JESSICA KATHARINE GOMES MARQUES

Acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Direito Penal e Democracia. Integrante do Grupo de Pesquisa Direito e Representações Sociais. Membro do Núcleo de Estudos Avançados em Ciências Criminais (NEACCRIM) da Liga Acadêmica Jurídica do Pará (LAJUPA).

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2019 - Atual

Universidade Federal do Pará

Ensino Médio (2º grau)

2016 - 2018

GRUPO EDUCACIONAL IDEAL

Formação complementar

2020 - 2020

Feminismo: por que lutamos. (Carga horária: 45h). , Fundação Maurício Grabois, FMG, Brasil.

2020 - 2020

Entenda o Fascismo para ser Antifascista. (Carga horária: 18h). , Fundação Maurício Grabois, FMG, Brasil.

2020 - 2020

Minicurso de Processo Civil. (Carga horária: 50h). , Centro Acadêmico de Direito Edson Luís, CADEL, Brasil.

2020 - 2020

Introdução ao Direito Constitucional - Turma 1. (Carga horária: 40h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2020 - 2020

Dialogando sobre a Lei Maria da Penha. (Carga horária: 60h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Participação em eventos

Abolicionismo em perspectivas. 2020. (Exposição).

I Webnário amazônico de Direito Internacional Dos Direitos Humanos.. 2020. (Outra).

Metodologia da pesquisa em Ciências Criminais. 2020. (Outra).

Atualidades sobre as pesquisas nas ciências criminais.. 2019. (Encontro).

Colóquio Franz Kafka e Teoria Crítica. 2019. (Outra).

Direito das Presas e Crise do Sistema Carcerário no Estado do Pará. 2019. (Encontro).

I seminário brasileiro de garantismo jurídico. 2019. (Seminário).

Foi orientado por

Luanna Tomaz de Souza

ÓRFÃOS DO FEMINICÍDIO NA JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luanna Tomaz de Souza;

Produções bibliográficas

  • MARQUES, J. K. G. ; Alvino, Isis de Melo . ANÁLISE DO PROCEDIMENTO PARA ABORTO EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL: MUDANÇAS TRAZIDAS PELAS PORTARIAS N 2.561 E N 2.282 E A REALIDADE PRÁTICA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ. In: III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Semana Acadêmica de Direito, 2020, Belém. Anais do III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e e Extensão do ICJ/UFPA, 2020.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Grupo de Pesquisa Direito e Representações Sociais., Descrição: O Grupo de Pesquisa Direito e Representações Sociais tem como principal objetivo o desenvolvimento de pesquisas de natureza interdisciplinar, cuja abordagem do objeto de estudo tenha pontos de cruzamento entre o Direito e a Psicologia social, colocando o Direito sob o olhar da Teoria das Representações sociais (Moscovici, Abric, Jodelet). Nessa perspectiva, as relações jurídicas serão compreendidas a partir das representações sociais construídas e reconstruídas por meio de um processo de ancoragem e objetivação da realidade jurídica, processo esse que se desenvolve cotidianamente nas relações interativas e comunicacionais constituídas entre pessoas que compartilham ideias, imagens, súmulas, conceito e preconceitos em dado ambiente circundante, regido por um universo simbólico denso de significados nos quais se articulam as dimensões individuais e contextuais, tais como uma delegacia de polícia, um órgão judicial, um estabelecimento penal, ou uma escola.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Jessica Katharine Gomes Marques - Coordenador / Hélio Luiz Fonseca Moreira - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Grupo de Estudo e Pesquisa Direito Penal e Democracia., Descrição: O grupo tem como objetivo promover os mais variados debates sobre a atuação do Direito Penal de modo transdisciplinar. Durante os encontros, ocorre a exposição de temas ou autores selecionados, e posteriormente há debates sobre as ideias comentadas, buscando sempre problematizar e questionar a justiça criminal vigente, principalmente na Amazônia. Além disso, o Grupo Direito Penal e Democracia também contribui para projetos de pesquisa e extensão objetivando um maior vínculo com a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jessica Katharine Gomes Marques - Coordenador / Luanna Tomaz de Souza - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: