Taveira - Integrante / Luisa Elsner Weber - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2017 - 2021

    UNIVERSAL MCTI/CNPq N 01/2016 - As implicações da qualidade e instruções normativas nos preços recebidos pelos produtivos de leite no estado do Rio Grande do Sul, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Reisoli Bender Filho em 13/09/2017., Descrição: O processo de globalização trouxe inúmeras mudanças na economia mundial, principalmente quando se trata de modelos de produção. Aliado às novas práticas de produção a abertura comercial ocorrida no Brasil em 1990, corroborou para um novo cenário nas indústrias de todos os setores. Neste processo, a qualidade deixou de ser uma vantagem competitiva tornando-se um requisito fundamental à comercialização de produtos. Em meio a uma oferta cada vez maior de novos produtos alimentícios, os consumidores se tornaram mais exigentes, procurando qualidade como requisito básico à tomada de decisão de compra. Esse novo comportamento do consumidor contribuiu para que os agentes ofertantes se preocupassem ainda mais com a qualidade dos alimentos oferecidos à população, que se preocupa cada vez mais com o valor nutricional dos alimentos. O Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (2012), nos últimos anos, vem introduzindo no mercado de produtos alimentícios tanto de origem animal quanto vegetal, normas que visam a regulamentar a produção de alimentos in natura ou como matéria-prima para empresas. Entre elas as instruções normativas 51 e IN 62, as quais regulamentam a produção de leite in natura, a partir de sua identidade, qualidade coleta e transporte. A partir desta discussão que envolve qualidade e preços no setor de lácteos associadas às normativas que regem a produção de leite no Brasil, objetivo geral definiu-se analisar aos impactos das instruções normativas nos níveis de qualidade e preços do leite in natura na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, um dos principais estados produtores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angélica Pott de Medeiros - Integrante / Bruna Márcia Machado Moraes - Integrante / Reisoli Bender Filho - Coordenador / Kelmara Mendes Vieira - Integrante / DANIEL ARRUDA CORONEL - Integrante / Augusto Mussi Alvim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - 2021

    Relações Complexas na Administração da Produção, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rolf Hermann Erdmann em 12/12/2019., Descrição: Esta pesquisa visa instrumentalizar a gestão de sistemas de produção. Tem, portanto, cunho tecnológico, na medida em que se quer facilitar a solução de situações na área administrativa. A base científica está fundada na Ciência da Administração, especialmente aquela derivada e vinculada à área da produção, com ênfase no pensamento lean. Do ponto de vista da teoria das organizações, consideram-se as ideias do sistemismo-contingencialismo e apoiando-se, também, na teoria da complexidade. Pretende-se, com esse projeto de pesquisa, construir conhecimentos que permitam atender ao seguinte objetivo geral: conceber a estrutura e a composição de uma tecnologia de gestão da produção, capaz de proporcionar diagnósticos que apontem para soluções competitivas, baseadas em boas práticas, verificando-se as formas de sua implementação e de seu monitoramento de desempenho constante. Associa-se a isto a elaboração de um jogo em que acadêmicos e pessoas de organizações possam ser preparados para uma visão ampla e complexa na aplicação do pensamento enxuto e fundado em boas práticas. O objetivo proposto é acompanhado do pressuposto de que há uma inter-relação entre os elementos envolvidos, e que, portanto, as ações sobre qualquer ponto se refletem sobre as outras, que o objeto será uma ação competitiva, tanto do ponto de vista do vetor gerador quanto do resultado que será manifestado. A proposição resultante deve contemplar uma estrutura de fácil entendimento, em parte auto aplicativa, com resultados centrados em fatores ou práticas que conferem competitividade, geradores de projetos a serem monitorados por tecnologia integrada à ideia e com indicadores próprios à visualização do desempenho. Em termos específicos, objetiva-se alcançar este resultado com base em três vertentes: 1) construir um instrumento integrado para diagnóstico, implementação e acompanhamento de sistemas de produção, baseado em fatores de competitividade, com variantes específicas para instituições de ensino e hospitais. Esta é a tecnologia de gerenciamento propriamente dita, ou seja, uma conversão do conhecimento em algo aplicável e útil aos gestores para avaliar o seu esforço em direção à competitividade; 2) desenvolver conhecimento de gestão da produção mediante a associação e criação de um banco de boas práticas, a partir de levantamento em bases secundárias (literatura) e geração de teorias substantivas. Trata-se de uma coletânea de práticas proporcionadoras de soluções e com alinhamento com a competitividade, pretendendo ser uma fonte de ideias inspiradoras, com aplicação complementar ao instrumento aludido no objetivo principal e, também, no campo educacional; 3) criar um jogo a partir da base teórica construída, que configure uma tecnologia para o ensino-aprendizagem em administração da produção, voltado à competitividade organizacional. O instrumento objeto do item 1 apresenta um arcabouço teórico que contempla a estrutura de um sistema de produção em confronto com fatores de resultado (ou características operacionais desejáveis) e embute fatores ou práticas que proporcionam competitividade, compondo os ingredientes adequados à uma tecnologia para ensino-aprendizagem de administração. 4) conceber um laboratório para ensino-aprendizagem em gestão da produção, por meio de simulação e interação/integração de conhecimentos das ciências sociais aplicadas. Este objetivo complementa de forma operacional o objetivo 3, proporcionando na prática o objetivado pelo desenvolvimento do jogo, na busca do aprendizado dos estudantes e capacitação empresarial por meio da interação em um ambiente controlado e competitivo. Neste ambiente, as ações são tomadas em cenários simulados e os participantes são instados a tomar decisões de acordo com as situações apresentadas, condicionando um ambiente de competitividade e interação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Angélica Pott de Medeiros - Integrante / rolf hermann erdmann - Coordenador / Fred Leite Siqueira Campos - Integrante / Andreia Maria Berto - Integrante / Bruno de Araújo Francisco - Integrante / Pedro Primo Bristot - Integrante / Vivian Osmari Uhlmann - Integrante / EMILIANA MARGOTTI - Integrante.

  • 2015 - 2017

    O mercado brasileiro de carne de frango no contexto dos novos acordos comerciais: transpacífico e transatlântico, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Reisoli Bender Filho em 25/08/2016., Descrição: Os países desenvolvidos, fortemente impactados pela crise econômica e financeira de 2008, sinalizaram a recuperação a partir de negociações de dois grandes acordos no comércio internacional, a Parceria Transpacífico e a Parceria Transatlântica de comércio e investimento (TPP e TTIP). A constituição de acordos comerciais, possivelmente minimizam os efeitos das políticas protecionistas dos países/blocos, eliminando ou diminuindo as barreiras existentes, causando assim o aumento do comércio entre os países membros de tais acordos. O TPP e o TTIP implicarão na redução de tarifas e barreiras não tarifárias. Especificamente para o mercado de carne de frango, o TPP tem como proposta a eliminação tarifária na maioria dos países membros, enquanto que nos outros as tarifas terão uma eliminação gradual. Em virtude disso, o presente estudo tem por objetivo examinar os possíveis impactos da implementação dos acordos Transpacífico e Transatlântico sobre o mercado de carne de frango brasileiro. A metodologia que será aplicada deriva de um modelo de otimização na forma de um Problema de Complementaridade Mista (PCM), através de cenários alternativos, com o objetivo de analisar as mudanças no mercado da carne de frango com a implementação de novos acordos comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Angélica Pott de Medeiros - Integrante / Reisoli Bender Filho - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Sistema Nacional de Inovação e Políticas Públicas de apoio: Implicações para o desenvolvimento industrial brasileiro, Descrição: O objetivo principal deste projeto é identificar e analisar a base industrial dos segmentos produtivos considerados estratégicos para o país, tais como, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), complexo industrial de defesa, complexo industrial da saúde, biotecnologia, nanotecnologia e energia. Esse projeto pretende ainda analisar a estrutura científica, tecnológica e inovativa destes setores, bem como suas especificidades e aderência entre as atividades produtivas e as políticas públicas de apoio à indústria brasileira. O presente projeto está cadastrado na UFSM sob o n 036386.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Angélica Pott de Medeiros - Integrante / Fabiano Geremia - Coordenador / Renata de Camargo Quedi - Integrante / Giovana Esther Zucatto - Integrante / Glaison Augusto Guerrero - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.

