Camila Cristina de Moura Abreu

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fui extensionista voluntária pelo RECAJ (Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça e Solução de Conflitos) e Pesquisadora bolsista por Iniciação Científica PROBIC pela FAPEMIG com orientação da Dra. Profª. Adriana Goulart de Sena Orsini. Prestei Serviço Voluntário na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, na 2ª Instância Cível por um mês, realizei também, estágio no Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), no setor de pesquisa CePID, mais especificamente, na parte jurídica. Atuei como estagiária na PConsult, consultora técnica e empresarial especializada em dar consultoria para o credenciamento de empresas para vistoria veicular (ECV). Atualmente, faço estágio no escritório Camilo Advocacia & Consultora OAB/PJ 4861, no qual atuo na área cível, com enfoque no Direito Processual Civil.

Informações coletadas do Lattes em 06/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Software

2022 - Atual

ESTACIO

Graduação em andamento em Direito

2020 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe

Ensino Fundamental (1º grau)

2010 - 2013

Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em Iniciação à Mediação de Conflitos. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2022 - 2022

CAAP Idiomas - Evolve 1B. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2022 - 2022

Bem-vindo ao espanhol: língua acadêmica internacional nível A1. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2021 - 2021

Curso de Formação Feminismo e Violência de Gênero. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2020 - 2021

Clube da Fala. (Carga horária: 48h). , CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DA VOZ, FALA E ORATÓRIA LTDA ME, CLUBE DA FALA, Brasil.

2020 - 2020

Inglês Beginner. , Centro Acadêmico Afonso Pena Idiomas, CAAP IDIOMAS, Brasil.

2020 - 2020

Inglês Elementary 1. , Centro Acadêmico Afonso Pena Idiomas, CAAP IDIOMAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Processual Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Organização de eventos

ABREU, C. C. M. ; TEBURCIO, L. N. . Minicurso Saúde da Mulher e Aspectos Médico-Jurídicos. 2020. (Outro).

ABREU, C. C. M. ; TEBURCIO, L. N. . Mulheres na Liderança: aprendizados e inspirações. 2020. (Exposição).

Participação em eventos

XIII Congresso RECAJ UFMG. ACESSO À JUSTIÇA 4.0: Uma Cartografia dos Balcões Virtuais nas Varas Cíveis do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 2022. (Congresso).

XXXI Semana de Iniciação Científica.ACESSO À JUSTIÇA 4.0: Uma Cartografia dos Balcões Virtuais nas Varas Cíveis do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 2022. (Outra).

V Congresso da CTETP. A DIVISÃO SEXUAL DOTRABALHO: UM ESTUDO SOBRE INTERSECCIONALIDADE NO MEIO LABORAL E SUAS IMPLICAÇÕES EM RELAÇÃO AO TRABALHO ESCRAVO DE MULHERES NEGRAS NO BRASIL. 2021. (Congresso).

V Congresso de Extensão da AUGM. Feminismos e Acesso à Justiça: uma análise a partir das obras de Silvia Federici e Nancy Fraser e da atuação da extensão do RECAJ/UFMG. 2021. (Congresso).

XII Congresso RECAJ. CRIMES CIBERNÉTICOS: PHISHING E FAKE NEWS EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Congresso).

XII Congresso RECAJ. O AVANÇO TECNOLÓGICO DO PODER JUDICIÁRIO NO CONTEXTO DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO E NA SAÚDE MENTAL DOS OPERADORES DO SISTEMA DE JUSTIÇA. 2021. (Congresso).

A importância do Feminismo Negro no Ambiente Acadêmico. 2020. (Encontro).

A vulnerabilidade LGBTQL+ em tempos de pandemia: Desmascarando o preconceito e a marginalização. 2020. (Encontro).

Ciclo de Debates: Covid-19 e a outra face da crise. 2020. (Encontro).

Clube do Livro On-Line. 2020. (Encontro).

II Clube do Livro Online - A Peste. 2020. (Encontro).

Foi orientado por

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

RECAJ e TRT: Acesso à justiça pela via dos direitos infanto-juvenis (Rede Emancipa BH); Início: 2023; Orientação de outra natureza; Faculdade de Direito da UFMG; (Orientador);

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

Projeto Pílulas Jurídicas - RECAJ UFMG; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade de Direito da UFMG; Orientador: Adriana Goulart de Sena Orsini;

Produções bibliográficas

  • ABREU, C. C. M. ; AMARAL, H. G. M. ; GANDA, G. M. ; MATIAS, I. A. ; SILVA, J. V. M. . A AUTENTICIDADE DAS INFORMAÇÕES E AS FAKE NEWS: OS PREJUÍZOS À DEMOCRACIA. In: Onofre Alves Batista Júnior; Júlia Cardoso Bernardes Pires; Flávia Gomes Santolin Perim; Lucas Cunha do Valle Poubel. (Org.). ESTUDOS CRÍTICOS DE TEORIA GERAL DO ESTADO. 254ed.Belo Horizonte: Casa do Direito, 2021, v. 1, p. 13-268.

  • ABREU, C. C. M. ; SOARES, I. D. ; ORSINI, A. G. S. . Feminismos e Acesso à Justiça: uma Análise a Partir das Obras de Silvia Federici e Nancy Fraser e da Atuação da Extensão do RECAJ/UFMG. In: V CONGRESSO DE EXTENSÃO DA AUGM, 2022, Belo Horizonte. Feminismos e Acesso à Justiça: uma Análise a Partir das Obras de Silvia Federici e Nancy Fraser e da Atuação da Extensão do RECAJ/UFMG. Santa Maria: Editora da UFSM, 2021. v. 1. p. 1249-1254.

  • ORSINI, A. G. S. ; ABREU, C. C. M. ; TERRA, C. I. S. . CRIMES CIBERNÉTICOS: PHISHING E FAKE NEWS EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: XII Congresso do RECAJ, 2021, Belo Horizonte. CRIMINOLOGIA E CYBERCRIMES. Belo Horizonte: RECAJ E SKEMA, 2021. v. 1. p. 29-53.

  • ABREU, C. C. M. . A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE INTERSECCIONALIDADE NO MEIO LABORAL E SUAS IMPLICAÇÕES EM RELAÇÃO AO TRABALHO ESCRAVO DE MULHERES NEGRAS NO BRASIL. In: V Congresso da CTETP, 2021, Belo Horizonte. UMA ANÁLISE INTERSSECIONAL DO TRABALHO ESCRAVO E DO TRÁFICO DE PESSOAS. Belo Horizonte: Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Faculdade de Direito da UFMG, 2021. v. 1. p. 32-36.

  • ORSINI, A. G. S. ; ABREU, C. C. M. ; MONTEIRO, W. F. . O AVANÇO TECNOLÓGICO DO PODER JUDICIÁRIO NO CONTEXTO DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO E NA SAÚDE MENTAL DOS OPERADORES DO SISTEMA DE JUSTIÇA. In: XII Congresso do RECAJ, 2021, Belo Horizonte. ESTADO, GOVERNANÇA, DEMOCRACIA E VIRTUALIDADES. Belo Horizonte: RECAJ E SKEMA, 2021. v. 1. p. 62-69.

  • ABREU, C. C. M. . A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE INTERSECCIONALIDADE NO MEIO LABORAL E SUAS IMPLICAÇÕES EM RELAÇÃO AO TRABALHO ESCRAVO DE MULHERES NEGRAS NO BRASIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, C. C. M. ; SOARES, I. D. ; ORSINI, A. G. S. . Feminismos e Acesso à Justiça: uma análise a partir das obras de Silvia Federici e Nancy Fraser e da atuação da extensão do RECAJ/UFMG. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, C. C. M. ; MONTEIRO, W. F. ; ORSINI, A. G. S. . O AVANÇO TECNOLÓGICO DO PODER JUDICIÁRIO NO CONTEXTO DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO E NA SAÚDE MENTAL DOS OPERADORES DO SISTEMA DE JUSTIÇA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, C. C. M. ; TERRA, C. I. S. ; ORSINI, A. G. S. . CRIMES CIBERNÉTICOS: PHISHING E FAKE NEWS EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    ACESSO À JUSTIÇA PELA VIA DOS DIREITOS E O ?PROGRAMA JUSTIÇA 4.0?: Uma cartografia dos balcões virtuais do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Descrição: O Programa Justiça 4.0 tem como objetivo central promover o acesso à justiça por meio de ferramentas tecnológicas, utilizando para isso a Inteligência Artificial, de forma a incrementar a governança, transparência e eficiência jurídica. Uma das ações promovidas por esse programa é o chamado Balcão Virtual, que seria uma ferramenta de videoconferência que permitiria o contato com o atendimento de cada unidade judiciária, durante o horário de atendimento ao público. A novidade foi amplamente divulgada durante a pandemia da COVID-19, devido à necessidade de reduzir o contato físico. A pesquisa gira em torno do questionamento se esses Balcões Virtuais são eficientes, concretizando o acesso à justiça, propondo assim, analisar uma cartografia de 216 unidades judiciárias, em 110 comarcas no estado de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Cristina de Moura Abreu - Integrante / adriana goulart de sena orsini - Coordenador.

Prêmios

2015

XI - Concurso de Poesias - 3 Lugar na Categoria Juvenil - Ensino Médio, Acadelp - Academia Lagopratense de Letras.

2014

X Concurso de Poesias - 2 Lugar da categoria Juvenil, Acadelp - Academia Lagopratense de Letras.

2013

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - Medalha de Prata, OBFEP.

2013

IX Concurso de Poesias - 2 Lugar, Acadelp - Academia Lagopratense de Letras.

2012

Menção Honrosa na 8° Ed. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP.

2011

Concurso de Redação: Eu, Minha Cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas., Assembléia de Minas e Secretaria de Estado de Educação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora de Mulheres do CAAP, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2018

Sommus Automação comercial

Vínculo: Suporte Técnico Especializado, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico, Carga horária: 40

2022 - 2022

Defensoria Pública do estado de Minas Gerais

Vínculo: Serviço Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12

2022 - 2022

Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2022 - 2023

PCONSULT

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

2023 - Atual

Camilo Sociedade de Advogados

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25