Daniele Sacardo Nigro

Profa. Dra. do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp). Graduada em Psicologia pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em 1997, mestrado em Saúde Pública/ Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Saúde Pública/ Universidade de São Paulo (2009), pós-doutorado em Saúde Coletiva/ Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP (2013-2014). Cursou Especialização em Saúde Internacional na Organização Pan Americana da Saúde - OPAS/OMS (2002) e Diploma de Salud Internacional no Instituto Carlos III - Madri/Espanha (2003). Professora do Programa Mestrado Profissional Saúde Coletiva, Política e Gestão em Saúde, da FCM/Unicamp. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de ética e bioética, políticas e sistemas de saúde e promoção da saúde. Pesquisadora colaboradora do Coletivo de Estudos e Apoio Paideia (FCM/Unicamp) e do CEPEDOC Cidades Saudáveis (WHO Collaborating Centre).

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

2005 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: As peculiaridades dos sistemas de saúde dos países membros do Mercosul: perspectivas para a integração regional
Paulo Antonio de Carvalho Fortes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: sistemas de saúde; saúde internacional; integração regional; globalização; Mercosul; sistemas internacionais de saúde. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Integração de Sistemas de Saúde no Mercosul. Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Saúde humana e serviços sociais.

Mestrado em Saúde Pública

1998 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Expectativa de Privacidade em pessoas hospitalizadas e não hospitalizadas: um estudo bioético,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Paulo Antonio de Carvalho Fortes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Privacidade; Bioética; Autonomia; Relação profissional de saúde-paciente; Ética na Saúde Pública.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Ética na Saúde Pública. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Especialização em Diploma en Salud Internacional

2003 - 2003

Escuela Nacional de Sanidad
Título: Impactos de la globalización sobre la salud: percepciones de los gestores sanitarios municipales
Orientador: Dra Luzía Mazarrasa
Bolsista do(a): Instituto Carlod III, MINISTERIO DE SA, Espanha.

Especialização em Training Program in International Health

2002 - 2002

Pan american Health Organization
Bolsista do(a): Pan American Health Organization, PAHO, Estados Unidos.

Aperfeiçoamento em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças Adolescente

1998 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de finalização: 2000;

Graduação em Psicologia

1993 - 1997

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Estudo longitudinal da variação da eficácia adaptativa e do equilíbrio adaptativo de pacientes portadores de HIV/AIDS e evoluções em psicoterapia.
Orientador: Nelson Silva Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013

Pós-Doutorado. , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, FCM/UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Capacitação Para Educadores Jogo de Corpo Educação. (Carga horária: 16h). , Instituto Kaplan Centro de Estudos da Sexualidade Humana, IK, Brasil.

1999 - 1999

Curso Sobre Álcool e Drogas. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, SES*, Brasil.

1996 - 1996

Introdução à Ludoterapia. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Promoção da Saúde Mental. (Carga horária: 100h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Bioética.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Políticas e Sistemas de Saúde.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Avaliação e monitoramento de políticas públicas.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Internacional e Saúde Global.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Promoção da Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SACARDO, D.P. . Fóruns Permanentes - Saúde Coletiva aplicada à vida: cidadania como produção de saúde. 2017. (Outro).

SA, F. C. ; DANTAS FILHO, V. ; SANTOS, T.M. ; SACARDO, D.P. ; CARVALHO FILHO, M. A. . Encontro de Bioética: Dignidade no final da vida.. 2016. (Congresso).

FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. ; SANTOS, R. A. ; Santos, MF ; LIMA., R. P. T. . Seminário: Mães, Pais e Saúde: a experiência do cuidado em comunidades de terreiros.. 2015. (Congresso).

CAPPUCCI, Paulo Fernando ; MARTINS, C. L. ; MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. . 12o Congresso Paulista de Saúde Pública. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Brunch do Conhecimento.Resolução de conflitos na enfermagem. 2019. (Encontro).

Homenagem ao Profissional da Saúde.Conviver melhor: afetos e desafetos o ambiente de trabalho. 2019. (Seminário).

SAME/CAISM/UNICAMP.Conviver melhor: afetos e desafetos no ambiente de trabalho. 2019. (Encontro).

Aula Téorica -Liga de transplantes -Unicamp.Ética nos Transplantes. 2018. (Outra).

CoMAU - Congresso Médico Acadêmico. Avaliação de Trabalhos de Iniciação Científica da área de Saúde Coletiva. 2018. (Congresso).

Dia Mundial da Saúde. 2018. (Encontro).

VII Congresso Internacional de La Redbioetica UNESCO. Direitos Humanos na Formação Profissional em Medicina: Processo de Institucionalização de um eixo transversal. 2018. (Congresso).

XI CPEM Congresso paulista de Educação Médica. Deliberação como método de discussão de dilemas bioéticos. 2018. (Congresso).

XI CPEM Congresso Paulista de Educação Médica. Relato de experiência: Projeto ComTato: Reações emocionais e desenvolvimento de competências relacionais no ensino de ética e Profissionalismo. 2018. (Congresso).

XI CPEM Congresso Paulista de Educação Médica. Atividades: Abertura; Oficina: A arte da Inserção; Painel Currículo oculto no Curso de medicina; mesa Redonda: Mudança Curriculares-dicas para o Sucesso. 2018. (Congresso).

XVIII Avaliação de Competências Clínicas do Internato Médico.Avaliadora da Estação de Saúde Coletiva. 2018. (Encontro).

Dia Mundial da Bioética. 2017. (Encontro).

II Fórum de Serviço Social da Saúde.Matriciamento: um instrumento para construção de uma saúde integrada.. 2017. (Encontro).

Oficina de Conclusão do APCN PROFINTER Saúde/Educação. 2017. (Oficina).

Terminalidade e Cuidados Paliativos.Terminalidade e Cuidados Paliativos. 2017. (Simpósio).

XII Congresso Brasileiro de Bioética. 2017. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Bioética. Luzes ao oculto: Ensino do Método Deliberativo por meio do portfólio entre estudantes de medicina,. 2017. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Bioética. Assistência Espiritual de Pacientes na visão Bioética - uma experiência em Hospital Público.. 2017. (Congresso).

XLIII Jornada de Estudos da Faculdade de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da vida.Terminalidade e cuidados paliativos. 2017. (Outra).

?Formação de Recursos Humanos para o SUS: a necessidade e a formação de profissionais para a Atenção Primária à Saúde (APS). 2016. (Simpósio).

Avaliação por meio de Portfólio on-line. 2016. (Oficina).

Encontro de Bioética: Dignidade no final da vida..Como a Equipe da UTI Lida com a Morte. 2016. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino. Alocação de Enxertos - Legislação. 2016. (Congresso).

Módulo Introdutório do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 2016. (Outra).

11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FORMA DE ORGANIZAÇÃO NO CUIDADO EM ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE. 2015. (Congresso).

11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. DIVERSIDADE CULTURAL E SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE MODELO DE ATENÇÃO VOLTADO PARA COMUNIDADES DE TERREIROS EM UNIDADES DE SAÚDE DE CAMPINAS, SP. 2015. (Congresso).

11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO DE APOIO INSTITUCIONAL PAIDEIA PARA A COGESTÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS. 2015. (Congresso).

11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM APOIO MATRICIAL EM CAMPINAS, UBERLÂNDIA E CURITIBA: ESTRATÉGIA PARA PLANEJAMENTO DA METODOLOGIA PEDAGÓGICA. 2015. (Congresso).

11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. AVALIAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE APOIO MATRICIAL: OLHAR DOS ALUNOS DE UMA DAS TURMAS. 2015. (Congresso).

14o Congresso da Associação Paulista de Saúde Pública. APOIO MATRICIAL E A PRODUÇÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO NÃO ALIENADO EM SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DO SUS-CAMPINAS. 2015. (Congresso).

14º Congresso Paulista de Saúde Pública. CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA INTERSETORIALIDADE PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2015. (Congresso).

Fórum de Integração Cultural Afro-Brasileiro da UNICAMP.ENEGRECENDO A SAÚDE: CONSTRUINDO EQUIDADE NO SUS. 2015. (Encontro).

Fórum Visões Interdisciplinares da Maconha: Evidências, Valores e Fantasias. 2015. (Simpósio).

Seminário ?DIREITO À SAÚDE: O SUS ESTÁ EM RISCO??.Direito à Saúde: o SUS está em risco?. 2015. (Seminário).

Seminário "Direito à Saúde: o SUS está em risco?.Quais direitos e quais riscos para o SUS?. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional Mães, Pais e Saúde: a experiência do cuidado em comunidades de Terreiros..Terreiros e SUS. 2015. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Bioética. ABORDAGEM ÉTICO-POLÍTICA DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE. 2015. (Congresso).

13o Congresso Paulista de Saúde Pública: O Público na Saúde Pública ? A produção do (bem) comum?.. Discussões Temáticas: Regionalização e redes de atenção à saúde. 2013. (Congresso).

2o Congreso Latinoamericano y del Caribe sobre Salud Global. Desafios metodológicos para análise de sistemas de saúde. 2013. (Congresso).

Seminário de Avaliação Final dos Projetos Aprovados no Edital PPSUS 2009-2010.Descentralização e Regionalização: o caso dos CGR da RMGSP. 2013. (Seminário).

XXVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Descentralização e regionalização no SUS: os caso dos Colegiados de Gestão Regional da Região Metropolitana de São Paulo. 2013. (Congresso).

Saúde e Política Externa: a experiência brasileira. 2012. (Outra).

I Seminário Internacional ?Promoção da Saúde, Juventude e Políticas Públicas. 2010. (Seminário).

Da disciplinaridade à transdisciplinaridade: a importância de sua discussão para a teoria e prática em Saúde Pública. 2008. (Encontro).

Fundamentação da Bioética. 2007. (Encontro).

VII Congresso Brasileiro de Bioética, I Congresso Mundial Extraordinário da Sociedade Internacional de Bioética e I Congresso da Redbioética/UNESCO. 2007. (Congresso).

