Igor Frank das Neves

Médico ortopedista especializado em Cirurgia do Ombro e Cotovelo, com sólida formação acadêmica e prática em Ortopedia e Traumatologia, além de atuação no tratamento cirúrgico e conservador das patologias do joelho. Possui ampla experiência em eventos e publicações científicas na área.Formação Acadêmica:Graduação em Medicina Universidade de Araraquara (2014 - 2019)Formação Complementar e Especializações:Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia Hospital de Base, FAMERP, São José do Rio Preto (2020 - 2023)Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 2023Subespecialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo Instituto Vita, São Paulo (2023 - 2024)Título de Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo Sociedade Brasileira do Ombro e Cotovelo (SBCOC), 2024Atividades Acadêmicas e Ligações:Membro ativo da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LORT) em 2017Membro ativo da Liga Acadêmica de Medicina do Esporte (LAME) em 2015Participação em Congressos e Publicações:Participação no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2017 e 2022 (Florianópolis)Habilidades e Áreas de Interesse:Técnicas avançadas em cirurgia do ombro e cotoveloTratamento cirúrgico e conservador das patologias do joelhoInfiltração articular e bloqueio de nervos periféricos para controle de dor crônica

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Ombro e Cotovelo

2023 - Atual

Vita Care
Bolsista do(a): Instituto Vita, VITA, Brasil.

Especialização em andamento em Ortopedia e Traumatologia

2020 - Atual

Hospital de Base - São José do Rio Preto
Bolsista do(a): Ministerio da Educação, MEC, Brasil.

Graduação em Medicina

2014 - 2019

Universidade de Araraquara

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Módulo - SP

Formação complementar

2019 - 2019

Estágio Opcional Obrigatório em Ortopedia e Traumatologia. (Carga horária: 160h). , Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.

2019 - 2019

ACLS program. (Carga horária: 24h). , Advanced Cardiovascular Life Support, ACLS, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Eletrocardiograma na Urgência e Emergência Médica. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP, Brasil.

2017 - 2017

Estágio observacional em Saúde do Adulto. (Carga horária: 20h). , Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.

2017 - 2017

Curso teórico-prático de Reanimação Cardiopulmonar Adulto e Pediátrico. (Carga horária: 8h). , Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.

2016 - 2016

I Curso Anual de Urgência e Emergências Clínicas e Cirúrgicas. (Carga horária: 100h). , União das Faculdades dos Grandes Lagos, UNILAGO, Brasil.

2016 - 2016

Estágio de Radiologia Diagnóstica na Santa Casa de Araraquara. (Carga horária: 24h). , Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.

2012 - 2012

ELS - Language Centers (Pittsburgh, Pennsylvania). , Teaching English to Speakers of Other Languages, Inc., TESOL, Estados Unidos.

2010 - 2011

Extensão universitária em Administração de Empresas. , Colégio Modulo - SP, CM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Ortopedia e Traumatologia.

Organização de eventos

NEVES, I. F. . II Simpósio de Ortopedia e Traumatologia. 2017. (Outro).

NEVES, I. F. ; FRANCA FILHO, A. F. ; GOES, M. A. . Osteoporose na Praça. 2017. (Outro).

Participação em eventos

ARTHROLAB.TECNICA CIRURGICAS EM ARTROSCOPIA. 2024. (Outra).

Congresso Brasileiro de Cirurgia do ombro e Cotovelo. Congresso Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. 2024. (Congresso).

Simpósio de Artroplastia do Ombro INTO. 2023. (Simpósio).

54º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2022. (Congresso).

II Jornada de Pediatria do Oeste Paulista. 2019. (Congresso).

Teste Do Progresso.Teste do Progresso. 2019. (Outra).

IV Simpósio de Cuidados Paliativos do HCFMRP - USP. 2018. (Simpósio).

Teste do Progresso.Teste do Progresso. 2018. (Outra).

49º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Osteopetrose Maligna da Infancia: Diagnóstico e Tratamento Atual. 2017. (Congresso).

Teste do Progresso.Teste do Progresso. 2017. (Outra).

