Dayanna de Mello Sousa

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo desde 2016 no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU - USP São Carlos). Concluiu o projeto de Iniciação Científica "Desenvolvimento de famílias paramétricas de mobiliário para projetos de HIS (Habitação de Interesse Social) em BIM - Building Information Modeling" junto ao grupo de pesquisa Arquitec - Arquitetura, Tecnologia e Habitação entre janeiro e agosto de 2017. Pesquisadora atualmente vinculada ao grupo de pesquisa Nomads USP - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, desenvolvendo o projeto de Iniciação Científica "Ampliando Diálogos: Requisitos para desenvolvimento de interfaces de participação popular em plataforma BIM", financiada pela agência de fomento à pesquisa FAPESP, desde fevereiro de 2018. Possui experiência acadêmica na área de projeto de arquitetura, com ênfase no uso de novas tecnologias (especialmente o BIM) em projeto. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7063-7240

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2016 - Atual

Universidade de São Paulo

Graduação interrompida em 2016 em Arquitetura e Urbanismo

2014 - Interrompido

Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2016

Curso técnico/profissionalizante

2011 - 2012

ETEC DR EMILIO HERNANDEZ AGUILAR

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Treinamento Introdutório de Programação em Python para a Arquitetura. (Carga horária: 10h). , Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP, IAU USP, Brasil.

2011 - 2013

Inglês. (Carga horária: 240h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.

2010 - 2010

Inglês. (Carga horária: 80h). , Wizard Franco da Rocha, WIZARD, Brasil.

2006 - 2010

Inglês. (Carga horária: 360h). , CNA República, CNA República, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

26º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Ampliando Diálogos: Requisitos para desenvolvimento de interfaces de participação popular em plataforma BIM. 2018. (Simpósio).

SIGraDi Technopoliticas - XXII Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráficos Digitais. Making machines: assembling a 3D printer open source. 2018. (Congresso).

XXIX Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Regional São Paulo (EREA CARLAO 2018).O que te tensiona?. 2018. (Encontro).

III SEMANAU - Semana da Arquitetura e Urbanismo.Entre o domínio e a subversão. 2017. (Encontro).

IV Seminário da Microbacia Santa Maria do Leme. 2017. (Seminário).

XLI Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura (ENEA - Gyn).Da utopia planejada à cidade mercadoria. 2017. (Encontro).

XIX Encontro Regional de Estudantes de Arquiteura e Urbanismo da Regional Leste (EREA PONTES) 2016.Pontes. 2016. (Encontro).

Workshop - Que cidade é essa?.Que cidade é essa?. 2014. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcio Minto Fabrício

DESENVOLVIMENTO DE FAMÍLIAS PARAMÉTRICADS DE MOBILIÁRIO PARA PROJETOS DE HIS EM BIM Building Information Modeling; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, USP - bolsa institucional; Orientador: Márcio Minto Fabricio;

Marcelo Cláudio Tramontano

Ampliando diálogos: requisitos para desenvolvimento de interfaces de participação popular em plataforma BIM; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, D. M. ; TRAMONTANO, M. . Ampliando Diálogos: Requisitos para desenvolvimento de interfaces de participação popular em plataforma BIM. In: 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP, 2018, São Carlos - SP. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, 2018. v. 26.

  • SOUSA, D. M. ; TRAMONTANO, M. . Ampliando Diálogos: Requisitos para desenvolvimento de interfaces de participação popular em plataforma BIM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PITA, J. V. C. ; SOUSA, D. M. . Processos participativos, Comunidades e Meios Digitais: A Experiência do Nomads.us. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUSA, D. M. ; GASTALDI FILHO, A. ; SANTOS, A. B. ; SIQUEIRA, A. . iPet. 2012.

SOUSA, D. M. . Ampliando Diálogos: Requisitos para desenvolvimento de interfaces de participação popular em plataforma BIM. 2018. (Relatório de pesquisa).

SOUSA, D. M. . Minicurso de Revit - XVI Semana de Engenharia Civil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Ampliando Diálogos: Requisitos para desenvolvimento de interfaces de participação popular em plataforma BIM, Descrição: O presente projeto de pesquisa de Iniciação Científica insere-se na temática de intervenções urbanas participativas auxiliadas por processos digitais. O objetivo geral da pesquisa é a definição de requisitos capazes de instruir o desenvolvimento de ferramentas digitais que possibilitem a inclusão de pessoas sem formação técnica específica, pertencentes a comunidades, juntamente com especialistas, em processos de projeto de intervenção urbana desenvolvidos em plataforma BIM. Para isso, considera-se especificamente o desenvolvimento de interfaces mais acessíveis às alterações feitas em programas computacionais de plataforma BIM, otimizando consultas à sociedade e tornando a participação mais acessível e mais direta no projeto. Os resultados desta pesquisa visam colaborar com a otimização da prática de projeto colaborativo envolvendo comunidades, ampliando os procedimentos da área de Arquitetura e Urbanismo e contribuindo com trabalhos de mestrado e doutorado em andamento no grupo de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dayanna de Mello Sousa - Coordenador / Marcelo Claudio Tramontano - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2017 - 2017

    Desenvolvimento de famílias paramétricas de mobiliário para projetos de HIS (Habitação de Interesse Social) em BIM - Building Information Modeling, Descrição: Verificação no comércio popular de quais as dimensões do mobiliário mínimo da habitação e, com estes dados, elaborar uma família de objetos paramétricos para BIM, composta por todos os itens do mobiliário básico necessário em uma moradia. A pesquisa segue o método da Design Science Research (DSR), que possui caráter propositivo e visa construir e avaliar artefatos que permitam transformar situações, alterando suas condições para estados melhores ou desejáveis. Busca-se, com a pesquisa, desenvolver e disponibilizar à comunidade acadêmica e demais interessados um material que é de grande utilidade para uma melhor prática de projeto, em especial aos de HIS. Além disso, esperasse desenvolver no bolsista o pensamento científico e a habilidade em atuar no desenvolvimento de uma tecnologia que, de certa forma, responde a um problema real da sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dayanna de Mello Sousa - Coordenador / Marcio Minto Fabricio - Integrante.Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2013

    Centro Britânico

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.