Adélia de Sá Pedreira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1990) e Pós graduação a nível de Especialização na área de Indigenismo e Desenvolvimento Sustentável, pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável-CDS, da Universidade de Brasília. Atualmente é professora substituta da Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado como professora e coordenadora de ensino na Educação Infantil e Ensino Fundamental, professora de Sociologia no Ensino Médio Noturno junto à Secretaria de Educação do DF, e atuado como Contrato Temporário da União na área de Ciências Humanas (Sociologia e Antropologia) junto à Diretoria de Avaliação da Educação Básica - DAEB/INEP,, mais especificamente nas avaliações do ENEM e ENCCEJA. Como antropóloga, atuou em consultorias junto ao PNUD e UNESCO no INEP, Ministério da Educação, FUNAI e FLACSO BRASIL, na área de Educação Escolar Indígena. Na ONG Matres Socioambiental/DF desenvolveu pesquisa na área da saúde de mulheres e crianças indígenas junto a povos de recente contato.

Informações coletadas do Lattes em 17/03/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Abi - Ciências Sociais

1983 - 1990

Universidade de Brasília, UnB
Título: Milenarismo e Messianismo na Comunidade Rural Frater Vale Dourado
Orientador: Eurípedes da Cunha Dias

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2009

Indigenismo e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 360h). , Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia, CEAGRO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professra Substituta

2017 - 2017

Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços na área de Antropologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Na FLACSO atuei no monitoramento, articulação e sistematizadora de dados para a realização da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, numa parceria entre a Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação e UNESCO.

2016 - 2016

Ministério da Educação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora UNESCO ? PROJETO 914BRZ1148, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei como consultora do Projeto UNESCO: 914BRZ1148 - Edital: 33/2015, na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização Diversidade e Inclusão/SECADI do Ministério da Educação, tendo desenvolvido as seguintes atividades: I. Elaboração de Documentos Técnicos (Produtos) para uso restrito MEC/UNESCO, com estudos relacionados às escolas e comunidades indígenas dos estados de AL, SE, PB e RN, voltados: 1. Ao processo de planejamento das etapas locais da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena ? II CONEEI; 2. A subsidiar o aprimoramento dos processos de gestão da Educação Escolar Indígena nas ações financiadas pelo Plano de Ações Articuladas-PAR, em Formações Iniciais e Continuadas de professores indígenas, com base no Censo Escolar do INEP/2009-2014; 3. Estudo analítico das ações de acompanhamento e monitoramento da distribuição de Materiais Didáticos específicos para as escolas indígenas, e gestão da Merenda Escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE; 4. Estudo analítico do processo de implementação de ações, financiadas pelo PAR com vistas à melhoria da Infraestrutura das escolas indígenas. II.Atividades paralelas à elaboração dos 4 Produtos e executadas junto à equipe de consultores da CGEEI/SECADI/MEC no referido período: Elaboração dos Documentos Norteadores (Documento Base, Regimento Interno, Caderno de Programas do Governo Federal e Caderno de Apoio às Conferências nas Comunidades Educativas) para a realização da II CONEEI/2017.

2005 - 2011

Ministério da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultora UNESCO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Elaboração e revisão de itens para avaliações de larga escala do Governo Federal (MEC/INEP): Prova Brasil, Saeb, Provinha Brasil, Exame Nacional de Certificação de Ensino para Jovens e Adultos ? Encceja e Exame Nacional do Ensino Médio ? Enem (na área de Ciências Humanas); realização de Oficinas de Capacitação em elaboração de itens dessas avaliações para professores de Instituições de Ensino Superior ? IES, nas áreas de Ciências Humanas/Meio Ambiente/Inclusão Social/Relações Étnico-raciais; supervisão e acompanhamento de aplicação de avaliações de larga escala junto a escolas públicas/particulares em vários estados brasileiros; coprodução do Documentário ?Alunos da vida? sobre jovens e adultos em situação de abandono escolar, voltado para a criação de metodologia específica e diferenciada para elaboração do ENCCEJA Brasil, Suíça e Japão; Execução Técnica de pesquisa INEP/PNUD Projeto BRA04/049 ? para alunos e escolas indígenas da Educação Básica dos povos Yanomami(RR), Tuyuka, Baniwa(AM), Ikpeng, Kuikuro(MT), Xukuru(PE); elaboração de documentos técnicos para subsidio nos processos de capacitação de professores das Instituições de Ensino Superior ? IES para elaboração e revisão de itens das avaliações da Educação Básica do INEP.

2003 - 2005

Ministério da Educação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora UNESCO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS AFIRMATIVAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E JOVENS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; PARTICIPAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO JUNTO AO POVO INDÍGENA TICUNA INTITULADO ?O ENSINO MÉDIO QUE QUEREMOS? ? ALDEIA FILADÉLFIA ? BENJAMIN CONSTANT/AM; INTERLOCUÇÃO COM A COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL-CGEA/MEC PARA A INCLUSÃO DE ESCOLAS INDÍGENAS NA 1ª CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PARA O MEIO AMBIENTE.

