Matheus Da Rocha Grison

Concluiu o ensino fundamental na E.E.E.F. Silvio Dal Zotto (2009-2017). Ingressou em 2018 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Caxias do sul, onde concluiu o ensino médio e se formou como técnico em plástico em 2021. Iniciou em Agosto de 2021 como estagiário de logística interna em uma empresa de grande porte do segmento de utilidades domésticas em plástico e em Janeiro de 2022 foi efetivado para assistente de logística comercial, onde permaneceu até Maio de 2023. Ingressou em Maio de 2023 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atualmente cursa a graduação em Engenharia de Materiais.

Informações coletadas do Lattes em 24/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Materiais

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Plástico

2018 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ensino Fundamental (1º grau)

2009 - 2017

Escola Estadual Ensino Fundamental Silvio Dal Zotto

Formação complementar

2021 - 2021

Acesso à Informação Científica e Tecnológica. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Planilhas Google: Planilha eletrônica. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Automação de Sistemas. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2021 - 2021

Métodos de pesquisa: conceitos introdutórios. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Alquimia Cósmica. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2020 - 2020

Gerenciamento de Resíduos. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Projetos: elaboração e gestão. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Matemática para Física. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2015 - 2018

Curso de Inglês. (Carga horária: 400h). , Centro de Línguas Estrangeiras Cristovão de Mendoza, CLECS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Participação em eventos

IX Mostra IFTec. Criação de um banco de amostras de materiais poliméricos para auxílio nas aulas de Materiais Poliméricos, Aditivos e Processamento de Termoplásticos. 2020. (Exposição).

V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Criação de um banco de amostras de materiais poliméricos para auxílio nas aulas de Materiais Poliméricos, Aditivos e Processamento de Termoplásticos. 2020. (Exposição).

X Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática. 2020. (Oficina).

4a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS, Campus Caxias do Sul. Lixo no Campus Caxias do Sul: conscientização para o descarte adequado. 2019. (Exposição).

Foi orientado por

Fernanda Regina Bresciani

Lixo no campus Caxias do Sul: conscientização para o descarte adequado; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Plásticos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernanda Regina Bresciani;

Produções bibliográficas

  • GRISON, M. R. ; BRESCIANI, F. R. . Lixo no Campus Caxias do Sul: conscientização para o descarte adequado. In: 4ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS, Campus Caxias do Sul, 2019, Caxias do Sul. Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS, Campus Caxias do Sul, 2019. v. 2. p. 9-9.

Prêmios

2021

Segundo lugar no Desafio do Jovem Empreendedor 2021, Microempa Jovem.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista no Projeto Monitoria Acadêmica de Física: ampliando vínculos

2020 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estudante Voluntário, Enquadramento Funcional: Estudante Voluntário

Outras informações:
Estudante Voluntário no Projeto Criação de um banco de amostras de materiais poliméricos para auxílio nas aulas de Materiais Poliméricos, Aditivos e Processamento de Termoplásticos

2018 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista no Projeto Lixo no Campus Caxias: conscientização para o descarte adequado

2022 - 2023

MARTIPLAST

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Logística Comercial, Carga horária: 55

Outras informações:
ROTINAS GERAIS - Realização dos agendamentos de entrega de mercadoria, conforme as exigências e particularidades de cada cliente; - Emissão de notas de débito contra os transportadores, para ressarcimento de faltas, avarias e sinistros; - Gerenciamento das rotinas de entrega para as grandes contas da empresa, com foco no acompanhamento dos processos de cross docking, simulação de paletizações, realização dos agendamentos especiais e adequação dos processos internos para cumprimento das particularidades; - Atendimento a transportadoras, representantes externos, vendedores internos, coordenadores regionais e clientes, via e-mail, WhatsApp, telefone e Microsoft Teams, com foco na resolução de problemas relacionados ao transporte e entrega dos produtos; - Experiência no cadastro e ajuste de regras de frete no sistema Mercanet; - Participação no processo de implementação do sistema de gestão da qualidade, com a atualização dos manuais de processos (Procedimento Operacional Padrão - POP?S) do setor; - Análise de tabelas de frete e suas características (taxas principais e variações de valores); - Simulações e análises de frete para auxílio à gestão na tomada de decisões; - Criação e melhoria de processos da área, com foco na otimização do fluxo de atividades e na diminuição de retrabalhos. RELATÓRIOS/INDICADORES - Envio semanal do inventário aos transportadores, para análise de todas as notas pendentes e criação de planos de ação, com foco na correção das divergências e finalização das entregas; - Análise mensal da provisão de fretes, para verificação de todos os CTE?S sem lançamento; - Envio mensal da performance de entrega aos transportadores e preechimento da planilha de controle, para verificação do percentual de excelência atingido ao longo dos meses. SOFTWARE E-SALES: GESTÃO DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA - Análise e aprovação de custos extras relacionados às entregas, via ferramenta de frete combinado; - Cadastro das regiões, praças de atendimento e

2021 - 2022

MARTIPLAST

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Logística Interna, Carga horária: 20

Outras informações:
ÁREA DE SEPARAÇÃO DE PEDIDOS - Atuação no setor de logística interna, dentro da separação de pedidos, mediante criação e manutenção de planilhas para elaboraração de indicadores de área, a fim de realizar o controle de estoque e auxiliar em diferentes processos na separação de pedidos. - Realização de rotinas especiais, tais como reservas de estoque para pedidos de clientes específicos e devoluções de materiais para o almoxarifado. ÁREA DE CONFERÊNCIA DE PEDIDOS - Geração de pedidos impressos por sistema de romaneio, observando e garantindo que as peculiaridades de cada cliente sejam atendidas. Organização de pedidos por ordem de prioridade e transportadora, auxiliando o setor de expedição em relação aos embarques previstos. - Controle das demandas vindas do comercial e da logística interna, quanto à alterações, erros, exclusões e mudanças de programação, de modo a auxiliar na resolução de problemas. - Impressão de etiquetas para pedidos específicos, tais como pedidos com caixas abertas (fracionados), pedidos de exportação e etiquetas especiais vindas do cliente.