Luara Resende

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2018) e mestranda em Justiça e Segurança pela Universidade Federal Fluminense (INCT-Ineac/UFF). Durante a graduação, participou do grupo de pesquisa "A tradução do subalterno no projeto político-epistêmico de superação da colonialidade na América Latina", focado no debate de teorias pós/de/descoloniais. Realizou graduação sanduíche na Universidad Santo Tomas, Colômbia (PAME/UDUAL, 2016) e desenvolveu estudos na área de Segurança Internacional, os quais resultaram no trabalho de conclusão de curso (TCC) e na elaboração de dois artigos sobre terrorismo - um a respeito da lei antiterrorista brasileira (Lei n. 13.260/2016) e outro comparando o discurso antiterrorismo estadunidense e o discurso colonial. Trabalhou por 1 ano e 8 meses no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), onde atuou como Assistente de Campo, garantindo a proteção de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela na cidade de Manaus/AM, e também ocupou durante 1 ano e meio o cargo de Analista Social de Proteção no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em Florianópolis/SC, apoiando imigrantes na regularização migratória e acompanhando casos de alta complexidade. Atualmente desenvolve estudos na área de Antropologia, Encarceramento e Política de drogas.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Justiça e Segurança

2021 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Orientador: (não definido)
Palavras-chave: Sistema penitenciário; Complexo industrial prisional; Nova Alta Paulista.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Relações Internacionais

2014 - 2018

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: Terroristas são os outros: uma análise em dois tempos entre Global War on Terrorism e o colonialismo europeu no século XVI
Orientador: João Nackle Urt

Graduação em Negocios Internacionales

2016 - 2016

Universidad Santo Tomás
Orientador: em Universidad Santo Tomas ( NA)
com

Formação complementar

2022 - 2022

O Processo de Refúgio no Brasil: Proteção e Integração Local. (Carga horária: 8h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2022 - 2022

Proteção Comunitária e Violência Baseada em Gênero. (Carga horária: 14h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2021 - 2022

Proteção Comunitária e Integração de Pessoas Migrantes e Refugiadas LGBTQI+. (Carga horária: 8h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2020 - 2020

Protection Induction Programme. (Carga horária: 5h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2020 - 2020

Prevención del acoso, acoso sexual y abuso de autoridad. (Carga horária: 5h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2020 - 2020

Fundamentals of Fraud and Corruption. (Carga horária: 5h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2019 - 2019

Advanced Security in the Field. (Carga horária: 5h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2019 - 2019

Prevention of Sexual Exploitation and Abuse. (Carga horária: 5h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2018 - 2018

Basic Security in the Field. (Carga horária: 5h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2018 - 2018

ICT Information Security Awareness Training. (Carga horária: 5h). , Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Simulação da Revisão Periódica da ONU. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2016 - 2016

Direitos Humanos e Verdade: A projeção do passado no futuro da sociedade. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2016 - 2016

Cooperação Internacional em Projetos Sociais: da teoria à prática. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2016 - 2016

A Paradiplomacia dos Governos Subnacionais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2015 - 2015

Oratória e a Arte de Influenciar Pessoas. (Carga horária: 1h). , Instituto Empreendedores Universitários, IEU, Brasil.

2015 - 2015

6º Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2015 - 2015

Cooperação Subnacional. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2015 - 2015

Empregabilidade e Marketing Pessoal. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2015 - 2015

Estratégias para Internacionalização. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2014 - 2014

Cooperação e Ajuda Humanitária. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Participação em eventos

XVII Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR). 2021. (Encontro).

XV Congresso Acadêmico de Defesa Nacional. A Construção da Lei Antiterrorismo no Brasil pelo viés da Escola de Copenhague. 2018. (Congresso).

8ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFGD.O discurso da Guerra ao terror como legado colonial: uma análise comparativa entre o 11/09 e o imperialismo europeu no século XVII. 2017. (Seminário).

II Encontro Nacional de Formação de Ativistas da Anistia Internacional. 2017. (Encontro).

XV Semana de Relações Internacionais da UNESP.O discurso da Guerra ao terror como legado colonial: uma análise comparativa entre o 11/09 e o imperialismo europeu no século XVII. 2017. (Seminário).

7ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFGD. 2016. (Seminário).

XXI Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI). 2016. (Encontro).

6 Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFGD. 2015. (Seminário).

III Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y Caribe. 2015. (Encontro).

VII Seminário Racismo e Antirracismo: da (In)visibilidade à luta pelo Reconhecimento,. 2015. (Seminário).

V Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFGD. 2014. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Hermes Moreira Junior

URT, J. N.; BARBOSA, J. G.;MOREIRA JR, Hermes. Terroristas são os outros: uma análise em dois tempos da Global War on Terrorism e o colonialismo europeu no século XVI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Ana Paula da Silva

MEDEIROS, F.; Godoi, Renato;Da Silva, Ana Paula. PRISÃO, POBREZA E PCC: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA NA NOVA ALTA PAULISTA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Matheus de Carvalho Hernandez

Monitoria de Metodologia de Pesquisa em Relações Internacionais; 2017; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Matheus de Carvalho Hernandez;

