Douglas Viana Bernardino

Possui ensino-medio-segundo-grau pela U. I. Dom Marcelino Bícego Caic(2015). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica.

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Elétrica

2018 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

U. I. Dom Marcelino Bícego Caic

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2nd Global Virtual Summit on Advances in Materials, Physics & Chemistry Science. Semiconductor polymer based on polyaniline and galactomannan for application in biosensors. 2021. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Angélica Mathias Macêdo

Dispositivo Eletrônico Para Processamento De Sinal Eletroquímico Em Biossensor Detector De Glicose; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - IFMA Campus Imperatriz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BERNARDINO, D. V. . Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral III. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - 2020

    Biossensor Eletroquímico para Detecção de Glicose, Descrição: O objetivo deste trabalho é sintetizar um polímero condutor para aplicação em biossensores amperométricos. A polianilina (PAni) é uma classe de polímeros com pelo menos milhares de unidades repetidas de espécies reduzidas e oxidadas. As galactomananas são polissacarídeos neutros, que pode ser extraída através de moagem de porções de endosperma presente nas sementes de Adenanthera pavonina L. Os materiais utilizados foram a galactomanana e a polianilina. Para a extração da Gal, extraiu-se sementes de Adenanthera pavonina L. Realizou-se a separação manual do endosperma, logo após fez-se a liofilização, pulverização e peneiramento. Para compor a polianilina com persulfato de amônio (PAniP) e com galactomanana (PAniPG), homogeneizou-se PAniP com Gal a 2% na proporção 1:3. As caracterizações foram por Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Difração de Raios X (XRD) e Espectroscopia de Impedância (IS). O XRD revelou picos de difração de Bragg largos e não definidos, revelando a estrutura não cristalina da PAniPG, devido seu comportamento amorfo. Em altas frequências (em torno de 1 GHz) a PAniP apresentou resistência próxima de 10 k, propriedade decorrente da alteração de fator de resistência por meio da Gal. Para valores de resistência próximos de 100 , a PAniPG possui reatância próxima de 5 k, revelando o comportamento reativo capacitivo do composto. Finalmente, entre frequências de 150 Hz a 1 GHz, a PAniP possui variação resistiva na faixa de 31,828 k a 2,131 k. Sugere-se que a PAniP e a PAniPG podem ser utilizadas em biossensores de glicose, biossensores capacitivos e na imobilização de urease, além de que a PAniPG pode ser utilizada como porta em transistores de efeito de campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Douglas Viana Bernardino - Coordenador / Walajhone Oliveira Pereira - Integrante / João Pedro Lemos Morais - Integrante / Marcelo Cristiano Meneses Pedra Branca - Integrante / Filipe Miguel Borges Amaral - Integrante / Fabiano Perin Gasparin - Integrante / Adenilson Oliveira dos Santos - Integrante / Antonio Sergio Bezerra Sombra - Integrante / Fernando Mendes - Integrante / Ana Angélica Mathias Macêdo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2020

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: