Thiago Cardoso Franco

Membro do Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS (USP) [ http://www.atopos.com.br/pesquisadores/ ], onde pesquisa teorias da comunicação e redes digitais. No mesmo centro de pesquisa é integrante da linha de pesquisa - Tekó: a digitalização dos saberes locais. Membro do Sostenibilia (Osservatorio Internazionale di Teoria Sociale Sulle Nuove Tecnologie e la Sostenibilità), da Università Sapienza di Roma. [https://www.sostenibilia.net/copia-docentes-1 ]. Pesquisador associado ao Sostenibilia (Dipartimento di Comunicazione e Ricerca Sociale - Facoltà di Scienze Politiche, Sociologia e Comunicazione, UNIROMA 1). Doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), na área de Teoria e Pesquisa em Comunicação, na linha de Comunicação e Ambiências em Redes Digitais; mestre em Comunicação, Cidadania e Cultura (2014); especialista em Comunicação Integrada (2008); graduado em Ciência da Comunicação (2006), pela UFG. Coordenou, até o ano de 2019, dois projetos de pesquisa na UFG: Pensamento Digital Contemporâneo - Povos Tradicionais e novas Perspectivas para a Cibercultura; UX, Transmedia Storytelling e a pesquisa da comunicação digital. Atualmente está à frente do projeto de pesquisa e extensão ?Cidadania Digital: modos de existência? voltado para comunidades, em situação de vulnerabilidade social. É um dos coordenadores do Projeto Xingu, realizado em parceria com a Universidade Sapienza de Roma. [ https://www.sostenibilia.net/projetoxingu ].

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

2015 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: AMERÍNDIOS CONECTADOS As formas comunicativas de habitar e narrar o mundo, de acordo com as imagens dos modernos e dos Krahô
Massimo Di Felice. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: atopia; ambiências reticulares; etnia; imagens; sonoridades.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tecnologías de Informação e Comunicação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Redes digitas e não-digitais.

Mestrado em Comunicação

2013 - 2014

Universidade Federal de Goiás
Título: O ESPAÇO DO CIDADÃO EM FORMATOS TELEVISIVOS POPULARES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ANÁLISE DE GÊNEROS,Ano de Obtenção: 2014
Magno Luiz Medeiros da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gêneros; Formatos; Audiência; consumo; Cidadania.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Televisão. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Gêneros televisivos.

Especialização em Comunicação Integrada

2007 - 2008

Universidade Federal de Goiás
Título: Plano Global de Comunicação
Orientador: Magno Luiz Medeiros da Silva

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2001 - 2006

Universidade Federal de Goiás
Título: Comunicação, política e espetáculo
Orientador: Luiz Antônio Signates

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Identidade Docente no Ensino Superior. (Carga horária: 3h). , Faculdade Sul-Americana, FASAM, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Redes Digitais e Cultura da Colaboração. (Carga horária: 40h). , Universidade Lusófona do Porto, ULP, Portugal.

2017 - 2017

Extensão universitária em Reti e tecnologia per la sostenibilita. (Carga horária: 40h). , Università degli Studi di Roma La Sapienza, UNIROMA, Itália.

2016 - 2016

Preparação Pedagógica. (Carga horária: 30h). , Escola de Comunicações e Artes da USP, ECA (USP), Brasil.

2014 - 2014

Comunicação e Redes na Era Digital. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicações e Artes da USP, ECA (USP), Brasil.

2014 - 2014

Disciplina - Teoria da Narrativa. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

Gêneros literários e gêneros jornalísticos. (Carga horária: 5h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.

2013 - 2013

Metodologia da pesquisa científica em Comunicação. (Carga horária: 5h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.

2013 - 2013

Disciplina - Políticas de Comunicação. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Comunicação, FAC - UnB, UNB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teorias da Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Digital.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Cultura.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Cidadania.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Editoração e Imagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Cumbre Continental de Comunicación Indígena de Abya yala. O uso do audiovisual e do digital como registro da memória entre os Krahô.. 2016. (Congresso).

IX SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCiber.Os deslocamentos comunicacionais Krahô em redes digitais e não-digitais. 2016. (Simpósio).

Será que você sabe o que é comunicação?. 2016. (Seminário).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? São Paulo - SP. , 2016.. Redes de redes: para pensar o território, a condição anímica e as impressões sobre a forma comunicativa do habitar Krahô em ambiente digital e não digital. 2016. (Congresso).

COMUNICON 2015 CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO. Para Pensar a Comunicação a Partir de Metodologias que Abordem Recursos Digitais e Não-Digitais. 2015. (Congresso).

II International Congress on Net-Activism, 2015. Do vintém aos 20 centavos. 2015. (Congresso).

Jornada Discente 2015 (ECA USP).A COMUNICAÇÃO NO CERRADO: UMA ABORDAGEM RETICULAR DO HABITAR COMUNICATIVO KRAHÔ. 2015. (Encontro).

XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Manifestações, Mídias e Espaços Populares.. 2014. (Congresso).

Seminário internacional rupturas metodológicas para uma leitura crítica da mídia.Espaço, Cidadania e Telejornalismo Popular. 2013. (Seminário).

VII Seminário de Mídia e Cidadania.Crítica, Vida e Teorias de Edgar Morin: Recortes do Cinema, Massa e Cidadania. 2013. (Seminário).

Produções Jornalísticas e Questões Éticas.Telejornalismo Investigativo e Questões Éticas. 2012. (Seminário).

II SIMPÓSIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO - INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E CONHECIMENTO.A SOCIODIVERSIDADE ESPACIAL DO ESPAÇO URBANO E O ATO DE BRINCAR: O CASO DE GOIÂNIA. 2006. (Simpósio).

II SIMPÓSIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO - INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E CONHECIMENTO. 2006. (Simpósio).

II SEMINÁRIO: PROBLEMAS DO ESTADO DEMOCRÁTICO CONTEMPORÂNEO: O FUTURO DA DEMOCRACIA. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Antonio Geraldo Ananias Bento

SOLAREVISKY, R.;FRANCO, T.. Plano de acessibilidade comunicacional para as redes sociais digitais da prefeitura de Goiânia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Maralice Vieira e Yanna Rosa

FRANCO, T.; RAMOS, F.. Plano de Comunicação para o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Goiás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Sul-Americana.

Aluno: Anna Kraolina da Silva

CARDOSO FRANCO, THIAGO; BORGES, L.. Como a mídia constrói a noção de identidade a partir da morte de Cristiano Araujo. 2017.

Aluno: Fernanda Lica

FRANCO, T.; NASCIMENTO, A.. Planejamento de RP para a fanpage da franquia Mercadão do Óculos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Júlia Roberta Rosa

STASAIK, D.;FRANCO, T.. Política, redes sociais e relacionamento com a geração millennials. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Victor Gomes Barcellos

CURY, L.; DI FELICE, M.;FRANCO, T. C.. Ciência cidadã nas redes digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jéssica dos Santos Abrahão

FRANCO, T. C.; DI FELICE, M.; ROZA, E. A.. Comunicação, Mobilização Digital e Direitos: como a ADUS Brasil articula redes digitais em prol dos refugiados em São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer

MEDEIROS, Magno.;TEMER, A. C. R. P.; PAULINO, F. O.. A televisão e o jornalismo Popular: uma abordage, sobre cidadania e o papel do jornalista. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer

TEMER, A. C. R. P.; MEDEIROS, Magno.; PAULINO, F. O.. O espaço do cidadão nos formatos televisivos populares: uma abordagem a partir da análise de gêneros. 2014 - Universidade Federal de Goiás.

Eliete da Silva Pereira

FELICE, M.;PEREIRA, E. S.; MATUCK, A.; BAIRON, S.; ROZA, E.; LIMA, A. P.. Ameríndios conectados: as formas comunicativas de habitar e narrar o mundo, de acordo com as imagens dos modernos e dos Krahô. 2019. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Erick André Roza

Massimo Di Felice; MATUCK, A.; BAIRON, S. B. S.;ROZA, E. A.; Eliete da Silva Pereira; LIMA, A. P.. Ameríndios Conectados: as formas comunicativas de habitar e narrar o mundo, de acordo com as imagens dos modernos e do Krahô. 2019. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Angelita Pereira de Lima

FELICE, MASSIMO;LIMA, A. P.; MATUCK, A.; SANTANNA, S. B. B.; ROZA, E. A.; PEREIRA, E. S.. Ameríndios conectados: as formas comunicativas de habitar e narrar o mundo, de acordo com as imagens dos modernos e dos Krahô. 2019. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - ECA/USP) - Universidade de São Paulo.

Magno Luiz Medeiros da Silva

MEDEIROS, Magno. A televisão e o jornalismo popular: uma abordagem sobre cidadania e o papel do jornalista. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

Magno Luiz Medeiros da Silva

MEDEIROS, Magno. O espaço do cidadão em formatos televisivos populares: uma abordagem a partir da análise de gêneros. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

Stelio Marras

MARRAS, STELIO. A forma comunicativa do habitar Krahô: perspectivas imagéticas, sonoras e reticulares. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

KÊNIA DE FARIA INÁCIO

A QUEDA DO AVIÃO DA DELEGAÇÃO CHAPECOENSE: O DESASTRE QUE COMOVEU OS TELESPECTADORES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Sul-Americana; Orientador: Thiago Cardoso Franco;

Izabela dos Santos Flores de Souza

IMPLANTAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA O RESTAURANTE IPÊ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Thiago Cardoso Franco;

THAYS LANUSSE G

LOPES; O POSSÍVEL GRAU DE INFLUÊNCIA DO USO DE ALGORITMOS DO FACEBOOK NA RESTRIÇÃO COMUNICACIONAL DE SEUS USUÁRIOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Thiago Cardoso Franco;

AMANDA ALVES MOTA

RELAÇÕES COMUNICACIONAIS EM SITES DE MUSEUS NA INTERNET E A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: Análise do site Museu Cora Coralina; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Thiago Cardoso Franco;

AMANDA GOUVÊA; BARBARA VAZ; THAÍS VILLA NOVA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E LANÇAMENTO DA EMPRESA SYNESTESIA COM FOCO EM EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Thiago Cardoso Franco;

MARIANA TRALBACK VAZ

A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO E A SAGA STAR WARS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Thiago Cardoso Franco;

DAIANY RAMOS SILVA

ESTRATÉGIAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS PARA PROPORCIONAR MELHOR VISIBILIDADE À AGÊNCIA CAUDA LONGA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Thiago Cardoso Franco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Antônio Signates Freitas

Comunicação, política e espetáculo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Luiz Antonio Signates Freitas;

Magno Luiz Medeiros da Silva

A televisão e o jornalismo popular: uma abordagem sobre cidadania e o papel do jornalista; 2014; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Magno Luiz Medeiros da Silva;

Magno Luiz Medeiros da Silva

Plano Global de Comunicação para a Empresa Eme & Eme Produtora de Eventos Ltda; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria de Comunicação) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Magno Luiz Medeiros da Silva;

Massimo Di Felice

As formas comunicativa do Habitar em aldeias Krahôs; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciencias da Comunicaçao) - Escola de Comunicação e Artes - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DI FELICE, MASSIMO ; CARDOSO FRANCO, THIAGO . Connective Ecologies: Digital Animism, Computerized Ecology, and Matter in a Network. Palabra Clave , v. 21, p. 964-991, 2018.

  • FRANCO, T. C. . Ficção, tecnologia e a origem do termo ciberespaço. Espacios (Caracas) , v. 37, p. 1, 2016.

  • FRANCO, THIAGO CARDOSO ; MENDONÇA, MARÍA LUIZA MARTINS DE . Joa-o do Rio e a Alma encantadora das ruas: o lugar do subalterno e do cidada-o em sua obra. Palabra Clave , v. 18, p. 452-474, 2015.

  • FRANCO, T. C. ; TUZZO, Simone Antoniaci . Crítica, vida e teorias de Edgar Morin: recortes do cinema, massa e cidadania. Comunicação & Informação (UFG) , v. 16, p. 27-37, 2014.

  • PAULINO, Fernando Oliveira ; FRANCO, T. C. . Da cidadania aos gêneros da TV: as liberdades que concorrem com o poder da comunicação institucionalizada / From citizenship to TV?s genres: freedoms that compete against the power of institutionalized communication. Comunicação & Informação (UFG) , v. 17, p. 193-214, 2014.

  • FRANCO, T. C. ; TEMER, A. C. R. P. . Olhares latinos sobre teorias da comunicação, mediações e tecnologias. Espacios (Caracas) , v. 35, p. 1-14, 2014.

  • FRANCO, T. C. ; RIBEIRO, B. V. D. (Org.) . Pensa.com Goiás. 1. ed. Goiânia: FIC UFG, 2014. v. 1.

  • FRANCO, T. ; OLIVEIRA, T. R. . O FETICHE DOS OBJETOS: PERSPECTIVAS PARA A PESQUISA EM REDES DIGITAIS. In: Simone Antoniaci Tuzzo e Luciano Alves Pereira. (Org.). COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS em uma visão plural. 01ed.Goiânia: UFG, 2019, v. 01, p. 07-178.

  • FRANCO, THIAGO CARDOSO ; LICA, F. . GENEALOGIA DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMUNICAÇÃO. In: Simone Antoniaci Tuzzo;Luciano Alves Pereira. (Org.). Comunicação e Relações Públicas: Novas Realidades Sociais. 01ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2018, v. 03, p. 01-176.

  • DI FELICE, M. ; FRANCO, T. . ECOLOGIAS CONECTIVAS: O ANIMISMO DIGITAL, A ECOLOGIA INFORMATIZADA E A MATÉRIA EM REDE. In: Massimo Di Felice e Eliete Pereira. (Org.). REDES E ECOLOGIAS COMUNICATIVAS INDÍGENAS As contribuições dos povos originários à Teoria da comunicação. 1ed.São Paulo: Paulus, 2017, v. , p. 63-88.

  • DOMINGUES, S. A. ; FRANCO, THIAGO CARDOSO . XÀJ: O ÚLTIMO CANTO DE UM PÁSSARO KRAHÔ ENTREVISTA COM SERGIO AUGUSTO DOMINGUES. In: Massimo Di Felice; Eliete S. Pereira. (Org.). Redes e ecologias comunicativas indígenas as contribuições dos povos originários à teoria da comunicação. 01ed.São Paulo: Paulus, 2017, v. 01, p. 01-200.

  • FRANCO, T. . REDES DE REDES E A FORMA COMUNICATIVA DO HABITAR KRAHÔ. In: Massimo Di Felice e Eliete Pereira. (Org.). REDES E ECOLOGIAS COMUNICATIVAS INDÍGENAS As contribuições dos povos originários à Teoria da comunicação. 2ed.São Paulo: Paulus, 2017, v. 1, p. 89-118.

  • FRANCO, T. C. ; SILVA, B. R. . Simone Tuzzo: Sensibilidade e Experiências para a Compreensão da Comunicação pelo Contexto Educacional. In: Thiago Franco; Bruna Ribeiro. (Org.). Pensa.com Goiás. 1ed.Goiânia: FIC UFG, 2014, v. 1, p. 77-95.

  • FRANCO, T. . As bolhas tecnológicas e a intolerância em que vivemos. NewsGO, 23 jul. 2019.

  • FRANCO, T. C. . Troca-troca de cargos mantém nepotismo em Goiás. Portal 730, Goiás, 23 abr. 2013.

  • FRANCO, T. C. . Paulo para projeto de Pedro. Portal 730, 09 abr. 2013.

  • FRANCO, T. C. . Transporte clandestino circula livremente em Goiás. Portal 730, Goiás, 20 fev. 2013.

  • FRANCO, T. C. . Programa seria usado para beneficiar candidato a vereador. Portal 730, Goiás, 19 fev. 2013.

  • FRANCO, T. C. . O esconde-esconde de servidores do governo que recebem, mas não se sabe onde trabalham. Portal 730, Goiás, 04 fev. 2013.

  • FRANCO, T. C. . Faltam médicos, sobram assessores. Portal 730, Goiás, 29 jan. 2013.

  • FRANCO, T. C. . Sites vendem carteira de habilitação e parcelam o pagamento. Portal 730, 04 jan. 2013.

  • FRANCO, T. C. . Sebastião Ferro é dirigente do Ipasgo e dono de hospital que presta serviço ao instituto. Portal 730, Goiás, 26 mar. 2003.

  • FRANCO, T. . Imersão no Magma: Uma Observação Crítica Sobre os Laços, da Audiência do BBB, no Twitter. In: Seminário Alaic Cone Sul Goiânia, 2017, Goiânia. Seminário Alaic Cone Sul 2017. Goiânia: PPGCOM - GRÁFICA UFG, 2017. v. 01. p. 01-1616.

  • FRANCO, T. C. . Redes de redes: para pensar o território, a condição anímica e as impressões sobre a forma comunicativa do habitar Krahô em ambiente digital e não digital. In: Intercom, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? São Paulo - SP, 2016.

  • FRANCO, T. . O uso do audiovisual e do digital como registro da memória entre os Krahô.. In: III Cumbre Continental de Comunicación Indígena de Abya yala, 2016, Tiquipaya. III Cumbre Continental de Comunicación Indígena de Abya yala, 2016.

  • FRANCO, T. . Os deslocamentos comunicacionais Krahô em redes digitais e não-digitais.. In: ABCiber, 2016, São Paulo. IX SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCiber, 2016.

  • TEMER, A. C. R. P. ; FRANCO, T. C. . Para Pensar a Instituição, a Comunicação e o Consumo a Partir de Metodologias que Abordem Recursos Digitais e Não-Digitais. In: COMUNICON 2015 CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 2015, São Paulo. 5º Encontro de Grupos de Trabalho de Pós-Graduação, 2015.

  • FRANCO, T. C. . Do vintém aos 20 centavos: uma análise do meeting, do net-ativismo e a condição atópica das redes. In: II International Congress on Net-Activism, 2015, São Paulo. II International Congress on Net-Activism, 2015.

  • FRANCO, T. C. . Manifestações, Mídias e Espaços Populares. In: Intercom ? Centro-Oeste, 2014, Águas Claras. XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2014.

  • FRANCO, T. C. ; MEDEIROS, M. L. . Espaço Público, Cidadania e Telejornalismo Popular. In: Intercom ? Centro-Oeste, 2013, Goiânia. XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2013.

  • FRANCO, T. C. ; MEDEIROS, M. L. . Espaço, Cidadania e Telejornalismo Popular. In: Seminário Internacional Rupturas Metodológicas Para Uma Leitura Crítica da Mídia ? Comunidade, Mídia, Cidade, possibilidades comunitárias na cidade hoje (Experiências Rio de Janeiro e Goiás), 2013, Goiânia e Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Internacional : Comunidade, Mídia e Cidade. GOIÂNIA: FUNAPE, 2013. p. 300-311.

  • FRANCO, T. C. . Gênero discursivo e relatos histórico-sociais do jornalismo inserido na cultura popular. In: ntercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2013, MANAUS. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013.

  • FRANCO, T. . Crítica, vida e teorias de Edgar Morin: recortes do cinema, massa e cidadania. In: VII Seminário de Mídia e Cidadania, 2013, Goiânia. Anais VII Seminário de Mídia e Cidadania, 2013.

  • FRANCO, T. C. . A SOCIODIVERSIDADE ESPACIAL DO ESPAÇO URBANO E O ATO DE BRINCAR: O CASO DE GOIÂNIA.. In: II SIMPÓSIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO - INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E CONHECIMENTO, 2006, Catalão. II SIMPÓSIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO - INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E CONHECIMENTO, 2006.

  • FRANCO, T. C. . La forme communicative de l?habiter Krahô. Sociétés (Paris) , 2017.

  • FRANCO, T. . Net-ativismo e Resistência Ameríndia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . Estratégia Digital: análise e desenvolvimento de conteúdo pra web. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANCO, T. . Encontro Internacional de Cidadania Digital. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . Memória e Democracia na Era Digital. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . Declaração Universal dos Direitos Humanos: 70 anos. Quais os desafios da atualidade?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . Cidadania Digital e Violência Simbólica pós-eleições. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . Cidadania Digital, significados e perspectivas - Projeto Xingu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . Jornalismo Técnica de Jornalismo Investigativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . Aspectos Éticos no Uso das Redes Sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRANCO, T. . Le ecologie digitali e l'abitazione transpecifica delle culture indigene brasiliane. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . ?O local Digital das Culturas?,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . Plataformas digitais de resistências indígenas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . Redes Indígenas: a resistência e a participação dos povos originários na internet,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . User Experience. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCO, T. . O uso do audiovisual e do digital como registro da memória entre os Krahô. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, T. . Os deslocamentos comunicacionais Krahô em redes digitais e não-digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRANCO, T. . Redes de redes: para pensar o território, a condição anímica e as impressões sobre a forma comunicativa do habitar Krahô em ambiente digital e não digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, T. C. . A COMUNICAÇÃO NO CERRADO: UMA ABORDAGEM RETICULAR DO HABITAR COMUNICATIVO KRAHÔ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANCO, T. C. . Do vintém aos 20 centavos: uma análise do meeting, do net-ativismo e a condição atópica das redes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, T. C. . Para Pensar a Instituição, a Comunicação e o Consumo a Partir de Metodologias que Abordem Recursos Digitais e Não-Digitais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, T. . Manifestações, Mídias e Espaços Populares In: Intercom ? Centro-Oeste. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, T. C. . Gênero discursivo e relatos histórico-sociais do jornalismo inserido na cultura popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, T. C. . Espaço Público, Cidadania e Telejornalismo Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCO, T. C. ; MEDEIROS, M. L. . Espaço, Cidadania e Telejornalismo Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANCO, T. C. . Produções Jornalísticas e Questões Éticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANCO, T. C. . A SOCIODIVERSIDADE ESPACIAL DO ESPAÇO URBANO E O ATO DE BRINCAR: O CASO DE GOIÂNIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TEMER, A. C. R. P. ; FRANCO, T. C. . Ensicom ? Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social. 2013.

FRANCO, T. ; MAGALHAES, M. . [ENTREVISTAS ATÓPICAS] AMERÍNDIOS CONECTADOS E O HABITAR KRAHÔ. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Projeto de extensão e pesquisa em redes digitais. 2019.

FRANCO, T. . Parceria deve resgatar memória da Extensão na PUC. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Projeto Cidadania digital é tema de reunião na USP. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Especialistas dizem que não é possível ignorar a Internet em pleito presidencial. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Redes digitais nas Eleições. 2018.

FRANCO, T. . Fakenews - Redes Digitais no Jornalismo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . PUC Goiás debate cultura material e educação dos povos indígenas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . PUC Goiás promove evento sobre cultura material e educação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Mesa-redonda discute os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. ; MEDEIROS, M. L. . Programa de Direitos Humanos promove primeira aula em parceria com pós-graduação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . PDH promove aula inaugural sobre violência simbólica pós-eleições. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Experiência no Xingu é compartilhada em evento. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Semana dos Povos Indígenas debate patrimônio cultural. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Evento reúne especialistas do Jornalismo Investigativo na Fasam. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FRANCO, T. . Professor da FIC representa UFG em Roma. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Redes e ecologias comunicativas indígenas ? As contribuições dos povos originários à Teoria da Comunicação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Rocha, Luis Gustavo ; FRANCO, T. C. . Ministério Público quer saber por que TCE mantém funcionários denunciados por nepotismo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FRANCO, T. . Jornalistas recebem medalha Pedro Ludovico Teixeira. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FRANCO, T. . JORNALISTA DO FOLHA Z RECEBE HOMENAGEM. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FRANCO, T. . Cittadinanza digitale. 2018; Tema: Cidadania Digital. (Site).

FRANCO, T. . Abrapcorp 2018. 2018; Tema: Comunicação Organizacional. (Site).

FRANCO, T. . Projeto Xingu. 2018; Tema: Produção ameríndia em redes digitais. (Site).

FRANCO, T. . SOSTENIBILIA Osservatorio Internazionale di teoria sociale sulle nuove tecnologie e la sostenibilità. 2017; Tema: Teoria sociale sulle nuove tecnologie e la sostenibilità. (Site).

FRANCO, T. . ABCIBER X. 2017; Tema: Cibercultura. (Site).

FRANCO, T. C. ; DI FELICE, M. . Para pensar com Massimo Di Felice (www.massimodifelice.net). 2015; Tema: Teoria da Comunicação voltado para o pensamento de redes digitais. (Site).

FRANCO, T. . Análise de Redes Digitais no Jornalismo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FRANCO, T. . Net-ativismo: Redes digitais e novas práticas de participação. 2017. (Editoração/Livro).

FRANCO, T. . Kwapi. 2018. Vídeo.

Joel Krahô ; FRANCO, T. . Cuhkonre Jarkua. 2017. Vídeo.

FRANCO, T. ; KRAHO, R. C. . Garkwa to ihtyi xà (A força da lingua). 2016. Vídeo.

FRANCO, T. . Kwapi. 2018 (Audiovisual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Cidadania Digital e Modos de existência, Descrição: O projeto tem por objetivo analisar as relações comunicacionais de populações em situação de vulnerabilidade social (enquanto espaço de expressão), no Estado de Goiás, a partir da perspectiva digital e do acesso à cidadania. Bem como estudar e registrar as ações empreendidas, propor/produzir mecanismos de acesso a informação, espaço de voz e registro da memória dessas comunidades, para a promoção da cidadania digital. O critério de categoria está reduzido às populações urbanas e semiurbanas. Em um primeiro momento, três comunidades serão abordadas: populações em situação de rua; comunidades quilombolas; populações ameríndias. Para cada comunidade, serão pensadas ações específicas de acordo com os modos de existência e a diversidade cosmológica. As ações gerais compreendem: mapear as comunidades que estão em situação de vulnerabilidade social no Estado de Goiás, mas que, no entanto, estão conectadas às redes digitais, com uso de netnografia e observação participante; a partir do banco de dados, analisar os resultados e promover a pesquisa científica por intermédio de publicações; produzir junto a essas comunidades um espaço tecnológico de registro de memória e ao mesmo tempo um espaço de voz digital, de acordo com o Relatório MacBride e do Manifesto pela Cidadania Digital, na perspectiva da produção compartilhada do conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Thiago Cardoso Franco - Coordenador / Denize Daudt dos Santos Bandeira - Integrante.

  • 2017 - 2019

    UX, Transmedia Storytelling e a pesquisa da comunicação digital, Descrição: A pesquisa tem como proposta analisar situações da comunicação digital que convergem com a UX, Transmedia Storytelling e a pesquisa da comunicação digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Thiago Cardoso Franco - Coordenador / BARBARA CAROLINE SILVESTRE VAZ COSTA - Integrante / THAIS RODRIGUES VILLA NOVA - Integrante / AMANDA ARAUJO GOUVEA - Integrante / MARIANA TRALBACK VAZ - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Pensamento Digital Contemporâneo: Povos Tradicionais e novas Perspectivas para a Cibercultura, Descrição: O presente projeto tem como objetivo investigar a apropriação dos Ikpengs sobre as novas formas do digital e armazenamento da memória e BigData levando em consideração a linguagem tradicional. Tem como método a complexidade. A metodologia será trabalhar com observação participante com uso audiovisual, diário de campo, cartografia a partir do desenho tradicional, investigação netnográfica e análise de redes digitais e não digitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thiago Cardoso Franco - Coordenador / Karen Batista - Integrante / Will Messias - Integrante.

  • 2015 - 2019

    A forma comunicativa do habitar Krahô: perspectivas imagéticas, sonoras e reticulares, Descrição: O projeto visa pensar o conceito de habitar comunicativo a partir de outras formas reticulares, considerando a formação da etnia Krahô. Desse modo, pretende-se analisar as redes digitais e/ou não-digitais, levando-se em consideração a teoria da complexidade e a atopia. A metodologia está apoiada em capitações audiovisuais e sonoras que serão armazenadas em uma plataforma digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Cardoso Franco - Coordenador / Massimo di Felice - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Rupturas metodológicas para uma leitura crítica da mídia, Descrição: O Projeto de Pesquisa ?Rupturas metodológicas para uma leitura crítica da mídia? está centrado na busca epistemológica dos fundamentos para uma leitura crítica da mídia, entendendo que estes elementos possibilitarão a compreensão da mídia e o desenvolvimento de metodologias de análises que tenham como base elementos e contextos apropriados à realidade Brasileira e Latino-Americana. A partir desta análise, será desenvolvido um mapeamento nos Estudos Acadêmicos/Científicos sobre a Mídia, apontando como estes estudos se relacionam, interpretam, utilizam e, a partir de métodos de abordagem diversos, se apropriam ou contribuem para o método Leitura Critica da Mídia, implementado no Brasil em meados da década de 70 e que envolveu expoentes como o educador Paulo Freire.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) . , Integrantes: Thiago Cardoso Franco - Integrante / Ana Carolina Rocha Pessoa Temer - Integrante / Simone Antoniaci Tuzzo - Coordenador / Mainieri, Tiago - Integrante / Raquel Paiva - Integrante / Muniz Sodré - Integrante / Eduardo Granja Coutinho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2014

    O ESPAÇO DO CIDADÃO EM FORMATOS TELEVISIVOS POPULARES: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ANÁLISE DE GÊNEROS, Descrição: Este projeto pretende abordar a relação da cidadania, com a esfera pública e seus espaços, inseridos no contexto midiático, mais especificamente em formatos populares televisivos. É proposto um resgate do popular, no espaço público. A teoria sobre cidadania entra como resgate do que seria o cidadão pleno e a forma que está o atual modelo. Tem como objetivo identificar até que ponto alguns formatos populares televisivos escolhidos entendem a noção de cidadania.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Thiago Cardoso Franco - Coordenador / Magno Luiz Medeiros da Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

1º Lugar no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG, Faculdade de Comunicação e Informação - Universidade Federal de Goiás - UFG.

2011

Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, Assembléia Legislativa de Goiás.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, ATOPOS - CENTRO DE PESQUISA. , Cidade Universitária, Butantã, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 26480353, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - 2019

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

    Atividades

    • 02/2019 - 10/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2019 - 10/2019

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do discurso, Criação e Produção de Websites, Edição jornalística

    • 01/2019 - 10/2019

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, .,Atividade de extensão realizada, Assessor de projetos.

    • 01/2019 - 10/2019

      Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicação, Escola de Comunicação.,Atividade realizada, Coordenador de Grupo de Pesquisa, COMMUNITAS - COMUNICAÇÃO E HUMANIDADES.

    • 01/2018 - 10/2019

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, .,Atividade de extensão realizada, Integrante de Programas Extensionistas.

  • 2017 - Atual

    Sostenibilia

    Vínculo: Membro pesquisador, Enquadramento Funcional: Membro/pesquisador

    Outras informações:
    https://www.sostenibilia.net/

  • 2014 - Atual

    ATOPOS, Centro Internacional de Pesquisa - USP

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Coordenador

  • 2017 - 2019

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

  • 2017 - 2018

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador Capes, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Com realização de estágio docente na disciplina Teorias da Comunicação.

    Atividades

    • 03/2017 - 03/2019

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Especializado

    • 03/2017 - 03/2019

      Ensino, COMUNICAÇÃO SOCIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento de mídia digital, Produção audiovisual, TCC I, WEBRP, Análise de Redes, Linguagem visual

    • 03/2017 - 03/2018

      Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação

    • 03/2013 - 12/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Comunicação Social.,Linhas de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Faculdade Sul-Americana

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

    Atividades

    • 01/2019 - 09/2019

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMUNICAÇÃO E CIDADANIA , JORNALISMO E OPINIÃO PÚBLICA , LEITURA E CRÍTICA DA MÍDIA , METODLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO, TEORIA DA COMUNICAÇÃO, WEBJORNALISMO

    • 08/2018 - 09/2019

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMUNICAÇÃO E CIDADANIA, DOCUMENTÁRIO EM TV, JORNALISMO E OPINIÃO PÚBLICA, Teoria da Imagem, WEBJORNALISMO

    • 09/2017 - 09/2019

      Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assessoria de comunicação, Teoria da Opinião Pública

    • 09/2017 - 09/2019

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assessoria de Comunicação; Jornalismo para Revista

    • 08/2017 - 09/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante, .,Cargo ou função, Integrante do NDE dos Cursos de Jornalismo e Relações Públicas.

    • 01/2018 - 07/2018

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC I e II

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assessoria de Comunicação

  • 2015 - 2017

    Escola de Comunicações e Artes da USP

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2015 - 03/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes da USP, .,Linhas de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Atividades

    • 01/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, ATOPOS - CENTRO DE PESQUISA.,Linhas de pesquisa

  • 2007 - 2013

    tv record goiás

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Produtor de Televisão, Carga horária: 30

  • 2012 - 2013

    VT 7 Filmes Ltda. Produtora de vídeo

    Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio / Direção Cinematográfica

  • 2013 - 2013

    Rádio 730 AM

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30

  • 2013 - 2013

    Portal 730

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: webprodutor, Carga horária: 30

  • 2002 - 2004

    Agência goiana de comunicação (Rádio e TV)

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio em rádio AM e FM