Roberta Neri da Silva

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2007) e graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2015), atuando principalmente nos seguintes temas: história do direito, sociologia jurídica, comunidades tradicionais, direito ambiental, direito e meio ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Geografia

2016 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: AMBIENTALISMO E SOLUÇÕES MÁGICAS: A SOBREPOSIÇÃO DE TERRITÓRIOS, CONCEITOS E NORMAS NO CONFLITO ENTRE A TERRA INDÍGENA COMEXATIBÁ E O PARQUE NACIONAL DO DESCOBRIMENTO,Orientador:
Julio Cesar de Sa da Rocha.Coorientador: Catherine Prost. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Conflito Socioambiental; Parque Nacional; Terra Indígena; Sobreposição; Dupla Afetação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Sociologia.

Graduação em Direito

2010 - 2015

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Jornalismo

2003 - 2007

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, Roberta Neri . III Congresso Internacional de Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais. 2016. (Congresso).

SILVA, Roberta Neri . Seminário Historicidade do Estado e do Direito: interações sociedade e meio ambiente. 2011. (Outro).

SILVA, Roberta Neri . XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Cogresso Internacional de Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais. Territórios tradicionais e ameaças legislativas. 2016. (Congresso).

II Congresso Internacional de Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais. Comunidades quilombolas e o direito ao território: uma violação aos Direitos Fundamentais. 2014. (Congresso).

II Jornada Interdisciplinar Direito.com. Meio ambiente e comunidades tradicionais: uma leitura sobre os modos de conservação. 2013. (Congresso).

II Seminário Historicidade do Estado e do Direito.Mesa redonda ?A construção histórica do conceito de quilombo e povos indígenas?. 2013. (Seminário).

I Congresso Internacional dos Povos e Comunidades Tradicionais. 2012. (Congresso).

IX Conlab - Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

Quintas Fundamentais - Hermenêutica Jurídica. 2011. (Seminário).

Seminário Historicidade do Estado e do Direito.VIÉS ECONÔMICO X VIÉS SOCIOAMBIENTAL: A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE NO POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI. 2011. (Seminário).

XXVIII ALAS - Congresso Internacional da Associação Latino-Americanade Sociologia. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ordep José Trindade Serra

ROCHA, J. C. S.; PROST, C.;SERRA, O. J. T.; CARVALHO, F. P.. Ambientalismo e soluções mágicas: a sobreposição de conceitos, território e normas no conflito entre a Terra Indígena Comexatibá e o Parque Nacional do Descobrimento. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Franklin Plessmann de Carvalho

ROCHA, J. C. S.; PROST, C.; SERRA, O. J. T.;Carvalho, Franklin Plessmann de. AMBIENTALISMO E SOLUÇÕES MÁGICAS: A SOBREPOSIÇÃO DE TERRITÓRIOS, CONCEITOS E NORMAS NO CONFLITO ENTRE A TERRA INDÍGENA COMEXATIBÁ E O PARQUE NACIONAL DO DESCOBRIMENTO. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Julio Cesar de Sá da Rocha

bolsa de iniciação científica PIBIC; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Julio Cesar de Sá da Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, Roberta Neri . De cima para baixo: a sobreposição de conceitos, territórios e normas. e-cadernos , v. 1, p. 186-210, 2017.

  • SILVA, Roberta Neri ; ROCHA, J. C. S. . A terra, o homem e a luta quilombola. CONTORNO , v. 01, p. 42-51, 2013.

  • BRAZ, Eduardo ; SILVA, Roberta Neri . A quem serve o direito contemporâneo?. In: Julio Cesar de Sá da Rocha; Ordep Serra. (Org.). Direito Ambiental, conflitos socioambientais e comunidades tradicionais. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. , p. 443-459.

  • SILVA, Roberta Neri . Sobreposição de territórios, conceitos e normas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Roberta Neri . Dieito ambiental, governança e políticas públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Roberta Neri . Comunidades Tradicionais e o protagonismo socioambiental emergente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Roberta Neri . Comunidades quilombolas e o direito ao território - uma violação aos direitos fundamentais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Roberta Neri . Titulações de terras das comunidades quilombolas reconhecidas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Roberta Neri . Meio ambiente e comunidades tradicionais: uma leitura sobre os modos de conservação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Roberta Neri ; BRAZ, Eduardo . A Quem Serve o Direito Contemporâneo? O papel da ciência moderna para o viés dominante do campo jurídico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Roberta Neri . Análise do conflito territorial da comunidade quilombola de Rio dos Macacos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Roberta Neri ; Alexandre Miranda ; Clóvis Reis . VIÉS ECONÔMICO X VIÉS SOCIOAMBIENTAL: a questão da sustentabilidade no Polo Industrial de Camaçari. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Roberta Neri . Titulações de terras das comunidades quilombolas reconhecidas 2013 (Artigo).

  • Fonseca, Gabriel F. ; Romão, Vinícius de A. ; SILVA, Roberta Neri . DIREITO E COMUNIDADES TRADICIONAIS: A QUESTÃO QUILOMBOLA 2011 (Artigo).

  • Alexandre Miranda ; Clóvis Reis ; SILVA, Roberta Neri . VIÉS ECONÔMICO X VIÉS SOCIOAMBIENTAL ? A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE NO POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI 2011 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, Roberta Neri . Direito Ambiental, governança e políticas públicas. 2015. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Roberta Neri . Titulações de terras das comunidades quilombolas reconhecidas. 2014. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Roberta Neri . Análise do conflito territorial da comunidade quilombola de Rio dos Macacos. 2013. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Direito ambiental, governança e políticas públicas, Descrição: Projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFBA (PIBIC), edital 01/2014. Este projeto, através do embasamento teórico e legal, aplicou questionário juntamente a comunidade acadêmica da Ufba com intuito de coletar informações a respeito de como o corpo estudantil percebe a atuação da Ufba em relação às políticas ambientais, além de ampliar a interação entre a administração e a comunidade da Ufba, contribuindo na criação de redes de contato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - 2014

    Povos e comunidades tradicionais, ética e direito: comunidades quilombolas, Descrição: Projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFBA (PIBIC), edital 01/2013. Durante um ano de pesquisa, analisou-se as titulações de terras de comunidade quilombolas reconhecidas, correlacionando tais atos com corpo legislativo e os métodos em torno da aplicação das normas concernentes à causa quilombola, na seara nacional e estadual, tendo em vista a dificuldade encontrada pelas comunidades quilombolas em obter a titulação das terras, mesmo sendo reconhecidas formalmente pela Fundação Palmares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2012 - 2013

    Análise dos conflitos territoriais das comunidades tradicionais indígena Pataxó de Coroa Vermelha e quilombola de Rio dos Macacos, Descrição: Projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFBA (PIBIC), edital 01/2012. Durante o período de um ano, buscou-se analisar o papel desempenhado pelo Direito diante de conflitos que envolvem setores dominantes e setores dominados da sociedade e como a construção histórica do campo jurídico contribui para o posicionamento do Direito hoje, tendo em vista o caso da comunidade quilombola de Rio dos Macacos (Simões Filho-BA). Diante desses parâmetros, o projeto se debruçou sobre a reflexão acerca de alguns paradigmas da ciência moderna e como estes influenciam o Direito, concatenando e confrontando tais informações com questões fáticas do cotidiano, como a situação de comunidades tradicionais e o caso específico de Rio dos Macacos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Roberta Neri da Silva - Integrante / Julio Cesar de Sá da Rocha - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2012

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Monitora da ACCS DIRB21, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20