Caroline Coelho Ferreira

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBio-Interação) da Fundação Oswaldo Cruz Instituto Leônidas e Maria Deane (FIOCRUZ-ILMD) com foco em Biologia molecular de parasitas e vetores da Amazônia. Mestre em ciências (2019-2021) pela FIOCRUZ-ILMD por programa PPGBio-Interação atuando na identificação molecular e filogenia de parasitas e vetores. Especialista em Bioquímica aplicada a docência (2019-2020) pela Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO). Atuou como bolsista de Iniciação científica na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Amazonas (EMBRAPA OCIDENTAL) no laboratório de Fitopatologia com extração, análise química e biológica de óleos essenciais (2015). Atuou como voluntária na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT HVD) no laboratório de Bacteriologia com coleta, cultura e testes de sensibilidade em amostras de rotina (2015). Atuou como bolsista de iniciação científica (2016) na FMT HVD no laboratório de Micobacteriologia (tuberculose) com cultura e análise de multiresistencia de Mycobacterium tuberculosis. Possui Bacharelado em Biomedicina pela Faculdade Estácio do Amazonas. (2017).

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro

2019 - 2021

Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz, ILMD, FIOCRUZ
Título: Caracterização molecular de uma nova cepa de Wolbachia sp. e sua relação com Simulium oyapockense de região amazônica,Ano de Obtenção: 2021
James Lee Crainey.Coorientador: Jeane Marcelle Cavalcante do Nascimento. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Wolbachia; Entomologia; Biologia Molecular; Filárias; Mansonella perstans; Simulium oyapockense. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

Especialização em Bioquímica

2018 - 2020

Faculdade Metropolitana de Manaus
Título: Bio atividades de galhos de Duroia longiflora Ducke Duroia

Graduação em BIOMEDICINA

2013 - 2016

Faculdade Estácio do Amazonas
Título: Perfil de Sensibilidade a drogas tuberculoestáticas de pacientes atendidos na Fundação Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado
Orientador: Marcelo Cordeiro dos Santos

Formação complementar

2019 - 2019

Caracterização de Proteínas por Métodos Biofísicos. (Carga horária: 25h). , Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz, ILMD, FIOCRUZ, ILMD, Brasil.

2019 - 2019

XIII Curso de Cultura de Tecidos de Plantas. (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2019 - 2019

Diagnóstico de Hemoparasitos. (Carga horária: 84h). , Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, FMT-HVD, Brasil.

2018 - 2018

Biotecnologia. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2017 - 2017

Urocultura: Processamento e Interpretação Microbiológica. (Carga horária: 5h). , CENTRO DE EDUCAÇAO CONTINUADA E DE QUALIFICAÇAO PROFISSIONAL DO AMAZONAS, EDUCAC, Brasil.

2016 - 2016

GENOTYPE MYCOBACTERIUM CM/AS. (Carga horária: 20h). , Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, FMT-HVD, Brasil.

2015 - 2015

Princípios de Estatística Experimental. (Carga horária: 8h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA OCIDENTA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Participação em eventos

I encontro da pós graduação da Fiocruz Amazônia 2019. 2019. (Encontro).

I encontro da pós graduação da Fiocruz Amazônia 2019.Caracterização molecular de nova cepa de Wolbachia sp. e sua relação com Simulium oyapockense de São Gabriel da Cachoeira. 2019. (Encontro).

V Congresso de Iniciação Científica da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado. Perfil de Sensibilidade a drogas tuberculoestáticas de pacientes atendidos na Fundação Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado. 2015. (Congresso).

IV Encontro de Biomedicina do Estado do Amazonas. 2013. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

PEDRO RAUEL CÂNDIDO DOMINGOS

DOMINGOS, PEDRO RAUEL CÂNDIDO. Perfil de sensibilidade a drogas tuberculoestáticas de pacientes atendidos em fundação de medicina tropical do estado do Amazonas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Estácio do Amazonas.

Marcos Mateus Barros Barbosa

BARBOSA, Marcos Mateus Barros. Perfil de Sensibilidade a Drogas Tuberculoestática de Pacientes Atendidos em Fundação de Medicina Tropical do Estado do Amazonas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Estácio do Amazonas.

James Lee Crainey

PEREIRA JUNIOR, A. M.; CARVAJAL, J. J.;CRAINEY, JAMES L. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE Wolbachia sp. E SUA RELAÇÃO COM Simullium oyapockense Floch & Abonnenc, 1946 (Diptera: Simullium), VETOR DE MANSONELOSE EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. 2021. Dissertação (Mestrado em PPGBIO) - Instituto Leônidas e Maria Deane-Fundação Oswaldo Cruz.

José Joaquin Carvajal Cortes

CRAINEY, J. L.; PEREIRA JUNIOR, A. M.;CARVAJAL, J.J.. Caracterização molecular de uma nova cepa de Wolbachia sp. e sua relação com Simulium oyapockense de São Gabriel da Cachoeira. 2021. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DA INTERAÇÃO PATÓGENO HOSPEDEIRO) - Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz-AM.

Foi orientado por

Marcelo Roseo de Oliveira

Faculdade Estácio do Amazonas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Faculdade Estácio do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcelo Róseo de Oliveira;

James Lee Crainey

ASPECTOS ECOEPIDEMIOLOGICOS DE Wolbachia (Rickettsiales: Rickettsiaceae) EM SIMULIDEOS (Diptera: Simuliidae) VETORES DE MANSONELOSE NO ESTADO DO AMAZONAS; Início: 2022; Tese (Doutorado em PPGBIO) - Instituto Leônidas e Maria Deane-Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

James Lee Crainey

CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE Wolbachia sp; E SUA RELAÇÃO COM Simullium oyapockense Floch & Abonnenc, 1946 (Diptera: Simullium), VETOR DE MANSONELOSE EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA; 2021; Dissertação (Mestrado em PPGBIO) - Instituto Leônidas e Maria Deane-Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: James Lee Crainey;

Jeane Marcelle Cavalcante do Nascimento

Caracterização molecular de uma nova cepa de Wolbachia sp; e sua relação com Simulium oyapockense de região amazônica; 2019; Dissertação (Mestrado em o Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro) - Instituto Leônidas e Maria Deane/Fundação Oswaldo Cruz, ILMD/FIOCRUZ, Brasi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Jeane Marcelle Cavalcante do Nascimento;

Marcelo Cordeiro dos Santos

Perfil de sensibilidade à drogas tuberculoestáticas de pacientes atendidos na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas; Orientador: Marcelo Cordeiro dos Santos;

Priscila Ferreira de Aquino

Identificação de proteínas diferenciais em vítimas de acidentes botrópicos de acordo com a classificação de gravidade; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro) - Instituto Leônidas e Maria Deane, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, C. C. ; OLIVEIRA, M. R. . Atividade biológica do óleo essencial de Piper hispidum e Piper hispidinervum. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL, 2016, Manaus. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL. Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental - Editores tecnicos, 2016. v. 1. p. 33-34.

  • FERREIRA, C. C. ; CORDEIRO-SANTOS, M . Perfil de sensibilidade a drogas tuberculoestáticas de pacientes atendidos na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, C. C. ; OLIVEIRA, M. R. . Atividade Biológica do Óleo Essencial de Piper hispidum e Piper hispidinervum. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, C. C. ; NARZETTI, L. H. A. ; CRAINEY, J. L. . Caracterização molecular de Wolbachia e sua relação com Simulium oyapockense 2019 (POSTER).

  • FERREIRA, C. C. ; LIMA, A. C. ; SILVA, J. ; SOUZA, A. B. ; KRITSKI, A. L. ; SANTOS, M. C. . PERFIL DE SENSIBILIDADE A DROGAS ANTI-TUBERCULOSE DE PACIENTES ATENDIDOS NA FUNDAÇÃO DE MEDICINA TROPICAL DR. HEITOR VIEIRA DOURADO. MACEIÓ: SBMT, 2016 (POSTER).

Outras produções

FERREIRA, C. C. . Biomedicina: uma visão bioética. 2014. Ilustração.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Caracterização molecular de uma nova cepa de Wolbachia sp. e sua relação com Simulium oyapockense de região amazônica, Descrição: Mansonelose é uma doença causada por nematódeos filariais capazes de causar infecções em humanos e em animais. As espécies causadoras de Mansonelose são Mansonella ozzardi, Mansonella perstans e Mansonella streptocerca, tendo sido identificadas no Brasil apenas M. ozzardi e M. perstan que são encontradas nos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso e Amazonas. Microrganismos que colonizam vetores não apenas da Mansonelose, mas também de outras doenças, como a bactéria Wolbachia sp., podem ser uma ferramenta útil no combate a infecções devido à sua presença ou ausência no vetor diminuir o tempo de vida do mesmo e da infectividade do seu parasita. Assim, este estudo se propõe a esclarecer o papel da Wolbachia de Simulium no desenvolvimento de M. ozzardi e M. perstans a fim de elucidar seu desenvolvimento e importância no ciclo-inseto-hospedeiro a partir de caracterização molecular e análise filogenética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Caroline Coelho Ferreira - Coordenador / James Lee Crainey - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Perfil de sensibilidade a drogas tuberculoestáticas de pacientes atendidos na FMT-HDV, Descrição: A tuberculose é uma doença infecto contagiosa e transmissível, afetando milhões de pessoas ao redor do mundo e sendo a primeira causa de morte em pacientes com HIV. O tratamento é baseado em antibioticoterapia longa e dificultosa, exigindo, assim, metodologias que facilitam não apenas o diagnóstico, mas a avaliação do perfil de resistência medicamentosa. Como parte dos objetivos deste trabalho, a avaliação da sensibilidade do BACTEC MGIT 960 SIRE Kit no perfil de resistência ao tratamento às drogas pela detecção de cepas resistentes isoladas na Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado do complexo de tuberculose é de suma importância, podendo diagnosticar de forma mais rápida, avaliando o nível de sensibilidade das drogas, além do perfil de resistência dos pacientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Caroline Coelho Ferreira - Integrante / Marcelo Cordeiro do santos - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Composição química e atividade biológica dos óleos essenciais de Piper hispidum e Piper hispidinervum, Descrição: Os óleos essenciais são reconhecidos pela sociedade científica como provedor de substâncias químicas com atuações biológicas em organismos variados. Sua extração por vários métodos de destilação a fim de obter seus compostos voláteis abrange uma gama de estudos, assim como sua aplicação em inúmeros processos químicos podendo abranger os campos da cosmética, agropecuária e química fina, onde este último vem ganhando espaço nas indústrias farmacêuticas originando medicamentos fitoterápicos. Os vegetais Piper hispidum e Piper hispidinervum constituem uma pequena parcela da família Piperaceae que possui grande variedade de espécies presente no Brasil. Metodologias como técnicas de medição de sensibilidade aos óleos essenciais medeiam a sua atividade biológica e viabilizam estudos complementares de sua composição química tornando-se uma opção em contrapartida aos químicos sintéticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Caroline Coelho Ferreira - Integrante / Marcelo Roseo de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz, ILMD, FIOCRUZ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IEL, Carga horária: 20

2015 - 2016

Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20

2015 - 2015

Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 20

2014 - 2015

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20

2018 - 2018

RB Diagnósticos clínicos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
.