2002 - 2003

Ministério da Educação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora UNESCO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades de desenvolvidas: Assessoria técnica ao Programa Diversidade na Universidade, junto a jovens e adultos negros e indígenas participantes de cursos pré-vestibulares (Projetos Inovadores de Cursos-PICs); realização do I Seminário Nacional Diversidade na Universidade, em parceria à Comissão Nacional.de Professores Indígenas-CNPI e aos Núcleos de Educação Afrobrasilerios-NEABs.

2014 - 2014

ONG Matres Socioambiental

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora na área de Antropologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto: ?Construção das Linhas de Cuidado da Mulher e da Criança Indígena?, no Âmbito do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu ? PDRSX - Reconstituição dos Itinerários Terapêuticos dos povos indígenas Arara, Arara de Cachoeira Seca (Aldeias Iriri, Laranjal, Magarapy-Eby e Arômby) e Kararaô/Kaiapó (Aldeia Kararaô) na região do Médio Xingu/Altamira/PA. Atividades desenvolvidas: participação em oficinas e palestras sobre Interculturalidade e Itinerários Terapêuticos em Saúde Indígena; trabalho de campo nas aldeias para levantamento de dados; sistematização dos dados e elaboração de Relatórios de Reconstituição dos Itinerários Terapêuticos.Locais de trabalho: Altamira/PA e Brasília/DF.

2012 - 2013

Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: CONSULTORA NA ÁREA DE aNTROPOLOGIA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei como antropóloga e pesquisadora no levantamento de dados sobre a legislação indigenista específica e as políticas públicas afirmativas para a Educação Escolar Indígena; levantamento dos instrumentos de avaliação do Inep (Prova Brasil, Saeb, Provinha Brasil, Enem, Encceja) e sua aplicabilidade nas escolas indígenas; levantamento dos impactos educacionais a crianças e jovens indígenas dos povos Terena(MS) e Guarani(SP) que participaram dessas avaliações de larga escala do Inep no período de 2010 a 2011; sistematização e consolidação dos dados obtidos em Pesquisa-Piloto Pnud Projeto BRA04/049 para escolas indígenas dos povos Yanomami(RR), Tuyuka, Baniwa(AM), Ikpeng, Kuikuro(MT), Xukuru(PE); idealização, organização e execução de seminário de socialização de resultados da pesquisa Pnud, intitulado ?Escolas indígenas e a perspectiva da avaliações educacionais?, de âmbito nacional.

2005 - 2011

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONTRATO TEMPORÁRIO DA UNIÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei como antropóloga na elaboração e revisão de itens para avaliações de larga escala do Governo Federal (MEC/INEP): Prova Brasil, Saeb, Provinha Brasil, Exame Nacional de Certificação de Ensino para Jovens e Adultos ? Encceja e Exame Nacional do Ensino Médio ? Enem (na área de Ciências Humanas); realização de Oficinas de Capacitação em elaboração de itens dessas avaliações para professores de Instituições de Ensino Superior ? IES, nas áreas de Ciências Humanas/Meio Ambiente/Inclusão Social/Relações Étnico-raciais; supervisão e acompanhamento de aplicação de avaliações de larga escala junto a escolas públicas/particulares em vários estados brasileiros; coprodução do Documentário ?Alunos da vida? sobre jovens e adultos em situação de abandono escolar, voltado para a criação de metodologia específica e diferenciada para elaboração do ENCCEJA Brasil, Suíça e Japão; Execução Técnica de pesquisa INEP/PNUD Projeto BRA04/049 ? para alunos e escolas indígenas da Educação Básica dos povos Yanomami(RR), Tuyuka, Baniwa(AM), Ikpeng, Kuikuro(MT), Xukuru(PE); elaboração de documentos técnicos para subsidio nos processos de capacitação de professores das Instituições de Ensino Superior ? IES para elaboração e revisão de itens das avaliações da Educação Básica do INEP.

2000 - 2000

Instituto Nacional do Desenvolvimento Infantil -INDI BIBIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, ACOMPANHAMENTO DE TAREFAS, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E VIVÊNCIAS ESCOLARES, REALIZAÇÃO DE REUNIÕES DE PAIS E EQUIPE DE PROFESSORES; COORDENAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE VIAGENS DE CUNHO SOCIOAMBIENTAL E CULTURAL COM ALUNOS À CHAPADA DIAMANTINA/BA.

2000 - 2000

Fundação Nacional do Índio

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultoria na área de Educação/Antropologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Assessoria antropológica e pedagógica para a elaboração, com base no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas - RCNEI/1998 e em diálogo com professores indígenas do Povo Krahô, (Aldeia Pedra Branca - TO) do Projeto Político Pedagógico da Escola Agroambiental Catxekwyj.

2000 - 2000

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei como pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher - NEPEM, vinculado ao Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, sob a orientação da Professora Doutora Lourdes Bandeira. Pesquisa intitulada: ?Elaboração de Metodologias para Avaliação de Políticas Públicas?.