Gaya de Castro Cunha
Graduanda de bacharelado em Letras com habilitação em Grego Antigo e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Graduanda de licenciatura em Letras com habilitação em Grego Antigo e Português pela Faculdade de Educação da mesma universidade. É membra do ''Panastér: Grupo de Estudos de Literatura Grega Antiga'', vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq ''Estudos sobre Jambo, Elegia, Mélica e Música na Antiguidade Clássica''. É membra do "Hellenistica", grupo também cadastrado no CNPq, voltado ao estudo da produção literária do período helenístico. Entre setembro de 2021 e agosto de 2022, desenvolveu sua primeira pesquisa de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que se baseou em traduzir, do grego para o português, os capítulos 1 a 9 do tratado retórico Da Combinação das Palavras, de Dionísio de Halicarnasso. Desenvolve agora sua segunda pesquisa, também a nível de Iniciação Científica com financiamento da FAPESP, que visa concluir a tradução integral do mesmo tratado.
Informações coletadas do Lattes em 13/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Licenciatura - Português/Grego Antigo
2020 - Atual
Graduação em andamento em Bacharelado em Letras Clássicas e Letras Lusófonas
2019 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: Tudo é retórica: tradução e introdução do tratado Da Combinação das Palavras, de Dionísio de Halicarnasso
Orientador: Fernando Rodrigues Junior
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Graduação interrompida em 2019 em Bacharelado em Letras - Português/Francês
2018 - Atual
Universidade Federal de São Paulo
Ano de interrupção: 2019
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Paleografia: Modelos, Métodos e Estudos de Caso. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2021 - 2021
General English. (Carga horária: 43h). , Britannia English Academy Limited, BEA, Inglaterra.
2021 - 2021
An Introduction to Greek Palaeography. (Carga horária: 7h). , University of London, UL, Inglaterra.
2020 - 2020
Extensão universitária em Sábado no Museu: viagens virtuais à Grécia antiga (https://meet.google.com/. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Métrica grega (https://meet.google.com/etn-gbba-kwn / https://drive.google.. (Carga horária: 25h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Seminário sobre a obra A vida do Espírito, de Hannah Arendt.. (Carga horária: 27h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Oficina de iniciação à tradução e ao vocabulário filosófico de Nietzsche:. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2011 - 2012
Graduação incompleta em Arquitetura e Urbanismo. , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Poesia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Retórica Antiga.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tradução.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Clássicos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Lusófonos.
Organização de eventos
CUNHA, Gaya de Castro. ; RAGUSA, G. ; MACEDO, J. M. M. ; CARVALHO, T. R. ; OLIVEIRA, J. ; SOARES, M. S. . III SIC Letras Clássicas. O Simpósio foi realizado na Universidade de São Paulo, entre os dias 08 e 11 de agosto de 2022, totalizando uma carga horária de 16 horas. 2022. (Outro).
CUNHA, Gaya de Castro. ; RAGUSA, G. . Panastér. Caminhos da Hélade: Navegando com Jasão e Pausânias.. 2021. (Outro).
CUNHA, Gaya de Castro. . ROSÁCEA: Exposição Orides Fontela.. 2019. (Exposição).
CUNHA, Gaya de Castro. . V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, entre os dias 25 e 29 de março de 2019.. 2019. (Outro).
CUNHA, Gaya de Castro. . Colóquio Orides Fontela: 50 anos de Transposição.. 2019. (Outro).
CUNHA, Gaya de Castro. . Simpósio Machado de Assis, 180 anos: trabalhos em andamento, autor em construção.. 2019. (Outro).
CUNHA, Gaya de Castro. . Sarau Literário: Elegia.. 2018. (Outro).
CUNHA, Gaya de Castro. ; RAGUSA, G. . Panastér. Caminhos da Hélade: Navegando com Jasão e Pausânias.. 2021. (Outro).
Participação em eventos
Cultures of Anti-Racism in Latin America. O Simpósio ocorreu dos dias 20 a 26 de Abril de 2022 na Universidade de Manchester no Reino Unido, totalizando uma carga de 80 horas. 2022. (Simpósio).
III SIC Letras Clássicas."Tudo é retórica: notas sobre a tradução de Peri Synteseos Onomaton, de Dionísio de Halicarnasso". Comunicação realizada na Universidade de São Paulo, no dia 11 de agosto de 2022.. 2022. (Simpósio).
"Retorno a dois temas: sobre Afrodite e eros no romance grego, e sobre a tradução dos Clássicos"; palestra realizada no dia 5 de dezembro de 2020, com carga horária de 1h30. 2020. (Outra).
4ªJornada do Romance Antigo: Eros e Afrodite; realizada em 16 de novembro de 2020, com carga horária de 4 horas. 2020. (Outra).
VI Semana de Estudos sobre o Período Helenístico: a produção dramática no período helenístico e sua influência na literatura greco-latina posterior; realizada nos dias 10 e 11 de março de 2020, com carga horária de 12 horas. 2020. (Outra).
Arquivos e manuscritos. O processo de transposição dos cadernos de Ricardo Piglia para os três volumes dos Diarios de Emilio Renzi; coordenado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP; realizado em 14/03/2019, com carga horária de 1h40.. 2019. (Outra).
Colóquio Orides Fontela: 50 anos de Transposição. (https://coloquiooridesfont.wixsite.com/coloquioorides). ROSÁCEA: pinturas a óleo a partir de poemas de Orides Fontela.. 2019. (Exposição).
Conferência Os outros em mim; promovido pelo Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (FFLCH/USP); realizado no dia 19 de março de 2019, com carga horária de 2 horas. 2019. (Outra).
CPCP recebe o escritor Gonçalo M. Tavares; promovida pelo Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP, no dia 27/08/2019, com carga horária de 3 horas. 2019. (Outra).
XIV Semana de Filologia da USP; promovida pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP; realizada entre 22 e 26 de abril de 2019, com carga horária de 40 horas.. 2019. (Outra).
Colóquio Mímese e Representação; coordenado pela UNIFESP, o Núcleo de Estudos Clássicos e Centro de Estudos Helênicos Areté; realizado em 23/06/2018, com carga horária de 3 horas.. 2018. (Simpósio).
Jornada Traduzir Aristóteles; coordenado pelo Núcleo de Estudos Clássicos e o Laboratório de Estudos de Linguagem da UNIFESP; realizado em 31/10/2018; com carga horária de 5 horas.. 2018. (Outra).
Mesopotâmia 3200 A.E.C.: contabilidade, escrita e a vida em metrópole; coordenado pela UNIFESP e o Centro de Estudos Helênicos Areté; realizado em 10/11/2018 com carga horária de 4 horas.. 2018. (Outra).
Sarau Literário ? Elegia; coordenado pelo prof. dr. Gustavo Scudeller da UNIFESP; realizado em 18/10/2018 com carga horária de 1h30.. 2018. (Outra).
Foi orientado por
"Tudo é retórica": tradução e introdução do tratado Da composição das palavras, de Dionísio de Halicarnasso; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Uma vez concluída uma tradução do grego para o português dos capítulos 1 a 9 do tratado Peri Synteseos Onomaton (Da combinação das palavras), de Dionísio de Halicarnasso, em minha primeira pesquisa de Iniciação Científica (FAPESP, n. 2021/03081-8), o objetivo deste novo estudo é fornecer uma tradução dos capítulos que faltam para que tenhamos, em português, o texto completo do tratado, cuja importância dentro da tradição retórica é inegável. Ao privilegiar a elocução em detrimento da descoberta de argumentos, Dionísio une-se a Demétrio e Longino no cânone de um ramo da retórica que alguns estudiosos chamam de "crítica literária antiga". Além de concluir a tradução integral de Peri Synteseos Onomaton, que permanece inédito e insuficientemente estudado em países lusófonos, este estudo oferecerá uma análise do conceito de eufonia no tratado, que apresenta, segundo Stanford, a discussão mais elaborada do assunto na Grécia Clássica.
2021 - 2022
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
A pesquisa propõe uma tradução, precedida de estudo introdutório, dos capítulos 1 a 9 do tratado Da Combinação das Palavras, do rétor Dionísio de Halicarnasso.
2023 - Atual
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Uma vez concluída uma tradução do grego para o português dos capítulos 1 a 9 do tratado Peri Synteseos Onomaton (Da combinação das palavras), de Dionísio de Halicarnasso, em minha primeira pesquisa de Iniciação Científica (FAPESP, n. 2021/03081-8), o objetivo deste novo estudo é fornecer uma tradução dos capítulos que faltam para que tenhamos, em português, o texto completo do tratado, cuja importância dentro da tradição retórica é inegável. Ao privilegiar a elocução em detrimento da descoberta de argumentos, Dionísio une-se a Demétrio e Longino no cânone de um ramo da retórica que alguns estudiosos chamam de "crítica literária antiga". Além de concluir a tradução integral de Peri Synteseos Onomaton, que permanece inédito e insuficientemente estudado em países lusófonos, este estudo oferecerá uma análise do conceito de eufonia no tratado, que apresenta, segundo Stanford, a discussão mais elaborada do assunto na Grécia Clássica.
2021 - 2022
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações:
A pesquisa propõe uma tradução, precedida de estudo introdutório, dos capítulos 1 a 9 do tratado Da Combinação das Palavras, do rétor Dionísio de Halicarnasso.
Você é Gaya de Castro Cunha?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gaya de Castro Cunha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?