Jairo Faria Guedes Coelho

Doutor (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Foi Pesquisador Visitante do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, em Portugal e bolsista de Doutorado Sanduíche da Capes, no contexto do projeto "Políticas de comunicação, radiodifusão pública e cidadania: subsídios para o desenvolvimento sócio-cultural em Portugal e no Brasil". É colaborador do Programa de Extensão de Ação Contínua Comunicação Comunitária e o Patrimônio Cultural e Natural de Planaltina. Graduou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Brasília (2009). Concluiu seu mestrado na mesma instituição (2013), com a dissertação intitulada "Ouvidoria na TV: a experiência dos canais privados colombianos". Atua como professor na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília desde 2014. Orientou Trabalhos de Conclusão de Curso e atuou como professor na pós-graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia, do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Trabalhou como produtor no canal universitário do Distrito Federal, UnBTV, e na TV Escola/MEC. Colaborou com projetos de organizações sociais como: o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC); a ANDI - Comunicação e Direitos; e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Como pesquisador, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase no estudo de Accountability e Crítica da Mídia, Comunicação Comunitária e Cidadania e Políticas Públicas de Comunicação.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

2015 - 2019

Universidade de Brasília, UnB
Título: Ombudsman e Comunicação Pública no Brasil e em Portugal
Orientador: em Universidade do Minho ( Madalena Oliveira)
com Fernando Oliveira Paulino.

Mestrado em Comunicação

2011 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: Ouvidoria na TV: a experiência dos canais privados colombianos,Ano de Obtenção: 2013
Fernando Oliveira Paulino.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: comunicação; Televisão; Ouvidoria de Mídia; Accountability; Colômbia.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2005 - 2009

Universidade de Brasília, UnB
Título: Agentevê: uma proposta de programa de ouvidoria para a UnBTV
Orientador: Fernando Oliveira Paulino

Graduação interrompida em 2005 em Comunicação Social(Jornalismo)

2005 - Atual

Universidade Federal do Tocantins
Ano de interrupção: 2005

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 -

Extensão universitária em Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Comunicação Comunitária. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2012

Extensão universitária em Projeto Comunicação Comunitária. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Projeto SOS Imprensa. (Carga horária: 80h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Projeto SOS Imprensa. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Políticas Públicas de Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Comunitária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

STRONGREN, F. F. ; CURVELLO, J. J. ; COELHO, Jairo Faria Guedes . II Jornada Discente de Comunicação: Pesquisa em tempos de crise. 2018. (Congresso).

BOLAÑO, C.R.S. ; JORGE, T. M. ; COELHO, Jairo Faria Guedes ; MARTINO, L. C. ; MARTINELLI, F. ; KALUME, A. C. ; KAPLUN, G. ; VILLEGAS, E. ; PAULINO, F. O. ; GUAZINA, L. S. ; DRUETTA, D. M. C. ; PEREIRA, F. H. ; BORGES, P. M. . 3º Curso de Verão ?Pesquisa em Comunicação na América Latina". 2016. (Outro).

BOLAÑO, C.R.S. ; JORGE, T. M. ; COELHO, Jairo Faria Guedes ; MARTINO, L. C. ; PAULINO, F. O. ; GUAZINA, L. S. ; DRUETTA, D. M. C. ; PEREIRA, F. H. . Curso de Verão Pesquisa em Comunicação na América Latina. 2015. (Outro).

PAULINO, F. O. ; COELHO, Jairo Faria Guedes . I Seminário Ibero-Americano de Ouvidorias/ Ombudsman de Mídia. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. 2019. (Feira).

COMPOLÍTICA 8. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A OUVIDORIA DA EBC: uma interpretação a partir da análise dos discursos produzidos em 10 anos de serviço. 2019. (Congresso).

Educomunicação e Cultura Maker. 2019. (Outra).

Evento de Avaliação Radiotube 2019.Radiotube. 2019. (Outra).

III Prêmio Jornalismo Cidadão. 2019. (Outra).

VII ReACT. Tecnologias digitais, Comunicação Comunitária, Patrimônio Cultural e Mobilização Social. 2019. (Congresso).

XIV CBCC - Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã. Comunicação Comunitária e Territorialidades: experiências de mobilização social no norte do Distrito Federal. 2019. (Congresso).

X Seminário ALAIC 2019. 2019. (Seminário).

IAMCR. OMBUDSMAN AND PUBLIC SERVICE MEDIA IN BRAZIL AND PORTUGAL: survivors of changings and challenges. 2018. (Congresso).

II Jornada Discente de Comunicação: Pesquisa em tempo de crise. Ombudsman e Serviço Público de Mídia: desafios e perspectivas para a Ouvidoria da EBC. 2018. (Congresso).

Seminário Comunicação, Democracia e Accountability.Ombudsman como mecanismo de Accountability no Serviço Público de Mídia. 2018. (Seminário).

1 Seminário de estudos doutorais em Comunicação e Jornalismo UnB-ULB.OMBUDSMAN AND PUBLIC MEDIA IN BRAZIL AND PORTUGAL: THE EXPERIENCES OF EBC AND RTP. 2017. (Seminário).

4 Congresso dos Jornalistas Portugueses. 2017. (Congresso).

4 Congresso Literacia, Media e Cidadania. 2017. (Congresso).

Conferência "Uma introdução dos laços entre democracia e liberdade de expressão: a busca por informação qualitativa". 2017. (Outra).

Diz que é Jornalismo Online... A evolução das visões sobre o jornalismo online e sobre novos (ou velhos) desafios éticos. 2017. (Seminário).

El pensamiento comunicacional en la educación para los medios: contribuciones a partir de la lectura de Roger Silverstone. 2017. (Seminário).

IV Congresso Latino-Americano de Ouvidorias de Mídia. OMBUDSMAN E MÍDIA PÚBLICA NO BRASIL E EM PORTUGAL: a produção midiática dos ouvidores da EBC e dos provedores da RTP. 2017. (Congresso).

Media representations of senior citizens as Internet and ICT users and non-users. 2017. (Seminário).

Participação civil na governação da internet. 2017. (Seminário).

Seminário Jornalismo e Média na crise do Brasil. 2017. (Seminário).

Seminário Mídia, Accountability e Liberdade de Expressão na Europa e na América Latina. 2017. (Seminário).

Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade - Os ?outros? no Público: Representações da ?crise dos refugiados?. 2017. (Seminário).

Seminário Permanente de Educação para os Média - Formação docente em Educação para os Média na Educação Infantil no Chile. 2017. (Seminário).

Seminário Permanente de Políticas de Comunicação e Cultura ? Políticas para o Audiovisual em Espanha. 2017. (Seminário).

Seminario sobre Comunicación y Educación.Ouvidoria de público y Ombudsman. 2017. (Seminário).

X Congresso da SOPCOM. Os Provedores da RTP e seus discursos: onze anos de produção mediática e administrativa. 2017. (Congresso).

XV Congresso IBERCOM. 2017. (Congresso).

XX Jornadas da Comunicação da Universidade do Minho. 2017. (Simpósio).

3ª Conferência de Gaia por Manuel Castells. 2016. (Outra).

3ª Escola de Verão "Pesquisa em Comunicação na América Latina". Serviço Público de Comunicação, Ouvidorias e América Latina. 2016. (Congresso).

AEIC Madrid 2016 - Congreso Iberoamericano de Comunicación. Representação de grupos sociais: análise de conteúdo veiculados em rádios comunitárias brasileiras. 2016. (Congresso).

Debate:. 2016. (Seminário).

Diálogos: Comunicação, Comunidade e Investiga-Ação.Comunicação, Comunidade e Investiga-Ação. 2016. (Seminário).

IAMCR. The Public Service Media and Ombudsmen: a comparative analysis between Brazil and Portugal. 2016. (Congresso).

IAMCR. Like, Share and Comment: Heritage, Community Communication and the Internet. 2016. (Congresso).

Seminário Permanente de Educação para os Media - Silêncio, invisibilidade e encenação no jornalismo: aprendendo posicionamentos críticos. 2016. (Seminário).

VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) ? Capítulo Brasil.RISCOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO. 2016. (Encontro).

VII Colóquio Brasil-Estados Unidos.Ombudsman como mecanismo de inovação em emissoras de televisão. 2016. (Outra).

XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã: mídias, cidadania e direitos humanos. Websérie Minha Planaltina: valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e natural de Planaltina - DF. 2016. (Congresso).

