Jonas Morais dos Santos

Possui graduação em Educação Profissional -Programa de Formação Pedagógica (PROLIC) pelo Centro Universitário Filadélfia(2016), graduação em Matemática pela Universidade Norte do Paraná(2019), graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná(2012), graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná(2019), especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Faculdade de Educação São Luís(2017), especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Educação São Luís(2017), especialização em Administração e Finanças pela FACULDADE UNINA(2017), especialização em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade de Educação São Luís(2017) e mestrado-profissionalizante em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA pelo Instituto Federal de Santa Catarina(2022). Atualmente é Professor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Atuando principalmente nos seguintes temas:formação docente, gamificação, ept.

Informações coletadas do Lattes em 09/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

2021 - 2022

Instituto Federal de Santa Catarina
Título: GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM CURSOS TÉCNICOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: ROBERTA PASQUALLI
Palavras-chave: formação docente; gamificação; ept.

Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física

2017 - 2017

Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: A Didática da Matemática e a Importância da Ludicidade nos Anos Iniciais
Orientador: Claudio Kleina

Especialização em Educação de Jovens e Adultos

2017 - 2017

Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: Gestão Escolar Democrática, Transparente e Responsável
Orientador: Karime Smaka

Especialização em Administração e Finanças

2017 - 2017

FACULDADE UNINA
Título: A Importância da Auditoria Interna nas Organizações
Orientador: Marta Ouchar de Brito

Especialização em Educação Profissional e Tecnológica

2017 - 2017

Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: Análise do Processo de Inclusão das Mulheres na Construção Civil
Orientador: Claudio Kleina

Graduação em Matemática

2016 - 2019

Universidade Norte do Parana

Graduação em Administração

2015 - 2019

Universidade Norte do Parana

Graduação em Educação Profissional -Programa de Formação Pedagógica (PROLIC)

2015 - 2016

Centro Universitário Filadélfia
Título: Estágio na Educação profissionalizante.
Orientador: Tacito Graminha Campos.

Graduação em Gestão de Recursos Humanos

2011 - 2012

Universidade Norte do Parana
Título: A INCLUSÃO DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Orientador: Antonio Benedito Guirro

Participação em eventos

Aula inaugural do ProfEPT. 2021. (Encontro).

Banca de defesa de dissertação de Patrícia Alves Godinho. 2021. (Outra).

Banca de qualificação de projeto de dissertação da estudante Juliana Novo Paccola Yukimura. 2021. (Outra).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Encerramento dos Eixos Temáticos e Balanço Final do Congresso. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Eixo Temático 7 - Visualização, Sonificação e Análise de Dados. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Abertura do Eixo Temático 3 - Acervos Digitais e Memória Social. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Abertura Eixo Temático 8 - Humanidades Digitais na Realidade Brasileira. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Workshop "Uso Consciente de Tecnologias - Instituto Delete". 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Minicurso "Novos Humanos 2030: Como será a humanidade em 2030 convivendo com as tecnologias digitais?". 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Minicurso "Laboratórios de Inovação Cidadã". 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Abertura do Eixo Temático 2 - Tecnologia, Cultura, Política e Sociedade. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Lançamento da Associação Brasileira de Humanidades Digitais. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Abertura Eixo Temático 7 - Visualização, Sonificação e Análise de Dados. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Minicurso "O novo padrão "Records in Contexts" (RiC) e as perspectivas da descrição arquivística na era Digital". 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Eixo Temático 2 - Tecnologia, Cultura, Política e Sociedade. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Eixo Temático 9 - Humanidades Digitais no contexto Sul-Global. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Minicurso "Youtubologia e a relação com as práticas docentes contemporâneas". 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Conferência de Abertura. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2. Abertura do Eixo Temático 2 - Tecnologia, Cultura, Política e Sociedade. 2021. (Congresso).

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio20/2.Oficina "Construindo desinformação: desmontando Fake News". 2021. (Oficina).

III Fórum de Metodologias Ativas. 2021. (Oficina).

I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica. 2021. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Vitor Gomes da Silva

PASQUALLI, R.;SILVA, V. G.; SILVA, M.. Gamificação como prática educativa em cursos técnicos de formação de docentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT)) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Vitor Gomes da Silva

PASQUALLI, R.; SILVA, M.;SILVA, V. G.. Gamificação como prática educativa no curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental integrado na modalidade normal do Instituto Estadual de Educação de Londrina. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT)) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Outras produções

SANTOS, J. M. ; PASQUALLI, R. . Oficina de formação continuada: gamificação como prática educativa. 2023.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM CURSOS TÉCNICOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES, Descrição: Este estudo está inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem como objetivo verificar como a gamificação, enquanto prática educativa, pode contribuir com a ação pedagógica dos docentes do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Integrado na Modalidade Normal do Instituto de Educação Estadual de Londrina. Metodologicamente, quanto a abordagem é caracterizada como qualitativa, quanto à natureza é aplicada, quanto aos objetivos é descritiva-exploratória e quanto aos procedimentos é bibliográfica, documental e de campo. Trata-se de um estudo de caso. Quanto aos instrumentos de coleta de dados serão utilizados questionário com um universo de 10 professores das áreas técnica e propedêutica do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Integrado na Modalidade Normal do Instituto de Educação Estadual de Londrina. A análise dos dados será realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. O produto educacional proposto é uma oficina para transpor, na prática, o conceito de gamificação para o ensino... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jonas Morais dos santos - Integrante / Roberta Pasqualli - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor na disciplina de Matemática e em disciplinas da Educação Profissional nos cursos técnicos (subsequentes e integrado) em Contabilidade, Administração, Recursos Humanos.