Patricia Damasceno Fernandes

Possui graduação em Letras Português e Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2014), especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Espanhola pela Universidade Candido Mendes (2014), especialização em Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018), mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2017). Tem experiência em pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: léxico, formação de palavras, neologismos, memes e discurso eletrônico. Atualmente, é tutora de Educação a Distância do Curso de Graduação Letras Português/Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 05/07/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2015 - 2017

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Neologismos Políticos: A Criação Lexical em Textos de Reinaldo Azevedo para o Blog da Veja,Ano de Obtenção: 2017
Natalina Sierra Assêncio Costa.Coorientador: Nataniel dos Santos Gomes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Especialização Linguística Aplicada e Ensino de Línguas

2017 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: OS MEMES DE ?BELA, RECATADA E DO LAR?: UMA PRÁTICA SOCIAL DE RESISTÊNCIA
Orientador: Elaine de Moraes Santos

Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Port. e Esp

2014 - 2014

Universidade Candido Mendes
Título: Incentivando a Leitura Literária em Língua Espanhola
Orientador: Marcos Vidal Costa

Graduação em Letras - Português e Espanhol

2010 - 2014

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Metaplasmos por Supressão na Oralidade Campo-Grandense
Orientador: Natalina Sierra Assêncio Costa

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Escola Estadual Hércules Maymone

Ensino Fundamental (1º grau)

1995 - 2005

Escola Estadual Maestro Frederico Lieberman

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitação para atuação como Tutora na Disciplina Língua espanhola III. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2017 - 2017

Desenvolvimento Pessoal e Profissional. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

2016 - 2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. (Carga horária: 100h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em A Educação Inclusiva e a Educação Especial. (Carga horária: 120h). , LEARNCAFE, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Filosofia da Educação. (Carga horária: 500h). , LEARNCAFE, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Espanhol. (Carga horária: 20h). , LEARNCAFE, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Intermediário de Espanhol. (Carga horária: 100h). , LEARNCAFE, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 60h). , LEARNCAFE, LEARNCAFE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário internacional de estudos de linguagens e XX Semana de letras. 2018. (Seminário).

I Seminário "Base Nacional Comum Curricular: sentidos e significados das políticas curriculares brasileiras". 2018. (Seminário).

I Seminário Nacional de Línguas e Linguagens.Os memes de ?bela, recatada e do lar?: emergência, formulação efeitos de sentido. 2018. (Seminário).

II Congresso Nacional do PROFLETRAS. A Criação Lexical em Edições de Revistas da Turma da Mônica Jovem: A Formação de Palvras. 2017. (Congresso).

IX Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Neologismos Políticos: A Criação Lexical em Textos de Reinaldo Azevedo para o Blog da Veja. 2017. (Simpósio).

Atlas dos Nomes que Dizem Histórias Das Cidades Brasileiras: Um Estudo Semântico- Enunciativo do Mato Grosso. 2016. (Outra).

Formação Continuada para Educadores da Secretaria Municipal de Educação de Cassilândia.Quadrinhos na Escola: Multimodalidade Cultural e Transdisciplinar. 2016. (Outra).

III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Católica Dom Bosco - Saberes em Ação. 2016. (Congresso).

XI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Distinções entre a Derivação Parassintética e a Derivação Prefixal Sufixal: o Caso dos Neologismos. 2016. (Outra).

XVII Encontro do Proler.Os valores ideológicos do Homem-Aranha. 2016. (Encontro).

16º Encontro Proler.A Cultura Digital no Incentivo à Leitura. 2015. (Encontro).

I Jornada de Estudos em Semântica e Análise do Discurso: ?Marcha, Identidade e Fronteira?.Neologismos políticos: uma análise de palavras em textos da Revista Veja e seu site. 2015. (Outra).

I Simpósio de Pesquisa em Línguas Indígenas Região Norte.Língua, Cultura e Sociedade Guató. 2015. (Simpósio).

VII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Os Processos de Formação de Neologismos: uma análise nas redes sociais.. 2015. (Simpósio).

VII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Formação de Palavras com o Uso da Rede Social Facebook. 2015. (Simpósio).

XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Neologismos Semânticos: A Ressignificação em Postagens do Facebook. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Neologismos 2.0: Uma Análise da Criação Lexical no Ambiente Virtual. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. As Consoante Geminadas no Almanack Corumbaense:Uma Reflexão com Base na Historiografia Linguística. 2015. (Congresso).

X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Processo de Mudança de Classe: A Formação de Verbos nas Redes Sociais. 2015. (Outra).

IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Expressões Idiomáticas: Uma Herança de Portugal para o Brasil. 2014. (Outra).

V EEL ? Encontro de Estudos Literários da UEMS: Questões em Torno do Marginal: entre a tradição e a inovação?.Teoria da Variação Linguística. 2014. (Encontro).

I Encontro dos Acadêmicos Indígenas da UEMS. 2012. (Encontro).

II Conferência Internacional: Letramentos para a Sociedade do Conhecimento- Perspectivas Brasil- Canadá. 2012. (Outra).

III Encontro de Estudos Literários da UEMS: Perspectivas da Literatura na Sociedade. 2012. (Encontro).

Mini-curso Método de Leitura Literária: Abordagem Linear e Diversidade Lusófona. 2012. (Oficina).

VI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Metaplasmos por Supressão na Oralidade Campo Grandense. 2012. (Outra).

II- EEL- Encontro de Estudos Literários da UEMS: Desafios da Teoria e da Crítica no Final do Século XX E XXI. 2011. (Encontro).

Palestra Educação, Universidade e Sociedade. 2011. (Outra).

XII Encontro do Proler. 2011. (Encontro).

3ª América Platina- III Seminário Internacional. 2010. (Seminário).

Curso de Actualización para Profesores de Español. 2010. (Outra).

I EEL- Encontro de Estudos Literários: Literatura, História e Sociedade. 2010. (Seminário).

Palestra Necessidades Locais, Contextos Globais: Aprendendo Novos Letramentos. 2010. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Hispanistas / II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. 2010. (Congresso).

VIII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. 2010. (Oficina).

XI- Encontro do Proler. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nataniel dos Santos Gomes

COSTA, N. S. A.;GOMES, Nataniel dos Santos; SILVA, D.; CHAVES, A. S.. LEXICO EM REINALDO. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Nataniel dos Santos Gomes

COSTA, N. S. A.;GOMES, Nataniel dos SantosBARROS, A. L. E. C.; CHAVES, A. S.. Neologismo político: a criação lexical de Reinaldo Azevedo para o Blog da Veja. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aline Saddi Chaves

COSTA, N. S. A.; SILVA, D.;CHAVES, A. S.. Neologismos políticos: a criação lexical em textos de Reinaldo Azevedo para o blog da Veja. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aline Saddi Chaves

COSTA, N. S. A.;CHAVES, A. S.; BARROS, A. L. E. C.; GOMES, N. S.. Neologismos políticos: a criação lexical de Reinaldo Azevedo para o blog da Veja. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Fabiana Poças Biondo Araújo

SANTOS, Elaine de Moraes;BIONDO, F. P.; SOUZA, R. A.. (Re) definições e (des) construções do imaginário feminino sobre si nos memes de ?bela, recatada e do lar?: uma prática social de resistência. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

COSTA, N. S. A.; GOMES, N. S.;BARROS, A.L.E.C; CHAVES, A. S.. Neologismos Políticos: A Criação Lexical de Reinaldo Azevedo para o Blog da Veja. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Elaine de Moraes Santos

SANTOS, Elaine de Moraes; SOUZA, R. A.; BIONDO-ARAUJO, F. P.. (Re) definições e (des) construções do imaginário feminino sobre si nos memes de ?Bela, recatada e do lar?: uma prática social de resistência. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nataniel dos Santos Gomes

REINALDO DE AZEVEDO; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Nataniel dos Santos Gomes;

Natalina Sierra Assêncio Costa

" Neologismos Políticos: Uma análise de palavras em textos do site d; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; ; (Orientador);

Natalina Sierra Assêncio Costa

"NEOLOGISMOS POLÍTICOS: A CRIAÇÃO LEXICAL EM TEXTOS DE REINALDO AZEVEDO PARA O BLOG DA VEJA"; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; , Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Natalina Sierra Assêncio Costa;

Natalina Sierra Assêncio Costa

METAPLASMOS POR SUPRESSÃO NA ORALIDADE CAMPO-GRANDENSE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Natalina Sierra Assêncio Costa;

Elaine de Moraes Santos

Os memes de ?Bela, recatada e do lar?: uma prática social de resistência; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elaine de Moraes Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, P. D. . Memes: gênese, classificação e desdobramentos. REVISTA PHILOLOGUS , v. 25, p. 236-242, 2019.

  • ROJAS, L. R. ; FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . As Histórias em Quadrinhos como Construtoras da Criticidade Discente. REVISTA PHILOLOGUS , v. 24, p. 34-50, 2018.

  • FERNANDES, P. D. ; SANTOS, E. M. . Os memes de ?Bela, recatada e do lar?: uma prática social de resistência e multimodalidade discursiva. Letra Magna (Online) , v. 23, p. 113-133, 2018.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. ; GOMES, N. S. . Neologismos Políticos: A Criação Lexical em Textos de Reinaldo Azevedo para o Blog da Veja. REVISTA PHILOLOGUS , v. 23, p. 904-922, 2017.

  • FERNANDES, P. D. ; OLIVEIRA, L. . Gramática Normativa e Variação Linguística no Ensino da Língua Portuguesa: Dicotomia ou Encadeamento?. SOCIODIALETO , v. 6, p. 527-541, 2016.

  • OLIVEIRA, L. ; FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . Leituras e Emojis em um Mundo Globalizado. REVISTA PHILOLOGUS , v. 22, p. 1115-1126, 2016.

  • FERNANDES, P. D. ; OLIVEIRA, L. . Incentivando a Leitura Literária em Língua Espanhola. REVISTA PHILOLOGUS , v. 22, p. 69-76, 2016.

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. ; COSTA, N. S. A. . Distinções entre a Derivação Parassintética e a Derivação Prefixal e Sufixal: O Caso dos Neologismos. REVISTA PHILOLOGUS , v. 22, p. 1889-1897, 2016.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. ; FIGUEIREDO, A. C. R. A. ; GOMES, N. S. . Os Processos de Formação de Neologismos: Uma Análise nas Redes Sociais. REVISTA PHILOLOGUS , v. 21, p. 1037-1049, 2015.

  • FIGUEIREDO, A. C. R. A. ; FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . Formação de Palavras com o uso da Rede Social Facebook. REVISTA PHILOLOGUS , v. 21, p. 652-659, 2015.

  • FERNANDES, P. D. ; ALMEIDA, M. E. ; COSTA, N. S. A. . A Influência de Adstratos do Espanhol no Léxico da Língua Portuguesa. SOCIODIALETO , v. 6, p. 1-28, 2015.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . A Tecnologia a Favor da Preservação das Línguas Indígenas. SOCIODIALETO , v. 5, p. 48-58, 2015.

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . Processo de Mudança de Classe:A Formação de Verbos nas Redes Sociais. REVISTA PHILOLOGUS , v. 21, p. 1798-1819, 2015.

  • FERNANDES, P. D. ; ARANTES, T. T. ; COSTA, N. S. A. ; GOMES, N. S. . Estudos Onomásticos: Uma Análise de Nomes de Lougradouros Campo-Grandenses. SOCIODIALETO , v. 6, p. 202-218, 2015.

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. ; COSTA, N. S. A. . Neologismos Políticos: Uma Análise de Palavras em Textos da Revista Veja e seu Site. AVE PALAVRA (UNEMAT) , v. 19, p. 1-10, 2015.

  • 2014 FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . A Variação Linguística: Parte Integrante da Língua. Revista Philologus , v. 20, p. 210-214, 2014.

  • 2014 FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . O Combate ao Preconceito Linguístico. SOCIODIALETO , v. 04, p. 353-364, 2014.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . A Importância das Línguas Indígenas no Brasil. SOCIODIALETO , v. 05, p. 34-47, 2014.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . Língua Guató: Risco de Extinção. ENTRELACES (UFC) , v. IV, p. 151-155, 2014.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . A Visão Sociolinguística do Ensino da Língua. WEB-REVISTA DISCURSIVIDADE: ESTUDOS LINGUÍSTICOS , v. 14, p. 65-76, 2014.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . A Origem da Língua Portuguesa: Contexto Geral e Brasileiro. SOCIODIALETO , v. 05, p. 38-49, 2014.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . A Assimilação do /D/ nas Formas Verbais de Gerúndio. REVISTA PHILOLOGUS , v. 20, p. 7-15, 2014.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . A Evolução da Língua Portuguesa. REVISTA PHILOLOGUS , v. 20, p. 117-126, 2014.

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. ; COSTA, N. S. A. . Expressões Idiomáticas: Uma Herança de Portugal para o Brasil. REVISTA PHILOLOGUS , v. 20, p. 1160-1169, 2014.

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . Metaplasmos por Supressão: Uma Análise em Anúncios Comerciais. REVISTA PHILOLOGUS , v. 20, p. 1482-1493, 2014.

  • 2012 FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. . Metaplasmos por Supressão na Oralidade Campo-Grandense. REVISTA PHILOLOGUS , v. 18, p. 447-557, 2012.

  • RODRIGUES, M. L. ; CONCHE, E. A. C. ; FERNANDES, P. D. . Homenagem ao Prof. Dr. Miguel Eugênio de Almeida. PÁGINA DE DEBATE: QUESTÕES DE LINGUISTICA E DE LINGUAGEM , v. 19, p. 2-10, 2012.

  • FERNANDES, P. D. ; Natalina Sierra Assêncio Costa ; GOMES, N. S. . Neologismos Políticos: A Criação Lexical em um blog da revista Veja. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas,, 2017. v. 1. 320p .

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. ; COSTA, N. S. A. ; SILVA JUNIOR, H. Y. . Consoantes Dobradas em Poemas do Livro Silhuetas de Ismael Coutinho: Uma Abordagem Historiográfica. In: NATANIEL DOS SANTOS GOMES; MICHELLE DE CHIARA FERREIRA ; JOSÉ PEREIRA DA SILVA.. (Org.). HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA E CONSOANTES GEMINADAS EM SILHUETAS E BOSQUEJOS DE ISMAEL DE LIMA COUTILHO. 1ed.NITERÓI: IMPETUS, 2015, v. 1, p. 89-105.

  • SILVA JUNIOR, H. Y. ; GOMES, N. S. ; FERNANDES, P. D. . Silhuetas e o Desuso das Consoantes Dobradas no Português. In: NATANIEL DOS SANTOS GOMES; MICHELLE DE CHIARA FERREIRA; JOSÉ PEREIRA DA SILVA. (Org.). HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA E CONSOANTES GEMINADAS EM SILHUETAS E BOSQUEJOS DE ISMAEL DE LIMA COUTINHO. 1ed.NITERÓI: IMPETUS, 2015, v. 1, p. 73-80.

  • FIGUEIREDO, A. C. R. A. ; FERNANDES, P. D. . Neologismos Semânticos: A Ressignificação em Postagens do Facebook. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA LINGUÍSTICA APLICADA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS, 2016, Campo Grande. ANAIS DO XI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 2016. p. 1150-1159.

  • FERNANDES, P. D. . Teoria da Variação Linguística. In: V EEL ? Encontro de Estudos Literários da UEMS: Questões em Torno do Marginal: entre a tradição e a inovação, 2014, Campo Grande. V Encontro de Estudos Literários da UEMS: Questões em torno do marginal: entre a tradição e a inovação, 2014. p. 182-187.

  • FERNANDES, P. D. ; SANTOS, E. M. . Os memes de ?bela, recatada e do lar?: emergência, formulação efeitos de sentido. In: ISeminário Nacional de Línguas e Linguagens, 2018, Aquidauana. Resumo das apresentações em simpósios e comunicações individuais, 2018.

  • FERNANDES, P. D. ; SANTOS, E. M. . Os memes de ?bela, recatada e do lar?: emergência, formulação efeitos de sentido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, P. D. . (RE)DEFINIÇÕES E (DES)CONSTRUÇÕES DO IMAGINÁRIO FEMININO SOBRE SI NOS MEMES DE ?BELA, RECATADA E DO LAR?: UMA PRÁTICA SOCIAL DE RESISTÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. ; GOMES, N. S. . Neologismos Políticos: A Criação Lexical em Textos de Reinaldo Azevedo para o Blog da Veja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . Quadrinhos com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Oficina). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . Quadrinhos na Escola: Multimodalidade Cultural e Transdisciplinar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. ; COSTA, N. S. A. . Distinções entre a Derivação Parassintética e a Derivação Prefixal Sufixal: O Caso dos Neologismos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, P. D. ; FERREIRA, G. V. S. . Os Valores Ideológicos do Homem-Aranha (Oficina). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . A Cultura Digital no Incentivo à Leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. ; COSTA, N. S. A. . Neologismos políticos: uma análise de palavras em textos da Revista Veja e seu site. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, N. S. A. ; DUALIBE, M. ; FERNANDES, P. D. . Língua, Cultura e Sociedade Guató. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, P. D. ; COSTA, N. S. A. ; FIGUEIREDO, A. C. R. A. ; GOMES, N. S. . Os Processos de Formação de Neologismos: uma análise nas redes sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, A. C. R. A. ; FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . Formação de palavras com o uso da rede social Facebook. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . Processo De Mudança de Classe: A Formação de Verbos nas Redes Sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, A. C. R. A. ; FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . Neologismos Semânticos: A Ressignificação em Postagens do Facebook. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, A. C. R. A. ; FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. . Neologismos 2.0: Uma Análise da Criação Lexical no Ambiente Virtual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. ; COSTA, N. S. A. ; FIGUEIREDO, A. C. R. A. . As Consoantes Geminadas no Almanack Corumbaense:Uma Reflexão com Base na Historiografia Linguística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. ; COSTA, N. S. A. . Expressões Idiomáticas: Uma Herança De Portugal para o Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, P. D. . Teoria da Variação Linguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERNANDES, P. D. ; SILVA, M. C. ; SENA, F. V. . Formação de palavras em português: as histórias em quadrinhos como instrumento de ensino. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERNANDES, P. D. ; GOMES, N. S. ; Natalina Sierra Assêncio Costa . Quadrinhos em Sala de Aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2007

    Leitura de Jornais, Descrição: Projeto de Iniciação Científica Júnior- FUNDECT. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Damasceno Fernandes - Integrante / Maria Emilia Borges Daniel - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2017

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    Atividades

    • 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Aluna da Especialização, Enquadramento Funcional: estudante de pós-graduação lato sensu, Carga horária: 20

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação á distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atuando no curso de graduação de Letras- Português/Espanhol.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE, Carga horária: 20

    Outras informações:
    PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR- FUNDECT

    Atividades

    • 08/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS., .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Prefeitura Municipal de Campo Grande

    Vínculo: Professor(a) temporário(a), Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 6

  • 2012 - 2016

    Prefeitura Municipal de Campo Grande

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo II, Carga horária: 40