2.ª Escola de Verão Pesquisa em Comunicação na América Latina.3. Seminário Ouvidoria/ Ombudsman de Mídia: práticas internacionais. 2015. (Outra).

9° SOPCOM - Congresso da Associação Portuiguesa de Ciências da Comunicação. Ombudsman e serviço público de mídia no Brasil e em Portugal: análise de programas de ouvidoria da EBC e da RTP. 2015. (Congresso).

Intercom. Plano Estratégico de Comunicação: Alcançando Resultados para o Programa de Extensão Comunicação Comunitária. 2015. (Congresso).

VII Seminario Regional (Cono Sur) ALAIC.Ombudsman e serviço público de mídia no Brasil e em Portugal: análise de programas de ouvidoria da EBC e da RTP. 2015. (Seminário).

XIV Congresso Internacional IBERCOM 2015. OUVIDORIAS E SERVIÇO PÚBLICO DE MÍDIA EM PAÍSES IBERO-AMERICANOS: conceitos, práticas e desafios. 2015. (Congresso).

1ª Escola de Verão "Pesquisa em Comunicação na América Latina".Ouvidoria na TV: a experiência dos canais privados colombianos. 2014. (Outra).

I Seminário Ibero-americano de Ouvidoria/Ombudsmans de Mídia. 2013. (Seminário).

VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. Ouvidoria na TV: relato de experiências no Brasil e na Colômbia. 2012. (Congresso).

XI Congreso Latinoamericanode Investigadores de la Comunicación. Mecanismos de Ouvidoria em canais de televisão da América Latina: uma análise de experiências no Brasil e na Colômbia.. 2012. (Congresso).

I Confibercom - Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Projeto Dissonante: alternativa de produção, distribuição e acesso de conteúdo sonoro para promoção do Direito à Comunicação. 2011. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Agentevê: uma proposta de programa de ouvidoria para a UnBTV. 2010. (Congresso).

IAMCR Conference 2010 Braga Portugal. Ombudsman Service to assure Media Accountability and Transparency in Brazilian TV. 2010. (Congresso).

X Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação.Serviço de Ombudsman para assegurar a Accountability da Mídia e a Transparência na TV Brasileira. 2010. (Outra).

X Congreso ALAIC. Ouvidoria como mecanismo de participação para a UnBTV. 2010. (Congresso).

XVII Prêmio Expocom 2010 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Agentevê: uma proposta de programa de ouvidoria para a UnBTV. 2010. (Congresso).

IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã. Projeto Dissonante: faça-rádio-web-você-mesmo - uma experiência de comunicação livre. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lis Gabriela de Almeida Cappi

MOURA, Dione O.; BARCELLOS, Zanei;COELHO, Jairo Faria Guedes. Viver mais com menos: o lixo zero no Distrito Federal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Bachir Gemayel

MARQUES, M.; CUNHA, P. J.;COELHO, Jairo Faria Guedes. Entre Barracos e Violinos: um documentário sobre os que tiveram a vida mudada pela música. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

Aluno: João Gabriel Amador

PAULINO, F. O.SILVA, L. M.COELHO, Jairo Faria Guedes. ?ONDE ESTÁ A GRAÇA DO JORNAL?? UM ESTUDO SOBRE O USO DE HUMOR NO JORNALISMO IMPRESSO BRASILEIRO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mada Victória Fernandez García

PAULINO, F. O.COELHO, Jairo Faria Guedes; BACCILE, C.. INTERNATIONAL AGE RATING COALITION (IARC) POSSIBILITANDO A UNIFICAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DE JOGOS ELETRÔNICOS E APLICATIVOS NO MUNDO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Dayana binti Hashim

PAULINO, F. O.MENDES, J. S.COELHO, Jairo Faria Guedes. Fala Planaltina-GO: Uma proposta de comunicação comunitária online para Planaltina, Goiás. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Brasília.

Aluno: Danilo César Soares

PAULINO, F. O.SANTOS, S. R. A.COELHO, Jairo Faria Guedes. Ecoando Vozes: a regulação do serviço de acesso condicionado e o impacto na exibição de longas metragens nacionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

Aluno: Felipe F

NOVIS, C. H.GERALDES, E. C.COELHO, Jairo Faria Guedes. Ferraz da Cunha.BomJeTV: manual de produção para núcleos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Liziane Soares Guazina

PAULINO, F. O.; OLIVEIRA, M.; MAIA, K.;GUAZINA, LIZIANE SOARES. Ombudsman e Comunicação Pública no Brasil e em Portugal. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

Liziane Soares Guazina

PAULINO, F. O.; OLIVEIRA, M.; MAIA, K.;GUAZINA, Liziane. Ombudsman e mídia pública no Brasil e em Portugal: análise comparativa entre a ouvidoria da EBC e os provedores da RTP. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade de Brasília.

Elen Cristina Geraldes

PAULINO, F. O.;GERALDES,E.C.. Ouvidoria na TV: a experiência dos canais privados colombianos.. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

Elen Cristina Geraldes

GERALDES,E.C.. Ouvidoria na TV Colombiana: Análise empírica das ouvidorias de canais de televisão privados da Colômbia. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vivien Doherty Luduvice

A comunicação comunitária e a informação como agentes de intervenção na vida social e mobilização em torno do patrimônio de Planaltina; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Daniela Cabral Guimarães

A REPERCUSSÃO SOBRE A PROIBIÇÃO DO LIVRO MINHA LUTA, DE HITLER, NA PÁGINA DA VEJA NA REDE SOCIAL FACEBOOK; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Digital e Produção Multimídia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Jairo Faria Guedes Coelho;

Patrícia Rodrigues

?Foi estupro?: análise comparativa de postagens do Correio Braziliense e do Metrópoles sobre possível estupro em Brasília; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jornalismo Digital e Produção Multimídia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Jairo Faria Guedes Coelho;

Mayara Luisa Moreira Correa Subtil Barbosa

Cobertura e participação em rádios comunitárias do Distrito Federal: representação e participação da mulher negra; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jairo Faria Guedes Coelho;

Luis Felgueira José

Cobertura e participação em rádios comunitárias do Distrito Federal: estrutura e influência de tecnologias digitais; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jairo Faria Guedes Coelho;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Cobertura e participação em rádios comunitárias do DF: análise de conteúdos jornalísticos veiculados; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Jairo Faria Guedes Coelho;

Luis Felgueira José

Cobertura e participação em rádios comunitárias do DF: como as emissoras têm tratado de temas relacionados à cultura; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jairo Faria Guedes Coelho;

Alina Freitas Praxedes

ise sobre a abordagem de Direitos Sociais em seus conteúdos jornalísticos; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jairo Faria Guedes Coelho;

Pedro Henrique Pereira dos Santos

Plano Estratégico de Comunicação: Alcançando Resultados para o Programa de Extensão Comunicação Comunitária; 2015; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Jairo Faria Guedes Coelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernando Oliveira Paulino

Ombudsman nas tevês privadas da Colômbia; 2012; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Fernando Oliveira Paulino;

Fernando Oliveira Paulino

Ouvidoria e Mídia Pública: análise comparada entre as Ouvidorias dos veículos públicos do Brasil e de Portugal; 2019; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Fernando Oliveira Paulino;

Fernando Oliveira Paulino

OMBUDSMAN E COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL E EM PORTUGAL; 2015; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de Brasília,; Orientador: Fernando Oliveira Paulino;

Fernando Oliveira Paulino

UnBTV em Debate: uma proposta de programa de Ouvidoria; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Brasília; Orientador: Fernando Oliveira Paulino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PAULINO, Fernando Oliveira ; MELLER, N. ; COELHO, Jairo Faria Guedes . UnBTV e mecanismos de participação: a experiência do programa de ouvidoria e outras possibilidades. Revista ABTU , v. 1, p. 10-13, 2017.

  • OLIVEIRA PAULINO, FERNANDO ; OLIVEIRA, Madalena ; FARIA, JAIRO . Ombudsmen e observatórios de média: proximidades e diversidades / Ombudsmen and media observatories: proximities and diversities. REVISTA INTERNACIONAL DE COMUNICACIÓN Y DESARROLLO , v. 2, p. 69-81, 2017.

  • Pereira, Sara ; COELHO, Jairo Faria Guedes ; Pessôa, Clarisse . Televisão pública e educação para os média: o papel dos programas dos provedores de televisão em Portugal e no Brasil. COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE , v. 30(2016), p. 223-265, 2016.

  • PAULINO, F. O. ; SILVA, L. M. ; COELHO, Jairo Faria Guedes . ÉTICA, COMUNICAÇÃO, CIDADANIA E POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación , v. 13, p. 276-282, 2016.

  • PAULINO, Fernando Oliveira ; SILVA, Luiz Martins da ; COELHO, Jairo Faria Guedes . ÉTICA, COMUNICAÇÃO, CIDADANIA E POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación , v. 13, p. 276-282, 2016.

  • PAULINO, Fernando Oliveira. ; BIZERRIL, M. X. A. ; MENDES, Juliana Soares ; PEDROSA, Leyberson Lelis ; SANTOS, E. M. ; COELHO, Jairo Faria Guedes ; BLEIL GALLO, Mel. ; CHAGAS, P. V. ; PEIXOTO, Ingrid ; REIS, Jonathan . Extensão, comunicação e accountability na promoção do patrimônio histórico de Planaltina. ParticipAção , v. 21, p. 23-30, 2012.

  • FARIA, JAIRO . Resenha: Poder, Medios, Cultura: uma mirada crítica desde La economia política de la Comunicación. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO , v. 2, p. 1, 2012.

  • PAULINO, F. O. ; BIZERRIL, M. ; COELHO, Jairo Faria Guedes ; MENDES, J. S. ; PEDROSA, L. . Fala, Canastra! Ações de Comunicação Comunitária para a Educação Ambiental na Serra da Canastra. Participação (UnB) , v. 14, p. 58-66, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COELHO, Jairo Faria Guedes ; MELO, Anderson L. S. . Rodrigo e a Pedra Fundamental - Minha Planaltina (T2 E1). 2018.

COELHO, Jairo Faria Guedes ; MELO, Anderson L. S. . Dona Lourdes e a Via-sacra - Minha Planaltina (T2 E2). 2018.

COELHO, Jairo Faria Guedes ; MELO, Anderson L. S. . Acácio e Guta e o Pequeno William - Minha Planaltina (T2 E4). 2018.

COELHO, Jairo Faria Guedes ; MELO, Anderson L. S. . Eliene e a Rodoviária de Planaltina - Minha Planaltina (T2 E3). 2018.

COELHO, Jairo Faria Guedes ; SOUZA, Ana Paula F. ; MELO, Anderson L. S. ; GUERRA, E. . Portela e o Parque Sucupira ? Minha Planaltina (T1 E4). 2016.

COELHO, Jairo Faria Guedes ; SOUZA, Ana Paula F. ; MELO, Anderson L. S. ; GUERRA, E. . Preto e o Teatro Lieta de Ló ? Minha Planaltina (T1 E2). 2016.

COELHO, Jairo Faria Guedes ; SOUZA, Ana Paula F. ; MELO, Anderson L. S. ; GUERRA, E. . Marley e a Pracinha do Museu ? Minha Planaltina (T1 E1). 2016.

COELHO, Jairo Faria Guedes . Sons do Cerrado. 2011.

COELHO, Jairo Faria Guedes . Sons do Cerrado. 2011.

COELHO, Jairo Faria Guedes . Dia D. 2010.

COELHO, Jairo Faria Guedes ; BRANDT, A. ; PEREIRA, C. . Agentevê - Ouvidoria na tevê. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COELHO, Jairo Faria Guedes . SOS Imprensa. 2009.

COELHO, Jairo Faria Guedes ; BRANDT, A. ; ALMEIDA, W. ; PEREIRA, C. . Agentevê - UnBTV e a comunidade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, Paulo ; BARRETO, A. ; FÉLIX, A. P. ; CALHEIROS, Carina ; BACCILE, C. ; RHAYLLA, G. ; BARRILLARI, M. ; BEZERRA, G. ; COELHO, Jairo Faria Guedes ; RODRIGUES, D. ; VELOSO, J. H. . Show Laugi Banda Vocal. 2013. Interpretação.

