Rozenilda Maria de Castro Silva

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2017), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2005), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Especialização em Ensino-Aprendizagem pela Universidade Federal do Piauí (1997), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1993). Atualmente é Coordenadora Regional de Cultura do Sesc Piauí.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2014 - 2017

Universidade Federal do Piauí
Título: A PRÁTICA EDUCATIVA NA COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ (1874 a 1915)
Antonio de Pádua Carvalho Lopes. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.

Mestrado em Educação

2002 - 2005

Universidade Federal do Piauí
Título: COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ (1874 a 1915): História de uma Instituição Educativa,Ano de Obtenção: 2005
Antonio de Pádua Carvalho Lopes.Palavras-chave: Companhia; Instituição; Escola; Menor; Aprendiz.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Psicopedagogia

1998 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES EM CARÁTER PREVENTIVO DO PSICOPEDAGOGO JUNTO AO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: Elisa Reis Medeiros

Especialização em Ensino-Aprendizagem

1997 - 1997

Universidade Federal do Piauí
Título: HISTORIA DO TEATRO EM PARNAÍBA: 1898 a 1999
Orientador: Geraldo Pedro da Costa Filho

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia

1989 - 1993

Universidade Federal do Piauí
Título: CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO NA SALA DE AULA - 1ª a 4ª SÉRIE DO 1º GRAU
Orientador: Ana Lina Costa Machado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Música na Escola II. (Carga horária: 21h). , SESC - DEPARTAMENTO NACIONAL, SESC - DN, Brasil.

2013 - 2013

Avaliação: instrumentos utilizados na Educ. Básica. (Carga horária: 15h). , SESC - DEPARTAMENTO NACIONAL, SESC - DN, Brasil.

2013 - 2013

O Planejamento no contexto do Projeto Habilidades. (Carga horária: 15h). , SESC - DEPARTAMENTO NACIONAL, SESC - DN, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Valorização Social. (Carga horária: 21h). , SESC - DEPARTAMENTO NACIONAL, SESC - DN, Brasil.

2012 - 2012

A Matemática na Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 12h). , SESC - DEPARTAMENTO NACIONAL, SESC - DN, Brasil.

2012 - 2012

Educação Ambiental. (Carga horária: 15h). , SESC - DEPARTAMENTO NACIONAL, SESC - DN, Brasil.

2012 - 2012

Planejamento na Educação Básica. (Carga horária: 15h). , SESC - DEPARTAMENTO NACIONAL, SESC - DN, Brasil.

2011 - 2011

O Processo de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais. (Carga horária: 12h). , SESC - DEPARTAMENTO NACIONAL, SESC - DN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Jovens e Adultos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

REIS, A. C. C. ; PINHEIRO, C. F. ; SILVA, R. M. C . I Encontro Piauiense de Historiadores da Educação e VII Seminário do Núcleo de Educação, História e Memória. 2015. (Outro).

LEMOS, F. C. ; SILVA, R. M. C . XV Semana Pedagógica do Sesc/PI: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. 2015. (Outro).

SILVA, R. M. C ; LEMOS, F. C. . XIV Semana Pedagógica do Sesc/ PI: documentação pedagógica. 2014. (Outro).

SILVA, R. M. C ; LEMOS, F. C. . XIII Semana Pedagógica do Sesc/PI - a inserção do cultural no espaço escolar: refletindo o sentido da prática. 2013. (Outro).

SILVA, R. M. C ; LEMOS, F. C. . XII Semana Pedagógica do Sesc/PI: Educação Inclusiva e Educação Ambiental. 2012. (Outro).

SILVA, R. M. C . Inauguração da Unidade do Sesc Ler de Piripiri. 2009. (Outro).

SILVA, R. M. C . Inauguração das Unidades das Unidades Sesc Ilhotas e Sesc Centro. 2005. (Outro).

SILVA, R. M. C . Inauguração das Unidades do Sesc Ler de São João do Piauí e São Raimundo Nonato. 2005. (Outro).

SILVA, R. M. C . Inauguração das Unidades do Sesc Ler de Acauã e Guaribas. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Congresso Brasileiro de História da Educação - história da educação: global, nacional e regional. A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ COMO ESPAÇO DE CIVILIDADE E FUTURO DE MENORES: o envio de crianças pelas famílias no final do século XIX. 2017. (Congresso).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO LIVRO, DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS. 2016. (Outra).

IX EMHE - Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na História da Educação.FILHOS DO OCEANO, ÓRFÃOS DA TERRA FIRME:. 2016. (Encontro).

XXIII EPEN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE - CAMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL: AVALIAÇÃO, FINANCIAMENTO, REDES E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.. AS REPRESENTAÇÕES DAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS EM MEMÓRIAS DE HUMBERTO DE CAMPOS E DOIDINHO DE JOSE LINS DO REGO. 2016. (Congresso).

I CONGRESSO NACIONAL DE PROGRAMAS EDUCATIVOS PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: QUALIDADE EM QUESTÃO. RECEITAS DA MEMÓRIA ÀS GAVETAS: UMA POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. (Congresso).

I ENCONTRO PIAUIENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO e VII SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA.A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ. 2015. (Encontro).

2º SEEJA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA PUC-RIO.O Reaproveitamento de retalhos de tecidos com foco na geração de renda: uma experiencia com Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Seminário).

V ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: instituições escolares profissão docente.A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS A PARTIR DO DECRETO Nº 9371 DE 14 DE FEVEREIRO DE 1885. 2014. (Encontro).

V ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: instituições escolares profissão docente.COORDENADOR DE SESSÃO DE COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS. 2014. (Encontro).

VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: infância, escola e família na História da Educação.Da Companhia à Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí: uma discussão sobre essa mudança conceitual à luz da própria instituição. 2014. (Encontro).

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2012 -.Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí: uma escola para a infância pobre.. 2012. (Seminário).

Encontro Nacional de Educadores do SESC.sem apresentação de trabalho. 2011. (Encontro).

I SEEJA - Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-Rio.Historiando Guaribas: uma experiencia de escolarização do SESC LER. 2010. (Seminário).

Encontro Estadual preparatório para a VI CONFINTEA. Teresina/PI. 2008. (Encontro).

VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto - Portugal. Navegar é preciso? O surgimento da Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí e a formação da mão-de-obra para a Marinha de Guerra Brasileira: 1874 a 1915. 2008. (Congresso).

I Encontro de Fórum de Educação de Jovens e Adultos das Regiões Norte-Nordeste. Fortaleza/CE. 2007. (Encontro).

II Seminário Educação, História, Memória e Historiografia. Teresina/PI. 2006. (Seminário).

IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI - a pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. Teresina/PI..Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí e a sua relação com o cotidiano da cidade de Parnaíba.. 2006. (Encontro).

VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia/MG.. Do suprimento humano para a Marinha de Guerra Nacional à escola para a infância pobre: interesses recíprocos no surgimento da Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí. 2006. (Congresso).

I Seminário Educação, História, Memória e Historiografia. Teresina/PI.Companhia de Aprendizes Marinheiros da Provincia do Piauí: uma discussão sobre o movimento de entrada e saída de menores nesta instituição educativa. 2005. (Seminário).

XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste - EPENN. Belém/PA. 2005. (Encontro).

XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. São Cristovão/SE.Para a instituição o recrutamento à armada, para a criança pobre o acesso à escola: uma discussão sobre a Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí.. 2003. (Encontro).

XXII Simpósio Nacional de História. João Pessoa/PB.Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí: história de uma instituição educativa. 2003. (Simpósio).

I Congresso de Educação Continuada e a Distância - Educação Integral: necessidade e realidade. Parnaíba/PI. Projeto Memória Viva: uma experiência em construção. 2002. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de História da Educação: História e Memória da Educação Brasileira. Natal/RN. 2002. (Congresso).

II Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. Teresina/PI.A educação no espaço militar: uma abordagem. 2002. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. Teresina/PI.Projeto Memória Viva. 2002. (Encontro).

II Seminário Internacional de Educação. Fortaleza/CE. 2002. (Seminário).

VII Semana de História da Universidade Federal do Piauí., Teresina/PI.Projeto Memória Viva: a arte reconstituindo memória. 2002. (Encontro).

Seminário Internacional: a Cultura das Metrópoles. São Paulo/SP. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

CASTRO, R.; LEITE, S. R. B.; LEMOS, F. C.. Comissão de Recrutamento e Seleção do Sesc PI - Edital 03/2013, de 15/08/2013. 2013. SESC Piauí.

CASTRO, R.; LEITE, S. R. B.; AGUIAR, A. B. D. C.. Comissão de Recrutamento e Seleção do Sesc PI - Edital 01/2012, de 24/02/2012. 2012. SESC Piauí.

CASTRO, R.; LEITE, S. R. B.; SILVA, R. P.. Comissão de Recrutamento e Seleção do Sesc PI - Edital 03/2012, de 26/09/2012. 2012. SESC Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio de Padua Carvalho Lopes

LOPES, ANTONIO DE PÁDUA CARVALHO; MENDES SOBRINHO, J. A. C.;SALES, Luis Carlos; LUSTOSA, A. V. M. F.; CASTRO, C. A.; COSTA FILHO, A.; CASTELLANOS, S. L. V.. A prática educativa na Companhia de Aprendizes de Marinheiro do Piauí (1874 - 1915). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Antonio de Padua Carvalho Lopes

LOPES, ANTONIO DE PÁDUA CARVALHO; MENDES, J. A. C.;SALES, Luis Carlos; LIMA, Maria da Glória B. S.; CASTRO, C. A.; CASTELLANOS, S. L. V.; COSTA FILHO, A.. A prática educativa na Companhia de Aprendizes de marinheiro do Piauí 91874 - 1915). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Edwar de Alencar Castelo Branco

CASTELO BRANCO, Edwar de A. COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PROVINCIA DO PIAUÍ. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Maria da Gloria Soares Barbosa Lima

LOPES, Antonio de Pádua Carvalho; CASTRO, C. A.; CASTELLANOS, S. L. V.;LIMA, M. G. S. B.; SOBRINHO, J. A. C. M.; COSTA FILHO, A.. Povoando o litoral brasileiro com escolas: a prática educativa na companhia de aprendizes marinheiros do Piauí-1874 a 1915. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Maria do Carmo Alves do Bomfim

BOMFIM, Maria Do Carmo Alves Do. Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí (1874 a 1915): história de uma instituição educativa. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

LUIS CARLOS SALES

LOPES, Antônio de Pádua CarvalhoSALES, LUÍS CARLOS; CASTRO; CASTELLANOS, S. L. V.; M SOBRINHO, J. A. C.. A prática educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí (1874 a 1915). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Alcebíades Costa Filho

COSTA FILHO, A.; LOPES, A. P. C.; MENDES SOBRINHO, J. A. C.; CASTRO, C. A.; SALES, L. C.; CASTELLANOS, S. L. V.. Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí 1874 a 1915. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

LOPES, Antonio de Pádua Carvalho;MENDES SOBRINHO, J. A. de C.; CASTRO, C. A.; CASTELLANOS, S. L. V.; SALES, Luis Carlos. A Prática Educativa na Companhia de Aprendizes marinheiros do Piauí 1874 a 1915. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

LOPES, Antonio de Pádua Carvalho;MENDES SOBRINHO, J. A. de C.; SALES, Luís Carlos; CASTELLANOS, S. L. V.; CASTRO, C. A.; COSTA FILHO, A.. A Prática Educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí 1874 a 1915. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

LOPES, Antonio de Pádua Carvalho;MENDES SOBRINHO, J. A. de C.; CASTRO, C. A.; CASTELLANOS, S. L. V.; SALES, Luis Carlos; COSTA FILHO, A.. Povoando o Litoral Brasileiro com Escolas: a prática educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí (1874 a 1915). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Ana Valéria Marques Fortes Lustosa

Lopes, A.de P. C.; Mendes Sobrinho, J.A. de C.; Sales, L. C;Fortes-Lustosa, A. V. M; CASTRO, C. A.; Costa Filho, A.; CASTELLANOS, S. L. V.. A prática educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí 1874 a 1915. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Samuel Luis Velazquez Castellanos

CASTELLANOS, SAMUEL; LOPES, A. P. C.;CASTRO, C. A; MENDES SOBRINHO, J. A. C.; SALES, L. C.. A PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA DE APRENDIZES MARANHIEROS. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio de Padua Carvalho Lopes

A prática educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí 1874 a 1915; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Antônio de Pádua Carvalho Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, R. M. C ; LOPES, A. P. C. . NÃO BASTA SER OFICIAL: O PROFESSOR NORMALISTA NAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS DO BRASIL E A CULTURA ESCOLAR INSTITUCIONAL. Revista Latino-Americana de História , v. 7, p. 267-283, 2018.

  • SILVA, R. M. C . COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PROVINCIA DO PIAUÍ: o recrutamento à Armada e o acesso da criança pobre à escola. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , v. 9, p. 50-58, 2003.

  • CASTRO, R. . A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DE PARNAÍBA. 2ª. ed. Teresina: EDUFPI, 2013. 222p .

  • CASTRO, R. . HISTORIANDO GUARIBAS: uma experiencia de escolarização do SESC LER. 1ª. ed. Teresina: SESC, 2011. 63p .

  • CASTRO, R. . COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ - 1874 a 1915: História de uma Instituição Educativa. 1ª. ed. Teresina: EDUFPI, 2008. v. 01. 222p .

  • CASTRO, R. . HISTORIA DO TEATRO EM PARNAÍBA - 1898 a 1999. 1ª. ed. Parnaiba: SESC, 1999. v. 1. 113p .

  • MOURA, W. F. ; SILVA, R. M. C . REAPROVEITAMENTO DE RETALHOS DE TECIDO COM FOCO NA GERAÇÃO DE RENDA: UMA EXPERIÊNCIA COM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: RIBEIRO, Ana de Almeida. (Org.). Estudos e práticas em EJA: ampliando olhares. 1ªed.Rio de Janeiro/RJ: Caetés, 2016, v. , p. 267-274.

  • SILVA, R. M. C . CONCEPÇÕES DE PROFESSOR NAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS. In: FERRO, Maria do Amparo Borges; REIS, Amada de Cássia Campos; SOUSA, Rosangela Pereira de.. (Org.). A Educação no tear da história: memória, formação e práticas educativas. 1ªed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2016, v. , p. 79-93.

  • SILVA, R. M. C . HISTORIANDO GUARIBAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESCOLARIZAÇÃO DO SESC LER. In: Renato Pontes Costa; Ana de Almeida Ribeiro. (Org.). O saber da gente... sobre 'uma educação pro povo'. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2013, v. , p. 137-143.

  • CASTRO, R. ; LOPES, A. P. C. . A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ COMO ESPAÇO DE CIVILIDADE E FUTURO DE MENORES: o envio de crianças pelas famílias no final do século XIX. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação - história da educação: global, nacional e regional, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos IX Congresso Brasileiro de História da Educação - história da educação: global, nacional e regional, 2017. p. 2072-2090.

  • SILVA, R. M. C ; LOPES, A. P. C. . FILHOS DO OCEANO, ÓRFÃOS DA TERRA FIRME: 'livro do aprendiz marinheiro' e a cultura escolar instituciional. In: IX EMHE - Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na História da Educação, 2016, São Luís/MA. IX Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na História da Educação, 2016.

  • CASTRO, R. ; LOPES, A. P. C. . AS REPRESENTAÇÕES DAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS EM MEMÓRIAS DE HUMBERTO DE CAMPOS E DOIDINHO DE JOSÉ LINS DO REGO. In: XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - EPEN, 2016, Teresina. Coleção Caminhos da Pós-Graduação em Educação no Nordeste do Brasil: fundamentos da educação. Teresina: Edufpi, 2016. v. 1. p. 111-124.

  • MOURA, W. F. ; CASTRO, R. . O Reaproveitamento de retalhos de tecidos com foco na geração de renda: uma experiencia com Educação de Jovens e Adultos. In: 2º SEEJA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA PUC-RIO, 2015, Rio de Janeiro. 2º SEEJA - Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-RIO., 2015.

  • CASTRO, R. . DA COMPANHIA À ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ: UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA MUDANÇA CONCEIITUAL À LUZ DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO. In: VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIADA EDUCAÇÃO: INFÂNCIA, ESCOLA E FAMÍLIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2014, SÃO LUIS - MARANHÃO. VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INFANCIA, ESCOLA E FAMÍLIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.. SÃO LUIS / MA: UFMA, 2014.

  • SILVA, R. M. C . A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS A PARTIR DO DECRETO Nº 9371 DE 14 DE FEVEREIRO DE 1885. In: V ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: instituições escolares, profissão docente, 2014, TERESINA. V ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: instituições escolares, profissão docente, 2014.

  • SILVA, R. M. C . Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí: uma escola para a infância pobre.. In: Seminário Educação 2012, 2012, Cuiabá. Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis - entre a sujeição e as possibilidades criativas.. Cuiabá: Editora da UFMT, 2012.

  • SILVA, R. M. C . REESCREVENDO GUARIBAS: TRABALHO COM MEMÓRIA NA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO SESCLER. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2012 - das crianças nas instituições e das crianças (in) visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas, 2012, CUIABÁ. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2012 - das crianças nas instituições e das crianças (in) visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas, 2012.

  • SILVA, R. M. C . Navegar é preciso? O surgimento da Companhia de Aprendizes Marinheiros da província do Piauí e a formação da mão-de-obra para a Marinha de Guerra Brasileira: 1874 a 1915. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto/Portugal. Cultura escolar, migrações e cidadania, 2008.

  • SILVA, R. M. C . Um modo do Piauí Imperial e Republicano de lidar com a Educação da Infãncia Pobre: Companhia de Aprendizes Marinheiros. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. O ensino e a pesquisa em história da educação, 2008.

  • SILVA, R. M. C . Do suprimento humano para a Marinha de Guerra Nacional à escola para a infância pobre: interesses recíprocos no surgimento da Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauíí. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006. p. 5337-5346.

  • SILVA, R. M. C . Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí e a sua relação com o cotidiano da cidade de Parnaíba. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2006, Teresina. A pesquisa como mediação de práticas socioedcativas. Teresina: EDUFPI, 2006.

  • SILVA, R. M. C . Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí: uma discussão sobre o movimento de entrada e saída de menores nesta Instituição Educativa. In: XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2005, Belém. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social. Belém, 2005.

  • SILVA, R. M. C . Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí: história de uma Instituição Educativa. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. História, acontecimento e narrativa. João Pessoa, 2003.

  • SILVA, R. M. C . Para a Instituição o recrutamento à Armada, para a criança pobre o acesso à escola: uma discussão sobre a Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí. In: XVI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão. Educação, Pesquisa e Diversidade Regional. São Cristóvão: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2003.

  • SILVA, R. M. C . Projeto Memoria Viva: uma experiencia em construção. In: I Congresso Interestadual de Educação Continuada e a Distância, 2002, Parnaíba. Educação Integral: Necessidades e Realidade. Parnaíba, 2002. p. 117-122.

  • SILVA, R. M. C . Projeto Memória Viva. In: II Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2002, Teresina. Formação de professores, direitos humanos e diversidades culturais. Teresina: EDUFPI, 2002.

  • SILVA, R. M. C . A Educação no espaço Militar: uma abordagem. In: II Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2002, Teresina. Formação de professores, direitos humanos e diversidades culturais. Teresina: EDUFPI, 2002.

  • SILVA, R. M. C . A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS A PARTIR DO DECRETO Nº 9371 DE 14 DE FEVEREIRO DE 1885. In: V ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: instituições escolares, profissão docente, 2014, TERESINA. V ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: instituições escolares, profissão docente, 2014.

  • CASTRO, R. ; LOPES, A. P. C. . A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ COMO ESPAÇO DE CIVILIDADE E FUTURO DE MENORES: o envio de crianças pelas famílias no final do século XIX. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação - história da educação: global, nacional e regional, 2017, João Pessoa. Cadernos de resumos IX Congresso Brasileiro de História da Educação - história da educação: global, nacional e regional, 2017. p. 214-214.

  • SILVA, R. M. C ; LOPES, A. P. C. . FILHOS DO OCEANO, ÓRFÃOS DA TERRA FIRME: 'livro do aprendiz marinheiro' e a cultura escolar institucional. In: IX EMHE - Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na História da Educação, 2016, São Luís/MA. IX Encontro Maranhense de História da Educação: leitura, alfabetização e letramento na História da Educação, 2016.

  • SILVA, R. M. C ; LOPES, A. P. C. . AS REPRESENTAÇÕES DAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS EM MEMÓRIAS DE HUMBERTO DE CAMPOS E DOIDINHO DE JOSÉ LINS DO REGO. In: XXIII EPEN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE - CAMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL: AVALIAÇÃO, FINANCIAMENTO, REDES E PRODUÇÃO CIENTÍFICA., 2016, Teresina, Piauí, Brasil. Caderno de Resumos do Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - EPEN. Teresina, Piauí, Brasil: EDUFPI, 2016. v. 1. p. 4-4.

  • CASTRO, R. . DA COMPANHIA À ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ: UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA MUDANÇA CONCEIITUAL À LUZ DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO. In: VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIADA EDUCAÇÃO: INFÂNCIA, ESCOLA E FAMÍLIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2014, SÃO LUIS - MARANHÃO. VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INFANCIA, ESCOLA E FAMÍLIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.. SÃO LUIS / MA: UFMA, 2014.

  • MOURA, W. F. ; SILVA, R. M. C . O Reaproveitamento de retalhos de tecidos com foco na geração de renda: uma experiencia com Educação de Jovens e Adultos. In: 2º SEEJA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA PUC-RIO, 2014, Rio de Janeiro. 2º SEEJA - Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-RIO., 2014.

  • SILVA, R. M. C . Historiando Guaribas: uma experiência de escolarização do Sesc Ler. In: 1º SEEJA - Seminário de Educação de Jovens e Adultos da PUC-Rio, 2010, Rio de Janeiro. "... e uma EDUCAÇÃO pro povo, tem?". Rio de Janeiro: Caetés, 2010. p. 66-66.

  • SILVA, R. M. C . Navegar é preciso? O surgimento da Companhia de Aprendizes Marinheiros da província do Piauí e a formação da mão-de-obra para a Marinha de Guerra Brasileira: 1874 a 1915. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto/Portugal. Cultura escolar, migrações e cidadania. Porto/Portugal: SPCE, 2008. p. 471-471.

  • SILVA, R. M. C . Um modo do Piauí Imperial e Republicano de lidar com a Educação da Infãncia Pobre: Companhia de Aprendizes Marinheiros. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. O ensino e a pesquisa em história da educação. São Cristóvão: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2008. p. 300-300.

  • SILVA, R. M. C . Do suprimento humano para a Marinha de Guerra Nacional à escola para a infância pobre: interesses recíprocos no surgimento da Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauíí. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006. p. 392-393.

  • SILVA, R. M. C . Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí: uma discussão sobre o movimento de entrada e saída de menores nesta Instituição Educativa. In: XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2005, Belém. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social. Belém, 2005. v. 2A. p. 27-27.

  • SILVA, R. M. C . Para a Instituição o recrutamento à Armada, para a criança pobre o acesso à escola: uma discussão sobre a Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauíí. In: XVI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão. Educação, Pesquisa e Diversidade Regional. São Cristóvão: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2003. p. 134-135.

  • SILVA, R. M. C . Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí: história de uma Instituição Educativa. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. História, acontecimento e narrativa. João Pessoa: Editora da UFPB, 2003. p. 162-162.

  • SILVA, R. M. C . A Educação no espaço Militar: uma abordagem. In: II Encontro de Pesquisa em Educação da UFP, 2002, Teresina. Formação de professores, direitos humanos e diversidades culturais. Teresina: EDUFPI, 2002. p. 103-103.

  • SILVA, R. M. C . Projeto Memoria Viva. In: II Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2002, Teresina. Formação de professores, direitos humanos e diversidades culturais. Teresina: EDUFPI, 2002. p. 100-100.

  • CASTRO, R. ; LOPES, A. P. C. . A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ COMO ESPAÇO DE CIVILIDADE E FUTURO DE MENORES: o envio de crianças pelas famílias no final do século XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C ; LOPES, A. P. C. . FILHOS DO OCEANO, ÓRFÃOS DA TERRA FIRME: 'livro do aprendiz marinheiro e a cultura escolar institucional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C ; LOPES, A. P. C. . AS REPRESENTAÇÕES DAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS EM MEMORIAS DE HUMBERTO DE CAMPOS E DOIDINHO DE JOSE LINS DO REGO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, A. F. ; SILVA, R. M. C . RECEITAS DA MEMÓRIA ÀS GAVETAS: UMA POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . ABRINDO O LIVRO: A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DE PARNAÍBA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, R. . DA COMPANHIA À ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ: UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA MUDANÇA CONCEIITUAL À LUZ DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE APRENDIZES MARINHEIROS A PARTIR DO DECRETO Nº 9371 DE 14 DE FEVEREIRO DE 1885. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOURA, W. F. ; SILVA, R. M. C . O REAPROVEITAMENTO DE RETALHOS DE TECIDOS COM FOCO NA GERAÇÃO DE RENDA: uma experiência com Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí: uma escola para a infância pobre.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . Reescrevendo Guaribas: trabalho com memória na escolarização de jovens e adultos no Projeto SESC LER. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, R. M. C . HISTORIANDO GUARIBAS: uma experiencia de escolarização do SESC LER. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . NAVEGAR É PRECISO? O surgimento da Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí e a formação da mão-de-obra para a Marinha de Guerra Brasileira: 1874 a 1915. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . Um modo do Piauí Imperial e Republicano de lidar com a Educação da Infãncia Pobre: Companhia de Aprendizes Marinheiros. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . DO SUPRIMENTO HUMANO PARA A MARINHA DE GUERRA NACIONAL À ESCOLA PARA A INFANCIA POBRE: interesses recíprocos no surgimento da Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí e a sua relação com o cotidiano da cidade de Parnaíba. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PROVINCIA DO PIAUÍ: uma discussão sobre o movimento de entrada e saída de menores nesta instituição educativa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PROVINCIA DO PIAUI: história de uma instituição educativa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . PARA A INSTITUIÇÃO O RECRUTAMENTO Àe ARMADA, PARA A CRIANÇA POBRE O ACESSO À ESCOLA: uma discussão sobre a Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . Projeto Memória Viva. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . A EDUCAÇÃO NO ESPAÇO MILITAR: uma abordagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . PROJETO MEMÓRIA VIVA: uma experiência em construção. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . PROJETO MEMÓRIA VIVA: a arte reconstituindo memória. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . A educação no espaço militar: uma abordagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. C . O Professor e suas múltiplas competências. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. M. C . Psicopedagogia: contribuições para professores das Séries Iniciais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. M. C . A Linguagem Teatral na Literatura Infantil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, R. M. C . A História do Teatro em Parnaíba. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. M. C . O Teatro a serviço da Educação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. M. C . Utilização Pedagógica do Teatro na Escola. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, R. M. C . A História do Teatro em Parnaíba. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTRO, R. . HISTORIANDO GUARIBAS: uma experiencia de escolarização do SESC LER. Teresina, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • SILVA, R. M. C . COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PROVINCIA DO PIAUÍ - 1874 a 1915: História de uma Instituição Educativa 2006 (PUBLICAÇÃO DE RESUMO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, R. M. C . Elaboração e Coordenação do Projeto Pedagogia da Expressão (SESC/PI) de 1995 a 1999. 1995.

SILVA, R. M. C . Elaboração e Coordenação do Projeto A Escola vai ao Teatro (SESC/PI). 1994.

SILVA, R. M. C . Elaboração e Coordenação do Projeto Prêmio Cultura (SESC/PI) de 1989 a 1994. 1989.

SILVA, R. M. C . Teatro e Formação de Platéia: problemas e perspectivas. 1999. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, R. M. C . Capacitação sobre a Proposta Pedagógica do SESC LER. 2006. .

SILVA, R. M. C . Arte e Educação. 2002. .

SILVA, R. M. C . Oficina de Arte Teatral. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, R. M. C . Treinamento para Professores de Arte de 5ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Parnaíba. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, R. M. C . Planejamento de Jogos Teatrais para as Séries Iniciais. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, R. M. C . Oficina de Leitura Dramática. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, R. M. C . Curso de Artes. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, R. M. C . Oficina de Artes. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, R. M. C . Atividades Pedagógicas para o 1º Grau. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    A prática educativa na Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí: 1874 a 1915, Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender como se constituiu a prática educativa na Escola de Aprendizes Marinheiros do Piauí, no período de 1874 a 1915.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rozenilda Maria de Castro Silva - Integrante / ANTONIO DE PÁDUA CARVALHO LOPES - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Medalha Paulo Freire (ao Projeto Partindo da Matéria Prima do SESC PI, sob minha Coordenação), MEC.

2004

Honra ao Mérito, SESC PI.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO. , Rua Heitor Castelo Branco, 2700, Ilhotas, 64001320 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32309993, Fax: (86) 32309994, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2001 - 2001

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Período Especial, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Professora da Disciplina Educação Artística no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, 45 h.

  • 1999 - 1999

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Período Especial, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Professora da disciplina Introdução à Metodologia Científica no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, 60 h.

  • 1998 - 1998

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Período Especial, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Professora da Disciplina Introdução à Metodologia Científica no Curso de Licenciatura Plena em Matemática , 60 h.

  • 1986 - Atual

    Serviço Social do Comércio

    Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Assessor I, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Exerce o cargo de Coordenadora Estadual do Projeto SESC LER Piauí a partir do dia 02 de janeiro de 2004 aos dias atuais.

  • 2000 - Atual

    Secretaria Estadual de Educação do PI

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

  • 2000 - Atual

    PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    à disposição.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Contrato por prazo determinado, Enquadramento Funcional: Professora Substituta Classe Auxiliar, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Fundamentos Sociológicos da Educação - DEFE, Disciplinas: Sociologia da Educação I e II.