Lucas Soares Prates

Graduando em licenciatura em Física na Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é bolsista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de física

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Física

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de física.

Foi orientado por

Luiz Felipe de Moura da Rosa

Monitoria de disciplina na Educação Básica; 2022; Orientação de outra natureza; (Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Luiz Felipe de Moura da Rosa;

Luiz Felipe de Moura da Rosa

Um relato de experiência de monitoria na educação básica de atividades centradas em problematizações; 2022; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Luiz Felipe de Moura da Rosa;

Produções bibliográficas

  • ROSA, L. F. M. ; PRATES, L. S. ; FRANCO, B. V. E. ; MORAES, K. R. M. . POR QUE A EVASÃO É UM PROBLEMA SEGUNDO AS PUBLICAÇÕES DO EPEF?. In: XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2022. Anais do XIX EPEF, 2022.

  • MORAES, K. R. M. ; FRANCO, B. V. E. ; PRATES, L. S. ; ROSA, L. F. M. . Evasão e persistência em cursos de Física: uma revisão da literatura em eventos nacionais.. In: XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2022. Anais do XIX EPEF, 2022.

  • PRATES, L. S. ; ROSA, L. F. M. . UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE A INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE REVISÕES DE LITERATURA. In: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020, Florianópolis. Atas do XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020.

  • ROSA, L. F. M. ; PRATES, L. S. . UMA PROPOSTA PARA ABORDAR A NATUREZA DA LUZ. In: VIII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2019, Porto Alegre. Atas do VIII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2019.

  • PRATES, L. S. ; ROSA, L. F. M. . Um relato de experiência de monitoria na Educação Básica de atividades centradas em problematizações. In: XVIII Salão de ensino UFRGS, 2022, Porto Alegre. Anais do XVIII Salão de ensino UFRGS, 2022.

  • ROSA, L. F. M. ; PRATES, L. S. . UMA PROPOSTA PARA ABORDAR A NATUREZA DA LUZ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2022

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na edição interdisciplinar de Física e Filosofia. São exercidas atividades (oficinas, monitorias, etc.) no Colégio Estadual Júlio de Castilhos e na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro.

2022 - 2022

Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR DE FÍSICA, Carga horária: 20