Karylleila dos Santos Andrade

Possui graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É professora. associada II da Universidade Federal do Tocantins e atua nos programas de pós-graduação em Letras, câmpus de Araguaína e de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudo do léxico, atuando principalmente nas seguintes áreas: onomástica/toponímia, etnolinguistica e temáticas do léxico voltadas ao ensino. É Bolsista Produtividade PQ2 CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2002 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: Atlas Toponímico de Origem Indígena do Estado do Tocantins
Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick. Palavras-chave: Toponímia; Indígena; Etnolingüística; Léxicologia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação; Educação Superior.

Mestrado em Lingüística

1997 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Empréstimos Lingüísticos entre os Karajá,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Waldemar Ferreira Netto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Léxico; Karajá.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação; Outros Setores.

Especialização em Língua Portuguesa

1994 - 1995

Faculdade de Filosofia Ciências Humanas de Araxá Mg

Graduação em Letras

1989 - 1993

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lexicologia. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Onomástica/Toponímia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de Língua Portuguesa. (Carga horária: 28h). , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: ETOLINGÜÍSTICA/Especialidade: Etnotoponímia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: ETOLINGÜÍSTICA/Especialidade: Etnoliguística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: LEXICOLOGIA E SEMÂNTICA/Especialidade: Lexicologia e Semântica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Antropologia Cultural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANDRADE, K. S. ; FLORES, K. M. ; BODNAR, R. ; Rocha, M. L. ; WETMANN, F. G. ; GONCALO, ; ARAUJO, F. R. . POPULAÇÕES TRADICIONAIS DO TOCANTINS: CULTURA E SABERES DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS. 2013. (Exposição).

ANDRADE, K. S. ; CASTIGLIONI, A. C. . IV Seminários Temáticos de Pesquisas Científicas (SETEPEC) I Colóquio dos Estudos do Léxico. 2012. (Outro).

ANDRADE, K. S. ; FLORES, K. M. ; BODNAR, R. ; TEIXEIRA, I. . PROJETO PALMAS 22 ANOS: memória e história. 2011. (Exposição).

ANDRADE, K. S. ; GARBELINE, J. A. V. . IV Semana de Letras de Porto Nacional. 2008. (Outro).

ANDRADE, K. S. . III Congresso Científico do Ceulp/ULBRA. 2003. (Congresso).

ANDRADE, K. S. . II Congresso Científico do Ceulp/ULBRA. 2001. (Congresso).

ANDRADE, K. S. . I Congresso Científico do Ceulp/ULBRA. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio de linguagens, cultura, educação e tecnologias.Linguagens, cultura, educação e tecnologias. 2019. (Encontro).

Encontro Regional do FOPROP (Norte). 2019. (Encontro).

II GELCIA e II SIPLI.O léxico de uma língua e sua contribuição para estudos sobre a cultura e história de um povo Profa. Dra. Enilde de Jesus Leite Faulstich. 2019. (Seminário).

II GELCIA e II SIPLI.Ciências do léxico nos estudos de línguas indígenas. 2019. (Simpósio).

II GELLNORTE.Ensino e toponímia: uma proposta de aplicação prática. 2019. (Simpósio).

II GELLNORTE.Software toponímico do Tocantins: resultados iniciais. 2019. (Simpósio).

II GELLNORTE.Software toponímico do Tocantins: resultados iniciais. 2019. (Simpósio).

9 Jornada de Iniciação Científica e Extensão - JICE.Avaliador ad hoc. 2018. (Outra).

CIFEFIL XXII CNFL. Sistema toponímico do tocantins SISTOP: resultados preliminares. 2018. (Congresso).

CIFEFIL XXII CNFL. Mesa redonda: Lexicologia, onomástica e suas interfaces. 2018. (Congresso).

II Encontro Tocantinense de Estudantes de Letras ? II ETEL.Oficinas didáticas: possíveis diálogos entre toponímia e ensino. 2018. (Encontro).

II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult.O Ensino das Artes na Escola Indígena Wakõm?kwa: diálogos entre os agentes sociais e a cultura tradicional. 2018. (Seminário).

II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult.A escola indígena Wakõm?kwa e seus processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da interculturalidade: um relato de experiência. 2018. (Seminário).

V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. Proposta didáticas: possíveis diálogos entre toponímia e ensino. 2018. (Congresso).

XII Simposio de Lenguajes e Identidades.El léxico tupi en la formacíon de la toponímia indígena de Tocantins colonial. 2018. (Simpósio).

XII Simposio Linguagens e Identidades.Interculturalidad, poscolonialidad y educación indígena. 2018. (Simpósio).

I Congreso Internacional de Lexicología, Lexicografía y Terminología: ?Tendiendo puentes hacia nuevos escenarios lexicológicos, lexicográficos y terminológicos?. Imaginario y representación en la formación del léxico toponímico de Tocantins Colonial?. 2017. (Congresso).

I Congreso Internacional de Lexicología, Lexicografía y Terminología: ?Tendiendo puentes hacia nuevos escenarios lexicológicos, lexicográficos y terminológicos?. Toponímia e geografia: diálogos possíveis no contexto da teoria da interdisciplinaridade. 2017. (Congresso).

IV Seminário Internacional de Pesquisa em Letras no contexto Latino-Americano.Desafios atuais da formação docente inicial e continuada: letramentos e interdisciplinaridade. 2017. (Seminário).

SIPAT - Simpósio Internacional Pan-americano de Toponímia.O retrato da formação da toponímia indígena do estado do Tocantins colonial. 2017. (Simpósio).

SIPAT - Simpósio Internacional Pan-americano de Toponímia.Toponímia e Geografia Cultural: Desafios na Implementação de um software Pedagógico. 2017. (Simpósio).

VI SIMELP. Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Pesquisas em língua portuguesa, linguística e outras linguagens do Estado de Tocantins, Brasil. 2017. (Simpósio).

XI ENGETLEX.Toponímia e ensino: desafios na implementação de um software pedagógico. 2017. (Encontro).

XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de PEsquisa em Letras no Contexto Latino-Americano. Toponímia e ensino: desafios na implementação de um software pedagógico. 2017. (Congresso).

XVIII Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina. O léxico tupi na formação da toponímia indígena do estado do Tocantins colonial. 2017. (Congresso).

Jornada de Estudos Brasileiros.Memória e narrativa: um estudo dos nomes das comunidades remanescentes de quilombos do Tocantins. 2015. (Outra).

Mostra de teses de Linguística Aplicada e Didática do PortuguÇes.A gíria de grupo na comunidade LGBTT: a produção de um mini-glossário. 2015. (Simpósio).

XXIX Encontro Nacional da ANPOLL.Criação de um software pedagógico para o estudo dos nomes de lugares do estado do Tocantins: primeiros resultados. 2014. (Encontro).

I Fórum de Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Região Norte FOPPEN. 2013. (Outra).

II Fórum de Comissões Temáticas do PROFLETRAS.Gramática, ensino e variação. 2013. (Encontro).

I Simpósio de Linguística, Literatura e Ensino.Ciências do léxico e linguística aplicada ao ensino de língua materna. 2013. (Simpósio).

IX Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologiaem.Atlas Toponímico do Tocantins: criação de um banco de dados com foco na prática pedagógica. 2013. (Encontro).

IX Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologiaem.Toponímia e foco. 2013. (Encontro).

IX ENGETLEX Encontro Intermediário de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.Lexicografia mono, bi e multilingue: objetos, métodos e perspectivas. 2013. (Encontro).

IX Semana Acadêmica de Letras/ I Simpósio de Linguística, Literatura e ensino: Perspectivas críticas e epistemológicas para o ensino de Língua e Literatura na contemporaneidade r.Para que serve o estudo do léxico de uma língua?. 2013. (Simpósio).

IX Seminário de Iniciação Científica da UFT.Nomes de lugares em livros didáticos de geografia do ensino fundamental. 2013. (Seminário).

IX Seminário de Iniciação Científica da UFT.Avaliador do Comitê do PIBIC. 2013. (Seminário).

II Congresso Internacional de Diaeletologia e Sociolinguística. O léxico e a toponímia: estudos dos nomes de origem indígena do estado do Tocantins. 2012. (Congresso).

II Congresso Internacional de Linguistica Histórica. Atlas toponímico do estado do Tocantins: teia em andamento. 2012. (Congresso).

I Seminário de Estudos Toponímico.Notícias sobre o Atlas Toponímico do Estado do Tocantins. 2012. (Seminário).

IV Seminários Temáticos de Pesquisas Científicas (SETEPEC) I Colóquio dos Estudos do Léxico.O léxico e a toponímia: estudos dos nomes de origem indígena do estado do Tocantins. 2012. (Seminário).

Fórum tocantinense de ciência, tecnologia e inovação.Fórum tocantinense de ciência, tecnologia e inovação. 2011. (Outra).

I Congresso Internacional do Léxico. Pesquisas toponímicas no Brasil. 2011. (Congresso).

I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais.A interdisciplinaridade no contexto da toponímia: reflexões iniciais e processos culturais. 2011. (Seminário).

I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais.A toponímia: aspectos interdisciplinares. 2011. (Seminário).

I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais.A interdisciplinaridade no contexto da toponímia: reflexões iniciais e processos culturais. 2011. (Seminário).

Linguística Histórica e Estudos Antropológicos: Onomástica.Os topônimos de Origem Indígena do estado do Tocantins. 2011. (Encontro).

VII Congresso Internacional de Linguística. Toponímia e ensino: uma proposta de estudo interdiscipinar. 2011. (Congresso).

VIII Encontro IUntermediário de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL. 2011. (Encontro).

VIII Encontro IUntermediário de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL.Toponímia, ensino e interdisciplinaridade: primeiras reflexões. 2011. (Encontro).

VIII Encontro IUntermediário de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL.Teses e dissertações recentemente defendidas - sessão A. 2011. (Encontro).

I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. A hodonímia do rio Araguaia nos séculos XVIII E XIX. 2010. (Congresso).

I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. Perfil sociolinguístico das comunidades quilombolas e remanescentes de quilombolas do estado do Tocatins. 2010. (Congresso).

I ELIG - Encontro on line do grupo de pesquisa estudos da linguagem e gêneros.Estudo de nomes de lugares: léxico e ensino no contexto da interdisciplinaridade. 2010. (Encontro).

II SETEPEC Seminário Temático de Pesquisa Científica. 2010. (Seminário).

I SETEPC Seminários Temáticos de Pesqusas Científicas.Toponímia didática: interface interdisciplinar. 2010. (Seminário).

II Colóquio História, Memória e Leitura.Mudança ortográfica: um nova leitura. 2009. (Outra).

II FEPEC Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. 2009. (Outra).

Sarau Música e Poesia: um diálogo interdisciplinar.A estilística de Vinicius de Moraes. 2009. (Encontro).

V Semana de Letras.Comunidades quilombolas do estado do Tocantins: um estudo socioetnotoponímico. 2009. (Outra).

ANPOLL - Associaçào Nacional de Pesquisadores em Lingüística. 2008. (Encontro).

II Jornada interdisciplinar Letras e Matemática da EaD-Unitins: cultura e interatividade.Lingüística e Literatura. 2008. (Outra).

I SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Estudos de Onomástica em Língua Portuguesa: Percursos e Perspectivas. 2008. (Simpósio).

XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Pesquisa Cartográfica do Atlas Topon~imico de Origem Indígena do Estado do Tocantins - PROJETO ATITO. 2008. (Congresso).

1 Seminário do Programa de Iniciação Científica Júnior.Estudo etno-toponímico do município de Palmas. 2007. (Seminário).

II Congresso Científico da UFT e III Seminário de Iniciação Científica. Estudo socioeconômico e sociolingüístico das comunidades quilombolas so Estado do Tocantins. 2007. (Congresso).

I Jornada Interdisciplinar de Letras e Matemática da EaD/Unitins.Novas Tecnologias e a Formação do Professor. 2007. (Seminário).

IV Semana de Letras. 2007. (Outra).

XI Congreso Nacional de Lingüística e Filologia. Saint-Hilaire, Pohl, Gardner e Castelnau e a exoticalização da Província de Goiás. 2007. (Congresso).

XI Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Mini-curso: Toponímia Brasileira: origens históricas. 2007. (Congresso).

I Simpósio interinstitucional de educação a distância.Oficina: Linguagens e produção de material em EaD. 2006. (Simpósio).

Mesa-redonda - Estudos lexicais / XI SILEL Simpósio NAcional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. 2006. (Simpósio).

XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.Atlas toponímico de origem indígena do estado do Tocantins: resultados parciais. 2006. (Simpósio).

I Encontro de Capacitação Docente do Curso Sequencial de Fundamentos e Práticas Judiciárias - EaD.I Encontro de Capacitação Docente do Curso Sequencial de Fundamentos e Práticas Judiciárias - EaD. 2005. (Encontro).

IV Congresso Científico e V Jornada de Iniciação Científica. IV Congresso Científico e V Jornada de Iniciação Científica. 2005. (Congresso).

IV Congresso Internacional da ABRALIN. IV Congresso Internacional da ABRALIN. 2005. (Congresso).

Oficina Pedagógica sobre Avaliação, Web-aula, Material Impresso e Formatação em EaD.Oficina Pedagógica sobre Avaliação, Web-aula, Material Impresso e Formatação em EaD. 2005. (Oficina).

XVI FALE- Fórum Acadêmico de Letras.XVI FALE- Fórum Acadêmico de Letras. 2005. (Oficina).

I Colóquio Internacional do NEAI.Cultura Indígena na América Latina. 2004. (Outra).

IV Jornada de Iniciação Científica.IV Jornada de Iniciação Científica. 2004. (Outra).

XV FALE Fórum Acadêmico de Letras.Estudos dos nomes. 2004. (Oficina).

II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro - Oeste - GELCO.Mesa-redonda: Etnolingüística e Lexicologia. 2003. (Encontro).

II Semana de Economia da UFT.Como redigir um texto científico. 2003. (Encontro).

II Semana de Letras da UFT.Resultados preliminares sobre o Atlas Toponímico do Tocantins. 2003. (Encontro).

I Seminário Povos Indígenas: desafios e perspectivas.Cultura indígena: balanço da situação. 2003. (Seminário).

Oficina de Leitura e Produção de Textos.Oficina de Leitura e Produção de Textos. 2003. (Oficina).

50 Encontro do Grupo de Estudos de Linguagem. 2002. (Encontro).

I Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste.I Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste. 2001. (Encontro).

Intertextualidade Poética. 2001. (Encontro).

Preparação de Inquiridores para o Atlas Lingüístico do Brasil. 2000. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: António Miranda

BALSAN, R.;ANDRADE, KARYLLEILA S.; FLORES, K. M.. Porto Nacional: um lugar tombado. 2019. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marcos Jaime Araújo

ANDRADE, KARYLLEILA S.; FACUNDES, S. S.; PICANCO, G. F. L.. Estudos dos topônimos de origem tupinambá do Município Bragança/Pa?. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Patrícia Lucas

ANDRADE, KARYLLEILA S.; BUSSE, S.; SEIDE, M. S.. Os nomes comerciais de Naranjal-Paraguai. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Lidiane Silva Guimaraes

ANDRADE, KARYLLEILA S.; PAULA, M. H.; SIQUEIRA, K. M. F.. Os aspectos culturais na toponímia: hagiotopôninos na região de Piracanjuba no século XIX. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ana Inez Alexandre Reis

ANDRADE, KARYLLEILA S.; Silva, G. A.. Os nomes de lugares nas provas do ENEM. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maria Madalena Rodrigues

ANDRADE, KARYLLEILA S.; BALSAN, R.; BISPO, M. O.. As (in)visibilidades das práticas de lazer dos idosos nos espaços públicos mantidos pelo poder público. 2019. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Michele Moura dos Santos

ANDRADE, KARYLLEILA S.; SOUSA, A. M.; APONTES, S. A.. Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico. 2019. Dissertação (Mestrado em Profissional em Letras) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Érica de Sousa Luz

ANDRADE, KARYLLEILA S.; SILVA, D. M.; MILANI, S. E.. O comportamento das vogais pré-toônicas no falar palmense. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ízea Folha Damasceno Santos

CASTIGLIONI, A. C.ANDRADE, KARYLLEILA S.; SOUSA, A. M.. ?Sinais-termo em Libras para o ensino da disciplina Língua Portuguesa no Ensino Médio: uma proposta de micrestrutura para glossário especializado",. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Michele Silva Costa Sousa

FUSA, A. F.;ANDRADE, KARYLLEILA S.; MIRANDA, F. D. S.S.. Práticas de letramentos e o processo de internacionalização de programas de pós-graduação na UFT. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ruth Negreiros da Silva

ANDRADE, K. S.; CHAVES, L. M. N.; SILVA, R. G.. O léxico de ?rios e barrancos do acre? ? obra de Mário Maia. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Michol Malia Miller

ANDRADE, KARYLLEILA S.; ALBUQUERQUE, F. E.; SUANNO, M. V. R.. Análise contextual de ensino e produção de um vocabulário trilíngue intercultural: contribuições para futuros materiais didáticos de inglês como língua adicional na escola estadual indígena 19 de abril. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ana Márcia Ribeiro de Miranda Macedo

ARAUJO, R.; SANTOS, G. L.;ANDRADE, KARYLLEILA S.. Interseccionalidades em textos multimodais no livro didático de Língua Portuguesa de ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Cleber Cezar da Silva

ANDRADE, K. S.; SIQUEIRA, K. M. F.; XAVIER, V. R. D.. Os cursos d'água de Pires do Rio hoje: análise das motivações toponímicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Rodrigo Vieira do Nascimento

ANDRADE, K. S.; Izquerdo, M. A. N;CASTIGLIONI, A. C.; SILVA, V. C.. Proposta preliminar de um software toponímico: um estudo de caso sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Mayra Raelly da Costa Silva Saar

ANDRADE, K. S.; SOUSA, A. M.; CHAVES, L. M. N.. Toponímia e religião: a contribuição nordestina na nomeação dos espações geográficos do Acre. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Rosimar Locatelli

ANDRADE, K. S.; ALBUQUERQUE, F. E.; Caldas, R. B.. Aquisição do português comos egunda língua pelos alunos Apinajé da Aldeia São José. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Carla Bastiani

ANDRADE, K. S.CASTIGLIONI, A. C.; SEIDE, M. S.; PEREIRA, C. M. R. B.. Relações entre nome e lugar: estudo dos nomes das escolas públicas de Porto Nacional em uma perspectiva interdisciplinar da geografia e da toponímia. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jaciiele da Silva Santos

PEREIRA, I. C. A.;ANDRADE, K. S.; PINHO, M. J.; SANTOS, T. C.. Reconstrução das práticas de letramento e implicações para o ensino de gêneros discursivos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rosiene Pereira da Costa Barros,

PINHO, M. J.;ANDRADE, K. S.; LUDWIG, C. R.. Texto Literário e interdisciplinaridade: implicações na formação de leitores. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Tiago Tavares de Sá

SOUSA, A. M.;ANDRADE, K. S.; SILVA, R. G.. Análise linguística nos anos finais do ensino fundamental: uma proposta do ensino das conjunções como elemento da coesão sequencial. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Delbiany Lima de Oliveira

SOUSA, A. M.; CHAVES, L. M. N.;ANDRADE, K. S.. A toponímia das regionais, bairros e ruas de Rio Branco/Acre. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Michele Moraes Domingos

GARBELINE, J. A. V.;ANDRADE, K. S.; SOUZA, A. P.. Reflexões sobre a atribuiçao do(s) sentido(s) em realizações avaliativas de alunos da educação básica em diferentes gêneros discursivos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Robervânia de Lima Sá Silva

ANDRADE, K. S.; SAMPAIO, J. C. C.; OLIVEIRA, L. R. P. F.. O ensino de música no desenvolvimento do letramento em leitura: um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rosemeire Parada Granada Milhomens

ANDRADE, K. S.; CAMBRUSSI, M. F.; SANTOS, J. S.. Crenças sobre o professor de LE: um estudo a partir das metáforas no discurso de professores em formação. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Fedral do Tocantins.

Aluno: Ana Paula Piza Aki

ALBUQUERQUE, F. E.; Medeiros. V. S.; Haupt, C.;ANDRADE, K. S.. Educação escolar indígena: aquisição da língua inglesa pelos alunos Apinayé de São José e Mariazinha. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rebeca da Silva Aguiar

MESSIAS, L.;ANDRADE, K. S.; SOUSA, A. M.. Glossário Socioterminológico dos termos do Queijo no Município de Apuí ? Amazonas. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Wolney Jácomo de Sousa

ANDRADE, K. S.; SILVA, V. C. P.; BALSAN, R.. Os discursos e o turismo: um diálogo no município de Porto Nacional. 2013. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lívia Chaves de Melo

ANDRADE, K. S.; BRITO, C. C. P.; SILVA, W. R.. Relatórios de estágio supervisionado em ensino de Língua Inglesa. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua e Literatura) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Cícero Silva

ANDRADE, K. S.; PINHO, M. J.; CYRANKA, L. F. M.. Pedagogia da Alternância: um estudo do gênero caderno da realidade com foco na retextualização. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Severina Alves de Almeida

ALBUQUERQUE, F. E.;ANDRADE, K. S.; CABRAL, A. S. A. C.. A educação escolar apinayê na perspectiva bilíngue e intercultural: um estudo sociolinguístico das aldeias São José e Mariazinha. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: José Soares das Chagas

BOLOGNESI, M. F.; SILVA, A. S. Z.;ANDRADE, KARYLLEILA S.; PIMENTA, A. R.; SOARES, P. S. G.. A arte e o niilismo: Albert Camus e o ethos do absurdo e da rebeldia. 2019. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leandro Ferraz

BOLOGNESI, M. F.; MENDOÇA, M. B. B.; ARAÚJO, N. V.C. G.; MACEDO NETO, A. T.;ANDRADE, KARYLLEILA S.. O ridículo entre o sagrado e o profano: a comicidade e o riso nos festejos da Boa Vista do Padre João. 2019. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bruna Fernanda Soares de Lima Padovani

ANDRADE, KARYLLEILA S.; FACUNDES, S. S.; CHAGAS, A. F. A.. Estudos do léxico da língua Apurinã. 2019. Tese (Doutorado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elza Rodrigues Barbosa

PINHO, M. J.;ANDRADE, KARYLLEILA S.; PASSOS, V. M. A.; PETRAGLIA, I. C.; MACHADO, L. G.. Criatividade e Letramento escolar: um estudo de caso à luz do pensamento complexo. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jonatas Gomes Daurte

PINHO, M. J.;ANDRADE, K. S.; MILANI, S. E.; SUANNO, J. H.; ROCHA, J. D. T.; BARBOSA, S. M. A. D.. Práticas pedagógicas criativas e o ensino de Língua Inglesa: estudo de caso na Escola Beatriz Rodrigues. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marcia Suanny Dias Cavalcante

ANDRADE, K. S.; HENRIQUES, C.; MESSIAS, L.;CASTIGLIONI, A. C.; PINHO, M. J.; SANTOS, JANETE SILVA DOS. O léxico no livro didático de ensino médio: reflexões para o ensino de língua portuguesa. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Debora Maria dos Santos Castro Silva

SANTOS, J. S.;ANDRADE, K. S.; LEITE, J. D.; ALBUQUERQUE, F. E.; HAGE, S. A. M.. Representações discursivas da temática identitária, histórica e cultural dos povos indígenas na legislação e no contexto educacional. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ruberval Rodrigues de Sousa

ANDRADE, K. S.; SOUSA, A. M.; ABBADE, C. M.;CASTIGLIONI, A. C.; PEREIRA, C. M. R. B.; SILVA, V. C.;BODNAR, R.. ?Tradição e cultura ? saberes formais e informais: um estudo das interrelações entre as escolas de Muricilândia e a comunidade remanescente de quilombola Dona Juscelina.?,. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marcilene de Assis Alves Araujo

ALBUQUERQUE, F. E.;ANDRADE, K. S.; PINHO, M. J.; Sousa, R, M.; Bortoni, M. E.. Eventos de fala nos rituais krahô (jê): implicações para o ensino da língua materna na aldeia manoel alves pequeno. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ana Castiglioni

Izquerdo, M. A. N;ANDRADE, K. S.; Barros, L. A.; FINATTO, M. J.; SEABRA, M. C.. Proposta de modelo de dicionário enciclopédico de topônimos do estado de Mato Grosso do Sul. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Célia Dias de Castro

AGUIAR, M. S.; FONSECA, G. S.;ANDRADE, K. S.; GALVAO, V. C. C.; QUINTELA, A. C.. "Maranhão: sua toponimia, sua história. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos

ANDRADE, K. S.; ISQUERDO, D. A. N.; COHEN, D. M. A. A. M.; RUMEU, D. M. C. B.; SEABRA, D. M. C. T. C.. Marcas toponímcias em solo piauiense: seguindo as trilhas das águas. 2012. Tese (Doutorado em letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elisa Augusta Lopes Costa

ANDRADE, KARYLLEILA S.; ALBUQUERQUE, F. E.. Ludicidade com recursos visuais: uma proposta para a educação escolar indígena Krahô. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rosemeri Birck

PALMA, J. C.; CARVALHO, R.; OLIVEIRA, J. M. M.;ANDRADE, KARYLEILLA S.. A arte como conhecimento na formação dos acadêmicos dos cursos de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins campus de Miracema e Itop/Palmas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Raquel Castilho Souza

ANDRADE, KARYLLEILA S.; OLIVEIRA, J. M. M.; PALMA, J. C.; CARVALHO, R.; SANTOS, T. F. R.; FLORES, K. M.. A educação indígena intercultural e o ensino das artes: um olhar sobre as práticas na escola Wakõmkwa, da aldeia Riozinho kakumhu ? povo xerente ? estado do Tocantins/To. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Liliane Scarpin da Silva Storniolo

ANDRADE, KARYLLEILA S.; RODRIGUES, J. C.; BALSAN, R.; ANDRE, C.; SANTOS, J. S.. A identidade musical do Tocantins: o discurso de compositores pioneiros. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Domenico Sturiale

ANDRADE, KARYLLEILA S.; BORGES, I.; SILVA, W. R.; PORTO, G.; MORAES, N. R.. Gênero e desejo: subversão ou controle social?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rosemeri Birck

ANDRADE, KARYLLEILA S.; PALMA, J. C.; CARVALHO, R.; OLIVEIRA, T.. A arte como conhecimento na formação dos acadêmicos nos cursos de pedagogia do ITOP e UFT de Miracema. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Debora Maria dos Santos Castro Silva

SANTOS, J. S.;ANDRADE, K. S.; FERREIRA, M. N. O.; LEITE, J. D.; HAGE, S. A. M.; ALBUQUERQUE, F. E.. Representações discursivas da temática identitária, histórica e cultural dos povos indígenas na legislação e no contexto educacional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ruberval Rodrigues de Sousa

ANDRADE, K. S.; ABBADE, C. M.; SOUSA, A. M.;CASTIGLIONI, A. C.; PEREIRA, C. M. R. B.; SILVA, V. C.; PINHO, M. J.. Tradição e cultura ? saberes formais e informais: um estudo das interrelações entre as escolas de Muricilândia e a comunidade remanescente de quilombo dona Juscelina. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jonatas Gomes Duarte

PINHO, M. J.;ANDRADE, K. S.. A criatividade na escola do século XXI e a prática do professor de língua inglesa em sala de aula. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Márcia Suany Dias Cavalcante

ANDRADE, K. S.; CHAVES, L. M. N.; HENRIQUES, C.; SANTOS, J. S.; PINHO, M. J.. O léxico no livro didático: Reflexões para o ensino de língua portuguesa. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Débora Maria dos Santos Castro Lima

SANTOS, J. S.;ANDRADE, K. S.; HAGE, S. A. M.; LEITE, J. D.; FERREIRA, M. N. O.. Efeitos de sentidos sobre a identidade indígena e a importância de sua ressignificação no contexto educacional. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Bruna Lorraynne Dias Menezes,

ANDRADE, KARYLLEILA S.; Silva, G. A.; AGUILERA, V. A.. Áreas dialetais no Tocantins: estudo dialetológico e geolinguístico no campo das brincadeiras infantis. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Mairo Candido Rodrigues

ANDRADE, KARYLLEILA S.; SILVA, D. M.; MILANI, S. E.. Crenças e atitudes linguísticas: a percepção de acadêmicos dos cursos de licenciatura. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ana Márcia de Miranda Macêdo

ANDRADE, KARYLLEILA S.; FUSA, A. F.; ARAUJO, R.. Raça, etnia e interseccionalidades no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Francisca Martim Cavalcante

ALBUQUERQUE, F. E.;ANDRADE, KARYLEILLA S.. A produção lexicográfica como ferramenta para a manutenção da lingua indìgena Krahô. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Michol Malia Miller

ALBUQUERQUE, F. E.;ANDRADE, KARYLLEILA S.; SUANNO, M. V. R.. Elaboração dos materiais didáticos de inglês intercultural: uma contribuição para o currículo de inglês como língua adicional na escola indígena estadual 19 de abril. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Michelly Moura dos Santos

ANDRADE, KARYLLEILA S.; SOUSA, A. M.; SILVA, R. G.. Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo léxico para turmas do 6 ano do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Lidiane Silva Araújo Guimarães

ANDRADE, KARYLLEILA S.; SIQUEIRA, K. M. F.. Os aspectos culturais na toponímia: hagiotopônimos na região de Piracanjuba (GO) no século XIX. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Patrícia Lucas

ANDRADE, KARYLLEILA S.; SEIDE, M. S.. Os nomes comerciais em Naranjal-Paraguai. Um estudo toponímico sobre o município paraguaio colonizado por Brasileiros.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Érica de Souza Luiz

MILANI, S. E.; SILVA, D. M.;ANDRADE, KARYLLEILA S.. O comportamento das vogais pretônicas no falar palmense. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Franciele Rodovalho Ferreira

ANDRADE, KARYLLEILA S.; ARAUJO, R.;CASTIGLIONI, A. C.. A figura feminina na toponímia urbana da cidade de Porto Nacional. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rodrigo Vieira do Nascimento

ANDRADE, K. S.; Izquerdo, M. A. N;CASTIGLIONI, A. C.. Inovação pedagógica: um estudo de caso sobre uma proposta preliminar de software toponímico para as séries finais do ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ruth Negreiros da Silva

CHAVES, L. M. N.;ANDRADE, K. S.; SILVA, R. G.. O léxico regional de ?Rios e barrancos do Acre? - obra de Mário Maia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Aylizara Pinhero dos Reis

SILVA, W. R.;ANDRADE, K. S.; DORNELLES, C. Z. C.. Letramento científico como transformador da prática docente. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Tiago Tavares de Sá

SOUSA, A. M.;ANDRADE, K. S.; SANTOS, T. C.. Análise linguística nos anos finais do ensino fundamental: uma proposta do ensino das conjunções como elemento da coesão sequencial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Cleber Cezar da Silva

ANDRADE, K. S.; SIQUEIRA, K. M. F.; XAVIER, V. R. D.. Os cursos d'água de Pires do Rio hoje: análise das motivações toponímicas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Rosimar Locatelli

ALBUQUERQUE, F. E.;ANDRADE, K. S.; Caldas, R. B.. AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PELOS ALUNOS APINAYÉ DA ALDEIA SÃO JOSÉ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Mayra Raellu Costa e Silva

ANDRADE, K. S.; SOUSA, A. M.. Toponimia e religião: a contribuição nordestina na nomeação dos espaços geográficos acrianos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Mayra Raelly da Costa Silva Saar

ANDRADE, K. S.; SOUSA, A. M.; CHAVES, L. M. N.. Toponímia e religião: a contribuição nordestina na nomeação dos espações geográficos do Acre. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Rosemeire Parada Granada Milhomens

ANDRADE, K. S.; CAMBRUSSI, M. F.; SANTOS, J. S.. Crenças sobre o professor de LE: um estudo a partir das metáforas no discurso de professores em formação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Fedral do Tocantins.

Aluno: Ana Paula Piza Aki

ALBUQUERQUE, F. E.; Medeiros. V. S.; Haupt, C.;ANDRADE, K. S.. Educação escolar indígena: aquisição da língua inglesa pelos alunos Apinayé de São José e Mariazinha. 2013.

Aluno: Rebeca da Silva Aguiar

MESSIAS, L.;ANDRADE, K. S.; SOUSA, A. M.. Glossário Socioterminológico dos termos do Queijo no Município de Apuí ? Amazonas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras- Linguagem e Identidade) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Kamilla Silva Pereira

SOUZA, R. C.;ANDRADE, KARYLLEILA S.; ALMEIDA, J. S.. A monitoria indígena como possibilidade de contribuição para a permanência dos estudantes indígenas no curso de Filosofia da UFT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ludimilla Coelho dos Santos

ANDRADE, KARYLLEILA S.BASTIANI, C.; ARAUJO, R.. Os hidrônimos das bacias Araguaia-Tocantins: apresentação de uma proposta pedagógica com base no SISTOP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Jayne de Sousa SIlva

ANDRADE, KARYLLEILA S.BASTIANI, C.; ARAUJO, R.. Povos tradicionais (indígenas e comunidades quilombolas) do Tocantins: propostas pedagógicas à base do SISTOP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Roní Lopes Nascimento

ANDRADE, KARYLLEILA S.; MARTINS, A. R.; CARVALHO, R.. Os saberes populares e o professor pesquisador: experiencias pedagógicas aplicadas no CMEI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Anna Inez Alexandre

ANDRADE, K. S.; GARBELINE, J. A. V.; PEREIRA, C. R.. Os nomes de lugares e sua relação com o ensino de História no Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Celesiano Dionísio de Santana

ANDRADE, K. S.; SAMPAIO, J. C. C.; SILVA, R. P.. Teatro na escola e a cultura local. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Cristina Barbosa de Carvalho

ANDRADE, K. S.; MARTINS, A. R.; SILVA, R. P.. Teatro e tradição oral no contexto escolar: um estudo das lendas no município de Rio da Conceição. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Lucélia Barbosa de Sousa

ANDRADE, K. S.; MARTINS, A. R.; SILVA, R. P.. O fazer teatral na formação continuidade de professores dos anos finais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maria José da Silva Moraes

ANDRADE, K. S.; GARBELINE, J. A. V.; PEREIRA, I. C. A.. A representação da mulher na literatura Infanto-juvenil: dos contos primordiais às obras literárias infantis da atualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Cecília Maria Ferreira Pimentel

VICENTE, K. B.; PEREIRA, I. C. A.;ANDRADE, K. S.. "A televisão me deixou burro, muito burro demais", será?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Edilúcia Rodrigues da Costa

ANDRADE, K. S.; AULER, I. C. P.;VICENTE, K. B.. Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções e prática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Solange Barbosa Lira

ANDRADE, K. S.; AULER, I. C. P.;VICENTE, K. B.. A importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem dos anos inicias do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maria Madalena Pereira Freitas Fialho

ANDRADE, K. S.; AULER, I. C. P.;VICENTE, K. B.. Literatura infantil: um desafio para a escola municipal Thiago Barbosa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Susie Nascimento Rêgo Soares Corado

ANDRADE, K. S.; AULER, I. C. P.;VICENTE, K. B.. Os contos e suas características como motivadores da leitura das ciranças no 3 ano de escolaridade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Abgail de Sousa Lima

ANDRADE, K. S.; PEREIRA, I. C. A.;VICENTE, K. B.. A importância do folclore para o desenvolvimento do hábito da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Gislena Soares da Silva

ANDRADE, K. S.; PEREIRA, I. C. A.;VICENTE, K. B.. Literatura Infantil e a Formação de Leitores no Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Sonia Mori Sampaio

ANDRADE, K. S.; PEREIRA, I. C. A.;VICENTE, K. B.. A Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marileia Farias M

VICENTE, K. B.ANDRADE, K. S.; AULER, I. C. P.. Pontes.A leitura como uma prática social nos 2 e 3 anos do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marina Pereira de Mello

ANDRADE, K. S.; AULER, I. C. P.;VICENTE, K. B.. A concepção de Literatura Infantil na Escola Monteiro Lobato. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Eulália Conceição Queiroz

ANDRADE, K. S.; AULER, I. C. P.;VICENTE, K. B.. Produção textual no 1 ano de ensino fundamental: experiências iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

ANDRADE, K. S.; SOUSA, F. D.; FERREIRA, R. S.. Concurso Público para provimento de vagas nos cargos de auxiliar, assistente e adjunto. 2010. Universidade Federal do Tocantins.

ANDRADE, K. S.; NEIVA, S. M. S. F.; MARTINS, J. :.. Concurso público para os cargos de Auxiliar de Ensino, Professor Assitente e Professor Adjunto. 2007. Universidade Federal do Tocantins.

ANDRADE, K. S.; MAGALHAES, P. H. G. D.. Banca examinadora do Concurso Público para Auxiliar de Ensino - Prof. Assistente e Prof. Adjunto de Língua Portuguesa. 2005. Universidade Federal do Tocantins.

ANDRADE, K. S.; MELLO, P. J. G.. Banca Examinadora do Concurso Públicopara Auxiliar de Ensino - Prof. Assistente e Adjunto para a área de Lingüística. 2005. Universidade Federal do Tocantins.

ANDRADE, K. S.; BORBA, M. S.. Renovação de Reconhecimento do Curso de Letras da FIESC. 2006.

ANDRADE, K. S.; MASCARENHAS, M. C. T.. Renovação de reconhecimento do curso de Letras. 2006. Faculdade Integradas de Ensino Superior de Colinas.

ANDRADE, K. S.; MAGALHAES, P. H. G. D.. Renovação do Curso de Letras - FECIPAR. 2005. Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso.

ANDRADE, K. S.; BIAZOTTO, S. L.. Renovação do Curso de Letras da UNIRG. 2005. Fundação UNIRG.

ANDRADE, K. S.; POZZOBON, M. M.. Renovação de Reconhecimento do Curso de Letras da FAG. 2005. Faculdade de Guaraí.

ANDRADE, K. S.; BIAZOTTO, S. L.. Reconhecimento do curso de Letras de Porto Nacional, Araguatins e Tocantinópolis. 2004. Universidade do Tocantins.

ANDRADE, KARYLLEILA S.. Consultora Edital n 01/2020 do Programa Residência Pedagógica e ao Edital n 02/2020 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2020. (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

ANDRADE, K. S.; DESCARDECI, M. A.; Santos, J. S.. Banca professor Associado - Portaria 1.911 de 25 de outubro de 2013. 2013. Universidade Federal do Tocantins.

ANDRADE, K. S.. Comissão de análise e julgamento das propostas institucionais do PIBID/CAPES - Portaria 165 de 12 de novembro de 2013. 2013. (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

ANDRADE, K. S.; DESCARDECI, M. A.; Santos, J. S.. Banca professor Associado - Portaria 1.933 de 04 de novembro de 2013. 2013. Universidade Federal do Tocantins.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick

ANDRADE, K. S.; FERREIRA NETTO, Waldemar;DICK, M. V. P. A.; GUEDES, Marymarcia. Empréstimos lingüísticos entre os Karajá. 'Iny rybe'. 2000. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo.

Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick

ANDRADE, K. S.; FERREIRA NETTO, Waldemar;DICK, M. V. P. A.; ALVES, Ieda Maria. Relatório de atividades para exame de qualificação em nível de mestrado. 1999. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Liana Maria Salvia Trindade

DICK, M. V. P. A.; NETTO, W. F.; GUEDES, M.;TRINDADE, L. M. S.; APOLINARIO, J. R.. Atlas toponímico de Origem Indígena do Estado do Tocantis Projeto ATITO. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Liana Maria Salvia Trindade

TRINDADE, L. M. S.; GUEDES, M.; NETTO, W. F.; APOLINARIO, J. R.. ATLAS TOPONÍMICO DE ORIGEM INDÍGENA DO ESTADO DO TOCANTINS PROJETO ATITO. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Marymarcia Guedes

GUEDES, M.; DICK, Maria Vicentina de Paula Do Amaral. Atlas toponímico de origem indígena do Estado do Tocantins - Projeto ATITO. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Uiversidade de São Paulo/ FFLCH.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Naelana Rodrigues Pereira

Toponímia e gênero: os nomes femininos para as Escolas do município de Palmas-To; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Mariana Ferreira Albuquerque

Variação linguística: estudo da língua brasileira de sinais em Araguaina; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Roselba Miranda

A toponímia em Libras: um estudo dos nomes dos municípios do Tocantins; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Rodrigo Vieira do Nascimento

Toponímia e ensino: aplicação de um software como recurso pedagógico; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Carla Bastiani

A toponímia nas narrativas dos viajaentes naturalistas europeus na Província de Goiás no século XIX; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Robervânia de Lima Sá Silva

Glossário da dor: princiapais termos preconceituosos utilzados contra alunas negras no projeto "princesas não choram por sapos"; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Rosemeire Parada Granada Milhomens da Costa

A perspectiva intercultural no ensino de língua inglesa: um estudo sobre língua, cultura e crenças nas aulas de língua inglesa das escolas de ensino médio de Gurupi-To; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Rosileia de Oliveira Mundoco

Dados sociolinguísticos do aluno indígena no Tocantins a partir dos censos escolares de 2010 a 2019; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Laís de Nazaré dos Santos

Léxico e ensino: um estudo acerca da macro-toponímia paraense; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Jane Guimarães Sousa

Formação de professores na comunidade quilombola Cocalinho: saberes e cultura no ensino de língua portuguesa; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Verônica Ramalho

O uso do software pedagógico toponímico: estudo de caso com professores da rede pública; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Cristiano Pimentel

O uso de gírias por um grupo de surdos no Tocantins; 2020; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Francieley Rodovalho Ferreira

A figura da mulher na toponímia urbana do município de Porto Nacional (To); 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Anna Inez Alexandre

O ENEM: possibilidades de estudos toponímicos; 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Rodrigo Vieira Nascimento

Proposta preliminar de um software toponímico: um estudo de caso sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Carla Bastiani

Relações entre nome e lugar: estudo dos nomes das escolas públicas de Porto Nacional em uma perspectiva interdisciplinar da geografia e da toponímia; 2016; Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Verônica Ramalho

Os nomes de lugares de origem indígena nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Adriano Bezerra de Andrade

Neologia por empréstimo no livro didático de língua portuguesa: um estudo de caso; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Robervânia de Lima Sá Silva

O ensino de música no desenvolvimento do letramento em leitura: um estudo de caso; 2013; Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Cícero Silva

Pedagogia da Alternância: um estudo do gênero caderno da realidade com foco na retextualização; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Fedral do Tocantins,; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Reginaldo Nascimento Neto

O proselitismo político ideológico implícito nos axiotopônimos do Maranhão; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Raquel Castilho Souza

A educação indígena intercultural e o ensino das artes: um olhar sobre as práticas na escola wakõmkwa, da aldeia riozinho kakumhu ? povo xerente ? estado do Tocantins/to; 2019; Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Liliane Sacarpin da Silva Storniolo

Tocante Tocantins: o discurso dos compositores e a criação da identidade regional; 2019; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Ruberval Rodrigues de Suosa

Tradição e cultura ? saberes formais e informais: um estudo das interrelações entre as escolas de Muricilândia e a comunidade remanescente de quilombola Dona Juscelina; ?,; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Marcia Suanny Dias Cavalcante

O léxico no livro didático de ensino médio: reflexões para o ensino de língua portuguesa; 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Naelana Pereira

Cmei Lucas Ruan: O nome, a memória e o lugar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em linguagens, cultura, educação e tecnologias) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Kleiton Dias Meireles

DA ESCOLA PARA VIDA: UMA EXPERIÊNCIA TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA COM OS ALUNOS DO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO COLÉGIO ESTADUAL Dr; PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em linguagens, cultura, educação e tecnologias) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Simone Rodrigues da Silva

BULLYING NA ESCOLA: A importância da mediação entre equipe escolar e alunos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em linguagens, cultura, educação e tecnologias) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Eliane Farias de Souza

A influência da mídia na manipulação do discurso político na tv aberta: debate Lula x Collor transmitido pela rede globo nas eleições de 1989; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cidadania e Cultura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Neuzilene Jorge de Souza Almeida

A linguagem do orkut entre os adolescentes: um estudo do gênero textual; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cidadania e Cultura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Iracy Pires Macedo Sousa

Estudo sobre a variação linguística na produção textual dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cidadania e Cultura) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Debora Gomes Silva

Marcadores conversacionais nas salas de bate-papo da intenet: um estudo da neologia lexical; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Textual) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Rosilda Santos

Coesão e Coerência em Textos Técnicos; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüistica Textual) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Lucy Medeiros

Estratégias de Leitura Não-Lineares; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüistica Textual) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Edimar Srênõkrã Calixto Xerente

A educação intercultural na escola wakõmekwa: perspectivas e desafios; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Roní Lopes Nascimento

Os saberes populares e o professor-pesquisador: experiências pedagógicas aplicadas no centro de educação infantil Matheus Henrique de Castro dos Santos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Fátima Salvador

Memórias Narrativas na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso-Albino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Rosana de Almeida

Estudo toponímico de Dianópolis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Mariane de Moura Carvalho

Os processos fonológicos na variante tocantinense; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Jayne de Sousa SIlva

Sistematização e alimentação de dados referentes aos povos tradicionais (indígenas e comunidades quilombolas) do Tocantins à base do Sistop: perspectiva interdisciplinar, inovadora e pedagógica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Ludimilla Coelho dos Santos

Catalogação e alimentação de hidrônimos (bacia Araguaia-Tocantins) à base do Sistop: perspectiva interdisciplinar, inovadora e pedagógica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Géssyka Shiara Santos

O conceito de inovação pedagógica na criação e na implementação do software do atlas toponímico do Tocantins; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Géssyka Shiara Santos Marques

Criação e implementação do software: estudo das especificidades dos topônimos (ficha lexicográfico -toponímica) no contexto do ensino; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Naelana Rodrigues Pereira

Os nomes das escolas do município de Palmas: um estudo antrotoponímico; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Filipe Moura dos Santos Porto

A GÍRIA DE GRUPO NA COMUNIDADE LGBTT DE PALMAS: PRODUÇÃO DE UM MINI GLOSSÁRIO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Luciana Andrade

Gíria de grupo (?bajubá?): estudo das palavras de origem africana utilizadas pelo grupo lgbtt de palmas como representação socio-histórico e cultural; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Lucilia Paula A

Ferreira; Memória oral e narrativa na construção dos nomes das comunidades remanescentes de quilombos do tocantins; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Rodrigo Vieira do Nacscimento

Toponímia e ensino: proposta didático-pedagógica de um glossário etimológico e histórico para o 7° ano do livro didático de Geografia do ensino fundamental; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Rodrigo Vieira do Nascimento

Estudo dos nomes de lugares (topônimos) dos mapas dos municípios da região do Bico do Papagaio; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Elizangela Gomes Quintana

Estudo dialetológico nas práticas religiosas da comunidade remanescente de quilombola morro de são João; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Verônica Ramalho Nunes

O onoma e sua relação com a interdisciplinaridade nos parâmetros curriculares do ensino fundamental de geografia: um estudo com foco na toponímia; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Anna Inez Alexandre Reis

Estudo dos nomes de lugares (topônimos) e Sua relação com o ensino de história Geografia e língua portuguesa em livros Didáticos do ensino fundamental; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Filipe Moura dos Santos Porto

O léxico bajubá na comunidade glbtt de Palmas: produção de um mini glossário; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Rodrigo Vieira do Nacscimento

Nomes de lugares em livros didáticos de Geografia do ensino fundamental: discussão de uma proposta pedagógica sob a ótica da teoria da interdisciplinaridade; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Lucilia Paula A

Ferreira; Os quilombolas remanescentes do Tocantins: Estudo dos nomes das comunidades com foco nos estudos linguísticos e nas práticas culturais e históricas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Carla Bastiani

O caminho (estudo hodonímico) do rio Araguaia nos séculos XVIII e XIX: estudo toponímico dos viajantes naturalistas no século XIX na região da Província de Goiás, hoje Tocantins; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Carl Bastiani

A hodonímia do rio Araguaia nos séculos XVIII e XIX; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Verônica Ramalho Nunes

Classificação dos topônimos em natureza antropo-cultural e física e produção de fichas lexicográfico-toponímicas dos municípios da região do Bico do Papagaio; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade Fedral do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Elizangela Gomes Quintana

Estudo sociolinguístico da comunidade quilombola Morro de São João: análise dos processos fonológicos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade Fedral do Tocantins, Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Lynara Raquel Cavalcante

O babaçu no processo de ocupação humana na região do Bico do Papagaio: estudo sob a òtica etnotoponímica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Carla Bastiani

O caminho (estudo hodonímico) do rio Araguaia nos séculos XVIII e XIX: estudo toponímico dos viajantes naturalistas no século XIX na região da Província de Goiás, hoje Tocantins; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Carla Bastiani

O mito Paraupava:abrodagem etnolingüística e etnotoponímica do rio Araguaia entre os séculos XVII e XIX; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Lynara Raquel Cavalcante

Análise e descrição das fichas lexicográfico-toponímicas dos nomes dos municípios à margem da BR 153; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Lynara Raquel Cavalcante

Estudo do processo de formação e estrutura dos topônimos tocantinense no contexto da Belém-Brasília: aspectos morfossintáticos e semântico-lexicais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Rosana Rodrigues de Almeida

Estudo taxonômico de natureza antropo-cultural e física dos topônimos localizados às margens da Belém-Brasília; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Sibéria Salles Queiroz

A motivação toponímica em Palmas; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Vanessa de Sousa Santos

A Influência dos Rios Araguaia e Tocantins na Formação dos Topônimos Tocantinenses; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Tocantins; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Sibéria Sales Queiroz

A Motivação Toponímica em Palmas; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Ludmila C Mendonça

A Visão do Não-Índio Sobre o Índio Karajá: Uma Leitura Etnolingüística Baseado em Levis Strauss, Rosseau e Todorov; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Universitário Luterano de Palmas; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Marcela Ramos; Ronaldo Pereira, Rosilda Ferreira

Educação indígena na Unviersidade Federal do Tocantins; 2008; Orientação de outra natureza; (Cursos diversos da instituição) - Universidade Federal do Tocantins, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Maria do Socorro Batista da Silva

IC - Júnior/CAPES/SCT; 2007; Orientação de outra natureza - Escola Estadual Tiradentes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Lucas Vanderley Alencar

IC - Júnior/CAPES/SCT; 2007; Orientação de outra natureza - Escola Estadual Tiradentes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Crislane Maria da Silva / Geisy Evangelista / Marcela Ramos

Memória e Cotidiano no bairro Aureny III; 2007; Orientação de outra natureza; (Cursos diversos da instituição) - Universidade Federal do Tocantins, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Orientador: Karylleila dos Santos Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick

Atlas Lingüístico do Estado do Tocantins: o tronco Makro-Jê; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, RODRIGO VIEIRA DO ; ANDRADE, KARYLLEILA SANTOS . Sistema toponÃmico do Tocantins (SISTOP):. REVISTA GTLEX , v. 3, p. 23-40, 2020.

  • ANDRADE, KARYLLEILA S. ; NASCIMENTO, R. V. ; BASTIANI, C. ; NUNES, V. R. . Toponymical software for educational purposes. REVISTA PHILOLOGUS , v. 25, p. 387-398, 2019.

  • GONCALVES, S. C. P. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . A representatividade das variantes diatópicas de cambalhota na amazônia brasileira. EntreLetras (Online) , v. 9, p. 38-58, 2019.

  • RODRIGUES, WALACE ; SOUSA, JANE GUIMARÃES ; ANDRADE, KARYLLEILA DOS SANTOS . SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS NA ESCOLA: O USO DO LINDÔ NAS AULAS DE PORTUGUÊS. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO , v. 6, p. 167-176, 2019.

  • SOUZA, R. C. ; MARTINS, A. R. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . O Ensino das Artes na Escola Indígena Wakõm kwa: diálogo entre os agentes sociais e a cultura tradicional. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 5, p. 1-13, 2019.

  • SOUZA, R. C. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . A Escola Indígena Wakõm kwa e seus processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Interculturalidade: Um relato de experiência. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 5, p. 1-11, 2019.

  • ANDRADE, KARYLLEILA S. ; NASCIMENTO, R. V. ; BASTIANI, C. ; NUNES, V. R. . Software toponimico como proposta pedagógica. REVISTA PHILOLOGUS , v. 25, p. 387-398, 2019.

  • BASTIANI, C. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . Viajantes naturalistas do século XIX na região da Província de Goiás: levantamento de topônimos indígenas. A Cor das Letras , v. 20, p. 55-65, 2019.

  • BASTIANI, C. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. ; SAMRA, F. R. ; VIANA, C. R. . A ciência em construção Sob o prisma da complexidade. REVISTA PHILOLOGUS , v. 25, p. 74-86, 2019.

  • FERREIRA, F. R. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . A figura da mulher na toponímia urbana do município de Porto Nacional-TO: uma análise quanti-qualitativa. REVISTA PHILOLOGUS , v. 25, p. 208-228, 2019.

  • REIS, A. I. A. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . Os nomes dos lugares nas provas do ENEM:reflexões sobre toponomástica e ensino. REVISTA PHILOLOGUS , v. 25, p. 2447-2476, 2019.

  • BASTIANI, C. ; ANDRADE, KARYLLEILA SANTOS ; PEREIRA, C. M. R. B. . TOPONÍMIA E GEOGRAFIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO DA TEORIA DA INTERDISCIPLINARIDADE. Caminhos da Geografia (UFU. Online) , p. 109-124, 2018.

  • NASCIMENTO, R. V. ; ANDRADE, KARYLEILLA S. ; PEREIRA, C. M. R. B. . Toponímia e geografia cultural: tecendo fios de investigações no âmbito da interdisciplinaridade / Toponymy and Cultural Geography: weaving threads of investigation within the scope of interdisciplinarity. Revista de Estudos da Linguagem , v. 26, p. 1003, 2018.

  • CASSIANO, T. F. R. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . Relato de experiências sobre a afro-diáspora na arte-cultura, memória e identidade: reflexões sobre ser biopolítico na universidade. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 5, p. 252-261, 2018.

  • ANDRADE, KARYLLEILA S. ; NASCIMENTO, R. V. ; NUNES, VERÔNICA ; BASTIANI, C. . Sistema toponímico do tocantins SISTOP: resultados preliminares. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL) , v. XXII, p. 1-10, 2018.

  • SOUSA, R. R. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . Quilombo e quilombola: interações entre os aspectos socioculturais, lexicológicos e lexicográficos. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL) , v. XXII, p. 756-776, 2018.

  • NASCIMENTO, R. V. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO. CADERNOS DO IL, PORTO ALEGRE , p. 197-212, 2018.

  • GONCALVES, S. C. P. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . Aspectos do sistema de remissivas em dicionários escolares de tipo 2. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras , v. 14, p. 109-128, 2018.

  • ANDRADE, KARYLLEILA S. ; GONCALVES, S. C. P. ; PORTO, F. ; ANDRADE, L. C. E. S. . Bajubá linguagem de grupo lgbtt como representação sócio-histórica e cultural. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 5, p. 36-47, 2018.

  • MARTINS, A. R. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. ; BODNAR, R. . Possibilidades de formação de professor em teatro no programa Parfor: conquistas e desafios. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 5, p. 133-141, 2018.

  • ANDRADE, KARYLLEILA SANTOS . O lugar nos estudos toponímicos: reflexões. Revista de Estudos da Linguagem , v. 25, p. 585, 2017.

  • ANDRADE, KARYLLEILA SANTOS ; FLORES, K. M. . Imaginario e representação na formação da toponímia do Tocantins colonial. Filologia e Linguística Portuguesa (Online) , v. 19, p. 239-255, 2017.

  • ANDRADE, KARYLLEILA SANTOS . Aspectos identitários e culturais na formação dos nomes de lugares: um estudo sob a ótica da geografia cultural e humanista. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 4, p. 141-151, 2017.

  • XERENTE, E. S. C. ; ANDRADE, KARYLLEILA SANTOS . A educação intercultural na escola Wakõmekwa: perspectivas e desafios. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 4, p. 261-275, 2017.

  • SANTOS, JANETE SILVA DOS ; GONÇALVES, SHEILA DE CARVALHO PEREIRA ; ANDRADE, KARYLEILLA DOS SANTOS . O EFEITO SUJEITO-DISCENTE E O EFEITO SUJEITO-DOCENTE NO DISCURSO DO DADEB: BREVE ANÁLISE DISCURSIVA SOB A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE. Linguagem em (Dis)curso (Online) , v. 16, p. 273-288, 2016.

  • CAVALCANTE, M. S. D. ; PINHO, M. J. ; ANDRADE, KARYLLEILA S. . Interdisciplinaridade e livro didático: Interfaces (im)possíveis?. Revista do GELNE , v. 17, p. 213-234, 2016.

  • SILVA, C. ; ANDRADE, K. S. ; ANDRADE, K. S. ; MOREIRA, F. . A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância . Acta Scientiarum (UEM) , v. 37, p. 359, 2015.

  • ANDRADE, K. S. ; Os jê e tupi nas terras de goyazes e suas contribuições para a formação da toponímia. Web-Revista SOCIODIALETO , v. 6, p. 269-293, 2015.

  • BARROS, L. S. ; PEREIRA, U. C. ; ANDRADE, KARYLEILLA DOS SANTOS . Educação intercultural: reflexões sobre a diversidade na escola. Fólio - Revista de Letras , v. 7, p. 741-762, 2015.

  • NUNES, V. R. ; ANDRADE, KARYLEILLA DOS SANTOS . Toponímia na perspectiva da teoria da interdisciplinaridade: breves considerações no contexto do ensino. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. 19, p. 552-525, 2015.

  • ANDRADE, KARYLLEILA ; NUNES, VERÔNICA . Cultura e identidade no estudo dos nomes de lugares. Revista GTLex , v. 1, p. 164-183, 2015.

  • ANDRADE, K. S. ; REIS, A. I. A. ; NASCIMENTO, R. V. . Os nomes de lugares nos livros didáticos de geografia e história: primeiras considerações. Revista Trama (Cascavel. Impresso) , v. 10, p. 11-26, 2014.

  • MORAIS, M. R. ; ANDRADE, K. S. ; ANDRADE, K. S. . Crenças e atitudes linguísticas como ferramentas de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa. Revista Philologus , v. 20, p. 938-955, 2014.

  • ANDRADE, K. S. ; OLIVEIRA, J. M. M. . Dos nomes de lugares à discussão do currículo escolar: apontamentos preliminares a respeito do uso do software Toponímico. Acta Semiótica et Linguística , v. 19, p. 61-75, 2014.

  • ANDRADE, KARYLEILLA DOS SANTOS ; REIS, A. I. A. ; CUNHA, H. L. . Verbete ?professora?: o que (não) diz o Dicionário Aurélio. Papéis (UFMS) , v. 18, p. 52-76, 2014.

  • MORAIS, M. R. ; DOMINGOS, M. M. ; SOUSA, R. S. ; ANDRADE, KARYLEILLA DOS SANTOS . Atividades de retextualização do gênero facebook como prática escolar: muito além da gramática das nuvens. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XVIII, p. 101-121, 2014.

  • BARROS, L. S. ; PEREIRA, U. C. ; ANDRADE, KARYLEILLA DOS SANTOS . Sequência didática: uma proposta metodológica ao ensino de língua materna. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XVIII, p. 237-259, 2014.

  • ANDRADE, K. S. . Atlas toponímico do Tocantins (ATT): criação de um software para a catalogação dos dados das fichas lexicográfico-toponímicas. Percursos Linguísticos , v. 3, p. 08-28, 2013.

  • ANDRADE, K. S. ; CASTIGLIONI, A. C. . Dicionário escolar xerente-português/português-xerente: uma breve análise da macro e microestrutura. EntreLetras (Online) , v. 4, p. 102-113, 2013.

  • ANDRADE, K. S. . Criação de um software com foco na inovação pedagógica: Primeiros resultados do Atlas Toponímico do Tocantins. Acta Semiótica et Linguística , v. 18, p. 01-12, 2013.

  • NUNES, V. R. ; ANDRADE, K. S. ; ANDRADE, K. S. . Os nomes de lugares de origem indígena nos livros didáticos de geografia do 6 ao 9 do ensino fundamental: uma proposta de estudo toponímico aplicada ao ensino. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XVII, p. 205-213, 2013.

  • NUNES, V. R. ; ANDRADE, K. S. . Levantamento dos topônimos e fichas lexicográfico-toponímicas dos municípios da região do Bico do Papagaio: estado do Tocantins. Sociodialeto (Online) , v. 1, p. 1-127, 2012.

  • ANDRADE, K. S. . Os nomes de lugares em rede: um estudo com foco na interdisciplinaridade. Domínios de Lingu@Gem , v. 06, p. 205-225, 2012.

  • GUERRA, M. M. ; ANDRADE, K. S. . O léxico sob perspectiva: contribuições da Lexicologia para o ensino de línguas. Domínios de Lingu@Gem , v. 06, p. 226-241, 2012.

  • MELO, L. C. ; ANDRADE, K. S. ; SILVA, W. R. . Trabalho escolar com vocabulário em relatórios de estágios supervisionados em ensino de língua inglesa. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP) , v. 1, p. 51-75, 2012.

  • ANDRADE, K. S. ; BASTIANI, C. . A hodonímia do rio Araguaia nos séculos XVIII e XIX. Tabuleiro de Letras , v. 04, p. 01-24, 2012.

  • SILVA, C. ; ANDRADE, K. S. . Variação linguística e ensino: estudo dos traços da oralidade na escrita em textos de alunos de uma escola rural tocantinense. Leitura (UFAL) , v. 2, p. 271-296, 2012.

  • ANDRADE, K. S. ; BASTIANI, C. . Viajantes naturalistas do século XIX na região da Província de Goiás: levantamento de topônimos indígenas. Antares: Letras e Humanidades , v. 4, p. 169-184, 2012.

  • NUNES, V. R. ; ANDRADE, K. S. . O onoma e sua relação com a Interdisciplinaridade nos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental de Geografia: um estudo preliminar com foco na toponímia. Revista Língua & Literatura (Online) , v. 14, p. 195-210, 2012.

  • ANDRADE, K. S. ; BODNAR, R. . Poesia e diálogos possíveis: o estilo de Mucio Breckenfeld. EntreLetras (Online) , v. 2, p. 1-9, 2011.

  • MAGALHAES, P. H. G. D. ; ANDRADE, K. S. . O estilo de Paulo Marinho na obra Perto do Fogo: trilogia do amor, da terra e esperança. EntreLetras (Online) , v. 2, p. 1-11, 2011.

  • ANDRADE, K. S. ; BASTIANI, C. . Parauapava e Sabarabuçu: estudo dos nomes. Via Litterae , v. 3, p. 303-3, 2011.

  • ANDRADE, K. S. ; BASTIANI, C. . O mito Paraupava na toponímia. Estudos da Língua(gem) (Impresso) , v. 9, p. 71-89, 2011.

  • ANDRADE, K. S. ; ESTEVES, F. P. ; QUEIROZ, S. S. . Perfil sociolinguístico e socioeconômico das comunidades remanescentes de quilombolas do Estado do Tocantins. EntreLetras , v. 1, p. 23-40, 2010.

  • ANDRADE, K. S. . A razão e a loucura: análise semiótica e antropológica do conto O Alienista de Machado de Assis. Revista Philologus , v. Ano 16, p. 52-57, 2010.

  • SILVA, E. P. ; GOMES, G. S. ; ANDRADE, K. S. ; VICENTE, K. B. ; AIRES, M. L. F. G. . Linguagem e sistema EAD-UNITINS: Concepções e aproximações. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 4, p. 1-9, 2010.

  • ANDRADE, K. S. ; CAVALCANTE, L. R. . O estudo dos nomes no contexto da BR Belém-Brasília: análise das fichas lexicográfico-toponímicas. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XIII, p. 862-873, 2009.

  • ANDRADE, K. S. . A grafia dos topônimos registrados pelos viajantes naturalistas na Provincia de Goiás. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XI, p. 100-105, 2008.

  • ANDRADE, K. S. . Saint-Hilaire, Pohl, Gardner e Castelnau: a exoticalização da Província de Goiás e a grafia dos topônimos. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. XI, p. 1-10, 2008.

  • ANDRADE, K. S. . Pesquisa cartográfica do atlas toponímico de origem indígena do tocantins - projeto ATITO. Cadernos do CNLF (CiFEFil) , v. 12, p. 10-17, 2008.

  • ANDRADE, K. S. ; AIRES, M. L. F. G. ; GOMES, G. S. ; VICENTE, K. B. . Análise preliminar da concepção de linguagem utilizada no Sistema EaD-Unitins: Contabilidade Geral I, II e III do Curso de Ciências Contábeis. Linhas (UDESC) , v. I, p. 1-9, 2006.

  • ANDRADE, K. S. ; SANTOS, V. S. ; QUEIROZ, S. S. . Reflexos teóricos sobre as relações entre língua, visão de mundo e realidade. MELL. Mostragem de Estudos Lingüíticos e Literários , Porto Nacional, v. 03, p. 99-102, 2003.

  • ANDRADE, K. S. . Resenha Crítica: O Alienista- Simão Bacamarte e sua loucura. MELL. Mostragem de Estudos Lingüíticos e Literários , Porto Nacional, v. 03, p. 154-157, 2003.

  • ANDRADE, K. S. . Lingüística: Estudo Necessário?!. Letras Por Letras Ceulp Ulbra, Palmas - TO, p. 23-25, 2001.

  • ANDRADE, K. S. . Relações de Significância na Língua Karajá. Letras Por Letras, Palmas-TO, v. 01, p. 17-21, 2000.

  • ANDRADE, K. S. . Renovação Lexical e Empréstimos Lingüísticos entre os Karajá. Humanitas (Palmas) , Palmas, v. 2, p. 19-24, 2000.

  • ANDRADE, K. S. ; TEIXEIRA, D. . Variedade de Manga: Um Estudo Sociolingüístico e Dialetológico. Revista da Educação Ceulp Ulbra, Palmas - TO, v. 2, p. 42-48, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANDRADE, KARYLLEILA S. . Consultor ad hoc projetos UEMASUL. 2018.

ANDRADE, K. S. . Membros do Banco de Assessoria ad hoc da Editora da UFT. 2011.

ANDRADE, K. S. . Projeto de Educação e Interculturalidade: Políticas de Permanência para os estudantes indígenas na UFT. 2005.

ANDRADE, K. S. . Banca de elaboração das provas e redação do Concurso Vestibular do 1 semestre de 2003 da UNITINS. 2003.

ANDRADE, K. S. . Processo seletivo para os cursos de graduação da Fundação Universidade Federal do Tocantins. 2003.

ANDRADE, K. S. . Concurso Público da Polícia Militar do Estado do Tocantins. 2003.

ANDRADE, K. S. ; RIBEIRO, E. ; PEREIRA, C. M. R. B. . Software Pedagógico de nomes de lugares do estado do Tocantins. 2013.

ANDRADE, K. S. . Designar para compor a Comissão de análise e julgamento das propostas institucionais submetidas ao Programa Novos Talentos, Edital no- 055/2012, os seguintes professores:PORTARIA No- 38, DE 28 DE MARÇO DE 2013. 2013.

ANDRADE, K. S. . Designar para compor a comissão de análise e julgamento das propostas institucionais submetidas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, Edital DEB/CAPES n 061/2013, PORTARIA N 165, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013. 2013.

ANDRADE, K. S. . Consultor adhoc - comissão de análise e julgamento das propostas institucionais do PIBID - Edital CAPES N. 011/2012CAPES. 2012.

ANDRADE, K. S. . Consultora ad hoc Edital n 001/2011/Capes, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID. 2011.

ANDRADE, K. S. ; BODNAR, R. ; GARBELINE, J. A. V. . Relatório do projeto de pesquisa e acompanhamento da universalização da educação integral no TO. 2011.

ANDRADE, K. S. . Membro do Comitê Técnico-Científico do II FEPEC. 2009.

ANDRADE, K. S. ; DESCARDECI, M. A. ; MELLO, P. J. G. . Processo Seletivo Extravestibular da UFT. 2007.

ANDRADE, K. S. ; SANTOS, A. O. ; SANTOS JUNIOR, S. ; OLIVEIRA, W. P. ; SERRA, J. C. V. . Programa de Educação Tutorial PET. 2007.

ANDRADE, K. S. . XVI FALE Fórum Acadêmico de Letras. 2004.

ANDRADE, KARYLLEILA S. . A Internacionalização na Pós-Graduação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ANDRADE, KARYLLEILA S. ; ABBADE, C. M. . ?Lexicologia, onomástica e suas interfaces. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ANDRADE, K. S. ; BODNAR, R. ; GARBELINE, J. A. V. . Relatório do projeto de pesquisa e acompanhamento da universalização da educação integral no TO. 2012. (Relatório de pesquisa).

ANDRADE, K. S. ; BODNAR, R. ; TEIXEIRA, I. ; FLORES, K. M. . Palmas 22 anos - Fazendo história e preservando a memória. 2011. (Editoração/Outra).

ANDRADE, K. S. ; RIOS, R. F. . Caderno de conteúdos e Atividades de Linguística III UNITINS-EaD. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-pedagógico).

ESTEVES, F. P. ; ANDRADE, K. S. ; MATOS, I. T. ; COSTA, D. L. ; RIBEIRO, M. . Estudo soceconômico e soclinguístico das comunidades quilombas do estado do Tocantins. 2009. (Relatório de pesquisa).

ANDRADE, K. S. ; SOUZA, M. A. . Caderno de Conteúdos e Atividades de Morfologia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-pedagógico).

ANDRADE, K. S. ; SOUZA, M. A. . Caderno de Conteúdos e Atividades - Lingüística Geral. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-pedagógico).

