Analia Chernavsky

Professora de Canto na UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana e co-responsável do catálogo on-line (OPAC) e da catalogação de papéis de música do Arquivo do Cabido-Catedral Metropolitano do México, dentro do marco do projeto Musicat, Instituto de Investigaciones Estéticas de la UNAM - Universidad Nacional Autónoma de México. Graduada em História (1999) e em Música (2003) pela Universidade Estadual de Campinas. Possui Mestrado em História Social (2003) e Doutorado em Música (2009) pela mesma universidade. Participa como professora convidada do Seminario de Música en la Nueva España y el México Independiente, da Universidad Nacional Autónoma de México. Tem experiência em canto popular, ensino de canto, arquivos musicais e história da música.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2004 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: Em busca da alma musical da nação: um estudo comparativo entre os nacionalismos musicais brasileiro e espanhol a partir das trajetórias e das obras de Heitor Villa-Lobos e Manuel de Falla
Orientador: em Archivo Manuel de Falla - Universidad de Granada ( Yvan Nommick)
com José Roberto Zan. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: nacionalismo musical; Villa-Lobos; Manuel de Falla; historia da musica brasileira; história da música espanhola.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em História

2001 - 2003

Universidade Estadual de Campinas
Título: Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos,Ano de Obtenção: 2003
Maria Clementina Pereira Cunha.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Villa-Lobos; historia da musica brasileira; nacionalismo musical.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da música brasileira. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Setores de atividade: Educação; Educação Superior.

Especialização em Musicología para la Protección y Difusión

2008 - 2008

Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid
Título: Por la riqueza del órgano iberoamericano: en búsqueda de los instrumentos musicales coloniales olvidados en Minas Gerais / Brasil
Orientador: Ismael Fernández de la Cuesta
Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha.

Graduação em Música

2000 - 2003

Universidade Estadual de Campinas

Graduação em História

1996 - 1999

Universidade Estadual de Campinas
Título: Martins Pena e a Semana Lyrica
Orientador: Sidney Chalhoub
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1993 - 1995

Piano. , Conservatório Musical Carlos Gomes - Campinas, CMCG, Brasil.

1990 - 1992

Piano. , Conservatório Lavignac - Santos, CL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Canto.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; MOREIRA, M. B. C. ; NAVIA, G. ; MOREIRA, G. F. . 2.a Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA. 2018. (Outro).

CHERNAVSKY, Analía ; MOREIRA, M. B. C. ; REZENDE, G. L. ; NAVIA, G. ; ROCHA, J. . 1.a Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA. 2017. (Outro).

CHERNAVSKY, A. ; FIGUEIRA SOBRINHO, N. ; KUNDE, M. ; ALMEIDA, N. V. ; MIRANDA, F. D. . 1.o Ciclo de palestras da EDUNILA. 2016. (Outro).

CHERNAVSKY, A. ; MARTINS FILHO, P. . Por que uma editora universitária?. 2014. (Outro).

SOUZA, A. M. ; BONCIANI, R. ; CHERNAVSKY, Analía . II Semana da Consciência Negra e da Diversidade Cultural da Unila. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVII CONGRESSO DA ANPPOM. Uma aproximação à identidade vocal do gênero guarânia a partir de seis interpretações de Índia, de José Asunción Flores. 2017. (Congresso).

34.o Seurs - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Apresentação do Grupo Vocal Todocanto. 2016. (Seminário).

XIX Reunião Anual da ABEU. 2016. (Outra).

I Seminário Latino-americano de Música no Ensino Superior.Clínica: "Pesquisa em música". 2015. (Seminário).

XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. A performance vocal na canção urbana latino-americana: proposta de estudo a partir das experiências do tango, samba e guarânia. 2015. (Congresso).

XXVIII Reunião Anual da ABEU.Participação na XXVIII Reunião Anual da ABEU. 2015. (Outra).

II Colóquio Internacional de História e Música: "Música popular: história, memória e identidades".Aspectos do cantar de guarânias e chamamés, gêneros musicais de fronteira. 2013. (Outra).

Seminário Educação Musical no Brasil: os 80 anos da Superintendência de Educação Musical e Artística - SEMA.Música, disciplina e civismo: elementos para entender as relações entre Villa-Lobos e o governo Vargas. 2013. (Seminário).

VI Encontro de Educação Musical - A educação musical brasileira no contexto da América Latina: ampliando relações culturais.Mesa Redonda ?A educação musical na América Latina?. 2013. (Encontro).

Congresso Internacional "A língua portuguesa em música". 2012. (Congresso).

I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos: por uma musicologia criativa.A construção da memória de um lugar privilegiado da memória da música novo-hispana. Estórias sobre o arquivo de música do Cabido Catedral Metropolitano do México. 2012. (Encontro).

II Semana da Consciência Negra e da Diversidade Cultural da Unila.Música popular afro-latino-americana: samba e candombe. 2012. (Outra).

I Jornada Intercultural de la Lengua Española.Preparação de repertório musical latino-americano. 2012. (Outra).

X Congresso IASPM América Latina. Particularidades de un repertorio doméstico y catedralicio. Los valses de óperas del archivo del Cabildo Catedral de México. 2012. (Congresso).

Museus de arte na atualidade: Propósitos e Proposições. 2011. (Encontro).

Videosesión Internacional - Repertorios catedralicios y actores sociales del ritual sonoro.Repertorios catedralicios y actores sociales del ritual sonoro. 2011. (Outra).

Congresso da SIBE - Música e saberes em trânsito. O outro na obra de Villa-Lobos e Manuel de Falla. 2010. (Congresso).

I Encontro com a música.A construção dos mitos e heróis do Brasil nos hinos esquecidos da Biblioteca Nacional. 2010. (Encontro).

IX Congresso IASPM América Latina. 2010. (Congresso).

VI Encontro Nacional de Choro da Unicamp.Villa-Lobos e o choro. 2010. (Encontro).

I Seminário Internacional de Arquivos de Museus e Pesquisa. 2009. (Seminário).

Sexta Semana de la Música y la Musicología.Los papeles de música del archivo del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: un acercamiento a la organización y a las características del repertorio. 2009. (Outra).

Simpósio Internacional Heitor Villa-Lobos 2009.Villa-Lobos e a crítica musical espanhola: dois textos de Adolfo Salazar. 2009. (Simpósio).

Tercer Encuentro de Archivos del Distrito Federal ?Principios archivísticos y tecnologías de la información?.El archivo de música del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: conformación física e histórica del acervo. 2009. (Encontro).

VI Seminário Nacional do Centro de Memória ?Memória e Patrimônio?.Construindo e reconstruindo a memória musical da Catedral Metropolitana do México. 2009. (Seminário).

IV Simposio sobre Patrimonio Inmaterial: la voz y el ingenio. 2008. (Simpósio).

V Reunião Nacional do Seminario Nacional de Música en la Nueva España y el México Independiente. 2008. (Outra).

Simpósio de Pesquisa em Música, SIMPEMUS4.Aspectos do nacionalismo musical: os casos do Brasil e da Espanha. 2007. (Simpósio).

V Seminário Memória Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento.Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. 2007. (Seminário).

XXIV Semana de História ?Pensando o Brasil no centenário de Caio Prado Júnior?.Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. 2007. (Outra).

Jornadas Científicas ?Relaciones musicales entre España y Europa Occidental en el contexto artístico-cultural de la primera mitad del siglo XX?. 2006. (Seminário).

Encontro Regional da ANPUH. Villa-Lobos e Getúlio: harmônica dissonância. 2004. (Congresso).

I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas da Unicamp.Villa-Lobos e o canto orfeônico. 2001. (Encontro).

XXI Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Viviana Carolina Jaramillo Alemán

CHERNAVSKY, A.; REZENDE, G. L.; BOSI, A. P.. ROL ESTÉTICO Y ROL ÉTICO DEL REPERTORIO EN LOS SISTEMAS DE ORQUESTAS: EL CASO DEL SISTEMA DE ORQUESTAS INFANTILES Y JUVENILES DE JUJUY ? SOJ. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Jhanira Conde

COTA, D.; SILVA, R. J.;CHERNAVSKY, A.. Identidad y resistencia de inmigrantes bolivianos en San Pablo (BR): el grupo musical Santa Mala. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Elisa Mercedes Lezcano Verón

CHERNAVSKY, A.; MOREIRA, M. B. C.; FIUZA, A.. PIANO PARAGUAYO: TESTIMONIO DE MÚSICOS EN EXILIO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Viviana Carolina Jaramillo Alemán

CHERNAVSKY, Analía; REZENDE, G. L.; BOSI, A.. Entre la apología y la crítica de la corriente del Sistema de Orquestas y Coros Juveniles de Venezuela: análisis de un estudio de caso sobre el manejo de la música popular en el Sistema de Orquestas Juveniles de Jujuy. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Anne Maryse do Lago Mendoza

SILVA, L. S.;CHERNAVSKY, A.; ROCHA, J. M.. A Pedagogia Vocal para o Cantor Híbrido Latino-americano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Yesica Eliana Machado

SILVA, L. S.;CHERNAVSKY, Analía; ROCHA, J.. Expresión corporal del cantor de Teatro Musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Rosana Riveros Velázquez

CHERNAVSKY, Analía; SILVA, L. S.; EID, F. C.. El canto con caja en el noroeste argentino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Jennifer Sofía Mideros Valencia

CHERNAVSKY, Analía; SILVA, L. S.; VILLENA, M. R.. Trascender las fronteras de la voz. Nuevas sonoridades y usos no convencionales de la voz en la interpretación de canciones latinoamericanas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Arnaldo Daraya Contier

CONTIER, A. D.; José Roberto Zan; Elizabeth Travassos Lins; Maria Lúcia Senna Machado Pascoal; Ricardo Goldemberg. Em busca da "alma musical da nação": um estudo comparativo entre os nacionalismos musicais brasileiro-espanhol a partir das trajetórias e das obras de Heitor Villa-Lobos Emanuel de Falla.. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Clementina Pereira Cunha

CUNHA, M. C. P.. Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos . 2003. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Campinas.

RICARDO GOLDEMBERG

OUTROS;GOLDEMBERG, R.. Em Busca da Alma Musical da Nação: Um Estudo Comparativo entre os Nacionalismos Musicais Brasileiro e Espanhol a partir das Trajetórias e das Obras de Heitor Villa-Lobos e Manuel de Falla. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

RICARDO GOLDEMBERG

OUTROS;GOLDEMBERG, R.. Nacionalismo Musical: Um Tema Transatlântico. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

José Roberto Zan

Cunha, Maria Clementina P.;Zan, José Roberto; PALAMARTCHUK, A. P.. Um Maestro no gabinete: Música e Política no tempo de Villa-Lobos.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

José Roberto Zan

Zan, José Roberto; LINS, E. T.; CONTIER, A. D.; PASCOAL, M. L. S. M.; Goldemberg, Ricardo. Em busca da Alma Musical da Nação: Um estudo comparativo entre os nacionalismos musicais brasileiro e espenhol a partir das trajetórias e das obras de Heitor Villa-Lobos e Manuel de Falla. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Paula Palamartchuk

PALAMARTCHUK, Ana Paula; Zan, José Roberto; Cunha, Maria Clementina Pereira. "Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos". 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Lúcia Senna Machado Pascoal

PASCOAL, M.L.; GOLDEMBERG, R.; ZAN, J. R.; LINS, E. T.; CONTIER, A. D.. Em busca da alma de uma nação: um estudo comparativo entre os nacionalismos musicais brasileiro e espanhol a partir das trajetórias de das obras de Heitor villa-Lobos e Manuel De Falla. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

NOGUEIRA, Lenita W. M.; ZAN, José Roberto; GOLDENBERG, Ricardo. Nacionalismo: um tema transatlantico. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alicia Reyes Lodoño

Mujeres cantadas; Los alabaos como discursos de memoria y resistencia en Bojayá, Chocó, Colombia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Pós-Graduação - UNILA; (Orientador);

Carlos Roberto da Silva

O jazz paraguaio - legitimidade, mercado nacional e receptividade internacional; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Elisa Mercedes Lezcano Verón

Álbum 'Piano paraguayo', de Oscar Cardozo Ocampo: testimonio de músicos en exilio; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PIBIC - UNILA; (Orientador);

Luiz Gustavo Barros Basilio

VOZES LGBTI+ NA MUSICA POPULAR BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO VOCAL DE CANTORES LGBTI+ A PARTIR DO LANÇAMENTO DOS EP?S ?CRU? E ?OPEN BAR? NO ANO DE 2015; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Adriano Mendes Brito dos Santos

Canto e performance em Elza Soares; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Adrielly Oissa

Estudo do comportamento vocal no canto do chamamé; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucaria; (Orientador);

Caroline Ramalho de Almeida

Curso Preparatório de Canto; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Unila; (Orientador);

Adrielly Oissa

Curso Preparatório de Canto; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Luiz Gustavo Barros Basilio

Curso Preparatório de Canto; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Unila; (Orientador);

Viviana Jaramillo Carolina Alemán

ROL ESTÉTICO Y ROL ÉTICO DEL REPERTORIO EN LOS SISTEMAS DE ORQUESTAS: EL CASO DEL SISTEMA DE ORQUESTAS INFANTILES Y JUVENILES DE JUJUY ? SOJ; 2018; Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Pró-Reitoria de Pós-Graduação - UNILA; Orientador: Analía Chernavsky;

Jennifer Sofía Mideros Valencia

Trascender las fronteras de la voz; Nuevas sonoridades y usos no convencionales de la voz en la interpretación de canciones latinoamericanas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Analía Chernavsky;

Rosana Riveros Velázquez

El canto con caja en el noroeste argentino; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Analía Chernavsky;

Luiz Gustavo Barros Basilio

Mapeamento e sistematização de elementos técnicos e estilísticos de guarânias e canções sertanejas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PIBIC - UNILA; Orientador: Analía Chernavsky;

Diego Ortega Gomez

?Repensando a teoria da territorialização dos gêneros musicais a partir de um gênero de fronteira: a guarânia?; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Analía Chernavsky;

Pedro Victor Placides Machado Silva

?Colecionando referências para o estudo da música produzida nas missões jesuíticas da região dos Sete Povos das Missões?; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila; Orientador: Analía Chernavsky;

Ariana Mara da Silva

?Os comos e porquês das adaptações temáticas e línguísticas realizadas no processo de expansão das guarânias e chamamés para o interior das fronteiras brasileiras?; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Analía Chernavsky;

Ligia Emanuély Canhete

Correpetição para aulas de canto; 2015; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila; Orientador: Analía Chernavsky;

Andressa Jacinto Castilho

Correpetição para aulas de canto; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila; Orientador: Analía Chernavsky;

Guilherme Felipe Baldovino

?O papel do pianista no Grupo Coral Unila?; 2013; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila; Orientador: Analía Chernavsky;

Anne Maryse do Lago Mendoza

?O papel do preparador vocal no Grupo Coral Unila?; 2013; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Unila; Orientador: Analía Chernavsky;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Clementina Pereira Cunha

Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em história) - universidade estadual de campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Clementina Pereira Cunha;

José Roberto Zan

Em busca da alma de uma nação: um estudo comparativo entre os nacionalismos musicais brasileiro e espanhol a partir das trajetórias de das obras de Heitor villa-Lobos e Manuel De Falla; ; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Roberto Zan;

Sidney Chalhoub

Martins Pena e a mania de ópera no Rio de Janeiro do século XIX; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Sidney Chalhoub;

Silvia Hunold Lara

Cultura popular: um problema histórico e seus desafios; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Hunold Lara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. . Sonidos del salón: un repertorio desconocido en el Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. Boletín. Música , v. 29, p. 21-33, 2011.

  • DAVIS, D. ; CHERNAVSKY, A. ; ROSSI, G. P. . Guía a la Colección Estrada del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. Cuadernos del Seminario Nacional de Música en la Nueva España y el México Independiente , v. 4, p. ---, 2010.

  • CHERNAVSKY, A. . Problemas da biografia: a construção da memória villalobiana. Resgate (UNICAMP) , v. 17, p. 33-44, 2009.

  • ENRÍQUEZ, L. ; DAVIS, D. ; CHERNAVSKY, A. . Catálogo de obras de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. Vol. II. 1. ed. Cidade do México: Editora do Instituto de Investigaciones Estéticas de la UNAM, 2015. v. 1. 540p .

  • ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero ; DAVIS, D. E. ; CHERNAVSKY, A. . Catálogo de obras de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. 1. ed. México, DF: Editora de la UNAM, 2014. v. I. 183p .

  • CHERNAVSKY, A. . The ?Dança da Terra Issue? (1943): Heitor Villa‑Lobos and the Vargas Dictatorship. In: BUCH, Esteban; CONTRERAS, Igor; SILVA, Manuel Deniz. (Org.). Composing for the State. 1ed.Farnham: Ashgate Publishing Company, 2016, v. 1, p. 1-19.

  • CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. . Particularidades de un repertorio doméstico y catedralicio. Los valses de óperas del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. In: Enríquez, L.; Davies, D. E.. (Org.). Conformación y retórica de los repertorios musicales catedralicios en la Nueva España. 1ed.Cidade do México: Editora do Instituto de Investigaciones Estéticas de la UNAM, 2016, v. 1, p. 155-171.

  • CHERNAVSKY, A. ; ROSSI, G. P. ; REZENDE, G. L. . El proyecto Musicat-Adabi. In: ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero; DAVIS, Drew Edward; CHERNAVSKY, Analía. (Org.). Catálogo de obras de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. 1ed.México, DF: Editora de la UNAM, 2014, v. I, p. 43-54.

  • REZENDE, G. L. ; CHERNAVSKY, A. . De música y civilización en el México decimonónico: comentarios sobre una Colección de bailes de sala. In: ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero. (Org.). De música y cultura en la Nueva España y el México Independiente: testimonios de innovación y pervivencia. 1ed.México, DF: Editora de la UNAM, 2014, v. 1, p. 1-123.

  • CHERNAVSKY, A. ; ROSSI, G. P. ; REZENDE, G. L. . El repertorio de música del ACCMM. In: ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero; DAVIS, Drew Edward; CHERNAVSKY, Analía. (Org.). Catálogo de obras de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. 1ed.México, DF: Editora de la UNAM, 2014, v. I, p. 57-62.

  • CHERNAVSKY, A. ; PORZIO ZAVALA, I. . Notas sobre ?Calabacitas tiernas?, de Tin Tán. Revista Peabiru, 19 mar. 2013.

  • CHERNAVSKY, A. . Uma aproximação à identidade vocal do gênero guarânia a partir de seis interpretações de Índia, de José Asunción Flores. In: XXVII CONGRESSO DA ANPPOM, 2017, Campinas. ANAIS DO XXVII CONGRESSO DA ANPPOM, 2017.

  • CHERNAVSKY, A. . A performance vocal na canção urbana latino-americana: proposta de estudo a partir das experiências do tango, samba e guarânia. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015, Vitória. Anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015. p. 1-7.

  • CHERNAVSKY, A. . A definição dos cantares do tango e da guarânia: dois gêneros, ao mesmo tempo, fronteiriços e nacionais. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013, Natal/RN. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013.

  • CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Construindo e reconstruindo a memória musical da Catedral Metropolitana do México. In: VI Seminário Nacional do Centro de Memória ?Memória e Patrimônio?, 2009, Campinas. Anais. Memória e Patrimônio, 2009. v. 6.

  • CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Los papeles de música del archivo del cabildo de la Catedral Metropolitana de México: un acercamiento a la organización e a las características del repertorio. In: Sexta Semana de la Música y la Musicología, 2009, Buenos Aires. Actas de la Sexta Semana de la Música y la Musicología. Buenos Aires, 2009.

  • CHERNAVSKY, A. ; ROSSI, G. P. . El archivo de música del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: conformación física e histórica del acervo. In: Tercer Encuentro de Archivos del Distrito Federal, 2009, Cidade do México. Memorial del Tercer Encuentro de Archivos del Distrito Federal - "Principios archivísticos y tecnología de la información". Cidade do México, 2009.

  • CHERNAVSKY, A. . Villa-Lobos e a crítica musical espanhola: dois textos de Adolfo Salazar. In: Simpósio Internacional Villa-Lobos, 2009, São Paulo. Anais do Simpósio Internacional Villa-Lobos, 2009.

  • CHERNAVSKY, A. . O nacionalismo musical e a necessidade de formação do público. In: XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPPOM), 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação, 2008.

  • CHERNAVSKY, A. . Aspectos do nacionalismo musical: os casos do Brasil e da Espanha. In: Simpemus 4 ? Simposio de Pesquisa em Música 2007, 2007, Curitiba. Anais do Simpemus 4 ? Simposio de Pesquisa em Música 2007. Curitiba: Editora Deartes/Universidade Federal do Paraná, 2007.

  • CHERNAVSKY, A. . Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos. In: Encontro Regional da ANPUH, 2004, Campinas. Anais do XVII Encontro Regional de História, 2004.

  • CHERNAVSKY, A. . A construção da memória de um lugar privilegiado da memória da música novo-hispana. Estórias sobre o arquivo de música do Cabido Catedral Metropolitano do México. In: I Encontro Ibero-americano de jóvens musicólogos: por uma musicologia criativa, 2012, Lisboa. I Encontro Ibero-americano de jóvens musicólogos - resumo, 2012.

  • CHERNAVSKY, A. . Particularidades de un repertorio doméstico y catedralicio. Los valses de óperas del Archivo del Cabildo Catedral de México. In: X Congresso IASPM América Latina, 2012, Córdoba. Actas del X Congreso de la IASPM América Latina, 2012.

  • CHERNAVSKY, A. . Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. In: V Seminario Memória Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento, 2007, Campinas. Anais del V Seminario Memória Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento, 2007.

  • CHERNAVSKY, A. . O ensino musical no Brasil e a integração latinoamericana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHERNAVSKY, A. . Música, disciplina e civismo: elementos para entender as relações entre Villa-Lobos e o governo Vargas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHERNAVSKY, A. . Aspectos do cantar de guarânias e chamamés: gêneros musicais de fronteira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHERNAVSKY, A. . A construção da memória de um lugar privilegiado da memória da música novo-hispana. Estórias sobre o arquivo de música do Cabido Catedral Metropolitano do México. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHERNAVSKY, Analía . Particularidades de un repertorio doméstico y catedralicio. Los valses de óperas del Archivo del Cabildo Catedral de México. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHERNAVSKY, Analía ; PORZIO ZAVALA, I. . Música popular afro-latino-americana: samba e candombe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. . Villa-Lobos e o choro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHERNAVSKY, A. . A construção dos mitos e heróis do Brasil nos hinos esquecidos da Biblioteca Nacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHERNAVSKY, A. . O outro na obra de Villa-Lobos e Manuel de Falla. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHERNAVSKY, A. ; ROSSI, G. P. . Avances y resultados preliminares de la catalogación del Archivo de Música del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHERNAVSKY, A. ; ROSSI, G. P. . La independencia en los papeles de música del Archivo del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHERNAVSKY, A. ; ROSSI, G. P. . El archivo de música del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: conformación física e histórica del acervo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Construindo e reconstruindo a memória musical da Catedral Metropolitana do México. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Los papeles de música del archivo del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: un acercamiento a la organización y a las características del repertorio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHERNAVSKY, A. . Villa-Lobos e a crítica musical espanhola: dois textos de Adolfo Salazar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHERNAVSKY, A. . Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHERNAVSKY, A. . Problemas da biografia: a construção do mito villalobiano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CHERNAVSKY, A. . Aspectos do nacionalismo musical: os casos do Brasil e da Espanha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHERNAVSKY, A. . Um maestro no gabinete: música e política no tempo de Villa-Lobos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CHERNAVSKY, A. . A construção dos mitos e heróis do Brasil nos hinos esquecidos da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional - Ministério da Cultura, 2009 (Monografia).

  • ENRÍQUEZ, L. ; DAVIS, D. ; CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; ROSSI, G. P. . Catálogo de papeles y libros de música del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México 2009 (catálogo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHERNAVSKY, A. ; MOREIRA, M. B. C. . Música popular y música culta: intersecciones en la creación, práctica y repertorio. 2018. .

CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; MARTINEZ, P. . Oficina sobre valsas-canção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, L. S. ; CHERNAVSKY, A. ; PINTO, G. H. ; POMME, V. ; MENDOZA, A. M. L. ; BALDOVINO, G. F. M. ; MONTENEGRO, T. . Apresentação do Grupo Vocal Todocanto no 34.o Seurs - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2016. Interpretação.

CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; LOPES, A. A. ; MOREIRA, M. B. C. ; PEREYRA, S. . Em tempo de valsa. 2015. Interpretação.

CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; LOPES, A. A. ; MOREIRA, M. B. C. ; MARTINEZ, P. . Em tempo de valsa. 2015. Interpretação.

Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila no Centro Cultural Unila-Caixa. 2013. Interpretação.

Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila no evento Unila-Caixa no Cidade Nova. 2013. Interpretação.

Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila no 2º Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras. 2013. Interpretação.

Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila no 2º Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras. 2013. Interpretação.

Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila na Solenidade de transmissão do cargo de Reitor da Unila. 2013. Interpretação.

Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila na II Jornada Intercultural de la Lengua Española. 2013. Interpretação.

Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila na XII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes das Procuradorias Federais. 2013. Interpretação.

CHERNAVSKY, A. ; LOPES, A. A. ; PORZIO ZAVALA, I. ; REZENDE, G. L. . Apresentação musical na 9.a Feira Internacional do Livro de Foz do Igauçu. 2013. Interpretação.

CHERNAVSKY, A. ; PORZIO ZAVALA, I. . Apresentação de repertório musical latino-americano na I Jornada Intercultural da Língua Espanhola. 2012. Interpretação.

Grupo Coral Unila ; CHERNAVSKY, A. . Apresentação do Grupo Coral Unila na II Semana da Consciência Negra e Diversidade Cultural da Unila. 2012. Interpretação.

CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; Rafael dos Santos ; Almir Côrtes ; Leandro Barsalini . Influência do jazz. 2011. Interpretação.

CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; Marcelo Onofri ; Leandro Barsalini ; Edu Guimarães . Café e cafetín. 2010. Interpretação.

CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; SANTOS, A. . Brasil en directo. 2006. Interpretação.

MACHADO, R. ; CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. L. ; BORDINHON, A. ; CUNHA, H. ; MONTORFANO, R. ; SILVA, R. . Vanguarda paulistana & Clube da Esquina. 2003. Interpretação.

MACHADO, R. ; CHERNAVSKY, A. ; ZAMITH, C. ; GUSTAVO, L. ; BARSALINI, L. . Samba canção e Bossa nova. 2002. Interpretação.

CHERNAVSKY, A. ; SOUZA, S. P. ; TOLEDO, M. ; FERRAZ, S. ; BETINHO, ; AMORIM, D. . Palavra de Mulher. 2000. Interpretação.

NOGUEIRA, V. ; VIANA, W. P. ; CHERNAVSKY, Analía ; GRUPO CORAL . CD do Coral Unicamp Grupo Ziper na Boca 'Zíper 15 anos'. 2000. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Entre tangos, sambas e guarânias: um estudo sobre o comportamento vocal na canção urbana latino-americana, Descrição: O projeto propõe um estudo a respeito dos padrões de comportamento vocal utilizados no canto de alguns dos principais gêneros de música popular urbana dos países da América Latina. Um primeiro esforço consiste no mapeamento dos recursos técnicos e estilísticos utilizados nas formas de cantar consagradas como ?tradicionais? desses gêneros. Além de ampliar o conhecimento sobre a música popular latino-americana de modo geral, os resultados do estudo poderão servir de material de apoio à atividade didática do canto popular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Analía Chernavsky - Coordenador / Luiz Gustavo Barros Basilio - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2016

    Música, sociedad y cultura en la Nueva España y el México Independiente, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2012 - Atual

    Uma proposta para o estudo do idiomatismo vocal dos gêneros musicais de fronteira. Os casos da guarânia e do chamamé, Descrição: O projeto propõe a realização de uma análise do idiomatismo vocal utilizado pelos intérpretes de guarânias e chamamés no período que vai do momento em que cada um destes gêneros alcança a sua forma canônica até o primeiro momento de expansão para além da zona fronteiriça. Seguindo os procedimentos adotados pelo método de ?escuta de época? realizar-se-á um mapeamento das diferentes condutas e expressões vocais dos artistas (os que acabam por configurar o idiomatismo vocal próprio) que, naquele momento de ?canonização?, tiveram participação de destaque no processo de industrialização desses gêneros. A partir da identificação desses parâmetros vocais ?fundacionais?, pretende-se refletir a respeito daqueles elementos que acabaram sendo ?escolhidos? para definir o modelo de interpretação e conduta vocal do cantar de cada um desses gêneros e compreender em que medida as fronteiras afetaram ou não esses modelos de conduta vocal.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Analía Chernavsky - Coordenador / Irene Porzio Zavala - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Outra., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - Atual

    A música nas missões jesuíticas da região dos Sete Povos das Missões, Descrição: O projeto propõe a realização de um mapeamento e sistematização de fontes para o estudo da música na região das missões jesuíticas instaladas durante os séculos XVI, XVII e XVIII em território ocupado pelos povos de cultura guarani, com ênfase na região dos Sete Povos das Missões. O trabalho se divide em duas grandes frentes: por um lado, um levantamento exaustivo da bibliografia dedicada especificamente a essa música e de outras fontes bibliográficas, como crônicas, relatos de viagens, métodos etc. que, embora não tenham a música como tema principal, possam conter informações relevantes para o seu estudo; por outro, a pesquisa direta de fontes primárias, como documentos, partituras musicais, etc. em arquivos de igrejas ou outros arquivos de fontes da época colonial, fontes que serão inventariadas e preparadas para um posterior processo de catalogação.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Analía Chernavsky - Coordenador / Juliane Larsen - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Outra.

  • 2009 - 2011

    El ritual sonoro catedralicio. Una aproximación multidisciplinaria a la música de las catedrales novohispanas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2010

    Hinos cívicos esquecidos: um estudo da construção dos heróis do Brasil nos anos de transição do império para a república através das partituras da Biblioteca Nacional, Descrição: Este projeto apresenta a proposta de um estudo comparativo que enfoca, por um lado, os hinos cívicos e as canções patrióticas produzidos nos últimos anos do império e, por outro, um repertório semelhante, porém, produzido nos primeiros anos da república. As partituras utilizadas neste trabalho pertencem exclusivamente ao acervo da Biblioteca Nacional e, em grande parte, à riquíssima Coleção Teresa Cristina Maria. A análise cuidadosa desses dois conjuntos de obras musicais, com o auxílio de fontes complementares ? como artigos de periódicos e crônicas da época ? nos oferecerá um novo caminho para entender as continuidades e rupturas entre os ícones do império e os ícones da república do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2008 - Atual

    Catálogo de los papeles y libros de música del archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México Proyecto Musicat- ADABI, Descrição: En el marco del proyecto Musicat, bajo los auspicios de la Universidad Nacional Autónoma de México y con el consentimiento de las autoridades catedralicias, en 2004 se efectuó la limpieza, estabilización e inventario de los libros y papeles de música del archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de la Ciudad de México. En 2006, ADABI (Apoyo al Desarrollo de Archivos y Bibliotecas de México, A. C.) patrocinó el proyecto de catalogación mediante un donativo a la UNAM. El diseño de la ficha catalográfica y la metodología empleada siguen los estándares internacionales establecidos por RISM (Répertoire International des Sources Musicales) España. Los 4500 registros contenidos en la base de datos dan una visión inédita de este acervo en tanto que abarca desde repertorio polifónico hasta bailes de salón, fragmentos de ópera y métodos de estudio. El trabajo de catalogación ha incluido numerosas reintegraciones de obras dispersas así como la conformación de colecciones facticias, todo ello resultante de una valoración adecuada a cada género representado en la colección. Los registros han visto la luz pública en este portal en forma gradual. El primer bloque de registros lo constituyó el llamado ?Fondo Estrada? que incluye la digitalización de la colección completa y los íncipit musicales correspondientes a cada registro. Posteriormente, se agregaron el resto de los villancicos y cantadas del acervo. Seguirán los juegos de vísperas y las antífonas, salmos, cánticos y versos instrumentales. Se estima que en 2014 estará a disposición del público interesado el primer volumen del catálogo impreso, dedicado a cantadas y villancicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana. , Av. Tancredo Neves, 6731, bloco 4, Parque Tecnológico de Itaipu, 85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil, Telefone: (45) 35767307

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2009

    UNAM- Instituto de Investigaciones Estéticas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Investigador

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral da Editora Universitária, Carga horária: 12

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de pesquisa, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2012

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Canto I, Canto II, Canto suplementar I, Canto suplementar II, Laboratório de execução instrumental, Prática de conjunto, Tópicos especiais em música: música e nacionalismos

  • 2008 - Atual

    Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projeto de catalogação

    Outras informações:
    Co-responsável do projeto de catalogação do acervo de papéis de música do Arquivo do Cabido-Catedral Metropolitano do México dentro do marco do projeto Musicat, do Instituto de Investigaciones Estéticas da Universidade Nacional Autónoma do México.

  • 2008 - Atual

    Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

  • 2008 - 2008

    Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Musicóloga investigadora

    Outras informações:
    Musicóloga-investigadora do acervo de papéis de música do Arquivo do Cabido-Catedral Metropolitano do México

    Atividades

    • 02/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM, .,Linhas de pesquisa

    • 11/2008

      Direção e administração, Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM, .,Cargo ou função, Co-responsável do projeto Musicat-Adabi de catalogação do acervo de papéis de música do Arquivo do Cabido-Catedral Metropolitano do México.

    • 08/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2010 - 02/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Proyecto Musicat / Instituto de Investigaciones Estéticas - UNAM, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Carga horária: 12

    Atividades

    • 04/2010 - 10/2011

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação musical: classicismo e romantismo, Apreciação musical: contemporânea e brasileira, Apreciação musical: da Antiguidade ao Barroco, Práticas pedagógicas em instrumento de teclado

  • 2007 - 2007

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: PED B, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ensino de graduação. Disciplina ministrada: História e Linguagens da música popular I

  • 1998 - 2007

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Corretora de vestibular

    Outras informações:
    Corretora da Prova de História do Vestibular Nacional da Unicamp - 1.a e 2.a fases

  • 2004 - 2005

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: bolsista de apoio tecnico, Enquadramento Funcional: Catalogadora de acervo musical, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Catalogação de acervo musical em formato MARC no CDMC / UNICAMP

    Atividades

    • 04/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1998 - 11/2007

      Outras atividades técnico-científicas , COMVEST, COMVEST.,Atividade realizada, Corretora da Prova de História do Vestibular Nacional da Unicamp (1.a e 2.a fases).

    • 03/2007 - 07/2007

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e linguagens da música popular I

    • 07/2004 - 03/2005

      Serviços técnicos especializados , CDMC - Centro de Documentação em Música Contemporânea, .,Serviço realizado, Catalogação de acervo musical em formato MARC.

  • 2009 - 2010

    Fundação Biblioteca Nacional

    Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Atividades

    • 09/2009 - 08/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Coordenadoria de Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2008

    Center Cultura - Instituto de Idiomas

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2007 - 01/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Espanhol

    • 02/2005 - 10/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Espanhol

  • 2004 - 2005

    Prêt-à-Parler Idiomas

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/2004 - 01/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Espanhol