Jefferson Cano

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas e professor do Departamento de Teoria Literária da mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: romantismo, política e cultura, literatura e imprensa, escravidão e abolição.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

1994 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: O fardo dos homens de letras: o orbe literário e a construção do império brasileiro
Izabel Andrade Marson. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: romantismo; identidade nacional; política e cultura.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.

Mestrado em História

1992 - 1994

Universidade Estadual de Campinas
Título: Escravidão, alforrias e projetos políticos na imprensa de Campinas, 1870-1889,Ano de Obtenção: 1994
Izabel Andrade Marson.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: alforrias; abolição; escravidão; imprensa; liberalismo; paternalismo. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.

Graduação em História

1988 - 1991

Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2002 - 2006

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Historiografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: historiografia literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CANO, Jefferson . III Seminário DImensões da Política na História: culturas políticas, redes sociais e relações de poder. 2010. (Congresso).

CANO, Jefferson . Colóquio Vieira & Machado. 2008. (Congresso).

CANO, Jefferson . II Seminário Dimensões da Política na História: A Política das Letras. 2008. (Congresso).

CANO, Jefferson . I Seminário Dimensões da Política na História: Estado, Nação, Império. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV SELIT.Abordagens machadianas. 2018. (Seminário).

III SELIT - Do direito à literatura ás funções da literatura: perspectivas de abordagem no atual contexto.O império da ficção: história, poder e representação no Brasil do século XIX. 2016. (Seminário).

III SELIT - Do direito à literatura ás funções da literatura: perspectivas de abordagem no atual contexto.Literatura Brasileira no século XIX. 2016. (Seminário).

III Escola de Primavera dos Intérpretes do Brasil.Euclides da Cunha: uma interpretação positivista invadida pela dialética da história. 2015. (Seminário).

V Seminário dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguísticatica.Olhares sobre a história da literatura. 2015. (Seminário).

VII Simpósio Nacional de História Cultural.Literatura e política na imprensa do Rio de Janeiro no final do século XIX. 2014. (Simpósio).

XX Seminário de Teses em Andamento.XX Seminário de Teses em Andamento. 2014. (Seminário).

10º SePeG - Seminário de Pesquisas da Graduação do IEL.10º SePeG - Seminário de Pesquisas da Graduação do IEL. 2013. (Seminário).

V Seminário de História Social.Esperando Zola: o romance naturalista e sua recepção na imprensa do Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).

V Seminário de História Social.Literatura e imprensa no século XIX. 2013. (Oficina).

XIX SETA - Seminário de Teses em Andamento.XIX SETA - Seminário de Teses em Andamento. 2013. (Seminário).

IV Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura / XIII Seminário de Estudos Literários:. Nós e os outros no espelho da crônica. 2012. (Congresso).

IV Seminário de História Social.Nação e ficção no Brasil do século XIX. 2012. (Seminário).

III Seminário Dimensões da Política na História.A revolução, entre a razão e a fúria: retórica política e identidades partidárias no Rio de Janeiro regencial. 2010. (Seminário).

V Simpósio Nacional de História Cultural.Dom Casmurro: memória, narrativa e hierarquia social. 2010. (Simpósio).

Literaturas e Escritas da Imprensa, Brasil-França (1800-1930).Imprensa, sujeiros e saberes. 2009. (Encontro).

XV SETA - Seminário de Teses em Andamento.Literatura e crítica social. 2009. (Seminário).

XV SETA - Seminário de Teses em Andamento.Literatura e Ditadura. 2009. (Seminário).

XXV Simpósio Nacional de História.Linguagens e identidades políticas no Rio de Janeiro regencial. 2009. (Simpósio).

5º SePeG - Seminário de Pesquisas da Graduação.Clarice Lispector, Patrícia Galvão e suas páginas femininas. 2008. (Seminário).

Colóquiop Vieira & Machado.Um falar e dois entenderes: Machado, romance e história. 2008. (Seminário).

II Seminário Dimensões da Política na História: A Política das Letras.Política e Literatura na Imprensa do Século XIX. 2008. (Seminário).

XI Congresso Internacional da Abralic: Tessituras, Interações, Convergências. Araújo Porto Alegre e a introdução do romantismo no Brasil. 2008. (Congresso).

XIX Encontro Regional de História.O tráfico ilegal de africanos e a construção das identidades políticas no Brasil Império. 2008. (Encontro).

I Seminário Dimensões da Política na História.Política e Instituições. 2007. (Seminário).

XIII Seminário de Teses em Andamento.XIII Seminário de Teses em Andamento. 2007. (Seminário).

XXIV Simpósio Nacional de História.José de Alencar e a invenção do sertão na imprensa da Corte. 2007. (Simpósio).

III Simpósio Nacional de História Cultural.O pícaro e o industrioso: literatura e tensões sociais no Rio de Janeiro do século XIX. 2006. (Simpósio).

XII SETA - Seminário de Teses em Andamento.O que dizer da linguagem para além das nossas disciplinas. 2006. (Seminário).

II Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem.Folhetim: literatura e imprensa na conformação da esfera pública no Rio de Janeiro do século XIX. 2005. (Seminário).

XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.Antilusitanismo e partidos na política imperial. 2005. (Simpósio).

XVII Encontro Regional de História - O Lugar da História.Romantismo literário e construção do Estado imperial. 2004. (Simpósio).

Seminário História e Crônica.Justiniano José da Rocha, cronista do desengano. 2001. (Seminário).

XIV Encontro do Núcleo Regional da ANPUH - Sujeito na História: Práticas e Representações.História, poesia e poder na república das letras. 1998. (Simpósio).

XIV Encontro do Núcleo Regional da ANPUH - Sujeito na História: Práticas e Representações.As metamorfoses do herói: sujeito e narrativa histórica no romantismo brasileiro. 1998. (Simpósio).

XIX Simpósio Nacional de História.A política da liberdade no império dos senhores. 1997. (Simpósio).

Seminários Interdisciplinaresdo Grupo de Estudos Regionais.Através do espelho: o abolicionismo dos senhores de escravos e os significados da liberdade (Campinas, 1871-1888). 1996. (Seminário).

XVIII Simpósio Nacional de História - História e Identidades.A história da abolição e a identidade abolicionista: aproximações transatlânticas. 1995. (Simpósio).

XVIII Simpósio Nacional de História - História e Identidades.As alforrias no direito brasileiro do século XIX. 1995. (Simpósio).

XII Encontro Regional de História - Cultura, Memória e Poder.Machado de Assis, Historiador. 1994. (Simpósio).

XII Encontro Regional de História - Cultura, Memória e Poder.Joaquim Nabuco e a Abolição: a memória como projeto. 1994. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Walquiria de Rezende Tofanelli Alves

RODRIGUES, A. C.; MARSON, I. A.;CANO, Jefferson. Expectativas para a nação portuguesa no contexto da independência: o projeto de Joaquim José da Silva Maia (1821-1823). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz Gabrielli

CANO, Jefferson; Granja, L.; ABREU, M. A.. Criticar já é distinguir: a avaliação de romances em periódicos franceses do século XIX (1836-1850). 2018. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nina Borges Amaral

CANO, Jefferson; BUENO, L.; AMOROSO, M. Betânia. Muito longe, no outro mundo: a invenção de Goiás em Ermos e Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Caique Franchetto

HARDMAN, F. F.;CANO, J.; CERASOLI, J. F.. As repúblicas românticas: práticas e instituições da cultura letrada paulista no século XIX. 2018. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Larissa de Assumpção

CANO, Jefferson; ABREU, M. A.; GOMIDE, B. B.. Em meio a cartas e bibliotecas: a presença de romances no Brasil e na Rússia no século XIX. 2018. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Larissa Alves Mundim

RAMOS, A. F. C.CANO, Jefferson; PIROLA, R. F.. Nos labirintos de Clio: política, indianismo e história na poesia de Machado de Assis. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Laureto Hora