Flávia Medeiros Santos

"Prisão e pobreza na Nova Alta Paulista: uma análise etnográfica?; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • RESENDE, L. ; CAMARA, L. B. ; ALVES, A. H. V. ; AMARAL, M. R. ; SANTOS, L. F. . A Construção da Lei Antiterrorismo no Brasil pelo viés da Escola de Copenhague. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RESENDE, L. . O discurso da Guerra ao terror como legado colonial: uma análise comparativa entre o 11/09 e o imperialismo europeu no século XVII. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RESENDE, L. . O discurso da Guerra ao terror como legado colonial: uma análise comparativa entre o 11/09 e o imperialismo europeu no século XVII. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    A tradução do Subalterno no projeto político-epistêmico de superação da colonialidade na América Latina, Descrição: O projeto é uma uma iniciativa vinculada ao grupo de pesquisa Pós-colonialidade e Integração Latino-Americana, vinculado à linha de pesquisa "Perspectivas teóricas pós-coloniais aplicadas ao contexto e à história latino-americana". O projeto tem por objetivo analisar os discursos de pensadores latino-americanos da colonialidade (Álvaro Garcia Linera, Aníbal Quijano, Enrique Dussel, Luis Macas, Pablo Dávalos, Walter Mignolo e Maria Lugones), visando refletir como esse(s) projeto(s) político-epistêmico(s) em defesa da refundação das ciências sociais estabelece(m) dialogo com os saberes contidos nas falas subalternas no que diz respeito à resultante dessas pesquisas. Apesar da escolha destes não excluir outros possíveis intérpretes, o recorte deve-se à expressividade desses nomes no debate e o envolvimentos desses com a luta social, em particular na Bolívia e no Equador países de referência na ordenação do movimento indígena. A ênfase no estudo das obras desses autores deve centralizar-se em como estes definem os ausentes do discurso colonial, os subalternos, e como estabelecem diálogos com esses, no sentido de lançar luz às suas vozes e ações. Sendo assim, ao responder à problemática da produção de conhecimento em contextos pós-coloniais almeja-se, ainda que de forma indireta, revisitar a epistemologia/ ontologia do campo das RI hegemonicamente estruturada a partir de um pensamento abissal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luara Resende - Integrante / Tchella Fernades Maso - Coordenador / Thamires Riter de Faria - Integrante / João Nackle Urt - Integrante.

Prêmios

2018

Bacharela em Relações Internacionais, UFGD.

2011

Técnico em Informática, Centro Paula Souza.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 8

Outras informações:
Administração de conflitos, Antropologia, Encarceramento em massa, Política de drogas.

2019 - 2020

Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Apoio técnico em gestão de abrigamento e proteção às autoridades governamentais e sociedade civil, identificação e referenciamento de casos de proteção, implementação de atividades de Community-based protection (CBP) e Communication with Communities (CwC), acompanhamento do projeto de artesanato indígena Nona Nonamo, monitoramento de lacunas de proteção e realização de diagnósticos de necessidades, gestão de Non Food items (NFIs), apoio logístico na organização de eventos e visitas institucionais, levantamento semanal da população venezuelana em Manaus, segundo critérios da age, gender and diversity (AGD) policy e apoio às unidades de Administração, Programa e Comunicação.

2018 - 2018

Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de Administração e Finanças, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cotação e compra de suprimentos, serviços e passagens aéreas, gerenciamento do caixa para pequenas despesas (Petty Cash), organização de arquivos físicos e digitais, apoio às unidades de Finanças, Administração, Recursos Humanos e à Assistente do Representante Nacional.

2017 - 2018

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente Censitário Supervisor, Carga horária: 40

Outras informações:
Treinamento e supervisão dos pesquisadores, garantindo qualidade da coleta, realização de entrevistas em grandes propriedades e entrevistas urbanas

2016 - 2017

Anistia Internacional

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Coordenadora Local, Carga horária: 8

Outras informações:
Elaboração do planejamento anual de atividades, organização de eventos e campanhas, realização de parcerias com atores locais, treinamento de novos membros, elaboração de relatórios de atividades e participação no Encontro Nacional de Ativistas.

2015 - 2016

Anistia Internacional

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Ativista, Carga horária: 5

Outras informações:
Participação em eventos, campanhas e atividades.

2014 - 2016

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária na Coordenação de Planejamento, Carga horária: 20

Outras informações:
Organização de arquivos físicos e digitais, gerenciamento do calendário de eventos do setor, manipulação da fotocopiadora e serviços de secretariado em geral.

Atividades

  • 09/2014 - 03/2016

    Estágios , Reitoria, Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional.,Estágio realizado, Estagiária na Coordenação de Planejamento.

2015 - 2015

Empresa Júnior de Relações Internacionais da UFGD

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Analista Interna de Projetos, Carga horária: 5

2014 - 2014

Conselho Institucional de Relações Internacionais

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Assistente de Recursos Humanos, Carga horária: 5

2021 - 2022

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Social, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Incidência política, estruturação do Grupo de Trabalho de Proteção - envolvendo membros da Sociedade Civil e agências da ONU - apoio na realização de um mutirão de pré-documentação - com apoio da Sociedade Civil, ONU e órgãos públicos - atendimento à migrantes e refugiados voltado a acesso e garantia de direitos, orientação jurídica e documental, realização de sessões informativas, gerenciamento de benefício financeiro multipropósito para famílias em situação de vulnerabilidade, acompanhamento de casos de alta complexidade e poio administrativo e financeiro.