Fábio Pinheiro de Souza

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Pesquisador Chefe na Indústria Farmacêutica Prati-donaduzzi, atuando principalmente no desenvolvimentos de metodologias de dissolução e avaliação pré e pós bioequivalência de produtos genéricos. Apresenta amplo conhecimento em análises de dissolução, utilizando aparatos USP I, II, III e IV. Possui especialização em Gerenciamento de Laboratórios pela Unioeste (2010), mestrado em ciências farmacêuticas na UFRGS (2014) e atualmente cursa doutorado em ciências farmacêuticas na UEM.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Farmacêuticas

2017 - Atual

Universidade Estadual de Maringá
Andrea Diniz. Coorientador: Marli Miriam de Souza Lima.

Mestrado em Ciências Farmacêuticas

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: AVALIAÇÃO BIOFARMACÊUTICA DE FORMAS FARMACÊUTICAS DE LIBERAÇÃO IMEDIATA (COMPRIMIDOS DE CANDESARTANA CILEXETILA) E PROLONGADA (CÁPSULAS DE TANSULOSINA) UTILIZANDO APARATOS PÁS E CÉLULAS DE FLUXO COM MEIOS DE DISSOLUÇÃO BIORRELEVANTES,Ano de Obtenção: 2014
Nádia M. Volpato.

Especialização em Gerenciamento de Laboratórios

2009 - 2010

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Importância da avaliação fisico-química das matérias-primas no perfil de liberação in vitro de fármacos de baixa solubilidade: Aplicação ao Albendazol
Orientador: Reinaldo A. Bariccatti

Graduação em Farmácia

2003 - 2007

Universidade Estadual de Maringá
Título: Dissolução de Medicamentos - Desenvolvimento de Validação de Metodologias
Orientador: Prof. Drª. Adriana Lenita Meyer Albiero

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Pesquisa e Desenvolvimento.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, F. P. . I Congresso de Farmácia de Maringá. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso U.S. Pharmacopeia: Fundamentos da Dissolução.EQUIPAMENTO USP 4 E SUA IMPLEMENTAÇÃO. 2017. (Seminário).

10th Annual Automation Seminar. 2016. (Seminário).

11TH ANNUAL APPARATUS 4 SEMINAR.APPLICATION OF USP APPARATUS 4 TO GENERIC PRODUCT DEVELOPMENT. 2016. (Seminário).

6º Seminário de Dissolução USP 4.UTILIZAÇÃO DO APARATO USP 4 NO DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE DISSOLUÇÃO BIORELEVANTES. 2016. (Seminário).

6º Seminário de Dissolução USP 4.UTILIZAÇÃO DO APARATO USP 4 NO DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE DISSOLUÇÃO BIORELEVANTES. 2016. (Seminário).

6º Seminário de Dissolução USP 4.UTILIZAÇÃO DO APARATO USP 4 NO DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS DE DISSOLUÇÃO BIORELEVANTES. 2016. (Seminário).

10TH ANNUAL APPARATUS 4 SEMINAR. 2015. (Seminário).

4º Seminário de Dissolução USP 4.APLICAÇÃO DO USP APARATO 4 DE DISSOLUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS: ASPECTOS PRÁTICOS. 2015. (Seminário).

5º Seminário de Dissolução USP 4.AVALIAÇÃO BIOFARMACÊUTICA DE FORMAS FARMACÊUTICAS DE LIBERAÇÃO IMEDIATA E PROLONGADA UTILIZANDO APARATOS PÁS E CÉLULAS DE FLUXO COM MEIOS DE DISSOLUÇÃO BIORRELEVANTES. 2015. (Seminário).

9th Annual Automation Seminar. 2015. (Seminário).

Workshop U.S. Pharmacopeia ? Correlação in-vitro/in-vivo. 2014. (Simpósio).

3º Seminário de Dissolução USP 4.UTILIZAÇÃO DO APARATO USP 4 EM AVALIAÇÕES PRÉ E PÓS-BIOEQUIVALÊNCIA. 2013. (Seminário).

5th Meeting of the Pharmaceutical Sciences Graduate Program.IN VITRO IN VIVO EVALUATION OF CANDESARTAN CILEXETIL FROM IMMEDIATE RELEASE TABLETS. 2013. (Encontro).

2º Seminário de Dissolução USP 4.APLICAÇÕES DO APARATO IV DE DISSOLUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS. 2012. (Seminário).

4º Encontro do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da ufrgs.DEVELOPMENT OF A BIORELEVANT DISSOLUTION METHOD USING FLOW-THROUGH CELL APPARATUS FOR TAMSULOSIN HYDROCHLORIDE EXTENDED RELEASE CAPSULES. 2012. (Encontro).

Tópicos Avançados em Biofarmácia e Farmacocinética - 2º Taller de Capacitación en Metodologias Biofarmacéuticas. 2012. (Simpósio).

Dissolução Básica e de Aplicações do Aparelho 4 (Flow Through Cell). 2011. (Simpósio).

Seminário de Dissolução USP 4 - O auxílio do dissolutor USP 4 em estudos Pré-Bio na CIVIV, e no desenvolvimento de formas farmacêuticas especiais. 2011. (Seminário).

SEMINÁRIO FIP - HANDS-ON-DISSOLUTION. 2010. (Seminário).

Curso: Nanotecnologia Aplicada aos Sistemas de Liberação Controlada de Fármacos. 2009. (Seminário).

Reunião do Grupo de Discussão de Dissolução - DDG 2008. 2008. (Encontro).

II Semana de Recepção aos Calouros de Farmácia.Apresentação dos representantes administrativos do Curso de Farmácia - UEM e da Universidade. 2007. (Encontro).

III Semana de Atualização em Farmácia Industrial. 2006. (Encontro).

XII Encontro Paranaense de Entidades e Lideranças Farmacêuticas.Discussão sobre a profissão farmacêutica. 2006. (Encontro).

5º International Congress of Pharmaceutical Sciences. 2005. (Congresso).

Conferência: Intoxicação por Agrotóxicos. 2005. (Seminário).

COURSE: Use of LC-MS in Pharmaceutical Sciences. 2005. (Seminário).

Curso: Perfumes e Aromaterapia. 2005. (Encontro).

Curso: Procedimentos Básicos nas Principais Urgências Toxicoloógicas. 2005. (Seminário).

Curso - Sistemas de Liberação de Fármacos: Novas Formas Farmacêuticas. 2005. (Seminário).

I Congresso Internacional de Saúde. Desenvolvimento de um método espectrofotométrico para determinação do gluconato de clorexidina - Parte I. 2005. (Congresso).

I Congresso Internacional de Saúde. Intoxicação Infantil por Naftaleno - Relato de Caso. 2005. (Congresso).

Minicurso: Sistemas de liberação modificada de fármacos. 2005. (Seminário).

VIII Jornada de Farmácia e Análises Clínicas de Londrina e II Encontro de Farmácia Industrial. 2005. (Encontro).

Curso: Florais de Bath. 2004. (Seminário).

XVII Semana de Integração de Farmácia UEM. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andreas Sebastian Loureiro Mendez

MENDEZ, A. S. L.;STEPPE, M.; Araujo, B. V.. Avaliação biofarmacêutica de formas farmacêuticas de liberação imediata (comprimidos de candesartana cilexetila) e prolongada (cápsulas de tansulosina) utilizando aparatos pás e células de fluxo com meios de dissolução biorrelevantes. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bibiana Verlindo de Araújo

ARAUJO, Bibiana Verlindo de; GARCIA, C. V.. VALIAÇÃO BIOFARMACÊUTICA DE FORMAS FARMACÊUTICAS DE LIBERAÇÃO IMEDIATA (COMPRIMIDOS DE CANDESARTANA CILEXETILA) E PROLONGADA (CÁPSULAS DE TANSULOSINA) UTILIZANDO APARATOS PÁS E CÉLULAS DE FLUXO COM MEIOS DE DISSOLUÇÃO BIORRELEVANTES. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bibiana Verlindo de Araújo

De Araujo, B.V.; LOUREIRO, A. S.; STEPPE, M.. Avaliação biofarmacêutica de formas farmacêuticas de liberação imediata (comprimidos de candesartana cilexetila) e prolongada (capsula de tansulosina) utilzando aparatos pás e células de fluxo com meios de dissolução biorrelevantes. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ricardo Fiori Zara

ZARA, R. F.. Importância da avaliação fisico química das matérias primas no perfil de liberação in vitro de drogas de baixa sensibilidade: aplicação ao Albendazol. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento de laboratórios) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Cleber Antonio Lindino

LINDINO, C. A.BARICCATTI, R. A.; Zara, R. F.. Importancia da Avaliação fisico quimica das matérias primas no perfil de liberação in vitro de drogas de baixa solubilidade: aplicação ao albendazol. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerenciamento de Laboratórios) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Julia Maria Tonin Geiss

Uso de meios biorrelevantes em Aparato 4 (Célula de Fluxo Contínuo) simulando gradientes de pH in vivo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Fábio Pinheiro de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

PAULA NISHIYAMA

Centro de Controle de Intoxicações; 2007; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Paula Nishiyama;

Adriana Lenita Meyer Albiero

Dissolução de Medicamentos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Adriana Lenita Meyer Albiero;

Regina Celli Espires-Carrion

Estágio Extracurricular; 2005; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Regina Celli Espires;

Reinaldo Aparecido Bariccatti

Importância da avaliação físico química das materias primas no perfil de liberação in vitro de drogas de baixa solubilidade: aplicação ao albendazol; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerenciamento de Laboratório) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Reinaldo Aparecido Bariccatti;

Nadia Maria Volpato

Avaliação Biofarmacêutica de Formas Farmacêuticas de Liberação Imediata (Comprimidos de Candesartana Cilexetila) e Prolongada (Cápsulas de Tansulosina) Utilizando Aparatos Pás e Células de Fluxo com Meios de Dissolução Biorrelevantes; 2014; Dissertação (Mestrado em Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nadia Maria Volpato;

Andréa Diniz

Desenvolvimento e Caracterização de Sistemas de Liberação Gastrorretentivos Empregando como Modelo Citrato de Sildenafila; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, F. P. ; RE, F. ; LIMA, M. M. S. ; PELEGRINI, B. L. ; SUDATI, E. A. . Desenlvolvimento e Caracterização de Sistemas Gastroretentivos para Comprimidos de Citrato de Sildenafila - Parte 1. In: III International Meeting of Biosciences and Physiopatology, 2016, Maringá. VII Simpósio de Biosciências Aplicadas à Farmácia - III International Meeting of Biosciences and Physiopatology, 2016.

  • SUDATI, E. A. ; SOUZA, F. P. ; RE, F. ; PELEGRINI, B. L. ; DINIZ, A. ; LIMA, M. M. S. . Avaliação da similaridade de perfis de dissolução por métodos modelo independente e modelo dependente. In: III International Meeting of Biosciences and Phisiopatology, 2016, Maringá. VII Simpósio de Biosciências aplicadas à farmácia - III International Meeting of Biosciences and Phisiopatology, 2016.

  • KOVALCZUK, E. R. ; SOUZA, F. P. ; ZAGO, R. F. ; GALAN, V. ; SOUZA, J. B. . Sistema reservatório de liberação de fármacos por via oral direcionado ao cólon. In: 6º Simposio de Ciências Farmacêuticas do Mercosul, 2016, Cascavel. 6º Simposio de Ciências Farmacêuticas do Mercosul, 2016.

  • RE, F. ; SOUZA, F. P. ; DINIZ, A. ; LIMA, M. M. S. ; PELEGRINI, B. L. . Development of Biorelevant Dissolution Method Using FlowThrough Cell and Biorelevant Dissolution Media. In: I International Symposium on Drug Delivery Systems, 2015, Maringá. I International Symposium on Drug Delivery Systems: Proceedings, 2015. p. 62-62.

  • MOHERDAUI, S. M. ; SOUZA, F. P. ; GALAN, V. ; ROSA, M. F. ; MULLER, V. ; ANDREAZZA, I. F. . Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para quantificação de cloridrato de propranolol em sistema multiparticulado bifásico por espectrofotometria UV-vis. ACTA SCIENTIARUM. TECHNOLOGY (ONLINE) , 2017.

  • SOUZA, F. P. ; VOLPATO, N. M. ; MACHADO, J. C. . Comparative evaluation between in vivo absorption kinetics and in vitro release profile for candesartan cilexetil tablets. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 2017 (Artigo Submetido).

  • MOHERDAUI, S. M. ; SOUZA, F. P. ; GALAN, V. ; MULLER, V. ; ROSA, M. F. ; ANDREAZZA, I. F. . Development and evaluation of multiparticulate biphasic system for the treatment of circadian diseases. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, 2017 (Artigo Submetido).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Prati-Donaduzzi

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2006

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: