João Ricardo Pessoa Xavier de Siqueira

Possui formação multidisciplinar, compreendendo a atuação na área do Direito, das Ciências Sociais Aplicadas (Política Internacional) e das Ciências Humanas (Letras). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (Campus V - Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas), concluiu a graduação em Direito pela UEPB (Campus I - Centro de Ciências Jurídicas). Como aluno de Letras da Universidade Federal de Campina Grande atuou em projetos de pesquisa e extensão. Possui experiência como docente em nível superior, tendo atuado como professor no Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba e nos cursos de Marketing e Administração da Faculdade Maurício de Nassau (Campina Grande). Encontra-se atualmente cursando a Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e o Doutorado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (linha de pesquisa Literatura, sociedade e memória).

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Pos-Grduação em Letras

2017 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Literatura, memória e resistência: retratos da ditadura civil-miltar em romances brasileiros contemporâneos,
Alfredo Adolfo Cordiviola. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Relaçoes Internacionais

2010 - 2012

Universidade Estadual da Paraíba
Título: A PARADIPLOMACIA COMO INSTRUMENTO VIABILIZADOR DO DESENVOLVIMENTO LOCAL: estudo de caso a partir da atuação internacional do estado de Pernambuco e da cidade do Recife,Ano de Obtenção: 2012
Carlos Enrique Ruiz Ferreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo / Especialidade: Estrutura e Transformação do Estado. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Política Externa do Brasil.

Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa

2015 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Graduação interrompida em 2012 em Letras (Licenciatura)

2007 - Interrompido

Universidade Federal de Campina Grande
Ano de interrupção: 2012

Graduação em Direito

2003 - 2008

Universidade Estadual da Paraíba
Título: A Extradição no ordenamento jurídico brasileiro: uma análise voltada ao âmbito do Mercosul
Orientador: Henry Iure de Paiva Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

A Poesia Moçambicana. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2016 - 2016

Os Estudos Culturais e as Políticas da Diferença. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2016 - 2016

Feminismos e (de)colonialidade: abordagens feministas e antirracistas. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2015 - 2015

Metodologia da Pesquisa aplicada a Monografia e TCC. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2015 - 2015

Investigando o trabalho docente: procedimentos e suas implicações. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2015 - 2015

Tópicos Especiais em Relações Internacionais I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2012 - 2012

TEP - Teacher Education Program. (Carga horária: 40h). , Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.

2010 - 2010

Paradiplomacia e R.I. nos sistemas políticos contemporâneos. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações Internacionais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SIQUEIRA, J. R. P. X. . I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional. 2015. (Congresso).

SIQUEIRA, J. R. P. X. . II Festival Internacional de Música de Campina Grande. 2011. (Festival).

SIQUEIRA, J. R. P. X. . FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE CAMPINA GRANDE. 2010. (Festival).

SIQUEIRA, J. R. P. X. . I Conferência Nacional da ILA - Brasil. 2010. (Congresso).

SIQUEIRA, J. R. P. X. . VI SELIMEL - SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Seminário MILBA - UFRPE: poesia de autoria feminina em Língua Portuguesa.A memória da Ditadura Militar em expressões arquitetônicas e literárias da tortura: reflexões sobre a estetização da dor e do trauma. 2018. (Seminário).

XIV EELL - Encontro sobre o ensino de Língua e Literatura: Pós-Modernidade e literatura: Letramento literário, produção artesanal, novas formas de consumo.A MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR E O EXERCÍCIO AUTOFICCIONAL NO ROMANCE "A RESISTÊNCIA", DE JULIAN FUKS. 2018. (Encontro).

XXVII Jornada Internacional do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELNE). Entre a autobiografia e a autoficção: considerações sobre a memória da ditadura militar na produção ficcional brasileira contemporânea. 2018. (Congresso).

I Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos. Políticas da escrita, da memória e do corpo em O búfalo: olhares da crítica à ecocrítica. 2017. (Congresso).

III Seminário MILBA - Historiografia, Crítica e Escrevivências nas Literaturas de Autoria Feminina. 2017. (Congresso).

IV Jornada de Estudos Medievais e Renascentistas. 2017. (Encontro).

Seminário Literatura, Memória e Sociedade.Política da literatura e narrativa do trauma na ficção brasileira contemporânea: um olhar sobre ?K: relato de uma busca?, de Bernardo Kucinski. 2017. (Seminário).

XI Conhecimento em Debate - Universidade e desafios do tempo prepresente. Paratextos editoriais e tradução: uma análise comparada de textos de abertura em duas edições de O Morro dos Ventos Uivantes. 2017. (Congresso).

Semana Pedagógica do curso de Terapia Ocupacional-UFPB.Metodologia da Investigação em Análise do Discurso. 2016. (Oficina).

Semana Pedagógica do curso de Terapia Ocupacional-UFPB.Escrita acadêmica nas práticas linguísticas universitárias. 2016. (Oficina).

XII CONAGES - Colóquio Nacional Representações de Gêneros e Sexualidades. Entre cegos e animais: alegorias desestabilizadoras do feminino em dois contos de Clarice Lispector. 2016. (Congresso).

II EPPI - Encontro Paraibano de Professores de Inglês.The use of Google Images in the English class: an approach according to the principle of intersemiotic translation. 2015. (Encontro).

II Semana de Letras da UFPB.A presença feminina e o casamento enquanto elementos desestabilizadores do discurso de Paulo Honório em "São Bernardo". 2015. (Encontro).

I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional.Monitoria. 2015. (Simpósio).

I Conferência Internacional de Direitos Humanos. 2013. (Outra).

III Encontro de Iniciação à Docência PIBID/UFCG.A autoria nas produções textuais do Ensino Fundamental: a visão dos docentes e dos sujeitos autores. 2012. (Encontro).

III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais.Democratizando o Global: um estudo sobre a participação dos governos não-centrais no cenário internacional. 2011. (Encontro).

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Política Externa Brasileira e Cooperação Sul-Sul: um estudo crítico sobre o Brasil na CPLP. 2011. (Congresso).

III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino."The Old Man and the Sea": tradução e adaptação no discurso do personagem "OVelho". 2010. (Encontro).

VI Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais.Cooperação descentralizada e relações de comércio: a contribuição da paradiplomacia para a inserção dos entes subnacionais nas relações de comércio internacional. 2010. (Seminário).

X Congresso Internacional da Brazilian Studies Association (BRASA). 2010. (Congresso).

VI SELIMEL - Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.A "relativa grandeza" dos diálogos infantis. 2009. (Encontro).

XI EREL - ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS - NE. 2009. (Encontro).

I Congresso Paraibano de Ética e Advocacia. 2008. (Congresso).

I Fórum Paraibano de Direito.Liberdade Provisória e Crimes Hediondos. 2008. (Encontro).

I Congresso Ibero-Americano de Direito Constitucional. 2006. (Congresso).

I Congresso Internacional de Ciências Forenses. 2006. (Congresso).

CONAP - Conferência Estadual dos Advogados Paraibanos. 2005. (Encontro).

I Congresso Internacional sobre Proteção Jurídica do Consumidor. 2005. (Congresso).

XXVI Semana do Advogado. 2005. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Jose de Sousa Pereira

SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V.;SIQUEIRA, J. R. P. X.. A ECONOMIA SOLIDÁRIA NA PERSPECTIVA DOS ASSOCIADOS DO SÍTIO CACHOEIRA DE PEDRA D?ÁGUA- MATINHAS-PB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação P) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Maria Joseane Costa

SIQUEIRA, J. R. P. X.; SOUZA, J. C.; FERNANDES, C. E. A.. A Economia solidária e a educação de jovens e adultos: uma análise da coleção Cadernos da EJA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação P) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: João Paulo Barbosa

SIQUEIRA, J. R. P. X.; FRAGOSO, M. F.; MARQUES, P. A.. Estratégias de Tradução Empregadas no Livro Anjos e Demônios de Dan Brown. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Joabson Cruz Soares

PACIFICO, A. M. C. P.; VIEIRA, G. D.;SIQUEIRA, J. R. P. X.. Análise político-diplomática do MINURSO no processo de autodeterminação do Sahara Ocidental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Maria Luiza de Lira Maroja

ASSIS, J. C.; MELO, F. R.;SIQUEIRA, J. R. P. X.. O desafio demográfico chinês e suas implicações econômicas, políticas e sociais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Nillo Carlos Tertuliano Cordeiro

MELO, F. R.; ASSIS, J. C.;SIQUEIRA, J. R. P. X.. As Malvinas e a Segurança Sul-americana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Theresa Katarina Souza e Silva Bachmann

Cordiviola, A.; ANDRADE, B. C.;BACHMANN, T. K.. Literatura, memória e resistência: imagens da ditadura civil-militar em romances brasileiros contemporâneos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Brenda Carlos de Andrade

CORDIVIOLA, A.; BACHMANN, T. K.;ANDRADE, B. C.. Literatura, memória e resistência: imagens da ditatura civil-militar em romances brasileiros contemporâneos. 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Enrique Ruiz Ferreira

A paradiplomacia como instrumento viabilizador do desenvolvimento local: Estudo de caso a partir da atuação internacional do estado de Pernambuco e da cidade do Recife; 2011; Dissertação (Mestrado em Relaçoes Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Enrique Ruiz Ferreira;

Moama Lorena de Lacerda Marques

O papel da memória e o exercício autoficcional no espaço narrativo do romance A resistência, de Julian Fuks; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Alfredo Adolfo Cordiviola

Literatura, memória e resistência: retratos da ditadura em dois romances brasileiros do século XXI; Início: 2017; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Imagens da dor e do trauma em 'Una sola muerte numerosa', de Nora Strejilevich: notas a partir de algumas contribuições da crítica genética e da escrita de si.. PORTO DAS LETRAS , v. 4, p. 48-63, 2018.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; SANTOS, A. S. ; CARNEIRO, A. P. S. . A autoria e a produção textual no Ensino Fundamental: apontamentos sobre a visão dos docentes. NOME- Revista de Letras , v. 3, p. 177-189, 2014.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . A Política Externa Brasileira em face da atuação dos governos não-centrais.. Informe Econômico (UFPI) , v. 13, p. 28-32, 2012.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Paratextos editoriais e tradução: uma análise de textos de abertura em duas edições de O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë. In: Rodrigo Freire; Mônica Nóbrega. (Org.). XI CCHLA Conhecimento em Debate: Universidade e desafios do tempo presente: homenagem a Eleonora Menicucci. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2018, v. , p. 624-630.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Ditadura, trauma e produção ficcional: análise comparada dos casos brasileiro e argentino. In: Camila Evaristo Pinheiro; Renato Martins e Silva. (Org.). Leituras e releituras: aspectos literários. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. 2, p. 175-201.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; FRAGOSO, M. F. . ENTRE CEGOS E ANIMAIS: ALEGORIAS DESESTABILIZADORAS DO FEMININO EM DOIS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR. In: Katemari Diogo da Rosa; Marcio Caetano; Paula Almeida de Castro. (Org.). Gênero e sexualidade: interfaces e discursos. 21ed.Campina Grande: Realize Editora, 2017, v. 2, p. 231-241.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Paratextos editoriais e tradução: uma análise comparada de textos de abertura em duas edições de O Morro dos Ventos Uivantes. In: XI CCHLA - Conhecimento em debate, 2017, João Pessoa. Anais do XI CCHLA - Conhecimento em debate, 2017.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Políticas da escrita, da memória e do corpo em ?O Búfalo?: olhares da crítica à ecocrítica.. In: I CONEL - Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos, 2017, João Pessoa. Anais do I CONEL - Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos, 2017.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; FRAGOSO, M. F. . Entre cegos e animais: alegorias desestabilizadoras do feminino em dois contos de Clarice Lispector. In: XII CONAGES - Colóquio Nacional Representações de gênero e sexualidades, 2016, Campina Grande. Anais XII CONAGES. CAMPINA GRANDE: Realize, 2016. v. 1.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; FRAGOSO, M. F. . Ressignificando a mulher na literatura atwoodiana: O Conto da Aia. In: XII CONAGES - Colóquio Nacional Representações de Gênero e Sexualidades, 2016, Campina Grande. Anais XII CONAGES. Campina Grande: Realize, 2016. v. 1.

  • MENDONÇA, R. L. ; SIQUEIRA, J. R. P. X. . Deslocados ambientais: uma nova categoria no regime internacional de migração forçada.. In: Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2011, São Paulo. Anais do III Encontro Nacional da ABRI, 2011. v. 1.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Política Externa Brasileira e Cooperação Sul-Sul: um estudo crítico sobre o Brasil na CPLP.. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. Anais do XXVIII Congresso da ALAS, 2011.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; MENDONÇA, R. L. . Democratizando o Global: um estudo sobre a participação dos governos não-centrais no cenário internacional. In: III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2011, São Paulo. Anais do III Encontro Nacional da ABRI, 2011. v. 1.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Cooperação descentralizada e relações de comércio: a contribuição da paradiplomacia para a inserção dos entes subnacionais nas relações de comércio internacional. In: VI Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais, 2010, Recife. Anais do VI Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE, 2010.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; ALMEIDA, T. K. O. . A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO: UM ESTUDO A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA. In: II SINIEL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2012, RECIFE. Caderno de Resumos, 2012. v. 1. p. 141-141.

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . A memória da ditadura militar e o exercício autoficcional no romance 'A resistência', de Julián Fuks. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . A memória da ditadura militar em expressões arquitetônicas e literárias da tortura: reflexões sobre a estetização da dor e do trauma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Entre a autobiografia e a autoficção: considerações sobre a memória da ditadura militar na produção ficcional brasileira contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Política da literatura e narrativa do trauma na ficção brasileira contemporânea: um olhar sobre ?K: relato de uma busca?, de Bernardo Kucinski. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Paratextos editoriais e tradução: uma análise comparada de textos de abertura em duas edições de O Morro dos Ventos Uivantes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Políticas da escrita, da memória e do corpo em ?O Búfalo?: olhares da crítica à ecocrítica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; FRAGOSO, M. F. . Entre cegos e animais: alegorias desestabilizadoras do feminino em dois contos de Clarice Lispector. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; FRAGOSO, M. F. . Ressignificando a mulher na literatura atwoodiana: O conto da aia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Reflexões sobre o processo tradutório: uma análise comparativa a partir de duas traduções de 'Jane Eyre' em português. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Tradução e Turismo: análise de anúncios na revista 'Time Out' São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . A presença feminina e o casamento enquanto elementos desestabilizadores do discurso de Paulo Honório em 'São Bernardo'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Poesia e Educação: a educação ontológica como uma forma de transformação do homem no pensamento de Martin Heidegger. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . The use of Google Images in the English class: an approach according to the principle of intersemiotic translation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; SANTOS, A. S. ; CARNEIRO, A. P. S. . A autoria nas produções textuais no Ensino Fundamental: a visão dos docentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; MENDONÇA, R. L. . Democratizando o Global: um estudo sobre a participação dos governos não-centrais no cenário internacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. . Cooperação descentralizada e relações de comércio: a contribuição da paradiplomacia para a inserção dos entes subnacionais nas relações de comércio internacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SIQUEIRA, J. R. P. X. ; COSTA, S. F. ; SILVA, C. R. A. . Liberdade Provisória e Crimes Hediondos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SIQUEIRA, J. R. P. X. . Relatório sobre Metrologia Legal e Cooperação Técnica Internacional. 2012.

SIQUEIRA, J. R. P. X. . Programa de Apoio Institucional de Apoio à Pesquisa e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012.

SIQUEIRA, J. R. P. X. . Programa de Apoio Institucional à Pesquisa/Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2012.

SIQUEIRA, J. R. P. X. . Metologia da investigação em análise do discurso. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SIQUEIRA, J. R. P. X. . Escrita acadêmica nas práticas linguísticas universitárias. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SIQUEIRA, J. R. P. X. . Minicurso sobre a Crise dos Mísseis de 1962. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    PROMOVENDO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM TEXTOS DE GÊNEROS DIVERSOS NO ENSINO FUNDAMENTAL, Descrição: O presente subprojeto, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência - PIBID, é mais uma atividade que vem acrescentar e reforçar a trajetória do Curso de Letras na promoção articuladora entre ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos professores e alunos graduandos a continuidade e estímulo na qualificação de uma formação docente mais sistêmica. Vale salientar ainda que a participação neste programa, através de bolsas de estudo e ajuda de fomento financeiro para a sua realização, também estimula alunos graduandos, professores universitários e supervisores de escolas públicas a se engajarem num compromisso conjunto de repensarem o conhecimento acadêmico numa relação mais integradora entre teoria e prática, evitando, inclusive, a evasão de alunos graduandos do Curso, que não se dedicam tempo integral ao estudo universitário por, normalmente, terem que se inserir, desde cedo, no mercado de trabalho para se manterem financeiramente. A proposta deste subprojeto é encaminhar atividades de ensino, pesquisa e extensão, incentivando a iniciação à docência de estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Letras da UAL/CH - UFCG, para atuarem, principalmente, na educação básica pública (Ensino Fundamental). A área contemplada pelo subprojeto é Língua Portuguesa, especificamente, as práticas de leitura e escrita, visando à formação da competência do leitor/autor. Para isto, prevemos a participação de 14 (quatorze) bolsistas que atuarão, 02 (dois) em cada ano do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), em dois turnos (manhã e tarde), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Carmelo, situada no bairro de Bodocongó e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada na rua Nilo Peçanha, S/N, bairro da Prata, ambas da cidade de Campina Grande PB. Prevemos também para a composição da nossa equipe 02 (dois) professores universitários (um coordenador, outro colaborador) e 02 (dois) supervisores, um de cada escola públi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: João Ricardo Pessoa Xavier de Siqueira - Integrante / Danielly Gomes dos Reis - Integrante / Danielly Dayane Soares de Macêdo - Integrante / Diego Leite Severo - Integrante / Aymmée Silveira Santos - Integrante / Hermano Aroldo Gois Oliveira - Integrante / Raniere Marques de Melo - Integrante / Luana Oliveira Vital Barros - Integrante / Jackson Cicero Franca Barbosa - Integrante / Jardiene Leandro Ferreira - Integrante / Ana Paula Sarmento Carneiro - Coordenador / Marcia Candeia Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    AS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS: SOBRE OS CONCEITOS TEÓRICOS E O APROFUNDAMENTO DA ANÁLISE DA SITUAÇÃO CONTEMPORÂNEA DOS IMIGRANTES BRASILEIROS., Descrição: O tema das migrações no cenário internacional contemporâneo tem adquirido importância significativa. Os fluxos de comércio, capital, pessoas etc., pautam a agenda internacional dos diversos atores Estados, organizações internacionais, empresas, movimentos sociais e organizações não governamentais de caráter transnacional, universidades e centros de pesquisa etc. Pretende-se, no campo teórico, analisar como os pesquisadores e intelectuais do campo da ciência política, da antropologia, da geografia e das relações internacionais forneceram respostas conceituais e incorporaram o problema do imigrante. No campo empírico, objetiva-se realizar, a partir da coleta de dados, um estado da arte sobre os imigrantes brasileiros no exterior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Ricardo Pessoa Xavier de Siqueira - Integrante / Carlos Enrique Ruiz Ferreira - Integrante / Filipe Reis Melo - Integrante / Silvia Garcia Nogueira - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Aprovado no Concurso Público para Professor Efetivo (Assistente-A. Nível 1) de Teoria das Relações Internacionais, UFS, Universidade Federal de Sergipe.

2013

Aprovado e classificado no processo seletivo simplificado para a contratação de professor substituto do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba. Edital n. 01/2013, Universidade Estadual da Paraíba.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Universidade Estadual da Paraíba

    Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor Substituo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Política Externa Brasileira I, Relações Internacionais da América Latina, Teoria Política Contemporânea, Introdução à História, História das Relações Internacionais I e II, História do Brasil.

  • 2011 - 2012

    Universidade Estadual da Paraíba

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Atividades

    • 06/2013 - 12/2015

      Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Relações Internacionais I, História das Relações Internacionais II, História do Brasil, Introdução à História, Política Externa Brasileira I, Relações Internacionais da América Latina, Teoria Política Contemporânea

  • 2013 - 2013

    Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Ensino, Bacharelado em Administração de Empresas; CST Marketing/Logística, Nível: Graduação. Disciplinas Ministradas Introdução ao Direito Direito Empresarial I Direito Empresarial II Direito Empresarial Marketing Político

    Atividades

    • 02/2013 - 07/2013

      Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Empresarial, Direito Empresarial I, Direito Empresarial II, Introdução ao Direito, Marketing Político

  • 2010 - 2012

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (pós-graduação)

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno (graduação)

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno bolsista (graduação), Carga horária: 12

  • 2006 - 2008

    Procuradoria Seccional da Fazenda Nacional

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20