Marcela Ettinger Nascimento

Trabalhou na Prefeitura Municipal de São Vicente. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Turismo, conforme graduação. Nessa em qual buscou-se consolidar uma práxis investigativa que contribua para a inserção social, formação integrativa e produção de conhecimento que objetive atender a uma demanda específica em localidades e lugares turísticos, em relação a expansão das atividades no comércio e serviços no seu em torno, embora não o desprivilegiando de um senso e olhar crítico.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Psicanálise e saúde mental

2023 - Atual

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: AS MARGINAIS ALMAS DE CARSINI: a necessidade al-kîmiy(k)ã de transmutar os elixirs ps condicionados pela segregação social psiquica

Especialização em Docência na educação profissional e ensino técnico

2023 - 2024

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: A COMUNIDADE GÍMNICA: um breve pensar a partir da identidade-referência e o ?ginasta?.

Graduação em Gestão de Turismo

2017 - 2021

Instituto Federal de São Paulo
Título: A EFEMERIDADE TURÍSTICA EM TORNO DA COMPREENSÃO DE LUGAR: há fluidez no entendimento de lugar turístico de Praia Grande-SP?
Orientador: Júlio César Zandonadi

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

E. E. Dr. Antonio Ablas Filho

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Drogas de abuso e tratamento farmacológico da dependência. (Carga horária: 32h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Understanding and Addressing Extremism Teach-Out. (Carga horária: 28h). , University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.

2022 - 2022

Extensão universitária em UFOs: Scanning the Skies Teach-Out. (Carga horária: 28h). , University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.

2022 - 2022

Extensão universitária em INTRODUÇÃO À ECONOMIA DO TRABALHO: TEORIAS E POLÍTICAS. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em TERCEIRA SESSÃO DA QUARTA MOSTRA VIRTUAL CINEMA E DITADURA. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2021 - 2021

MESA: O QUE É UM PERIÓDICO CIENTÍFICO? DA SUBMISSÃO À GESTÃO EDITORIAL. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2021 - 2021

SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO SOBRE ACESSO ABERTO E CIÊNCIA ABERTA. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em CICLO DE PALESTRAS DIALOGANDO SOBRE DIREITOS, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em XIX SEMANA DE HISTÓRIA - UFG: HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em CIBERFEMINISMO, EDUCAÇÃO/PATRIARCADO E INTERSECCIONALIDADE. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em HISTÓRIA E CACHAÇA. (Carga horária: 10h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2020 - 2020

4a ESCOLA DE PESQUISADORES DO CAMPUS USP SÃO CARLOS. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Comissão julgadora das bancas

Thaís de Oliveira

OLIVEIRA, T.; ZANDONADI, J. C.; LIMA, R. R. A.. A EFEMERIDADE TURISTICA ENTORNO DA COMPREENSÃO DE LUGAR: HÁ FLUIDEZ NO ENTENDIMENTO DE LUGAR TURÍSTICO DE PRAIA GRANDE-SP?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de São Paulo.

Outras produções

NASCIMENTO, MARCELA ETTINGER. . www.futurelearn.com/profiles/16176853. 2021; Tema: Extensão universitária. (Blog).

NASCIMENTO, MARCELA ETTINGER. . https://sites.google.com/view/enigma-264/enigma. 2015; Tema: Literatura e dadaísmo. (Site).

NASCIMENTO, MARCELA ETTINGER. . m.facebook.com/en.marcela. 2011; Tema: Variedades e relações sociais. (Rede social).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 230

Outras informações:
Prestar informações sobre pontos histórico-culturais para munícipes e turistas; apoio em eventos, feiras e exposições; realizar monitoria nos atrativos; auxiliar na elaboração de projetos; serviços administrativos; efetuar contatos com trade; realizar pesquisas e estudos diversos.

2022 - 2022

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Curso de extensão, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 3

Outras informações:
Terceira sessão da IV Mostra Virtual Cinema e Ditadura com o documentário e reportagem "Ditadura criou cadeias para índios com trabalhos forçados e torturas" (2013) de André Campos e debate sobre a questão indígena durante o período da ditadura empresarial-militar no Brasil. Participam deste evento a Professora Joana D'Arc Fernandes Ferraz, o Professor e Coordenador do cineclube Lumière Joaquim Ferreira, Paulo Tupinikim (Coordenador geral da APOINME), Marcelo Zelic (Coordenador do Armazém Memórias) e Débora Tupinikim (Pesquisadora do Centro de Referência Virtual Indígena).

2021 - 2021

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Seminário, Enquadramento Funcional: Espectador, Carga horária: 2

Outras informações:
A Comissão Editorial da Revista Ensaios de Geografia certifica a participação como ouvinte/espectador neste evento: "O que é um periódico científico? Da submissão à gestão editorial". Tal teve como objetivo explicar como funciona uma revista, seus critérios avaliativos e seu papel na difusão do conhecimento, foi realizado esse evento, organizado pela Comissão Editorial da Revista Ensaios de Geografia, por meio de uma mesa que conversou acerca do funcionamento dos periódicos científicos. Tratando de questões como o papel dos editores, pareceristas e autores, bem como as dinâmicas que compõem o processo de publicação. O intuito foi sendo de familiarização do corpo discente com a atividade de produção de conhecimento científico, suas linguagens e formas, e aproximar esses do meio de divulgação do saber, seja integrando-se a um Comitê Editorial ou submetendo suas pesquisas.

2020 - 2020

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Evento de extensão, Enquadramento Funcional: Espectador, Carga horária: 40

Outras informações:
Tendo participado como ouvinte do evento de extensão, XIX Semana de História - UFG: A história em tempos de crise: anticientificismos, negacionismos, revisionismos, realizada nos dias 7 a 11 de dezembro de 2020. Para tanto, contou com duas conferências, quatro mesa-redondas, trinta simpósios temáticos e oito mini-cursos, atividades que reuniu pesquisadores, professores e estudantes de diversas áreas e de várias instituições de todo o Brasil. Sendo o Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH) quem prestou apoio em sua divulgação.

2022 - 2022

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Curso de extensão, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 40

Outras informações:
O Curso é uma iniciativa pioneira do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) do Instituto de Economia da UNICAMP. Todas as aulas são ministradas por pesquisadores do CESIT. O objetivo é apresentar a área de estudos da Economia do Trabalho, mapeando os principais temas, delimitando; atores, ordenamento e tensões, explicando os conceitos e indicadores mais usados, identificando as questões teóricas mais debatidas no Brasil e mostrando como as instituições e as políticas públicas estruturam o mercado de trabalho e regulam as relações de emprego.

2021 - 2021

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Seminário, Enquadramento Funcional: Espectador, Carga horária: 4

Outras informações:
A American Chemical Society (ACS) - por meio da Divisão de Publicações da ACS, e da Universidade Estadual de Campinas - por meio das Bibliotecas da Unicamp (SBU), certificou essa participação no evento: Seminário Latino-Americano de Ciência Aberta e Acesso Aberto. Tematizando sobre as instituições acadêmicas que podem apoiar e estimular a publicação em acesso aberto e aumentar o impacto e a visibilidade de suas pesquisas. Ciência Aberta refere-se a iniciativas para tornar a pesquisa e sua divulgação aberta e acessível em todas as suas fases. Portanto, o Acesso Aberto refere-se ao movimento que visa tornar os resultados da investigação científica amplamente disponíveis e acessíveis, mediante termos ou licenças específicas que permitam a reutilização por qualquer pessoa ou instituição que pretenda aceder.

2020 - 2020

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Evento de extensão, Enquadramento Funcional: Espectador, Carga horária: 20

Outras informações:
Tendo sido participante do evento de extensão "ciclo de palestras dialogando sobre direitos, cidadania e políticas públicas em tempos de pandemia e de isolamento social". O ciclo de palestras que visou discutir questões específicas relativas a grupos sociais nesse contexto de precarização do trabalho e de pandemia decorrente da covid-19, considerando a relação capital e trabalho e as desigualdades engendradas na estrutura capitalista em tempos de ultraneoliberalismo e de conservadorismo. Tal ciclo de palestras fez parte do projeto " covid-19 dialogando sobre diversidade, direitos e cidadania em tempos de pandemia e de isolamento social ?, vinculado ao programa de promoção de direitos humanos, sociais e cidadania (PRAIDIH), que foi executado em articulação com o programa de pós-graduação em políticas públicas (PPGPP) e o núcleo de estudos e pesquisas sobre sociedade direitos e políticas públicas (NUSDIPP).

2020 - 2020

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Evento de extensão, Enquadramento Funcional: Espectador, Carga horária: 12

Outras informações:
Tendo participado do evento de extensão "ciberfeminismo, educação/patriarcado e interseccionalidade: diálogos em tempos de pandemia.", evento do programa de pós-graduação em políticas públicas que teve como proponente a professora Dra. Solange Maria Teixeira e Elaine Ferreira do Nascimento. Tratou-se de um evento que visou discutir o feminismo a luz de teorias que reforçam a interseccionalidade, ciberfeminismo, patriarcado e outras dimensões teóricas da análise das situações das mulheres em contexto de pandemia.

2023 - 2023

Universidade de São Paulo

Vínculo: Curso de extensão, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 32

Outras informações:
As drogas (lícitas ou ilícitas) atuam no cérebro humano alterando a atividade mental. Sua capacidade de levar a instalação da dependência depende da intensidade dos seus efeitos reforçadores positivos, que conduzem ao prazer. O entendimento de seus mecanismos de ação e consequentes efeitos (agudos e crônicos) é de grande importância para a prevenção e tratamento de indivíduos que fazem uso dessas substâncias. O Curso pretende abordar as principais drogas de abuso, enfatizando suas ações agudas e crônicas, e o tratamento da dependência.

2020 - 2020

Universidade de São Paulo

Vínculo: Evento de extensão, Enquadramento Funcional: Espectador, Carga horária: 16

Outras informações:
O evento de extensão "4a ESCOLA DE PESQUISADORES DO CAMPUS USP SÃO CARLOS," foi formatado para contemplar todas as áreas do conhecimento, incluindo: Exatas/Engenharias, Biológicas/Biomédicas e Humanas/Sociais. Como resultados, ressaltando a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado-da-arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados.

2020 - 2020

Universidade de São Paulo

Vínculo: Curso de extensão, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 10

Outras informações:
Curso de Extensão Universitária na modalidade de Difusão: HISTÓRIA E CACHAÇA. O curso foi dividido em 4 aulas temáticas, cada uma delas abordando um aspecto diferente relacionado à História da Cachaça no Brasil. Objetivou-se instrumentalizar os(as) alunos(as) para refletirem a respeito de alimentos e bebidas de seu cotidiano e como isso impacta a história de onde moram. A História da Alimentação em geral, e a História das bebidas em particular, podem evidenciar aspectos ocultos numa primeira leitura da realidade. Por meio da História da Alimentação pode-se pensar sobre a economia, patrimônio, literatura e aspectos religiosos e antropológicos de práticas quase nunca vistas sob esse prisma. Dessa forma, outro dos objetivos do curso foi fazer com que os alunos questionem seu cotidiano, pensem em práticas do dia a dia e revejam suas relações com alimentos e bebidas. Também foram indicadas fontes e novas maneira de abordar os temas propostos.

2022 - 2022

University Of Michigan

Vínculo: Extensão, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 28

Outras informações:
Este Teach-Out, Understanding and Addressing Extremism Teach-Out (compreendendo e abordando o ensino sobre o extremismo), cobriu a história do terrorismo internacional e doméstico, bem como questões atuais relacionadas ao radicalismo on-line, desinformação, polarização política, teorias conspiratórias e exemplos recentes de extremismo. Também forneceu aos alunos formas de ação.

2022 - 2022

University Of Michigan

Vínculo: Extensão, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 28

Outras informações:
Neste Teach-Out, UFOs: Scanning the Skies (OVNIs: scanning the skies), os alunos ouviram especialistas multidisciplinares sobre a história dos OVNIs, possíveis explicações para fenômenos aéreos não identificados, análise de vídeos e relatórios e a posição dos OVNIs.