SANTOS, Paulo ; MARTUCHELLI, Luciana ; LIMA, F. ; COELHO, Jairo Faria Guedes ; CALHEIROS, Carina ; BACCILE, C. ; VARJÃO, Kelly ; MILLIONS, Bárbara ; PIRES, Q. ; BARRILLARI, M. ; BARRETO, A. ; RHAYLLA, G. ; LUCENA, P. ; OLIVEIRA, A. L. ; BEZERRA, G. ; CALIXTO, R. ; LABBATE, L. ; PAIVA, P. R. ; SOUTO, P. ; DUARTE, M. ; FONSECA, M. . Show Nosso Jeito. 2011. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Communication and Democracy: Media Accountability, Public Service Media, Internet Access and the Right to Information in Germany and Brazil, Descrição: No campo da comunicação, não apenas entre o Brasil e a Alemanha, mas também na Europa e na América Latina, a expansão da tecnologia digital trouxe um enorme desafio à mídia: a busca por um modelo de qualidade de produção, distribuição e acesso à informação. Se, de um lado, o acesso à internet pode estimular a responsabilização da mídia e dos jornalistas, obstáculos continuam a existir nas agendas compartilhadas de pesquisa. Os estudos da área apontam para um alto nível de concentração da propriedade da mídia, tentativas de governos de interferir no conteúdo divulgado pelas mídias e pouca responsabilidade de empresas e governos. Um risco à liberdade de expressão em países como o Brasil é o nível de paralelismo político entre interesses compartilhados entre proprietários de mídia e grupos políticos. A Europa também não está livre de sua parcela de dificuldades na comunicação e na democracia: a liberdade de expressão de refugiados e migrantes e as realizações do sistema de comunicação pública são temas prementes. A expertise trazida por três importantes universidades públicas brasileiras (Unesp, UnB e UFSC), combinada com a experiência e o investimento em pesquisa da Technische Universität Dortmund (Alemanha), pode ser tomada aqui como uma fonte única e rica de conhecimentos capaz de evitar as armadilhas e superar as deficiências que vêm dificultando a busca de formas de lidar com problemas comuns entre os dois países, como o déficit de credibilidade da mídia, a falta de confiança na democracia, a falta de financiamento dos sistemas públicos de radiodifusão e o papel da mídia no fortalecimento da vida cívica e no enfrentamento do déficit de responsabilização pública de governos democráticos. Nosso projeto oferece um esforço abrangente para lidar com esses aspectos complexos, compreendendo três dimensões de pesquisa teórica e empírica: responsabilização da mídia e serviço público de radiodifusão; acesso à internet e neutralidade da rede; e direito à informação e transparência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jairo Faria Guedes Coelho - Coordenador / Fernando Oliveira Paulino - Integrante / Danilo Rothberg - Integrante / Carlo Napolitano - Integrante / Caroline Kraus Luvizotto - Integrante / Daniele Seridório - Integrante / Jacques Mick - Integrante / Liziane Guazina - Integrante / Marcionize Bavaresco - Integrante / Marcos Urupá - Integrante / Rita Paulino - Integrante / Rogerio Christofoletti - Integrante / Sivaldo Pereira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Comunicação e Cidadania no Distrito Federal, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Oliveira Paulino em 26/05/2020., Descrição: O projeto Comunicação Comunitária e Cidadania no Distrito Federal promove a divulgação científica e a mobilização social a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas à Educomunicação realizadas com multiplicadores locais, estudantes e professores de escolas públicas de Regiões Administrativas do norte do Distrito Federal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jairo Faria Guedes Coelho - Integrante / Fernando Oliveira Paulino - Coordenador / Luiz Fernando Molina - Integrante / Yuri Soares Franco - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Políticas de comunicação, radiodifusão pública e cidadania: subsídios para o desenvolvimento sócio-cultural em Portugal e no Brasil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Oliveira Paulino em 23/02/2018., Descrição: Projeto desenvolvido por equipe com professores e pós-graduandos da Universidade do Minho e da Universidade de Brasília com a realização de estudos comparados sobre os sistemas públicos de comunicação no Brasil e em Portugal, problematizando os desafios que se colocam hoje à radiodifusão pública no espaço luso-brasileiro em contexto de adaptação da produção, difusão e acesso a conteúdos mediáticos em novas plataformas digitais. Organizado em quatro eixos principais, o plano de trabalhos visa contribuir para a produção de conhecimento na esfera das linhas de investigação dos dois grupos envolvidos e fortalecer a formação avançada de recursos humanos nas seguintes áreas: novas tecnologias, políticas de comunicação e conteúdos mediáticos, participação, cidadania e educação para os