Eduardo Teodoro Carneiro


Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Farmácia-Bioquímica

2009 - Atual

Universidade de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

I Simpósio da Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais.Caracterização Funcional de Células Tumorais de Suprarrenal Humana. 2010. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Cristina Northfleet de Albuquerque

ALBUQUERQUE, C. N.; FISCHER, D. C. H.; MENDONCA, B. B.. Efeitos da vitamina D e seus metabólitos na prevenção e tratamento de câncer de próstata: revisão da literatura.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmacia e Bioquímica) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Rodrigo da Silva Santos

Santos, R. S.. Caracterização funcional de culturas de células tumorais de suprarrenal obtidas de fragmentos de tumores de pacientes (Bioquímica). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde (19 SIICUSP)) - Universidade de São Paulo.

Produções bibliográficas

  • CARNEIRO, E. T. ; LOTFI, C. F. P. . Caracterização funcional de culturas de células tumorais de suprarrenal obtidas de fragmentos de tumores de pacientes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARNEIRO, E. T. ; FRANCA, M. M. ; NOSE, N. P. E. ; FERREIRA, M. A. ; TAKAHASHI, R. B. ; LOTFI, C. F. P. . A new characterized pediatric adrenocortical tumor cell culture. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANCA, M. M. ; CARNEIRO, E. T. ; NOSE, N. P. E. ; FERREIRA, M. A. ; TAKAHASHI, R. B. ; LOTFI, C. F. P. . Characterization of different cell culture of human adrenal tumors. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Caracterização funcional de culturas de células tumorais de suprarrenal obtidas de fragmentos de tumores de suprarrenal humana, Descrição: Os modelos atuais in vitro para o estudo da glândula supra-renal apresentam limitações principalmente para estudos da expressão gênica de tumores adrenais humanos. Por serem tumores raros o estabelecimento de culturas celulares representativas dos diversos subtipos tumorais pode ser uma valiosa ferramenta no estudo dos processos fisiopatológicos responsáveis pela gênese e progressão da doença. Até o momento, obtivemos mais de 25 culturas provenientes de tumores do córtex da supra-renal pediátricos e adultos. Para que estas possam ser utilizadas como modelos e definidas como linhagens, é necessário que sejam caracterizadas sob os pontos de vista morfológico, funcional e molecular. O objetivo deste projeto é a caracterização funcional de uma cultura de células obtidas de um adenoma pediátrico da suprarrenal, as células T7. Essas células, em diferentes passagens, serão tratadas com Angiotensina II (Ang II) ou ACTH ou forskolina e o meio de cultivo analisado quanto ao nível de aldosterona e cortisol. Além disso, serão analisadas a expressão gênica e protéica dos receptores de Ang II e ACTH, respectivamente, AT1 e MCR2. Dessa maneira espera-se aumentar o número de ferramentas disponíveis para o estudo de diferentes aspectos das doenças proliferativas do córtex da suprarrenal, tais como mecanismos de tumorigênese e controle da esteroidogênese.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Teodoro Carneiro - Integrante / Claudimara Ferini Pacicco Lotfi - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR E FUNCIONAL DAS CULTURAS DE CÉLULAS DE TUMORES ADRENAIS OBTIDAS DE FRAGMENTOS DE TUMORES DE SUPRA-RENAL HUMANA, Descrição: Os modelos atuais in vitro para o estudo da glândula supra-renal apresentam limitações principalmente para estudos da expressão gênica de tumores adrenais humanos. Por serem tumores raros o estabelecimento de culturas celulares representativas dos diversos subtipos tumorais pode ser uma valiosa ferramenta no estudo dos processos fisiopatológicos responsáveis pela gênese e progressão da doença. Em colaboração com o grupo liderado pela Dra. Berenice B. Mendonça do Departamento de Clínica Médica da FMUSP, até o momento, obtivemos aproximadamente 25 culturas provenientes de tumores do córtex da supra-renal de adultos e pediátricos. Além dessas culturas obtidas, e que serão caracterizadas, existe um fluxo não regular de fragmentos de tumores a serem processados para obtenção de novas culturas de células. Em resumo, existe um considerável volume de trabalho técnico a ser realizado tanto para o processamento dos fragmentos quanto para a caracterização das culturas já obtidas. Portanto, seria importante a obtenção de um suporte técnico para realização dessas atividades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Teodoro Carneiro - Integrante / Claudimara Ferini Pacicco Lotfi - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 20