Nayara Fernanda Siviero Garcia

Engenheira Agrônoma e Mestra em Agronomia (Sistemas de Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Ilha Solteira. Atualmente é Doutoranda em Agronomia (Sistemas de Produção) pela mesma Universidade. Exerce pesquisa na área de Fitotecnia sob orientação do Prof. Dr. Orivaldo Arf com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, trabalhando com manejo com clorofilômetro na adubação nitrogenada de cobertura, bactérias promotoras de crescimento de plantas e fixação biológica de nitrogênio, rotação de culturas e plantas de coberturas. Atua principalmente nas cultura do Arroz, Feijão e Milho.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Agronomia (Produção Vegetal)

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: MANEJO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO FEIJÃO DE INVERNO ASSOCIADO A BACTÉRIAS (Rhizobium tropici e Azospirillum brasilense) COM O USO DO CLOROFILÔMETRO PORTÁTIL,
Orivaldo Arf. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Phaseolus vulgaris L.; Índice de Suficiência de Nitrogênio; Teor de clorofila; bactérias diazotróficas.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal

2015 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Culturas antecessoras e inoculação de Azospirillum brasilense em arroz de terras altas e feijão de inverno em sucessão inoculado com Rhizobium tropici,Ano de Obtenção: 2017
Orivaldo Arf.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Oryza sativa L.; Phaseolus vulgaris L.; rotação culturas; cerrado de baixa altitude.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em Agronomia

2010 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Doses e modos de aplicação de inoculante contendo Azospirillum brasilense em arroz de terras altas irrigado por aspersão
Orientador: Orivaldo Arf
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Escola Integrada Rui Barbosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 -

Inglês. , Fisk Centro de Ensino - Ilha Solteira/SP, FISK, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GARCIA, N. F. S. ; Silva, M. S. C. . Formatura de Dezembro de 2014. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XV Seminário Nacional de Milho Safrinha. 2019. (Seminário).

VI Simpósio Brasileiro Sobre Nutrição de Plantas.Efeito de bioestimulantes nos teores foliares de macronutrientes em arroz de terras altas. 2018. (Simpósio).

XXII Dia de Campo-Soja, Milho, Cana-de-açúcar Amendoim. 2018. (Outra).

12º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão. Co-inoculação de Rhizobium tropici e Azospirillum brasilense em feijoeiro de inverno irrigado. 2017. (Congresso).

15° Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. 2016. (Congresso).

15º ENCONTRO NACIONAL DE PLANTIO DIRETO NA PALHA. Coberturas vegetais em produtividade do arroz de terras altas sob sistema plantio direto em cerrado de baixa altitude. 2016. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. 2015. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Viabilidade da produção do arroz em sucessão a cultivos de adubos verdes e escarificação mecânica. 2015. (Congresso).

11º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE). PLANTAS DE COBERTURA E ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA EM FEIJÃO SOB PLANTIO DIRETO COMPACTADO: ANÁLISE ECONÔMICA. 2014. (Congresso).

11º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (CONAFE). 2014. (Congresso).

FertBio Fertilidade e Biologia do Solo. Inoculação de Azospirillum brasilense em Milho Irrigado por aspersão na Região de Selvíria/MS: Safra 2013/14. 2014. (Congresso).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DO ARROZ IRRIGADO. 2013. (Congresso).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DO ARROZ IRRIGADO. DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE INOCULANTE CONTENDO Azospirillum brasilense EM ARROZ DE TERRAS ALTAS IRRIGADO POR ASPERSÃO. 2013. (Congresso).

XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP - CIC. 2013. (Congresso).

XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP - CIC. DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE INOCULANTE CONTENDO Azospirillum brasilense EM ARROZ DE TERRAS ALTAS SAFRA 2011/12. 2013. (Congresso).

VI - Encontro de Ciências da Vida. 2012. (Encontro).

XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp - CIC. 2012. (Congresso).

V - Encontro de Ciências da Vida. 2011. (Encontro).

XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp - CIC. 2011. (Congresso).

IV - Encontro de Ciências da Vida. 2010. (Encontro).

XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp - CIC. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriel Lopes de Lima

ARF, O.GARCIA, N. F. S.; TAKASU, A. T.. Silício na persistência de plantas de cobertura e fornecimento de nutrientes para a cultura do feijão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Victor Maricato Gomes

ARF, O.GARCIA, N. F. S.; MARTINS, J. T.. Adubação nitrogenada em cobertura e regulador vegetal em arroz de terras altas irrigado por aspersão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: EDER NUNES DE LIMA

ARF, O.GARCIA, N. F. S.; TAKASU, A. T.. DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE Bacillus amyloliquefaciens NO DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DO MILHO SEGUNDA SAFRA EM CERRADO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lucas Martins Garé

ARF, O.; RODRIGUES, R. A. F.;GARCIA, N. F. S.. Rotação de culturas, adubação verde e nitrogenada sobre os componentes de produção e produtividade do feijoeiro em sistema plantio direto - 2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Letícia Martins e Martins

ARF, O.; SÁ, M.E.;GARCIA, N. F. S.. Rotação de culturas, adubação verde e nitrogenada sobre os componentes de produção e produtividade do feijoeiro em sistema plantio direto - 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

GARCIA, N. F. S.. Avaliadora de trabalhos científicos na FECITEL 2019 (Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas). 2019. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

GARCIA, N. F. S.. Avaliadora de trabalhos científicos na 1ªFase do XXXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Neli Cristina Belmiro dos Santos

ARF, OrivaldoBUZETTI, SalatierSANTOS, N. C. B.. Culturas antecessoras e inoculação de Azospirillum brasiliense em arroz de terras altas e feijão de inverno em sucessão inoculado com Rhizobium tropici... 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia Produção Vegetal Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Salatier Buzetti

ARF, O.BUZETTI, S.SANTOS, N. C. B.. Culturas antecessoras e inoculação de Azospirillum brasilense em arroz de terras altas e feijão de inverno em sucessão inoculado com Rhizobium tropici. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - (UNESP/FEIS) UNESP.

Orivaldo Arf

Orivaldo ARFBUZETTI, S.SANTOS, N. C. B.. Culturas antecessoras e inoculação de Azospirillum brasilense em arroz de terras altas e feijão de inverno em sucessão inoculado com Rhizobium tropici.. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Orivaldo Arf

ORIVALDO, ARFSÁ, Marco Eustáquio deTeixeira Filho, M. C. M.. Culturas antecessoras e inoculação de Azospirillum brasilense no arroz de terras altas em sistema plantio direto.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Orivaldo Arf

ARF, ORIVALDOTeixeira Filho, M. C. M.PERES, A. R.. Doses e modos de aplicação de inoculante contendo Azospirillum brasilense em arroz de terras altas irrigados por aspersão.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho

ARF, O.TEIXEIRA FILHO, M.C.M.; DINALLI, R. P.. Manejo da adubação nitrogenada com o uso de clorofilômetro portátil no feijão de inverno associado a coinoculação de Rhizobium tropici e Azospirillum brasilense. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Sistemas de Produção)) - Faculdade de Engenharia da UNESP, Câmpus de Ilha Solteira.

Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho

ARF, O.SÁ, Marco Eustáquio deTEIXEIRA FILHO, M.C.M.. Culturas antecessoras e inoculação de Azospirillum brasilense em arroz de terras altas em sistema plantio direto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Sistemas de Produção) - Faculdade de Engenharia da UNESP, Câmpus de Ilha Solteira.

Marco Eustáquio de Sá

ARF, O.SÁ, M.E.TEIXEIRA FILHO, M. C. M.. Culturas Antecessoras e Inoculação de Azospirillum Brasilense em Arroz de Terras Altas em Sistema Planttio Direto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia Sistema de Produção (Ilha Solteira)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Raíssa Pereira Dinalli

ARF, O.; TEIXEIRA FILHO, M. C. M.;GAZOLA, R.P.D.. Manejo da adubação nitrogenada com o uso do clorofilômetro portátil no feijão de inverno associado a coinoculação de Rhizobium tropici e Azospirillum brasilense. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Agricultura)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Amanda Ribeiro Peres

ARF, O.; TEIXEIRA FILHO, M. C. M.;PERES, AMANDA RIBEIRO. Doses e modos de aplicação de inoculante contendo Azospirillum brasilense em arroz de terras altas irrigado por aspersão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Orivaldo Arf

Manejo da adubação nitrogenada em feijoeiro com o uso do clorofilômetro; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Agronomia Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Orivaldo Arf

Culturas antecessoras e inoculação de Azospirillum brasilense em arroz de terras altas e feijão de inverno em sucessão inoculado com Rhizobium tropici; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Agronomia Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Orivaldo Arf;