ANDRADE, K. S. ; VICENTE, K. B. . 1 Capacitação do Programa de Aceleração do 6 ao 9 ano, na área de Língua Portuguesa. 2007. .

ANDRADE, K. S. ; VICENTE, K. B. . Projeto de implantação de Correção de Fluxo Escolar - Aceleração da aprendizagem para alunos do 6 e 9 ano do ensino fundamental. 2007. (Capacitação para professores da Rede Pública Estadual do Tocantins).

ANDRADE, K. S. ; AZEVEDO, V. ; VICENTE, K. B. ; AIRES, M. L. F. G. . Material impresso do sistema EaD UNITINS. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-pedagógico).

ANDRADE, K. S. ; VICENTE, K. B. . Caderno de produção de textos:orientação para escritos em língua portuguesa brasileira / Sistema EaD-UNITINS. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material impresso EaDUnitins).

ANDRADE, K. S. ; VICENTE, K. B. . Manual de Normas Técnicas do sistema EaD - UNITINS. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material impresso EaDUnitins).

ANDRADE, K. S. . Consultora Pedagógica - área de Língua Portuguesa - das redações do ENEM. 2006. (Correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio).

ANDRADE, K. S. ; VICENTE, K. B. . Caderno de Conteúdos e Atividade - Comunicação e Expressão / Curso de Adiministração e Contábeis do Sistema EaD/UNITINS. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-pedagógico).

ANDRADE, K. S. . II Encontro de Professores de Língua Portuguesa e I Encontro de Língua Inglesa do Estado do Tocantins. 2002. (Editoração/Anais).

ANDRADE, K. S. ; FLORES, K. M. ; BODNAR, R. ; TEIXEIRA, I. . Palmas 22 anos - Fazendo história e preservando a memória. 2012 (Mostra de Paineis).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Toponímia e ensino: propostas pedagógicas, Descrição: Esta proposta está em consonância com a área de concentração do programa de pós-graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura, "Abordagens teóricas para o ensino de língua e literatura". Também reiteramos que está contemplado na linha de pesquisa do mestrado: "Ensino e formação de professor de língua e literatura", e na linha do doutorado: Linguagem, educação e diversidade cultural. O objetivo deste projeto é proporcionar uma discussão sobre como informações de cunho sócio- históricas, geográficas, antropológicas e etimológicas (origem) a respeito de elementos urbanos e físicos do estado do Tocantins, que serão disponibilizadas em um software, podem fomentar e ampliar, do ponto de vista do currículo, o leque de conhecimentos escolares de determinados conteúdos de Geografia do ensino fundamental. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2014, 2013 e 2012), Andrade e Dick (2012), Holzer (2003, 1999), Moreira e Candau (2007), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Franciele Rodovalho Ferreira - Integrante / Jayne de Sousa Silva - Integrante / Ludimila Coelho dos Santos - Integrante / Lais Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4

  • 2011 - 2014

    Populações tradicionais do Tocantins: Cultura e saberes de comunidades quilombolas, Descrição: O projeto tem como objetivo compreender os saberes e práticas que orientam os modos e estratégias de reprodução da vida social (simbólica e material) de grupos sociais tradicionais do Estado do Tocantins: os quilombolas. Esta proposta está em consonância com a linha "Linguagem, educação e diversidade cultural" do programa de pós-graduaçao em Letras, Doutorado em Letras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Roseli Bodnar - Integrante / Kátia Maia Flores - Integrante / Fabiana gomes Wetmann - Integrante / Francisco Ronaldo de Araújo - Integrante / José gonçalo Mendes - Integrante / Maria Lúcia Rocha - Integrante / Rodrigo Gustavo Loss - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2011 - 2012

    Projeto de pesquisa e acompanhamento da universalização da educação integral no TO. (2011-2012), Descrição: O projeto de acompanhamento e assessoramento da universalização da educação integral em Palmas ? TO tem como foco acompanhar e aplicar instrumentos avaliativos na implantação e consolidação da rede de educação integral no Estado de Tocantins. Palavras-chave: Educação Integral/Integrada; acompanhamento e pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Palmas 22 anos - Fazendo história e preservando a memória, Descrição: O projeto - Palmas 22 anos - Fazendo história e preservando a memória - intenciona conhecer a história, ao longo dos 22 anos da cidade, com objetivo de preservar a memória. Esclarecemos que o objetivo do projeto não é institucional, não é produzir um documento de história, não tem como pretensão a linearidade dos fatos. Por isso, não é cronológico, nem tão pouco, personalista. É um olhar dentre os diversos olhares. Preservação da memória e não da história. Dividimos nosso olhar em 6 (seis) temáticas que circulam, preenchem e promovem os espaços da cidade: Arquitetura e Meio Ambiente, Imprensa e Comunicação, Educação e Cultura, Turismo e Economia, Saúde e Qualidade de Vida e Memória, Imaginário e Monumentos. A equipe também produzirá 6 (seis) fascículos que circularão por meio dos jornais impressos do estado, atingindo toda a comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Roseli Bodnar - Integrante / Kátia Maia Flores - Integrante / Irenides Teixeira - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário Luterano de Palmas - Cooperação / Universidade Federal do Tocantins - Cooperação / Fundação Cultural do Município de Palmas - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    A toponímia tocantinense no contexto da belém-brasília: estudo dos nomes dos municípios localizados à margem da rodovia, Descrição: Na época da criação do estado do Tocantins, em 1988, a Belém-Brasília, ou BR 153, encontrava-se em situação precária: falta de investimentos na manutenção e recuperação de trechos com problemas. Antes mesmo de sua criação, vários municípios foram criados ao longo da BR. Após sua instalação, muitos distritos, que se localizavam também à margem da rodovia, passaram, através de decretos-lei, a municípios. A importância dessa rodovia para a antiga região norte de Goiás pode ser medida pelo número de novos municípios que emergiram: Araguaína, Colinas de Goiás, Guaraí, Miranorte, Paraíso do Norte, Gurupi, Alvorada, entre outros. A BR 153 constitui para o Tocantins como a principal artéria de desenvolvimento econômico, por onde circula grande parte de suas riquezas, principalmente as relativas a atividades agropecuárias. Esta pesquisa tem como proposta a análise e descrição da toponímia tocantinense no contexto da Belém-Brasília: estudo dos nomes dos municípios localizados à margem da rodovia. Para tanto, contaremos com a abordadem teórico-metodológica de Dick (1990). Para a autora, a ciência onomástica, por apresentar-se como o estudo dos nomes próprios, pode filiar-se aos procedimentos da terminologia. ?Topônimos e antropônimos, a partir de uma nomenclatura técnico-científica, podem ser traduzidos e interpretados como termos ou unidades terminológicas.? (DICK, 1999). Os estudos toponímicos, dentro do alcance pluridisciplinar de seu objeto de estudo, constituem um caminho possível para o conhecimento do modus vivendi das comunidades lingüísticas, que ocupam ou ocuparam um determinado espaço. Quando um indivíduo ou comunidade lingüística atribui um nome a um acidente humano ou físico revelam-se aí tendências sociais, políticas, religiosas, culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Lynara Raquel Cavalcante - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4

  • 2007 - 2009

    Estudo socioeconômico e sociolingüístico das comunidades quilombolas do Estado do Tocantins, Descrição: O Governo Federal criou, em 2003, a SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e instituiu a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, recolocando a questão racial na agenda nacional e a importância de se adotarem políticas públicas afirmativas de forma democrática, descentralizada e transversal. Em 2004 foi criado o Programa Brasil Quilombola, cuja finalidade essencial é coordenar as ações governamentais para as comunidades remanescentes de quilombos, com ênfase na participação da sociedade civil. O Governo do Estado do Tocantins, através do Decreto n 2.385, convocou a I Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial com o objetivo de propor as diretrizes de fundamentação de ações sobre o referido tema, bem como, a análise da realidade social, econômica, política e cultural brasileira, avaliação das ações e políticas públicas de promoção de igualdade racial nas três esferas de governo, municipal, estadual e federal. A construção de um Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial garantirá a implementação dessas Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial de forma qualificada, por intermédio do mapa da condição de vida, do acesso a bens públicos, da situação fundiária, do perfil econômico; Política Nacional de Saúde; Segurança Pública; Cultura e Religiosidade de Matriz Afro-Brasileira. A presente pesquisa faz parte de uma aplicação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial que estabelece uma metodologia pautada em um estudo socioeconômico e sociolingüístico de 8 (oito) comunidades quilombolas do Tocantins.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Integrante / Francisco Patrício Esteves - Integrante / Roseli Bodnar - Coordenador / Inêz Teixeira Matos - Integrante / Marcia Ribeiro - Integrante / Domingos Lopes da Costa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - Atual

    Atlas Toponímico do Tocantins - ATT (2006-2020), Descrição: O ATT faz parte do macro projeto ATT ? Atlas Toponímico do Brasil ATB. Como parte do ATT, já estão concluídos o Atlas Toponímico de Origem Indígena do Estado do Tocantins ? Projeto ATITO, com um banco de dados de 1350 ocorrências; estudo sobre a Toponímia tocantinense no contexto da Belém-Brasília, pesquisa PIBIC 2007-2009, dividida em três sub projetos: a) estudo taxionômico de natureza antropo-cultural e física dos topônimos localizados às margens da Belém-Brasília; b) estudo do processo de formação e estrutura dos topônimos tocantinenses no contexto da Belém-Brasília: aspectos morfossintáticos e semântico-lexicais e c) análise e descrição das fichas lexicográfico-toponímicas dos nomes dos municípios à margem da BR 153; Paraupava e Iabéberi: Caminho das águas, povos dos rios. Visão Etnolinguística dos rios Araguaia e Tocantins entre os séculos XVIII e XX; o estudo hodonímico do rio Araguaia nos séculos XVIII eE XIX (PIBIC 2009-2010). Estão em andamento os seguintes projetos: O caminho (estudo hodonímico) do rio Araguaia nos séculos XVIII e XIX: estudo toponímico dos viajantes naturalistas no século XIX na região da Província de Goiás, hoje Tocantins (PIBIC 2010-2011) e o levantamento dos topônimos e produção de fichas lexicográfico-toponímicas dos municípios da região do Bico do Papagaio (PIBIC 2010-2011). Esta proposta, em particular, prevê a duração de 4 (quatro) anos. Esperamos, no eixo sincrônico, realizar o levantamento e a descrição semântica dos nomes nas cartas topográficas do estado, realizar um estudo sobre a importância do nome babaçu no processo de povoamento da região, classificar os topônimos a partir da taxionomia de DICK (1990) em natureza antropo-cultural e física e, por fim, elaborar as fichas lexicográfico-toponímicos dos municípios da região. Em uma segunda etapa, pretendemos, discutir o caráter interdisciplinar da toponímia e refletir sobre a aplicação do estudo toponímico ao ensino, materiais didáticos, por exemplo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Jayne de Sousa Silva - Integrante / Ludimila Coelho dos Santos - Integrante., Financiador(es): CNPQ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 35 / Número de orientações: 16

  • 2007 - Atual

    Paraupava e Iabéberi: Caminho das aguas, povos dos rios. Visão etnolingüística dos rios Araguaia e Tocantins., Descrição: Qualquer estudo de toponímia brasileira, ainda que em perspectivas diversas e sob distintas orientações ou critérios de análise - histórico, ambiental, etnolingüístico ou psicossociológico, por exemplo - sempre envolve alguma referência a dois pontos nucleares: a posse do território pelo domínio dos caminhos terrestres e lacustres e a conquista espiritual dos locais. Os primeiros permitiram o reconhecimento e os segundos garantiram a continuidade da presença dos alógenos pela implantação de novos credos e de outra cosmovisão. Na prática, são duas configurações, distintas por suas características físicas e emotivas, que acabam se cruzando em um eixo de influências e conseqüências polivalentes. Dick (2002) afirma que o sistema hidrográfico brasileiro encerra uma riqueza pronunciada de cursos d?água, seja na distribuição quantitativa como em extensão e em volume. São tantos os rios notáveis, tanto os pequenos meandros interioranos opostos aos grandes desaguadouros costeiros, tantas as características potamográficas traduzidas em nomes, como os chamados rios de águas negras, brancas, claras e azuis, que a população generaliza o seu termo genérico, nem sempre distinguindo uns dos outros com facilidade, se córrego, riacho ou ribeirão; tudo é rio, existindo em qualquer lugar. Mas há aqueles que só pertencem a certos sítios, porque tipificados pelo meio ou pelos contatos lingüisticos nas fronteiras, como ocorre com os igarapés, paranás, corixos ou arroios, cada um deles revelando, em suas formas de expressão, as marcas de um grupo étnico distinto, ou uma determinada referência fáctica. Os objetos assim simbolizados, lingüisticamente, caracterizam variações vocabulares locais, com um raio diatópico mais ou menos preciso. De qualquer modo, são frutos do meio que os conformou e possibilitou a sua historiografia onomástica. Barbosa Lima Sobrinho (1975), falando da importância do rio para a sociedade brasileira, chama a atenção para o fato de que a sua problemática começa a s. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2013 - Atual

    Atlas Toponímico do Tocantins ATT: criação de um banco de dados com foco na inovação pedagógica, Descrição: Como recorte do Atlas Toponímico do Tocantins ATT, o principal objetivo deste projeto, em particular, é criar um banco de dados (software) para catalogação das informações das fichas lexicográfico-toponímicas (localização geográfica, taxionomia física e antropocultural, dados históricos e socioculturais, etimologia/origem, fontes históricas entre outros), bem como todos os acidentes humanos (nomes de municípios, povoados, distritos, vilas etc) e físicos (serras, morros, vales, ilhas, rios, córregos, riachos etc) dos 139 municípios do estado do Tocantins com o objetivo de inovar as práticas pedagógicas no ensino de Geografia e História no ensino fundamental das escolas públicas do estado no que se refere ao estudo dos nomes de lugares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Eduardo Ribeiro - Integrante / Carolina Rocha Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Atlas Toponímico do Tocantins ATT: criação de um banco de dados com foco na inovação pedagógica, Descrição: Como recorte do Atlas Toponímico do Tocantins ATT, o principal objetivo deste projeto, em particular, é criar um banco de dados (software) para catalogação das informações das fichas lexicográfico-toponímicas (localização geográfica, taxionomia física e antropocultural, dados históricos e socioculturais, etimologia/origem, fontes históricas entre outros), bem como todos os acidentes humanos (nomes de municípios, povoados, distritos, vilas etc) e físicos (serras, morros, vales, ilhas, rios, córregos, riachos etc) dos 139 municípios do estado do Tocantins com o objetivo de inovar as práticas pedagógicas no ensino de Geografia e História no ensino fundamental das escolas públicas do estado no que se refere ao estudo dos nomes de lugares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Eduardo Ribeiro - Integrante / Carolina Rocha Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Atlas Toponímico do Tocantins ATT: criação de um banco de dados com foco na inovação pedagógica, Descrição: Como recorte do Atlas Toponímico do Tocantins ATT, o principal objetivo deste projeto, em particular, é criar um banco de dados (software) para catalogação das informações das fichas lexicográfico-toponímicas (localização geográfica, taxionomia física e antropocultural, dados históricos e socioculturais, etimologia/origem, fontes históricas entre outros), bem como todos os acidentes humanos (nomes de municípios, povoados, distritos, vilas etc) e físicos (serras, morros, vales, ilhas, rios, córregos, riachos etc) dos 139 municípios do estado do Tocantins com o objetivo de inovar as práticas pedagógicas no ensino de Geografia e História no ensino fundamental das escolas públicas do estado no que se refere ao estudo dos nomes de lugares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Eduardo Ribeiro - Integrante / Carolina Rocha Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2016 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2016 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2016 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2016 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2016 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Jayne de Sousa Silva - Integrante / Ludimila Coelho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Jayne de Sousa Silva - Integrante / Ludimila Coelho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Jayne de Sousa Silva - Integrante / Ludimila Coelho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Jayne de Sousa Silva - Integrante / Ludimila Coelho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 5

  • 2015 - Atual

    Software toponímico como inovação pedágogica: um estudo sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental, Descrição: O objetivo geral deste projeto é produzir um software pedagógico que atenda aos interesses de professores do ensino fundamental, especificadamente os da disciplina de Geografia, no que diz respeito à ampliação de informações adicionais (históricas, socioculturais, motivacionais, etimológicas, linguísticas etc) de nomes de lugares (topônimos), identificados no livro didático do 6° e 7° anos. Para tanto, está previsto um estudo na perspectiva da toponomástica aplicado ao contexto do ensino de Geografia, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Intenciona-se realizar atividades e testes de uso das ferramentas do software com professores a fim de aperfeiçoar o banco de dados do ponto de vista do processo ensino-aprendizagem. Como resultado dos trabalhos, espera-se elaborar propostas pedagógicas que possam introduzir, ainda que preliminarmente, o estudo dos nomes de lugares a partir de conteúdos do ensino de Geografia do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar, considerando uma formação mais abrangente do aluno no que se refere aos conhecimentos geohistóricos, socioculturais e linguísticos dos nomes de lugares. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Andrade e Dick (2012), Saviani (1995) e os documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Karylleila dos Santos Andrade - Coordenador / Carla Bastiani - Integrante / Verônica Ramalho Nunes - Integrante / Rodrigo Vieira nascimento - Integrante / Anna Inez Alexandre Reis - Integrante / Jayne de Sousa Silva - Integrante / Ludimila Coelho dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 5

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

VIII - Seminário de Iniciação Científica da UFT (2 lugar na área de Ciências Humanas - Orientanda Carla Bastiani), PIBIC/UFT.

2008

Prêmio de Honra - Iniciação Científica (Orientanda Lynara Cavalcante), Jornada Científica de CEULP/ULBRA - Palmas-Tocantins.

2004

3 lugar - PROICT iniciação científica / Área de Ciências Humanas (Orientanda Sibéria Salles), Jornada Científica do CEULP/ULBRA.

2000

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2000 - MINC e INPHAN, Ministério da Cultura e INPHAN.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Tocantins. , Plano Diretor Norte, Centro, 77000000 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (63) 32188026, Ramal: 8024, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2003 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. Associada II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Tocantins, .,Cargo ou função, Banca de Professor Associado.

  • 08/2016

    Direção e administração, Universidade Federal de Tocantins, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Iniciação à Docência PIBID/UFT.

  • 03/2012

    Ensino, Doutorado em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Etnolinguística, Léxico, ensino e Cultura, Lexicologia e Lexicografia, Fundamentos do Léxico

  • 09/2009

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Matrizes Teóricas e Culturais da Amazônia, Leitura e Produção de Textos Técnicos Científicos, Antropologia Cultural no curso de Artes do PARFOR, Folclore - Curso de Teatro PARFOR, Leitura e Produção de Textos Técnicos Científicos no curso de Artes do PARFOR, Matrizes Culturais da Amazônia - Curso de Artes do PARFOR, Seminários Interdisciplinares no curso de Artes do PARFOR

  • 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-retoria de Pesquisa ePós Graduação - UFT, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Técnico Científico da UFT - Área de Letras.

  • 01/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação da UFT, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Interna de Avaliação dos Projetos do Programa de Educação Tutorial PET para avaliação e emissão de relatórios das porpostas concorrentes ao Edital 05/2009 MEC/SESU.

  • 03/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2007 - 06/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Letras/UFT, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação da UFT, .,Cargo ou função, Comissão de Apoio Pedagógico para elaboração, implantação e acomapanhamento dos projetos pedagógicos dos novos cursos - Programa REUNI.

  • 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação da UFT, .,Cargo ou função, Comissão de Elaboração dos cursos de Artes e Filosofia - REUNI-UFT.

  • 01/2006

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Programa Conexões de Saberes PCS.

  • 11/2005 - 04/2007

    Outras atividades técnico-científicas , NEAI - Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas, NEAI - Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas.,Atividade realizada, Colaboradora do Projeto de Educação e Interculturalidade: políticas de permanência para os Estudantes Indígenas na UFT.

  • 03/2005 - 12/2005

    Extensão universitária , Campus de Palmas - Curso de Ciências Econômicas, .,Atividade de extensão realizada, Português Instrumental para alunos indígenas da UFT.

2005 - 2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora em EaD, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2007 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da Universidade do Tocantins, .,Cargo ou função, PORTARIA - 1060/07 resolve designar Karylleila dos Santos Andrade para compor a Câmara de Pós-Graduação da UNITINS.

  • 08/2007 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da Universidade do Tocantins, .,Cargo ou função, PORTARIA - 868/07 resolve designar Karylleila dos Santos Andrade para compor o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da UNITINS.

  • 01/2007 - 06/2008

    Direção e administração, Pró-reitoria de Pós-Graduação e Extensão/UNITINS, .,Cargo ou função, Coordenadora Operacional do MINTER Mestrado em Educação UnB/Unitins.

  • 01/2007 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria da Universidade do Tocantins, .,Cargo ou função, PORTARIA - 03/2007 resolve designar Karylleila dos Santos andrade para responder pela Coordenação Operacional do Mestrado Interinstitucional em Educação MINTER UnB/UNITINS.

  • 06/2007 - 06/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pós-Graduação e Extensão/UNITINS, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção para Doutores da UNITINS.

  • 02/2006 - 03/2006

    Ensino, Comunicação, Linguagens e Novas Tecnologias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Discursos e Linguagens

  • 03/2005 - 12/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Sistema EaD/UNITINS, Sistema EaD/UNITINS.,Atividade realizada, Pesquisa em EaD.

  • 01/2005 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Pós Graduação, .,Serviço realizado, Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias.

  • 09/2005 - 10/2005

    Ensino, Comunicação, Linguagens e Novas Tecnologias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Discursos e Linguagens

  • 03/2005 - 08/2005

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão

1998 - 2005

Centro Universitário Luterano de Palmas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/1998 - 02/2005

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa II, III e IV, Língua Portuguesa II, V e VIII, Lingüística I, Lingüística II

  • 02/2003 - 05/2003

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora de Graduação.

  • 01/2003 - 05/2003

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Membro da Comissão da área de Humanas, Sociais e Aplicadas do III Congresso Científico do CEULP.

  • 09/2002 - 05/2003

    Serviços técnicos especializados , Centro Universitário Luterano de Palmas, .,Serviço realizado, Comissão de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas do III Congresso Científico do Ceulp/Ulbra.

  • 08/2002 - 05/2003

    Direção e administração, Centro Universitário Luterano de Palmas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional.

  • 02/2001 - 11/2001

    Ensino, Lingüística Textual, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia e Fonologia

  • 02/2000 - 11/2001

    Direção e administração, Centro Universitário Luterano de Palmas, .,Cargo ou função, Membro de Conselho do Curso de Letras.

  • 02/2000 - 11/2001

    Direção e administração, Centro Universitário Luterano de Palmas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial de Pesquisa.

  • 10/2000 - 06/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro Universitário Luterano de Palmas, .,Serviço realizado, Comissão Executiva do II Congresso Científico Internacional do Ceulp/Ulbra.

  • 02/2000 - 11/2000

    Direção e administração, Centro Universitário Luterano de Palmas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Letras por Letras.

  • 02/2000 - 11/2000

    Estágios , Centro Universitário Luterano de Palmas, .,Estágio realizado, Orientadora de Estágio de Língua Inglesa.

  • 10/1998 - 06/1999

    Serviços técnicos especializados , Centro Universitário Luterano de Palmas, .,Serviço realizado, Organização do I Congresso Científico do Ceulp/Ulbra.

2018 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Produtividade em Pesqusia PQ2