Luiz de França Costa Lima Filho

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1959) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1972). Atualmente é professor emérito do departamento de história da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua principalmente nas seguintes áreas: Teoria da literatura, história e crítica literária, literatura brasileira, teoria e filosofia da história, história dos discursos. Autor de mais de vinte livros, entre eles História.Ficção.Literatura; A aguarrás do tempo; Trilogia do controle; e Mimesis: desafio ao pensamento, alguns deles traduzidos para o inglês e o alemão.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

1967 - 1972

Universidade de São Paulo
Título: Estruturalismo e Teoria Literária
Orientador: Antônio Cândido de Mello e Sousa
Palavras-chave: Teoria da Literatura; Teoria da história; romances nos séculos XIX e XX; poesia moderna, desde Baudelaire.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Direito

1955 - 1959

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Debate no Laboratório do Instituto de Letras da UNIRIO.Debate com os professores Aline Magalhães Pinto, Anita Moraes, Nabil Araújo, Lúcia Ricotta, Thiago Casteñon e o doutorando Maykon Silva acerca de capítulos de seus livros Os Eixos da linguagem (2015), (Mímesis e arredores (2017). O Insistente inacabado (. 2019. (Outra).

AFTER 1967, in honor of Hans Ulrich Gumbrecht.Humanities in parallel. 2018. (Seminário).

Discussão intermediada pelo prof. Anco Marcio Tenório Vieira. Lançamento do livro O INSISTENTE INACABADO.O INSISTENTE INACABADO. 2018. (Outra).

Em memória de Ricardo Benzaquen.Ricardo Benzaquen. 2018. (Seminário).

I Encontro Fluminense de Teoria da História e Historiografia - EFTH.Do conhecimento da ficção. 2018. (Encontro).

X Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia.A Teorização paralela da escrita da história e da literatura. 2018. (Seminário).

Ciclo de Entrevistas - Luiz Costa Lima um teórico nos trópicos.7 mesas-redondas durante as quais 28 pesquisadores, distribuídos entre 14 instituições nacionais e 2 estadunidenses, fizeram perguntas sobre cada um dos 28 livros de Costa Lima.. 2017. (Seminário).

Umbrüche und Aufbrüche: Die portugiesischsprachige Welt in Bewegung.Que poderá significar estudos culturais?/ O Intelectual e as áreas periféricas. 2015. (Simpósio).

A Problema metadológica do golpe de 64, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.A Problema metadológica do golpe de 64. 2014. (Outra).

Palestra na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Campus de Franca.A Mediocrização da Universidade em países periféricos: o caso brasileiro. 2014. (Outra).

Palestra para a Associação de Estudantes da Pós-Graduação em Letras da UERJ.A Formação de uma Nação profírica. 2014. (Outra).

"Impactos e desdobramentos do pensamento de Antonio Cândido"do".Antônio Candido. 2013. (Outra).

Aula Inaugural do curso de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.Aula Inaugural do curso de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. 2013. (Outra).

Conferencia internacional: 'Ficções em contextos históricos e culturais.Partamos do zero. 2013. (Outra).

Simpósio Politik der Kritik: Ideologie, Geschichte und Acteure der Literaturkritik.Na condição de ?key note? (conferencista principal). 2013. (Simpósio).

36º Encontro Anual da ANPOCS.As Relações entre a experiência literária e as ciências sociais. 2012. (Encontro).

Conjunto de Palestras da Prof. Dorothea Müncke (Columbia University), intitulado Arte, memória e esfera pública.Debatedor da segunda palestra: ?Contemplação e falta de instinto: algumas observações sobre a curiosa pré-história do ?interesse desinteressado? de Kant?. 2012. (Outra).

II Seminário Discursos em interfaces contemporâneas?, Instituto de Ciência Humanas e Sociais da UFFRJ.Conferência de Abertura. 2012. (Seminário).

Palestra em comemoração aos 50 anos da Revista Estudos Universitários, Universidade Federal de Pernambuco.50 anos da Revista Estudos Universitários. 2012. (Outra).

XII Semanas de Letras ? Pluralidade da memória: leitura, trradução e práticas discursivas, patrocínio do departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.Diante de um certo Celan. 2012. (Seminário).

14ª Jornada Nacional de Literatura.A Literatura e o Leitor. 2011. (Outra).

14ª Jornada Nacional de Literatura.Mesa-redonda: Identidade, cultura e cultura da globalização. (junto com Gonçalo Tavares, Maria Esther Maciel e tatia Salem Levy). 2011. (Outra).

II Seminário internacional de crítica literária.Mesa: Crítica literária hoje: impasses e desafios. Juntamente com Josefina Ludmer e Joan Ramón Resina. 2011. (Seminário).

I Seminário Discursos em interfaces contemporâneas: Clássicos revisitados na UFRRJ, Campus Seropédica.Debatedor na Conferência de H. U. Gumbrecht. 2011. (Seminário).

I Seminário Discursos em interfaces contemporâneas: Clássicos revisitados na UFRRJ, Campus Seropédica.O QUIXOTE: a burla como necessidade. 2011. (Seminário).

I Seminário dos alunos de pós-graduação em Literatura da UFSC.A História e a teoria literária entre nós. 2011. (Seminário).

Mesa redonda patrocinada pela Oficina Cultura Candido Portinari.Mesa redonda com o colunista José Castello. 2011. (Outra).

Mesa-redonda sobre o livro Latência pós-1945, de H. U. Gumbrecht.Mesa redonda junto com Ricardo Benzaquen e Otávio Leonídio. 2011. (Outra).

Simpósio História. Fin de siglo. Ciclo de conferências magistrales, Colégio del Mexico.La Ficción externa y la historiografia. 2011. (Simpósio).

Symposium Mimesis and Culture, The University of Queensland.Conferência de Abertura: A Strange chat. 2011. (Simpósio).

Symposium Mimesis and Culture, The University of Queensland.In dealing of a certain Paul Celan. 2011. (Simpósio).

Seminário Literatura, Ficción e Historia.Aula Inaugural do Departamento de Historia. 2010. (Seminário).

Seminário Literatura, Ficción e História.Conferência Magistral sobre el tema Literatura, Ficción e História. 2010. (Seminário).

Seminário sobre Uma obra em questão.Grupos de discussão com professores e posgraduandos de História e de Letras da da UFMG e da UFOP sobre capítulo inédito de livro em preparação: ³Vestíbulo² a mímesis-zero². 2010. (Seminário).

Seminário sobre Uma obra em questão.Grupos de discussão com professores e posgraduandos de História e de Letras da UFMG e da UFOP. 2010. (Seminário).

Simpósio Identity Politics.Are you convincend that the earth is egg-shaped - Comunicação de Abertura do Simpósio. 2010. (Simpósio).

Simpósio internacional Literatura, Crítica, Cultura IV: interdisciplicinariedade.Interdisciplicinariedade como medida contra o beletrismo - abertura do Simpósio. 2010. (Simpósio).

Thimking at the margins - Exposição e discussão.Thimking at the margins. 2010. (Outra).

Tras-poetic exchange. Around Blanco and 'Campos de Paz' coloquium.Blanco: a version of Mallarmé's heritage. 2010. (Outra).

Colóquio Nacional Poéticas do Imaginário: literatura, história, memória..Mesa Plenária do Colóquio Nacional Poéticas do Imaginário: literatura, história, memória.. 2009. (Outra).

Palestra - A Despedida.Entremilênios - livro póstumo de Haroldo de Campos. 2009. (Outra).

Semana de História da PUc-Rio.O Papel da Academia na Sociedade. 2009. (Seminário).

Semana Euclides da Cunha.Os Sertões na Mesa-Redonda: Identidade, Nação e Discurso em Euclides da Cunha. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional 100 anos sem Euclides.Euclides da Cunha 360º - A obra e o legado de um intérprete do Brasil - Ciclo Sertanejo. 2009. (Seminário).

Seminário Sobre Sebastião Uchoa Leite.A passio fria na poesia de Sebastião Uchoa Leite. 2009. (Seminário).

Debate com o Prof. João Adolfo Hansen, organizado pelo Diretório Estudantil de Letras da USP.A Mímesis e a ficção contemporânea. 2008. (Outra).

Semana de estudos sobre Nietzsche - Departamento de Filosofia da USP.O Intelectual e os media. 2008. (Outra).

Seminário pelos 80 anos do poeta Affonso Ávila.Participação na Mesa Redonda de abertura do Seminário, com as Professoras: Eneida Maria de Souza e Berenice Menegali. 2008. (Seminário).

Questões para Luiz Costa Lima.Questões para Luiz Costa Lima. 2007. (Encontro).

Colóquio Poesia e Memória - UESB.Floema, Especial. 2006. (Seminário).

Seminário Copa da Cultura.Seminário Copa da Cultura. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional.Montaigne: as transformações da enciclopédia medieval. 2006. (Seminário).

Mesa-Redonda sobre.Poesia. 2005. (Outra).

VIII Recife do Teatro Nacional.As implicações da brasilidade. 2005. (Outra).

VI Seminário Internacional de História da Literatura.Uma fortuna problemática: a história da literatura no Brasil. 2005. (Seminário).

X Encontro regional da ABRALIC.A Estibilidade da noção de história literária no Brasil. 2005. (Encontro).

Colóquio internacional de estética. Estética na sociedade contemporânea.O Não-fugurativo: um fragmento. 2004. (Outra).

Curso sobre História e Ficção.Curso sobre História e Ficção. 2004. (Outra).

Participação na mesa: Alguns aspectos da poesia de Augusto de Campos.Alguns aspectos da poesia de Augusto de Campos. 2004. (Outra).

Seminário sobre Diversidade Cultural Brasileira.Questões preliminares sobre uma cultura periférica. 2004. (Seminário).

Simpósio: Erich Auerbach - Geschichte und Aktualität eines europäischen Philologen,.Between Realism und Figuration: Auerbach's decentered realism. 2004. (Simpósio).

VII CELL (Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários). Mímesis, ficção e História. 2004. (Congresso).

Círculo de Conferências na Biblioteca Mário de Andrade.Conrad e o homem oco. 2003. (Outra).

Espacios limítrofes.No, la tierra no es redonda. 2003. (Simpósio).

Hispanistentag.Conrad Y Nostromo. 2003. (Seminário).

Reflecting on 100 years of Os Sertões.Os sertões, história, romance, coordenação do prof. Leopoldo Bernucci. 2003. (Simpósio).

XXII Simpósio Nacional de História.A Função Social da História, apresentado no Simpósio temático História, acontecimento e narrativa, coordenação do Prof. Francisco Falcon. 2003. (Simpósio).

Annual Colloquium of the International Comparative Association - Tema Framing Contigency: History and Heterology.When a supposed liar becomes a discoverer. 2002. (Outra).

Colóquio La Función social de la história.La Función social de la história. 2002. (Outra).

Colóquio - Os Estados da Crítica.Conferência de abertura do Colóquio - Os Estados da Crítica. 2002. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco. Mesa Redonda - Produção intelectual e imprensa. 2002. (Congresso).

Mesa Redonda - Memória e testemunho na Literatura.Mesa Redonda - Memória e testemunho na Literatura. 2002. (Outra).

Palestra Questão da autonomia da arte.Questão da autonomia da arte. 2002. (Outra).

Seminário Internacional: Um Século de Lúcio Costa.O Caminho Plástico de Lúcio Costa. 2002. (Seminário).

Simpósio O Brasil e seus interpretes.Sérgio Buarque de Hollanda: Visão do paraíso. 2002. (Simpósio).

Simpósio Perspectivas das regiões metropolitanas brasileiras.Cultura e regiões metropolitanas. 2002. (Simpósio).

VIII Congresso Internacional da ABRALIC. Mesa Redonda - Produção e política cultural. 2002. (Congresso).

XVII Encontro Nacional da ANPOLL.Mesa redonda - Produção do conhecimento em literatura: unidade e diversidade. 2002. (Outra).

2º Colóquio de literatura e filosofia, sobre Literatura e modernidade. Tempo e linguagem: protagonistas de um romance. 2001. (Congresso).

Seminário Cabral - Bandeira - Drummond.Sobre Bandeira e Cabral. 2001. (Seminário).

4º Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários.Sobre a mímesis. 2000. (Simpósio).

Conferência: Culture? What Culture.Culture? What Culture. 2000. (Outra).

Seminário Outros Gilbertos.Elogio do congraçamento. 2000. (Seminário).

The International Conference on the Future of Literary Theory: China and the World. When the Western world met the Eastern. 2000. (Congresso).

Writing Literary History. A Problematic couple: representation and modern subject. 2000. (Congresso).

Writing Literary History. Figura as a Kernel of Auerbach's literary history. 2000. (Congresso).

Writing Literary History. Skepticism as a negative figura. 2000. (Congresso).

II Symposium on literature.Arabesque in Galáxias. 1999. (Simpósio).

II Symposium on literature.Culture and its possibilities. 1999. (Simpósio).

Zeith und Text. Mimesis and verisimilitude. 1999. (Congresso).

XXXII Congresso Internacional de Literatura Iberoamericana. El Creacionismo antropófago. 1998. (Congresso).

Palestra sobre Terra ignota.Terra ignota. 1997. (Outra).

Seminário História e Narrativa.Mesa redonda sobre História e Narrativa. 1997. (Seminário).

Simpósio Internacional de comunicação e informação.História, comunicação e filosofia. 1997. (Simpósio).

The Future of the humanities in Europe and the Américas. Rethinking culture. 1997. (Congresso).

Simpósio Cultura y nación en Iberoamérica.Literatura y nación. 1996. (Simpósio).

VI Colóquio UERJ: Wolfgang Iser.Wolfgang Iser. 1996. (Outra).

Simpósio Visões da História.História e Literatura. 1995. (Simpósio).

Simpósio La Riflessione Brasiliana.La Riflessione Brasiliana. 1994. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruno Omar de Souza

COSTA LIMA , Luiz; RODRIGUES, H. E.; ARAUJO, V. L.. História, Retórica e Celebração Imperial. João de Barros e a crônica ultramarina portuguesa do séc. XVI. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Eugenia Gay

COSTA LIMA , Luiz; Ricardo Benzaquen; CALDAS, P. S. P.. Estou de altos! As possibilidades do jogo para a história. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Feldman

COSTA LIMA , Luiz; João Franklin Abelardo Pontes Nogueira; Antônio Carlos Lessa.. O Brasil no mundo e vice-versa: o Estado em Casa Grande & Senzala, Sobrados e Mucambos, e Raízes do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Dias Sampaio

COSTA LIMA , Luiz; LINS, V. L. O.; Nunez, Carlinda F. P.. Na Vertigem da Vida. A poesia de Ferreira Gullar. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julieta Roitman

COSTA LIMA , Luiz. Miragens de si - ensaios autobiográficos no cinema. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Danrlei de Freitas Azevedo

COSTA LIMA , Luiz. Arte contemporânea e o sentido crítico da experiência estética. 2004. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Omar de Souza

COSTA LIMA , Luiz; Flávia Eyler; NICOLAZZI, F. F.; SILVA, W. F.; MATTOS, R. A.. A Musa e o Elefante. Cultura historiográfica & crônica na Primeira Modernidade: Portugal & as visões da Ásia (Sécs. XVI-XVII). 2018. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sergiano Alcântara da Silva

COSTA LIMA , Luiz; PINTO, A. M.; Flávia Eyler; RODRIGUES, H. E.; LAGES, S. K.. A origem dos extremos: a teoria da linguagem no conceito de obra de arte do primeiro Walter Benjamin. 2018. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina de Azevedo Guedes

COSTA LIMA , Luiz; Flávia Eyler; PINTO, A. M.. The moment was ali, the moment was enough: os projetos de escrita literária em Virginia Wolf (1910-1941). 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Rodrigues

COSTA LIMA , Luiz; SALIBA, E. T.; ZULAR, R.; RAFFAINI, P. T.; APROBATO FILHO, N.. Escrevendo a lápis de cor: Infância e História na escritura de Guimarães Rosa. 2014. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiza Larangeira da Silva Mello

COSTA LIMA , Luiz; ARAUJO, R. A. B.; BRITTO, Paulo Fernando Henriques; GONÇALVES, José Reginaldo Santos; TIMOTHEO DA COSTA, Marcelo da Silva. Depois da Queda. A representação da cultura nacional norte-americana na obra tardia de Henry James (1904-1907). 2010. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: André Leme Lopes

COSTA LIMA , Luiz; Sonia Lacerda.. O Poeta que não existiu: James Macpherson e os poemas de Ossian. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Olga Donata Guerizoli Kempinska

COSTA LIMA , Luiz; FERNANDES, R. B.; Rodrigues, F.A. Rocha; Jacques de Moraes, Marcelo; Scholhammer, Karl E.. Os Impasses da Interpretação: O papel do silêncio da recepção da obra poética de Mallarmé e da pintura de Cézanne. 2008. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Danrlei de Freitas Azevedo

COSTA LIMA , Luiz; FERNANDES, R. B.; TASSINARI, Alberto de Almeida Prado; BARBOSA, Ricardo José Corrêa. Morte da arte: a aparência estética desencantada. 2008. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Anita Martins Rodrigues de Moraes

COSTA LIMA , Luiz. O Inconsciente teórico. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Otavio Leonidio Ribeiro

COSTA LIMA , Luiz; KAMITA, J. M.; ARAUJO, R. A. B.; ARANTES, O. B. F.; FERNANDES, R. B.; MARTINS, C. A. F.. Carradas de razões: Lucio Costa e a arquitetura moderna brasileira (1924-1951). 2005. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Miguel d?Abadia Ramos Jubé Júnior

COSTA LIMA , Luiz; SOUZA, J. B.; CAMARGO, G. F. O.. Linhas de Força: uma teoria-crítica e seu panorama constituinte para a poesia no Brasil dos séculos 20 e 21. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Pedro Ramos Dollabela Chagas

COSTA LIMA , Luiz. Sobre o romance Rainbow, de Thomas Benchcon. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Fraga Vianna

RODRIGUES, H. E.; JASMIN, M. G.;COSTA LIMA , Luiz. Cândido ou o Brasil: Significados da Canonização de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque e Caio Prado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

COSTA LIMA , Luiz; GOMES, A. C.; ALBUQUERQUE JUNIOR, D.. Participação na banca que concedeu a titularidade ao professor Temístocles Cézar, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

COSTA LIMA , Luiz. Comissão avaliadora de promoção à classe de professor titular de Vera Lúcia de Oliveira Lins. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

COSTA LIMA , Luiz; RAGO, M.; MATOS, O.; SPERBER, S. F.; SILVA, E. R.. Banca de Márcio Orlando Seligmann Silva - prof. titular da área de Teoria e Crítica Literária. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

COSTA LIMA , Luiz; MENESES, U. T. B.; SILVA, J. T.; BRANDAO, J. J. L.; SCHULER, D.. Comissão julgadora para o cargo de professor titular de História Antiga. 2006. Universidade de São Paulo.

COSTA LIMA , Luiz. Concurso Público para professor titular, na área de Literatura e outras produções culturais - Departamento de Teoria Literária, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

COSTA LIMA , Luiz; Marcus Vinicius Mazzari,; Stephan Wilhelm; Suzi Frankl Sperber; Márcio Orlando Sligmann Silva. O gênero autobiográfico: Possibilidade(s), particularidades e interfaces. 2011. Universidade de São Paulo.

COSTA LIMA , Luiz. Comissão Julgadora para o cargo de Livre Docência. 2006. Universidade Estadual de Campinas.

COSTA LIMA , Luiz; XAVIER, I. N.; PRADO, G. S.; BELLUZO, A. M. M.; FAVARETTO, C. F.. À Sombra da imagem. Estudos sobre a pintura contemporânea. 2005. Universidade de São Paulo.

COSTA LIMA , Luiz. Membro da Comissão julgadora do concurso para Professor Livre-Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, área de Literatura Brasileira. 2002. Universidade de São Paulo.

COSTA LIMA , Luiz. Bienal do Livro de Brasilia. 2014. Universidade de Brasília.

COSTA LIMA , Luiz. Comissão Julgadora do Prêmio Jabuti - Crítica e Teoria Literária. 2014. Câmara Brasileira do Livro.

COSTA LIMA , Luiz. Prêmio Telecom Portugal de literatura - Romance. 2014. Brasil Telecom.

COSTA LIMA , Luiz; Flávia Eyler; FERNANDES, R. B.. Banca examinadora: Seleção dos candidatos ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura. 2011. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

COSTA LIMA , Luiz. Membro da Comissão Artística que atribuiu o Prêmio TELECOM de Literatura. 2002. Brasil Telecom.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jonas Thobias da Silva Dias Martini

Relação entre história e ficção em A montanha mágica, de Thomas Mann; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Carolina de Azevedo Guedes

Lytton Strachey e Virginia Woolf: a influência do romance moderno na construção da "Nova Biografia" inglesa (1900-1941); Início: 2019; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Maycon da Silva Tannis

História Poética e Poética da História: Octavio Paz e sua Escrita de História por Imagens; Início: 2018; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Matheus Filipe Alves Madeira Drumond

Imagem, presença e discurso: Damisch, Arasse e Didi-Huberman; Início: 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Diego Luiz Lima Augusto

A "antimaquiveliana maquiavélica" razão de Estado no El Politico Don Fernando el Catolico de Baltasar Gracián (1601-1658); Início: 2017; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

André Jobim Martins

Joaquim Nabuco, a escrita de si e a História (Provisório); Início: 2017; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Maria Luisa Noujaim Teixeira

Fenômeno e estrutura: A Morfologia como espaço da linguagem; Início: 2016; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Renata Sammer

Historia e ética em J; G; Droysen (provisório); Início: 2013; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Isabel Cristina Fernandes Auler

A Hierarquia das Intenções; A tênue fronteira entre história, ficção e autobiografia; Início: 2011; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Laíse Helena Barbosa Araújo

Tempo, história e mímesis na obra de René Girard (provisório); Início: 2011; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Aline Magalhães Pinto

Início: 2014; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Bruno Omar de Souza

História, Retórica e Celebração Imperial; João de Barros e a crônica ultramarina portuguesa do séc; XVII; 2014; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Renata Sammer

A Ética Historista de J; G; Droyse; 2012; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Laíse Helena Barbosa Araújo

Entre o século e o círculo: diálogos sobre história e niilismo na trajetória historiográfico-filosófica de Karl Löwith; 2011; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Maria Eugenia Gay

Estou de altos! As possibilidades do jogo para a história; 2010; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Claudia Dias Sampaio

Na Vertigem da Vida; A poesia de Ferreira Gullar; 2008; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Luciana da Silva Dias Messeder

Por uma contextualização sócio-histórica de A Menina Morta, de Cornélio Penna; 2006; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Wagner Santos de Barros

Euclides da Cunha, a Amazônia e os viajentes: o pensamento nacional no Paraíso em construção; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Cristiana de Souza Gomes

O revisionismo e a relação entre fato e interpretação; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Patricia Gissoni de Santiago Lavelle

O Espelho Distorcido: Representações da Individualidade No Brasil Cordial e Urbano da Segunda Metade do Século Xix; 1996; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Christiane Figueiredo Pagano de Mello

O Auto "Na Festa de São Lourenço" A Catequese Sobe Ao Palco; 1996; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Maria Ester Lopes Moreira

Poesia Concreta: Projeto de Modernidade Cultural; 1995; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Márcia de Paiva

Borges História e Cultura: Os Caminhos Que Se Bifurcam; 1995; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Mônica Faria de Roure

As Tramas do Sujeito No Século Giordano Bruno e Michel de Montaigne; 1995; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Bruno Omar de Souza

A Musa e o Elefante; Cultura historiográfica & crônica na Primeira Modernidade: Portugal & as visões da Ásia (Sécs; XVI-XVII); 2018; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Sergiano Alcântara da Silva

A origem dos extremos: a teoria da linguagem no conceito de obra de arte do primeiro Walter Benjamin; 2018; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Laise Araújo Sales Pinheiro

"Desejo, violência e cristianismo: gênese de uma história apocalíptica em René Girard"; ; 2016; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Renata Sammer

Os Caracteres poéticos de Giambattista Vico - filosofia e filologia na Ciência nova; 2016; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Isabel Cristina Fernandes Auler

Autobiografia e as tênues fronteiras entre os gêneros narrativos; 2015; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Aline Magalhães Pinto

Escrever, morrer- estudos sobre a imagem da morte nos ensaios de Maurice Blanchot (1944-1955); 2013; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Victor de Oliveira Pinto Coelho

A técnica como totalidade; Uma abordagem da obra de Ernst Jünger no entreguerras; 2013; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Mannuella Luz de Oliveira Valinhas

A ideia de História em Matias Aires; 2012; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Géssica Góes Guimarães Gaio

Sonho de imortalidade: o Ideal do homem moderno nos escritos filosóficos de Friedrich Schiller; 2012; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Olga Donata Guerizoli Kempinska

Os Impasses da Interpretação: O papel do silêncio da recepção da obra poética de Mallarmé e da pintura de Cézanne; 2008; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Danrlei de Freitas Azevedo

Morte da arte: a aparência estética desencantada; 2008; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Laura Moutinho Nery

A Caricatura, microcosmo da questão da arte na modernidade; 2006; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Silvia Maria Kutchma Formiga

Estudos para teatrologia: considerações sobre Die Geburt der Tragödie, de Friedrich Nietzsche; 2006; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Luísa Chaves de Melo

Mémorias póstumas e romance: um estudo sobre gênero, ficcionalidade e vazio; 2006; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Pedro Spinola Pereira Caldas

Que significa pensar historicamente: uma interpretação da teoria da história de Johann Gustav Droysen; 2004; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Beatriz Cepelowicz Lessa

A Construção de um mundo: raízes germânicas e judaicas na história literária de Erich Auerbach; 2004; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

MARIA HELENA DE MELLO ROVANET

Eternamento Em Berco Esplendido (Ferdinand Denis e A Fundacao da Literatura Nacional); 1989; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA LIMA , Luiz . Aproximação antropológica à atualidade da retórica - Hans Blumenberg - Tradução. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 26, p. 278-304, 2018.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Discurso ficcional. COSMOS E CONTEXTO , v. 1, p. 1-6, 2018.

  • COSTA LIMA , Luiz . 'Entrevista' de Luiz Costa Lima por Dau Bastos. FÓRUM DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 10, p. 1-36, 2018.

  • COSTA LIMA , Luiz . Poesia e experiência estética. REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA , v. 20, p. 29-40, 2018.

  • COSTA LIMA , Luiz . Mais: Entrevista. REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA , v. 20, p. 246-252, 2018.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um tsunami social. EUTOMIA , v. 1, p. 219-222, 2018.

  • COSTA LIMA , Luiz . Dirce, mestra em mocidade. MATRAGA (RIO DE JANEIRO) , v. 39, p. 153-157, 2017.

  • COSTA LIMA , Luiz . Sobre a metáfora de 'Raízes do Brasil'. Revista USP , v. 110, p. 107-114, 2016.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Encontro. Qorpus , v. 016, p. 1-4, 2015.

  • COSTA LIMA , Luiz ; RICO, N. L. . 'Teorizar en un país periférico', entrevista a Natalia López Rico. Revista Chilena de Literatura (Impresa) , v. 88, p. 319-334, 2015.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Brasil em movimento ou sob caos. Resenhas Online. Resenhas Online , v. 14, p. 07-07, 2015.

  • COSTA LIMA , Luiz . A vida, um fiapo. Floema (UESB) , v. 11, p. 24-31, 2015.

  • COSTA LIMA , Luiz . Augusto dos Anjos - A origem como extravio. Matraga (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 11-35, 2014.

  • COSTA LIMA , Luiz . Entrevista concedida a Bruno Garcia. Revista de História da Biblioteca Nacional , v. 93, p. 44-49, 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . Palestra no Recife em 23 de novembro de 2012. Eutomia (Recife) , v. 11, p. 148-152, 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Insistência da imitação. Revista Eletrônica CELEUMA , v. 2, p. 3-4, 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . Es la tierra realmente redonda?. CUADERNOS DE LITERATURA , v. XVII, p. 279-301, 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . Jorge de Sena: um engenheiro camoniano. Metamorfoses. Revista da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ , v. 10.2, p. 169-176, 2012.

  • COSTA LIMA , Luiz . Apresentação da Edição especial: Poesia brasileira contemporânea. Eutomia (Recife) , v. 9, p. 91-97, 2012.

  • COSTA LIMA , Luiz . De Jung a Lukács. Cult (São Paulo) , v. 172, p. 50-51, 2012.

  • COSTA LIMA , Luiz . Entrevista (sobre a revista Estudos Universitários, que secretariei entre 1962 e 1963). Estudos Universitários (UFPE) , v. 29, p. 153-156, 2012.

  • COSTA LIMA , Luiz . Are You Convinced that the Earth is Egg-Shaped?. Crossroads (St. Lucia, Qld.) , v. 4, p. 112-119, 2010.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Somewhat Idiosyncratic Afterword. Crossroads (St. Lucia, Qld.) , v. 4, p. 120-122, 2010.

  • COSTA LIMA , Luiz ; GUMBRECHT, H. U. ; Flávia Eyler ; DOLABELA, Pedro ; Gabriele Schwab ; Marília Librandi Rocha ; Matthew Lamb ; Kathrin H. Rosenfield ; Raymond Lam ; Frans Weiser ; K. Ludwig Pfeiffer . SPECIAL ISSUE ? LUIZ COSTA LIMA REJOINDER. Crossroads (St. Lucia, Qld.) , v. 4, p. 1-122, 2010.

  • COSTA LIMA , Luiz . Sob a face de um bruxo. REEL. Revista Eletrônica de Estudos Literários , v. 5, p. 1-73, 2010.

  • COSTA LIMA , Luiz . Segundo número especial da revista Australiana Crossroads em homenagem ao autor Luiz Costa Lima. Crossroads (St. Lucia, Qld.) , v. 4, p. 1-200, 2010.

  • COSTA LIMA , Luiz . A forma híbrida da literatura. Eutomia (Recife) , v. 1, p. 41-57, 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . A estabilidade interpretativa de Os Sertões. Revista Brasileira (Rio de Janeiro. 1941) , v. 59, p. 111-135, 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . O controle do imaginário: questão para antiquários?. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , v. 2, p. 325-336, 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Ariano e o não-ariano. Eutomia (Recife) , v. 1, p. 106-116, 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . Retrospecto de uma fresta. O que devo ao estruturalismo. Revista USP , v. 81, p. 130-140, 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . Prenúncio de uma ferramenta. Confraria (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 7-7, 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . Entre realismo y figuración: el realismo descentrado de Auerbach. Historía y Grafia , v. 32, p. 109-129, 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . Entrevista. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa) , v. 2, p. 417-431, 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . De que troça o Quixote?. Confraria ( Rio de Janeiro) , v. 19, p. 19, 2008.

  • COSTA LIMA , Luiz . História, Ficção, Literatura: Uma Breve Apresentação. Eutomia (Recife) , v. 1, p. 1, 2008.

  • COSTA LIMA , Luiz . Machado e o critério da nacionalidade. Ciência Hoje , v. 42, p. 60-62, 2008.

  • COSTA LIMA , Luiz . SPECIAL ISSUE ? LUIZ COSTA LIMA. Crossroads (St. Lucia, Qld.) , v. 2, p. 8-12, 2008.

  • COSTA LIMA , Luiz . Montaigne, a história sem ornatos, v. 3, p. 1-15, 2006.

  • COSTA LIMA , Luiz . O não-figurativo(um fragmento). Fênix (Uberlândia) , v. 03, p. 1-13, 2006.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Autonomia da arte e o Mercado. ARS (USP) , São Paulo, v. 1, p. 102-116, 2005.

  • COSTA LIMA , Luiz . Riobaldo: culpa e luto. Revista USP , São Paulo, v. 65, p. 189-193, 2005.

  • COSTA LIMA , Luiz ; GUMBRECHT, H. U. ; HARTOG, F. . La Función social de la historia. Historía y Grafia , Cidade do México, v. 1, n.21, p. 19-53, 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . Sobre uma amizade, Dossier Haroldo de Campos. Revista USP , São Paulo, v. 1, n.59, p. 90-94, 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Movimento concreto em sua primeira década. Poesia Sempre , Rio de Janeiro, v. 1, n.18, p. 197-2004, 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . The Autonomy of art and the market. Literary Research - International Comparative Literature Association, Western Ontario, v. 20, n.Tomo 39-40, p. 95-109, 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz ; PEREIRA, L. F. ; ROSENFIELD, K. . Sobre o pano de fundo histórico, o inominável, in Literatura e pensamento entre o final da Renascença, o Barroco e a Idade Clássica. Letras (Santa Maria) , Santa Maria, v. 24, p. 11-47, 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Estado da universidade brasileira. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12-12, 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . Banalização da aparência. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12-12, 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . Un poeta inexistente: Sousândrade. El Prometeo Moderno, v. 1, n.68, p. 14-21, 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . Visão do paraíso e o cimento do método. Revista Cult, São Paulo, v. 1, n.58, p. 58-64, 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . Dom João VI no Brasil. Revista Portuguese Literary And Cultural Studies, Uni de Massachusetts Dartmouth, n.4/5, p. 325-354, 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz ; BERG, W. B. ; NIEMEYER, M. . A Nota preliminar d'Os Sertões. As Américas do Sulk o Brasil no Contexto Latino Americano, Tübingen, 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Nebulosa significante, resenha de Antígona - de Sóocles a Hölderlin, por Kathrin Rosenfield, L&PM, Porto Alegre. Revista USP , EDUSP - São Paulo, p. 194-200, 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Questões sobre o cânone. Revista Babel Revista de Poesia Tradução e Crítica, Santos-Florianópolis-Campinas, n.3, p. 101-103, 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Da Poesia (um fragmento). Revista Inimigo Rumor, Editora Sette Letras - RJ, n.10, 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Murilo Mendes em seu começo. Murilo Mendes 1901 2001 Centro de Estudos Murilo Mendes, Univ Federal de Juiz de Fora, p. 31-38, 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Cultural studies questionaire. Journal of Latin American Studies , Estados Unidos, v. 9, n.1, p. 95-97, 2000.

  • COSTA LIMA , Luiz . Deleuze: estética antirepresentacional y mimesis. Estudios Públicos, Santiago, v. nº 74, p. 295-316, 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . A decepção inesgotável. Jornal do Brasil, Rio, p. 5-5, 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; O Estranho Começo de Clarice Lispector. FICÇÕES, Rio de Janeiro, v. 1, p. 114-117, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; Reconsidering Culture: Individual And Culture In Metropolitan And Marginal Fields. The Comparatist, Virginia,EUA, v. 22, p. 4-14, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; O Mestre À Distância. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 6, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; O Público de Livro No Brasil. Idéias, Rio de Janeiro, p. 5-5, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; Antes e Depois: A Universidade. Idéais, Rio de Janeiro, p. 5-5, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; Romance da Ambiguidade. Idéias, Rio de Janeiro, p. 5-5, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; A Densa Devastação. Idéias, Rio de Janeiro, p. 5-5, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; A Rachadura:Homenagem A Scott Fitzgerald. Idéias, Rio de Janeiro, p. 5-5, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz . Literatura y nacion. Revista Universum, Universidad de Talca-Chile, v. 13, p. 33-59, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; O Estranho Começo de Clarice Lispector. FICÇÕES, v. 1, p. 114-117, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; O Público de Livro No Brasil. Idéias, p. 5-5, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz . Literatura y nación. Revista Symposium, v. nº 13, p. 33-60, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; Do Engano. Idéias, Rio de Janeiro, p. 5-5, 1998.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. C. ; Machado: Mestre de Capoeira. Espelho: revista machadiana, Virginia, EUA, v. 3, p. 37-43, 1997.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Paradoxo em Kafka. Cadernos da Pós Letras Uerj, Rio de Janeiro, v. 1, n.18, p. 54-107, 1997.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Abstração e Visualidade. revista Qfwfq, Rio de Janeiro, v. 2, n.1, p. 126-162, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Subjekt, Ort Und Dichterische Fiktion. Weimarer Beiträge, Zeitschrift für Literaturwissenschaft, Ästhetik und Kuturwissenschaften, Berlim, v. 3, p. 325-339, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Literatura e Nação: Esboço de Uma Releitura. Revista brasileira de literatura comparada, Rio de Janeiro, v. 3, p. 33-39, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Interrupção do Pensamento. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, Rio de Jnaeiro - 08/01/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Palavra Imprópria. Jornal do Brasil Cadernos Idéias, Rio de Janeiro - 20/07/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Presença de Wolfgang Iser. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, Rio de Janeiro - 12/10/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Bishop: A Arte da Perda. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, Rio de Janeiro - 03/12/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Machado: Mestre de Capoeira, Parte I. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, Rio de Janeiro - 07/12/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; O Certo Carapuseiro. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, Rio de Janeiro - 14/09/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; O Romancista Antiquário. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, Rio de Janeiro - 02/03/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Oliveira Lima e Seu D. João. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, Rio de Janeiro - 10/08/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Publicações Universitárias. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, Rio de Janeiro - 30/03/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Que Tal Pensar. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, Rio de Janeiro - 25/05/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Questão de Agora: A Universidade. Jornal do Brasil - Cadernos de Idéias, Rio de Janeiro - 22/06/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Uma História Que Já Foi Fácil. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, Rio de Janeiro - 09/11/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Uma Obra Em Construção. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, Rio de Janeiro - 02/04/96, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz . Subjekt, Ort Und Dichterische Fiktion. Weimarer Beiträge, Zeitschrift für Literaturwissenschaft, Ästhetik und Kuturwissenschaften, Berlim, v. 3, p. 325-339, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Abstração e Visualidade. revista Qfwfq, v. 2, n.1, p. 126-162, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Subjekt, Ort Und Dichterische Fiktion. Weimarer Beiträge, Zeitschrift für Literaturwissenschaft, Ästhetik und Kuturwissenschaften, v. 3, p. 325-339, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Literatura e Nação: Esboço de Uma Releitura. Revista brasileira de literatura comparada, v. 3, p. 33-39, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Interrupção do Pensamento. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Palavra Imprópria. Jornal do Brasil Cadernos Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Presença de Wolfgang Iser. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Bishop: A Arte da Perda. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Machado: Mestre de Capoeira, Parte I. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; O Certo Carapuseiro. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; O Romancista Antiquário. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Oliveira Lima e Seu D. João. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Publicações Universitárias. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Que Tal Pensar. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Questão de Agora: A Universidade. Jornal do Brasil - Cadernos de Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Uma História Que Já Foi Fácil. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Uma Obra Em Construção. Jornal do Brasil - Cadernos Idéias, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz . Subjekt, Ort Und Dichterische Fiktion. Weimarer Beiträge, Zeitschrift für Literaturwissenschaft, Ästhetik und Kuturwissenschaften, v. 3, p. 325-339, 1996.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; O Controle do Imaginário e A Literatura Comparada. Cadernos de mestrado, UERJ, v. 13, p. 42-62, 1995.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Véspera de Hoje. Caderno Idéias, JB, Rio de Janeiro, p. 7-7, 1995.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; O Controle do Imaginário e A Literatura Comparada. Cadernos de mestrado, v. 13, p. 42-62, 1995.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Véspera de Hoje. Caderno Idéias, JB, p. 7-7, 1995.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Considerações Sobre O O Processo. Cadernos de mestrado / Literatura, Rio de Janeiro, v. 10, 1994.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Considerações Sobre O O Processo. Cadernos de mestrado / Literatura, v. 10, 1994.

  • COSTA LIMA , Luiz . Una Cuestion de La Modernidad: El Lugar Del Imaginario. DOCUMENTOS DE TRABAJO, SERIE E, v. 8, p. 1-22, 1989.

  • COSTA LIMA , Luiz . Uma Questao de Modernidade. REVISTA USP, v. 1, p. 44-57, 1989.

  • COSTA LIMA , Luiz . El Trastorno Del Viaje. NUEVO TEXTO CRITICO, v. 3, p. 9-28, 1989.

  • COSTA LIMA , Luiz . Una Cuestion de La Modernidad: El Lugar Del Imaginario. DOCUMENTOS DE TRABAJO, SERIE E, v. 8, p. 1-22, 1989.

  • COSTA LIMA , Luiz . Uma Questao de Modernidade. REVISTA USP, v. 1, p. 44-57, 1989.

  • COSTA LIMA , Luiz . El Trastorno Del Viaje. NUEVO TEXTO CRITICO, v. 3, p. 9-28, 1989.

  • COSTA LIMA , Luiz . Mimesis. A Proscpibielmept. EUTOPIAS, v. II, n.2-3, p. 221-255, 1986.

  • COSTA LIMA , Luiz . Mimesis. A Proscpibielmept. EUTOPIAS, v. II, n.2-3, p. 221-255, 1986.

  • COSTA LIMA , Luiz . Social Representation And Mimesis. NEW LITERARY HISTORY, v. XVI, p. 447-466, 1984.

  • COSTA LIMA , Luiz . Social Representation And Mimesis. NEW LITERARY HISTORY, v. XVI, p. 447-466, 1984.

  • COSTA LIMA , Luiz . LIMITE,. 1. ed. Belo Horizonte: Editora PUC e Relicário, 2019. v. 1. 343p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O INSISTENTE INACABADO. 1. ed. Recife: CEPE Editora, 2018. v. 1. 248p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Mímesis e arredores. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 322p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Melancolia. Literatura. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2017. v. 1. 366p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Mimésis Desafio ao Pensamento. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2014. v. 1. 335p .

  • COSTA LIMA , Luiz . "Lira e antilira: Mário, Drummond, Cabral.. 3. ed. Goiânia: Martelo, 2014. v. 1. 300p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Mimesis. Herausforderung an das Denken. 1. ed. Berlim: Editora Kulturverlag Kadmos, 2013. v. 1. 308p .

  • COSTA LIMA , Luiz . FRESTAS. A Teorização em um país periférico. 1. ed. Rio de janeiro: Editora Contraponto, 2013. v. 1. 516p .

  • COSTA LIMA , Luiz . A ficção e o poema. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. v. 1. 448p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Sebastião Uchoa Leite: Resposta ao agora. 1. ed. São Paulo: Dobra Literatura, 2012. v. 1. 109p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Sob o pseudônimo de Bruno Negri: Me chamo Lully. 1. ed. Rio de Janeiro: Bookmakers, 2012. v. 1. 138p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Escritos de véspera. 1. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2011. v. 1. 312p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O Redemunho do horror. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011. v. 1. 460p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Mímesis e a reflexão Contemporânea. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010. v. 1. 255p .

  • BASTOS, Dau ; COSTA LIMA , Luiz . Luiz Costa Lima - Uma Obra em Questão. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2010. v. 1. 408p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O Controle do imaginário e a afirmação do romance (Dom Quixote, Les Liaisons dangereuses, Moll Flanders e Tristram Shandy). 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. v. 1. 400p .

  • COSTA LIMA , Luiz . História. Ficção. Literatura. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. v. 1. 434p .

  • COSTA LIMA , Luiz . FLOEMA.Especial. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2006. v. 01. 84p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Limites da voz (Montaigne, Schlegel, Kafka). Rio de Janeiro: Topbooks, 2005. v. 1. 444p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O Romance de Cornélio Penna. Belo Horizonte: UFMG, 2005. v. 1. 231p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Mimesis e modernidade. Formas das sombras. 2. ed. São Paulo: Graal, 2003. v. 1. 295p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O redemunho do horror. As margens do ocidente. 1. ed. São Paulo: Planeta, 2003. v. 1. 452p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Intervenções. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2002. v. 1. 423p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Teoria da Literatura em suas fontes. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002. v. 2. 1046p .

  • COSTA LIMA , Luiz . A Literatura e o leitor. Textos de estética da recepção. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. v. 1. 203p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Euclides da Cunha. Contrastes e confrontos do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. v. 1. 59p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Teoria da cultura de massa. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1. 338p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Euclides da Cunha. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. v. 1. 59p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Teoria da cultura de massa. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1. 338p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Mímesis: desafio ao pensamento. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 1. 431p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Terra Ignota. A Construção de "Os Sertões". Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1997. 300p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Terra Ignota. A Construção de "Os Sertões". Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1997. 300p .

  • COSTA LIMA , Luiz . The Limits of voice. 1ª. ed. Stanford: Stanford University Press, 1996. v. um. 342p .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Lira e Antilira: Mário, Drummond, Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. 335p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Vida e Mimesis. Rio de Janeiro, RJ: 34/Letras, 1995. 335p .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Lira e Antilira: Mário, Drummond, Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. 335p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Vida e Mimesis. Rio de Janeiro, RJ: 34/Letras, 1995. 335p .

  • COSTA LIMA , Luiz . A Aguarras do Tempo. RIO DE JANEIRO: ROCCO, 1989. 00363p .

  • COSTA LIMA , Luiz . A Aguarras do Tempo. RIO DE JANEIRO: ROCCO, 1989. 00363p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O Fingidor e O Censor. , 1988. 00383p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O Fingidor e O Censor. , 1988. 00383p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Sociedade e Discurso Ficcional. RIO DE JANEIRO: GUANABARA, 1986. 00435p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Sociedade e Discurso Ficcional. RIO DE JANEIRO: GUANABARA, 1986. 00435p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O Controle do Imaginario. SAO PAULO: BRASILIENSE, 1984. 00266p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O Controle do Imaginario. SAO PAULO: BRASILIENSE, 1984. 00266p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Dispersa Demanda. RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1981. 00248p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Dispersa Demanda. RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1981. 00248p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Mimesis e Modernidade. Formas das Sombras. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 1980. 00287p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Mimesis e Modernidade. Formas das Sombras. RIO DE JANEIRO: GRAAL, 1980. 00287p .

  • COSTA LIMA , Luiz . A Perversao do Trapezista. O Romance Em Cornelio Penna. RIO DE JANEIRO: IMAGO, 1976. 00199p .

  • COSTA LIMA , Luiz . A Perversao do Trapezista. O Romance Em Cornelio Penna. RIO DE JANEIRO: IMAGO, 1976. 00199p .

  • COSTA LIMA , Luiz . A Metamorfose do Silencio. Analise do Discurso Literario. RIO DE JANEIRO: ELDORADO, 1974. 00231p .

  • COSTA LIMA , Luiz . A Metamorfose do Silencio. Analise do Discurso Literario. RIO DE JANEIRO: ELDORADO, 1974. 00231p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Estruturalismo e Teoria da Literatura. PETROPOLIS: VOZES, 1973. 00489p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Estruturalismo e Critica Literaria.. 1a.. ed. Petropolis: Vozes, 1973. v. 1. 489p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Estruturalismo e Teoria da Literatura. PETROPOLIS: VOZES, 1973. 00489p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Estruturalismo e Critica Literaria.. 1a.. ed. Petropolis: Vozes, 1973. v. 1. 489p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Lira e Antilira: Mario, Drummond, Cabral. RIO DE JANEIRO: CIVILIZACAO BRASILEIRA, 1968. 00413p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Lira e Antilira: Mario, Drummond, Cabral. RIO DE JANEIRO: CIVILIZACAO BRASILEIRA, 1968. 00413p .

  • COSTA LIMA , Luiz . O Estruturalismo de Lévi-Strauss. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1968. v. 1. 222p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Por Que Literatura?. PETROPOLIS: VOZES, 1966. 00127p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Por Que Literatura?. PETROPOLIS: VOZES, 1966. 00127p .

  • COSTA LIMA , Luiz . Entrevista. In: CARVALHO, Augusto de; MENDES, Breno; RAMALHO, Walderez. (Org.). Sete Ensaios sobre história e existência. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 205-2018.

  • COSTA LIMA , Luiz . A ficção externa e a historiografia. In: Jurandir Malerba. (Org.). História e narrativa: a ciência e a arte da escrita da história. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2016, v. , p. 75-84.

  • COSTA LIMA , Luiz . Passagem de "A terra ignota - a construção de 'Os Sertões' " (1997). In: Walnice Nogueira Galvão. (Org.). Os Sertões (segunda edição crítica). 2ed.São Paulo: UBU e Edições SESC, 2016, v. , p. 671-675.

  • COSTA LIMA , Luiz . La ficción externa y la historiografia. In: Guillermo Zermeño Padilla. (Org.). Historia: Fin de Siglo. 1ed.Ciudad de México: Colegio de México, 2016, v. , p. 101-121.

  • COSTA LIMA , Luiz . Uma terna aspereza. In: Flora Süssekind; Júlio Castañon Guimarães. (Org.). SOBRE SEBASTIÃO UCHOA LEITE. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014, v. 1, p. 153-158.

  • COSTA LIMA , Luiz . Introdução à Teoria da não conceitualidade. In: Hans Blumenberg. (Org.). Teoria da não conceitualidade. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013, v. 1, p. 7-41.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Interrupção permanente. In: Antonio Risério. (Org.). Edgard Santos e a reinvenção da Bahia. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Versal, 2013, v. 1, p. 7-15.

  • COSTA LIMA , Luiz . Uma fortuna problemática: a história a literatura no Brasil. In: Maria Eunice Moreira. (Org.). Histórias da literatura: teoria e perspectivas. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, v. 1, p. 123-132.

  • COSTA LIMA , Luiz . Como tem-se lido Os sertões. In: J.A. Pinho Neves; Nícea Helena Nogueira. (Org.). Cem anos de Euclides da Cunha. 1ed.Juiz de Fora: UFJF / MAMM, 2011, v. 1, p. 79-88.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Controle do imaginário e o romance moderno. In: Otávio Rios. (Org.). O Amazonas deságua no Tejo: ensaios literários. 1ed.Manaus: Universidade do Estado do Amazonas - UEA, 2009, v. 1, p. 11-19.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Direito e os costumes: um exame comparativo (Montaigne, Hotman e Pasquier). In: Francisco Murari Pires. (Org.). Antigos e Modernos. 1ed.São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2009, v. 1, p. 39-73.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Antigo ante o tempo contemporâneo. In: Jeffrey Schnapp. (Org.). Nova AntiquaNeoantiqua - Nove ensaios sobre literatura, linguagem e pensamento na Idade Média e no Renascimento. 1ed.Rio de Janeiro: EDUERJ, 2008, v. 1, p. 7-14.

  • COSTA LIMA , Luiz . Sérgio Buarque de Holanda: Visão do paraíso. In: Pedro Meira Monteiro; João Kennedy Eugênio. (Org.). Sérgio Buarque de Holanda. Perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro / Campinas: EDUERJ / UNICAMP, 2008, v. 1, p. 519-533.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Recepção do Tristran Shandy no romance machadiano. In: Rinaldo de Fernandes. (Org.). Capitu mandou flores. 1ed.Belo Horizonte: Geração Editorial, 2008, v. 1, p. 496-503.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Questão da autonomia da arte. In: Alcides Cardoso dos Santos. (Org.). Estados da crítica. São Paulo: Ateliê Editorial e Editora UFPR, 2007, v. 1, p. 23-45.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Contexto da Universidade do Recife do início dos anos 1960 até o golpe de 1964. In: Zaidan Filho, M e Machado, O. L.. (Org.). Movimento estudantil brasileiro e a educação superior. Recife: Editôra Universitária, 2007, v. 1, p. 6-41.

  • COSTA LIMA , Luiz . Questões sobre a cultura periférica. In: LOPES, A.H.; CALABRE, L.. (Org.). Diversidade cultural brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Edições da Casa de Rui Barbosa, 2006, v. 1, p. 157-172.

  • COSTA LIMA , Luiz . Acerca do Discurso sobre lírica e sociedade. In: Francisco Venceslau dos Santos; Carlinda F. Pate Nuñez. (Org.). Encontro com Adorno. Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2005, v. 1, p. 69-81.

  • COSTA LIMA , Luiz . Holistic vision and colonial critique. In: David Wellberry. (Org.). A New history of german literature. 1ed.Boston: Harvard University Press, 2005, v. 1, p. 475-480.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Multiplicador. In: Leda Tenório da Mota. (Org.). Céu acima, para um 'tombeau' de Haroldo Campos. 1ed.São Paulo: Editora Perspectiva, 2005, v. 1, p. 110-130.

  • COSTA LIMA , Luiz . Arabesquis in Galáxias. In: David Jackson. (Org.). Haroldo de Campos. A Dialogue with the Brazilian concnet poet. 1ed.Oxford: University of Oxford, 2005, v. 1, p. 129-138.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Caminho plástico de Lúcio Costa. In: Ana Luíza Nobre; João Masao Kamita; Otávio Leonídio Ribeiro; Roberto Luís Torres Conduru. (Org.). Um modo de ser moderno. 1ed.São Paulo: Cosac & Naify, 2004, v. 1, p. 49-59.

  • COSTA LIMA , Luiz . Duas aproximações ao não como sim. In: Flora Süssekind; Júlio Castañon. (Org.). Sobre Augusto de Campos. 1ed.Rio de Janeiro: Edições Casa Rui Barbosa ? 7 Letras, 2004, v. 1, p. 116-129.

  • COSTA LIMA , Luiz . L'Immaginazione e i suoi confini. In: Franco Moretti. (Org.). II Romanzo. 1ed.Turim: Giulio Einaudi, 2003, v. 4, p. 5-30.

  • COSTA LIMA , Luiz . Alguém para ser conhecido: Jacob Burckhardt. In: Jacob Burckhardt. (Org.). Cartas Jacob Burckhardt. 1ed.Rio de Janeiro: Topbooks, 2003, v. 1, p. 9-33.

  • COSTA LIMA , Luiz . Mimesis e verosimiglianza. In: Andraea Borsari. (Org.). Politiche delle mimesis. Antropologia, rappresentazione, performatività. 1ed.Milão: Assoziane culturale Mimesis, 2003, v. 1, p. 113-131.

  • COSTA LIMA , Luiz . L´ Horreur et le hollow man. In: Jean-Franços Mattei; Denis Rosenfield. (Org.). Civilisation et barbarie. Réflexions sur le terrorisme contemporain. 1ed.Paris: PUF, 2002, v. 1, p. 131-145.

  • COSTA LIMA , Luiz . Mímesis / Machahmung. In: K. Barck. (Org.). Asthétsche Grundbegriffe. 1ed.Metzler: J. B. Verlog, 2002, v. IV, p. 84-121.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um Par problemático: representação e sujeito moderno. In: Giovanna Bartucci. (Org.). Psicanálise, literatura e estéticas de subjetivação. : , 2001, v. 1, p. 197-217.

  • COSTA LIMA , Luiz . Máscaras da mimesis. In: Hans Gumbrecht; João Cesar de Castro Rocha. (Org.). Mácaras da mimesis: a obra de Luiz Costa Lima. 1aed.Rio de Janeiro: Record, 1999, v. 1, p. 365-374.

  • COSTA LIMA , Luiz . Máscaras da mimesis. In: Hans Gumbrecht; João Cesar de Castro Rocha. (Org.). Mácaras da mimesis: a obra de Luiz Costa Lima. 1aed.Rio de Janeiro: Record, 1999, v. 1, p. 365-374.

  • COSTA LIMA , Luiz . Antropofagia e controle do imaginário. In: David Jackson. (Org.). Bibliografia e antologia crítica das vanguardas literárias. Brasil. 1ed.Frankfurt: Vervuert, 1998, v. 1, p. 125-130.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Crítico e seu não lugar. In: Eneida Maria de Souza; Wander Melo Miranda. (Org.). Navegar é preciso, viver. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997, v. 1, p. 239-242.

  • LIMA, L. F. C. ; COSTA LIMA , Luiz . Ah, A Doçura Brasileira.. In: Márcia Paiva; Maria Ester Moreira. (Org.). Cultura, substantivo plural. 1ed.São Paulo: Editora 34, 1996, v. 1, p. 56-70.

  • LIMA, L. F. C. ; COSTA LIMA , Luiz . Überlegungen Zum Begrif Von Kultur. In: Bernhard J. Dotzler; Helmar Schramm. (Org.). Cachaça. Fragmente zur Geschichte von poesie und Imagination. 1ed.Berlim - Alemanha: Akademie Verlag, 1996, v. 1, p. 236-239.

  • LIMA, L. F. C. ; COSTA LIMA , Luiz . Auerbach And Literary. In: Seth Lerer. (Org.). Literary history and challenge of philology. 1aed.Stanford - Estados Unidos: Stanford University Press, 1996, v. 1, p. 50-60.

  • LIMA, L. F. C. ; COSTA LIMA , Luiz . Ah, A Doçura Brasileira.. In: Márcia Paiva; Maria Ester Moreira. (Org.). Cultura, substantivo plural. 1ed.São Paulo: Editora 34, 1996, v. 1, p. 147-158.

  • LIMA, L. F. C. ; COSTA LIMA , Luiz . Überlegungen Zum Begrif Von Kultur. In: Bernhard J. Dotzler; Helmar Schramm. (Org.). Cachaça. Fragmente zur Geschichte von poesie und Imagination. 1ed.Berlim - Alemanha: Akademie Verlag, 1996, v. 1, p. 236-239.

  • LIMA, L. F. C. ; COSTA LIMA , Luiz . Auerbach And Literary. In: Seth Lerer. (Org.). Literary history and challenge of philology. 1aed.Stanford - Estados Unidos: Stanford University Press, 1996, v. 1, p. 50-60.

  • COSTA LIMA , Luiz . Histurie und metahistorishe Kategorien: Erich Auerbach. In: Hans Ulrich Gumbrecht; Ludwig Pfeiffer. (Org.). Stil. Frankfurt A. M.: Suhrkamp, 1986, v. , p. 289-313.

  • COSTA LIMA , Luiz . Ensaio analisa a 'escrita de ouvido' de Clarice. VALOR ECONÔMICO, caderno Eu & fim de semana, Rio de Janeiro / São Paulo, p. 31 - 31, 28 set. 2018.

  • COSTA LIMA , Luiz . O peso do intelectual. Valor Econômico - Editoria de Cultura, São Paulo, 09 abr. 2018.

  • COSTA LIMA , Luiz . Uma Medida totalmente desmedida. Jornal Valor Econômico - Suplemento 'Eu & Fim de semana', São Paulo, p. 30 - 30, 13 out. 2017.

  • COSTA LIMA , Luiz . Por que não lemos mais os clássicos?. Suplemento do Valor Econômico, Rio de Janeiro, p. 30 - 30, 08 set. 2017.

  • COSTA LIMA , Luiz . Poesia em oposição à arte comercializada. Valor Econômico, p. 3 - 3, 03 fev. 2017.

  • COSTA LIMA , Luiz . Poesia de Luci Collin desafia leitor calejado. Valor Econômico, 06 jan. 2017.

  • COSTA LIMA , Luiz . Age de Carvalho escreve um livro notável. Valor Econômico, São Paulo, p. 5 - 5, 08 abr. 2016.

  • COSTA LIMA , Luiz . A surpresa da invenção. Folha de S. Paulo - Ilustríssima, São Paulo, 17 jan. 2016.

  • COSTA LIMA , Luiz . A poesia da recusa. Valor Econômico, São Paulo, 08 jan. 2016.

  • COSTA LIMA , Luiz . Como devemos entender hoje o 'homem cordial' de Sérgio Buarque de Holanda. Zero Hora, Porto Alegre, 06 set. 2015.

  • COSTA LIMA , Luiz . ?Contos escritos com bisturi?. VALOR ECONÔMICO, São Paulo, p. 30 - 31, 19 dez. 2014.

  • COSTA LIMA , Luiz . 'Registro do desconhecido', resenha de ENTRE MOSCAS. VALOR ECONÔMICO, São Paulo, 18 dez. 2014.

  • COSTA LIMA , Luiz ; PINTO, A. M. . Tempo Profundo. Subtrópicos - Revista da Editora da UFSC, Florianópolis, p. 6 - 7, 30 nov. 2014.

  • COSTA LIMA , Luiz . Outros escritos. Outros escritos', suplemento do VALOR ECONÔMICO, São Paulo, p. 34 - 34, 11 abr. 2014.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Cultivo da terra estéril. Prosa e verso, suplemento de OGlobo, dedicado aos '50 anos do golpe', Jornal O Globo, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 22 mar. 2014.

  • COSTA LIMA , Luiz . 'Como uma cebola, tem camadas um enredo'. VALOR ECONÔMICO, São Paulo, p. 345 - 345, 08 nov. 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . Aby Warburg, uma curta notícia. EU & FIM DE SEMANA, suplemento de O Valor econômico, São Paulo, p. 34 - 35, 15 jun. 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . 'Os Dons da poesia'. VALOR ECONÔMICO, São Paulo, 19 abr. 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . Nas Entranhas do mercado. Suplemento FIM DE SEMANA, do jornal VALOR ECONÔMICO, São Paulo, p. 34 - 35, 29 mar. 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . Uma grande surpresa. Eu & Fim de semana, suplemento do jornal Valor econômico, São Paulo, , v. 634, p. 26 - 27, 04 mar. 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . Uma Ameaça humilhante. Prosa e verso, suplemento de O Globo, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 02 mar. 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . Ameaça de fechamento. PROSA E VERSO, suplemento de O GLOBO, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 02 mar. 2013.

  • COSTA LIMA , Luiz . Do janelão, eu admirava as passageiras que sorriam do bonde, depoimento nos 400 anos da cidade de São Luís. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 4 - 4, 08 set. 2012.

  • COSTA LIMA , Luiz . Entrevista: Luiz Costa Lima: história, discurso, vida. História da Historiografia, Ouro Preto, p. 265 - 276, 02 nov. 2011.

  • COSTA LIMA , Luiz . A História como matéria-prima. Prosa e Verso, Jornal O Globo, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 15 out. 2011.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Lógica do sensível. Cult (São Paulo), São Paulo, p. 41 - 43, 01 out. 2011.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Estatuto da crítica. Gragoatá (UFF), Niterói, p. 10 - 22, 01 set. 2011.

  • COSTA LIMA , Luiz . Os Labirintos de Dante. Cult (São Paulo), São Paulo, p. 58 - 59, 01 ago. 2011.

  • COSTA LIMA , Luiz . No Novo milênio, um novo romance?. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 02 maio 2011.

  • COSTA LIMA , Luiz . Crescendo sem educação. Prosa e Verso, Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 31 mar. 2011.

  • COSTA LIMA , Luiz . Entre dois mundos. Prosa e Verso - Jornal O Globo, p. 6 - 6, 20 nov. 2010.

  • COSTA LIMA , Luiz . O ABC da critica literária. Prosa e verso, O Globo, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 29 maio 2010.

  • COSTA LIMA , Luiz . Paranóia crítica. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 8 - 8, 17 jan. 2010.

  • COSTA LIMA , Luiz . Jardins rarefeitos. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 09 ago. 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . Filosofia Barata. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 14 jul. 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . Baseado em fatos reais. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 7 - 7, 19 abr. 2009.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Grande formador. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 6 - 7, 27 jul. 2008.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Discurso no Limbo. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 9 - 9, 01 jul. 2008.

  • COSTA LIMA , Luiz . Naufrágio da tradição. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 8 - 8, 06 abr. 2008.

  • COSTA LIMA , Luiz . Sob o domínio da imagem. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 8 - 8, 12 maio 2007.

  • COSTA LIMA , Luiz . Fim de partida. Caderno Mais - Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 18 mar. 2007.

  • COSTA LIMA , Luiz . Como era gostoso meu portuguès. Caderno Mais - Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 18 fev. 2007.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Estigma e o valor. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 6 - 6, 25 jun. 2006.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Arte Secreta. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 23 abr. 2006.

  • COSTA LIMA , Luiz . Samba, suor e poesia. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 19 fev. 2006.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Hierarquia das pedras. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 7 - 7, 11 dez. 2005.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Mística do afeto. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 8 - 8, 25 set. 2005.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Ficção acadêmica. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 11 set. 2005.

  • COSTA LIMA , Luiz . Quixote, Sancho e o transtorno da ordem. Caderno Especial da Folha de São Paulo "A longa viagem de Dom Quixote", São Paulo, p. 5 - 5, 18 jun. 2005.

  • COSTA LIMA , Luiz . Uma vida em suspensão. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 6 - 6, 05 jun. 2005.

  • COSTA LIMA , Luiz . Havana sob luzes e sombras. Suplemento Mais!, Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 27 fev. 2005.

  • COSTA LIMA , Luiz . Naufrágio das identidades. Suplemento Mais!, Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 20 fev. 2005.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Vida inesperada aos 90. Mais!, Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 05 dez. 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um temível sabotador de romances. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 14 - 14, 29 ago. 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Fundamento do trágico. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 10 - 12, 11 jul. 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Sagrado como deserto. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 30 maio 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . À Sombra da consagração. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12 - 12, 18 abr. 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . José Veríssimo, o desconhecido. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12 - 12, 08 fev. 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um Poeta sem concessões. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 15 - 15, 07 dez. 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Terra não é redonda. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 10 - 11, 16 nov. 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Embaraço da forma. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 07 set. 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . Descontruindo Machado. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 14 - 15, 29 jun. 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . O que achamos da crítica literária. Veredas - Revista de Cultura do Banco do Brasil, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 42 - 42, 02 jun. 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Questão da cultura. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 18 maio 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . As Duas vidas de Carpeaux. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 14 - 14, 06 abr. 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Líbido da escrita nas Memórias do cárcere. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 15 - 15, 08 mar. 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . Homenagem a Drummond. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 9 - 9, 19 jan. 2003.

  • COSTA LIMA , Luiz . Disparidade entre valores simbólico e de troca. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 10 - 11, 17 nov. 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Diário em Dubrovnik. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 14 - 14, 15 set. 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Gênero da multidões. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 21 jul. 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um Crítico em mutação. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 18 - 19, 23 jun. 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . Banalização da aparência. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12 - 12, 17 mar. 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Estado da universidade brasileira. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12 - 12, 20 jan. 2002.

  • COSTA LIMA , Luiz . Beckett e a arte do menos. Mais! - Folha de São Paulo, São Paulo, p. `14 - 15, 16 dez. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Horror pós-tudo. Mais! - Folha de São Paulo, São Paulo, p. 22 - 22, 04 nov. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Ambivalência do esquecimento. Mais! - Folha de São Paulo, São Paulo, p. 15 - 15, 14 out. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Os Sentidos da trama. Mais! - Folha de São Paulo, São Paulo, p. 17 - 17, 16 set. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Simmel, o proteiforme. Mais! - Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12 - 13, 12 ago. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Crítica total. Mais! - Folha de São Paulo, São Paulo, p. 16 - 17, 15 jul. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Da Dispersão à intensidade. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 10 - 11, 13 maio 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Piolho Humano. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 8 - 9, 06 maio 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Vizinhança do filósofo. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 15 - 15, 29 abr. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Entre o humor e o absurdo. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 24 - 24, 25 mar. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Borges sem surpresas. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 14 - 15, 18 fev. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Século de ontem. Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, p. 14 - 15, 28 jan. 2001.

  • COSTA LIMA , Luiz . Uma ilha duplamente desgarrada. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 13 - 13, 09 maio 2000.

  • COSTA LIMA , Luiz . Negatividade e suspeita. Folha de São Paulo, Folha de São Paulo, p. 16 - 16, 09 abr. 2000.

  • COSTA LIMA , Luiz . Aposta arriscada. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 18 - 18, 05 mar. 2000.

  • COSTA LIMA , Luiz . A literatura como risco. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 22 - 22, 02 jan. 2000.

  • COSTA LIMA , Luiz . Fernão Mendes Pinto. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 09 out. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Fernão Mendes Pinto. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 09 out. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Engano de estrangeiro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 11 set. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Engano de estrangeiro. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 11 set. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um poeta inexistente: Sousândrade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 17 jul. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um poeta inexistente: Sousândrade. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 17 jul. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Exaltação republicana. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 19 jun. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Exaltação republicana. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 19 jun. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um poeta inexistente. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 17 jun. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um poeta inexistente. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 17 jun. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . O bibliófilo e o livro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 22 maio 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . O bibliófilo e o livro. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 22 maio 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Salvatore Quasimodo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 24 abr. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Salvatore Quasimodo. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 24 abr. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Diáspora e reunificação. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 10 abr. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Diáspora e reunificação. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 10 abr. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um crítico para ser conhecido. Jornal do brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 27 mar. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um crítico para ser conhecido. Jornal do brasil, p. 5 - 5, 27 mar. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . O retrato verbal. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 27 fev. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . O retrato verbal. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 27 fev. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Câmbio e poesia. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 30 jan. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Câmbio e poesia. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 30 jan. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . A decepção inesgotável. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 02 jan. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . A decepção inesgotável. Jornal do Brasil, p. 5 - 5, 02 jan. 1999.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um darwinismo às avessas. Jornal de Resenhas, São Paulo, p. 5 - 6.

  • COSTA LIMA , Luiz . João Cabral: poeta crítico. In: Colóquio em Homenagem a João Cabral de Melo Neto, 2002, Rio de Janeiro. Colóquio/Letras- Homenagem a João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Departamento de Letras da PUC-Rio, 2002. v. 157-8. p. 45-60.

  • COSTA LIMA , Luiz . El creacionismo antropófago. In: XXXVII Congreso Internacional de Literatura Iberoamericana, 2000, Santiago do Chile. Crisis, apocalipsis y utopias. Santiago do Chile: Instituto de Letras - Pontificia Universidad Católica de Chile, 2000. v. 1. p. 17-20.

  • COSTA LIMA , Luiz . El creacionismo antropófago. In: XXXVII Congreso Internacional de Literatura Iberoamericana, 2000, Santiago do Chile. Crisis, apocalipsis y utopias, 2000. v. 1. p. 17-20.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Concepção iseriana do fictício. In: 7º Colóquio UERJ, 1999, Rio De Janeiro. Teoria da ficção. Indagações à obra de W. Iser. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996. p. 79-88.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Concepção iseriana do fictício. In: 7º Colóquio UERJ, 1999, Rio De Janeiro. Teoria da ficção. Indagações à obra de W. Iser, 1996. p. 79-88.

  • COSTA LIMA , Luiz . A Palavra crítica. In: XXVIII Congresso brasileiro de língua e literatura, 1997, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Congresso brasileiro de língua e literatura. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Língua e Literatura, 1997. v. 1. p. 29-30.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Kafka: La Fin de La Modernité? Des Considérations Sul Le Procès, In Language And Literature Today. In: Language and literature today, 1996. Brasília. v. 1. p. 308-315.

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Kafka: La Fin de La Modernité? Des Considérations Sul Le Procès, In Language And Literature Today. In: Language and literature today, 1996. v. 1. p. 308-315.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Movimento concreto em sua primeira década. Poesia sempre , Rio de Janeiro, v. 18, n.Ano 12, p. 197-203, 2004.

  • COSTA LIMA , Luiz . Palestra de encerramento ao I Colóquio de interlocuções poéticas Brasil-Portugal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA LIMA , Luiz . Crítica e teoria literária hoje. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA LIMA , Luiz . O que são intermediações Culturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA LIMA , Luiz . Machado de Assis - Construtores da Literatura Carioca nos 450 anos do Rio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA LIMA , Luiz . Aula inaugural Pos-Lit UFMG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA LIMA , Luiz . Partamos do zero. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA LIMA , Luiz ; Cavendish, Sueli . Blanco: a version of Mallarmé?s heritage from the original Blanco: uma versão da herança mallarmaica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA LIMA , Luiz . Euclides da Cunha 360º - A obra e o legado de um intérprete do Brasil - Ciclo Sertanejo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA LIMA , Luiz . A passio fria na poesia de Sebastião Uchoa Leite. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA LIMA , Luiz . O Papel da Academia na Sociedade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA LIMA , Luiz . Os Sertões na Mesa-Redonda: Identidade, Nação e Discurso em Euclides da Cunha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA LIMA , Luiz . OS SERTÕES: a obra plural de Euclides da Cunha. São Paulo, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • COSTA LIMA , Luiz . Um poeta raro. Belém, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA LIMA , Luiz . Nota introdutória a Serenidade, presença e poesia (de Hans Ulrich Gumbrecht). São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA LIMA , Luiz . 'A Arte secreta' - sobre a Poesia de Heleno Godoy. Goiânia, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • COSTA LIMA , Luiz . 'Estética e anestética: reflexões filosóficas'. Goiânia: Martelo, 2014. (Tradução/Livro).

  • COSTA LIMA , Luiz . Imaginação morta, imagine. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2013. (Tradução/Outra).

  • COSTA LIMA , Luiz . Teoria da não conceitualidade. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 2012. (Tradução/Livro).

  • COSTA LIMA , Luiz . Introdução [à história da literatura européia] Fr. Schlegel. Chapecó: Editora de Unichapecó, 2011. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . Sertão, república e nação. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA LIMA , Luiz . O Ariano e o não-ariano. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2009. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . A Teoria do poético na antiguidade. Darmstadt: Foreign Books, 2009. (Tradução/Livro).

  • COSTA LIMA , Luiz ; GUMBRECHT, H. U. . Bibliotecas de Ontem e o Futuro das Ciências Humanas. Recife: Eutomia- Departamento de Letras, 2008. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . A fIcção. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006. (Tradução/Livro).

  • COSTA LIMA , Luiz . se reconheça - Apresentação da Exposição OLEODUTOS, do pintor Marco Gianotti. São Paulo: Galeria Virgilio, 2005 (Apresentação da Exposição).

  • COSTA LIMA , Luiz . Posfácio do livro. Bucharest, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • COSTA LIMA , Luiz . Posfácio do livro. Coimbra, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • COSTA LIMA , Luiz . A foto como auxiliar do conhecimento social. Belo Horizonte, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA LIMA , Luiz . Introdução à história da literatura européia, in: ÂNIMA, História, teoria e cultura. Rio de Janeiro: Departamento de História da PUC-Rio, 2001. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . Máscaras da mímesis. A obra de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Record, 1999 (Livro de homenagem (Festschrift)).

  • COSTA LIMA , Luiz . Máscaras da mímesis. A obra de Luiz Costa Lima. Record, 1999 (Livro de homenagem (Festschrift)).

  • COSTA LIMA , Luiz . O Próprio e o alheio. Sobre filologia e nacionalismo, In: Da nacionalidade à questão da verdade, Cadernos de pós/Letras. Rio de Janeiro: UERJ, 1998. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . O Silêncio das sereias, in: Da nacionalidade à questão da verdade, Cadernos da pós/Letras. Rio de Janeiro: UERJ, 1997. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . O Processo de dissimulação. O Silêncio das sereias de Kafka, in: Da nacionalidade à questão da verdade, Cadernos de pós/Letras. Rio de Janeiro: UERJ, 1997. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . As Literaturas emergentes e o campo da comparatística, in: Literatura comparada: questões e perspectivas, Cadernos de Mestrado / Literatura. Rio de Janeiro: UERJ, 1995. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . Arabescos românticos, in: Arabescos românticos, Cadernos da pós/Letras. Rio de Janeiro: UERJ, 1995. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . A crise da representação, in: Cadernos de Mestrado / Literatura. Rio de Janeiro: UERJ, 1994. (Tradução/Artigo).

  • COSTA LIMA , Luiz . Subject and representation in modern times. 2000 (Curso de curta duração) .

  • COSTA LIMA , Luiz . Subject and representation in modern times. 2000 (Curso de curta duração) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; "De Conversa Em Conversa". 1996 (Talk-show) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Relecture Du Rapport Entre Nation Et Littératue. 1996 (Apresentação de trabalho) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Mesa Redonda Sobre "Modalidades e Formas da Atual Crítica Literária", Comunicação "A Palavra Crítica". 1996 (Participação em colóquio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; O Comparatismo Hoje. 1996 (Apresentação de trabalho) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Literatura Y Nación. 1996 (Participação em simpósio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Seminário Na Université de Paris 8. 1996 (Participação em simpósio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Palavra Crítica. 1996 (Apresentação de trabalho) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Literatura Y Nacion Iberoamerica. 1996 (Apresentação de trabalho) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Séminaire de Littérature. 1996 (Curso de curta duração) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Wolfgang Iser. 1996 (Organização de evento) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; "De Conversa Em Conversa". 1996 (Talk-show) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Relecture Du Rapport Entre Nation Et Littératue. 1996 (Apresentação de trabalho) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Mesa Redonda Sobre "Modalidades e Formas da Atual Crítica Literária", Comunicação "A Palavra Crítica". 1996 (Participação em colóquio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; O Comparatismo Hoje. 1996 (Apresentação de trabalho) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Literatura Y Nación. 1996 (Participação em simpósio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Wolfgang Iser. 1996 (Participação em colóquio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Seminário Na Université de Paris 8. 1996 (Participação em simpósio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; A Palavra Crítica. 1996 (Apresentação de trabalho) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Literatura Y Nacion Iberoamerica. 1996 (Apresentação de trabalho) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Séminaire de Littérature. 1996 (Curso de curta duração) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Wolfgang Iser. 1996 (Organização de evento) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; Wolfgang Iser. 1996 (Participação em colóquio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; História e Literatura. 1995 (Participação em simpósio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; História e Literatura. 1995 (Participação em simpósio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; La Riflessione Brasiliana. 1994 (Participação em simpósio) .

  • COSTA LIMA , Luiz ; LIMA, L. F. C. ; La Riflessione Brasiliana. 1994 (Participação em simpósio) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    História Transdisciplinar dos Conceitos, Descrição: Os membros do grupo são mestrandos e / ou doutorandos em História. Dado o caráter do curso que frequentam, História Social da Cultura, aprenderam que considerar a disciplina historiográfica como coleta de dados, ordenação de fatos e sua disposição diacrônica, é bem insuficiente. Pretendem por isso se habilitar para pensar sua especialidade enquanto integrada em uma teoria geral da cultura. Daí o propósito dos que aqui se agruparão. Tomando como ponto de partida a concepção de Freud sobre o caráter visual do inconsciente, a dialética que todos nós, enquanto seres humanos, realizamos, entre busca de prazer e diferimento de seu cumprimento, procurar-se-á desenvolvê-la vinco a concepção que o psicanalista Borch-Jacobsen se faz da mímesis, como meio pelo qual o ser humano busca a realização do desejo; meio que supôe, de sua parte, uma tensão entre identificação e dissimulação, cumprida pelo fantasma. Discutida, questionada e prolongada, a concepção de Borch-Jacobsen deverá ser articulada à concepção que René Girard se faz da mímesis. Agora vista como o fenômeno pelo qual se conecta e o desejo sem o vincular ao objeto desejado. Estes dois primeiros passos deverão afinal nos conduzir à leitura de A Interpretação dos sonhos, de Freud, então tomado como campo de prova da ampliação do fenômeno da mímesis. - Por que, afinal, a mímesis ocupará essaposição central? Por duas razões: (a) porque o orientador do grupo há anos vem se dedicando a uma refeitura do conceito, hoje geralmente desprestigiado, (b) porque partimos do suposto que a mímesis não importa apenas por seu rendimento estético senão como ferramenta indispensável ao desenvolvimento teórico-analítico das humanidades. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz de França Costa Lima Filho - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Prêmio Mário de Andrade, pelo livro Frestas. A Teorização em um país periférico, Biblioteca Nacional.

2013

Professor honorário na School of History, Philosophy, Religion and Classics, University Queensland - Austrália.

2013

Prêmio Jabuti na área de Crítica e Teoria Literária, pelo livro A Ficção e o poema, São Paulo, Companhia das Letras, 2012, Câmara Brasileira do Livro.

2010

Indicado para Fellow - período entre outubro de 2011 a julho de 2012, Wissenschaftkolleg de Berlim.

2009

Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional do ano de 2009 - Prêmio Mário de Andrade - Categoria: Ensaio Literário pelo livro O Controle do imaginário e a afirmação do romance, Fundação Biblioteca Nacional.

2009

De ensaio e crítica literária da Academia Brasileira de Letras, pelo livro O Controle do Imaginário e a afirmação do romance, Academia Brasileira de Letras.

1992

Forschungspreis, Alexander von Humboldt-Stiftung.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História. , Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, 22453-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 35271608

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Professor Emérito, Enquadramento Funcional: Professor Emérito, Carga horária: 8

  • 2011 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro

  • 1998 - 2010

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

  • 1965 - 1998

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 36

    Atividades

    • 03/1976

      Ensino, História Social da Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da literatura, Teoria da história

    • 03/1965

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

    • 03/1979 - 08/1979

      Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Sociais.,Atividade de extensão realizada, DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA.

  • 1995 - 2007

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

  • 1987 - 1994

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1987

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .,Linhas de pesquisa

    • 03/1987

      Ensino, Doutorado em Literatura Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada

    • 03/1987 - 02/2007

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Literatura Comparada

    • 03/1990 - 02/1993

      Direção e administração, Instituto de Letras, .,Cargo ou função, Coordenador do Doutorado em Literatura Comparada.

  • 1973 - 1984

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Carga horária: 36

    Atividades

    • 03/1980 - 12/1984

      Extensão universitária , Universidade Federal Fluminense, .,Atividade de extensão realizada, PROFESSOR DE TEORIA DA LITERATURA.