Orivaldo Arf

Doses e modos de aplicação de inoculante contendo Azospirillum brasilense em arroz de terras altas irrigados por aspersão - Bolsista CNPq; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Orivaldo Arf;

Orivaldo Arf

Doses e modos de aplicação de inoculante contendo Azospirillum Brasilense em arroz de terras altas irrigado por aspersão; Bolsista CNPq; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Orivaldo Arf;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BUZO, FERNANDO DE S. ; GARÉ, LUCAS M. ; ARF, ORIVALDO ; PORTUGAL, JOSÉ R. ; MEIRELLES, FLAVIA C. ; GARCIA, NAYARA F. S. . Interaction between thidiazuron and Azospirillum brasilense on yield characteristics and productivity of rice. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 23, p. 244-249, 2019.

  • MEIRELLES, FLÁVIA CONSTANTINO ; ARF, ORIVALDO ; GARCIA, NAYARA FERNANDA SIVIERO ; TAKASU, ANDERSON TERUO ; BUZO, FERNANDO DE SOUZA ; CORSINI, DAIENE CAMILA DIAS CHAVES ; MARTINS, JULIANA TRINDADE ; ANDRADE, JOÃO ANTONIO DA COSTA ; PORTUGAL, JOSÉ ROBERTO . Performance of upland rice cultivars at different sowing times: an alternative for crop rotation in low altitude Cerrado region, Brazil. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE) , v. 13, p. 242-250, 2019.

  • BUZO, FERNANDO DE SOUZA ; ARF, ORIVALDO ; GARÉ, LUCAS MARTINS ; MEIRELLES, FLÁVIA CONSTANTINO ; GARCIA, NAYARA FERNANDA SIVIERO ; PORTUGAL, JOSÉ ROBERTO ; PISSOLITO, PAULO HENRIQUE ; GATO, ISABELA MARTINS BUENO ; BASSI, MARCO HENRIQUE MALHEIROS ; TAKASU, ANDERSON TERUO . Thidiazuron and Ethyl-trinexapac Affect Upland Rice Irrigated by Sprinkler Irrigation. Journal of Agricultural Science , v. 11, p. 118, 2018.

  • PERES, AMANDA RIBEIRO ; RODRIGUES, RICARDO ANTÔNIO FERREIRA ; PORTUGAL, JOSÉ ROBERTO ; ARF, ORIVALDO ; GONZAGA, ALEX RANGEL ; MEIRELLES, FLÁVIA CONSTATINO ; GARCIA, NAYARA FERNANDA SIVIERO ; CORSINI, DAIENE CAMILA DIAS CHAVES ; TAKASU, ANDERSON TERUO . Effect of irrigatation, rainfed conditions and nitrogen sources on newly released upland rice cultivar (BRS Esmeralda) with greater tolerance to drought stress. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE) , v. 12, p. 1072-1081, 2018.

  • PORTUGAL, JOSÉ ROBERTO ; ARF, ORIVALDO ; PERES, AMANDA RIBEIRO ; MEIRELLES, FLÁVIA CONSTANTINO ; RODRIGUES, RICARDO ANTÔNIO FERREIRA ; GONZAGA, ALEX RANGEL ; GARCIA, NAYARA FERNANDA SIVIERO ; CORSINI, DAIENE CAMILA DIAS CHAVES . Nutritional aspects of corn due to cover crops, nitrogen doses and inoculation with Azospirillum brasilense. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE) , v. 12, p. 592-601, 2018.

  • PORTUGAL, J. R. ; ARF, O. ; PERES, A. R. ; GITTI, D. C. ; GARCIA, N. F. S. . Coberturas vegetais, doses de nitrogênio e inoculação com Azospirillum brasilense em milho no Cerrado. Revista Ciencia Agronomica , v. 48, p. 639-649, 2017.

  • 2016 JOS EACUTE, ROBERTO PORTUGAL ; ORIVALDO, ARF ; AMANDA, RIBEIRO PERES ; DOUGLAS, DE CASTILHO GITTI ; RICARDO, ANT OCIRC NIO FERREIRA RODRIGUES ; NAYARA, FERNANDA SIVIERO GARCIA ; LUCAS, MARTINS GAR EACUTE . Azospirillum brasilense promotes increment in corn production. African Journal of Agricultural Research , v. 11, p. 1688-1698, 2016.

  • 2016 NASCIMENTO, VAGNER DO ; ARF, ORIVALDO ; TARSITANO, MARIA APARECIDA ANSELMO ; GARCIA, NAYARA FERNANDA FERNANDA SIVIERO ; PENTEADO, MARIELE DE SOUZA ; SABUNDJIAN, MICHELLE TRAETE . Economic analysis of rice and common bean production in succession to green manure crops and mecahnical soil decompression in Brazilian Savannah. REVISTA CERES , v. 63, p. 315-322, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GARCIA, N. F. S. ; ARF, O. . DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE INOCULANTE CONTENDO Azospirillum brasilense EM ARROZ DE TERRAS ALTAS IRRIGADO POR ASPERSÃO. 2014. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    MANEJO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO FEIJÃO DE INVERNO ASSOCIADO A BACTÉRIAS (Rhizobium tropici e Azospirillum brasilense) COM O USO DO CLOROFILÔMETRO PORTÁTIL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Orivaldo Arf em 14/01/2019., Descrição: O objetivo do trabalho será avaliar o manejo da adubação nitrogenada de cobertura no feijão de inverno através do uso do clorofilômetro portátil e a eficiência de bactérias fixadoras de nitrogênio em associação com a cultura. O estudo será desenvolvido no município de Selvíria/MS, em área no sistema plantio direto consolidado, safras 2016, 2017 e 2018. O delineamento experimental utilizado será o de blocos casualisados, disposto em esquema de faixas, com quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos pela combinação de 7 manejos: M1: 40 kg ha-1 de N na semeadura + 80 kg ha-1 aos 10 dias após emergência (DAE) + 80 kg ha-1 aos 20 DAE (tratamento referência); M2: 20 kg ha-1 de N na semeadura + 40 kg ha-1 aos 10 DAE + 40 kg ha-1 aos 20 DAE (dose recomendada); M3: 20 kg ha-1 de N na semeadura + Azospirillum brasilense foliar + 20 kg ha-1 de N quando as leituras do clorofilômetro indicarem ISN < 90%; M4: 20 kg ha-1 de N na semeadura + Azospirillum brasilense foliar + 30 kg ha-1 de N quando as leituras do clorofilômetro indicarem ISN < 90%; M5: 20 kg ha-1 de N na semeadura + 20 kg ha-1 de N quando as leituras do clorofilômetro indicarem ISN < 90%; M6: 20 kg ha-1 de N na semeadura + 30 kg ha-1 de N quando as leituras do clorofilômetro indicarem ISN < 90%; M7: testemunha (sem aplicação de N em cobertura) e ausência ou presença de inoculação de sementes com Rhizobium tropici. Durante a condução do experimento serão realizadas avaliações semanais do Índice de Suficiência de Nitrogênio (ISN), para tomada de decisão sobre o manejo da adubação nitrogenada, além das características agronômicas, componentes de produção e produtividade do feijão. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a adoção de manejos da adubação nitrogenada para o desenvolvimento de um sistema de produção mais sustentável com maior viabilidade econômica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayara Fernanda Siviero Garcia - Integrante / Orivaldo Arf - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Culturas antecessoras e inoculação de Azospirillum brasilense em arroz de terras altas e feijão de inverno em sucessão inoculado com Rhizobium tropici, Descrição: Dentre os cereais de importância no cenário mundial merecem destaque o arroz e feijão fazendo parte da alimentação básica dos brasileiros. A integração de métodos como a diversificação de culturas e a utilização da biotecnologia que aumentem a produtividade de grãos do arroz e feijão pode contribuir ambientalmente e economicamente na adoção de sistemas de produção agrícolas mais sustentáveis. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes culturas antecessoras (milho e/ou Urochloa ruziziensis) e inoculação de Azospirillum brasilense sobre o desenvolvimento e a produtividade do arroz de terras altas e do feijão cultivado em sucessão, além da inoculação de Rhizobium tropici na cultura do feijão de inverno. O estudo foi realizado no município de Selvíria-MS, em um LATOSSOLO VERMELHO Distrófico em área de plantio direto há mais de 10 anos. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualisados, disposto em esquema de faixas, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelo arranjo de oito combinações de milho e Urochloa ruziziensis e ausência ou presença de inoculação com Azospirillum brasilense. Durante a condução do experimento foram realizadas as seguintes avaliações: características agronômicas, componentes de produção e produtividade das culturas do arroz e feijão. O cultivo antecessor de Urochloa ruziziensis propiciou plantas mais altas e com maior teor de nitrogênio e plantas de feijão com maior número de vagens. As diferentes culturas antecessoras utilizadas não influenciaram na produtividade de grãos do arroz de terras altas e do feijão de inverno. A inoculação de sementes de arroz com Azospirillum brasilense promoveu incremento de 19% na produtividade de grãos de arroz de terras altas e, consequentemente, seu efeito resultou em incremento de aproximadamente 25% na produtividade do feijoeiro de inverno inoculado com Rhizobium tropici.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nayara Fernanda Siviero Garcia - Coordenador / Orivaldo Arf - Integrante / José Roberto Portugal - Integrante / Flávia Constantino Meirelles - Integrante / Lucas Martins Gare - Integrante / Fernando de Souza Buzo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE INOCULANTE CONTENDO AZOSPIRILLUM BRASILENSE EM ARROZ DE TERRAS ALTAS IRRIGADO POR ASPERSÃO, Descrição: Os cereais têm uma grande importância na alimentação, não só dos brasileiros, mas também, na de grande parte da população mundial. Dentre estes destaca- se o arroz (Oryza sativa L.). Portanto, para suprir tal necessidade atingindo a demanda tanto em quantidade como em qualidade, cada vez mais se busca o aumento da produtividade e técnicas agrícolas para praticar uma agricultura sustentável, já que a população mundial cada vez aumenta mais. Com isso, os experimentos estão sendo conduzidos para avaliar bactérias fixadoras de nitrogênio, como por exemplo o Azospirillum brasilense sendo de grande importância por promoverem o crescimento de plantas e por satisfazerem o aumento da produção. Assim, este projeto tem o objetivo de avaliar a eficiência de Azospirillum brasilense na fixação de nitrogênio em arroz de terras altas verificando-se as doses e o modo de aplicação de inoculante contendo essas bactérias diazotróficas. O delineamento experimental será o de blocos ao acaso disposto em esquema fatorial 4x3. Os tratamentos serão constituídos pela combinação de doses de inoculante contendo 2x108 células viáveis de Azospirillum brasilense por grama do produto comercial (testemunha sem inoculação, 100, 200 e 300 ml do produto comercial/ha) e modos de aplicação (inoculação das sementes, aplicação no sulco de semeadura e, aplicação na forma de pulverização do solo logo após a semeadura seguida de irrigação com aproximadamente 10 mm de água), com 4 repetições. O projeto será desenvolvido em área experimental da Fazenda de Ensino e Pesquisa pertencente à Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP, localizada no município de Selvíria - MS. Sendo o solo do local do tipo Latossolo Vermelho-Escuro Distrófico argiloso, originalmente sob vegetação de cerrado. Durante o desenvolvimento do projeto serão realizadas as seguintes avaliações: emergência das plântulas, floração, teor de N nas folhas, altura de plantas, grau de acamamento, número de panículas por m2, número de grãos por panícula, massa de 100 grãos, massa hectolítrica, produtividade de grãos e rendimento de engenho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nayara Fernanda Siviero Garcia - Integrante / Orivaldo Arf - Coordenador., Financiador(es): CNPQ Pibic - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Melhor Aluna do 3º ano do Curso de Agronomia no ano de 2013, Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira - UNESP.

2013

Melhor Aluna do 3º ano do Curso de Agronomia no ano de 2012, Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira - UNESP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    AGROMEC JALES AGRÍCOLA LTDA

    Vínculo: Estágio extra-curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio extracurricular realizado na revenda agropecuária sob supervisão de Engenheiro Agrônomo e técnicos agrícolas, trabalhando no manejo de diversas culturas, venda e informações de produtos agropecuários, monitoramento e manejo de pragas e doenças; tecnologia de aplicação de defensivos e outros.

  • 2014 - 2014

    Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Chapadão

    Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estagiária em Fertilidade de Solos e Agricultura de Precisão

  • 2013 - 2014

    Cnpq Pibic

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em sistemas de produção com cereais, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2014

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduanda, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - Atual

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Agronomia, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Doutoranda em Agronomia - Sistemas de Produção Vegetal

  • 2015 - 2016

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda em Agronomia, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Mestranda em Agronomia - Sistemas de Produção Vegetal