Prêmios

2018

Classificada em Concurso Público para Professor Assistente (Área: Administração Financeira) - Edital 175/2017, Universidade Federal de Santa Maria.

2016

Classificada em Concurso Público para Agente de Controle Interno Edital n° 001/2016, Prefeitura Municipal de Fortaleza dos Valos.

2016

Classificada em Concurso Público para Professor Substituto (Área: Administração) - Edital n° 064/2016, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). , Universidade Federal de Santa Maria, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (055) 32209297

Experiência profissional

2016 - 2016

Colégio Politecnico da UFSM

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio II do PEG, na Disciplina de Matemática Financeira e Prática Contábil no Curso Técnico em Contabilidade

2016 - 2016

Colégio Politecnico da UFSM

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio III do PEG, nas Disciplinas de Gestão da Qualidade e Introdução a Custos no Curso Técnico em Administração

2015 - 2015

Colégio Politecnico da UFSM

Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária

Outras informações:
Estágio I do PEG, junto à Coordenação Pedagógica e a Coordenação do Curso Técnico em Administração

2012 - 2015

Angélica Pott de Medeiros e CIA Ltda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Sócia Proprietária

2011 - 2012

Diretório Acadêmico de Administração UFSM - CESNORS

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente

2014 - 2014

Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2019 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação

Outras informações:
Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional

2015 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado

Outras informações:
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

2016 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Docência realizado na Disciplina de Administração Financeira II junto ao curso de Administração Noturno. Orientador: Reisoli Bender Filho.

2014 - 2015

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão PROEXT/MEC, Carga horária: 20

2013 - 2013

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Administração Financeira I, Carga horária: 12

2012 - 2013

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Introdução à Informática, Carga horária: 16

Atividades

  • 12/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Curso de Administração.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Administração Diurno e Noturno.

  • 04/2021 - 09/2021

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Investimentos (CAD1116)

  • 04/2021 - 09/2021

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização e Administração de Empresas (CAD1070)

  • 10/2020 - 02/2021

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Administração (CAD1072)

  • 10/2020 - 02/2021

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Administração (CAD1071)

  • 10/2020 - 02/2021

    Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração (CAD1002)

  • 03/2020 - 10/2020

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Administração (CAD1072)

  • 03/2020 - 10/2020

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Administração (CAD1071)

  • 03/2020 - 10/2020

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão em Serviços de Saúde (CAD1041)

  • 03/2020 - 10/2020

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciência da Administração (CAD1000)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Finanças II (UDSM1024)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração e Sistema de Gestão Ambiental (ESA855)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Administração (CAD1072)

  • 05/2019 - 07/2019

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Financeira (CAD1027)

2014 - 2015

Visão Junior Assessoria e Consultoria

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora Vice-Presidente

2013 - 2013

Visão Junior Assessoria e Consultoria

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora de Finanças

2012 - 2013

Visão Junior Assessoria e Consultoria

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Consultora de Finanças, Carga horária: 6

Outras informações:
Empresa Júnior do curso de Administração UFSM - CESNORS

2017 - 2021

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluna de Doutorado

Outras informações:
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/CPGA)

2018 - 2019

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professor Orientador, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Orientador curso de Especialização em Gestão em Saúde e Bacharelado em Administração (EAD)

2018 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Aluna de Doutorado, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Docência realizado na Disciplina de Administração da Produção II junto ao curso de Administração Diurno. Orientador: Rolf Hermann Erdmann.

2017 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20