Lia Raposo de Assis Martins

Doutora em Psicologia na área de Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense - UFF, com orientação da Professora Cláudia Osorio. Realizou doutorado sanduíche no Conservatoire National des Arts e Métiers com orientação do Professor Yves Clot, com bolsa de fomento da FAPERJ, entre 2016 e 2017. Mestre em Psicologia na área de Estudos da Subjetividade pela UFF desde 2012. Trabalha como psicóloga concursada na Universidade Federal Fluminense, na Seção de Análise de Lotação e Dimensionamento de Pessoal - SALD/DGL/CPTA/PROGEPE. Na graduação, foi bolsista de iniciação científica atuando com os profissionais da área de enfermagem no Hospital Universitário Antônio Pedro. No mestrado realizou estágio docência por um semestre ministrando em conjunto com a orientadora, Claudia Osório e mais duas companheiras de mestrado, a disciplina Tópicos Especiais em Psicologia do Trabalho cujo objetivo era apresentar e discutir pesquisas e intervenções em psicologia do trabalho que tinham como referenciais a Clínica da Atividade e outros referenciais clínicos em psicologia do trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 19/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE

2014 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: A intensificação de espaços dialógicos e a construção de um ofício em um setor de gestão de uma universidade pública.
Orientador: em Conservatoire National des Arts et Métiers ( Yves Clot)
com Claudia Osorio da Silva. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Atividade; Desenvolvimento; Diálogo; Saúde; Coletivo.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Psicologia

2010 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: Um estudo sobre a atividade das pessoas com transtornos mentais graves: Atividade enquanto construção de saúde,Ano de Obtenção: 2012
Claudia Osorio da Silva.Palavras-chave: Atividade; Saúde Mental; Oficina de Dança.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em psicologia

2004 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: Sentidos que homens e mulheres atribuem ao trabalho hospitalar
Orientador: Cláudia Osório da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Liderança de Equipes. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Gestão por Competências. (Carga horária: 24h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2012 - 2012

Pesquisa e Intervenção em Clínica do Trabalho. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2006 - 2006

Dinâmica de grupo. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Colóquio Internacional em Clínica da Atividade.Que trabalho se faz na greve? Uma experiência de análise do trabalho no serviço público em educação superior no Brasil.. 2019. (Outra).

IV Colóquio Internacional em Clínica da Atividade.A oficina de fotos em debate no Seminário Intervenções (CNAM). 2019. (Outra).

Colóquio: Alain Wisner: un engagement, une oeuvre, un rayonnement. 2016. (Outra).

Colóquio: Santé Dégradée - Santé négociée. Le travail en question?. 2016. (Outra).

III CICA: Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. Desenvolvendo uma equipe: o dispositivo da leitura como um método da clínica da atividade. 2016. (Congresso).

IXème Congrès AFPSA. Le travail en tant qu'opérateur de santé. 2016. (Congresso).

IXème Congrès AFPSA. Une question de santé: promouvoir des dialogues à propos de l'activité de travail das une université publique.. 2016. (Congresso).

Biennnale Internationale de l'Education de la Formation et de Pratiques Professionnelles. La coopération comme pari pour le développement de l?activité de travail dans une Université.. 2015. (Congresso).

I Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho. 2015. (Congresso).

I Seminário Estadual de Serviço Social e Sigilo Profissional. 2015. (Seminário).

1º Congresso de Gestão de Pessoas da UFTM.. PROGRAMA DE ACOLHIMENTO AO SERVIDOR RECÉM-CONCURSADO. 2012. (Congresso).

Encontro Regional de Dirigentes de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino. 2012. (Encontro).

III Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Processo de trabalho em saúde: análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado.. 2009. (Outra).

18º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de ciência e tecnologia..Nossas primeiras impressões acerca da equipe de enfermagem do ambulatório do HUAP.. 2008. (Seminário).

V Congresso Internacinal Mujer, Trabajo y Salud. Nurses' work: A Bibliographic Revision in Brazil. 2008. (Congresso).

XVII Jornada de Psiquiatria da Aperj. 2008. (Outra).

