Jeferson Hugo de Oliveira

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Psicólogo CRP- 08/24575. Tem experiência na área de Psicologia, na qual atuou como Estagiário em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPSII) por dois (2) anos. Realizou publicações científicas no âmbito da Psicologia Clínica sobre o Autismo. Participou da VII Semana Acadêmico de Serviço Social e I Seminário Estadual de Serviço Social: Direitos Humanos a perspectiva da integralidade no serviço social realizado pelas faculdades ITECNE, no qual, publicou artigo científico com intitulação: Saúde Mental: uma análise dos direitos humanos. Desenvolveu e implementou projeto de intervenção no âmbito da Psicologia Social Comunitária em Instituição que realizava o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens e adolescente na Política de Assistência Social. Atuo como Psicólogo, via trabalho voluntário, no Projeto Garrav (Grupo de Apoio e Reação Rápida pela Vida ? Grupo de Prevenção do Suicídio). Atividade vinculada ao Programa Casulo Sócio Tecnológico de Extensão do curso de Serviço Social da Unioeste campus Toledo/PR.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2012 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: A Espiritualidade como Norteadora da Busca Existencial do Homem
Orientador: Adriana Dias Basseto - Coordenadora do curso de Psicologia

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colégio Estadual Jardim Porto Alegre

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

GARRAV: Grupo de Apoio e Reação Rápiada pela Vida..Planejamento e elaboração do APP GARRAV de prevenção ao suicídio e sofrimento psíquico. 2018. (Encontro).

Palestra sobre Ciências Forenses. 2018. (Outra).

Aula Magna - Trabalhando com pessoas especiais. 2014. (Outra).

A atuação do Psicólogo Organizacional e do Trabalho no Oeste do Paraná do. 2013. (Outra).

IV Encontro de Pesquisa da PUCPR - EPPUC.Observação sobre uma Criança com Pautas Autistas. 2013. (Encontro).

IV Encontro de Pesquisa da PUCPR - EPPUC. 2013. (Encontro).

IV Encontro de Pesquisa da PUCPR - EPPUC.Observação sobre uma Criança com Pautas Autistas. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanessa Siqueira de Medeiros Dettoni

Breves conjecturas da análise do comportamento na compreensão das práticas parentais relacionadas ao comportamento-problema da criança; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Vanessa Siqueira de Medeiros Dettoni;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, J. H. ; PEREIRA, R. A. . SAÚDE MENTAL UMA ANÁLISE DO DIREITOS HUMANOS. In: VII SEMANA ACADÊMICA DE SERVIÇO SOCIAL e I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SERVIÇO SOCIAL - DIREITOS HUMANOS A PRESPECTIVA DA INTEGRIDADE NO SERVIÇO SOCIAL., 2014, Cascavel. ISSN 2446-5518, 2014.

  • OLIVEIRA, J. H. ; KLEMMAN, K.Y. ; STEFFENS, L.E.R. . OBSERVAÇÃO SOBRE UMA CRIANÇA COM PAUTAS AUTISTAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    MAPA DO SENTIDO DE VIDA E BEM-VIVER: BUSCA DE INOVAÇÃO SOCIAL EM AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO., Descrição: Através de uma atividade de extensão no Programa Casulo Sócio Tecnológico, foi criado o Projeto Garra ? V , Grupo de apoio a reação rápida pela Vida. O mesmo teve origem numa atividade também de extensão denominada de Coaching Universitário, com o objetivo de auxiliar alunos, técnicos e membros da comunidade externa a desenvolver metas e estratégias de crescimento pessoal e profissional, a fim de contribuir com ações preventivas ao suicídio e sofrimento psíquico, quem em 2019 teve crescimento considerável, com casos dentro da própria Unioeste. Foram convidados profissionais de áureas afins, saúde, serviço social filosofia e gestão, para aplicação de um método chamado Design Thinking de serviços, para aceleração e criação de ações criativas para soluções complexas, no caso, crescimento de casos de tentativa e execução de suicídios, não só na Unioeste mas em toda a região Oeste do Paraná. Como resultado de um trabalho de oficina de criação e inovação social, foi elaborado o Projeto Garra V. O mesmo foi idealizado para criar grupos de apoio em vários espaços estratégicos na sociedade, nas universidades, nas empresas, nas associações, nas escolas e igrejas. Contaria em cada grupo com dois facilitadores voluntários, e uma rede de apoiadores voluntários externos, denominados de Amigo Girassol, ambos seriam treinados e preparados para suas respectivas funções. Paralelo a essa atividades que seria desenvolvida nas unidades Projetos Garra ? V, seria elaborado um APP onde teria cadastrado o telefone dos voluntários amigos girassóis e do grupo Garra ? V, com as respectivas agendas. Na elaboração dessa atividade, os estudos mostram que existem viários fatores que levam ao suicídio, no entanto, o que fica mais nítido na atual conjuntura é o chamado vazio existência, ou a perda de sentido de vida. Elegemos como referencial teoria os elementos da logoterapia, parar subsidiar essa ação e produzir maior conhecimento sobre o tema e possíveis inovações em ações de prevenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeferson Hugo de Oliveira - Coordenador / Edson Marques Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - 2015

    Centro de Atenção Psicossocial

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Foi Estagiário de Psicologia no Centro de Atenção Psicossocial onde desempenhou as seguintes funções: Auxiliava a equipe multiprofissional nas oficinas terapêuticas participando ativamente das atividades, tais como: realizar jogos esportivos com os pacientes, auxiliar na ajuda de uma possível situação de surto e primeiros socorros e propor temas para serem discutidos em oficinas que tinham tal exigência vindo a interagir com os usuários do serviço. Agendava e auxiliava na realização de triagens destinadas a admissão de pacientes na Instituição e em casos de triagens de religamento de pacientes. Atuava na recepção fazendo atividades como: atendendo telefone e passando recados, bem como prestando esclarecimentos sobre os objetivos do CAPS para população leiga no assunto, agendava consultas psiquiátrica e clínico geral para os pacientes. Quando possível, acompanhava em visitas domiciliares, com os outros profissionais no sentido de busca ativa do paciente que não mais compareciam a Instituição em seu Programa Terapêutico.