3º Seminário Internacional Violência e Juventude ? ?Conviver com Vida?. 2006. (Seminário).

8º Congresso Brasileiro de saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).

Ciclo de Seminários ?Falando em Integração da América Latina?. Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - PROLAM/USP. 2005. (Seminário).

Comércio, trabalho e meio-ambiente?. Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - PROLAM/USP. 2005. (Encontro).

Os métodos da História Política do tempo presente?. Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - PROLAM/USP. 2005. (Encontro).

I Encontro Estadual de Ações de Humanização. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 2004. (Encontro).

I Seminário de Políticas Públicas em Saúde do Adolescente e do Jovem da Cidade de São Paulo. 2004. (Seminário).

Saúde Mental: cuidar em liberdade e promover a cidadania. 2004. (Congresso).

Terceira Reunião da Rede Latino Americana de Escolas Promotoras da Saúde. 2002. (Encontro).

Psicologia, Saúde e Cidadania no Novo Milênio. 2001. (Congresso).

Questões Bioéticas na Atenção à saúde em hospital universitário: capacidade X demanda. 2000. (Simpósio).

Seminário Vida Ativa - uma proposta para prevenção e tratamento de álccol e drogas.Seminário Vida Ativa - uma proposta para prevenção e tratamento de álccol e drogas. 1998. (Seminário).

Atenção Psicossocial no hospital psiquiátrico. 1997. (Outra).

III Encontro de Profissionais e Educadores que trabalham com portadores HIV/AIDS. 1997. (Encontro).

Perspectivas da psicoterapia psicanalítica na atualidade. 1997. (Encontro).

Critérios de Qualidade X evasão escolar: o atendimento de crianças de 0 a 6 anos em instituições.. 1996. (Simpósio).

II Encontro de Psicologia Clínica e Psicanálise. 1996. (Encontro).

VI Encontro de Psicologia Social. 1996. (Encontro).

A Interdisciplinaridade na prevenção, intervenção e pesquisa. 1995. (Encontro).

Encontro de Psicologia Clínica Prevetiva. 1995. (Encontro).

Psicologia: formação, atuação profissinal e mercado de trabalho.. 1995. (Oficina).

A Psicologia Social e o Século XXI. 1994. (Encontro).

Da Juventude transgressiva à juventude pós-moderna: de édipo a narciso. 1994. (Encontro).

II Encontro Estadual de Clínicas-Escola. 1994. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mychele Capellini Moris

SACARDO, D.P.; FERNANDEZ, J. C. A.; MENDES, Rosilda. Intersetoridade e programação da saúde em um território do Município de Indaiatuba. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Ana Claudia Viel

SACARDO, D.P.; ROJAS, M. F.; MOTTA, P. M. D.. Caminho Percorrido pelos bebês recém-nascidos prematuros extremos, entre a alta hospitalar e o serviço de reabilitação física do município de Campinas na percepção das mães desses bebês.. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Thiago Fernando Spanholeto Conti

SACARDO, D.P.; GONCALVES JUNIOR, O.; SIMOES, M. C.. Uma Análise do Movimento ZeitGeis: Liberalismo e Utilitarismo. 2018. Dissertação (Mestrado em FCA-Faculdade de Ciências Aplicadas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Erika Siqueira da Silva

CUNHA, GT.; SANTOS, R. C.;SACARDO, D.P.. Programa Mais Médicos: a formação de uma política. 2017. Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Bárbara Teixeira Carvalho

BEDRIKOW, R.; CARLOS, D.M.; CASTRO, CP.; GOMES, M.A.;SACARDO, D.P.. Apoio institucional: implicações do método na atenção básica de um município da região sudoeste da Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Mychele Capellini Moris Taguchi

SACARDO, D.P.; MENDES, Rosilda; FERNANDEZ, J. C. A.. ENTRE A PREVENÇÃO DE DOENÇAS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: A INTERSETORIALIDADE NUM TERRITÓRIO DA CIDADE DE INDAIATUBA, SP.. 2017. Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Eduardo Hideto Kawahara Filho

FERNANDEZ, J. C. A.; ZIONI, F.; SANTOS, R. A.;SACARDO, D.P.; BARROS, N.F.. A noção de sujeito saudável a partir da experiência de lideranças do Candomblé.. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Bruno Henrique Bengel de Paula

CAMPOS, GWS.;SACARDO, D.P.; PITTA, A.M.F.. Estudo das relações interprofissionais no hospital geral: contribuições da saúde mental para uma clínica do sujeito. 2016 - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Debora Estela Massarante Pereira

CAMPOS, R.O.;SACARDO, D.P.; LIMA, R.C.. Compreendendo itinerários terapêuticos de usuários da Saúde Mental na cidade de Campinas-SP.. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Priscila de Paula Marques

SACARDO, D.P.; CUNHA, GT.; OLIVEIRA, J.M.. Apoio Matricial Paideia: a arte de cuidar.. 2016. Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Daniel Goulard Rigotti

SACARDO, D.P.; GUZZO, R.S.L.; NASCIMENTO, J.L.. Matriciamento e coprodução de autonomia: percepções dos apoiadores matriciais do SUS-Campinas. 2016. Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Ana carolina Diniz Rosa

SACARDO, D.P.; CAMPOS, GWS.; ROJAS, M. F.. A organização da atenção básica de saúde em Campinas/SP: perspectivas, desafios e dificuldades na visão do trabalhador. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: CARMEM LUCIA BRANDALISE

MENDES, Rosilda; Akerman, M.;SACARDO, D.P.; JUNQUEIRA, V.. Apoio à Atenção Básica de Saúde: percurso da pesquisa-intervenção. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fernanda Aguilar Perez

SACARDO, D.P.; VENTURA, D.F.L.;FORTES, Paulo Antônio de Carvalho. Cooperação internacional em saúde: possibilidades sob o escopo do Mercosul. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvana Maria Ribeiro

SACARDO, D.P.; BRITO, I. S.; RECINE, E. G. I. G.; RIGON, S. A.; MANCUSO, A. M. C.; BOGUS, C. M.. O processo de construção do Plano de Segurança ALimentar e Nutricional no Município de São Paulo/SP: Participação e intersetorialidade na elaboração de uma politica pública local promotora de saúde.. 2018. Tese (Doutorado em Ciências-Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública-USP.

Aluno: Dayane Barros Esteves

SACARDO, D.P.; FERNANDEZ, J. C. A.; LUCCA, S. R.; MENDES, Rosilda; SILVEIRA, N. D. R.. Cuidadores Formais de Idosos: Vergonha, Refinamento e o Cuidado.. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Claudia Furia Cesar

CAMPOS, GWS.; RIGHI, L.; CYRINO, A.P.P.;SACARDO, D.P.; BEDRIKOW, R.. Narrativas de usuários do SUS: modos de vida, demandas clínicas e cuidados de saúde. 2016 - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Marcelo Simões Mendes

FERNANDEZ, J. C. A.; Akerman, M.; MENDES, Rosilda;SACARDO, D.P.; SANTOS, R. A.. Deficiência física e promoção da saúde: o lugar do sujeito.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Helen Rose Camargo Pereira

BARROS FILHO, A.A.; MENDES, R.T.; ANTONIO, M. A. R. G. M.;SACARDO, D.P.; ANDRADE, D.. Estado nutricional, estilo de vida, condições de saúde e qualidade de vida de professoras do ensino fundamental.. 2015 - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Adriana Coser Gutiérrez

CAMPOS, GWS.; RIGHI, L.; TESSER, C.D.;SACARDO, D.P.; CUNHA, GT.. Núcleo de apoio à saúde da família do território-escola Manguinhos sob a perspectiva do apoio matricial. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Danuzia da Silva Rocha

ZIONI, F.; REIS, A.O.A.; André, LM.;SACARDO, D.P.; GOMES, M.H.A.. O Conselho Municipal de Saúde de Rio Branco como espaço de participação social e promoção da saúde.. 2014. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.

Aluno: Dayane Barros Esteves

SACARDO, D.P.; LUCCA, S. R.; FERNANDEZ, J. C. A.. Cuidador Formal de Idoso:Vergonha, Delicadeza e Cuidado.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Tatiana de Vasconcellos Anéas

CAMPOS, GWS.; KAHHALE, E.M.S.P.;SACARDO, D.P.; CUNHA, GT.; CASTRO, CP.. O Apoio Paideia e o NASF: o processo de trabalho no município de São Paulo.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Claudia Cristiane Vivot

L'ABBATE, S.; FORTUNA, C.M.;SACARDO, D.P.. Análise das práticas profissionais dos enfermeiros das unidades de saúde do município de Sorocaba sob a ótica da Análise Institucional: de onde saímos, para onde vamos?. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Cristiane Pereira de Castro

CAMPOS, GWS.; ANDRADE, M.G.G.;SACARDO, D.P.. Análise da Estratégia de Apoio Matricial no SUS Campinas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Gabriela Ferreira Granja

BASCOLO, E.;SACARDO, D.P.; ZOBOLI, E. L. C. P.. Governança na atenção às condições crônicas: estudo de caso da rede de cuidados paliativos na coordenação sul do Município de São Paulo (SP). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da USP.

Aluno: Mariana Gaspar Garcia

SACARDO, D.P.; Takahashi, RF.; BERTOLOZZI, M. R. Tuberculose e cooperação internacional no Brasil: um estudo de caso. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado e Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Coser Gutiérrez

CAMPOS, GWS.;SACARDO, D.P.; FIGUEIREDO, M. D.. Núcleo de apoio à saúde da família do território-escola Manguinhos sob o filtro do apoio matricial. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Renata Santinelli

SACARDO, D.P.; AYER, R.;FORTES, Paulo Antônio de Carvalho. As Comissões Nacionais de Bioética frente aos sistemas de saúde ? um estudo de casos múltiplos: EUA, Canadá e França.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado e Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.

Aluno: Érica Aparecida Estevam

SACARDO, D.P.; BORIM, F. S. A.; FRANCISCO, P.M.S.B.. Violação de Direitos contra Pessoas Idosas:Um estudo sobre as demandas ao CREAS de Mogi Guaçu/SP. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Érika Cristina Côrtes de Souza

SACARDO, D.P.; CASTRO, CP.; BEDRIKOW, R.. Está pesquisa buscará conhecer a opinião de apoiadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de profissionais de Equipes da Estratégias de Saúde da Família.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Barbara Grazielle Ramos

SACARDO, D.P.; VIANNA, N. G.; CAMPOS, GWS.. Investigação sobre a rede de reabilitação física do SUS Campinas/SP. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Cristiane Gomes

SACARDO, D.P.; EMERICH, B. F.; TRAPE, T. L.. Territorialidade e o Cuidado ao Usuário com Transtorno Psicótico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Cicero Augusto Losekam

SACARDO, D.P.. A operacionaIização das ações do psicólogo da equipe NASF na região São Mateus: Contribuições para um cuidado voltado á família. 2018 - Escola de Enfermagem da USP.

Aluno: Vanessa Fassina

SACARDO, D.P.; PEZZATO, L. M.; FRUTUOSO, M. F. P.; MENDES, Rosilda. A Estratégia Saúde da Família como cenário de aprendizagem; análise de uma experiência de interação ensino-serviço na formação médica.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Tarsila Costa do Amaral

SACARDO, D.P.; CAMPOS, GWS.; REIS, A. A. C.. Judicialização da saúde no âmbito municipal: validação de uma metodologia de mediação sanitária. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Alison Douglas da Silva

FERNANDEZ, J. C. A.;SACARDO, D.P.; SANTOS, R. A.. Diversidade Cultural e Fim de Vida: o que os familiares tem a dizer. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Ângela Andrade Martins

PEZZATO, L. M.;SACARDO, D.P.; SÓL, N.A.A.. Ampliação da clínica de saúde bucal em um centro de saúde do município de Campinas a partir de uma perspectiva grupal.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Jéssica Farias Dantas Medeiros

CAMPOS, GWS.; NASCIMENTO, J.L.;SACARDO, D.P.. Política Nacional de Humanização e suas contribuições para a atenção e gestão no SUS Campinas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Érika Cristina Côrtes

BEDRIKOW, R.;SACARDO, D.P.; CASTRO, CP.. APOIO MATRICIAL NA ÓTICA DA ATENÇÃO BÁSICA.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Maria Alice Franzini Codarin

SACARDO, D.P.; CAMPOS, R.O.; LOURENÇO, B.H.. Avaliação do Projeto Viva Leve: atenção à saúde do indivíduo com excesso de peso.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Carlos Eduardo Cavalcante Barros

SA, F. C.; CELEGHINI, R.M.S.;SACARDO, D.P.. O projeto de pesquisa envolvendo seres humanos após sua aprovação pelo sistema CEP/CONEP.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Cláudia Capelini Picirilli

SACARDO, D.P.; PEZZATO, L. M.; PENA, R.S.. A integralidade das ações em saúde mental e a potência dos trabalhadores da RAPS no município de Piracicaba, SP.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: CAROLINA CON ANDRADES LUIZ

LEAL, E. M.; SURJOS, L. T. L. E. S.;SACARDO, D.P.. A experiência de trabalho e construção de autonomia de usuários incluídos em oficinas de trabalho e geração de renda da Rede de Saúde Mental do Município de Campinas: conhecendo as narrativas dos usuários sobre suas experiências no cotidiano de trabalho.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Ana Claudia Viel Mastrandrea

ROJAS, M. F.; BUENO, E.;SACARDO, D.P.. Caminho percorrido pelos bebês recém-nascidos prematuros extremos entre a alta hospitalar e o serviço de reabilitação física no Município de Campinas, na percepção das mães desses bebês.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Rodrigo Mendes D'Angelis

CAMPOS, R.O.;SACARDO, D.P.; SANTOS, D. V. D.. Psiquiatria em análise: narrativas da prática psiquiátrica no SUS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Mychele Capellini Moris Taguchi

SACARDO, D.P.; FERNANDEZ, J. C. A.; MENDES, Rosilda. Intersetorialidade e promoção da saúde em território do Município de Indaiatuba, SP.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Gabrielle Taver de Jesus

SACARDO, D.P.; SURJOS, L. T. L. E. S.; CUNHA, GT.; FIGUEIREDO, M. D.. Acesso à Atenção Básica em Saúde e cuidado compartilhado na perspectiva dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial de Campinas, SP.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Natália Madureira Ferreira

CUNHA, GT.;SACARDO, D.P.; CARVALHO, S.R.. O desafio da mudança: analisando a intervenção realizada na residência de medicina de família e comunidade da UFU.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Eduardo Ponte de Gouveia Vieira

SACARDO, D.P.; CAMPOS, GWS.; DRUMOND JÚNIOR, M.. Análise da influência da forma de organização no cuidado em atenção básica à saúde.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Eduardo Hideto Kawahara Filho

FERNANDEZ, J. C. A.; ZIONI, F.; SANTOS, R. A.;SACARDO, D.P.; BARROS, N.F.. A noção de sujeito saudável a partir da experiência de lideranças do candomblé.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Aluno: Paula Martins Santucci

FRANCISCO, P.M.S.B.; CORREA, C.R.S.;SACARDO, D.P.. Gestão da assistência farmacêutica na Região do Grande ABC: dados do projeto QualisSUS-Rede. 2015 - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Daniela Machado de Odriozola

BEDRIKOW, R.; SANTOS, R. A.;SACARDO, D.P.. Perspectivas sobre a assistência em saúde mental na cidade de Itapira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Daniel Goulard Rigotti

SACARDO, D.P.; GUZZO, R.S.L.; CUNHA, GT.. Percepções dos trabalhadores do SUS-Campinas acerca do apoio matricial e a produção de processos de trabalho não alienado em saúde. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Priscila de Paula Marques

SACARDO, D.P.; MARQUES, D.; CUNHA, GT.. Apoio Matricial Paideia: a arte de cuidar. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Valeria Cristina Jodjahn Figueiredo

CORREA, C.R.S.; CUNHA, GT.;SACARDO, D.P.. A implantação do telessaúde no município de Campinas.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Bruno Henrique Bengel de Paula

CAMPOS, GWS.;SACARDO, D.P.; BEDRIKOW, R.. Estudo das relações interprofissionais no hospital geral: contribuições da saúde mental ara uma clínica do sujeito.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Evelise da Graça Lopes

NASCIMENTO, J.L.; CUNHA, GT.;SACARDO, D.P.. Violência sexual em Cabo Verde: uma análise dignóstica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Debora Estela Massarante Pereira

CAMPOS, R.O.; LIMA, R.C.;SACARDO, D.P.. Compreendendo os itinerários terapêuticos dos usuários da saúde mental infanto juvenil da cidade de Campinas, SP.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Nara Fabiana Mariano Santos Mattos

ROJAS, M. F.; FERIGATO, S.H.;SACARDO, D.P.. O processo de trabalho da enfermagem no CAPS III de Campinas na perspectiva da Clínica Ampliada e Compartilhada.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Helen Rodrigues da Conceição Hirashima

ILARIO, E.; BUENO, E.; FIGUEIREDO, MD.;SACARDO, D.P.; LIMA, MCMP. O modelo de reabilitação oferecido em um serviço do SUS Campinas na perspectiva da pessoa com deficiência física: ofertas assistenciais e necessidades dos sujeitos.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Alexandra Barbosa

VILELA, M.F.G.; CAMPOS, GWS.;SACARDO, D.P.. Autoavaliação e avaliação externa do PMAQ nas equipes de Saúde da Família do Distrito Leste de Campinas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Adilson Rocha Campos

CUNHA, GT.; CAMPOS, GWS.; BEDRIKOW, R.;SACARDO, D.P.; FIGUEIREDO, MD.. Antecedentes da implantação do SUS Campinas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Mônica Martins de Oliveira

CAMPOS, GWS.; CORDEIRO, MRD.; FIGUEIREDO, MD.;SACARDO, D.P.; CUNHA, GT.. Apoio matricial na Atenção Básica de Campinas: relação entre formação e prática. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Aluno: Antonio Caldeira da Silva

SACARDO, D.P.TANAKA, Oswaldo Yoshimi; MARTINS, C. L.. Análise do processo de desenvolvimento das políticas intersetoriais desenvolvidas pelo município de São José do Rio Pretona na estratégia Escola Promotora de Saúde ? Escola Saudável. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública em Saúde) - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Aluno: Juliana Scarcello

SACARDO, D.P.. Obesidade e transtorno de compulsão alimentar. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

Aluno: Glaucia Romani

SACARDO, D.P.. A motivação de funcionários nas estratégias, produtividade e qualidade utilizadas pelas empresas multinacionais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

Aluno: Valéria Bueno da Silveira

SACARDO, D.P.. Fatores Subjacentes à violência da criança e do adolescente. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

Aluno: Débora Reis Garcia

SACARDO, D.P.. Agressividade na Adolescência. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

Aluno: Marta Müller

SACARDO, D.P.. A prevenção do Stress no Operador de SAC. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

Aluno: Rosimeire Pires Amadeu

SACARDO, D.P.. Aspectos Psicológicos da Adoção. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

Aluno: Camila Bezerra

SACARDO, D.P.. Contribuições do Psicólogo em Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maciel Holanda Sechinato

Redução de Danos e a Atenção Básica: Dissonâncias e Convergências; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; (Orientador);

Tarsila Amaral

Judicialização na saúde e promoção da equidade: análise de uma experiência municipal; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; (Orientador);

Ana Flavia Santos

Percepções acerca da "morte digna" entre alunos de medicina: um estudo exploratório; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; (Orientador);

Carolina Neves Bühl

Avaliação da inserção do módulo de Cuidados Paliativos na grade curricular formal de alunos de medicina da FCM/UNICAMP; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mychele Capellini Moris Taguchi

CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA INTERSETORIALIDADE PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP,; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Daniel Goulart Rigotti

Matriciamento e coprodução de autonomia: percepções dos apoiadores matriciais do SUS - Campinas; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP,; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Eduardo Ponte de Gouveia Vieira

Análise da influência da forma da organização no cuidado em atenção básica à saúde; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP,; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Cláudia Capelini Picirilli

A integralidade das ações em saúde mental e a potência dos trabalhadores da RAPS no município de Piracicaba, SP; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP,; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Maria Alice Franzini Codarin

Avaliação do 'Projeto Viva Leve': atenção à saúde do indivíduo com excesso de peso; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Política, Planejamento e Gestão) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP,; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Louise Helena Borges Madeira

Bioética dos vínculos: Relacionamentos e conflitos bioéticos pelo olhar de um terapeuta familiar e de casais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética e Bioética) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Renato Azarias Cabral

CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CUIDADO ONCOLÓGICO COM FOCO NO USUÁRIO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Rubem Borges Fialho Junior

Processos de trabalho no SUS: somos trabalhadores da Atenção Básica com muito orgulho; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Maria Imaculada de Oliveira Cardoso Muller

Processos de trabalho no SUS: somos trabalhadores da Atenção Básica com muito orgulho!; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Alzira de Cássia Simionato Costa

Processos de trabalho no SUS: somos trabalhadores da Atenção Básica com muito orgulho!; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Célia Barbosa de Moura

Construção coletiva do cuidado oncológico com foco no usuário; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Cíntia Mastrocola Soubhia

Reorganização do processo de trabalho da UBS Costa Silva a partir da revisão do território com base no censo do IBGE-2010; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Renata Cauzzo Zingra Mariano

Reorganização do processo de trabalho da UBS Costa Silva a partir da revisão do território com base no censo do IBGE-2010; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Elisabeth Lana Meschiatti Amstalden

Reconhecendo o Território e Reorganizando as Equipes no Centro de Saúde de Sousas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Sandra R

J Pires; Comitê Gestor Municipal de prevenção e controle da Dengue e Chikungunia -?Sala de situação"; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Fátima C

R Goulart; Comitê gestor municipal de prevenção e controle da Dengue e Chikungunia -?Sala de situação"; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Marco Aurélio Gianezzi

Reorganização do processo de trabalho dos apoiadores do Distrito Leste; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Paulo Donizetti Palma

Apoio Institucional no SUS Campinas:Uma Reflexão sobre o ?Apoio Paidéia? na Equipe de Referência de uma Unidade Básica de Saúde do Distrito de Saúde Leste; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Raphael Valentino Marques de Lima

Projeto de Intervenção junto ao CAPS AD III Reviver; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde - Apoio Institucional) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Juliana Scarcelo

Obesidade e transtorno de compulsao alimentar; 2001; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Glaucia Romani

A motivação de funcionários nas estratégias, produtividade e qualidade utilizadas pelas empresas multinacionais; 2001; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Valéria Bueno da Silveira

Fatores Subjacentes a violência da criança e do adolescente; 2001; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Débora Reis Garcia

Agressividade na Adolescência; 2001; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Marta Müller

A prevenção do Stress no Operador de SAS; 2001; 62 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Rosimeire Pires Amadeu

Aspectos Psicológicos da Adoção; 2001; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Camila Bezerra

Contribuições do Psicólogo em Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos; 2001; 61 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Daniele Pompei Sacardo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDEZ, J. C. A. ; SANTOS, R. A. ; SACARDO, D.P. . Ecology of knowledge and cognitive justice for health promotion: health in the Terreiro communities. HEALTH PROMOTION INTERNATIONAL , v. 34, p. i65-i73, 2019.

  • MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. . Formação profissional em Saúde: do conhecimento instrumental ao trabalho como princípio educativo. BIS. BOLETIM DO INSTITUTO DE SAÚDE (IMPRESSO) , v. 18, p. 108-118, 2018.

  • FERNANDEZ, J. C. A. ; SANTOS, R. A. ; SACARDO, D.P. . Religião e saúde: para transformar ausências em presenças.. SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 27, p. 1058-1070-1070, 2018.

  • CASTRO, CRISTIANE PEREIRA DE ; NIGRO, DANIELE SACARDO ; CAMPOS, GASTÃO WAGNER DE SOUSA . NÃ?CLEO DE APOIO Ã? SAÃ?DE DA FAMÃ?LIA E TRABALHO INTERPROFISSIONAL: A EXPERIÃ?NCIA DO MUNICÃ?PIO DE CAMPINAS (SP). TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , v. 16, p. 1113-1134, 2018.

  • SILVA, RAFAEL AFONSO DA ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; SACARDO, DANIELE POMPEI . Para uma -ecologia de saberes- em saúde: um convite dos terreiros ao diálogo. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO) , v. 21, p. 921-931, 2017.

  • MENDES, Rosilda ; FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. . Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações.. Saude em Debate , v. 40, p. 190-203, 2016.

  • MENDES, Rosilda ; PEZZATO, L. M. ; SACARDO, D.P. . A pesquisa-intervenção em promoção da saúde: desafios metodológicos de pesquisar ?com?.. Ciencia & Saude Coletiva , v. 21, p. 1737-1745, 2016.

  • MENDES, Rosilda ; FERNANDEZ, Juan Carlos Aneiros ; SACARDO, D.P. . Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saude em Debate , v. 40, p. 190-203, 2016.

  • MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. ; NEVES, H. ; ALVES, Y. M. D. . Promoção da saúde na metrópole com foco na intersetorialidade e sustentabilidade. Tempus: Actas de Saúde Coletiva , v. 8, p. 125-143, 2014.

  • FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; CARVALHO, R. R. P. ; TITTANEGRO, G. R. ; PEDALLINI, L. M. ; SACARDO, D.P. . Bioética e Saúde Global: um diálogo necessário. Revista Bioética (Online) , v. 20, p. 219-225, 2012.

  • SACARDO, D.P. ; TITTANEGRO, G. R. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; CARVALHO, R. R. P. ; PEDALLINI, L. M. ; PEREZ, F. A. . Salud Global y Bioética - Sinergias y disonancias en la contemporaneidad. Revista Redbioetica/UNESCO , v. 1, p. 64-75, 2012.

  • RIBEIRO, H. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; SACARDO, D.P. . Saúde global no mundo de todos e de cada um. Ser Médico , v. 1, p. 14, 2011.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; TANAKA, Oswaldo Yoshimi . Novas Perspectivas na Gestão do Sistema de Saúde na Espanha. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , v. 19, p. 170-179, 2010.

  • SACARDO, D.P. . Das políticas públicas às políticas públicas saudáveis: contribuições para a promoção da saúde. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso) , São Paulo, v. 28, n.1, p. 5-13, 2004.

  • BÓGUS, Cláudia Maria ; SACARDO, D.P. . Municípios e Comunidades Saudáveis: guia dos prefeitos para promover qualidade de vida da Organizaçào Pan-Americana da Saúde. BIS. Boletim do Instituto de Saúde , São Paulo, v. 32, n.Abril, p. 15-15, 2004.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho . Desafios para preservação da privacidade no contexto da saúde. Bioética (Brasília) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1983-8042 Revista Bioética (Impresso)) , Brasília, v. 8, n.2, p. 307-322, 2000.

  • CHIERZI, Karina (Org.) ; BÓGUS, Cláudia Maria (Org.) ; SIMON, Cristiane Paulin (Org.) ; SACARDO, D.P. (Org.) ; OWEN, Patrícia (Org.) ; CERQUEIRA, María Teresa (Org.) . Municípios e Comunidades Saudáveis: guia dos prefeitos para promover qualidade de vida. 1. ed. Washington, DC: Pan American Health Organization, 2002. v. 1. 70p .

  • MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. . Avaliação em Promoção da Saúde: enfoque na participação e na construção de capacidades avaliativas. In: Maria Cecília Focesi Pelicione; Fábio Luiz Mialhe. (Org.). Educação e Promoção da Saúde: Teoria e Prática. 2ed.Rio de Janeiro: Santos, 2019, v. 1, p. 371-380.

  • FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. . Pistas para prosseguir na produção de saúde e cuidado. In: Douglas Roque Andrade, Rosilda Mendes e Marco Antonio de Moraes. (Org.). Programa Academia da Saúde no Estado de São Paulo : diálogos com a promoção da saúde. 1ed.Florianópolis: Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2019, v. , p. 99-142.

  • Akerman, M. ; MENDES, Rosilda ; ANDRADE, D. ; SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, J. C. A. . Programa Academia sa Saúde: Para seguir adiante. In: Douglas Roque Andrade; Rosilda Mendes; Marco Antonio de Moraes. (Org.). Programa Academia da Saúde no Estado de São Paulo: Diálogos com a Promoção da Saúde. 1ed.Florianópolis: Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2019, v. , p. 144-159.

  • OLIVEIRA, M. M. ; SACARDO, D.P. ; SANTOS, J.A. . CONTEXTO POLÍTICO E APOIO: POSSIBILIDADES DE COPRODUÇÃO: EXPERIÊNCIAS CAMPINAS, CURITIBA E UBERLÂNDIA. In: Gastão Wagner de Sousa Campos; Mariana Dorsa Figueiredo; Mônica Martins de Oliveira. (Org.). O APOIO PAIDEIA E SUAS RODAS REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EM SAÚDE. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2017, v. 1, p. 301-338.

  • MASSAROLO, M. C. K. B. ; SACARDO, D.P. ; ZOBOLI, E. L. C. P. ; SEOANE, A.F. . Autonomia, privacidade e confidencialidade. In: Taka Oguisso; Elma Zoboli. (Org.). Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. 2aed.São Paulo: Manole, 2017, v. 1, p. 123-137.

  • SACARDO, D.P. ; MENDES, Rosilda . Avaliação em promoção da saúde: fundamentos para uma prática inclusiva. In: Juan Carlos Aneiros Fernandez; Marco Antonio de Moraes. (Org.). Avaliação de Projetos na lógica da promoção da saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2014, v. 1, p. 56-86.

  • SACARDO, D.P. ; BÓGUS, Cláudia Maria ; WESTPHAL, Márcia Faria ; NOGUEIRA-MARTINS, MCF. . Abordagens e técnicas para avaliação em promoção da saúde: "modos de fazer". In: Juan Carlos Aneiros Fernandez; Marco Antonio de Moraes. (Org.). Avaliação de Projetos na lógica da promoção da saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2014, v. 1, p. 87-110.

  • SACARDO, D.P. . Processo de trabalho e constituição de redes intersetoriais no enfrentamento da violência: modos de produzir subjetividades. In: Juan Carlos Aneiros Fernandez; Marco Antonio de Moraes. (Org.). Avaliação de Projetos na lógica da promoção da saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2014, v. 1, p. 139-151.

  • SACARDO, D.P. . Resenhas: Avaliação das redes de proteção às violências. In: Juan Carlos Aneiros Fernandez; Marco Antonio de Moraes. (Org.). Avaliação de Projetos na lógica da promoção da saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2014, v. 1, p. 183-195.

  • SACARDO, D.P. ; PEREZ, F. A. . Saúde global: um campo em construção. In: Paulo Antonio de Carvalho Fortes; Helena Ribeiro. (Org.). Saúde Global. 1ed.Barueri, São Paulo: Manole, 2013, v. 1, p. 01-21.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho . Sistemas de Saúde: trajetórias e dinâmicas. In: Paulo Antonio de Carvalho Fortes; Helena Ribeiro. (Org.). Saúde Global. 1ed.Barueri, São Paulo: Manole, 2013, v. 1, p. 71-85.

  • MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. . Avaliação em Promoção da Saúde: enfoque na participação e na construção de capacidades avalitativas. In: Maria Cecília Focesi Pelicioni; Fábio Luiz Mialhe. (Org.). Educação e Promoção da Saúde - Teoria e Prática. 1ed.São Paulo: Santos, 2012, v. , p. 533-544.

  • SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, J. C. A. . Salud Pública en el Mercosur - Informe Brasil. In: Luis Andrés Lópes Fernandez; Juan Ignacio Martínes Millán. (Org.). Salud Pública en el Mercosur. 1ed.Granada, Espanha: Escuela Andaluza de Salud Pública, 2012, v. 1, p. 164-278.

  • SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, J. C. A. ; ANDRADE, E.A. . Pesquisa social e narrativas autobiográficas: a constituição de sujeitos.. In: Juan Carlos Aneiros Fernandez; Marisa Campos; Dulce Helena Cazzuni; Paulo Fiorilo. (Org.). (Org.). Juventude e Segurança: PROTEJO Osasco. 1ed.São Paulo: Aderaldo&Rothschild (HUCITEC): CEPEDOC Cidades Saudáveis, 2010, v. 1, p. 101-125.

  • FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. . Escolhas, identidades e desfechos contingentes. In: Juan Carlos Aneiros Fernandez; Marisa Campos; Dulce Helena Cazzuni; Paulo Fiorilo. (Org.). (Org.). Juventude e Segurança: PROTEJO Osasco. 1ed.São Paulo: Aderaldo&Rothschild (HUCITEC): CEPEDOC Cidades Saudáveis, 2010, v. 1, p. 61-83.

  • ANDRADE, E.A. ; SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, J. C. A. . O "encontro" como espaço de experimentação e elaboração. In: Juan Carlos Aneiros Fernandez; Marisa Campos; Dulce Helena Cazzuni; Paulo Fiorilo. (Org.). (Org.). Juventude e Segurança: PROTEJO Osasco. 1ed.São Paulo: Aderaldo&Rothschild (HUCITEC): CEPEDOC Cidades Saudáveis, 2010, v. 1, p. 85-100.

  • BERTOLOZZI, M. R ; BÓGUS, Cláudia Maria ; SACARDO, D.P. . Saúde internacional e sistemas comparados de saúde pública. In: Rocha, Aristides Almeida; Cesar, Chester Luiz Galvão.. (Org.). Saúde pública: bases conceituais.. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2008, v. , p. 253-268.

  • FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. . Abordagem qualitativa para a avaliação de políticas públicas: implicações teóricas, éticas e políticas.. Avaliar para compreender: uma experiência na gestão de programa social com jovens em Osasco, SP. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2008, v. 1, p. 59-95.

  • SACARDO, D.P. . Território: potencialidades na construção de sujeitos. In: Juan Carlos Aneiros Fernendez; Rosilda Mendes. (Org.). Promoção da saúde e gestão local. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2007, v. 176, p. 111-129.

  • MASSAROLO, M. C. K. B. ; SACARDO, D.P. ; ZOBOLE, E. L. C. P. . Autonomia, Privacidade e Confidencialidade. In: Taka Oguisso, Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli. (Org.). Ética e Bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. 1ed.São Paulo: Manole, 2006, v. 1, p. 136-152.

  • FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; SACARDO, D.P. . Ética na assistência à saúde do adolescente e do jovem. In: Nélia Schor; Maria do Socorro F. Tabosa Mota; Viviane Castelo Branco. (Org.). Cadernos juventude, saúde e desenvolvimento. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 1999, v. 1, p. 147-161.

  • RIBEIRO, H. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; SACARDO, D.P. ; WALDMAN, E. A. ; TITTANEGRO, G. R. ; PEDALLINI, L. M. ; CARVALHO, R. R. P. . A Saúde Global no século XXI. Jornal da USP, São Paulo, p. 2 - 2, 22 ago. 2011.

  • FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. . Jovens Pesquisadores Sociais. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2010, São Paulo. Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar: IV Congresso internacional de pesquisa (auto)biográfica., 2010.

  • VIEIRA, G. I. ; SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, J. C. A. ; WESTPHAL, Márcia Faria . Los Colegiados de Gestión Regional (CGR) como espacios para el establecimiento de alianzas y redes estratégicas entre los diferentes actores e instituciones.. In: 5ª Conferencia Latinoamericana y 4ª Conferencia Interamericana de Promoción de la Salud y Educación para la Salud, 2012, México. 5ª Conferencia Latinoamericana y 4ª Conferencia Interamericana de Promoción de la Salud y Educación para la Salud, 2012.

  • RIBEIRO, H. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; SACARDO, D.P. . Saúde Global. In: 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012, São Bernardo do Campo. 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012.

  • SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, J. C. A. . Contribuições do SUS para a harmonização das políticas de saúde pública de âmbito regional.. In: 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012, São Bernardo do Campo. 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012.

  • MARTINS, C. L. ; WARSCHAUER, M. ; D?URSO, L. A. ; SACARDO, D.P. ; CAPPUCCI, Paulo Fernando ; NUNES, T. . Avaliação do Programa Pratique Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos/SP.. In: : 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012, São Bernardo do Campo. : 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012.

  • D?URSO, L. A. ; MARTINS, C. L. ; SACARDO, D.P. ; WARSCHAUER, M. ; CAPPUCCI, Paulo Fernando . Avaliação do Programa Pratique Saúde em Guarulhos/SP: processo de trabalho e gestão. In: 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012, São Bernardo do Campo. 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012.

  • SACARDO, D.P. ; MARTINS, C. L. ; D?URSO, L. A. ; WARSCHAUER, M. ; CAPPUCCI, Paulo Fernando . Avaliação do Programa Pratique Saúde em Guarulhos/SP: atividade física e seus benefícios.. In: 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012, São Bernardo do Campo. 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012.

  • WARSCHAUER, M. ; MARTINS, C. L. ; D?URSO, L. A. ; SACARDO, D.P. ; CAPPUCCI, Paulo Fernando . Avaliação do Programa Pratique Saúde de Guarulhos/SP: a ambiência em questão. In: 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012, São Bernardo do Campo. 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2012.

  • SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. . Encontro entre Saúde e Educação: Avaliação do Programa Saúde na Escola. In: III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde, 2011. III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde, 2011.

  • FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. . Avaliação como Inclusão: o caso do Programa Juventude em Osasco/SP.. In: III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde, 2011. III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde, 2011.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; TANAKA, Oswaldo Yoshimi . As peculiaridades dos Sistemas de Saúde o Mercosul: perspectivas para a integração regional.. In: 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2011, São Bernardo do Campo. 12º Congresso Paulista de Saúde Pública. Saúde e Direitos: escolhas para fazer o SUS., 2011.

  • FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. . Avaliação da Gestão do Programa Juventude Cidadã no Município de Osasco, SP. In: II Seminário de Efetividade da Promoção da Saúde, 2008. II Seminário de Efetividade da Promoção da Saúde, 2008.

  • MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. ; LEVI, M.L, ; CUNHA, M. ; ANDRADE, E.A. ; Setti, A. . Avaliação participativa do projeto Ambientes Verdes e Saudáveis: o processo de construção de políticas públicas intersetoriais na cidade de São Paulo.. In: X Congresso Paulista de Saúde Pública, 2007, Botucatu. X Congresso Paulista de Saúde Pública, 2007.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; TANAKA, Oswaldo Yoshimi . Integração dos Sistemas de Saúde dos países do Mercosul: Utopia ou possibilidade?. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; TANAKA, Oswaldo Yoshimi . Perspectivas na gestão do sistema sanitário da Espanha. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; TANAKA, Oswaldo Yoshimi . Desafios para a sustentabilidade do sistema sanitário da Espanha. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • BÓGUS, Cláudia Maria ; SACARDO, D.P. . Da Saúde Pública Internacional à Saúde Global: um novo discurso ou paradigma?. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • CAPPELLINI, S. ; SACARDO, D.P. ; MAIA, E. S. . Adolescentes e Jovens Agentes Multiplicadores nos serviços de atenção básica da rede municipal de saúde da cidade de São Paulo ? AJAM. In: IX Congresso Paulista de Saúde Pública, 2005. IX Congresso Paulista de Saúde Pública, 2005.

  • BÓGUS, Cláudia Maria ; MENDES, Rosilda ; WESTPHAL, Márcia Faria ; CAPPUCCI, Paulo Fernando ; SACARDO, D.P. ; PIRES, Elisabete Maia ; PAIS, Tadeu Dias . Gestão de políticas públicas integradas e participativas na cidade de São Paulo no contexto das subprefeituras: o caso da Capela do Socorro.. In: VIII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2003, Ribeirão Preto. Re-Vendo Teorias e Práticas, 2003.

  • BÓGUS, Cláudia Maria ; MENDES, Rosilda ; WESTPHAL, Márcia Faria ; CAPPUCCI, Paulo Fernando ; SACARDO, D.P. ; MAIA, E. S. ; PAIS, Tadeu Dias . Gestão de políticas públicas integradas e participativas na cidade de São Paulo nos contexto das subprefeituras: o Caso da Capela do Socorro. In: VIII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2003, Ribeirão Preto. VIII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2003.

  • SCARCELO, J. ; SACARDO, D.P. . Obesidade e transtorno da compusão alimentar: intervenções e desafios. In: Congresso Paulista de Saúde Pública, 2001, Santos. VII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2001.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho . Privacidade das Informações e HIV: desafios para Bioética. In: VII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2001, Santos. VII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2001.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho . Ethics and privacy - exploratory study with patients and non patients. In: Fifth World Congress of Bioethics, 2000, Londres. International Association of Bioethics - Fifth World Congress of Bioethics, 2000.

  • SACARDO, D.P. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho . Privacidade e ética: estudo exploratório com pessoas hospitalizadas e não hospitalizadas.. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000.

  • SACARDO, D.P. ; FREI, Fernando ; SILVA FILHO, Nelson . Estudo longitudinal da variação da eficácia adaptativa e do equilíbrio adaptativo de pacientes portadores de HIV/AIDS e evoluções em psicoterapia.. In: II Jornal de Pesquisa, 1997, Assis. II Jornal de Pesquisa - A pesquisa no câmpus: diagnóstico e reflexão, 1997. p. 32-33.

  • SACARDO, D.P. . Práticas de Cuidado à Saúde nos Terreiros.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACARDO, D.P. . Terreiros e o Sistema Único de Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACARDO, D.P. . ACOLHIMENTO NAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE SAÚDE NO SUS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACARDO, D.P. . Projeto Cidades Saudáveis e sua abrangência temática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACARDO, D.P. ; MENDES, Rosilda . Avaliação do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis: construindo políticas públicas integradas na cidade de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACARDO, D.P. . Os sistemas internacionais de saúde. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACARDO, D.P. . Sistemas Nacionais de Saúde em países selecionados: a experiência da Espanha.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACARDO, D.P. . Ética em gerontologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACARDO, D.P. . Pesquisa de Diagnóstico Comunitário, Americanópolis, SP. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACARDO, D.P. ; CAMPOS, GWS. ; OLIVEIRA, MM. . Avaliação do Método Apoio Paideia nos processos de Educação Permanente no SUS 2015 (Relatório de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, J. C. A. . Proyecto de Refuerzo del Observatorio de Políticas de Salud de Mercosur.. 2011.

CIMMINO, K. ; GALLEGO, J. D. ; SACARDO, D.P. . Propuesta de Criterios de Calidad para la Promoción de la Salud en las Escuelas ? Guía Regional. OPS/OMS.. 2011.

CIMMINO, K. ; GALLEGO, J. D. ; SACARDO, D.P. . Reunión técnica con el equipo consultivo de promoción de la salud en las escuelas para el desarrollo de Indicadores de Redes para Escuelas Promotoras de Salud. 2011.

RIBEIRO, H. ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; SACARDO, D.P. . Oficina de trabalho ?Pensando a Saúde Pública em 2018". 2010.

GONZALEZ, D. ; WESTPHAL, Márcia Faria ; SACARDO, D.P. . Terceira Reunião de Centro Colaboradores da OPAS/OMS no Brasil.. 2010.

SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. ; MINOWA, E. . Avaliação do Programa Saúde na Escola e Saúde e Prevenção na Escola. 2010.

CONTRERAS, A. ; MORALES, S. ; SACARDO, D.P. . Reunión Técnica Regional de Promoción de la Salud en el Ámbito Escolar. 2010.

WESTPHAL, Márcia Faria ; SACARDO, D.P. . Termino de Referencia ? Biblioteca Virtual de Salud y Desarrollo Sostenible y Salud. 2009.

MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. . Guia para documentar as iniciativas de promoção da saúde no Brasil. 2009.

MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. . Avaliação Participativa para municípios, comunidades saudáveis - Curso a distancia. 2009.

RICE, M. ; MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. . Technical Workshop on Synthesizing Evidence ? A Joint WHO CC/PAHO Initiative. 2009.

SACARDO, D.P. . Vigilancia de Factores de Riesgos y Factores Protectores en Salud Escolar. 2006.

IPPOLITO-SHEPPARD, J. ; CIMMINO, K. ; SACARDO, D.P. . Taller de capacitación para la Encuesta Mundial sobre Tabaco en Jóvenes (EMTJ) y la Encuesta Mundial de Salud a Estudiantes en Escuelas (EMSEE).. 2005.

IPPOLITO-SHEPPARD, J. ; SACARDO, D.P. . Tercera Reunión de la Red Latinoamericana Escuelas Promotoras de la Salud. 2002.

SACARDO, D.P. . Revisão e Desenvolvimento do Vocabulário DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. 2004.

SACARDO, D.P. . XVI Avaliação de Competências Clínicas do Internato Médico. 2016.

SACARDO, D.P. . Aplicador de Prova no Teste de Progresso - FCM/UNICAMP. 2016.

SACARDO, D.P. . XV Avaliação de Competências Clínicas do Internato Médico. 2015.

SACARDO, D.P. . XIV Avaliação de competências clínicas do internato médico. 2014.

SACARDO, D.P. ; MARTINS, C. L. ; NARVAES, P. C. . Avaliador do 6º Seminário Pré-Projeto de Pesquisa dos Alunos Ingressantes no Mestrado e Doutorado. 2010.

MALTA, D. C. ; SACARDO, D.P. . Avaliação e validação dos projetos referentes à ações específicas da Política Nacional de Promoção da Saúde. 2009.

CAPPUCCI, Paulo Fernando ; MARTINS, C. L. ; SACARDO, D.P. ; WARSCHAUER, M. . Projeto NEXO ? Promoção das Práticas Corporais em comunidades dos municípios de Campinas e São Bernardo do Campo. 2009.

SACARDO, D.P. . Gestão da rede de informações para apoiar o movimento por municípios e comunidades saudáveis no Brasil.. 2006.

MENDES, Rosilda ; FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, R. M. R. A. ; WESTPHAL, Márcia Faria . Construção de Políticas públicas integradas em Guarulhos/SP. 2005.

SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, J. C. A. ; Santos, MF ; LIMA., R. P. T. ; SANTOS, R. A. . GUIA METODOLÓGICO VOLTADO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA TRABALHO EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE CULTURAL. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. ; SANTOS, R. A. ; Santos, MF ; FRANCESCO, A. A. . PRÁTICAS POPULARES DE CUIDADO À SAÚDE EM COMUNIDADES DE TERREIROS. 2015. (Relatório de pesquisa).

SACARDO, D.P. . CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO DE APOIO INSTITUCIONAL PAIDEIA PARA A COGESTÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS. 2015. (Relatório de pesquisa).

SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, J. C. A. ; ANDRADE, E.A. ; André, LM. ; ANDRADE, D. . Monitoramento e avaliação de programas e projetos de prevenção de acidentes e violências na lógica da promoção da saúde no Estado de São Paulo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SACARDO, D.P. . A globalização e seu impacto no cumprimento do direito à saúde. 2013. (Aula ministrada na Pós-graduação).

FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; SANTANA, J. P. ; SACARDO, D.P. . Bioética e Cooperação Internacional em Saúde Pública. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SACARDO, D.P. . Globalização e seu impacto sobre os sistemas de saúde. 2012. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. . Políticas Públicas Saudáveis e Estratégias de Advocacia em Saúde - Promoção da Saúde e Qualidade de Vida ? HSP 5795. 2012. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. . Cenários da Promoção da Saúde - Promoção da Saúde e Qualidade de Vida ? HSP 5795. 2012. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. . Modelos Internacionais de Assistência à Saúde ? Curso de Pós-graduação Lato Sensu ? TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde. 2012. (Aulas na Pós-graduação na modalidade Televirtual).

SACARDO, D.P. . Modelos Internacionais de Assistência à Saúde: estudo de caso ? Curso de Pós-graduação Lato Sensu ? TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde. 2012. (Aulas na Pós-graduação na modalidade Televirtual).

SACARDO, D.P. . Perspectivas da Saúde Global no Início do Século XXI. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BÓGUS, Cláudia Maria ; MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. . Avaliação em Promoção da Saúde. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. ; CUNHA, M. . ROSTOS, VOZES E LUGARES ? GUARULHOS/SP: DIAGNÓSTICO TÉCNICO. 2011. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, C. L. ; SACARDO, D.P. ; D?URSO, L. A. ; WARSCHAUER, M. ; NUNES, T. . AVALIAÇÃO DO PROGRAMA PRATIQUE SAÚDE ? SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUARULHOS/SP. 2011. (Relatório de pesquisa).

SACARDO, D.P. . Cenários da Promoção da Saúde - Promoção da Saúde e Qualidade de Vida ? HSP 5795. 2011. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. . Saúde Internacional ? Saúde Pública: campos de conhecimentos e aplicações ? FSP 5701. 2011. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. . Promoção da Saúde em âmbito escolar ? Promoção da Saúde e Qualidade de Vida ? HSP 5795. 2011. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. . Ética e Direito em Saúde II. 2011. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. . Modelos Internacionais de Assistência à Saúde ? Curso de Pós-graduação Lato Sensu ? TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde.. 2011. (Aulas na Pós-graduação na modalidade Televirtual).

SACARDO, D.P. . Modelos Internacionais de Assistência à Saúde ? Curso de Pós-graduação Lato Sensu ? TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde. 2011. (Aulas na Pós-graduação na modalidade Televirtual).

TERUEL, J. R. ; BÓGUS, Cláudia Maria ; SACARDO, D.P. . Problemas e Programas na Cooperação Internacional em Saúde. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. . AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. 2010. (Relatório de pesquisa).

SACARDO, D.P. . Conceitos, tipologias e modelos dos sistemas sanitários ? Curso de Pós-graduação Lato Sensu ? TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde.. 2010. (Aulas na Pós-graduação na modalidade Televirtual).

SACARDO, D.P. . Relatos de Casos: Alemanha e França (Sistemas Contributivos); o Sistema Liberal Clássico dos EUA ? Curso de Pós-graduação Lato Sensu ? TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde. Universidade Anhanguera ? UNIDERP/ Rede LFG. 2010. (Aulas na Pós-graduação na modalidade Televirtual).

TERUEL, J. R. ; BÓGUS, Cláudia Maria ; SACARDO, D.P. . Problemas e Programas na Cooperação Internacional em Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SACARDO, D.P. . Modelos Internacionais de Assistência à Saúde. A Reforma d Estado e o processo de reforma dos sistemas de saúde. 2009. (Aulas na Pós-graduação na modalidade Televirtual).

SACARDO, D.P. . Modelos Internacionais de Assistência à Saúde Relato de Casos: Argentina, Uruguai e Paraguai (Mercosul). 2009. (Aulas na Pós-graduação na modalidade Televirtual).

MENDES, Rosilda ; SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. ; LEVI, M.L, ; CUNHA, M. ; Setti, A. ; DEZERTO, C. . PROJETO AMBIENTES VERDES E SAUDÁVEIS. 2008. (Relatório de pesquisa).

FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. ; ANDRADE, E.A. ; FERNANDEZ, R. M. R. A. . PESQUISA AVALIATIVA DA SDTI DE OSASCO - NÚCLEO JUVENTUDE. 2007. (Relatório de pesquisa).

FERNANDEZ, J. C. A. ; SACARDO, D.P. ; FERNANDEZ, R. M. R. A. ; ANDRADE, E.A. . PESQUISA AVALIATIVA DA SDTI DE OSASCO - NÚCLEO FAMÍLIA. 2007. (Relatório de pesquisa).

TANAKA, Oswaldo Yoshimi ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; SACARDO, D.P. . Perspectivas e Tendências dos Sistemas Internacionais de Saúde. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SACARDO, D.P. . Humanização dos Serviços de Saúde. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TANAKA, Oswaldo Yoshimi ; FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; SACARDO, D.P. . Perspectivas e Tendências dos Sistemas Internacionais de Saúde. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FORTES, Paulo Antônio de Carvalho ; SACARDO, D.P. ; SPINETTI, Simone Ribeiro . Humanização dos Serviços de Saúde. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SACARDO, D.P. . Bioética e Cooperação Internacional em Saúde Pública. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SACARDO, D.P. . Ética e Direito em Saúde. 2001. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. . Ética em Saúde ? Gerenciamento Institucional - HSP 133.. 2001. (Aulas ministradas na graduação).

SACARDO, D.P. . Bioética ?Mestrado em Ciências da Saúde Bioética ? BET 4004. 2001. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. . Bioética - Especialização em Enfermagem. 2000. (Aula ministrada na Pós-graduação).

SACARDO, D.P. . Bioética ? Saúde Coletiva ? HSM 105. 2000. (Aulas ministradas na graduação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Diversidade cultural e saúde: construção de modelo de atenção voltado para comunidades de Terreiros em Unidades de Saúde de Campinas, SP, Descrição: Este projeto visa a contribuir na produção de informações relevantes para o desenvolvimento adequado do Sistema Único de Saúde e, de maneira mais propositiva, para construir uma proposta de modelo de atenção à saúde e produção de equidade em contextos de diversidade cultural. Para tanto, propõe-se a desenvolver um estudo de natureza exploratória a partir uma abordagem de corte qualitativo na perspectiva sócio-antropológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniele Pompei Sacardo - Integrante / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Coordenador / Rafael Afonso dos Santos - Integrante.

  • 2013 - 2017

    INQUÉRITO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE E DO ACESSO À ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS, Descrição: O projeto pretende analisar o funcionamento, a utilização e a qualidade da Atenção Básica à Saúde, bem como o acesso à Atenção Especializada para condições crônicas e de saúde mental, em quatro regiões metropolitanas brasileiras: Fortaleza (CE), Campinas (SP), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Trata-se de pesquisa multicêntrica, que integrará pesquisadores e grupos de pesquisa de sete Universidades: USP, UNICAMP, UNB, UFRGS, UFC, UECE e UNIFOR. A pesquisa utilizará métodos mistos, integrando as abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados quantitativos serão produzidos por meio de um inquérito junto a profissionais e usuários de serviços de Atenção Básica, Atenção Especializada e Saúde Mental, nas quatro regiões. Para a produção do material qualitativo, serão realizados grupos focais com profissionais e usuários dos referidos serviços, análise de prontuários e entrevistas em profundidade para o delineamento de itinerários terapêuticos singulares de alguns usuários selecionados. A consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como sistema universal, exige investigações acerca do modelo de Atenção Básica atualmente vigente no Brasil e sua articulação com a rede de Atenção Especializada. Este projeto pretende contribuir com proposições para a efetivação de uma atenção universal, integral e territorializada, baseada em princípios, arranjos e dispositivos que favoreçam práticas ampliadas e compartilhadas em saúde (Cogestão, Clínica Ampliada, Apoio Matricial, entre outros).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Pompei Sacardo - Integrante / Oswaldo Yoshimi Tanaka - Integrante / Gastão Wagner de Sousa Campos - Coordenador / Mariana Dorsa Figueiredo - Integrante / Mônica Martins de Oliveira - Integrante / Rosana Onocko Campos - Integrante / Marilia Louvison - Integrante / Alcides Miranda - Integrante / Liane Righi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE APOIO PAIDEIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DO SUS, Descrição: O Apoio Paideia é um método para a cogestão do trabalho e de redes sociais que tem como pressuposto a racionalidade da Práxis contra o domínio da razão instrumental. O Método Paideia tem sido incorporado às políticas públicas de saúde no Brasil principalmente sob a forma do Apoio Institucional e do Apoio Matricial, advoga democracia institucional e sugere espaços coletivos de cogestão (cogestão sendo definida como compartilhamento de poder). O objetivo dessa investigação é avaliar as contribuições do Método Paidéia como recurso de educação permanente para a formação e mudanças nas práticas dos profissionais do SUS em diferentes municípios brasileiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Daniele Pompei Sacardo - Integrante / Gastão Wagner de Sousa Campos - Coordenador / Mariana Dorsa Figueiredo - Integrante / Gustavo Tenório Cunha - Integrante / Mônica Martins de Oliveira - Integrante / Fabio Luiz Alves - Integrante / Claudia Cacau Furia César - Integrante / Cristiane Pereira de Castro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Práticas populares de cuidado à saúde em comunidades de Terreiros, Descrição: Considerando que características ou fatores étnico-raciais podem estar relacionados à produção das desigualdades em saúde expondo segmentos da população a uma condição de maior vulnerabilidade, este projeto pretende sistematizar informações, conhecimentos e modelos de intervenção necessários ao enfrentamento das iniquidades em saúde, em âmbito nacional, que atingem comunidades de terreiros, tendo como foco as práticas populares de cuidado e suas interfaces com o sistema de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniele Pompei Sacardo - Integrante / Rosilda Mendes - Integrante / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Coordenador / Rafael Afonso dos Santos - Integrante / Marco Akerman - Integrante / Mercês de Fátima Santos - Integrante.

  • 2011 - 2012

    PROYECTO DE REFUERZO DEL OBSERVATORIO DE POLÍTICAS DE SALUD DE MERCOSUR, Descrição: Descrição dos Sistemas de Saúde Pública dos países do Mercosul a partir de categorias e dimensões previamente definidas pelo grupo de pesquisadores com o objetivo de estabelecer comparações entre os sistemas sanitários dos países estudados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniele Pompei Sacardo - Coordenador / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Integrante., Financiador(es): Escuela andaluza de Salud Publica - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    AVALIAÇÃO DO PROGRAMA PRATIQUE SAÚDE ? SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUARULHOS/SP, Descrição: O objeto desse estudo refere-se à avaliação de um programa de promoção da saúde intersecretarial - Secretaria de Esportes, Saúde e Ação Social -, cujo objetivo foi estimular práticas corporais e atividades físicas em locais públicos e nos ambientes das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar o processo de implementação do programa Pratique Saúde sob o ponto de vista dos profissionais de saúde envolvidos, gestores, usuários do programa e pessoas da comunidade que não utilizam o programa. Como objetivos específicos o estudo buscou: 1) mapear as práticas corporais existentes nas UBS do município de Guarulhos segundo local de realização, profissionais envolvidos, perfil de usuários que usufruem dessa ação; 2) avaliar o processo de implementação do programa Pratique Saúde sob o ponto de vista dos profissionais de saúde envolvidos, gestores, usuários do programa e pessoas da comunidade que não utilizam o programa; e 3) avaliar os instrumentos criados pelos professores de educação física e sua utilização na coleta e registro de dados das atividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniele Pompei Sacardo - Integrante / Cleide Lavieri Martins - Coordenador / Marcos Warschauer - Integrante / Lourdes Aparecida D?Urso - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Guarulhos - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    DESCENTRALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO NO SUS: O CASO DOS COLEGIADOS DE GESTÃO REGIONAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, Descrição: Analisar a dinâmica do CGR da Região Metropolitana da Grande São Paulo em sua dimensão de espaço institucional de gestão descentralizada. Tem como objetivos específicos: 1. Conhecer, sistematizar e analisar as pautas e atas das reuniões dos CGR da Região Metropolitana da Grande São Paulo bem como a relação estabelecida entre ambas. 2. Analisar os Relatórios Analíticos no âmbito dos CGR da Região Metropolitana da Grande São Paulo e sua aproximação à temática da descentralização. 3. Conhecer a dinâmica de funcionamento das reuniões dos CGR da Região Metropolitana da Grande São Paulo. 4. Identificar a percepção dos atores envolvidos no CGR da Região Metropolitana da Grande São Paulo com relação à gestão descentralizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniele Pompei Sacardo - Integrante / Márcia Faria Westphal - Coordenador / Paulo Fernando Cappucci - Integrante / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    A ATENÇÃO AO HIV/AIDS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: OS DESAFIOS DA INTEGRALIDADE, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito da atenção básica da região sul do município de São Paulo no âmbito da Escola De Enfermagem da USP, Departamento de Enfermagem em saúde Coletiva, com apoio do CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniele Pompei Sacardo - Integrante / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Integrante / Lucia Y. Izumi Nichiata - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2001

    Estudo epidemiológico e social das condições de vida e saúde da comunidade local, Descrição: Estudo epidemiológico e social das condições de vida e saúde da comunidade de Americanópolis Levantamento do perfil epidemiológico da população adscrita na região de Americanópolis, localizada na zona sul do município de São Paulo, com o objetivo de estabelecer prioridades na área de Saúde Mental, especialmente em relação à necessidade de programa de prevenção e tratametno ao abuso de álcool e outras drogas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Daniele Pompei Sacardo - Integrante / Simone Ribeiro Spinetti - Integrante / Luizemir Wolney Lago - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    PROTEJO - PROJETO DE PROTEÇÃO AOS JOVENS EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS, Descrição: Projeto de formação de jovens residentes em territórios do município de Osasco/SP que apresentam altos índices de violência e de exclusão social. Os jovens foram formados como "pesquisadores sociais". Os pesquisadores envolvidos no projeto capacitaram, em 220h os educadores desses jovens atendidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniele Sacardo Nigro - Integrante / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Coordenador / Elisabete Agrela de Andrade - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Osasco - Outra., Número de produções C, T & A: 3

  • 2004 - 2005

    PROJETO AGENTE JOVEM ADOLESCENTE MULTIPLICADOR AJAM, Descrição: Desenvolvimento de atividades caracterizadas como Formação Cidadã e de Capacitação Ocupacional e Aprendizagem em Atividades de Utilidade Coletiva de Adolescentes e Jovens Agentes Multiplicadores - AJAM , para beneficiários dos Programas Sociais da Prefeitura Municipal de São Paulo, especificamente, do Programa Bolsa Trabalho e Renda, localizados nas Subprefeituras da Penha, Ermelino Matarazzo, Santo Amaro, Butantã, Freguesia do Ó e Pirituba. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniele Sacardo Nigro - Coordenador / Elisabete Agrela de Andrade - Integrante / Elisabete Sousa Maia - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    FORMAÇÃO CIDADÃ, CAPACITAÇÃO OCUPACIONAL E APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE UTILIDADE COLETIVA, Descrição: A proposta teve como eixo norteador o enfrentamento da exclusão social para os beneficiários dos programas sociais e trabalhadores desempregados e de baixa renda, de um modo geral. Buscou o desenvolvimento da prática cidadã e solidária para enfrentamento da exclusão, segundo o princípio da educação para o trabalho e para a vida comunitária e do envolvimento com o bem estar e a universalização da cidadania. O CEPEDOC realizou atividades de formação e capacitação no âmbito local. O desenvolvimento das habilidades básicas propiciou aos beneficiários dos programas sociais situar-se na comunidade em que vive, reconhecendo-se e ao outro como pertencentes ao meio. Possibilitou também ampliar as possibilidades e alternativas de superação das condições de vida vulneráveis por meio de práticas coletivas e solidárias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniele Sacardo Nigro - Coordenador / Elisabete Sousa Maia - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    PROTEJO - PROJETO DE PROTEÇÃO AOS JOVENS EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS, Descrição: Projeto de formação de jovens residentes em territórios do município de Osasco/SP que apresentam altos índices de violência e de exclusão social. Os jovens foram formados como "pesquisadores sociais". Os pesquisadores envolvidos no projeto capacitaram, em 220h os educadores desses jovens atendidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniele Sacardo Nigro - Integrante / Juan Carlos Aneiros Fernandez - Coordenador / Elisabete Agrela de Andrade - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Osasco - Outra., Número de produções C, T & A: 3

  • 2004 - 2005

    PROJETO AGENTE JOVEM ADOLESCENTE MULTIPLICADOR AJAM, Descrição: Desenvolvimento de atividades caracterizadas como Formação Cidadã e de Capacitação Ocupacional e Aprendizagem em Atividades de Utilidade Coletiva de Adolescentes e Jovens Agentes Multiplicadores - AJAM , para beneficiários dos Programas Sociais da Prefeitura Municipal de São Paulo, especificamente, do Programa Bolsa Trabalho e Renda, localizados nas Subprefeituras da Penha, Ermelino Matarazzo, Santo Amaro, Butantã, Freguesia do Ó e Pirituba. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniele Sacardo Nigro - Coordenador / Elisabete Agrela de Andrade - Integrante / Elisabete Sousa Maia - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    FORMAÇÃO CIDADÃ, CAPACITAÇÃO OCUPACIONAL E APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE UTILIDADE COLETIVA, Descrição: A proposta teve como eixo norteador o enfrentamento da exclusão social para os beneficiários dos programas sociais e trabalhadores desempregados e de baixa renda, de um modo geral. Buscou o desenvolvimento da prática cidadã e solidária para enfrentamento da exclusão, segundo o princípio da educação para o trabalho e para a vida comunitária e do envolvimento com o bem estar e a universalização da cidadania. O CEPEDOC realizou atividades de formação e capacitação no âmbito local. O desenvolvimento das habilidades básicas propiciou aos beneficiários dos programas sociais situar-se na comunidade em que vive, reconhecendo-se e ao outro como pertencentes ao meio. Possibilitou também ampliar as possibilidades e alternativas de superação das condições de vida vulneráveis por meio de práticas coletivas e solidárias.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniele Sacardo Nigro - Coordenador / Elisabete Sousa Maia - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Docente Homenageada Sexta Turma do Programa de Formação Interdisciplinar Superior - ProFis, Pró-Reitoria de Graduação / Unicamp.

2009

Tese selecionada na Faculdade de Saúde Pública/USP para o Prêmio CAPES/2009 - Edital 056/2010, CAPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. , Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. Departamento de Saúde Coletiva, Sala 17, Cidade Universitária, 13083887 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35219236, Fax: (19) 35218044

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - Atual

    FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Doutora MS3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2015

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MD148 ? Ética I - 1o. Semestre, MD248 ? Ética II - 2o. Semestre, MD348 ? Bioética I - 1o. Semestre, MD448 ? Bioética II - 2o. Semestre, MD548 ? Ética Médica I - 1o. Semestre, MD648 ? Ética Médica II - 2o. Semestre, MD758 ? Atenção Integral à Saúde - 1o. Semestre

  • 2007 - 2014

    Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

  • 2004 - 2004

    Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora dos Descritores - DeCS, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atividade desenvolvida na Biblioteca CIR ? Centro de Informação e Referência ? Faculdade de Saúde Pública ? Universidade de São Paulo. Função: Revisora de escopos e sinônimos dos Descritores em Ciências da Saúde, subcategoria SP1 ? Administração e Planejamento em Saúde, integrante da categoria DeCS Saúde Pública (SP).

    Atividades

    • 01/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Prática de Saúde Pública, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2000

      Ensino, Mestrado e Doutorado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - Desafios do SUS: aprendendo com as inovações internacionais dos sistemas de saúde ? HSP 5787., - Ética da Saúde Pública - HSP 5747., - Ética Aplicada aos Serviços de Saúde - HSP 5754.

  • 1999 - 2001

    Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

    Vínculo: Contratação Temporária, Enquadramento Funcional: Contratação Temporária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Secretaria do Estado da Saúde - DIR I - Capital; Centro de Saúde I Americanópolis. Cargo Psicóloga, desenvolvendo programas de Promoção da Saúde junto à comunidade e prevenção ao abuso de álcool e drogas entre jovens.

    Atividades

    • 06/2000 - 10/2001

      Direção e administração, Secretaria de Estado da Saúde, Saúde Mental.,Cargo ou função, Coordenadora do Projeto Vida Ativa.

    • 06/1999 - 10/2001

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado da Saúde, Saúde Mental.,Serviço realizado, Organização do Projeto Terapêutico visando o tratamento de dependentes químicos de álcool, drogas e tabaco nas Unidades Básicas de Saúde, com abordagem individual, grupal e/ou familiar.

    • 06/1999 - 10/2001

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado da Saúde, Saúde Mental.,Serviço realizado, Desenvolvimento do atendimento domiciliar em saúde mental.

    • 06/1999 - 10/2001

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado da Saúde, Saúde Mental.,Serviço realizado, Implementação de programas intersetoriais de prevenção ao abuso de álcool e outras drogas elaborados em parceria com equipamentos sócio-culturais dirigidos às distintas faixas etárias.

    • 06/1999 - 10/2001

      Treinamentos ministrados , Secretaria de Estado da Saúde, Saúde Mental.,Treinamentos ministrados, Capacitação de lideranças comunitárias e agentes comunitários de saúde, Capacitação de agentes comunitários de saúde para atendimento domiciliar

  • 2001 - 2002

    Universidade do Grande ABC

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

    Atividades

    • 01/2001 - 01/2002

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Instituições I, Psicologia das Instituições II, Metodologia de Pesquisa I, Metodologia de Pesquisa II

    • 01/2001 - 01/2002

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Psicologia, Faculdade de Psicologia.,Atividade realizada, Orientação de Monografia.