VI Simpósio de Ligas Acadêmicas. 2017. (Simpósio).

XI Congresso Paulista de Neurologia. 2017. (Congresso).

X Simed - Seminário de Integração Médica. 2017. (Seminário).

XVIII FEC - Feira dos Cursos da UNIARA. monitoria. 2017. (Feira).

I Curso Anual de Urgência e Emergências Clínicas e Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO).I Curso Anual de Urgência e Emergências Clínicas e Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO). 2016. (Outra).

I Simpósio de Dor Torácica. 2016. (Simpósio).

I Simpósio de Medicina do Sono. 2016. (Simpósio).

IX SIMED - Seminários de Integração Médica. 2016. (Seminário).

V Simpósio de Ligas Acadêmicas. 2016. (Simpósio).

XVII FEC - Feira dos Cursos da UNIARA. Monitoria. 2016. (Feira).

II Simpósio da Liga de Neurologia da Uniara - SIMLANU. 2015. (Simpósio).

I Simpósio de Medicina de Família e Comunidade de Araraquara. 2015. (Simpósio).

Simpósio da Liga de Neurologia da Uniara. 2015. (Simpósio).

XVI FEC - Feira dos Cursos da UNIARA. Monitoria. 2015. (Feira).

IV Simpósio de Ligas Acadêmicas. 2014. (Simpósio).

XV FEC - Feira dos Cursos da UNIARA. Monitoria. 2014. (Feira).

Produções bibliográficas

  • NEVES, I. F. ; PULS, M. L. ; NEGRAO, C. R. ; FRANCA FILHO, A. F. ; PAVAN, M. M. . Osteopetrose Maligna da Infancia: Diagnóstico e Tratamento Atual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, I. F. ; PULS, M. L. ; BEGOTTI, A. T. L. ; PULS, S. M. . Principais Complicações da Colecistectomia Laparoscopica: Revisão Bibliográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, I. F. ; FARIAS, B. S. P. ; OMORI, B. Y. ; VIANA, C. D. ; ISSA, M. C. F. . Distorção da Imagem Corporal em Universitárias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, I. F. ; FARIAS, B. S. P. ; OMORI, B. Y. ; ISSA, M. C. F. ; VIANA, C. D. . Distorção Da Imagem Corporal Em Universitárias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEVES, I. F. ; RABESQUINE, C. H. N. ; FRANCA FILHO, A. F. ; MICHELOTI, H. C. ; GIBOTTI JUNIOR, O. L. ; PASCOLAT, V. O. ; PAVAN, M. M. . Síndrome do Impacto do Ombro com complicações no tratamento devido a Diabetes Mellitus tipo 2 não controlado: Relato de Caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, I. F. ; RABESQUINE, C. H. N. ; GIBOTTI JUNIOR, O. L. ; PASCOLAT, V. O. ; PAVAN, M. M. ; GOES, M. A. ; BERTO, M. C. ; FRANCA FILHO, A. F. . Policização do Terceiro Raio com Retalho Abdominal para Mão e Antebraço em Lesões Mutilantes do Polegar: Relato de Caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2022

