Pollyana Fernandes de Faria Machado
Possui graduação em Pedagogia (2015) e mestrado em Educação (2018) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Foi professora na Rede Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de 2016 à 2020. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Pedro II, atuando no departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e cursa doutorado em Educação no ProPEd/UERJ.
Informações coletadas do Lattes em 31/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2021 - Atual
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Educação e pandemia: rastros das novas modalidades de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald.
Mestrado em Educação
2016 - 2018
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Compartilhar com o mundo: o que professores do ensino fundamental postam de suas crianças e da infância no Facebook?, Ano de Obtenção: 2018
Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Aperfeiçoamento em Informática Educativa
2015 - 2015
Conquistar Formação
Título: Informática Educativa. Ano de finalização: 2015
Graduação em Pedagogia
2011 - 2015
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Leitura e escrita de jovens em tempos de cibercultura
Orientador: Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Fundamentos em EaD I: contextualização, legislação e especificidades,. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Fundamentos em EaD II: mediação, comunicação e avaliação. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em O Uso de Aplicativos Web na Construção de Materiais Educacionais,. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Educação em Tempos de Coronavírus. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Aprendizagem Significativa. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Golpe de 2016. (Carga horária: 22h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Feminismos: algumas verdades inconvenientes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Projetos Educacionais e Interdisciplinares. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2013 - 2013
Cibercultura, subjetividades e práticas escolares. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2011 - 2011
Narrativas Digitais. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2011 - 2011
Além do azul e do rosa. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Organização de eventos
MACHADO, P. F. F. . 4 Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídias. 2014. (Congresso).
Participação em eventos
VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação Mundos que se tecem entre "nosotros": o ato de educar em uma língua ainda por ser escrita. 2016. (Congresso).
X Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas. 2016. (Simpósio).
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO.TRADUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES A PARTIR DO USO DE CELULARES: NARRATIVAS TRANSMÍDIAS E NOVAS POSSIBILIDADES PARA OS PROCESSOS DE APRENDER-ENSINAR. 2015. (Seminário).
Intervalo - Mídia-educação em debate. 2014. (Encontro).
IV Seminário Discente PPGEduc/ UFRRJ.Juventudes e cibercultura: implicações para os processos de ensino/aprendizagem. 2013. (Seminário).
Seminário Discente PPGE/UFF 2013 - Educação, Tecnologias e Desenvolvimentismomo.Cibercultura e juventudes: quais os resultados dessa interação para os processos de ensino-aprendizagem?. 2013. (Seminário).
VII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias : trasnformações e sibversões na atualidade.A relação de crianças com os artistas da indústria de entreterimento. 2013. (Seminário).
V Seminário Vozes: Formação Docente - Experiências, políticas e memórias públicas.Juventude, cibercultura e mobilidade: desafios para a educação. 2013. (Seminário).
XVII Semana da Educação ? Educação e Contemporaneidade.Educação e cibercultura: jovens e a possibilidade de se assumirem como produtores de cultura e sujeitos ativos pela interatividade das mídias pós-massivas. 2013. (Simpósio).
3 Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. 2012. (Congresso).
II Semana Paulo Freire. 2012. (Seminário).
VI Seminário do Laboratório Educação e Imagem. 2012. (Seminário).
I Semana Paulo Freire - Educação em perspectiva. 2011. (Seminário).
Uma conversa sobre Alfabetização. 2011. (Encontro).
XVI Semana da Educação: Os Sentidos da Pedagogia Hoje. 2011. (Simpósio).
Participação em bancas
MACHADO, P. F. F.. ?Finalmente uma tia com o cabelo igual ao da minha mãe?: Reflexões sobre a presença negra na Escola e os impactos do racismo na construção da identidade da criança negra na Educação Infantil.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MACHADO, P. F. F.. A Matemática na Educação Infantil durante a pandemia: uma análise das práticas lúdicas no ensino remoto em Nova Friburgo / RJ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MACHADO, P. F. F.. Memórias de uma docente em formação: de volta ao início. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RIBEIRO-CARVALHO, A.;MACHADO, P. F. F.. Depressão e Transtornos de Ansiedade em Universitários do Brasil: Revisão Sistemática.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, A. S. F.;MACHADO, P. F. F.. Contação de Histórias: a importância da literatura na formação de leitores competentes.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COUTO JUNIOR, D. R.;MACHADO, P. F. F.. Jogos e brincadeiras também ensinam: sobre a importância da ludicidade na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MACHADO, P. F. F.; ABREU, A. C.. Por que é importante brincar na Educação infantil?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MACHADO, P. F. F.; ABREU, A. C.. A importância da Literatura na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COUTO JUNIOR, D. R.;MACHADO, P. F. F.. Relação família-escola: desafios contemporâneos para a formação da criança. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, A. S. F.;MACHADO, P. F. F.. A música como mediadora no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, A. S. F.;MACHADO, P. F. F.. A importância da Educação Infantil para o desenvolvimento global da criança. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ABREU, A. C.;MACHADO, P. F. F.. Reflexões de uma professora de Educação Infantil em seus primeiros anos de docência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, A. S. F.;MACHADO, P. F. F.. A creche enquanto ambiente educacional: onde se cuida, também se educa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MACHADO, P. F. F.. Drogas de abuso na literatura escolar em Biologia e seu ensino na Universidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MACHADO, P. F. F.; COUTO JUNIOR, D.. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: por uma pedagogia lúdica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
A importância do brincar na Educação Infantil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
Alfabetização e letramento: possibilidades e desafios na Educação Infantil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
Da história da Educação Infantil às práticas leitoras: a leitura como possibilidade de construção de habilidades e inclusão social; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
A Trajetória da Educação Infantil: do assistencialismo à atividade pedagógica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
A importância da Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças pequenas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
O papel da escola na criação e no fortalecimento de vínculos: família, escola e aluno; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
O brincar como forma de desenvolvimento na Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
A Educação Infantil em tempos de pandemia e distanciamento físico; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
Trabalho: Para que brincar na Educação Infantil? Uma investigação da importância do lúdico para o desenvolvimento de crianças pequenas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
Alfabetização em tempos de pandemia: desafios e possibilidades docentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
Estratégias de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino fundamental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental segundo a BNCC: os desafios para crianças e professores; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
Por uma apropriação prazerosa da leitura e escrita do Ensino Fundamental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
A importância da leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como prática social para formação do cidadão crítico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
Fracasso Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Município De Itaguaí; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
A prática docente e a ludicidade na alfabetização; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
A importância da ludicidade na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
A importância do cuidar e educar para o desenvolvimento na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Pollyana Fernandes de Faria Machado;
Produções bibliográficas
-
MACHADO, P. F. F. ; OLIVEIRA, A. S. F. ; SANTOS, I. C. F. . A criança e o compartilhamento de olhares, encontros e enunciações. In: VIII Rodas de Conversa Bakhtiniana. (Org.). O grotesco de nossos tempos: vozes, ambientes, horizontes. 1ed.São Carlos, SP: Pedro &João Editores, 2021, v. 1, p. 231-237.
-
MACHADO, P. F. F. . Tradução de experiênncias e ressignificações a partir do uso de celulares: narrativas transmídias e novas possibilidades para os processos de aprender-ensinar. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. ANAIS DO VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2015.
-
MACHADO, P. F. F. . Cibercultura e Juventudes: quais os resultados dessa interação para os processos de ensino-aprendizagem?. In: Seminário Discente 2013 UFF - Educação, Tecnologias e Desenvolvimentismo, 2013, Niterói. Anais do Seminário Discente 2013 UFF - Educação, Tecnologias e Desenvolvimentismo, 2013.
-
MACHADO, P. F. F. . A relação de crianças com os artistas da indústria de entretenimento. In: VII Seminário Internacional - As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional - As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade. Rio de Janeiro: PROPED, 2013.
-
MACHADO, P. F. F. ; MAIA, K. C. . Juventude, cibercultura e mobilidade: desafios para a educação. In: V Seminário Vozes: Formação Docente - Experiências, políticas e memórias públicas, 2013, São Gonçalo. V Seminário Vozes: Formação Docente- Experiências, políticas e memórias polifônicas, 2013.
-
MACHADO, P. F. F. . Leitura e escrita de jovens em tempos de cibercultura. In: 26ª UERJ Sem Muros / 24ª Semana de Iniciação Científica, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumo da 26ª UERJ Sem Muros, 2015.
-
MACHADO, P. F. F. ; FERREIRA, H. M. C. . Narrativas juvenis em tempos de cibercultura. In: 25ª UERJ Sem Muros / 23ª Semana de Iniciação Científica, 2014, Rio de Janeiro. Anais de Resumo da 25ª UERJ Sem Muros, 2014.
-
MACHADO, P. F. F. . Juventudes, ativismo e redes sociais: implicações para o cmapo da educação. In: 24ª UERJ Sem Muros / 22ª Semana de Iniciação Científica, 2013, Rio de Janeiro. Anais de Resumo da 24ª UERJ Sem Muros, 2013.
-
MACHADO, P. F. F. ; MAIA, K. C. . Juventudes e Cibercultura: Implicações para os processos de ensino/aprendizagem. In: IV Seminário Discente PPGEduc/ UFRRJ, 2013, Seropédica/RJ. IV Seminário Discente PPGEduc/ UFRRJ, 2013.
-
MACHADO, P. F. F. . TRADUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES A PARTIR DO USO DE CELULARES: NARRATIVAS TRANSMÍDIAS E NOVAS POSSIBILIDADES PARA OS PROCESSOS DE APRENDER-ENSINAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. F. . Leitura e escrita de jovens em tempos de cibercultura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. F. ; FERREIRA, H. M. C. . Narrativas juvenis em tempos de cibercultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAIA, K. C. ; MACHADO, P. F. F. . A relação de crianças com os artistas da indústria de entretenimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. F. . Cibercultura e Juventudes: quais os resultados dessa interação para os processos de ensino-aprendizagem?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. F. . Educação e cibercultura: jovens e a possibilidade de se assumirem como produtores de cultura e sujeitos ativos pelas mídias pós-massivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. F. ; MAIA, K. C. . Juventude, cibercultura e mobilidade: desafios para a educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. F. . Juventudes, ativismo e redes sociais: implicações para o campo da educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. F. ; MAIA, K. C. . Juventudes e Cibercultura: Implicações para os processos de ensino/aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
MACHADO, P. F. F. . Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura. 2014. (Site).
MACHADO, P. F. F. . IV Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídias. 2014. (Site).
MACHADO, P. F. F. . Relatório de atividades de pesquisa Pibic/CNPq. 2015. (Relatório de pesquisa).
MACHADO, P. F. F. . Relatório de atividades de pesquisa Pibic/CNPq. 2014. (Relatório de pesquisa).
MACHADO, P. F. F. . Relatório de atividades de pesquisa Pibic/CNPq. 2013. (Relatório de pesquisa).
MACHADO, P. F. F. . Relatório de atividades de pesquisa Pibic/CNPq. 2012. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Jovens em suas múltiplas redes educativas: subvertendo as relações entre conhecimento e poder - Fase II, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald em 04/08/2020., Descrição: O Projeto ?Jovens em suas múltiplas redes educativas: subvertendo as relações entre conhecimento e poder ? FASE II?, dá continuidade ao anterior, como mostra o título, tendo por objetivo mais amplo conhecer como jovens, inseridos em classes economicamente menos privilegiadas, subvertem a relação entre conhecimento e poder nas múltiplas redes educativas em que atuam. No momento político atual, no Brasil, em que as forças conservadoras vêm não só impondo desgastes financeiros consideráveis à universidade e ao ensino médio públicos, além de vir restringindo a autonomia curricular e a de professores e alunos, procede a aproximação de jovens praticantes nestas redes que eles e elas formam, e em que se formam, - como cidadãos/cidadãs, trabalhadores/as, habitantes de espaçostempos diversos, criadores/as de conhecimentos e significações e de expressões artísticas, membros de coletivos vários (famílias, religiões, expressões nas mídias), usuários/as de processos midiáticos etc (Nilda Alves). Trata-se de continuar, nesta segunda fase, a procurar pistas para a transformação do ?conhecimento-regulação? em ?conhecimento-emancipação?, a partir do pressuposto da urgência da reinvenção de ações que coloquem em xeque a primazia do conhecimento científico sobre a experiência de vida dos sujeitos (Boaventura de Souza Santos). O Projeto será realizado por intermédio de procedimentos da pesquisa presencial (observações, conversas, oficinas) e online, orientados teórico-metodologicamente pelas contribuições que Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin trouxeram à pesquisa em Ciências Humanas. No que se refere à especificidade do objeto, a construção do material em campo e sua análise serão orientadas pelos estudos sobre conhecimento e poder na sociedade em rede (Manuel Castells); pelo aprofundamento do papel da astúcia dos praticantes sociais na subversão da ordem social capitalista (Michel de Certeau e outros); e pelos estudos sobre os modos de constituição da subjetividade de crianças e jovens nos contextos híbridos da contemporaneidade e nas relações com os artefatos de seu tempo (José Machado Pais, Juarez Dayrell, Lucia Rabello de Castro; Paulo Carrano; Regina Novaes; Rosana Reguillo; Solange Jobim e Souza, entre outros).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pollyana Fernandes de Faria Machado - Integrante / Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald - Coordenador / Adriele da Silva Freitas Oliveira - Integrante / Iacy Carvalho Ferreira dos Santos - Integrante / Ana Paula da Silva Conceição Oliveira - Integrante / Leonardo Azevedo Neves - Integrante / Alessandra da Costa Abreu - Integrante / Luana Pereira Pimentel - Integrante / Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves. - Integrante / Arnaldo Vianna e Vilhena de Carvalho - Integrante / André Wiliam de Novais da Costa - Integrante.
-
2017 - 2020
Subvertendo a relação entre conhecimento e poder: crianças, jovens e professores em suas múltiplas redes educativas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald em 04/08/2020., Descrição: O projeto dá continuidade ao anterior, "Educação e contemporaneidade: crianças, jovens e redes de conhecimento", cujos resultados apontaram para a potência da sociedade em rede, quando as redes são reprogramadas pelos desejos, sonhos, esperanças e resistências dos atores sociais que as instituem como redes de conhecimento e significação. Descobrimos nesses estudos jovens que, procurando fugir da manipulação e do controle do novo estágio do capitalismo, se envolvem em práticas coletivas alternativas a essa ordem. Interessa-me, e ao grupo de pesquisa que coordeno, continuar investindo em estudar essas práticas, ampliando o foco para crianças e professores. Diante do atual contexto político do Brasil, em que a educação assume a função de fortalecer o capitalismo, auxiliando o Estado a manter em situação de desigualdade os que mantêm o poder do conhecimento e os que não mantêm esse poder, minha proposta parece relevante. Trata-se de conhecer como crianças, jovens e professores da escola pública subvertem a relação entre conhecimento e poder nas múltiplas redes educativas em que atuam: (i) na escola, (ii) no espaço domiciliar; (iii) nos espaços urbanos (iv) nas redes sociais. O Projeto será realizado por intermédio de procedimentos da pesquisa presencial (observação; entrevistas) e online, orientados pelas contribuições que Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin trouxeram à pesquisa em Ciências Humanas. No que se refere à especificidade do objeto, a construção e a análise dos dados será orientada pelos estudos sobre conhecimento e poder na sociedade em rede (Manuel Castells); pelo aprofundamento do papel da astúcia dos praticantes sociais na subversão ordem social capitalista (Michel de Certeau); e pelos estudos sobre os modos de constituição da subjetividade de crianças e jovens nos contextos híbridos da contemporaneidade e nas relações com os artefatos de seu tempo (Édmea Santos, José Machado Pais, Helena Abramo; Hermano Vianna; Juarez Dayrell, Lucia Rabello de Castro; Marilia Sposito; Micael Herschman; Paulo Carrano; Regina Novaes; Rosana Reguillo; Solange Jobim e Souza, entre outros). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pollyana Fernandes de Faria Machado - Integrante / Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald - Coordenador / Andréia Cristina Attanazio Silva - Integrante / Adriele da Silva Freitas Oliveira - Integrante / Dilton Couto Junior - Integrante / Leonardo Azevedo Neves - Integrante / Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves. - Integrante.
-
2014 - 2017
Educação e contemporaneidade: crianças, jovens e redes educativas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald em 04/08/2020., Descrição: O Projeto ?Educação e contemporaneidade: crianças, jovens e redes educativas? dá prosseguimento ao Projeto ?Educação e processos comunicacionais pós-massivos: implicações para práticas educativas em espaços formais e não-formais de educação? desenvolvido no triênio 2011-2014, cujos resultados indicaram que os usos das tecnologias digitais podem ser mediadores dos processos de ensinar e de aprender, dentro e fora da escola. Mais do que isso, os resultados apontaram que esses usos ? que transformam as tecnologias em artefatos culturais ? afetam a constituição das subjetividades das novas gerações, incidindo sobre a maneira pela qual os sujeitos culturais se relacionam com a leitura, com a escrita, com o conhecimento, com a cultura e com a política. Tendo em vista que tais resultados indicam a necessidade de atualização da educação, optou-se por dar continuidade ao referido projeto, focalizando agora como crianças e jovens constroem conhecimento nas redes de conhecimento e significação, na intenção de descobrir se as ?artes de fazer? infantis e juvenis podem se instituir como táticas de contrapoder à relação que se estabelece entre capitalismo tardio e novas tecnologias de informação e comunicação. Dentre os objetivos explicitados no Plano de Trabalho, destaco o que se refere à necessidade de descobrir que conhecimentos crianças e jovens constroem no ciberespaço em suas múltiplas redes educativas; (i) na escola, (ii) no espaço domiciliar, (iii) na cidade, (iv) em propostas desenvolvidas por organizações não governamentais, espaços esses que constituirão os campos empíricos da atual proposta. Com base na abordagem histórico-cultural da pesquisa em Ciências Humanas, o estudo será realizado por intermédio de procedimentos da pesquisa presencial (observação; entrevistas) e on-line que obedeçam aos pressupostos teórico-metodológicos do dialogismo e da alteridade. Minha expectativa em relação ao estudo que proponho é a de que ele possa se constituir como experiência que me transforme e transforme meus orientandos, bem como os sujeitos de nossas pesquisas. Que os estudos realizados possam deixar em todos ? pesquisadores e pesquisados - marcas que nos impulsionem a partilhar nossa experiência com o outro. Que dessa partilha possam ecoar questionamentos que gerem novas perguntas enunciadas por outros sujeitos num processo que confira à pesquisa não a dimensão de descoberta científica, mas uma ação coletiva de construção de sentidos em que todos conheçam, aprendam e se transformem. Também pretendo que os achados do estudo possam constituir recomendações para políticas e práticas educacionais e culturais comprometidas com a qualificação da escola pública e com as características e os anseios das infâncias e juventudes brasileiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pollyana Fernandes de Faria Machado - Integrante / Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald - Coordenador / Sarah Nery Siqueira Chaves - Integrante / Helenice Mirabelli Cassino Ferreira - Integrante / Tiago Cabral Dardeau - Integrante / Andréia Cristina Attanazio Silva - Integrante / Rafael Arosa de Mattos - Integrante / Adriele da Silva Freitas Oliveira - Integrante / Dilton Couto Junior - Integrante / Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves. - Integrante.
-
2011 - 2014
Educação e processos comunicacionais pós-massivos: implicações para práticas educativas em espaços formais e não-formais de educação, Descrição: O projeto Educação e processos comunicacionais pós-massivos: implicações para práticas educativas em espaços formais e não-formais de educação pretende investigar as transformações que a imersão de crianças e jovens na cultura digital traz para as práticas educativas que ocorrem na escola e fora dela. A proposta abrange duas vertentes de investigação: 1) Cibercultura e escola: novos modos de ensinar e aprender; 2) Cibercultura e modos juvenis de dizer-se. A abordagem teórico-metodológica apoia-se nas contribuições que Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin trouxeram à concepção de pesquisa em Ciências Humanas e nas reflexões de Boaventura de Sousa Santos sobre a base epistemológica do conhecimento na contemporaneidade. No que se refere à especificidade do objeto, a construção e a análise dos dados será orientada (i) pelos estudos sobre consumo cultural e recepção dos meios (Martin-Barbero, Nestor Canclini, Orozco Gomes); (ii) pelas teorias da Comunicação (Andre Lemos, Bruno Latour, Lucia Santaella, Pierre Lévy, entre outros) que trazem esclarecimentos sobre a relação dos sujeitos com os ambientes ciberculturais; e (iii) pelos estudos sobre os modos de constituição da subjetividade de crianças e jovens nos contextos híbridos da contemporaneidade e nas relações com os artefatos de seu tempo (José Machado Pais, Helena Abramo; Juarez Dayrell, Lucia Rabello de Castro; Marilia Sposito; Micael Herschman; Paulo Carrano; Rosana Reguillo). O estudo, em ambas as vertentes, será desenvolvido por intermédio de procedimentos etnográficos e netnográficos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Pollyana Fernandes de Faria Machado - Integrante / Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald - Coordenador / Sarah Nery Siqueira Chaves - Integrante / Helenice Mirabelli Cassino Ferreira - Integrante / Gilselene Garcia Guimarães - Integrante / Tiago Cabral Dardeau - Integrante / Andréia Cristina Attanazio Silva - Integrante / Rafael Arosa de Mattos - Integrante.
Prêmios
2016
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor de Informática Educativa, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
2016
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor do Ensino Fundamental - Anos Iniciais., Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
2014
Menção Honrosa pelo trabalho apresentado na 23ª Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro., UERJ.
2014
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor de Educação Básica II, Prefeitura Municipal de Japeri, Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Pedro II. , Rua Oito de Dezembro, 378, Vila Isabel, 20550220 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39786944
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado - CNPq
2012 - 2015
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - UERJ/CNPq, Carga horária: 20
2016 - 2020
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ens.Fundamental - Anos Iniciais, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2016 - 02/2020
Ensino,,Disciplinas ministradas, Séries iniciais
2020 - Atual
Colégio Pedro IIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Você é Pollyana Fernandes de Faria Machado?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pollyana Fernandes de Faria Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?