XIV Encontro Nacional da Abrapso.Divisão Sexual do Trabalho: Sua História e sua Implicação no Ambiente Hospitalar. 2007. (Encontro).

XVII Seminário de Iniciação Científica.Divisão Sexual do Trabalho: Sua História e sua Implicação no Ambiente Hospitalar. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Katia Faria de Aguiar

AGUIAR, K. F.; MUNIZ, H.; SILVA, C.O.. Sentidos que homens e mulheres atribuem ao trabalho hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Henrique Passos Pereira

SILVA, Claudia Osório;PASSOS, E.; BRITO, J. C.. Um Estudo Sobre a Atividade das Pessoas com Transtornos Mentais Graves: Atividade Como Construção de Saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Henrique Passos Pereira

SILVA, Claudia Osório;PASSOS, E.; Muniz, H P; FALCAO, J. T. R.;Barros, M. E. B.. A intensificação de espaços dialógicos e a construção de um ofício em um setor de gestão de uma universidade pública. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Henrique Passos Pereira

SILVA, Claudia Osório;PASSOS, E.; Muniz, H P; AMADOR, F. S.. Uma questão de saúde: promover diálogos sobre a atividade de trabalho em uma universidade pública. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Helder Pordeus Muniz

SILVA, Cláudia Osório da; Passos, Eduardo;MUNIZ, H. P.; FALCAO, J. T. R.; BARROS, Maria Elizabeth Barros de. A intensificação de espaços dialógicos e a construção de um ofício em um setor de gestão de uma Universidade Pública. 2019. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Claudia Osório da Silva

OSORIO DA SILVA, C.; PASSOS, E.; MUNIZ, H. P.; AMADOR, F. S.. Uma questão de saúde: promover diálogos sobre a atividade de trabalho em uma universidade pública. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudia Osório da Silva

Uma questão de Saúde: Proporcionar diálogos sobre a atividade de trabalho em uma Universidade Pública; Início: 2017; Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Claudia Osório da Silva

Um estudo sobre a atividade das pessoas com transtornos mentais graves: atividade como construção da saúde; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Claudia Osorio da Silva;

Claudia Osório da Silva

Sentidos que homens e mulheres atribuem ao trabalho hospitalar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Claudia Osorio da Silva;

Claudia Osório da Silva

Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Claudia Osorio da Silva;

Claudia Osório da Silva

Processo de trabalho em saúde: Uma análise dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Claudia Osorio da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. ; Osório, C. . . A articulação de saberes teóricos e práticos na análise e no desenvolvimento da atividade de cuidado.. Psicologia: Teoria e Prática (Impresso) , v. 12, p. 95, 2010.

  • SOUZA, C. F. ; MARTINS, L. R. A. ; SILVA, A. P. ; SILVA, A. M. C. B. D. ; BASTOS, E. T. ; MAGALHAES, T. A. . La coopération comme pari pour le développement de l?activité travail dans une Université.. In: Biennale internationale de l'Éducation, de la Formation et des Pratiques professionnelles, 2015, Paris. Centre pour la communication scientifique directe, 2015.

  • MARTINS, L. R. A. ; BASTOS, E. T. ; SILVA, A. M. C. B. D. ; ABREU, R. P. ; SILVA FILHO, A. L. A. ; SOUZA, C. F. ; SILVA, A. P. . Reforma Universitária e as Demandas Geradas à Seção de Prevenção Sócio-Funcional da Universidade Federal Fluminense. In: 14º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2013, Águas de Lindóia/São Paulo. Impactos da Crise do capital nas politicas sociais e no trabalho do assistente social., 2013.

  • MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. ; Osório, C. . Une question de santé: promouvoir des dialogues à propos de l'activité de travail das une université publique.. In: IXème Congrès de l`Association Francophone de Psychologia de la santé, 2016, Lyon. De l'expertise scientifique à l'expertise profane: postures, enjeux et méthodes dans le champ de la psychologie de la santé, 2016.

  • Silva, M.A. ; MARTINS, L. R. A. ; Osório, C. . Le travail en tant qu'opérateur de santé. In: IXème Congrès de l'Association Francophone de Psychologie de la santé, 2016, Lyon. De l'expertise scientifique à l'expertise profane: postures, enjeux, méthodes dans le champ de la psychologie de la santé, 2016.

  • Osório, C. ; MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. . Experiência de um Grupo Ampliado de Pesquisa: articulação de diferentes saberes .. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió. PSICOLOGIA SOCIAL E POLÍTICAS DE EXISTÊNCIA: FRONTEIRAS E CONFLITOS, 2009.

  • MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. ; Osório, C. . O trabalho das enfermeiras: uma revisão bibliográfica no Brasil, no período de 1999 a 2008. In: V INTERNACIONAL CONGRESS WOMAN, WORK AND HEALTH, 2008, 2008, Zacatecas. LIBRO DE RESÚMENES, 2008. p. 79.

  • Silva, M.A. ; MARTINS, L. R. A. ; Osório, C. . Divisão Sexual do Trabalho: Sua História e sua Implicação no Ambiente Hospitalar. In: XIV Encontro Nacional da Abrapso, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Nacional da Abrapso, 2007.

  • MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. ; Osório, C. . Divisão sexual do trabalho: sua história e sua implicação no ambiente hospitalar. In: XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, Rio de Janeiro. ANAIS DO XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007.

  • MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. . Desenvolvendo uma equipe: o dispositivo da leitura como um método da clínica da atividade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, M.A. ; MARTINS, L. R. A. ; Osório, C. . Le travail en tant qu'opérateur de santé. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. ; Osório, C. . Une question de santé: promouvoir des dialogues à propos de l'activité de travail das une université publique.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, L. R. A. ; SILVA, A. P. ; SILVA, A. M. C. B. D. ; SOUZA, C. F. ; BASTOS, E. T. ; MAGALHAES, T. A. . La coopération comme pari pour le développement de l?activité de travail dans une Université.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. P. ; ABREU, R. P. ; SILVA, A. M. C. B. D. ; SOUZA, C. F. ; SILVA FILHO, A. L. A. ; BASTOS, E. T. ; MARTINS, L. R. A. ; MARTINS, L. R. A. . Reforma Universitária e as Demandas geradas à Seção de Prevenção Sócio-Funcional da Universidade Federal Fluminense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. M. C. B. D. ; MARTINS, L. R. A. ; SILVA, A. P. ; SILVA FILHO, A. L. A. ; SOUZA, C. F. ; BASTOS, E. T. ; ABREU, R. P. . Programa de Acolhimento ao Servidor Recém-Concursado.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. ; Osório, C. . NURSES' WORK: A BIBLIOGRAFIC REVIEW IN BRASIL FROM 1999 TO 2008.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, L. R. A. ; Osório, C. ; Silva, M.A. . Nossas primeiras impressões acerca da equipe de enfermagem do ambulatório do HUAP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, L. R. A. ; Osório, C. ; Silva, M.A. . Enfermagem: uma revisão dos estudos acerca da divisão sexual do trabalho.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. ; Osório, C. . Divisão Sexual do trabalho: Sua história e seus efeitos no ambiente hospitalar.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, L. R. A. ; Silva, M.A. ; Osório, C. . Divisão sexual do trabalho: sua história e sua implicação no ambiente hospitalar.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, L. R. A. ; Osório, C. . Relatório de Pesquisa. 2009. (Relatório de pesquisa).

MARTINS, L. R. A. ; Osório, C. . Relatório de Pesquisa. 2008. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Trabalho como Operador de Saúde, Descrição: Esta linha de pesquisa tem como tema o trabalho como operador de saúde. Seu objeto é o trabalho nas organizações brasileiras, privadas ou publicas, com foco na gestão do trabalho que é feita cotidianamente pelos trabalhadores e naquelas ações de gestão do trabalho voltadas às questões de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho. Tem como objetivo estudar os efeitos de produção de saúde ou, inversamente, de redução da saúde, sobre os trabalhadores, no trabalho contemporâneo em organizações brasileiras. O conceito de saúde é tomado de Canguilhem. De acordo com o autor o organismo sadio é caracterizado pela tendência a enfrentar situações novas e a instituir novas normas. Os recursos metodológicos adotados baseiam-se nos conceitos e princípios da psicologia do trabalho, em especial aqueles desenvolvidos pela Clínica da Atividade. Como resultado espera-se desenvolver o conceito de trabalho como atividade e como operador de saúde, considerando casos concretos na realidade brasileira contemporânea. Espera-se também ampliar o conhecimento que se tem sobre a atividade dos profissionais de recursos humanos e dos profissionais de saúde e segurança no trabalho, no diálogo que estabelecem com o conjunto dos trabalhadores da organização. Este conhecimento dará subsídios para discutir tanto a formação como as formas de atuação destes profissionais, ampliando assim seus recursos para a ação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Lia Raposo de Assis Martins - Integrante / Marianna Araujo da Silva - Integrante / Claudia Osório - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    Processo de trabalho em saúde: Análise e desenvolvimento dos modos de fazer e de viver nas relações de cuidado, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como tema o processo de trabalho em saúde. Seu objeto é o trabalho coletivo no hospital público universitário brasileiro e seu campo empírico é um hospital público situado na cidade de Niterói. Propõe-se um estudo da atividade de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário, enfocando suas possibilidades de desenvolvimento, bem como os obstáculos hoje existentes e os possíveis caminhos para ultrapassá-los. Os recursos metodológicos adotados baseiam-se nos conceitos e princípios desenvolvidos pela Clínica da Atividade, bem como naqueles preconizados na Vigilância em Saúde do Trabalhador. Propõe-se que as atividades de pesquisa sejam realizadas por um Grupo Ampliado de Pesquisa, de que participam tanto pesquisadores provenientes do meio acadêmico, quanto profissionais do serviço de saúde em análise, propiciando a contribuição de múltiplos saberes. A abordagem busca contemplar, na análise do trabalho, a análise da subjetividade e dos processos de subjetivação, contemplando a divisão sexual do trabalho no hospital e outras questões pertinentes à análise do trabalho contemporâneo. Como resultado espera-se desenvolver o trabalho coletivo no hospital, produzindo, no curso de um processo de intervenção, conhecimento sobre o processo de trabalho hospitalar e suas possibilidades de ampliação dos recursos para o trabalho solidário em equipe. Este resultado, uma vez alcançado, possibilitará a melhoria das condições de trabalho em saúde bem como da atenção prestada ao paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lia Raposo de Assis Martins - Integrante / Marianna Araujo da Silva - Integrante / Claudia Osório - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Reitoria. , Rua Miguel de Frias nº 9, Icaraí, 24220008 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26295281, Ramal: 5042

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalha na Seção de Análise de Lotação e Dimensionamento de Pessoal - SALD/DGL/CPTA/PROGEPE

  • 2011 - 2019

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalhou na Seção de Prevenção Sócio-Funcional - SPSF/DGL/CPTA/PROGEPE

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Ministração da Disciplina: Temas Atuais em Psicologia do Trabalho. Ementa: Análise e discussão de temas contemporâneos relevantes, na área de psicologia do trabalho.

  • 2007 - 2008

    Casa Verde - Núcleo de Assistência em Saúde Mental

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de psicologia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atividades realizadas: grupos de estudos e supervisão semanais, com atribuições no hospital-dia (convivência; coordenação de oficinas; participação em atendimentos individuais, em grupo e de familiares; participação em reuniões de equipe, elaboração e relatórios mensais e projetos terapêuticos dos pacientes; construção de caso clínico; participação em seminário clínico-institucional) e elaboração de trabalho de conclusão de estágio: A clínica do Caminhar e os Encontros para além do Casa Verde apresentado à equipe técnica.

  • 2011 - 2011

    Associação Pestalozzi de Niterói

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Experiência como Psicóloga na Sociedade Pestalozzi do Rio de Janeiro, no Programa de Atendimento a Autistas e Psicóticos - PAPs.

  • 2006 - 2007

    Associação Pestalozzi de Niterói

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Experiência como Estagiária na Sociedade Pestalozzi do Rio de Janeiro, no Centro de Estimulação Precoce.