média. Para além da realização de atividades científicas que contribuam para sustentar políticas de fomento do desenvolvimento social e cultural, este projeto visa potenciar a integração de novos investigadores, ao fazer das ações de pesquisa laboratórios de aprendizagem/formação integrada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Jairo Faria Guedes Coelho - Integrante / Madalena Oliveira - Integrante / Sérgio Ribeiro de Aguiar Santos - Integrante / Elen Cristina Geraldes - Integrante / Sara Pereira - Integrante / Clarisse Pessôa - Integrante / LIZIANE SOARES GUAZINA - Integrante / Fernando Oliveira Paulino - Coordenador / Luís António Santos - Integrante / Pedro Portela - Integrante / Felisbela Lopes - Integrante / Teresa Alves - Integrante / Ivo Neto - Integrante / Nelia Rodrigues Del Bianco - Integrante / Carlos Eduardo Esch - Integrante / Mariana Martins de Carvalho - Integrante / Murilo César Ramos - Integrante / Flávia Pereira da Rocha - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Mídia e Ombudsman em países ibero-americanos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Oliveira Paulino em 30/11/2017., Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende mapear e investigar atividades de ombudsman em veículos de comunicação de países ibero-americanos com o objetivo de realizar balanço e sistematização de experiências em relação a características, desafios e resultados comuns e diferenciados entre os países. Também se pretende verificar o impacto das chamadas mídias sociais na atuação dos ombudsmen e as atuais formas de mediação entre os veículos de comunicação, seus profissionais e o público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jairo Faria Guedes Coelho - Integrante / Fernando Oliveira Paulino - Coordenador / Johnatan Reis - Integrante / Luma Poletti Dutra - Integrante / Aline Cristina Rodrigues Xavier - Integrante / Ricardo Viula - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Monitoramento e análise da programação e das produções jornalísticas emissoras de rádio da EBC em Brasília: Rádio Nacional AM, Rádio Nacional FM e MEC AM Brasília, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Liziane Soares Guazina em 01/11/2017., Descrição: Desenvolver atividades de pesquisa, monitoramento e análise da programação e das produções jornalísticas das emissoras de rádio da EBC em Brasília: Rádio Nacional AM, Rádio Nacional FM e MEC AM Brasília.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jairo Faria Guedes Coelho - Integrante / Fernando Oliveira Pauino - Integrante / Luiz Martins da Silva - Integrante / LIZIANE SOARES GUAZINA - Coordenador / Carlos Eduardo Esch - Integrante / Patrícia Colmenero - Integrante / Alberto Marques - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Projeto Comunicação Comunitária e Cidadania: Cobertura e participação em rádios comunitárias do DF, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Oliveira Paulino em 30/11/2017., Descrição: O grupo de pesquisa Comunicação Comunitária e Cidadania reúne ações de pesquisa, extensão e ensino. Aliado ao programa de extensão Comunicação Comunitária, o grupo tem por objetivo: contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica da prática da Comunicação e problematização do cenário atual da mídia; ampliar para estudantes de outras áreas e líderes comunitários (principalmente de Planaltina-DF) a possibilidade de pensar e usar a Comunicação para a mobilização social, promoção da participação e o desenvolvimento humano; desenvolver ou reforçar a responsabilidade social dos estudantes de Comunicação e de outros áreas do conhecimento; contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades, como Planalinta, utilizando a Comunicação como instrumento de mobilização social para que os moradores dessas localidades possam se expressar e debater as dificuldades que enfrentam; ampliar o trabalho de democratização da Comunicação para comunidades que não têm ou possuem pouco acesso aos meios de Comunicação. O grupo de pesquisa propõe novas metodologias para a prática de extensão - a partir da produção de vídeos, cds de música e spots de rádio, kits audiovisuais, cartilhas, tutoriais, livros etc.; analisa os processos e resultados alcançados pelo projeto de extensão Comunicação Comunitária; registra, em publicações científicas, as ações de mobilização social com a intenção de promover o debate acadêmico e replicação das ações por outras instituições.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jairo Faria Guedes Coelho - Integrante / Fernando Oliveira Paulino - Coordenador / Juliana Soares Mendes - Integrante / Leyberson Lelis Pedrosa - Integrante / viviane brochardt - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Expocom - Etapa Centro-Oeste, Intercom.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - 2019

    Ministerio da Defesa

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2019 - 2019

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor de disciplinas obrigatórias e optativas da Faculdade de Comunicação: Roteiro, Produção e Realização em Áudio; Produção Publicitária Audiovisual; Comunicação Comunitária; e Oficina Básica de Audiovisual.

  • 2015 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário

    Outras informações:
    - Professor das disciplinas ligadas ao Programa de Extensão Comunicação Comunitária; - Coordenação de atividades vinculadas ao Programa.

  • 2015 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista

    Outras informações:
    Jornalista coordenador das atividades vinculadas à produção de vídeos no projeto "Comunicação Comunitária e o patrimônio cultural e natural de Planaltina", executado no âmbito do Programa de Extensão Universitária (ProExt).

  • 2015 - 2015

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

  • 2014 - 2015

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário

  • 2014 - 2015

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Participação Externa, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Jornalista da Comissão UnB.Futuro.

  • 2014 - 2014

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Termo de Cooperação entre UnB e EBC. A realização das investigações inseridas no Termo contribuem com o aperfeiçoamento do conteúdo da EBC a partir do monitoramento e análise da programação e das produções jornalísticas das emissoras de rádio da EBC em Brasília: Nacional AM, Nacional FM e MEC AM.

    Atividades

    • 01/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2014 - 11/2016

      Ensino, Abi - Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Comunitária, Comunicação Comunitária 2, Comunicação e Universidade, Imprensa e Sociedade, Introdução à Comunicação, Jornalismo e Políticas Públicas Sociais

    • 01/2014 - 11/2016

      Extensão universitária , Faculdade de Comunicação, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Extensão Comunicação Comunitária.

    • 07/2008 - 08/2010

      Estágios , UnBTV, .,Estágio realizado, Produtor de TV.

  • 2010 - 2011

    TV Escola

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Produtor, Carga horária: 40

  • 2010 - 2010

    Agência de Notícias dos Direitos da Infância

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Free Lancer, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atividade: Classificação de notícias para pesquisa sobre Polícias Públicas de Comunicação realizada pela Agência Nacional de Direitos da Infância.

  • 2007 - 2008

    Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessoria de Imprensa, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Auxílio nas atividades da assessoria de imprensa da OTCA: alimentação de site, produção de boletim eletrônico e diagramação e revisão de materiais de divulgação.

  • 2007 - 2007

    Instituto de Estudos Socioeconômicos

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assessoria de Imprensa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Auxílio nas atividades da assessoria de imprensa do Inesc e na realização do evento "A mulher e os desafios da emancipação", ocorrido em agosto de 2007, promovido pela Aliança Global para Ação Contra a Pobreza (GCAP).

  • 2008 - 2010

    UnBtv

    Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Produtor/Repórter, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Produção e edição de reportagens e programas para a UnBTV.

  • 2008 - 2008

    Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Dep.

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessoria de Imprensa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxílio nas atividades da assessoria de imprensa da CTASP: alimentação de site e produção de informativo impresso semanal.

  • 2006 - 2015

    Associação Artística Laugi

    Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Cantor e Administrador

    Outras informações:
    - Atuação como tenor nos vários espetáculos realizados pelo grupo dentro e fora de Brasília. - Coordenação de atividades administrativas, principalmente aquelas ligadas à divulgação, como produção de material promocional, contato com a imprensa e administração das redes sociais.

  • 2015 - 2019

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2013

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2016 - 2016

    Instituto de Educação Superior de Brasília

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor da disciplina Gestão Estratégica e de Projetos em Internet, da Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia. Orientador de TCC no mesmo curso.

    Atividades

    • 05/2016 - 11/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia, Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia.,Atividade realizada, Orientação de TCC.

    • 04/2016 - 11/2016

      Ensino, Jornalismo Digital e Produção Multimídia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Estratégica e de Projetos em Internet, Orientação de TCC