MARQUES, W. J.; ROCHA, R. C.;CANO, Jefferson. Leitrura dos primeiros contos der Machado de Assis no Jornal das Famílias. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Eduarda Rita Nicolleti Camargo

MARQUES, W. J.;CANO, Jefferson; SANTINI, J.. Diálogos entre dois contos machadianos: leituras de "O segredo de Augusta" e "Uma senhora". 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Gabriela de Oliveira Nery Costa

BOTELHO, D.; TOLEDO, E.;CANO, Jefferson. A literatura interessada e a sociedade brasileira sob o olhar de Graciliano Ramos (1937-1945). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Vinícius Santos de Souza

MELO, A. C. B.; VALLE NETO, J. S.;CANO, Jefferson. O Ateneu e o naturalismo: convergências e rupturas. 2016. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: bruna da silva nunes

CANO, Jefferson; SANSEVERINO, A. M. V.; ZILBERMAN, R.; FIGUEIREDO, J. B.. Costurando as páginas dos jornais: moda e vestuário no conto machadiano. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ma Lin

CANO, Jefferson; LOPES, M. A.; FERNANDES, C. R. D.. A formação da mulher em "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres". 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Morais Belo

CANO, Jefferson; LOPES, M. A.; NERY, A. A.. Uma casa que se escreve na paisagem: Paisagem com mulher e mar ao fundo, de Teolinda Gersão. 2015. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maíra Guimarães Paschoal

DECCA, E.; BRESCIANI, M. S. M.;CANO, Jefferson. Entre utopia e história: o ensaio na escrita da história do Brasil, 1830-1850. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fan Xing

CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.; BERGAMO, E. A.. Tocaia Grande: romance-síntese de Jorge Amado. 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Laura Donegá

CANO, Jefferson; ABREU, M. A.. Publicar ficção em meados do século XIX: um estudo das revistas femininas editadas pelos irmãos Laemmert. 2013. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rodrigo do Prado Bittencourt

CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.; YOKOZAWA, S. F. C.. Lina e o poder do erro: ensinamentos de uma personagem de João Guimarães Rosa. 2013. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ronice Kelmis de Oliveira da Silva

Granja, L.;CANO, Jefferson; TONETTO, D.. ?As flores animadas? em O Parahyba: características do suporte e suas significações no folhetim brasileiro do século XIX. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luciana Uhren Meira Silva

OLIVEIRA, M. R. D.; BASTAZIN, V. L.;CANO, Jefferson. "O Mulato" de Aluísio Azevedo e o diálogo com as crônicas jornalísticas: afinidades e rupturas como o legado naturalista. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniele Maria Megid

CANO, JeffersonCHALHOUB, S.; SILVEIRA, D. M.. À roda de Brás Cubas: literatura, ciência e personagens femininas em Machado de Assis. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucinéia Alves dos Santos

CANO, Jefferson; ABREU, M. A.; PORTO, A. G.. Motta Coqueiro, a fera de Macabu: literatura e imprensa na obra de José do Patrocínio. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Débora Cristina Bondance Rocha

ABREU, M. A.;CANO, Jefferson; DENIPOTI, C. L.. Bibliotheca Nacional e Pública do Rio de Janeiro: um gabinete para leitores e leituras de romances (1833-1856). 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Raquel Barroso Silva

BARBOSA, S. M.; MARTINS, M. F. V.;CANO, Jefferson. Ecos fluminenses: França Júnior e sua produçõ letrada no Rio de Janeiro (1863-1890). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Douglas Ricardo Hermínio Reis

Granja, L.;CANO, Jefferson; Franco Jr., Arnaldo. A literatura no jornal: josé de Alencar e os folhetins de "Ao Correr da Pena" 91854-1855). 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lusirene Celestino França Ferreira

RODRIGUES, J. P. C. S.;CANO, Jefferson; ANDRADE, M. F. de. Nas asas da imprensa: a repercussão da abolição da escravatura na província do Ceará nos periódicos do Rio de Janeiro (1884-1885). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Rubiana de Souza Barreiros

ABREU, M. A.;CANO, Jefferson; SILVA, L. L. M.. A presença de romances na Revista Ilustrada. 2009. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcela Ferreira

CANO, Jefferson; Levin, O. M.; SIMOES JUNIOR, A. S.. As crônicas dialogadas de Figueiredo Coimbra (1866-1899); entre o jornalismo e o teatro. 2009. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberta Fabron Ramos

CANO, Jefferson; FARINACCIO, P; Boaventura, M. E.. "Feira das Quintas": crítica e polêmicas nas crônicas oswaldianas. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcella dos Santos Abreu

MARETTI, M. L. L.; ABREU, M. A.;CANO, Jefferson. Idéias nacionalistas vestidas e representadas nas crônicas da Revista Popular (1859-1862). 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leônidas Pellegrini

CANO, Jefferson; MARTINS, E. V.; DURÃO, F.A.. Álbum da Rapaziada: o humor obsceno de Francisco Muniz Barreto. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Seixas Ribeiro

CANO, Jefferson; VIDAL, P.; RABELO, A. de P.. Mistérios de Lygia Fagundes Telles: uma leitura sob a óptica do fantástico. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leandro Thomaz de Almeida

ABREU, M. A.;CANO, Jefferson; MARTINS, E. V.. Trajetórias da recepção crítica de Joaquim Manuel de Macedo. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Karoline Carula

CANO, J.; Ferreira, T. B.; Schiavinatto, I. L.. As Conferências Populares da Glória e as discussões do darwinismo na imprensa carioca (1873-1880). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Karen Fernanda Rodrigues de Souza

CANO, J.; LARA, S. H.; Granja, L.. As cores do traço: paternalismo, raça e identidade nacional na Semana Ilustrada (1860-1876). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Augusto de melo

CANO, J.; DANTAS, L. C.; MARETTI, M. L. L.. Cônego Fernandes Pinheiro (1825-1876): um crítico literário pioneiro do Romantismo no Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Magalhães da Silveira

CANO, J.CHALHOUB, S.; DUARTE, R. H.. Contos de Machado de Assis: leituras e leitores do Jornal das Famílias. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Rocha

MARTINS, E. V.; MARQUES, W. J.;CANO, Jefferson; LEONEL, M. C.; MARCHEZAN, L. G.. A caminho do romance: Machado de Assis e a formação da consciência literária. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Natália Gonçalves de Souza Santos

MARTINS, E. V.; MARQUES, W. J.;CANO, Jefferson; CUNHA, C. A.; CAMILO, V.. Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jefferson Cano

PECORA, A.;CANO, Jefferson; LOPES, M. A.; HANSEN, J. A.; SOUZA, A. P.. Autos do processo do Padre Antonio Vieira - elementos jurídicos e retóricos da defesa. 2018. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sidnei Xavier dos Santos

MARTINS, E. V.; GUIMARÃES, H. de S.;CANO, Jefferson; MARQUES, W. J.; PARREIRA, M. P.. A conquista da forma: o amadurecimento do conto no Brasil em Machado de Assis, Raul Pompeia e Lúcio de Mendonça.. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fan Xing

MELO, A. C. B.;CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.; CARDOSO, P. S.; HESS, B. H.. Criança isolada e ato de resistência: uma poética da infância em Infância de Graciliano Ramos. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João Fabio Bittencourt

BERRIEL, C. E. O.; VALLE NETO, J. S.;CANO, Jefferson; CHALMERS, V. M.; MORAES, M. A.. A vida literária no Brasil - época modernista: um projeto de Brito Broca e Alexandre Eulálio. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruna Grasiela da Silva Rondinelli

CANO, Jefferson; Levin, O. M.; FARIA, João Roberto Gomes de; MELLO, C. M. M.; RIAUDEL, M. R. J.. Lágrimas e mitos: traduções e apropriações do melodrama francês no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Katerine Iraci de Brito Sobrinha

CANO, Jefferson; HARDMAN, F. F.; Granja, L.; RICOTA, L.; CERQUEIRA, R. S.. O memorialismo no segundo império: tradição, retórica e moral nas vidas exemplares. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Clara Carolina Souza Santos

CANO, Jefferson; ABREU, M. A.; SCHAPOCHNIK, N.. Como ordenar romances? Circuito transnacional de livros a partir da Casa Garraux. Brasil - França, 1860-1900. 2016. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valéria Cristina Bezerra

ABREU, M. A.; MARTINS, E. V.; SOARES, M. V. N.; HEINEBERG, I.;CANO, Jefferson. Entre o nacional e o estrangeiro: José de Alencar e a constituição da literatura brasileira em cenário internacional. 2016. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renato Salgado de Melo Oliveira

LOPES, M. A.; FRANCHETTI, P.;CANO, Jefferson; FERNANDES, A. G.; VALENTIM, J.. Considerações sobre a narrativa histórica em "Mensagem" de Fernando Pessoa e "A vida de Nun'Álvares" de Oliveira Martins. 2016. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberta Teixeira Gonçalves

CANO, Jefferson; MARSON, I. A.; FREITAS NETO, J. A.; CAMILOTTI, V.; NAXARA, M.. Lembranças de uma guerra: apropriações políticas das memórias e histórias acerca da guerra cisplatina no século XIX. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Emilia Vasconcelos dos Santos

CANO, JeffersonCHALHOUB, S.; LARA, S. H.; FRAGA FILHO, W.; MACCORD, M.. Os significados do 13 de maio: a abolição e o imediato pós-abolição para os trabalhadores dos engenhos da zona da mata sul de Pernambuco (1884-1893). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Danielle Crepaldi Carvalho

CANO, Jefferson; GARATE, M. V.; Levin, O. M.; MORETTIN, E.; SA NETO, A. A. F.. Luz e sombra no écran: realidade, cinema e rua nas crônicas cariocas de 1894 a 1922. 2014. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claudinei Maria

CANO, Jefferson. Nos desvãos da escrita: a Bíblia nas narrativas de Brás Cubas, Bento Santiago e do Conselheiro Aires. 2013. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rodrigo Soares de Cerqueira

BERRIEL, C. E. O.; HARDMAN, F. F.;CANO, Jefferson. Educação pela máscara: literatura e ideologia burguesa no Brasil (1844-1856). 2013. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cássia Daiane Macedo da Silveira

CANO, J.; CUNHA, M. C. P.;CHALHOUB, S.; LUCA, T. R.; SCHIMIDT, B. B.. Tudo é novo sob o sol: modernidade e trocas literárias entre Rio de Janeiro e Porto Alegre nas primeiras décadas da República. 2013. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael da Cunha Scheffer

CANO, Jefferson; SLENES, R. W.; LIMA, R. C. X.; MAMIGONIAN, B. G.; MOTA, J. F.. Comércio de escravos do sul para o sudeste, 1850-1888: economias microrregionais, redes de negociantes e experiência cativa. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Maia de Queiroz

ABREU, M. A.; MARTINS, E. V.; LAJOLO, M. P.; SOARES, M. V. N.;CANO, Jefferson. Joaquim Manuel de Macedo: polígrafo das letras no II reinado. 2011. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Flávia Cernic Ramos

CANO, JeffersonCHALHOUB, S.; FRANCHETTI, P.;PEREIRA, L. A. M.; NEVES, M.S.. As máscaras de Lélio: ficção e realidade nas Balas de Eatalo de Machado de Assis.. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vanessa Cristina Monteiro

Levin, O. M.; GOMES; TORRES NETO, Walter Lima; FARIA, João Roberto Gomes de;CANO, Jefferson. Retemperando o drama. 2010. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Eduardo Moreira de Araújo

CANO, JeffersonCHALHOUB, S.; SLENES, R. W.; GUIMARAES, L. M. P.; GOMES, F. S.. Cárceres imperiais: a Casa de Correção do Rio de Janeiro, seus detentos e o sistema prisional do império, 1830-1861. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Magalhães da Silveira

CHALHOUB, S.CANO, Jefferson; MONTEIRO, P. M.;PEREIRA, L. A. M.; GUIMARÃES, H. de S.. Fábrica de contos: as mulheres diante do cientificismo em contos de Machado de Assis. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ricardo André Ferreira Martins

BERRIEL, C. E. O.;CANO, Jefferson; HARDMAN, F. F.; FREITAS, M. V.; CAIRO, L. R. V.. Atenienses e fluminenses: a invenção do cânone nacional. 2009. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Augusto de melo

CAIRO, L. R. V.;CANO, Jefferson; HARDMAN, F. F.; SCHAPOCHNIK, N.; GALLO, I. C. A.. A formação das histórias literárias no Brasil: as contribuições de Cônego Fernandes Pinheiro (1825-1876), Ferdinand Wolf (1796-1866) e Sotero dos Reis (1800-1871). 2009. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Uassyr de Siqueira

CANO, JeffersonCHALHOUB, S.; BATALHA, C. H. de M.; TOLEDO, E.; SILVA, F. T.. Entre sindicatos, clubes e botequins: identidades, associações e lazer dos trabalhadores paulistanos (1890-1920). 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cilene Margarete Pereira

BERRIEL, C. E. O.;CANO, JeffersonCHALHOUB, S.; AMOROSO, M. Betânia; PASSOS, G. P.. Jogos e cenas do casamento: construção e elaboração das personagens e do narrador machadianos em Contos Fluminenses e Histórias da Meia Noite. 2008. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Teixeira Souza

CHALHOUB, S.CANO, Jefferson; LARA, S. H.; ABREU, M. C.; GOUVEIA, M. F. S.. A Autoridade Municipal na Corte Imperial: enfrentamentos e negociações na regulação do comércio de gêneros (1840-1889). 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Lazzari

WEINSTEIN, B.; CEZAR, T. A. C.;CANO, J.CHALHOUB, S.; CUNHA, M. C. P.. Entre a grande e a pequena pátria: literatos, identidade gaúcha e nacionalidade (1860-1910). 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcus Vinicius Correa Carvalho

LARA, S. H.; MONTEIRO, P. M.; LOURENCO, F. A.;CANO, J.; SLENES, R. W.. Outros Lados. Sérgio Buarque de Holanda: crítica literária, história e política (1920-1940). 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Tereza Pereira Cardoso

GONCALVES, A. L.;CANO, J.; ALGRANTI, L. M.; WISSENBACH, M. C. C.; LARA, S. H.. Lei Branca e Justiça Negra: crimes de escravos na comarca do Rio das Mortes (Vilas Del-Rei, 1814-1852). 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruna Araujo Cunha

CANO, Jefferson; LOPES, M. A.; SISCAR, M. A.. Meu silêncio vai ser um poema: ruídos da lira paulistana no Estado Novo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Laura Donegá

ABREU, M. A.;CANO, Jefferson; PONCIONI, C.; TREVISAN, A.. O Brasil de Ferdinand Denis. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Isabella Cristina Stangherlin Santucci

CANO, Jefferson; COSTA, C. H.; LOSSO, E. G. B.. Contribuição para uma estética stendhaliana: transfiguração e imaginação nas Chroniques Italiennes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Abílio Pacheco de Souza

CANO, Jefferson; SILVA, M. S.; FRUNGILLO, M. L.. Matéria de escritor não experimentado durante os anos ditatoriais: narrativa de resistência/testemiunho e reflexões sobre escritura na obra de Benedicto Monteiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniele Maria Megid

RAMOS, A. F. C.CANO, JeffersonCHALHOUB, S.. Tão culpada como Capitu: ficção, uxoricídio e política de gênero no tempo de Dom Casmurro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fan Xing

MELO, A. C. B.;CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.. Criança isolada e ato de resistência: uma poética da infância em Infância de Graciliano Ramos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Clara Pivato Biajoli

DURÃO, F.A.;CANO, Jefferson; PASINI, L.. Desejo de Jane Austen: a transformação de Orgulho e Preconceito por continuações modernas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renato Salgado de Melo Oliveira

CANO, Jefferson; FRANCHETTI, P.; DIAS, S. O.. Tempo e história na poesia de Fernando Pessoa e na historiografia de Oliveira Martins. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valéria Cristina Bezerra

MARTINS, E. V.; ABREU, M. A.;CANO, Jefferson. José de Alencar e a tensão o nacional e o estrangeiro na constituição da literatura brasileira. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos André Ferreira

CANO, Jefferson; SILVA, M. S.; ALMEIDA, A. A.. O estado de exceção no Brasil e na Alemanha Oriental: representações da violência a serviço do poder em Caio Fernando Abreu e Thomas Brussig. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Flavia Armani Bueno

FRUNGILLO, M. L.;CANO, J.; LOPES, M. A.. A fisiognomia das cidades nas ficções de Miltom Hatoum e Chico Buarque. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Danielle Crepaldi Carvalho

CANO, Jefferson; Levin, O. M.; GARATE, M. V.. Luz e sombra no écran: realidade, cinema e rua nas cr^pnicas cariocas de 1894 a 1922. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberta Teixeira Gonçalves

MARSON, I. A.;CANO, J.; ALGRANTI, L. M.. Lembranças de uma guerra: a escrita acerca da Guerra Cisplatina - um debate entre memórias e histórias no século XIX. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Priscila Renata Gimenez

CANO, J.; Granja, L.; WIMMER, N.. Martins Pena: transferência cultural e edição. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cássia Daiane Macedo da Silveira

SILVA, F. T.;CHALHOUB, S.CANO, Jefferson. Modos de organização letrada na primeira república. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Danilo de Oliveira Nascimento

CANO, J.; FRUNGILLO, M. L.; SPERBER, S. F.. Representações da infância e da adolescência na república de Raul Pompéia. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lerice de Castro Garzoni

CANO, Jefferson; CUNHA, M. C. P.; Pereira, Cristiana S.. Por um público feminino: imprensa e gênero no início do século XX. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Flávia Cernic Ramos

CANO, JeffersonCHALHOUB, S.; FRANCHETTI, P.. As máscaras de Lélio: ficção e realidade nas Balas de Estalo de Machado de Assis. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Maia de Queiroz

ABREU, M. A.;CANO, Jefferson; MARTINS, E. V.. Macedo para além das mocinhas: um estudo de três romancesde crítica social e política. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Augusto de melo

CANO, Jefferson; HARDMAN, F. F.; PRADO, A. Arnoni. A formação das histórias literárias no Brasil: a contribuição de Cônego Fernandes Pinheiro (1825), Ferdinand Wolf (1796-1866) e Sotero dos Reis (1800-1871). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cilene Margarete Pereira

BERRIEL, C. E. O.;CHALHOUB, S.CANO, J.. Jogos e Cenas do Casamento: construção e elaboração das personagens e do narrador machadianos em Contos Fluminenses e Histórias da Meia-Noite. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristina Betioli Ribeiro

CANO, J.; DANTAS, L. C.; ABREU, M. A.. Um Norte para o Romance Brasileiro: Franklin Távora e os primeiros folcloristas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata Cristina Ling Chan

CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.; GODOI, R. C.. A memória coletiva em O morro dos ventos uivantes: reconstituições escritas e cinematográficas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cintia Lais Gonçalves

DURÃO, F.A.;CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.. Uma descrição do famoso reino de Macária: uma utopia pragmática nos anos de revolução. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João Guilherme Ladeira Viana

MELO, A. C. B.;CANO, Jefferson; NICODEMO, T. L.. Sobre a fala ordinária: estudo estilístico de Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mocambos.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Walquiria de Rezende Toffaneli Alves

MARSON, I. A.; RODRIGUES, A. C.;CANO, Jefferson. Expectativas para a nação portuguesa no contexto da independência: o projeto de Joaquim José da Silva Maia (1821-1824). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nina Borges Amaral

CANO, Jefferson; AMOROSO, M. Betânia; FREDERICO, E. Y.. Bernardo Élis entre realidade e ficção. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: William de Oliveira Tognolo

CANO, Jefferson; ABREU, M. A.; Ferreira, T. B.. Romances à venda: estudo de anúncios de leilões de livros no Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernando Pisoni Zanaga

BIRMAN, D.; HARDMAN, F. F.;CANO, Jefferson. Entre feiras e mafuás: Lima Barreto e as práticas sociais da classe trabalhadora no Rio de Janeiro no início do século XX. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Caique Franchetto

HARDMAN, F. F.;CANO, Jefferson; CERASOLI, J. F.. As repúblicas românticas: práticas, intenções e instituições da cultura lettrada na província paulista do século XIX. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Julio Antonio de Macedo Junior

CARNEIRO, A. S.;CANO, Jefferson; ALMEIDA, N. B.. Carolina Michaelis e as cantigas de amigo galego-portuguesas: nacionalidade, cultura popular e historiografia literária no século XIX. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maíra Guimarães Paschoal

CANO, Jefferson; DECCA, E.; BRESCIANI, M. S. M.. Entre utopia e história: o ensaio na escrita da história do Brasil, 1830-1850. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gabriela de Oliveira Nery

TOLEDO, E.;CANO, Jefferson; BOTELHO, D.. Sob o papel e tinta: as classes populares nos escritos de Graciliano Ramos durante o Estado Novo (1937-1945). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Katerine Iraci de Brito Sobrinha

PECORA, A.; HARDMAN, F. F.;CANO, Jefferson. O memorialismo no segundo império: tradição, retórica e moral nas vidas exemplares. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leonardo dela Coleta Baldi

CANO, Jefferson; Levin, O. M.; CATHARINA, P. P. G. F.. A figura feminina em Mocidade Morta, de Gonzaga Duque. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Dayana Façanha de Carvalho

CANO, Jefferson; SLENES, R. W.;CHALHOUB, S.. Literatura e política em José de Alencar: O Tronco do Ipê, de Sênio, e os debates em torno da emancipação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucas de Castro Lamônica

CANO, Jefferson; Levin, O. M.; AZEVEDO, S. M.. D. Juan de saias: "Filomen Borges", um romance entre a imprensa e a política. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Morais Belo

CANO, Jefferson; LOPES, M. A.; ALVES, I. M. S. F.. Pinceladas em movimento: a construção da paisagem em "Paisagem com mulher e mar ao fundo", de Teolinda Gersão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ma Lin

CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.; LOPES, M. A.. A formação da Mulher em "Uma aprendizagem, ou o livro dos prazeres". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Heloísa Malta Buttini

BIRMAN, D.; PALMA, D.;CANO, Jefferson. A fala e a escuta: um estudo sobre a representatividade feminina negra e indígena em quatro obras da literatura brasileira contemporânea.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Emily Giulia Baldo Petry

CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.; RODRIGUES, G. F.. Contos de fadas: uma discussão acerca de algumas tentativas de definição do gênero literário.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Gabriela Figueiredo Perez

SPERBER, S. F.; FRUNGILLO, M. L.;CANO, Jefferson. O universo de Harry Potter e a nova construção de arquétipos mágicos na literatura fantástica contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Maria Ferreira Côrtes

CANO, Jefferson; LOPES, M. A.; OLIVEIRA, T. M.. Secularização e cristianismo na ficção de José Saramago. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gustavo Souza Moraes

PECORA, A.;CANO, Jefferson. A Quatro Olhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernanda Garbelim de Oliveira

PECORA, A.;CANO, Jefferson. O gótico e a identidade feminina em Jane Eyre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Graciela Monteiro

CANO, Jefferson; LOPES, M. A.; NEVES, C. A.. O projeto de literatura e humanidades no colégio Pedro II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thamires Breda Costa

BIRMAN, D.;CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.. Performatividade de gênero e violência contra as mulheres em três contos de Claricde Lispector. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thaís Marques Soranzo

CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.; LIMA, E. L. A.. Uma tradução fiel para um marido ideal? Análise de duas traduções brasileiras da peça An Ideal Husband, de Oscar Wilde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Michelle Lopes Silva

CANO, Jefferson; SPERBER, S. F.; MIGUEL, A. D.. A liberdade em Joana de "Perto do coração selvagem", de Clarice Lispector. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jaqueline Borges de Queiroz

CANO, Jefferson; FRUNGILLO, M. L.; NOGUEIRA, F. B.. Engajamento literário: perspectiva de Noel, personagem escritor de Caminhos Cruzados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Petreca Marquezani

PORTO, A. G.; FRUNGILLO, M. L.;CANO, Jefferson. Narradores não confiáveis na prosa ficcional de Edgar Allan Poe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Guido Guimarães Santos

RAMOS, A. F. C.CANO, JeffersonCHALHOUB, S.. Literatura, imprensa e política: a publicação de "A Carteira de Meu Tio", de Joaquim Manuel de Macedo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Amanda Servidoni Jodas

CANO, Jefferson; LARA, S. H.;CHALHOUB, S.. A questão racial no romance O Mulato: uma análise sobre a obra de Aluísio Azevedo e sua relação com a imprensa da época. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Allan Cavalcanti de Moura

BATALHA, C. H. de M.;CANO, JeffersonCHALHOUB, S.. "Tiro de Guerra nº 35" e "Nacionalidade": Apontamentos para uma leitura de Brás, Bexiga e Barra Funda, de Antonio Alcântara Machado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nina Borges Amaral

CANO, J.; AMOROSO, M. Betânia; FRUNGILLO, M. L.. Leituras de Bernardo Élis: um estudo sobre a fortuna crítica bernardiana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gianne Ribeiro Pereira

CANO, Jefferson; BIRMAN, D.; RICOTA, L.. O índio, o malandro e o agregado: leituras do Brasil em Dois Irmãos, de Milton Hatoum. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Anita de Souza Lazarim

SILVA, F. T.;CANO, Jefferson; LARA, S. H.. Vadios, bêbados, fugidos e desordeiros: um estudo sobre a vigilância policial e a Casa de Detenção da Corte do Rio de Janeiro (1860-1880). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lígia Cristina Machado

CANO, Jefferson; ABREU, M. A.;CHALHOUB, S.. Relações transnacionais na Revista Popular (1859-1862). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kaoma Paiva

CANO, Jefferson; CARNEIRO, A. S.; PECORA, A.. Padre Antonio Vieira: aspectos da vida, obra e o tema da morte em seus três Sermões de Quarta-Feira de Cinzas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Priscila Salvaia

CANO, Jefferson; SLENES, R. W.;RAMOS, A. F. C.. O olhar retrospectivo de Machado de Assis em Esaú e Jacó: vivências e considerações acerca da monarquia e do republicanismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniel Essenine Tamakatsu Aranttes

CANO, Jefferson; ABREU, M. A.. Literatura e imprensa: a Revista Brasileira - quarta fase (1895-1896). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vivian Maciel Vico

CANO, Jefferson; HALL, M. M.; SILVA, F. T.. Entrelinhas: anistia e grande imprensa (revista Veja e jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, 1978-1979). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniele Megid

CHALHOUB, S.CANO, Jefferson; SLENES, R. W.. Mulheres de jornal: personagens femininas em romances-folhetins de Machado de Assis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Pâmela de Almeida Resende

CANO, Jefferson; HALL, M. M.; SILVA, F. T.. Liberdade Vigiada: os militares e os movimentos pela anistia (1977-1983). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Laura Donegá

CANO, Jefferson; ABREU, M. A.; SILVA, H. C.. Novo Correio de Modas (1851-1854). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruna Grasiela da Silva

CANO, Jefferson; Levin, O. M.; ARÊAS, V.. A estréia de Martins Pena no teatro: recepção crítica e encenações na Corte (1838-1850). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vinicius Nunes Veiga

CANO, J.; SILVA, F. T.; BATALHA, C. H. de M.. Seu Mé não vai ao Catete: o anti-bernardismo na imprensa paulista e carioca da década de 1920. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ludmila de Souza Maia

CHALHOUB, S.; SLENES, R. W.;CANO, Jefferson. Males do peito, febres da alma: representações românticas da tísica no século XIX. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lis de Freitas Coutinho

CANO, Jefferson; SILVA, F. T.; RIDENTI, M.. Censura no teatro brasileiro: Os Inimigos (1965) e O Rei da Vela (1967). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Guilherme Ramalho Arduini

CANO, J.; HALL, M. M.; SILVA, F. T.. Recristianizando a nação: o pensamento social de Amoroso Lima, suas práticas e suas influências. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Heloísa Gotardo Bedendo

CHALHOUB, S.; SLENES, R. W.;CANO, J.. A Casa de Detenção da Corte: controle social e questões escravistas no final do século XIX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lizandra Meyer Ferraz

SLENES, R. W.;CHALHOUB, S.CANO, J.. Testamentos, alforrias e liberdade: Campinas, século XIX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Raquel Gryszczenko Alves Gomes

RIBEIRO, F. R.; SLENES, R. W.;CANO, J.. "The story of an african farm": território e biografia no romance de Olive Schreiner. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jaqueline Lourenço

MARSON, I. A.; RIBEIRO, R.;CANO, J.. Política e Memória: representações do indígena na revista do IHGB (1839-1860). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Wagner Carboni

CHALHOUB, S.; AZEVEDO, E.;CANO, J.. Defensores da pátria: um estudo sobre a utilização de recém-alforriados na Guerra do Paraguai (São Paulo, 1866-1871). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Bulgarelli

CANO, J.PEREIRA, L. A. M.CHALHOUB, S.. As religiões de João do Rio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Clara Vieira Jacheta

CANO, J.; ALGRANTI, L. M.; KANTOR, I.. A Academia dos Felizes e o movimento academicista no Brasil, século XVIII: análise historiográfica e possibilidades de investigação histórica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Deborah Quiney Katsuragawa

CHALHOUB, S.; ALGRANTI, L. M.;CANO, J.. O mundo de Sofia: Machado de Assis e as leitoras de Quincas Borba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Karen Fernanda Rodrigues de Souza

CHALHOUB, S.PEREIRA, L. A. M.CANO, J.. "Ridendo castigat mores": a Semana Ilustrada de Henrique Fleiuss e a formação da imprensa ilustrada no Brasil. Rio de Janeiro, 1860-1876. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Letícia Gregório Canelas

CHALHOUB, S.; HALL, M. M.;CANO, J.. Um Brasil Pitoresco à Colonização: Charles Ribeyrolles e a questão do trabalho no Brasil imperial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

CANO, Jefferson; Joanilho, A. L.; Arruda, Gilmar. Banca de elevação de nível para professor associado. 2009. Universidade Estadual de Londrina.

CANO, J.. Processo Seletivo da Faculdade de História da PUC-Campinas. 2006. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. O fardo dos homens de letras: o 'orbe literário'e a construção do Império brasileiro. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. O fardo dos homens de letras: cultura e poítica no império brasileiro. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Jefferson Cano

PECORA, A.;CANO, Jefferson; LOPES, M. A.; HANSEN, J. A.; SOUZA, A. P.. Autos do processo do Padre Antonio Vieira - elementos jurídicos e retóricos da defesa. 2018. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Iara Lis Franco Schiavinatto

SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco. O fardo dos homens de letras: cultura e política no império.. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Stella Martins Bresciani

BRESCIANI, M. S. M.; MARSON, Izabel Andrade; OLIVEIRA, C. H. L. S.; AZEVEDO, C. M. M.. Escravidão, Alforrias e Projetos Pol´ticos na Imprensa de Campinas (1870-1889). 1994. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Stella Martins Bresciani

BRESCIANI, M. S. M.; MARSON, Izabel Andrade; OLIVEIRA, C. H. L. S.; AZEVEDO, C. M. M.. Escravidão, Alforrias e Projetos Pol´ticos na Imprensa de Campinas (1870-1889). 1994. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thaís Marques Soranzo

Encruzilhada entre vida e arte: um estudo comparativo dos romances The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde e Esther Waters, de George Moore; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Luiza Herrera Braga

O duplo em The Strange Case of dr; Jekyll and mr; Hyde, de R; L; Stevenson; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Jaqueline Borges de Queiroz

Realismo e engajamento literário em Erico Verissimo; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Melissa Raquel Zanetti Franchi

A representação metonímica da história no memorialismo: o eu, o escritor e a sociedade em Mémoires d?outre tombe; Início: 2018; Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Lígia Cristina Machado

Trabalho e modernidade na literatura da Belle Époque (1898-1922); Início: 2017; Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Priscila Salvaia

Nos ciclos da ambição: uma leitura dos romances A mão e a luva, de Machado de Assis e Sonhos d´ouro, de José de Alencar; Início: 2015; Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Nayara Andrade Araujo

Jane Austen e a internet: análise de uma comunidade de fãs; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Janaina Tatim

Psicologia e concepção de pessoa como questões estéticas da primeira versão de Quincas Borba; 2018; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jefferson Cano;

Melissa Raquel Zanetti Franchi

A representação do escritor em Ilusões Perdidas; 2017; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Jefferson Cano;

Allan Camilo Gomes

Carijó e Almeida: as Memórias de um Sargento de Milícias à luz do ideal civilizatório da Pacotilha; 2017; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Jefferson Cano;

Lígia Cristina Machado

As diversas formas de trabalho no folhetim "A Família Medeiros" de Julia Lopes de Almeida; 2016; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jefferson Cano;

Amanda Servidoni Jodas

Nas entrelinhas do Cortiço: moralidade e (des)ordem pública em Aluísio Azevedo; 2016; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Jefferson Cano;

Cássia Cunha Granato

História da Poesia e Eloquência Portuguesa de Friedrich Bouterwek: um estudo do método e de suas apropriações no século XiX; 2016; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jefferson Cano;

Ana Paula Cardozo de Souza

Machado de Assis e a república de "A Semana"; 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Jefferson Cano;

Priscila Salvaia

Diálogos possíveis: o folhetim Helena (1876), de Machado de Assis, no jornal O Globo; 2014; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jefferson Cano;

Marcos Abreu Leitão de Almeida

Ladinos, crioulos e boçais: a questão da língua portuguesa no tráfico ilegal de escravos (1831-1850); ; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jefferson Cano;

Virgínia Maria Netto Mancilha

Nas páginas da imprensa feminina: um estudo sobre as representações da mulher no mundo do trabalho (1920-1930); 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jefferson Cano;

Alessandra Pellegrino Negrão

Escravidão, tráfico e revolta na imprensa da cidade da Bahia (1831-1850); 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jefferson Cano;

Lucinéia Alves dos Santos

Mota Coqueiro, a fera de Macabu: José do Patrocínio, literatura e imprensa no século XIX; 2011; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Jefferson Cano;

Rodrigo Camargo de Godoi

Entre comédias e contos: a formação do ficcionista Machado de Assis (1856-1866); 2010; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jefferson Cano;

Patrícia Michele Gomes

A Revista do Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas (1902-1916); 2009; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Jefferson Cano;

Guilherme Ramalho Arduini

Em busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e os projetos católicos de organização social (1928-1945); 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jefferson Cano;

Carolina Lima de Souza

As primeiras experiências com o trabalho livre imigrante em Campinas no século XIX; 2008; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jefferson Cano;

Marcella dos Santos Abreu

Idéias nacionalistas vestidas e representadas nas crônicas da Revista Popular (1859-1862); 2008; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Jefferson Cano;

Juliana Seixas Ribeiro

Mistérios de Lygia Fagundes Telles: uma leitura sob a óptica do fantástico; 2008; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Jefferson Cano;

Rafaela Mendes Mano Sanches

As Minas de Prata e os aspectos da nacionalidade no projeto literário de José de Alencar: a ficcionalização da história e seus diálogos com o presente; 2015; Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Carollina Carvalho Ramos de Lima

A Carteira do meu Tio, de Joaquim Manoel de Macedo: literatura de viagem e sátira política em tempos de conciliação; 2015; Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Jefferson Cano;

Rodrigo Camargo de Godoi

Um editor no Império: Francisco de Paula Brito (1809-1861); 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jefferson Cano;

Francisco Lima Baca

2016; Universidade Estadual de Campinas,; Jefferson Cano;

Célia Regina da Silveira

2010; Universidade Estadual de Campinas,; Jefferson Cano;

Júlia Mota Silva Costa

A retórica de Humbert Humbert e o paradigma do pé atrás: uma leitura de Lolita, de Vladimir Nabokov; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jefferson Cano;

Antonio Augusto Souza Brito

O patrimonialismo na obra de Machado de Assis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Beatriz M oralez Ceglys

Sob a luz da crítica d´O Lustre; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Dieumettre JEAN

A representação do sociohistórico em Les Fantoches, de Jacques Roumain, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Luiza Herrera Braga

Sherlock Holmes e The Strand Magazine: o reencantamento como projeto literário de Arthur Conan Doyle; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Vinícius Prado de Moraes Sarmento

Abismos cósmicos: um estudo sobre o universo ficcional de H; P; Lovecraft; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Lígia Cristina Machado

A Cabana do Pai Tomás ? a recepção do primeiro best-seller americano no Brasil de 1850; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Thaís de Oliveira Albiero

Sherlock Holmes e Arsène Lupin: os opostos se enfrentam; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Natália Corrêa e Silva

Orgulho e Preconceito no século XXI: a obra e o leitor nas narrativas de fanfiction; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Clarissa Resende Rosa

Um best seller real: uma análise literária do primeiro volume da série Diário da Princesa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Louise Hélène Pavan

Leitores de romances: considerações sobre a recepção d'Os Mistérios de Paris; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Talita de Almeida Costa

O observador de Sírio: uma análise da crítica social em Caminhos Cruzados, de Érico Veríssimo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Bianca Ferraz Bittencourt

Bom-Crioulo: a construção de um tipo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Lívia Sayuri Aizawa

Escritos esparsos sobre Murilo Rubião; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Diego Gonçalves Marocci

Le Rêve: a metáfora do sonho no romance experimental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Priscila Salvaia

O olhar retrospectivo de Machado de Assis em Esaú e Jacó: vivências e considerações acerca da monarquia e do republicanismo no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Alessandra Pedro

As alforrias e o poder senhorial em Campinas (1865-1875); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Carolina Lima de Souza

Políticas de colonização do Império: reflexos e reflexões na província de São Paulo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Gisela Colaço Geraldi

Na mira da polícia: mulheres presentes nos processos policiais de São Paulo, entre 1890 e 1900; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Jefferson Cano;

Luiza Herrera Braga

Sherlock Holmes e The Strand Magazine: interação obra-veículo-leitor no campo da literatura e cultura de massa; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Gabriel Inácio da Luz Ferreira

Os blogs na crítica literária contemporânea brasileira; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Júlia Carvalho de Brito

A representação do escravo na segunda metade do século XIX: Úrsula, Mãe e O demônio familiar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Talita de Almeida Costa

Olhai os lírios do campo e o sucesso imprevisível; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Clarissa Resende Rosa

Um best seller real: Uma análise literária do primeiro volume da série O Diário da Princesa; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Caroline Beatriz Mott Silva

O romance e a questão da leitura em A Abadia de Northanger; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Jéssica Cristina Salassa

A representação da cultura afro-brasileira nos romances Menino de Engenho e Jubiabá; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Eduarda Berteli Mario dos Santos

Os ?Comentários da Semana? de Machado de Assis: leitores, temas e suas interlocuções com a imprensa do período; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Louise Hélène Pavan

A recepção da obra Os Mistérios de Paris durante o século XIX; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Luísa Santoro Alvarenga

Leitura e recepção de obras literárias entre estudantes de ensino médio; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Jessica Cristina Sallasa

O elemento popular na obra de Jorge Amado; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Lucas Rosa Pereira

Práticas de contratação de livres e escravos em concessões e estatutos (1860-1879); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Amanda Servidoni Jodas

Legislação e escravidão no Brasil do século XIX (1871-1888); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Gabrieli Priscila Simões

Legislação e escravidão no Brasil do século XIX (1808-1871); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Lucas Rosa Pereira

Legislação, escravidão e trabalho livre no Brasil-Império; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Felipe Simiqueli

Legislação escravista na América Portuguesa; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Talita Aparecida Hengles

Badaladas: além de literatura, uma leitura da política; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jefferson Cano;

Guilherme Ramalho Arduini

Circularidade e resistência cultural no carnaval paulistano (1920-1945); 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jefferson Cano;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Clementina Pereira Cunha

2005; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Maria Clementina Pereira Cunha;

Leila Mezan Algranti

Fontes Impressas para a História da Colônia; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Assistência Ao Estudante Unicamp; Orientador: Leila Mezan Algranti;

Izabel Andrade Marson

Escravidão, alforrias e projetos políticos na imprensa de Campinas: 1870-1889; 1994; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Izabel Andrade Marson;

Izabel Andrade Marson

O fardo dos homens de letras: o orbe literário e a construção do Império Brasileiro; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Izabel Andrade Marson;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CANO, Jefferson . Notre Dame de Paris, romance dramático?. Remate de Males , v. 35 (1), p. 199-214, 2015.

  • CANO, Jefferson . Nação e ficção no Brasil do século XIX. História Social (UNICAMP) , v. 23-23, p. 19-39, 2013.

  • CANO, Jefferson . Mistérios do Rio de Janeiro: em torno das Memórias de um sargento de milícias e seu público. Antíteses (Londrina) , v. 6 (11), p. 53-75, 2013.

  • CANO, Jefferson . Narração, ilusão e traição: a reinvenção do passado e seus significados sociais em Dom Casmurro. Floema (UESB) , v. 9, p. 91-118, 2012.

  • CANO, Jefferson . Irmãos de arte: trabalho, identidade e imprensa em São Paulo no século XIX. Locus (UFJF) , v. 28, p. 57-76, 2009.

  • CANO, Jefferson . Escravidão: a formação do escritor e as artes do político. Biblioteca Entre Livros , v. 10, p. 28-33, 2008.

  • CANO, Jefferson ; CHALHOUB, S. ; PEREIRA, L. A. M. ; RAMOS, A. F. C. . Narradores do ocaso da monarquia (Machado de Assis, cronista). Revista Brasileira (Rio de Janeiro. 1941) , v. 55, p. 289-316, 2008.

  • CANO, Jefferson . A política da lusofobia: partidos e identidades políticas no Rio de Janeiro (1848-1849). Locus (Juiz de Fora) , v. 24, p. 63-92, 2007.

  • CANO, Jefferson . A epopéia sertaneja de José de Alencar. Remate de Males , v. 27.2, p. 159-170, 2007.

  • CANO, Jefferson . Política e história em Machado de Assis. Nossa História (São Paulo) , v. 19, p. 76-79, 2005.

  • CANO, Jefferson . Áticos e beócios na República das Letras: aspectos da opinião pública no Rio de Janeiro (1836-1837). Cadernos Arquivo Edgard Leuenroth (UNICAMP) , Campinas, v. 9, n.16/17, p. 15-52, 2003.

  • CANO, Jefferson . Liberdade, cidadania e política de emancipação escrava. Revista de História (USP) , São Paulo, v. 136, p. 107-120, 1997.

  • CANO, Jefferson . O mundo que os historiadores criaram: Edward Thompson, Eugene Genovese e o tema do paternalismo. Cadernos de História Social (Campinas) , Campinas, v. 1, p. 71-87, 1995.

  • CANO, Jefferson ; AZEVEDO, E. (Org.) ; CHALHOUB, S. (Org.) ; CUNHA, M. C. P. (Org.) . Trabalhadores na cidade: cotidiano e cultura no Rio de Janeiro e em São Paulo, Séculos XIX e XX. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009. v. 1. 360p .

  • CANO, Jefferson ; Granja, L. (Org.) . Machado de Assis. Comentários da Semana (organização, introdução e notas: Jefferson Cano e Lúcia Granja). 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008. v. 1.

  • CANO, Jefferson . Joaquim Manuel de Macedo, Labirinto; organização, introdução e notas Jefferson Cano. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2004. v. 1. 294p .

  • CANO, Jefferson ; TOLEDO, E. . Imigrantes no Brasil do Século XIX. 1. ed. São Paulo: Atual, 2003. v. 1. 47p .

  • CANO, Jefferson . Nas trilhas da crônica: literatura e imprensa no Rio de Janeiro do século XIX. In: Lucia Granja; Lise Andries. (Org.). LITERATURAS E ESCRITAS DA IMPRENSA, BRASIL/FRANÇA, SÉCULO XIX. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. , p. 73-106.

  • CANO, Jefferson . A revolução entre a razão e a fúria: linguagens políticas e identidades partidárias no Rio de Janeiro regencial. In: Alexandre Mansur Barata; Maria Fernanda Vieira Martins; Silvana Mota Barbosa. (Org.). Dos poderes do Império: culturas políticas, redes sociais e relações de poder no Brasil do século XIX. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2014, v. , p. 81-108.

  • CANO, Jefferson . A cidade dos cortiços: os trabalhadores e o poder público em São Paulo no final do século XIX. In: Elciene Azevedo; Jefferson Cano; Sidney Chalhoub; Maria Clementina Pereira Cunha. (Org.). Trabalhadores na cidade: cotidiano e cultura no Rio de Janeiro e São Paulo, séculos XIX e XX.. 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2009, v. 1, p. 221-249.

  • CANO, J. . Justiniano José da Rocha, cronista do desengano. In: Sidney Chalhoub; Margarida de Souza Neves; Leonardo Affonso de Miranda Pereira. (Org.). História em cousas miúdas: capítulos de história social da crônica no Brasil. 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2005, v. 1, p. 25-65.

  • CANO, Jefferson . Machado de Assis, historiador. In: Sidney Chalhoub; Leonardo Affonso de Miranda Pereira. (Org.). A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1998, v. 1, p. 35-65.

  • CANO, J. . O pícaro e o industrioso: literatura e tensões sociais no Rio de Janeiro do século XIX. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da Imagem: do texto ao visual. Florianópolis: GT História Cultural - ANPUH-SC, 2006. p. 2189-2196.

  • CANO, Jefferson . Estética e política n'O Mulato de Aluisio Azevedo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANO, Jefferson . O império da ficção: história, poder e representação no Brasil do século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANO, Jefferson . História e Literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANO, Jefferson . O romantismo brasileiro entre leituras e espaços. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Raçs, escravidão e literatura brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANO, Jefferson . Literatura e política na imprensa do Rio de Janeiro do século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Esperando Zola: o romance naturalista e sua recepção na imprensa do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Nós e os outros no espelho da crônica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANO, Jefferson . Nação e ficção no Brasil do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANO, Jefferson . Literatura e imprensa no Brasil do século XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANO, Jefferson . A revolução, entre a razão e a fúria: retórica política e identidades partidárias no Rio de Janeiro regencial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Dom Casmurro: memória, narrativa e hierarquia social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Linguagens e identidades políticas no Rio de Janeiro regencial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . A invenção da crônica: literatura e política na imprensa do Rio de Janeiro do século XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Araújo Porto Alegre e a introdução do romantismo no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . O tráfico ilegal de africanos e a construção das identidades políticas no Brasil Império. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Política e Literatura na Imprensa do Século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Um falar e dois entenderes: Machado, romance e história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . José de Alencar e a invenção do sertão na imprensa da Corte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . O pícaro e o industrioso: literatura e tensões sociais no Rio de Janeiro do século XIX. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Antilusitanismo e partidos na política imperial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Folhetim: literatura e imprensa na conformação da esfera pública no Rio de Janeiro do século XIX. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Romantismo literário e construção do Estado imperial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CANO, Jefferson . Prefácio. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CANO, Jefferson . Da literatura indistrial. Campinas: Remate de Males - Revista do Departamento de Teoria Literária - IEL - UNICAMP, 2009. (Tradução/Artigo).

  • CANO, Jefferson ; Granja, L. . Introdução. Campinas, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • CANO, J. . Introdução. Campinas, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • CANO, J. . Apresentação. Cadernos AEL: Literatura e imprensa no século XIX. Campinas, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CANO, J. . Orfeu de Carapinha: a trajetória de Luís Gama na imperial cidade de São Paulo, de Elciene Azevedo. Campinas: Editora da Unicamp/Centro de Pesquisa em História Social da Cultura, 1999.. Campinas: IFCH - UNICAMP, 1999 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CANO, Jefferson . Diálogo sem fronteira. 2014.

CANO, J. . Cadernos AEL. 2002. (Editoração/Periódico).

CANO, J. . Sons e imagens da história. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CANO, J. . Cadernos de História Social - n° 5. 1997. (Editoração/Periódico).

CANO, J. . Cadernos de História Social - n° 3. 1996. (Editoração/Periódico).

CANO, J. . Cadernos de História Social - n° 4. 1996. (Editoração/Periódico).

CANO, J. . Cadernos de História Social - n° 1. 1995. (Editoração/Periódico).

CANO, J. . Cadernos de História Social - n° 2. 1995. (Editoração/Periódico).

CANO, J. . História Social: revista da pós-graduação em história - n° 1. 1994. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Narrativas do século: secularização, humanismo e literatura., Descrição: Alguns dos mais importantes debates historiográficos do século XX, no campo do que hoje se costuma chamar história cultural, se constituíram em torno do tema da descristianização. Para citar apenas dois exemplos, temos o estudo de Lucien Febvre sobre o problema da incredulidade no século XVI, no qual se afirma a impossibilidade de se conceber o ateísmo no período, e o de Michel Vovelle, que descreve a mudança de atitudes da piedade barroca à descristianização no século XVIII. Com todas as diferenças entre ambos, esses exemplos são significativos de duas constâncias que se verificam nesses trabalhos: por um lado, a busca de uma explicação a partir de formas de pensamento (chamem-se elas cultura, mentalidade ou ideologia) para períodos identificados a grandes transformações da história ocidental (o Renascimento no primeiro caso, a Revolução Francesa no segundo). Por outro lado, trata-se de atribuir a tais formas de pensamento uma unidade e abrangência que as tornem capazes de caracterizar uma sociedade. Esses trabalhos já receberam críticas relevantes de autores como Carlo Ginzburg e Roberto Darnton, do ponto de vista conceitual e metodológico, o que em grande medida significou, em última instância, a substituição do problema da descristianização por outros menos dependentes de compromissos teóricos totalizantes. Essa pesquisa retoma o desafio de pensar o problema a partir da leitura de Erich Auerbach em seu clássico ensaio ?La cour et la ville?, no qual propõe a definição do termo descristianização não como um distanciamento de indivíduos da fé cristã, mas em um sentido sobretudo mundano, no qual ?a imagem científica do mundo, a concepção de política, a ordem social, o sentido do trabalho e mesmo do ócio haviam ganhado autonomia?; partindo dessa definição, Auerbach sugere que a tragédia clássica francesa seria a expressão mais perfeita dessa descristianização, na medida em que criava um mundo sublime independente das ideias cristãs. Transposta essa discussão para os termos dessa pesquisa, propomos que o problema da secularização pode ser compreendido ao mesmo tempo como tema representado e como forma de representação estética, sendo ambas as dimensões indissociavelmente ligadas. Nesse sentido, esse projeto se desenvolve em torno de três eixos principais: 1) as ambiguidades da construção ficcional na tensão entre a herança iluminista e a tendência romântica de reencantamento do mundo; 2) a conformação de um humanismo laico como espaço de sacralização da pessoa moral em sua experiência mundana; 3) a experiência religiosa como elemento de renovação formal da tradição do romance realista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2012 - Atual

    O império da ficção: história, poder e representação no Brasl do século XIX, Descrição: Uma leitura da ficção brasileira do século XIX como uma representação da sociedade imperial na estruturação de suas relações de poder e em seu devir histórico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2007 - 2012

    As máscaras da liberdade: nação, escravidão e cidadania no Brasil Império., Descrição: A partir da reconstituição dos debates políticos do período, este projeto pretende investigar como, no processo de construção do Estado imperial, as liberdades políticas e civis foram se definindo e se conformando em relação ao problema colocado pela existência da escravidão. Busca-se, então, compreender como, nessa relação, foram se constituindo as identidades políticas que polarizaram a vida pública do Império.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Jefferson Cano - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2011

    De semana em semana com Joaquim Manuel de Macedo: crônica, literatura e imprensa no Rio de Janeiro do século XIX, Descrição: Focalizando a produção cronística de Joaquim Manuel de Macedo veiculada na imprensa da Corte em meados do século XIX, este projeto pretende trazer à luz uma parte significativa da produção daquele que foi um dos principais nomes do romantismo brasileiro (produção que vem sendo ignorada pela historiografia literária) ao mesmo tempo em que espera contribuir para a reflexão sobre os significados da própria crônica enquanto produção literária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2002 - 2006

    O governo do trabalho: esfera pública e cultura política em São Paulo no século XIX, Descrição: Este projeto investiga como a experiência e as expectativas geradas na segunda metade do século XIX em torno das transformações e do controle sobre o mundo do trabalho contribuíram para a formação de uma cultura política, ou uma pluralidade delas, na cidade de São Paulo. Pretende-se investigar questões como os diferentes significados da liberdade para diferentes segmentos de homens livres na sociedade escravista, a construção de suas identidades, seu espaço de participação no processo político, seu papel na substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as formas de organização e controle que este envolveu.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Teoria Literária. , Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6045, Telefone: (19) 35211513

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor - MS 3, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2006

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1996 - 1996

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio docente

    Outras informações:
    Estágio docente sob orientação do Prof. Dr. Paulo Celso Miceli. Disciplina ministrada: História Moderna I

    Atividades

    • 01/2015

      Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, .,Cargo ou função, Diretor Associado do Instituto de Estudos da Linguagen.

    • 02/2008

      Ensino, Teoria e História Literária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em história X, Seminários avançados sobre movimentos literários, Tópico sobre autor em língua portuguesa

    • 08/2006

      Ensino, Bach. em Estudos Literários / Lic. em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Literatura Brasileira: Autores I, Introdução à Literatura e Cultura Brasileira, Pesquisa I: Literatura e Imprensa, Pesquisa VIII: temas e questões em literatura brasileira, Textos em prosa não-ficcional I, Tópicos em Literatura Brasileira II, Tópicos em Literatura Brasileira: Movimentos I, Tópicos em Literatura Brasileira: Movimentos II

    • 02/2003

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo Dirigido, Monografia, Teoria da História, Tópicos Especiais em História

    • 01/2011 - 01/2015

      Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, .,Cargo ou função, Coordenador Associado do Bacharelado em Estudos Literários.

    • 07/2012 - 07/2014

      Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Teoria Literária.

    • 01/2007 - 01/2011

      Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio - CEDAE.,Cargo ou função, Coordenador.

    • 01/2002 - 01/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, COMVEST - Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, .,Cargo ou função, Monitor da Prova de História do Vestibular da Unicamp.

    • 01/1994 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, COMVEST - Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, .,Cargo ou função, Corretor da Prova de História do Vestibular da Unicamp.

    • 08/1996 - 12/1996

      Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Estágio realizado, Estágio docente sob orientação do Prof. Dr. Paulo Celso Miceli na disciplina História Moderna I.

  • 2000 - 2000

    Secretaria de Estado da Educação - SP

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2000 - 05/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História