    Epidemiologia, Prevalência E Histórico De Lesões Em Grupo De Ciclistas Amadores, Descrição: O ciclismo é caracterizado como meio de transporte, lazer e atividade física fundamental para manter o corpo saudável e para contribuir na prevenção e no tratamento de doenças. No entanto, a sua prática pode demandar muito esforço físico e/ou pode gerar lesões traumáticas ou atraumáticas significativas. Desse modo, com o aumento desse esporte na última década, o estudo em questão objetiva analisar os fatores envolvidos entre a prática e as lesões musculoesqueléticas ou traumáticas, bem como o desenvolvimento de planos de prevenção. Desenvolver-se-á em locais mais frequentados pelo grupo de praticantes em São José do Rio Preto, como em Parques Municipais, e plataformas virtuais. O projeto foi encaminhando e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da FAMERP (CAAE 55885822.0.0000.5415). Os praticantes responderam a um questionário que aborda: identificação, frequência e intensidade que se pratica ciclismo, execução de outros esportes, acompanhamento com profissionais e presença de lesões. Após as coletas de dados, os instrumentos foram tabulados e submetidos a estatísticas descritivas e inferenciais com nível de significância de 0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Igor Frank das Neves - Integrante / André Luiz Braga Calais Correia Pinto - Integrante / Alceu José Fornari Gomes Chueire - Coordenador / Guaracy Carvalho Filho - Integrante / Jhonata Marcos Ferreira - Integrante / Jorge Taylor Morais Secaf Filho - Integrante / Vinícius Fabel Urbinati - Integrante / Lucas Martins Silva - Integrante / Julio Cezar Lucas Ferreira da Silva Junior - Integrante / Viviane Thaís de Oliveira Fraga - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Distorção da Imagem Corporal em Universitárias, Descrição: A Imagem Corporal (IC) é a representação mental do corpo, formada por sensações que permite ao indivíduo construir sua identidade corporal. A autopercepção do peso corporal é um aspecto importante da IC, reflete a satisfação e as preocupações sobre o peso, sendo influenciada por padrões socioculturais, gerando insatisfação corporal e distorção da própria imagem corporal. O presente trabalho objetivou verificar a ocorrência de distorção e insatisfação da imagem corporal por meio da aplicação da Escala de Figuras de Siluetas em 150 universitárias e identificar a relação com o comportamento alimentar pelo Questionário Holandês de Comportamento Alimentar (QHCA). Verificou-se que 6,7% da amostra se encontra abaixo do peso, 68,6% sao eutróficas, 22,7% tem sobrepeso e 2% obesas. A média da distorção da IC foi maior nas mulheres classificadas com sobrepeso, seguida das eutroficas, obesas e magras, com 4,8±2,79 Kg/m² , 3,8±3,55 Kg/m², 2,9 ±3,02Kg/m² e 1,7±3,06 Kg/m², respectivamente, o que significa que as mesmas superestimam seu peso corporal. Com relação à insatisfação com a IC a média foi de 3,2±3,71Kg/m² para as mulheres com magreza, -2,7 ±4,30Kg/m² para eutróficas, -7,8±3,94Kg/m² para sobrepeso e -9,2±3,11Kg/m² para obesas, demonstrando que há maior insatisfação nas obesas. O QHCA revela que a média de pontuação na subárea alimentação emocional foi prevalente, identificando-o como item que mais iterfere no comportamento alimentar. Conclui-se que existe uma insatisfação com a IC em 100% das mulheres sobrepeso e obesas, 82,3% das eutroficas e 80% das magras. Quanto à distorção da IC, 100% tem percepção distorcida. Verifica-se a importância de programas educativos para essa população a fim de desmistificar o corpo visto e adotado pela mídia. Ressalta-se que saúde a qualquer peso não é a solução.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Igor Frank das Neves - Coordenador / Bruna Silveira Perrone de Farias - Integrante / Bruna Yuri Omori - Integrante / Carolina Dias Viana - Integrante / Maria Celia Franco Issa - Integrante / Rita de Cássia Garcia Pereira - Integrante.

Prêmios

2017

Distorção da Imagem Corporal em Universitárias, Universidade de Araraquara.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Hospital de Base - SJRP. , Avenida Brigadeiro Faria Lima, Vila São José, 15090000 - São José do Rio Preto, SP - Brasil, Telefone: (017) 32015000

Experiência profissional

2020 - Atual

Hospital de Base - São José do Rio Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: R3 Ortopedia e Traumatologia, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ultimo período de Ortopedia e Traumatologia

2016 - 2017

Liga Acadêmica de Medicina Esportiva

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro participante, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro ligante ativo da liga acadêmica de Medicina Esportiva durante o ano de 2016 pela Universidade de Araraquara - UNIARA 35 horas

2017 - 2018

Liga de Ortopedia e Traumatologia de Araraquara

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro Ligante, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro ligante ativo da liga acadêmica de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de Araraquara em 2017 - 2018. 32 horas