Mariana Bertozzi Matheus

Graduanda em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Botucatu. Bolsista FAPESP, trabalha no projeto de Iniciação Científica intitulado: Avaliação da ação da Epigalocatequina-3-galato, flavonóide presente no chá-verde, na ativação da eNOS e produção de Óxido Nítrico em modelo in vitro de Pré-eclâmpsia no Laboratório Integrado de Farmacologia Celular e Molecular do departamento de Biofísica e Farmacologia do Instituto de Biociências de Botucatu. Foi professora voluntária do projeto de Alfabetização de Adultos por Meio da Educação em Saúde e atualmente participa da coordenação do projeto de extensão Meninas na Ciência.

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biomédicas

2017 - Atual

Instituto de Biociencias de Botucatu

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

ETEC Jacinto Ferreira de Sá- Ourinhos

Formação complementar

2020 - 2020

Nutrition and Lifestyle in Pregnancy. (Carga horária: 7h). , Ludwig-Maximilians-Universität München (offered through Coursera), LMU, Alemanha.

2020 - 2020

Foundations of Public Health Practice: Health Protection. (Carga horária: 9h). , Imperial College London (offered through Coursera), ING, Inglaterra.

2018 - 2018

Entre vivos e mortos... a vida pulsa! (Entomologia Forense). (Carga horária: 7h). , Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP, IBB, Brasil.

2018 - 2018

Estágio Observacional: Laboratório Integrado de Farmacologia Celular e Mol.. (Carga horária: 30h). , Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP, IBB, Brasil.

2018 - 2018

Estágio Observacional: Laboratório de Experimentação em Produtos Naturais. (Carga horária: 30h). , Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP, IBB, Brasil.

2012 - 2015

Inglês. , Kumon Instituto de Educação Ltda, KUMON, Brasil.

2009 - 2011

Desenvolvimento Tecnológico. (Carga horária: 96h). , Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

1° Simpósio Paulista de Saúde Sexual e Sexologia. 2020. (Simpósio).

23° Encontro Nacional de Biomedicina. 2020. (Encontro).

4° Simpósio de Vegetarianismo. 2020. (Simpósio).

3° Simpósio de Vegetarianismo. 2019. (Simpósio).

21° Encontro Nacional de Biomedicina (ENBM). 2018. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Carlos Alan Candido Dias Junior

SANDRIM, V. C.;DIAS-JUNIOR, CARLOS ALAN CANDIDO; CAMACHO, C. R. C.. Avaliação da ação da EGCG, composto do chá-verde, sobre a função endotelial em modelo in vitro de Pré-Eclâmpsia. 2023. Dissertação (Mestrado em Farmacologia e Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F.

Foi orientado por

Ariane Leite Rozza

Atividade de Formação Complementar; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biomédicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Ariane Leite Rozza;

Valeria Cristina Sandrim

Avaliação da ação da sepiapterina sobre a função da eNOS em modelo in vitro de pré-eclâmpsia; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Valeria Cristina Sandrim

Avaliação da ação da Epigalocatequina-3-galato, flavonóide presente no chá-verde, na ativação da eNOS e produção de Óxido Nítrico em modelo in vitro de Pré-eclâmpsia; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biomédicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Valeria Cristina Sandrim;

Produções bibliográficas

  • VIANA-MATTIOLI, SARAH ; CINEGAGLIA, NAIARA ; BERTOZZI-MATHEUS, MARIANA ; BUENO-PEREIRA, THAINA OMIA ; CALDEIRA-DIAS, MAYARA ; CAVALLI, RICARDO CARVALHO ; SANDRIM, VALERIA CRISTINA . SIRT1-dependent effects of resveratrol and grape juice in an in vitro model of preeclampsia. BIOMEDICINE & PHARMACOTHERAPY , v. 131, p. 110659, 2020.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Avaliação da ação da Epigalocatequina-3-galato, flavonóide presente no chá-verde, na ativação da eNOS e produção de Óxido Nítrico em modelo in vitro de Pré-eclâmpsia, Descrição: A pré-eclâmpsia (PE) é uma doença responsável por alta morbidade e mortalidade materna e fetal, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil. Dentre os desequilíbrios vasculares que contribuem para a disfunção endotelial observada na doença está a diminuição da biodisponibilidade de Óxido Nítrico (NO) e o estresse oxidativo gerado por um desequilíbrio entre forças oxidantes e antioxidantes dos organismo. Estudos realizados têm mostrado o forte ação antioxidante de fitoquímicos encontrados em alimentos e bebidas e como alguns, incluindo os flavonóides, podem ser capazes de diminuir a pressão arterial. Dentre esses flavonóides está a Epigalocatequina-3-galato (EGCG), encontrada no chá verde, que através de uma série de fosforilações de proteínas, é capaz de ativar a Óxido Nítrico Sintase Endotelial (eNOS), enzima precursora do NO, aumentando, consequentemente, sua produção e promovendo a vasodilatação. Observando esses efeitos em doenças hipertensivas, células endoteliais da veia do cordão umbilical humano (HUVECS) serão, então, incubadas com plasma de gestantes pré-eclâmpticas, hipertensas e saudáveis, na presença ou ausência da EGCG para avaliação da ação desse fitoquímico na PE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Bertozzi Matheus - Integrante / VALERIA CRISTINA SANDRIM - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP, Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP. , Rua Professor Doutor Antonio Celso Wagner Zanin, Unesp Campus de Botucatu, 18618689 - Botucatu, SP - Brasil, Telefone: (14) 38800238

Experiência profissional

2020 - Atual

Instituto de Biociências de Botucatu, Unesp

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista FAPESP de Iniciação Científica com o projeto: Avaliação da ação da Epigalocatequina-3-galato, flavonóide presente no chá-verde, na ativação da eNOS e produção de Óxido Nítrico em modelo in vitro de Pré-eclâmpsia

2020 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: