Pedro Pompeo Pistelli Ferreira

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ex-participante dos projetos de extensão Direito e Cidadania, Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular (SAJUP-PR) e Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular Isabel da Silva (MAJUP Isabel da Silva). Associado ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Realiza pesquisas nas áreas de Filosofia do Direito, Teoria do Direito e Sociologia do Direito, com foco no estudo das Teorias Críticas do Direito e Direitos Humanos. E-mail: pedro.pistelli.ferreira@gmail.com.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Direito

2020 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Ricardo Prestes Pazello. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania

2017 - 2019

Universidade de Brasília, UnB
Título: Direitos humanos e tenebrosas transações: um estudo sobre os usos do direito na aprovação da PEC do Congelamento dos Gastos Públicos,Ano de Obtenção: 2019
Alexandre Bernardino Costa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Direito

2012 - 2016

Universidade Federal do Paraná
Título: Entre a crítica ontonegativa e os limites da carne: apontamentos sobre a problemática do direito em Marx
Orientador: Ricardo Prestes Pazello

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Fundamentos Críticos: Los Derechos Humanos como procesos de lucha.... (Carga horária: 250h). , Universidad Pablo de Olavide, UPO, Espanha.

2015 - 2016

Programa de Iniciação Científica da UFPR. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2014 - 2015

Programa de Iniciação Científica da UFPR. (Carga horária: 500h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Direito e cidadania: a luta pela moradia. (Carga horária: 576h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em SAJUP - Serviço de Assessoria Jurídica Popular. (Carga horária: 624h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Direito e cidadania: a luta pela moradia. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Direito e cidadania: a luta pela moradia. (Carga horária: 528h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em SAJUP - Serviço de Assessoria Jurídica Popular. (Carga horária: 490h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Russo

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Filosofia do Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Sociologia Jurídica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SEVERI, F. C. ; LUDWIG, C. L. ; GONCALVES, E. D. ; MELLO, L. E. ; COZERO, P. T. ; PAZELLO, R. P. ; OLIVEIRA, A. C. ; PEREIRA, D. M. ; SANDRI, A. C. L. ; GALEB, A. C. M. ; SILVA, K. A. C. ; MASO, T. F. ; PISTELLI FERREIRA, P. P. . IV Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Colóquio Internacional Brasil-Canadá - Políticas de Austeridade.Acumulação por espoliação e superexploração do trabalho: elementos para uma interpretação da Emenda Constitucional 95/16. 2019. (Outra).

Lançamento do livro ?Políticas de Austeridade e Direitos Sociais?. 2019. (Outra).

Seminário Mineração, Empresas Transnacionais e Direitos Humanos: contribuições para a construção de uma política na nacional.Empresas e violações de direitos na globalização neoliberal: uma releitura a partir da teoria crítica dos direitos humanos. 2019. (Seminário).

Ciclo de Debates: Direito e Cooperativismo - Geopolítica Mundial e Capitalismo Periférico. 2018. (Outra).

Ciclo de Debates: Direito e Cooperativismo - Subdesenvolvimento e Dependência. 2018. (Outra).

Ciclo de Debates: Direito e Cooperativismo - Superexploração da força de trabalho no Brasil e na América Latina. 2018. (Outra).

III Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina.Descolonialidade, interseccionalidade e sujeito de direito: notas para uma teoria crítica dos direitos humanos. 2018. (Seminário).

II Seminario de Pos-graduacao em Politicas Publicas ?Novos Rumos e Continuidades na agenda de pesquisas de politicas publicas?.Interseccionalidade e 'Minha Casa, Minha Vida': limites no atendimento dos movimentos sem-teto. 2018. (Seminário).

I Seminário Crítica da Economia Política e do Direito.Para uma crítica da burocratização na União Soviética. 2018. (Seminário).

Palestra de Lançamento do Livro Valsa Brasileira, de Laura Carvalho. 2018. (Outra).

Seminário Nacional "Direito à Manifestação e Sistema de Justiça: Caminhos para afirmar o Estado Democrático de Direito".Direitos Humanos, resistência a contrarreformas e Assessoria Jurídica Popular. 2018. (Seminário).

8ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Lenin e a crítica ao direito: as manifestações do direito na obra de Vladimir Lenin. 2016. (Outra).

Direitos Humanos sob perspectiva latino-americana. 2016. (Outra).

23° Evento de Iniciação Científica e 8 Evento de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Paraná.A crítica da forma jurídica e a teoria marxista da organização política a partir da especificidade brasileira. 2015. (Outra).

VIII Congresso Brasileiro de História do Direito.Os manuais de direito versus o método historiográfico. 2015. (Seminário).

V Seminário Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais.Mercadoria e sujeito, valor e direito: esboços para uma leitura de Pachukanis. 2015. (Seminário).

6 SIEPE ? SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPR ? Conhecer para Aprimorar ? 22 EVINCI ? 7 EINTI ? 13 ENEC ? 13 ENAF. 2014. (Outra).

Cultura jurídica, trabalho e história. 2014. (Outra).

IV Seminário Pesquisa, Direito e Movimentos Sociais.Antijuridicidade e estratégia política em Karl Marx: sugestões para pensar uma crítica ao direito. 2014. (Seminário).

Curso Crítica da crítica crítica: a sagrada família jurídica. 2013. (Outra).

II Congresso Internacional de Direito e Marxismo ? As Novas Tendências Constitucionais da América Latina,. 2013. (Congresso).

Seminário Horizontes 2013: cidades rebeldes.Lulismo e classes sociais nas Jornadas de Junho: esboço para identificação de (futuros) sujeitos. 2013. (Seminário).

4a Semana Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão - UFPR. 2012. (Outra).

Semana do Calouro 2012 - Curso de Direito, UFPR. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Guilherme Dalazuana

PAZELLO, R. P.UCHIMURA, G. C.PISTELLI FERREIRA, P. P.. Forma jurídica entre essência e aparência: posição pachukaniana no debate marxista sobre o direito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edemilson Cruz Santana Júnior

COSTA, A. B.; CARLEIAL, L. M. F.;PARANÁ, E.; SOUZA JUNIOR, J. G.. Direitos humanos e tenebrosas transações: um estudo sobre os usos do direito na aprovação da PEC do Congelamento dos Gastos Públicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Jose Geraldo de Sousa Junior

COSTA, A. B.;SOUSA JUNIOR, J. G.; FONSECA, L. G. D.. Direitos Humanos e temerosas transações: um estudo sobre o uso do direito na aprovação da PEC do Congelamento do Gastos Públicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Liana Maria da Frota Carleial

Costa, A.B; SOUSA JUNIOR, J. G.;CARLEIAL, L. M. F.. Direitos Humanos e tenebrosas transações: um estudo sobre os usos do direito na aprovação da PEC do Congelamento dos gastos públicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Celso Luiz Ludwig

LUDWIG, Celso Luiz; LIMA, Abili Lázaro Castro de; PAZELLO, R. P.. Entre a critica ontonegativa e os limites da carne: apontamentos sobre a problematica do direito em Marx. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Ricardo Prestes Pazello

PAZELLO, Ricardo Prestes; LIMA, Abili Lázaro Castro de;LUDWIG, Celso Luiz. Entre a crítica ontonegativa e os limites da carne: apontamentos sobre a problemática do direito em Marx. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Lívia Gimenes Dias da Fonseca

COSTA, A. B.;FONSECA, LÍVIA GIMENES DIAS DA; SOUSA JUNIOR, JOSÉ GERALDO DE. Direitos Humanos e temerosas transações: um estudo sobre os usos do direito na aprovação da PEC do Congelamento dos gastos Públicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Abili Lázaro Castro de Lima

Monitoria didática; 2015; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Abili Lázaro Castro de Lima;

Ricardo Prestes Pazello

Entre ejidos e assentamentos: práxis instituinte do comum e espaços sociais de cooperação no Brasil e no México; Início: 2020; Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Ricardo Prestes Pazello

Entre a crítica ontonegativa e os limites da carne: apontamentos sobre a problemática do direito em Marx; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ricardo Prestes Pazello;

Ricardo Prestes Pazello

Lenin e a crítica ao direito: as manifestações do direito na obra de Vladimir Lenin; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ricardo Prestes Pazello;

Ricardo Prestes Pazello

A crítica da forma jurídica e a teoria marxista da organização política a partir da especificidade brasileira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ricardo Prestes Pazello;

Ricardo Prestes Pazello

Programa de iniciação à docência - Assessoria Jurídica Popular; 2014; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ricardo Prestes Pazello;

Ricardo Prestes Pazello

Programa de iniciação à docência - Direito e marxismo; 2014; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ricardo Prestes Pazello;

Alexandre Bernardino Costa

Direitos Humanos e temerosas transações: um estudo sobre os usos do direito na aprovação da PEC do Congelamento dos Gastos Públicos; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PISTELLI FERREIRA, P. P. ; COSTA, A. B. . Totalização e Contradição: Aportes Epistemológicos para uma Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 10, p. 2314-2340, 2019.

  • PISTELLI FERREIRA, P. P. . Do direito que se ensina errado à assessoria jurídica popular: notas para repensar o ensino jurídico com Freire e Lyra Filho. SCIAS. Direitos Humanos e Educação , v. 2, p. 13-29, 2019.

  • PISTELLI FERREIRA, P. P. . A subsunção dos direitos humanos à nova razão do mundo. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 10, p. 1583-1593, 2019.

  • PAZELLO, R. P. ; PISTELLI FERREIRA, P. P. . Tática e estratégia na teoria política de Lênin: aportes para uma teoria marxista do direito. VERINOTIO (BELO HORIZONTE) , v. 23, p. 126-151, 2017.

  • PISTELLI FERREIRA, P. P. . Resenha de 'Para um debate teórico-conceitual e político sobre os Direitos Humanos', de José Geraldo de Sousa Junior e Antonio Escrivão Filho. INSURGÊNCIA: REVISTA DE DIREITOS E MOVIMENTOS SOCIAIS , v. 3, p. 548-554, 2017.

  • PISTELLI FERREIRA, P. P. . Lenin e o direito. INSURGÊNCIA: REVISTA DE DIREITOS E MOVIMENTOS SOCIAIS , v. 2, p. 489-502, 2016.

  • PISTELLI FERREIRA, P. P. . Resenha de 'Lenin: teoria e prática revolucionária', organizado por Marcos Del Roio, Anderson Deo e Antonio Carlos Mazzeo. InSURgência: Revista de Direitos e Movimentos Sociais , v. 2, p. 596-602, 2016.

  • PISTELLI FERREIRA, P. P. . Resenha de 'Educação e filosofia da práxis: reflexões de início de século', de Eduardo Rebuá e Pedro Silva. INSURGÊNCIA: REVISTA DE DIREITOS E MOVIMENTOS SOCIAIS , v. 2, p. 511-517, 2016.

  • PISTELLI FERREIRA, P. P. . As AJUPs e as lutas de libertação latino-americana: um resgate histórico e suas conclusões político-principiológicas. Revista Jurídica Themis , v. 1, p. 164-180, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PISTELLI FERREIRA, P. P. . Lenin e a crítica ao direito: as manifestações do direito na obra de Vladimir Lenin. 2016. (Relatório de pesquisa).

PISTELLI FERREIRA, P. P. . A crítica da forma jurídica e a teoria marxista da organização política a partir da especificidade brasileira. 2015. (Relatório de pesquisa).

PISTELLI FERREIRA, P. P. . Direitos humanos e tenebrosas transações: um estudo sobre os usos do direito na aprovação da PEC do Congelamento dos Gastos Públicos. 2019 (Dissertação de mestrado) .

PISTELLI FERREIRA, P. P. . Entre a crítica ontonegativa e os limites da carne: apontamentos sobre a problemática do direito em Marx. 2016 (Trabalho de conclusão de curso) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Lenin e a crítica ao direito: as manifestações do direito na obra de Vladimir Lenin, Descrição: A presente pesquisa almeja realizar uma releitura da obra de Vladimir Ilitch Lenin, de modo a discernir seus posicionamentos sobre o uso do direito. Para tanto, observamos o direito na obra de Lenin a partir do cotejo com os construtos teóricos de Evgeny Bronislavovitch Pachukanis, a fim de estudar o jurídico como uma relação social específica. Assim, pretende-se desvelar a interação entre direito e as transformações políticas e sociais ocorridas antes, durante e depois da revolução de outubro, de modo a identificar, aí, o papel cumprido pelo fenômeno jurídico e as compreensões que o movimento socialista e operário tinha dele.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Pompeo Pistelli Ferreira - Integrante / Ricardo Prestes Pazello - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Novos Paradigmas do Direito, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Celso Luiz Ludwig em 16/02/2017., Descrição: O presente projeto pretende implementar e desenvolver o programa de formação de pesquisa e estudos filosóficos, com ênfase na Filosofia da Libertação. O projeto tem como linha mestra a análise crítico-contextual da Ética segundo as principais tensões provocadas pelo mundo globalizado e excluído, bem como suas relações com o Direito. O grupo tem em seu histórico o estudo do pensamento utópico, da filosofia política clássica e da filosofia política latino-americana. (Vinculado a partir do Núcleo de Estudos Filosóficos - Nefil do PPDG-UFPR). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Pompeo Pistelli Ferreira - Integrante / Ricardo Prestes Pazello - Integrante / Celso Luiz Ludwig - Coordenador / Naiara Andreoli Bittencourt - Integrante / Márcio Soares Berclaz - Integrante / Guilherme Cavicchioli Uchimura - Integrante.

  • 2014 - 2015

    A crítica da forma jurídica e a teoria marxista da organização política a partir da especificidade brasileira, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ricardo Prestes Pazello em 12/12/2016., Descrição: O presente trabalho tem como objetivo central refletir sobre a crítica do direito realizada pelo marxismo (em especial a partir da figura de Pachukanis) e a teoria política marxista, almejando desenvolver, em especial, o tema da tensão entre a crença da especificidade burguesa do direito e a aposta na possibilidade do uso do direito na luta de classes, a fim de ser utilizado de forma tática no processo de conscientização da classe trabalhadora. Entende-se que esse processo de transição foi pouco tratado por Pachukanis e, quando o foi, mostrou-se muito esperançoso no planejamento estatal que se alastrava na URSS. Todavia, para superar tais ausências, é necessário não apenas compreender a crítica jurídica soviética e a teoria da organização marxista, mas também pensar isso a partir da especificidade política brasileira, uma vez que a essência, a alma viva, do marxismo é a análise concreta de situações concretas. Para tanto, dar-se-á foco nos processos políticos de maior acúmulo de forças das forças anticapitalistas no Brasil: a experiência do PCB nas décadas de 50 e 60 e a do PT na década de 80, a fim de perscrutar como a tensão referida acima se manifesta em tais cenários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Pompeo Pistelli Ferreira - Integrante / Ricardo Prestes Pazello - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Grupo Temático Direito e Marxismo, Descrição: O Grupo Temático ?Direito e Marxismo? tem por objetivos: 1) Analisar/Inventariar as contribuições marxistas à compreensão da gênese e funcionamento da forma jurídica; 2) Resgatar a centralidade de uma crítica estrutural ao fenômeno jurídico; 3) Discutir as possibilidades de resistência/insurgência dos movimentos sociais, no atual cenário do mundo do capital, através das relações sociais regidas pelos mecanismos do direito. O GT pretende realizar um exame crítico das pesquisas que analisaram o direito através das lentes fornecidas pelo marxismo. Tal resgate crítico passa por: 1) As configurações teóricas assumidas pelo fenômeno jurídico na trajetória da obra de Marx e Engels; 2) Os desdobramentos da construção de uma teoria e filosofia do direito marxista no pensamento jurídico soviético; 3) As críticas marxistas do direito ou teorias críticas do direito inspiradas no "marxismo ocidental"; 4) As relações entre a crítica marxista do direito e os movimentos jurídicos críticos latino-americanos; 5) Análise das aproximações e limites da crítica marxista do direito com a crítica jurídica não-marxista. Além das pesquisas teóricas, o GT Direito e Marxismo deve, igualmente, abarcar pesquisas empíricas nos diversos campos do direito que se utilizem do instrumental desenvolvido pela tradição marxista. Por fim, sobretudo, o referido GT busca fomentar a construção necessária do diálogo entre uma crítica estrutural à forma jurídica com a formulação de uma práxis jurídica que vislumbre as possibilidades e limites de resistência/insurgência dos movimentos sociais através da mediação do direito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Pompeo Pistelli Ferreira - Integrante / Alexandre Aguiar dos Santos - Coordenador / Moisés Alves Soares - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

2 Lugar na Banca 115 do 24 EVINCI (Evento de Iniciação Científica da UFPR), Universidade Federal do Paraná.

2015

1 Lugar na Banca Jurídicas 8 do 23 EVINCI (Evento de Iniciação Científica da UFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário

Outras informações:
Participante voluntário do NEFIL - Núcleo de Estudos Filosóficos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná.

2016 - 2016

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor voluntário da disciplina "Direito e sociedade", ministrada pelo prof. Abili Lázaro Castro de Lima, pelo Programa de Iniciação à Docência.

2015 - 2016

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Iniciação científica voluntária a partir do projeto individual "Lenin e a crítica ao direito: as manifestações do direito na obra de Vladimir Lenin", orientado pelo prof. Ricardo Prestes Pazello dentro do projeto geral "Direito e marxismo na América Latina".

2015 - 2015

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da disciplina "Direito e sociedade", ministrada pelo prof. Abili Lázaro Castro de Lima, pelo Programa de Voluntariado Acadêmico.

2014 - 2015

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Iniciação científica voluntária a partir do projeto individual "A crítica da forma jurídica e a teoria marxista da organização política a partir da especificidade brasileira", orientado pelo prof. Ricardo Prestes Pazello dentro do projeto geral "Direito e marxismo na América Latina".

2014 - 2014

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista do projeto de extensão Direito e Cidadania.

2014 - 2014

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor voluntário da disciplina tópica "Assessoria Jurídica Popular", ministrada pelo prof. Ricardo Prestes Pazello.

2014 - 2014

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor voluntário da disciplina tópica "Direito e marxismo", ministrada pelo prof. Ricardo Prestes Pazello.

2013 - 2013

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Extensionista voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Extensionista voluntário do projeto de extensão "Direito e cidadania".

2013 - 2013

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor bolsista da disciplina Metodologia do Trabalho Científico em Direito (DV437), ministrada pelo prof. Ilton Norberto Robl Filho.

2012 - 2013

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Extensionista voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Extensionista voluntário do projeto de extensão "Serviço de Assessoria Jurídica Popular - SAJUP".

2012 - 2012

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista do projeto de extensão Direito e Cidadania.

2020 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2018 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.