DJANNE FERNANDES MELO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará(2012) e especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdades Integradas Brasil Amazônia(2015).

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Neuropsicopedagogia

2013 - 2015

Faculdades Integradas Brasil Amazônia
Título: Autismo e Inclusão: métodos e técnicas de intervenção para o processo de ensino-aprendizagem.
Orientador: Teresa Cristina Bordallo Farias

Graduação em Pedagogia

2009 - 2012

Universidade Federal do Pará
Título: O ensino da língua estrangeira para alunos com deficiência visual em cursos livres.
Orientador: Amélia Maria Araújo Mesquita

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Formação continuada de professores para o ensino integrado à linguagem. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2011 - 2012

Inglês. (Carga horária: 142h). , CCAA, CCAA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Maria Natalina Mendes Freitas ; MELO, D. F. . A Ludicidade e as implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento.. 2011. (Exposição).

MELO, D. F. . Sustentabilidade e reciclagem. 2011. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Jornada Pedagógico - Currículo em Movimento: Limites, avanços e perspectivas da escola bragantina.. 2016. (Seminário).

Jornada Pedagógica - Bragança 401 anos: cultura, cidadania e sustentabilidade - Dialogando práxis educativa na escola bragantina.. 2015. (Encontro).

Leitura literária: Letramento na perspectiva do currículo integrado.. 2015. (Oficina).

A Ludicidade e as implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento..A Ludicidade e as implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento.. 2011. (Seminário).

A Ludicidade e as implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento..Brincadeiras de criança.. 2011. (Seminário).

I Colóquio sobre o Ensino de História para as séries iniciais da Educação básica: questões, reflexões e práticas..Jogos, brincadeiras e novos recursos didáticos para as aulas de histórias com crianças entre 6 e 8 anos.. 2011. (Outra).

I Colóquio sobre o Ensino de História para as séries iniciais da Educação Básica: Questões, reflexões e práticas.. Jogos, brincadeiras e novos recursos didáticos para as aulas de história com crianças entre 6 e 8 anos.. 2011. (Exposição).

II Seminário Nacional de Educação Infantil do Campo. 2011. (Seminário).

XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia: Trabalho e educação: a formação do pedagogo em questão.. 2011. (Encontro).

Educação científica com crianças entre falas, gestos e emoções.. 2010. (Oficina).

Encontro Nacional dos estudantes de Pedagogia (ENEPe): Educação básica e práticas pedagógicas: relações possíveis.. 2010. (Congresso).

II Fórum Internacional de Educação do Mercosul: Políticas públicas de formação continuada e qualificação profissional no Mercosul.. 2010. (Outra).

III Mostra de Extensão do Campus Universitário de Bragança.Oficina de produção de material para letramento/alfabetização.. 2010. (Seminário).

II Seminário Acadêmico de Pedagogia - Educação: Múltiplos olhares no cenário do século XXI..Recontar Belém para conhecer Bragança. 2010. (Seminário).

Seminário de Educação Infantil: Infância, cultura e identidade: Fios que tecem o trabalho pedagógico na Educação Infantil.. 2010. (Seminário).

Fisc ( Forum Internacional da Sociedade Civil). 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa

SOUSA, N. M. F. R.. O ensino da língua estrangeira para alunos com deficiência visual em cursos livres. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

MARIA GORETE RODRIGUES CARDOSO

CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues. O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CURSOS LIVRES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Teresa Cristina Bordallo Farias

AUTISMO E INCLUSÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Neuropsicopedagogia) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia; Orientador: Teresa Cristina Bordallo Farias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Pesquisa Nacional Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos Moradoras nos Territórios Rurais Brasileiros., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Djanne Fernandes Melo - Integrante / FREITAS, M. N. M. - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Práticas exitosas de inclusão escolar: o que a literatura revela sobre o fazer e o saber-fazer de professores., Descrição: Antes de discutir propriamente sobre saberes docentes é interessante compreender o que se entende por saber para assim nos aproximarmos de uma análise mais consistente sobre o problema que movimenta esta pesquisa. Para tanto, será utilizada a definição de Gauthier et al (1998, p. 334) que afirmam que ?um saber pode ser definido como a atividade discursiva por meio do qual o sujeito tenta validar uma proposição ou uma ação?. Essa idéia ultrapassa o terreno da subjetividade e da relação de correspondência com o real na medida em que o saber surge de uma construção coletiva oriunda das trocas entre agentes. Essa perspectiva de compreensão do saber nos remete a pensar o saber docente, ainda tendo como suporte Gauthier et al, dependente diretamente das condições sociais e históricas nas quais exercem sua profissão (p. 343). Sendo os saberes dos professores objeto de análise na contemporaneidade, especialmente por possibilitar a busca pela definição da identidade ou profissionalidade docente, na medida em que conduz a construção de um repertório de conhecimentos mobilizados na prática profissional, é que se pode considerar fundamental trabalhar com esse conceito para discutir sobre as práticas exitosas de professores que tiveram sua formação inicial assentada prioritariamente na racionalidade técnica e disciplinar, possuem alunos com deficiência matriculados em suas turmas e conseguem desenvolver um trabalho curricular de qualidade junto a esses alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Djanne Fernandes Melo - Integrante / Amélia Maria Araújo Mesquita - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional