Endrius Robert Lopes

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), com bolsa CAPES, graduado em psicologia pela mesma Universidade, com experiência em pesquisa na área da educação especial durante três anos, com projetos financiados pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado em Educação

2019 - Atual

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Concepções sobre idosos e processos educativos em filmes brasileiros de longa metragem,Orientador:
Rita De Cassia Antonia Nespoli Ramos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Psicologia

2013 - 2018

Universidade Metodista de Piracicaba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

WILHELM REICH - DA PSICANALISE A ERGONOMIA (Palestra). (Carga horária: 3h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2015 - 2015

Teatro e Psicologia Social na Saúde mental. (Carga horária: 3h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2015 - 2015

A compreensão do Desenvolvimento Psicológico para Vigotski. (Carga horária: 4h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2014 - 2014

Psicanálise e Teoria Crítica. (Carga horária: 16h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2014 - 2014

O Arquétipo da Criança: A Brincadeira na Abordagem Junguiana. (Carga horária: 2h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

16 Simpósio de Ensino de Graduação.PASSOS CEGOS: A PERCEPÇÃO DOS CEGOS SOBRE E PELA CIDADE. 2018. (Simpósio).

26 Congresso de Iniciação Científica. A REPRESENTAÇÃO DA DEFICIÊNCIA E DA INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CINEMA BRASILEIRO: UM ESTUDO A LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA - PARTE II. 2018. (Congresso).

IX Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula. 2017. (Congresso).

14 Simpósio de Ensino de Graduação.A Práxis em Atenção Psicossocial: a usuária como porta voz da efetividade da clínica do cuidado. 2016. (Simpósio).

24 Congresso de Iniciação Científica. Passos cegos: Acompanhando Itinerários de uma Pesquisadora Cega pela Cidade e pelo Campo de Estudo. 2016. (Congresso).

34ª Semana do curso de Psicologia. 2016. (Encontro).

5 Congresso Brasileiro de Saúde Mental. "Perspectivas sobre as práxis em Atenção Psicossocial: o ?ontem? e o ?hoje? na perspectiva do Usuário". 2016. (Congresso).

13 Simpósio de Ensino de Graduação.Produtos da Civilização: Um Neonazista Opressor analisado pelo Judeu Oprimido.. 2015. (Simpósio).

3ª Jornada da Análise do Comportamento. 2015. (Outra).

I Seminário Regional de Atenção Psicossocial e Políticas Públicas. 2015. (Seminário).

12ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracaba - UNIMEP. 2014. (Simpósio).

Luta Antimanicomial e a Clínica do Cuidado Cotidiano. 2014. (Outra).

11ª Mostra Acadêmica Unimep. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Disete Devera

A Práxis em Atenção Psicossocial: A Usuária como Porta Voz da Efetividade da Clínica do Cuidado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Disete Devera;

Maria Inês Bacellar Monteiro

PASSOS CEGOS: ACOMPANHANDO TRAJETOS E HISTÓRIAS DE CEGOS PELA CIDADE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Inês Bacellar Monteiro;

Maria Inês Bacellar Monteiro

A representação da deficiência e da inclusão social da pessoa com deficiência no cinema brasileiro: um estudo a luz da análise do discurso de linha francesa; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Cnpq; Orientador: Maria Inês Bacellar Monteiro;

Maria Inês Bacellar Monteiro

PASSOS CEGOS: ACOMPANHANDO ITINERÁRIOS E TRAJETOS DE UMA PESQUISADORA CEGA PELA CIDADE E NO CAMPO DE ESTUDO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Inês Bacellar Monteiro;

Maria Inês Bacellar Monteiro

OS PROFESSORES E SEUS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES DE ENSINO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL; 2015; Orientação de outra natureza - Universidade Metodista de Piracicaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Inês Bacellar Monteiro;

Telma Regina de Paula Souza

As Representações Sociais do envelhecimento no cinema brasileiro: Quais e como são construídas; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos

As representações sociais do envelhecimento no cinema brasileiro: quais e como são construídas?; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BATISTA, R. D. ; LOPES, E. R. ; PINTO, G. U. . A alfabetização de alunos cegos e as tendências da desbrailização: uma discussão necessária. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO , v. 37, p. 179-194, 2017.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2018

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador - Iniciação Científica, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de projeto científico, envolvendo busca de texto, fichamento de textos, registros de dados, sistematização de dados, análise de dados e produção de relatórios na área da cegueira, visando compreender como os cegos estabelecem relações com o mundo e como os agentes sociais interagem com a pessoa cega.

2014 - 2015

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Capacitação - Treinamento Técnico, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de apoio técnico ao projeto "Os Professores e seus alunos com deficiência na escola: um estudo sobre as relações de ensino na perspectiva histórico-cultural" da Profª Drª Maria INês Bacellar Monteiro.

2018 - 2018

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador - Iniciação Científica, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Escrita, implementação e realização de projeto científico, envolvendo busca de texto, fichamento de textos, registros de dados, sistematização de dados, análise de dados e produção de relatórios, seguindo prazos de acordo com projeto e atendendo qualidade exigida pela instituição financiadora. O objetivo foi o de compreender como se dava a construção social da imagem do deficiente no cinema nacional.