Welligtton Silva Cavedo

Graduado em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília e Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, alocado na Diretoria de Políticas Sociais - DISOC. Tem experiência em Web scrap, cruzamento de base de dados grandes (Big Data) usando SQL e T-SQL, tratamento de dados (Linguagem R) e criação de metadados e dicionários de bases de dados. Certificado em Inovação e Empreendedorismo na George Washington University em 2014.

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Redes de Comunicações

2013 - 2020

Universidade de Brasília, UnB
Título: Uma Abordagem IoT em Tecnologias Assistivas
Orientador: Claudia Jacy Barenco Abbas

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Colégio Notre Dame Brasília

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Leadership and Entrepreneurship with Focus on Innovation. (Carga horária: 200h). , George Washington University, GWU, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Avaliação de Políticas de Saúde, Descrição: O objetivo do projeto que será apoiado pelos bolsistas é avaliar diferentes tipos de intervenções em saúde, tais como, políticas, programas e serviços de saúde. A avaliação é um elemento-chave para a atuação efetiva e eficiente do Estado, especialmente no tocante ao ciclo de políticas públicas. Quando realizada antes da implementação das intervenções, ela orienta a decisão para a seleção da alternativa mais efetiva, eficaz e eficiente. Quando feita após a implementação da intervenção, produz informações que subsidiam a correção de rumo, caso seja necessária. Nesse projeto são utilizadas diferentes abordagens metodológicas para a realização de avaliações executivas, de diagnóstico do problema, de desenho, de implementação, de governança, de resultados, de impacto, de retorno econômico e social, além de avaliações de eficiência. Essas avaliações fazem usos de diferentes bases de dados de pesquisas amostrais e registros administrativos, particularmente da área de saúde, mas também utilizam bases de outras áreas sociais e bases econômicas. Assim, os bolsistas apoiaram a equipe envolvida no projeto na organização de bancos de dados envolvendo as bases de interesse de projeto, realizando leitura, tratamento, documentação e análises a partir dessas bases. Em termos estratégicos o objetivo é realizar pesquisas de excelência para aprimoramento de políticas de saúde. Além disso, essas avaliações ampliam a cooperação e articulação com outros órgãos governamentais com vistas a influenciar a avaliação e revisão de políticas. A área de saúde da Disoc tem participado de avaliações de ações e programas selecionados pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas (CMAP) e em atividades relacionados à assessoria ou colaborações com o Ministério da Saúde. Com os resultados do projeto, espera-se contribuir para esses objetivos estratégicos do Ipea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Welligtton Silva Cavedo - Integrante / Luciana Mendes Santos Servo - Coordenador.

  • 2019 - 2020

    Institucionalização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, Descrição: O projeto visa a fundamentação teórica e metodológica para Institucionalização da FAPDF. Desenvolver pelos grupos temáticos de pesquisa com objetivo de promover ciência, pesquisa e inovação e auxiliar as implementações de ações decorrentes da governança da FAP-DF. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Welligtton Silva Cavedo - Integrante / Antônio Nascimento Júnior - Coordenador.

  • 2018 - 2020

    IpeaDATA_Lab, Descrição: O IpeaDATA-lab, laboratório dados da presidência do Ipea, atua nas áreas manipulação e integração de bases de dados, especialmente registros administrativos. As atividades incluem: a) mapeamento do universo de bases de dados, b) documentação e avaliação da qualidade das bases, c) obtenção e carga dos dados, d) desenvolvimento de metodologias de integração destes dados, d) criação de uma base integrada para subsidiar avaliações de políticas públicas e e) realizar avaliações de políticas públicas. O governo federal dispõe de um rico conjunto de registros administrativos (cadastros, benefícios concedidos, registros de saúde e educação, mercado de trabalho). Entretanto estes dados se encontram em sistemas separados, dificultando a avaliação dos impactos destes programas. O projeto visa garantir a interoperabilidade destas bases e o uso destas para subsidiar avaliações de impacto de políticas públicas no âmbito do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais (CMAP). O laboratório fará uso de ferramentais da ciência da computação, ciência de dados, estatística e economia para: testar a qualidade dos dados recebidos, desduplicar observações, integrar as bases de dados usando técnicas de record linkage probabilístico, modelar os dados de forma otimizada para análises estatísticas e econométricas. Uma vez consolidada, esta base servirá para realização de monitoramento e avaliação de impacto de políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Welligtton Silva Cavedo - Integrante / André Sampaio Zuvanov - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2020

Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador C

2021 - Atual

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2018 - 2021

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa