Sophie Françoise Mauricette Derchain

Fez graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição. Tem Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Sociedade Brasileira de Ginecologia Obstetrícia e Título de Especialista em Mastologia (TEMA) pela Sociedade Brasileira de Mastologia. É Mestre em Tocoginecologia, Doutora em Tocoginecologia, Livre Docente em Ginecologia e Titular em Ginecologia, todos pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é Professora Titular em Ginecologia no Departamento de Tocoginecologia da FCM/Unicamp. Tem experiência em pesquisa na área de Medicina, com ênfase em Saúde da Mulher, com foco em marcadores biológicos, câncer de ovário, câncer de mama e lesões induzidas por HPV. Publica regularmente, em periódicos indexados no pubmed/medline, com 160 artigos publicados nos temas citados e mais de mil e trezentas citações no Web of Science-2019, com índice H de 21. Atuou como editora associada para a revista BMC câncer de 2009 a 2014. Atua como editora associada para a Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e como revisora de vários periódicos nacionais e internacionais. Orientou 29 mestrados e 19 doutorados e coorientou 10 mestrados e 9 doutorados. Também orientou 26 alunos de iniciação científica com bolsa.Supervisionou dois pos doutorandos com bolsa. Atualmente orienta alunos de iniciação cientifica, alunos de mestrado e doutorado strito senso, pela pós graduação em Tocoginecologia (FCM-Unicamp). Coordena projeto de pesquisa com financiamento.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tocoginecologia

1993 - 1995

Universidade Estadual de Campinas
Título: Fatores Prognósticos Associados ao Tratamento Inicial em Pacientes com Carcinoma do Ovário Estádios II, III e IV
Orientador: Kazue Panetta

Mestrado em Tocoginecologia

1990 - 1992

Universidade Estadual de Campinas
Título: Fatores de Risco para condiloma do colo uterino em adolescentes.,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Jessé de Paula Neves Jorge

Especialização - Residência médica

1984 - 1986

Universidade Estadual de Campinas
Residência médica em: TocoginecologiaNúmero do registro: .

Graduação em Medicina

1978 - 1983

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Lesões Induzidas Por Papilomavirus Humano.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Oncologia Ginecológica.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Cuidados Paliativos.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Câncer de Mama.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Pedagogia Médica e Didática Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19 Congresso Brasileiro de Citologia Clinica e a 4ª Jornada Brasileira de Diagnóstico Laboratorial. Ectopia, infecções genitais e câncer do colo uterino. 2019. (Congresso).

19 Congresso Brasileiro de Citologia Clinica e a 4ª Jornada Brasileira de Diagnóstico Laboratorial. O uso e a interpretação de marcadores em citologia ginecológica. 2019. (Congresso).

2ª Jornada Regional de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva ? SBE.Endometriose e câncer. Devo me preocupar?. 2019. (Outra).

46 Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e do 7 Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial. Carcinogênese do colo uterino e agentes promotores. 2019. (Congresso).

46 Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e do 7 Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial. HPV ? Métodos para o diagnóstico. 2019. (Congresso).

4o Next Frontiers to Cure Cancer.Diminuição da radicalidade na cirurgia do câncer do colo do útero. Quais são as evidencias?. 2019. (Outra).

58 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Sessão interativa de câncer ginecológico. 2019. (Congresso).

58 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Tratamento conservador (câncer de endométrio). 2019. (Congresso).

58 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Câncer ginecológico em mulheres na idade reprodutiva ? o que muda na abordagem tradicional. 2019. (Congresso).

58 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Massa anexial: quando intervir e quando ter conduta conservadora. 2019. (Congresso).

CERVICOLP 2019 - XXIX Encontro de Atualização em PTGI e Colposcopia.Rastreio do Câncer do colo uterino em pacientes HIV e imunossuprimidas. 2019. (Encontro).

Filho - fertilidade em foco.Já Basta O Câncer...Quero Ter Filhos! Como Preservar A Fertilidade Masculina E Feminina?. 2019. (Outra).

Global Meeting of the International Gynecologic Cancer Society (IGCS 2019).International Challenges in Gynaecological Oncology Nursing. 2019. (Outra).

Global Meeting of the International Gynecologic Cancer Society (IGCS 2019).REGIONAL PLENARY: Latin America Regional Plenary. 2019. (Outra).

I Simpósio Internacional de Câncer Feminino do Oncologia D?Or.Vacinação de HPV na mulher adulta. 2019. (Simpósio).

XIII Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Vale do Paraiba.Rastreamento do câncer na mulher. 2019. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Citologia negativa e HPV oncogêncio persistente após tratamento: Risco de lesão de alto grau?. 2019. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Cotesting x teste do HPV isolado: A citologia tem agregado valor no rastreio?. 2019. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. O papel do p16 como método de triagem diante de citologia alterada.. 2019. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Seguimento pós-tratamento conservador- como conduzir: Citologia? Curetagem endocervical? Teste do HPV?. 2019. (Congresso).

XXII Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Mitos e Verdades na Cirurgia Ginecológica: Cirurgia minimamente invasiva piora o prognóstico?. 2019. (Congresso).

XXII Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Novos protocolos na propedêutica do colo. 2019. (Congresso).

XXIV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo. Câncer ginecológico na mulher jovem: preservação da função reprodutiva e hormonal?. 2019. (Congresso).

XXIV Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo. ASCUS, ASCH E AGC. 2019. (Congresso).

18 Congresso Brasileiro De Citologia Clínica. Neoplasias intraepiteliais cervicais: o que há de novo?. 2018. (Congresso).

18 Congresso Brasileiro De Citologia Clínica. Estado atual das vacinas contra HPV: eficácia e cobertura. 2018. (Congresso).

Cervicolp interior do Estado de São Paulo.HSIL e NIV diferenciada. 2018. (Outra).

Cervicolp interior do Estado de São Paulo.Conização convencioal. 2018. (Outra).

VII Congresso Baiano de Patologia Cervical Uterina e Colposcopi. Citologia negativa e HPV positivo. 2018. (Congresso).

VII Congresso Baiano de Patologia Cervical Uterina e Colposcopi. Neoplasia intraepitelial vulvar. 2018. (Congresso).

VII Congresso Baiano de Patologia Cervical Uterina e Colposcopia. Análise crítica dos testes DNA-HPV. 2018. (Congresso).

X Curso de Patologia vulvar.HSIL E NIV DIFERENCIADO. 2018. (Outra).

XI Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Rastreamento primário do câncer do colo do útero com teste de HPV - protocolos atuais. 2018. (Congresso).

XI Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. Conduta na hiperplasia endometrial com atipias. 2018. (Congresso).

XXIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia - SOGESP 2018. Câncer de ovário. 2018. (Congresso).

17 Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Vacinas HPV: profiláticas e terapêuticas. 2017. (Congresso).

17 Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. O uso e interpretação dos biomarcadores na citologia ginecológica. 2017. (Congresso).

26ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Sinhà Junqueira.Vacinas profiláticas e terapeuticas (HPV). 2017. (Outra).

26ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Sinhà Junqueira.Câncer do colo do útero: como devo rastrear. 2017. (Outra).

26ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Sinhà Junqueira.Biologia molecular: indicações e interpretações do exame. 2017. (Outra).

4ª Jornada de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia de Anápolis.Rastreamento do câncer ginecológico. 2017. (Outra).

4ª Jornada de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia de Anápolis.HPV: o que há de novo. 2017. (Outra).

4 Congresso Brasileiro de Ginecologia Oncológica e 11 Simpósio de Ginecologia Oncológica do HBDF sio. Diferentes aspectos do câncer de ovário: avaliação inicial dos tumores anexiais. 2017. (Congresso).

4 Congresso Brasileiro de Ginecologia Oncológica e 11 Simpósio de Ginecologia Oncológica do HBDF sio. Câncer de corpo uterino. 2017. (Congresso).

57 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Debatedora - SI02 - Câncer do colo uterino. 2017. (Congresso).

57 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Coordenadora - TT02 - Massas Anexiais. 2017. (Congresso).

57 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Conjunto CNEs Oncologia e PTGI: Estratégias para melhorar o rastreamento e diagnóstico de câncer de colo uterino no Brasil. 2017. (Congresso).

6 Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia e 42ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. Tratamento das NIC Quando indicar excisão da zona de transformação com alça, cone clássico ou histerectomia. 2017. (Congresso).

6 Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia e 42ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. Preservação anatômica da fertilidade em tratamento dos Cânceres Ginecológicos Câncer de Endométrio. 2017. (Congresso).

6 Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia e 42ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. Tumores ovarianos. 2017. (Congresso).

Jornada de atualização em PTGI e reprodução humana: infertilidade no consultório. Sogipa e SBRH.Atualidades na vacinação contra a infecção pelo HPV. 2017. (Outra).

Jornada de atualização em PTGI e reprodução humana: infertilidade no consultório. Sogipa e SBRH.O rastreio do cancer de colo uterino nas mulheres imunizadas: presente e futuro. 2017. (Outra).

Jornada de Ginecologia Básica e Avançada.Testes de HPV no rastreio e no seguimento pos tratamento; teste de HPV positivo e citologia negativa; porque devemos rastrear após os 25 anos?. 2017. (Outra).

Jornada de Ginecologia Básica e Avançada.Vacinação no Brasiil: quais as novidades? O esquema de duas doses é eficaz em que faixa etárias? A vacina está indicada para quem teve lesões de alto grau? O que esperar da vacina nonavalente?. 2017. (Outra).

Jornada de Ginecologia Básica e Avançada.ASC-US e ASC-H, mesma importãncia clínica?adenocarcinoma in situ sempre histerectomia? Lesões de baixo grau na pós menopausa, como conduzir?a. 2017. (Outra).

VI Simpósio SOGESP HPV ? Infecção e Câncer Genital.PONTO E CONTRA-PONTO: Tratamento da NIC - Ablativo x excisional x observacional. 2017. (Simpósio).

X Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetricia. preservação da fertilidade em mulheres com lesões precursoras e câncer de colo uterino e ovário. 2017. (Congresso).

XII Jornada De Obstetrícia E Ginecologia Do Vale Do Paraíba.Rastreamento De Câncer Do Colo No Brasil: Uma Análise Crítica. 2017. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. Novas tecnologias e situação atual dos programas de prevenção e rastreamento do câncer ginecológico no Brasil. 2017. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Testes de HPV no Brasil: quais, quando e como utilizar?. 2017. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Rastreamento das mulheres imunizadas: presente e futuro. 2017. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Ver e Tratar e Biomarcadores. 2017. (Congresso).

XXI Encontro de Atualização em PTGI e Colposcopia (CERVICOLP - 2017).Como abordar a mulher com teste de DNA HPV positivo e citologia negativa?. 2017. (Outra).

XXI Encontro de Atualização em PTGI e Colposcopia (CERVICOLP - 2017).Top Tema ? Colo Uterino: Conduta Nas Lesões HPV induzidas. 2017. (Outra).

XXII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Coordenadora do top tema TT17 - prevenção e rastreamento de câncer ginecológico. 2017. (Congresso).

XXII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. SI 10 - Oncologia genital. 2017. (Congresso).

25ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Sinha Junqueira.Rastreamento do câncer cervical com biologia molecular: fim da citologia?. 2016. (Outra).

25ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Sinha Junqueira.Como conduzir o parceiro de mulheres com infecção pelo HPV. 2016. (Outra).

27 Congresso Brasileiro de Reprodução Humana. Preservação da fertilidade no Câncer de ovário. 2016. (Congresso).

40o Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro. Como abordar a mulher com teste de HPV positivo e citologia negativa. 2016. (Congresso).

CERVICOLP2016. XXVII Encontro de atualização em PTGI e colposcopia PIA.NIV: NOVA CLASSIFICAÇÃO E MANEJO. 2016. (Encontro).

CERVICOLP2016. XXVII Encontro de atualização em PTGI e colposcopia PIA.MÉTODOS MOLECULARES DIAGNÓSTICOS: QUANDO PEDIR E COMO INTERPRETAR?. 2016. (Encontro).

Cervicolp São José dos Campos, SOGESP. Regional Vale do Paraíba.PROCEDIMENTOS EM COLO - Técnica da conização convencional. 2016. (Outra).

Cervicolp São José dos Campos, SOGESP. Regional Vale do Paraíba.PROCEDIMENTOS EM VULVA E VAGINA - Comparação entre as técnicas excisionais. 2016. (Outra).

Curso avançado de colposcopia e patologia do trato genital inferioir.Lesões vaginais, dificuldades diagnósticas e terapêuticas; NIV: Nova Classificação e Manejo. 2016. (Outra).

Curso avançado de colposcopia e patologia do trato genital inferior.Teste DNA HPV ; pos vacina HPV: o que está ocorrendo e o que esperar?. 2016. (Outra).

Forum de reprodução humana do hospital Perola Byington.Câncer de ovário: cirurgia conservadora. É possível estimular a ovulação para coleta de oocitos?. 2016. (Outra).

I Congresso Internacional de Ginecologia Oncológica do Hospital Israelita Albert Einstein. Todo caso de tumor anexial deve ser tratado em centro oncológico?. 2016. (Congresso).

III Congresso Brasileiro - Todos juntos contra o câncer. Diagnósticos e Tratamento do Câncer de Colo Uterino Inicial: situação atual, acesso a rede, oportunidade de ampliação na cobertura diagnóstica. 2016. (Congresso).

V Simpósio SOGESP HPV. Infecção e Câncer Genital.A citologia cervical e o ginecologista - coordenadora. 2016. (Simpósio).

XXI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. O PAPEL TERAPÊUTICO DAS VACINAS ANTI HPV. 2016. (Congresso).

XXI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. QUE TIPO DE CÂNCER PODE SER TRATADO EM SERVIÇOS DE BAIXA COMPLEXIDADE. 2016. (Congresso).

24 Jornada de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital e Maternidade Sinha Junqueira.Vacina HPV: segurança novas indicações. 2015. (Outra).

24 Jornada de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital e Maternidade Sinha Junqueira.Diagnóstico precoce de CA de ovário. 2015. (Outra).

2nd International IOTA Congress. 2015. (Congresso).

42 Congresso Brasileiro de Análises Clínicas 1 Congresso de Controle de Qualidade Laboratorial dos Países de Língua Portuguesa 15 Congresso Brasileiro de Citologia Clínica 3 Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial. Rastreamento citológico na era da vacina para HPV. 2015. (Congresso).

42 Congresso Brasileiro de Análises Clínicas 1 Congresso de Controle de Qualidade Laboratorial dos Países de Língua Portuguesa 15 Congresso Brasileiro de Citologia Clínica 3 Núcleo de Gestão e Qualidade Laboratorial. Rastreamento primário pela detecção do HPV: Evidências e controvérsias atuais. 2015. (Congresso).

4 Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia e 40ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. VACINA CONTRA O HERPES ZOSTER. 2015. (Congresso).

4 Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia e 40ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. TUMORES DE OVÁRIO. 2015. (Congresso).

4 Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia e 40ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia. Imiquimod: quando e como utilizar. 2015. (Congresso).

56o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia. Tratamento cirúrgico do câncer do ginecológico: o estado da arte - câncer do colo do útero. 2015. (Congresso).

56o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia. Hiperplasias e pólipos endometriais: diagnóstico e conduta. 2015. (Congresso).

56o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia. Mulher com historia atual ou previa de infecção por HPV pode tomar a vacina contra HPV?. 2015. (Congresso).

CERVICOLP2015. XXVI ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO EM PTGI E COLPOSCOPIA.MANEJO DAS PACIENTES VACINADAS. 2015. (Encontro).

CERVICOLP2015. XXVI ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO EM PTGI E COLPOSCOPIA.NIC 2 - uma entidade em extinção. 2015. (Encontro).

IV CURSO DE COLPOSCOPIA E PATOLOGIAS DO COLO UTERINO, VAGINA E VULVA.EXISTE MÉTODO IDEAL NO RASTREAMENTO? PAPANICOLAOU, CITOLOGIA LIQUIDA, BIOLOGIA MOLECULAR, GENOTIPAGEM. 2015. (Outra).

IV CURSO DE COLPOSCOPIA E PATOLOGIAS DO COLO UTERINO, VAGINA E VULVA.Nossas adolescentes podem viver sem tratamento?. 2015. (Outra).

IV CURSO DE COLPOSCOPIA E PATOLOGIAS DO COLO UTERINO, VAGINA E VULVA.FATORES DE RISCO E MANEJO IMUNOLÓGICO NA PERSISTÊNCIA E RECIDIVA DAS NEOPLASIAS INTRA-EPITELIAIS E HPV. 2015. (Outra).

IV CURSO DE COLPOSCOPIA E PATOLOGIAS DO COLO UTERINO, VAGINA E VULVA,.TESTES MOLECULARES: QUAL A INDICAÇÃO, QUANDO E COMO SOLICITAR. 2015. (Outra).

IV Simposio SOGESP HPV .Infecção e cancer genital.Conduta nas citologias ASC-US, ASC-H, AGC. 2015. (Simpósio).

Jornada de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia IV Paranacolpo.A persistência do HPV após a conização. O uso da vacina traz algum beneficio?. 2015. (Outra).

Jornada de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia IV Paranacolpo.Qual a aplicabilidade prática do E6 e E7. 2015. (Outra).

Jornada de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia IV Paranacolpo.O rastreamento primário pela detecção do HPV do carcinoma de colo uterino com o teste de DNA-HPV: a era da citologia está acabando?. 2015. (Outra).

Jornada de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia IV Paranacolpo.Qual a aplicação prática do p16 e Ki67. 2015. (Outra).

Jornada de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia IV Paranacolpo.A vacinação em mulheres já expostas ao vírus e acima de 26 anos. 2015. (Outra).

Liga de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Unicamp.Relacionamento Médico-Paciente. 2015. (Outra).

XI FIGO World Congress of Gynecology and Obstetrics. Performance of Risk of Malignancy Index (RMI) at discriminating malignant tumors in women with adnexal masses. 2015. (Congresso).

XI JORNADA DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DO VALE DO PARAÍBA e VII ENCONTRO CULTURAL.Novo protocolo para o rastreamento do câncer de colo uterino. 2015. (Outra).

X Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região e X Encontro dos ex-Residentes de GO de Campinas.Neoplasias preveníveis ou rastreáveis na mulher. Atualidades. 2015. (Outra).

X Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região e X Encontro dos ex-Residentes de GO de Campinas.Massas anexiais. 2015. (Outra).

XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Prevenção primária do câncer ginecológico baseado em evidencias: Papel da anticoncepção. 2015. (Congresso).

XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Atualidades em infecção pelo HPV e câncer cérvico uterino: Pesquisa de E6/E7, p16 e Ki67. 2015. (Congresso).

XXI FIGO World Congress of Gynecology and Obstetrics. Expression of p53, Ki67, WT1 and catenin comparing high-grade and low-grade serous ovarian carcinoma. 2015. (Congresso).

XXXVIII Curso Teórico Prático De Colposcopia E Citopatologia Do Trato Genital Inferior.VACINA HPV - ATUALIDADES. 2015. (Outra).

1o Congresso Brasileiro de Ginecologia Oncológica. Fluxogramas de condução de tumores anexiais para utilização prática. 2014. (Congresso).

1o Congresso Brasileiro de Ginecologia Oncológica. Coordenadora da mesa redonda. 2014. (Congresso).

1o Congresso Brasileiro de Ginecologia Oncológica. Coordenadora da mesa redonda. 2014. (Congresso).

3o Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia. Quando indicar ooforectomia e salpingectomia profilática. 2014. (Congresso).

3o Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia. Diagnóstico das lesões induzidas pelo HPV na região anogenital. 2014. (Congresso).

41o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 14o Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Conduta em diagnósticos limitrofes. 2014. (Congresso).

41o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 14o Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. O uso dos testes moleculares no rastreamento do câncer do colo do utero. 2014. (Congresso).

47 Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federqlral. Na mesa redonda: Tumores ovarianos: indicação de marcadores tumorais e genéticos. 2014. (Congresso).

47 Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federqlral. Curso pre congresso: noções teóricas e práticas de cirurgia de alta frequência em ginecologia com o tema: conduta nas margens comprometidas. 2014. (Congresso).

III Paranacolpo - Jornada Paranaense de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.Mesa redonda sobre rastreio do câncer de colo uterino:: novas tecnologias para o rastreio: o teste do HPV. 2014. (Outra).

III Paranacolpo - Jornada Paranaense de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.Lesão intraepitelial de alto grau do colo do útero: mulheres abaixo de 25 anos que já estão no rastreio, como conduzir. 2014. (Outra).

III Paranacolpo - Jornada Paranaense de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.Vacina contra a infecção pelo HPV ou contra o câncer de colo uterino, para quem, quando e como.. 2014. (Outra).

III Paranacolpo - Jornada Paranaense de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.A importância da Biologia Molecular na prática cínica. 2014. (Outra).

III Paranacolpo - Jornada Paranaense de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.Mesa redonda sobre rastreio do câncer de colo uterino: porque não rastrear antes dos 25 anos. 2014. (Outra).

Simpósio Paulista de Oncologia.Coordenadora da programação da sessão multidisciplinar de câncer ginecológico. 2014. (Simpósio).

XIX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Controvérsias nas lesões intraepiteliais cervicais: indicação e interpretação dos testes de DNA-HPV. 2014. (Congresso).

XIX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Debatedora em sessão interativa: câncer ginecológico II. 2014. (Congresso).

XIX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Coordenadora em controvérsias: tratamento excisional da lesão intraepitelial de alto grau na adolescente. 2014. (Congresso).

XXV Encontro de Atualização em PTGI e Colposcopia.Avanços diagnósticos do HPV: citologia e biologia molecular com o tema Aplicação Clínica da Biologia Molecular. 2014. (Encontro).

46 Congresso De Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal. Histerectomia subtotal, quando não fazer. 2013. (Congresso).

46 Congresso De Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal. Tumor pélvico: como abordar. 2013. (Congresso).

46 Congresso De Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal. Tumores ovarianos em situações especiais, na pos menopausa. 2013. (Congresso).

55 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia. Colo do útero: da Lesão Precursora à Invasora: como Conduzir a Falha Terapêutica. 2013. (Congresso).

55 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia. Massa Anexiais: Na Perimenopausa: Conduta Expectante ou Intervenção Imediata?. 2013. (Congresso).

55 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia. Exames Complementares em PTGI: Captura Híbrida versus Genotipagem. 2013. (Congresso).

55 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia. Câncer na Infância e Adolescência. 2013. (Congresso).

8ª Jornada brasileira de Citologia Clínica e 1ª jornada Brasileira de Citologia Diagnóstica.Aplicabilidade dos Testes HPV. 2013. (Outra).

Cervicolp2013 - XXIV Encontro de atualização em PTGI e colposcopia.Biologia Molecular. 2013. (Encontro).

Curso Sogirgs De Patologia Do Trato Genital Inferior e Colposcopia: Atualização e Controversias.Vacinas HPV: Considerações Atuais, Implmentação, População Alvo e Controversias. 2013. (Outra).

Curso Sogirgs De Patologia Do Trato Genital Inferior e Colposcopia: Atualização e Controversias.Fatores de Risco para Persistência do HPV Oncogênico e Métodos Prognósticos para Lesões Intra-epitelais do Colo Uterino. 2013. (Outra).

Curso Sogirgs De Patologia Do Trato Genital Inferior e Colposcopia: Atualização e Controversias.Teste de HPV: Indicações e Situação Atual. 2013. (Outra).

Curso Sogirgs De Patologia Do Trato Genital Inferior e Colposcopia: Atualização e Controversias.Conduta nas Citologias ASC-US, ASC-H, AGC: Manejo na Prática Clínica e Diferenças nas Diretrizes do Ministério da Saúde. 2013. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Ligas de Cancerologia. Lesões induzidas por HPV e câncer do colo do útero: prevenção e diagnóstico. 2013. (Congresso).

IX Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Regioão e IX Encontro dos ex-residentes de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas.HPV - Dúvidas frequentes no consultório: qual a melhor vacina: bivalente ou quadrivalente?. 2013. (Encontro).

XVI Congresso Brasileiro de Patologia do trato Genital Inferior e colposcopia. O uso da genotipagem e do teste E6/E7 do HPV na prática clínica. 2013. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Patologia do trato Genital Inferior e colposcopia. Vacinação contra HPV ? Vale a pena vacinar quem iniciou atividade sexual ou já teve HPV?. 2013. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Patologia do trato Genital Inferior e colposcopia. Conduta diante das atipias cervicais ? ASC-H. 2013. (Congresso).

XVIII Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia. CTV 9 ? Ooforectomia profilática. 2013. (Congresso).

XVIII Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia. Top Tema 31 ? Gestação e neoplasia maligna. 2013. (Congresso).

XXXI Semana Médica - Humanização da Medicina.Lesões genitais induzidas por HPV - Prevenção, detecção e repercussões na qualidade de vida. 2013. (Outra).

XXXVI Curso Teórico Pratico de Colposcopia e Citopatologia do Trato Genital Inferioria.Rastreamento do câncer cervical nos EUA e Europa. 2013. (Outra).

1o Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia, 22o Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil Central da FEBRASGO, 37a Jornada Goiânia de Ginecologia e Obstetrícia e IV Simpósio Internacional de Ginecologia e Obstetrícia de Goiás. Distúrbios da flora vaginal e infecções cervicais: impacto na saúde da mulher de afecções pouco ou assintomáticas com o tema Chlamydia trachomatis. 2012. (Congresso).

1o Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia, 22o Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil Central da FEBRASGO, 37a Jornada Goiânia de Ginecologia e Obstetrícia e IV Simpósio Internacional de Ginecologia e Obstetrícia de Goiás. Vacina contra o HPV - a idade ideal e o emprego em homens e mulheres com anormalidades citológicas. 2012. (Congresso).

1o Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia, 22o Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil Central da FEBRASGO, 37a Jornada Goiânia de Ginecologia e Obstetrícia e IV Simpósio Internacional de Ginecologia e Obstetrícia de Goiás. Conduta no líquen plano e escleroso. 2012. (Congresso).

39o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 12o Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Desafios diante de diagnósticos limitrofes (ASC-US, ASC-H e AGC). 2012. (Congresso).

39o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 12o Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Diretrizes Brasileiras para o rastreamento do câncer do colo uterino. 2012. (Congresso).

45 Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal, 6o Congresso Internacional de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal e 1o Congresso Internacional de Controvérsias em Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal. Mesa redonda: Atualização em tumores anexiais, análise crítica e aplicabilidade dos índices de risco de malignidade. 2012. (Congresso).

45 Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal, 6o Congresso Internacional de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal e 1o Congresso Internacional de Controvérsias em Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal. Mesa redonda Ooforectomia/salpingectomia profilática: análise crítica com o tema ooforectomia profilática:aumenta os riscos de doença sistémica. 2012. (Congresso).

8th European Breast Cancer Conference. 2012. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Ginecologia Oncológica. Câncer do colo do útero. 2012. (Congresso).

XIV Simpósio Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia - V Colpovix.Neoplasia de alto grau: seguimento pos tratamento com testes de HPV, citologia e outros recursos. 2012. (Simpósio).

XIV Simpósio Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia - V Colpovix.Direto a questão: testes de HPV, principais indicações. 2012. (Simpósio).

14th World Congress of Cervical Pathology and Colposcopy - IFCPC. CIN recurrence - theme: prognstic factors. 2011. (Congresso).

36ª Jornada Goiânia de Ginecologia e Obstetrícia e III Simpósio Internacional de Ginecologia e Obstetrícia de Goiás.Aspectos atuais das vacinas contra o HPV: avaliação crítica das vacinas disponíveis. 2011. (Simpósio).

36ª Jornada Goiânia de Ginecologia e Obstetrícia e III Simpósio Internacional de Ginecologia e Obstetrícia de Goiás.Excisão da zona de transformação por cirurgia de alta frequência: a evolução nos últimos 20 anos e o lugar do see and treat e da cauterização. 2011. (Simpósio).

54o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Papel dos marcadores sistêmicos nas doenças ginecológicas. 2011. (Congresso).

54o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. O papel do HPV em canceres genitais. 2011. (Congresso).

54o Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Ponto e contra ponto: vacina contra HPV. 2011. (Congresso).

Course/conference Advanced breast cancer first consensus conference - ABCC1. 2011. (Outra).

Programa de educação médica continuada em ginecologia e obstetrícia do municipio de São Carlos.Rastreamento do câncer cervical/mamário. 2011. (Outra).

VIII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região e VIII Encontro dos ex-residentes de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas.Tumores anexais: quando e como abordar. 2011. (Outra).

VIII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região e VIII Encontro dos ex-residentes de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas.Abordagem da mulher com lesões cito e histológicas do colo do útero. 2011. (Outra).

XVI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Coordenadora do Top tema avanços no tratamento cirúrgico do carcinoma invasivo do colo de útero. 2011. (Congresso).

XVI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Exames laboratoriais: marcadores tumorais. 2011. (Congresso).

XVI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Tumores malignos do ovário: papel da cirurgia. 2011. (Congresso).

XXX Epagom ? Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, Obstetricia e Mastologia.Vacina anto HPV: situações atuais. 2011. (Encontro).

XXX Epagom ? Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, Obstetricia e Mastologia.Sessão interativa: massas pélvicas, NIC, tumores ovarianos, atualização sobre os canceres ginecológicos. 2011. (Encontro).

XXX Epagom ? Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, Obstetricia e Mastologia.Achados colposcópicos anormais. 2011. (Encontro).

Cervicolp Jau.Vacinas profiláticas. 2010. (Outra).

Congrelab 2010- 13ª Jornada de Análises Clínicas ? 9ª Feira de Produtos e Serviços de Laboratório e Jornada Sul- Brasileira de Citologia Clínica.Importância dos testes de HPV na prevenção e rastreamento da neoplasia cervical. 2010. (Outra).

Encontro de Educação Continuada SOGISC - Edição Florianópolis.Preservação da fertilidade em pacientes com tumores anexiais. 2010. (Encontro).

Encontro de Educação Continuada SOGISC - Edição Florianópolis.Diagnóstico precoce do câncer de endométrio e de ovário. 2010. (Encontro).

Encontro de Educação Continuada SOGISC - Edição Florianópolis.Lesões precursoras de câncer de colo, vulva e vagina. Como e quando trata-las?. 2010. (Encontro).

III Congresso Internacional de Ginecologia Oncológica. Como eu manejo o câncer do colo do útero Ib2. 2010. (Congresso).

III Congresso Internacional de Ginecologia Oncológica. Como eu manejo o carcinoma invasor avançado da vulva. 2010. (Congresso).

TOP Temas 2010 ? Febrasgo. Congresso Internacional de Ginecologia e Obstetrícia. Novos marcadores tumorais em ginecologia. 2010. (Congresso).

VIII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia do Vale do Paraiba.Biologia molecular vs patologia cervical. 2010. (Outra).

VII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região e VII Encontro dos ex-residentes de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas.Dúvidas mais frequentes em patologia do trato genital inferior. 2010. (Encontro).

VII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região e VII Encontro dos ex-residentes de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas.Tumores anexais no menacme e gestação. 2010. (Encontro).

VII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região e VII Encontro dos ex-residentes de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas.Vacinas para HPV - ponto e contra ponto. 2010. (Encontro).

XV Congresso Brasileiro de Genitoscopia - Patologia do Trato Genital Inferior. Existe biomarcador ideal?. 2010. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Genitoscopia - Patologia do Trato Genital Inferior. Importância dos marcadores biomoleculares e tipificação viral no diagnóstico e tratamento das displasias do colo uterino. 2010. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Genitoscopia - Patologia do Trato Genital Inferior. Os desafios frente as citologias indeterminadas. 2010. (Congresso).

XXIX Epagom ? Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, obstetrícia e Mastologia.Diagnóstico e Tratamento das lesões HPV induzidas. 2010. (Encontro).

XXIX Epagom ? Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, obstetrícia e Mastologia.Sessão interativa de ginecologia oncológica. 2010. (Encontro).

18ª Jornada de Ginecologia e Obstetricia da Maternidade Sinha Junqueira.Rastreamento dos tumores ginecológicos (ovário e endométrio).. 2009. (Outra).

36o Congresso Brasileiro de Análises clínicas e 9o Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. HPV-Vacina. 2009. (Congresso).

36o Congresso Brasileiro de Análises clínicas e 9o Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. História natural de neoplasia escamosa/historia natural de neoplasia glandular. 2009. (Congresso).

53 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Avaliação Crítica dos Métodos Propedeuticos do Trato Genital Inferior com o tema Tipagem viral. 2009. (Congresso).

53 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia. Atendimento a Paciente com Massa Anexial com o tema Conduta para cistos de ovário no menacme e na menopausa: bases para decisão. 2009. (Congresso).

Cervicolp 2009 - XX encontro de atualização em PTGI e colposcopia.Prevenção primária e relevância do tipo viral no cancer de colo de útero. 2009. (Encontro).

Cervicolp 2009 - XX encontro de atualização em PTGI e colposcopia.Avanços na biologia molecular. 2009. (Encontro).

IV Congresso Baiano de Patologia Cervical e Colposcopia. Lesões HPV em imunossuprimidas. 2009. (Congresso).

IV Congresso Baiano de Patologia Cervical e Colposcopia. Riscos e condutas nas ectopias. 2009. (Congresso).

Simpósio de Infecções Genitais e DST/AIDS 2009, SBDST-Regional São Paulo.Avanços na biologia molecular para o TGI. 2009. (Simpósio).

XIV Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia/XV Congresso de G&O da Região Sudeste. Colposcopia: técnicas, classificação atual e limitações. 2009. (Congresso).

XIV Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia/XV Congresso de G&O da Região Sudeste. Perspectivas do tratamento das lesões pré-neaoplásicas do trato genital inferior. 2009. (Congresso).

XIV Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia/XV Congresso de G&O da Região Sudeste. Neoplasia de ovário: avalaição histológica intra-operatória, estadiamento e conduta. 2009. (Congresso).

XXVIII Epagom ? Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, Obstetricia e Mastologia.Participante da sessão interativa de oncologia ginecológica. 2009. (Encontro).

20th International Congress of Clinical Chemistery and Laboratory Medicine,35th Brazilian Congress of Clinical Analysis and 8th Congress of Clinical Cytology. Vaccines. 2008. (Congresso).

20th International Congress of Clinical Chemistery and Laboratory Medicine,35th Brazilian Congress of Clinical Analysis and 8th Congress of Clinical Cytology.. HPV induced injuries. 2008. (Congresso).

41 Congresso de Ginecologia e Obstetricia do Distrito Federal, 2 Congresso Internacional de Ginecologia e Obstetricia do Distrito Federal, e 1 Congresso Internacional de Reprodução Humana e Endometriose do Distrito Federal. Confiabilidade dos critérios de malignidade, palestra ministrada no curso intra congresso Atualização em tumores ovarianos na pos menopausa. 2008. (Congresso).

III Curso de Colposcopia e Patologia do Colo Uterino, Vagina e Vulva, promovido pela Associação Brasileira de Genitoscopia ? Capitulo RS.Lesões HPV induzidas múltiplas no TGI - Conduta frente a citologia alterada - Conduta nas lesões indeterminadas. 2008. (Outra).

II Simposio Internacional de Ginecologia Oncológica, realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio Libanês.Debatedora das sessões interativas: casos clínicos, Debatedora das sessões: pergunte aos experts. 2008. (Simpósio).

VII Congresso da SBDST e III Congresso Brasileiro de AIDS, promovido pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Como tratar a infecção pelo HPV nos vários cenários de atendimento clínico (primário, secundário, terciário e privado), palestra ministrada na mesa redonda a infecção pelo HPV nos vários cenários de atendimento clínico. 2008. (Congresso).

VII Congresso da SBDST e III Congresso Brasileiro de AIDS, promovido pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Pontos negativos, palestra ministrada no ponto e contra ponto Pontos positivos e negativos da vacina contra o HPV. 2008. (Congresso).

VII Jornada de Obstetricia e Ginecologia do Vale do Paraíba e III Encontro Cultural, promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo, SOGESP, Regional Vale do Paraíba.Atualidades do trato genital inferior. 2008. (Encontro).

VI Jornada de Obstetricia e Ginecologia de Campinas e Região e VI Encontro dos ex-residentes de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas, promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo, SOGESP, Regional Campinas.Como abordar os tumores anexiais: expectante, laparoscopia ou laparotomia. 2008. (Encontro).

VI Jornada de Obstetricia e Ginecologia de Campinas e Região e VI Encontro dos ex-residentes de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas, promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo, SOGESP, Regional Campinas.Vacinas profiláticas para o HPV sob a ótica do clínico e da paciente, palestra ministrada no CPJ-03-Patologia cervical- Módulo I. 2008. (Encontro).

XIII Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia, promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo, SOGESP. Controversas sobre a vacina. 2008. (Congresso).

XIII Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia, promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo, SOGESP. Quando é possível conservar a fertilidade no tratamento cirúrgico?, palestra ministrada na mesa redonda Cancer ginecológico e preservação da fertilidade. 2008. (Congresso).

XIII Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia, promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo, SOGESP. Colposcopia: técnicas, classificação atual e limitações, palestra ministrada durante o Curso Pre Congresso Patologia do trato genital inferior. 2008. (Congresso).

XII Simpósio Brasileiro de Genitoscopia, Patologia do Trato Genital Inferior, promovido pela Sociedade Brasileira de Genitoscopia.Diagnóstico Biomolecular com o tema Quando e como utilizar o teste de HPV. 2008. (Simpósio).

12 Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia, promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Tumores ovarianos com o tema Tratamento sistêmico e seguimento da neoplasia maligna. 2007. (Congresso).

12 Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia, promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Etiologia e profilaxia com vacinas palestra ministrada na mesa redonda infecção pelo HPV. 2007. (Congresso).

12 Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia, promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Biologia molecular: importa palestra ministrada no Curso Pre congresso: patologia do trato genital inferior: abordagem do HPV e da NIC. 2007. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Genitoscopia ? Patologia do Trato Genital Inferior, promovido pela Associação Brasileira de Genistoscopia. Condutas específicas das neoplasias intra-epiteliais cervicais com o tema Em pacientes transplantadas e outras situações de imunossupressão. 2007. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Genitoscopia ? Patologia do Trato Genital Inferior, promovido pela Associação Brasileira de Genistoscopia. Papel da p16ink4a no screening e diagnóstico palestra ministrada durante o painel lesão HPV-induzidas. 2007. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Genitoscopia ? Patologia do Trato Genital Inferior, promovido pela Associação Brasileira de Genistoscopia. A biologia molecular e o TGI. 2007. (Congresso).

16ª Jornada de Ginecologia e Obstetricia da Maternidade Sinhá Junqueira.Aspectos críticos à vacina, palestra ministrada no curso Oncologia Genital e Mamária no Consultório. 2007. (Outra).

1ª Jornada de Obstetricia e Ginecologia da FMUSP.História natural do HPV e seu diagnóstico biomolecular, palestra ministrada na mesa redonda Patologia do Trato Genital Inferior. 2007. (Outra).

34 Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e 7 Congresso Brasileiro Citologia Clínica. Inspeção visual com ácido acético. 2007. (Congresso).

34 Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e 7 Congresso Brasileiro Citologia Clínica,. Rastreamento do câncer cervical ? vacinas ? o rastreamento na era das vacinas. 2007. (Congresso).

4ª Jornada de Obstetricia e Ginecologia da Sogesp ? Regional Santos.Vulvovaginites e HPV. 2007. (Outra).

5 Simposio de Atualização em Ginecologia Oncológica e 1 Simpósio Internacional da UGON.Manifestações clínicas da NIV e outros cânceres iniciais: como diagnosticar e tratar. 2007. (Simpósio).

5 Simposio de Atualização em Ginecologia Oncológica e 1 Simpósio Internacional da UGON.Ovário palpável e cisto simples nas pos menopausas. Conduta. 2007. (Simpósio).

CERVICOLP ? XVIII encontro de Atualização em PTGI e Colposcopia, patrocinado pela Associação Brasileira de Genitoscopia.Lesões pré-neoplásicas de vulva ? diagnóstico e conduta, palestra ministrada na mesa redonda Vulva. 2007. (Encontro).

Curso Atualização em Ginecologia Oncológica e Mastologia, patrocinado pelo Instituto de Cancer Arnaldo Vieira de Carvalho e pela Sobragon.Vacinas: pesquisa em desenvolvimento, uso clínico, indicação e custo palestra ministrada na mesa redonda HPV e neoplasia do trato genital inferior. 2007. (Outra).

Curso Atualização em Ginecologia Oncológica e Mastologia, patrocinado pelo Instituto de Cancer Arnaldo Vieira de Carvalho e pela Sobragon.Tratamento palestra ministrada na mesa redonda lesões precursoras do trato genital inferior. 2007. (Outra).

Curso sobre HPV do Programa de Eduação Continuada em Tocoginecologia, promovido pela Sogesp, regional do Grande ABC.Historia natural da infecção por HPV e seu diagnóstico biomolecular. 2007. (Outra).

Trocando Ideias XII, promovido pela Sociedade de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia ? Capítulo Rio de Janeiro.Imunologia e HPV. 2007. (Outra).

VIII Curso de Atualização em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.Atualização em doença HPV - Visão crítica à vacina contra o HPV - Razões para a prevenção do câncer cervical com estratégias que incluem os testes de HPV e marcadores biológicos - Câncer do colo uterino e gravidez. 2007. (Outra).

11 Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Biologia molecular: importa?, palestra ministrada no Curso pré congresso: patologia do trato genital inferior. 2006. (Congresso).

11 Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Lesões precursoras do câncer do colo do útero com o tema Tratamento da NIC I, II e III. 2006. (Congresso).

20ª Semana de Obstetricia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, promovido pelo CEAN ? Centro de Estudos ?Ayres Netto? da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Cistos de ovário persistentes após a menopausa, palestra ministrada no Simpósio Climatério,. 2006. (Outra).

Conferência Nacional de Cancer 2006, promovido pelo Centro Oncológico de Campinas.Cirurgia no câncer de ovário. 2006. (Outra).

Curso de Reciclagem em Colposcopia, promovido pela Sociedade Brasileira de Genitoscopia, Capítulo do Paraná.Diagnóstico e tratamento das neoplasias intra-epitelial. 2006. (Outra).

Curso de Reciclagem em Colposcopia Curso de Reciclagem em Colposcopia, promovido pela Sociedade Brasileira de Genitoscopia, Capítulo do Paraná.Lesões intra-epiteliais de colo uterino, os papeis do HPV, dos oncogenes e da imunidade. 2006. (Outra).

II Simposio Regional de Genitoscopia CERVICOLP ? XVII encontro de Atualização em PTGI e Colposcopia, promovido pela Associação Brasileira de Genitoscopia.Biologia molecular no diagnóstico das lesões HPV induzidas palestra ministrada na mesa redonda avanços no diagnóstico e pesquisa e PTGI-II. 2006. (Simpósio).

II Simposio Regional de Genitoscopia CERVICOLP ? XVII encontro de Atualização em PTGI e Colposcopia, promovido pela Associação Brasileira de Genitoscopia.Importancia da citologia, biologia molecular e marcadores palestra ministrada na mesa redonda Cirurgia de alta frequência. 2006. (Simpósio).

Regional Symposium of Cervical Pathology for the Pereiran Society of Obstetrics and Gynecology, Sociedad Pereirana de Obstetrica y Ginecologia FECOLSOG (Colombian Federation of Association of Obstetrics and Gynecology.Infeccion por HPV estado del arte. 2006. (Simpósio).

Regional Symposium of Cervical Pathology for the Pereiran Society of Obstetrics and Gynecology, Sociedad Pereirana de Obstetrica y Ginecologia FECOLSOG (Colombian Federation of Association of Obstetrics and Gynecology,.Estado atual y uso clinico de las vacunas HPV. 2006. (Simpósio).

VI Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e II Congresso Brasileiro de AIDS. A Infecção pelo HPV. Da unidade básica de saúde ao consultório privado com o tema Entendendo o HPV como infecção e como agente carcinogenético do colo uterino. 2006. (Congresso).

VI Jornada de Ginecologia e Obstetricia do Vale do Paraíba, II Encontro Cultural de Campos de Jordão promovido pela Associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo, Regional Vale do Paraíba.Perguntas e respostas em patologia do trato genital inferior. 2006. (Outra).

10 Congresso Paulista de Obstetricia e Ginecologia, patrocinado pela associação de Obstetricia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Oncologia genital: estado atual da terapêutica com o tema Câncer de ovário. 2005. (Congresso).

1 Simposio Regional de Genitoscopia do Capitulo de Brasilia, promovido pela Associação Brasileira de Genitoscopia, capítulo do Distrito Federal.Coordenadora no módulo II ? diagnóstico e conduta em colo uterino. 2005. (Simpósio).

1 Simposio Regional de Genitoscopia do Capitulo de Brasilia, promovido pela Associação Brasileira de Genitoscopia, capítulo do Distrito Federal.Colo, vagina e vulva, palestra ministrada na mesa redonda II infecção multicêntrica pelo HPV. 2005. (Simpósio).

32 Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e 5 Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Câncer de ovário. 2005. (Congresso).

3ª Jornada de Ginecologia Oncológica, promovida pelo Ministério de Saúde e o Instituto Nacional do Câncer.O papel da citologia em meio líquido e da captura de híbridos, palestra ministrada na mesa redonda controvérsias no manejo das lesões precursoras. 2005. (Outra).

51 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia, patrocinado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia - FEBRASGO. Tumores funcionantes de ovário, palestra ministrada no curso intra-congresso, Oncologia genital. 2005. (Congresso).

51 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia, patrocinado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia - FEBRASGO. Tumores de células germinativas de ovário: qual o melhor tratamento?. 2005. (Congresso).

cervicolp 2005-XVI Encontro de Atualização em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, organizado pelo Capítulo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.Importância da biologia molecular no diagnóstico, seguimento e terapêutica das lesões cervicais. 2005. (Encontro).

International Symposium on Methods of Cervical Cancer Screening; experience From the LAMS Study.detection of atypical glandular cell in Pap smear ad their correlations with HPV detection and histological diagnosis of cervical lesions. 2005. (Simpósio).

International Symposium on Methods of Cervical Cancer Screening; experience From the LAMS Study.Follow up of patients with CIN 1. 2005. (Simpósio).

XXIV Jornada Paraibana de Ginecologia e Obstetricia e VI curso de Atualização em Patologia do trato Genital Inferior e Colposcopia promovido pela SOGOPA e SBPTGIC-PB.Visão atual da biologia molecular (situação das vacinas contra o HPV). 2005. (Outra).

Expo DST-HPV 2004.Gineco-adolescente. 2004. (Encontro).

Simposio de Cancer de Ovário, promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Campinas.Tratamento cirúrgico do câncer de ovário. 2004. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia ? Capítulo Rio de Janeiro. Painel rastreio do câncer do colo uterino com o tema Outras estratégias,. 2004. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia ? Capítulo Rio de Janeiro. Painel teste de HPV com o tema Carga viral como fator prognóstico,. 2004. (Congresso).

12ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia Maternidade ?Sinhá Junqueira?, promovida pela Fundação Maternidade ?Sinhá Junqueira".Neoplasias ginecológicas e não ginecológicas no ciclo gravídico puerperal - o que fazer?. 2003. (Outra).

15 Congresso Baiano de Ginecologia e Obstetrícia e 5ª Jornada Bahia-Sergipe de Ginecologia e Obstetrícia. Vacina HPV. 2003. (Congresso).

15 Congresso Baiano de Ginecologia e Obstetrícia e 5ª Jornada Bahia-Sergipe de Ginecologia e Obstetrícia. Conduta nas lesões de baixo grau do colo uterino. 2003. (Congresso).

15 Congresso Baiano de Ginecologia e Obstetrícia e 5ª Jornada Bahia-Sergipe de Ginecologia e Obstetrícia. Aplicação dos testes DNA-HPV na prática médica. 2003. (Congresso).

17ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Tumores ovarianos da linhagem germinativa, componente do Simpósio ?Estratégias de Tratamento em Oncologia Genital?,. 2003. (Outra).

29ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia,.Tratamento dos tumores bordeline. 2003. (Outra).

29ª Jornada Goiana de Ginecologia e Obstetrícia,.Métodos visuais no rastreamento do câncer do colo uterino: cérvicografia e inspeção visual. 2003. (Outra).

Fórum de Tumores Ginecológicos,Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, Sociedade Beneficente São Camilo, Hospital Prof Dr João Sampaio Góes Jr.Radioterapia em Câncer de Vulva. 2003. (Outra).

V Congresso de Análises Clínicas do Centro-Oeste, III Congresso de Citologia Clínica do Centro-Oeste. Lesões pré-invasivas escamosas e glandulares, correção citológica, histológica. 2003. (Congresso).

V Congresso de Análises Clínicas do Centro-Oeste, III Congresso de Citologia Clínica do Centro-Oeste. Condutas clínicas nos diagnósticos limítrofes e NIC I. 2003. (Congresso).

VIII Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.O que fazer na discordância dos métodos diagnósticos? Existe padrão ouro?. 2003. (Simpósio).

XI Jornada Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia, promovida pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO.Teste de captura híbrida para HPV: importância, indicações e conduta. 2003. (Outra).

XVIII Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, promovida pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Mato Grosso do Sul.Flutuação da carga viral - Vacina e HPV. 2003. (Outra).

XVIII Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, promovida pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Mato Grosso do Sul.Conduta em ASCUS e AGUS. 2003. (Outra).

XXX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, III Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Condutas clínicas baseadas nos resultados citológicos - Propostas do Ministério da Saúde. 2003. (Congresso).

11ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia Maternidade ?Sinhá Junqueira?.Diagnóstico diferencial e conduta nas lesões vulvares mais comuns. 2002. (Outra).

16ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Câncer da vulva: vulvectomia parcial. 2002. (Outra).

2nd Coordination Meetting of the INCO-DEV Research Group.Progress reports from the LAM partners. 2002. (Encontro).

CERVICOLP 2002 - XIII Curso de Atualização em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, promovido pelo Capítulo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.A importância do diagnóstico de infecção e carga viral. 2002. (Outra).

III Encontro de Ginecologia de Jundiaí - Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP.Abordagem dos tumores anexiais. 2002. (Encontro).

III Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas e Região e III Encontro dos Ex-Residentes de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas, promovidos pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP.ASCUS, AGUS e lesões de baixo grau: conduta terapêutica e acompanhamento. 2002. (Outra).

III Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas e Região e III Encontro dos Ex-Residentes de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas, promovidos pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP.Colposcopia no HPV, NIC e Ca microinvasor. 2002. (Outra).

IV Congresso de Análises Clínicas do Centro-Oeste, II Congresso de Citologia Clínica do Centro-Oeste e XIV Simpósio Regional de Análises Clínicas. Atipias glandulares, correlação entre citologia, histologia e colposcopia. 2002. (Congresso).

IV Jornada de Obstetrícia e Ginecologia do Vale do Paraíba e II Encontro de Ex-Residentes de G.O. da Faculdade de Medicina de Taubaté, promovidos pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP - Regional Vale do Paraíba.Como resolver as infecções cervicovaginais recorrentes?. 2002. (Outra).

Simpósio ?HPV e Câncer de Colo no Século 21? durante o Congresso 50 anos da SOGIPA - Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná.A carga viral como fator de risco. 2002. (Simpósio).

VII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, promovido pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP. Câncer de ovário, palestra ministrada na mesa redonda ?Câncer e Gravidez?. 2002. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e II Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Atipias glandulares (AG): correlação citohistológica. 2002. (Congresso).

15ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Câncer de vulva. 2001. (Outra).

49 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, promovido pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO e Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São paulo - SOGESP. Câncer de ovário e gravidez: o que fazer ? conferencista do Curso ?Neoplasias do Ciclo Gravídico-Perperal?. 2001. (Congresso).

49 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, promovido pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO e Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP. Abordagem cirúrgica atual no câncer de vulva. 2001. (Congresso).

Curso de Atualização em Oncologia Ginecológica, Centro de Estudos e Pesquisas da Sociedade Beneficente de Senhoras - Hospital Sírio Libanês.Perspectiva futura no tratamento do câncer de vulva. 2001. (Outra).

Curso de Atualização em Oncologia Ginecológica, Centro de Estudos e Pesquisas da Sociedade Beneficente de Senhoras - Hospital Sírio Libanês.Perspectiva futura no tratamento do câncer de colo de útero. 2001. (Outra).

VI Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP - Regional de Ribeirão Preto.Interpretação de citologia. 2001. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Síndromes dolorosas vulvares. 2001. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Como interpretar a carga viral e suas flutuações. 2001. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Como interpretar a carga viral e suas flutuações. 2001. (Congresso).

XII Encontro de Atualização em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia - CERVICOLP 2001.Diagnóstico e conduta nas pacientes com neoplasia intra-epitelial de vagina. 2001. (Encontro).

14ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Carcinoma cervical e gravidez. 2000. (Congresso).

Continuada ?Simpósio sobre Oncologia Ginecológica" Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP - Regional Campinas.Lesões precursoras e câncer do colo uterino: diagnóstico e tratamento. 2000. (Outra).

III Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP - Regional Vale do Paraíba e I Encontro dos Ex-Residentes de GO da Faculdade de Medicina de Taubaté.Patologia do Trato Genital. 2000. (Encontro).

II Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas e Região e II Encontro dos Ex-Residentes de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas, promovidos pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP.Cirurgia de Alta Freqüência (alça de LEEP) e Patologia Cervical. 2000. (Outra).

I Jornada Paranaense de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Ginecológico e Mamário e II Jornada Paranaense de Neoplasias no Ciclo Grávido Puerperal.HPV, mito ou realidade. 2000. (Outra).

I Jornada Paranaense de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Ginecológico e Mamário e II Jornada Paranaense de Neoplasias no Ciclo Grávido Puerperal.Conduta no tumor Borderline. 2000. (Outra).

I Jornada Paranaense de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Ginecológico e Mamário e II Jornada Paranaense de Neoplasias no Ciclo Grávido Puerperal.Conduta nos tumores ovarianos. 2000. (Outra).

IX Curso de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, I Simpósio Internacional de Patologia do Trato Genital Inferior do IBCC.De Hinselman ao futuro. 2000. (Simpósio).

Programa de Educação Continuada ?Infecções Perinatais?, promovido pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP - Regional Campinas.Valor da tipagem na gestante. 2000. (Outra).

Programa de Educação Continuada da SOGESP - Regional de Vale do Paraíba.Mitos e verdades sobre HPV. 2000. (Outra).

VI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP. CAF x Laser, palestra ministrada no Curso Pré-Congresso Cirurgia de Alta Freqüência,. 2000. (Congresso).

VI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP. Patologia cervical, Conduta em lesões de alto grau NIC III. 2000. (Congresso).

XX Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia - EPAGOM.Palestrante no Painel: Programa de Ginecologia. 2000. (Encontro).

Congresso de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas e Região e Encontro dos Ex-residentes de GO de Campinas. HPV e carcinogênese. 1999. (Congresso).

Congresso de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas e Região e Encontro dos Ex-residentes de GO de Campinas. Coordenadora da Discussão Interativa de Casos Clínicos de Ginecologia. 1999. (Congresso).

Curso Anual Continuado em Ginecologia, Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.Detecção e controle do câncer do colo uterino: acertos e erros; Tumores de ovário: Laparoscopia x laparotomia. 1999. (Outra).

IV Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Leste Mineiro, promovido pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Minas Gerais - SOGIMIG. Tumores de ovário: abordagem diagnóstica, conduta terapêutica e segmento clínico. 1999. (Congresso).

Simposio da Sociedade Brasileira de Ginecologia Oncológica - SOBRAGON.Conduta no Câncer Invasor do Colo do Útero. 1999. (Simpósio).

V Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP. O que fazer em caso de câncer de colo do útero no primeiro trimestre. 1999. (Congresso).

VI Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Região Sudeste da FEBRASGO. Câncer de colo do útero e do ovário associados à gravidez. 1999. (Congresso).

VIII Reunião Científica da Sociedade Brasileira de Ginecologia Oncológica - SOBRAGON.Tumor da célula germinativa e dos cordões sexuais. 1999. (Outra).

XIX Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.Nova classificação e propedêutica das lesões precursoras, palestra ministrada no Painel Doenças do Trato Genital Inferior. 1999. (Encontro).

XIX Encontro Paulista de Atualização em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, promovido pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.Situações especiais associadas: HIV, outras DST, gestação. 1999. (Encontro).

3 Curso de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia, promovido pela Faculdade de Medicina de Jundiaí.Papel do HPV na carcinogênese cervical: controvérsias na prática clínica. 1998. (Outra).

CERVICOLP-98 - IX Encontro de Atualização em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia e Tutorial de Cirurgia de Alta Freqüência.Colposcopia insatisfatória. 1998. (Encontro).

Curso de Atualização em Patologia Cervical, promovido pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná - SOGIPA - Regional Ponta Grossa.Atualização em patologia cervical. 1998. (Outra).

Curso de Infecção em Ginecologia, Endocrinologia Ginecológica e Climatério do Programa de Educação Continuada da SOGESP - Regional de Ribeirão Preto.. HPV genital: estado atual. 1998. (Outra).

Encontro de Ginecologia e Obstetrícia de Bragança Paulista, promovido pela SOGESP- Sociedade de Obstetrícia e ginecologia do Estado de São Paulo - Regional Campinas.HPV avanços no manuseio. 1998. (Encontro).

I Congresso Brasileiro Sem Nome - Atualização em Infecções e Lesões Pré-Neoplásicas Genitais, promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro e Sociedade Brasileira de Citopatologia. Câncer genital: culpa só do HPV?,. 1998. (Congresso).

I Jornada de Ginecologia e Oncológica e Mastologia de Ribeirão Preto - Sogesp e Sobragon.. Diagnóstico diferencial das lesões iniciais da vulva; lesões vulvares em pacientes jovens. 1998. (Outra).

Treinamento para coleta de citologia e CAF, Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Colo Uterino, Secretaria do Estado da Saúde, Coordenadoria de Saúde do Interior, Direção Regional de Saúde DIR XII.Patologia do trato genital inferior e colposcopia. 1998. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Lesões glandulares: como conduzir?. 1998. (Congresso).

CERVICOLP-97 - VIII Encontro de Atualização de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia - Capítulo de São Paulo.Patogênese da infecção pelo HPV. 1997. (Encontro).

Departamento de Cirurgia Videolaparoscópica da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas,.Tumorações anexiais: abordagem oncológica. 1997. (Outra).

II Convenção Latino-Americana da ESO, promovida pela European School of Oncology.Câncer ginecológico, debatedora do Simpósio. 1997. (Simpósio).

Reunião Científica do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Sociedade Beneficiente Centro Médico de Campinas.Etiopatogenia do câncer de colo uterino. 1997. (Outra).

Reunião Científica do Hospital ?Leonor Mendes de Barros?.Tratamento dos tumores de ovário. 1997. (Outra).

XXXIX Reunião Anual de Cancerologia do Hospital do Câncer ?AC Camargo? e VIII Simpósio de Ginecologia Oncológica.Câncer de ovário. 1997. (Simpósio).

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.HPV/HIV. 1996. (Outra).

III Curso da Seccional de Campinas da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.Colposcopia em AIDS e HPV. 1996. (Outra).

III Curso de Cirurgia Vídeo-laparoscópica.A cirurgia vídeo laparoscópica é segura?. 1996. (Outra).

III Curso de Cirurgia Vídeo-laparoscópica.Princípios oncológicos em ginecologia. 1996. (Outra).

V Encontro Paulista e II Encontro Regional de Psicologia Aplicada à Oncologia.Uma vivência clínica. 1996. (Encontro).

II Curso da Seccional de Campinas da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.Situações especiais ? pólipos, erosão e outras infecções. 1995. (Outra).

III Jornada Paulista de Obstetrícia e Ginecologia - SOGESP.Laparotomia de revisão X citoredução secundária, palestrante da mesa redonda Câncer de ovário: Aspectos atuais. 1995. (Outra).

Reunião Científica da Disciplina de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.DST e oncogenicidade. 1995. (Outra).

Reunião Cientifica do Hospital Maternidade ?Leonor Mendes de Barros?.DST e carcinogênese. 1995. (Outra).

Reunião do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Sociedade Beneficiente Centro Médico de Campinas.Neoplasia de ovário. 1995. (Outra).

VI e VII Curso de Capacitação Didática, promovido pelo Colegiado de Escolas Médicas do Estado de São Paulo - CEMESP.Planejamento Educacional. 1995. (Outra).

Associação Paulista de Medicina - a convite da Secção Regional de Piracicaba.Câncer de ovário e marcadores tumorais. 1994. (Outra).

Curso Abordagem Ginecológica da Mulher na Era das DST/AIDS, promovida pelo Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde.Infecção pelo Papilomavírus humano. 1994. (Outra).

I Curso da Seccional de Campinas da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia - Seccional Campinas.Correlação colpo-histológica, cone, curetagem endocervical; Lesões precursoras do carcinoma da trato genital inferior e história natural, diagnóstico, estadiamento. 1994. (Outra).

II Jornada de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia de São José do Rio Preto, promovida pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP.Colposcopia nas doenças benignas do colo: traumas, pólipos e infecções não virais. 1994. (Outra).

I Jornada de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia de Campinas e Região, promovida pela Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - SOGESP.Ovário - mesa redonda Propedêutica prática nos tumores ginecológicos. 1994. (Outra).

I Jornada Médica de Indaiatuba.Patologia cervical pré-invasiva: diagnóstico e tratamento. 1993. (Outra).

I Semana de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia, promovida pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Fundação ?Albert Sabin?.Infecção por HPV. 1993. (Outra).

Associação Paulista de Medicina - Secção Regional de Piracicaba.Colposcopia. 1992. (Outra).

Semana da Mulher - 92.Repercussão do câncer ginecológico na vida da mulher. 1992. (Outra).

VIII Semana Médica, promovida pela Universidade São Francisco.Lesões precursoras do câncer ginecológico. 1992. (Outra).

Curso de Habilitação em Enfermagem Obstétrica, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.Tumores ovarianos. 1987. (Outra).

I Congresso Médico Universitário do Estado de São Paulo. Prevenção, tratamento e perspectivas em neoplasias ginecológicas. 1987. (Congresso).

Reciclagem da Área de Atendimento à Mulher.Câncer Ginecológico. 1987. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isadora Ferraz Semionatto

Balgeman MC; Paes Leme AF;DERCHAIN, S.F.. Investigação da atividade imunomodulatória associada a vesículas extracelulares provenientes de vacinas antitumorais. 2018. Dissertação (Mestrado em BIOCIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PRODUTOS BIOATIVOS) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cibele Feroldi Maffini

Zanine RM;Derchain SF; Nogueira MB. Em uma população de risco, o papel do examinador experiente no diagnóstico colpocópico das células atípicas de significado indeterminado quando naõ se pode afastar lesão intrepitelial de alto grau. 2017. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Osmar ferreira Rangel Filho

BRAGANÇA, Joana Froes; Dos Reis R;Derchain SF. Fatores patológicos associados a recidiva em mulheres com cancer de colo de utero em estádio clinico Ib tratadas com histerectomia radical e linfadenectomia pélvica com ou sem radioterapia. 2017. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patricia Teatin Juliato

Priscila Gava Mazzola; Derchain, Sophie Françoise Mauricette; Claudia Fegadolli. Comparação entre hidratantes e lubrificantes vaginais no tratamento dos sintomas vaginais em mulheres com câncer de mama em uso de tamoxifeno: estudo controlado aleatorizado. 2015. Dissertação (Mestrado em BIOCIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PRODUTOS BIOATIVOS) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Yoko Yoneda

ZEFERINO, Luiz Carlos; Fregnani JH; Derchain, Sophie Françoise Mauricette. Fatores patológicos relacionados ao tratamento cirúrgico dos carcinomas microinvasores do colo do utero. 2014. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: JÚLIO CÉSAR POSSATI RESENDE

SCAPULATEMPO NETO, C.; Derchain, Sophie Françoise Mauricette; FOCCHI, G. R. A.. Detecção de lesão intraepitelial cervical de alto grau em mulheres com citologia ASC-US e LIEBG: comparação enre a expressão imunocitoquimica dos biomarcadores P16 Ki-67 e teste molecular de DNA-HPV de alto risco. 2014. Dissertação (Mestrado em ONCOLOGIA) - Fundação Pio XII.

Aluno: Leandro Santos de Araújo Resende

Derchain, S.; PARPINELLI, Mary Angel; Rosekeila Simões Nomelini. Infecção simples e múltiplas por HPV em mulheres Brasileiras de diferentes faixas etárias com lesões cervicais escamosas ou glandulares. 2013. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Christiani Bisinoto de Souza

REIS, F. J. C.; Jurandyr Andrade;Derchain SF. Avaliação da expressão citoplasmática da Tumor M2-PK em neoplasias malignas de ovário de origem epitelial e suas implicações clinico-patológicas em uma coorte retrospectiva. 2012 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Casselato Mazon

SOARES, C. P.; Sposto, MR;Derchain S. Papilomavirus humano (HPV) e a carcinogenese de mucosa oral: expressão imunohistopoquimica das proteinas p27, mdm2 e catepsina B. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Trícia Albuquerque Rocha Lessard

SIMOES, Jose Antonio;Derchain S; Sampaio Neto, LF. Avaliação citológica e da flora vaginal em usuárias de sistema intra-uterino de levonorgerstrel (SIU-LNG) por longo período de tempo. 2007. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristina Helena Rama

ALDRIGHI, José MendesDerchain SMARTINS, Cecilia Roteli. Idade e prevalência da infecção genital por papillomavirus humano de alto risco em mulheres submetidas a rastreamento por cancer cervical. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leandro Alberto Calazans Nogueira

THULER, Luiz ClaudioDerchain S; VIANNA, Lucia Marques Alves. A influência das alterações motoras e da fadiga na qualidade de vida de pacientes com esclerose múltipla. 2006. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Garcia Discicciati de Carvalho

SIMÕES, Jose Antonio;Derchain S. Presença de 30% ou mais de clue cells como um critério diagnóstico de vaginose bacteriana em esfregaço de Papanicolaou. 2005. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: PRISCILA RIBEIRO HUGUET

GURGEL, Maria Salete Costa;Derchain S. Qualidade de vida e aspectos da sexualidade de mulheres tratadas de câncer de mama. 2005. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosekeila Simões Nomelini

MURTA, Eddie;Derchain S; ETCHEBEHERE, Renata Margarida. Proposta de inserção de método de biologia molecular para diagnóstico de papilomavirus humano no trato genital inferior feminino para prevenção do cãncer de colo uterino no sistema único de saúde. 2005. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Triangulo Mineiro.

Aluno: Rosângela Curvo Leite Domingues

Derchain S. Comportamento comunicativos dos médicos e satisfação das mulheres em consulta por infertilidade conjugal. 2004. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Omero Benedicto Poli Neto

POLI NETO, H. B.;Derchain S. Caracterizacao macroscopica das massas anexiais atraves da visualizacao video laparoscopica: proposta de um modelo logistico para predizer malignidade durante o ato operatorio. 2002. Dissertação (Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rozany Mucha Dufloth

DUFLOTH, R. M.;Derchain S. Criterios morfologicos preditivos de neoplasia intra-epitelial cervical em mulheres com exame citologico anormal. 2002. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Gabriela Lofredo D'Ottaviano Morelli

MORELLI, M. G. L. D.;Derchain S. Lesões citológicas em um rastreamento populacional para câncer do colo uterino e tempo de atividade sexcual em mulheres. 2000. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alberto Jorge Fernández Y Sagarra

SAGARRA, A. J. F. Y.;Derchain S. Eficacia e tolerância da associação fluorouracil e baixas doses de ácido folínico no tratamento do carcinoma avançado da mama. 1999. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: William D'Avila Delgado

DELGADO, W. D.;Derchain S. Punção biópsia aspirativa da mama com agulha fina: correlação entre achados citológicos e histopatológicos. 1999. Dissertação (Mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Angélica Maia Gaiotto

GAIOTTO, M. A. M.;Derchain S. Relação entre a atividade proliferativa do epitélio e a resposta angiogênica estromal em neoplasias intra-epiteliais do colo uterino. 1999. Dissertação (Mestrado em Medicina (Ginecologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Júlio César Teixeira

TEIXEIRA, Julio CesarDerchain S. Fatores prognósticos associados à radioterapia em pacientes com carcinoma epidermoide do colo uterino estádio IIIb. 1996. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elisabeth Rautmann Cesarino

CESARINO, E. R.;Derchain S. Estudo colposcópico, histológico e histoquímico le lesões vaginais causadas pelo 5-fluorouracil. 1996. Dissertação (Mestrado em Medicina (Ginecologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: JÚLIO CÉSAR POSSATI RESENDE

VILLA, Luiza Lina; Fabio Russomano; Fregnani JH;DERCHAIN, SOPHIE F.. detecção de lesões precursoras e câncer cervical baseada em combinações de citologia cervical, pesquisa de papilomavírus humano e perfil de metilação de genes?. 2020. Tese (Doutorado em ONCOLOGIA) - Fundação Pio XII.

Aluno: Camila Silva Boaventura

BITENCOURT, A. G. V.; Derchain, Sophie Françoise Mauricette; Arruda Almeida MF; Almeida L; Steiner ML. Estadiamento do câncer de endométrio: acurácia diagnóstica da ressonância magnética. 2019. Tese (Doutorado em Oncologia) - Fundação Antônio Prudente.

Aluno: Uanderson Resende

ZEFERINO, Luiz CarlosSARIAN, Luis Otavio; Jurandyr Andrade;DERCHAIN,SOPHIE F; Borges da Silva B. Fatores prognósticos e preditivos da resposta clinica e patologica em mulheres com carcinoma de mama submetidas a quimioterapia neoadjuvante. 2018. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernanda Marques Rey

Tiezzi DG; Derchain, S F. Interação de célula tronco mesenquimal com células de linhagem do câncer de mama e avaliação de seu comportamento biológico. 2018. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas Gomes Sapienza

Baiocchi G; Derchain, S F; Marconi DG; Badiglian filho L; BITENCOURT, A. G. V.. Analise clinico-dosimétrica da dose em bexiga e reto na braquiterapia ginecológica de alta taxa de dose baseada em planejamento com três dimensões. 2018. Tese (Doutorado em Oncologia) - Fundação Antônio Prudente.

Aluno: Kelly Deyse Segati

SANTOS, Silvia Helena Rabelo dos;Derchain SF; VETTORAZZO, L.; De Paula, H; Celes, MRN. Analise da metilação dos genes SOX17, DKK3 e SFRP2, tipos de HPV e associação com a origem e o estadiamento do câncer do colo uterino. 2017. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Juliana Carvalho Santos

Ribeiro ML; Favero Salvador DM; Carvalheira JBC; Derchain, Sophie Françoise Mauricette; BURNADO, R. M. R.. Determinação do perfil epigenético relacionado aos sistemas de reparo ao DNA influenciados pela infecção por Helicobacter Pylory. 2016. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Milena Prata Jamal

Rosekeila Simões Nomelini;DERCHAIN, SOPHIE FRANÇOISE; Maria Angelica Oliveira; MURTA, B. M. T.; TEIXEIRA, D. N.. Immunomarcação epitelial e estromal de citocinas em neoplasia de ovário. 2015. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: José Cândido Caldeira Xavier Júnior

DUFLOTH, Rozany; Gilberto Uemura; OLIVEIRA, M. L. C. S.;DERCHAIN, SOPHIE FRANÇOISE; SANTOS, C. C.. Risco estimado das lesões precursoras do colo do útero nos exames citológicos em função do tipo de lesão, intervalo dos controles e da idade. 2015. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Isabela Panzeri Carlotti Buzzatto

Daniel Tiezzi; SILVA, Alfredo Ribeiro da; Figueiredo, Priscila Garcia. Fatores de predição de resposta ao tratamento neoadjuvante com trastuzumabe associado a quimioterapia em pacientes com câncer de mama HER2 positivo. 2015. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Aline Almeida Barbaresco D´Alessandro

FREITAS JUNIOR, R.; Megmar Aparecida dos Santos Carneiro; Finotti MC; Souza AL; Derchain, Sophie Françoise Mauricette. Estudo genético e epigenético no prognóstico do câncer cervical invasor por meio da verificação de HPV de baixo e alto risco e da metilação e não metilação dos genes RARB, TIMP3, CDH1 e MGTM. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Andrea Alves Ribeiro

SANTOS, Silvia H Rabelo; Fiaccadori FS; Rosane Ribeiro Figueiredo Alves; Do Val IC; Derchain, Sophie Françoise Mauricette. Papilomavirus humano (HPV) e anormalidades citológicas em adolescentes e jovens do sexo feminino em uma cidade de médio porte goiano. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Evandro Russo

Emil Kupek; SCHIAVON, L.; Rita Zanine; Josemari de Lacerda; Roxana Knobel;Derchain, Sophie. Testes de inspeção visual e colpocitologia: validade e aplicabilidade no programa de prevenção e detecção precoce do câncer de colo uterino. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diama Bhrada Andrade Peixoto do Vale

ZEFERINO, Luiz CDerchain, S.SARIAN, Luis Otavio; Jurandyr Andrade; Fabio Russomano. Impacto do Rastreamento do Câncer do Colo do Útero na Prevalência de Resultados Citológicos. 2013. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Antonio Carlos Zuliani de Oliveira

SARIAN, Luis O Z; PAIVA, Lucia Helena;Derchain SF; Eduardo Weltman; REIS, F. J. C.. Braquiterapia com Alta Taxa de Dose e Cisplatina Concomitante no Tratamento do Carcinoma Espinocelular do Colo do Útero estádio IIIB: Comparação Histórica e Ensaio Clínico Aleattorizado. 2013. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Yara Lucia Mendes Furtado de Melo

Derchain, Sophie. Presença do DNA-HPV e da metilação do gene TIMP-2 nas lesões intraepiteliais e invasoras do colo uterino. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Cirúrgicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Christiani Bisinoto de Souza

REIS, F. J. C.; Jurandyr Andrade; Daniel Tiezzi; Agnaldo Lopes;Derchain SF. Implicações clinico patológicas da AKT fosforilada em carcinoma de ovário. 2013. Tese (Doutorado em Ginecologia e Obstetrícia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabiana Alves de Miranda de Camargo

SOARES, Edson Garcia; SILVA, Alfredo Ribeiro da; QUINTANA, Silvana Maria;Derchain SF; Fernandes AP. Expressâo de proteinasde resposta imunológica do padrão Th-17 e FOXP3 em lesões benignas, pre-,mailgnas e malignas de laringe associadas a infecção pelo papilomavirus humano (HPV). 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Medicina) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Antonio Mourão Valejo

Daniel Tiezzi; Jurandyr Andrade; REIS, F. J. C.;Derchain SF; Gilberto Uemura. Identificação de células CD44+/CD24- e ALDH+ nos diversos estádios do carcinoma de mama. 2012. Tese (Doutorado em Ginecologia e Obstetrícia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Armando Antunes Júnior

PAIVA, Lucia Helena;Derchain SF; Ilza Monteiro; Soares JM; Paulo Ayrosa. Expressão de Receptores de estrógeno e progesterona, Ki-67, BcL-2 e Ciclo-oxigenase-2 em pólipos endometriais de mulheres na pos menopausa. 2012. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Michele Garcia Discacciatti De Carvalho

ZEFERINO, Luiz CarlosDerchain SF. Valor Preditivo da Avaliação dos genes E6/E7 do Papilomavirus Humano na Evolução da Neoplasia Intraepitelial Cervical de Grau 2. 2010. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcia Cristina Guimarães Preti

SOARES, Edson Garcia; Soares, Christiane Pienne; Eduardo António Donadi; SILVA, Alfredo Ribeiro da;DERCHAIN, S. Proteínas de resposta imunológica e metástase associada ao carcinoma invasor do colo uterino e a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). 2009. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sabas Carlos Vieira

DERCHAIN, S. Identificação do linfonodo sentinela em cancer do colo uterino. 2008. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Délio marques Conde

PINTO NETO, Aarao Mendes;Derchain S. Cancer de mama, menopausa e qualidade de vida. 2005. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patrícia Thoman

VILLA, Luiza Lina;Derchain S. Avaliação da dinámica da resposta humoral desencadeada pelo papilomavirus humanos. 2005. Tese (Doutorado em Oncologia) - Fundação Antônio Prudente.

Aluno: Juliana Karina ruiz Heinrich

LUIZ, Fatima Aparecida Bottcher; SILVA, Ana Elizabete; SILVA, Alfredo Ribeiro da;Derchain S; SANTOS, Cesar Cabello dos. Padrões de perdas e ganhos genômicos associados ao fenótipo de resistencia a quimioterapia a base de platina em pacientes portadoras de carcinoma de ovário. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jussara de Souza Ribeiro Bettini

SOARES, Edson Garcia; DUARTE, Geraldo; QUINTANA, Silvana Maria;Derchain S; FERNANDES, Ana Paula. Quantificação absoluta do gene E7 por PCR em tempo real em amostras cervicais de mulheres infectadas por HPV. 2005. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Pernambuco de Souza

Derchain SMARTINS, Cecilia RoteliTEIXEIRA, Julio Cesar. Prevalência da infecção por HPV em mulheres brasileiras jovens. 2004. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rodrigo Paupério Soares de Camargo

SIMÕES, Jose Antonio; BAHAMONDES, Luis;Derchain S; DUARTE, Geraldo; MAIA, Edna. Comparação entre acidform gel e metronidazol gel para o tratamento da vaginose bacteriana. 2004. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcelo Giacobe

PINTO NETO, Aarao Mendes;Derchain S. Avaliação ultra-sonográfica ovariana e estado menopausal. 2003. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rita Goreti Amaral

ZEFERINO, Luis Carlos;Derchain S. Garantia de qualidade do exame citopatológico no rastreamento do câncer do colo do útero: avaliação da revisão rápida de 100%. 2003. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Katherine da Silveira de Oliveira

Derchain S; GIRALDO, Paulo Cesar;ZEFERINO, Luiz Carlos. Estudo quantitativo dos níveis de IgA secretória salivar em mulheres com infecção pelo papilomaviru humano. 2003. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sérgio Bruno Barbosa

Derchain S; BARBOSA, S. B.. Avaliação da abordagem terapêutica no carcinoma IA1 do colo uterino. 2002. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sergio Augusto Triginelli

Derchain S. Atividade de telomerase em neoplasias uterinas, nas margens de ressecao vaginal e nos linfonodos pelvicos. 2002. Tese (Doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Lúcia de Paula Leite kraft

Derchain S. Fatores associados com a resposta a quimioterapia neoadjuvante em mulheres com carcinoma da mama localmente avançado. 2001. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcos Roberto Ymayo

Derchain S; YMAYO, M. R.. Estudo histomorfométrico e imuno-histoquímico do epitélio endocervical do útero de mulheres na pós menopausa sob ação dos estrogenios e progestagenios. 2001. Tese (Doutorado em Medicina (Ginecologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Júlio César Teixeira

TEIXEIRA, Julio CesarDerchain S. Avaliação do parceiro sexual e recidivas em mulheres tratadas por lesões genitais induzidas por papilomavirus humano. 2000. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Telma Guarisi

GUARISI, T.;Derchain S. Incontinência urinária em mulheres climatéricas: estudo epidemiológico, clínico e urodinámico. 2000. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Gabriella Giusa-Chiferi

GIUSA-CHIFERI, M. G.;Derchain S. Análise do antígeno nuclear de proliferação celular (PCNA) no endometrio normal, no pólipo e no adenocarcinoma endometrial de mulheres menopáusicas. 2000. Tese (Doutorado em Medicina (Ginecologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fransisco José Cândido dos Reis

REIS, F. J. C.;Derchain S. Relação entre fator de crescimento endotelial vascular tumoral e o CA 125 plasmático em pacientes com neoplasias epiteliais de ovário. 1999. Tese (Doutorado em Ginecologia e Obstetrícia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Viera da Motta

MOTTA, E. V.;Derchain S. Avaliação de marcadores tumorais e componentes do sistema de ativação do plasminogênio em tumores ovarianos císticos. 1998. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: César Cabello dos Santos

SANTOS, Cesar Cabello dos;Derchain S. Efeitos da terapia de reposição hormonal na densidade mamográfica de mulheres menopausadas. 1997. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eliana Martorano Amaral Freitas da Silva

SILVA, E. M. A. F.;Derchain S. Características epidemiológicas e doenças do trato genital inferior associados à infecção por HPV em mulheres sob risco de doenças de transmissão sexual. 1996. Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosa Azevedo da Luz

Conde DM;DERCHAIN, SOPHIE F. M.. Qualidade de vida e função sexual de mulheres com dor pélvica crônica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Uanderson Resende

ZEFERINO, Luiz CarlosDerchain SFSARIAN, Luis O Z. Fatores Prognósticos E Preditivos Da Resposta Clínica E Patológica Do Carcinoma De Mama Submetido A Quimioterapia Neoadjuvante. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Aline Teotonio Rodrigues

Derchain, Sophie Françoise Mauricette; Garlipp CR; JULIATO, Cassia Raquel Teatin. Farmacia clínica como ferramenta de segurança em unidade de terapia intensiva. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renato Zocchio Torresan

SANTOS, Cesar Cabelo dos;Derchain S. Avaliação do tecido glandular mamário residual em mastectomia com preservação de pele. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Júlio César Narciso Gomes

BRENELLI, Henrique B;Derchain S; SANTOS, Cesar Cabello dos. Sensibilidade da neomama reconstruida com TRAM em mulheres submetidas a mastectomia. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ruffo de Freitas Júnior

Derchain S; FREITAS JUNIOR, R.. Punção aspirativa de mama. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucia Helena Simões da Costa Paiva

Derchain S. Densidade mineral ossea de usuárias de acetato de medroxiprogesterona injetável como anticoncepcional comparado às não usuárias, no menacme e na pós menopausa. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Antonio Simões

Derchain S. Complicações perinatais em gestantes assintomáticas com ou sem infecções cervicovaginais. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Osmar Ferreira Rangel Neto

BRAGANCA, Joana F;Derchain SFTeixeira, Júlio César. Fatores clínicos e patológicos associados a recidiva em mulheres com cancer de colo uterino estágio IB tratadas com histerectomia radical. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nathalie Raibolt Barbosa

Fabio Russomano;DERCHAIN, SOPHIE FRANÇOISE. Desempenho de métodos diagnósticos para avaliação do canal endocervical em pacientes com citologia alterada: uma metanálise.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pesquisa aplicada à saúde da criança e da mulher) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Natachie Furlan Santos

SANTOS, Cesar Cabello dos; Derchain, Sophie Françoise Mauricette; Cardoso Filho C. Comparação entre drenagem linfática manual e exercicios ativos no pos operatório de mulheres com câncer de mama. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Yoko Yoneda

BRAGANÇA, Joana FroesTEIXEIRA, J. C.; Derchain, Sophie Françoise Mauricette. Avaliação dos fatores epidemiológicos e patológicos relacionados ao tratamento cirúrgico dos tumores microinvasores do colo do utero. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andreia Rodriges Gonçalves Ayres

Gulnar Azevedo e Silva;DERCHAIN, S; José Ueleres Braga. Revisão sistemática sobre os estudos de prevalência de infecção do colo do útero pelo papilomavírus humano (HPV) no Brasil. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Helena Rama

Derchain S; ALDRIGHI, Jose Mendes;MARTINS, Cecilia M Roteli. Prevalência da infecção genital por papilomavirus humano em mulheres no climatério (qualificação). 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rebecca Christina Kathleen Maunsell

Derchain S; PASCOL, Jorge Rizzato; MOURÃO, Lucia. Movimentos vibratórias das pregas vocais: como ocorrem e como podem ser avaliados. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rodrigo Menezes Jales

MARUSSI, Emilio;Derchain S; CECATTI, José Guilherme. Ultra-sonografia e detecção de metástase axilares em mulheres com câncer de mama. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Milzen Jessel Lavander Giatti

CARVALHO, João Luiz Pinto e Silva;Derchain S. Conhecimento, atitude e prática sobre alguns aspectos da sexualidade de mulheres tratadas de câncer genital. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Larissa Miglioli

PAIVA, Lucia Helena;Derchain S; ORCESI, Adriana. Associação do antecedente de gravidez com a densidade mineral óssea na adolescência. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Isabel Cristina Gardenal de Amaral

PINTO NETO, Aarão MendesDerchain S. Abordagem da menopausa em textos jornalísticos veiculados em jornais e revistas. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Katiuscia Rosette Scasni

TEIXEIRA, Julio CesarDerchain S. Cirurgia de vulva. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana Nicolaou Filetto

Derchain S. Vivência de homens e mulheres após o fracasso da fertilização in vitro. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jose Fernando de Souza Sales

Derchain S; SANTOS, Cesar Cabello dos. Qualificação de mestrado. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Raquel Ferreira Ferraz do Lago

Derchain S; SIMOES, Jose Antonio. Qualificacao de mestrado. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renato Zocchio Torresan

Derchain S; SANTOS, Cesar Cabello dos. Qualificacao de mestrado. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Joao Daniel Hobeika

Derchain S. Qualificacao de mestrado. 1999. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jarbas Magalhães

Derchain S. Qualificacao de mestrado. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Tadeu Vicelli

Derchain S. Qualificacao de mestrado. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sylvia Michelina Fernandes Brenna

Derchain SHARDY, Ellen. Qualificacao de mestrado. 1996. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Silval Fernando Cardoso Zabaglia

Derchain S. Qualificacao de mestrado. 1996. Exame de qualificação (Mestrando em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

MURTA, Eddie; Jurandyr Andrade;DERCHAIN, SOPHIE FRANÇOISE. Membro titular da banca examinadora de Concurso para Professor Titular na Patologia Especial a qual se submeteu a candidata Helenice Gobbi. 2015. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette; CECATTI, José Guilherme. Membro titular da banca examinadora do Concurso para Professora Titular da faculdade de Enfermagem da Unicamp a qual se submeteu Maria Helena Baena de Moraes Lopes. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette. Presidente da comissão julgadora de concurso para provimento de um Professor Doutor na parte permanente do quadro docente da Faculdade de Ciências Farmaceuticas. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette; GUIRARDELLO, E. B.; MAMEDE, M. V.; BONILHA, A. L.; SOUZA, I. E. O.. Presidente da banca examinadora de concurso publico de provas e títulos para provimento de um cargo de professor doutor nível MS3 na área de enfermagem saúde da mulher e do recém nascido da faculdade de enfermagem. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

BAHAMONDES, Luis; Derchain, Sophie Françoise Mauricette; PINTO NETO, Aarao Mendes. MembroTitular da Banca Julgadora do Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor I, na área de Obstetrícia, junto ao Departamento de Tocoginecologia, Faculdade de Ciências Médicas Unicamp. 2014. Universidade Estadual de Campinas.. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette. Concurso para Residência Médica no Departamento de Tocoginecologia. 2013.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette. Concurso para Residência Médica no Departamento de Tocoginecologia. 2012.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette. Concurso para Residência Médica no Departamento de Tocoginecologia. 2011.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette. Concurso para Residência Médica no Departamento de Tocoginecologia. 2010.

Derchain S; PETTA, Carlos Alberto;PINTO NETO, Aarão Mendes. Concurso para Pós- graduação em Tocoginecologia. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

TEIXEIRA, Luis Carlos;Derchain S. Processo Seletivo para Médico Oncologista Clínico. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

ZEFERINO, Luiz CarlosANDRADE, Liliana A ADerchain S. Processo Seletivo para Médico Citopatologista. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

Derchain S; PETTA, Carlos Alberto;PINTO NETO, Aarão Mendes. Concurso para Pós-graduação em Tocoginecologia. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

Derchain SHARDY, Ellen; SILVA, J. L. P. E.. Concurso para Pós-graduação em Tocoginecologia. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

BAHAMONDES, L. G.;Derchain S; SILVA, J. L. P. E.. Concurso para Pós-graduação em Tocoginecologia. 2000. Universidade Estadual de Campinas.

Derchain S. Concurso para Residência Médica do Departamento de Tocoginecologia. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

BAHAMONDES, L. G.;Derchain S; SILVA, J. L. P. E.. Concurso para Pós-graduação em Tocoginecologia. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

Derchain S. Concurso para Residência Médica do Departamento de Tocoginecologia. 1997. Universidade Estadual de Campinas.

PANETTA, K.Derchain S. Processo Seletivo para Médico Oncologista. 1997. Universidade Estadual de Campinas.

Derchain S. Concurso para Residência Médica no Departamento de Tocoginecologia. 1996. Universidade Estadual de Campinas.

CECATTI, José Guilherme;DERCHAIN, SOPHIE F.; Rosa e Silva J; Sartori M. Professor livre docente em ginecologia. 2019. Universidade Estadual de Campinas.

ZEFERINO, Luiz C; Derchain, Sophie Françoise Mauricette; MURTA, Eddie; Soares Junior JM; POLI NETO, O. B.. Membro titular da Comissão Julgadora de Provas e Títulos para obtenção do Titulo de Livre Docente junto a àrea de ginecologia geral. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette; PINTO NETO, Aarao Mendes; Edmund Chada Baracat; DUARTE, Geraldo. Membro titular da banca examinadora para livre docente. 2012. Universidade de São Paulo.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette. PROCESSO DE PROMOÇÃO POR MÉRITO PARA OS NÍVEIS INTERMEDIÁRIOS DA CARREIRA DOCENTE. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Henrique Benedito Brenelli

BRENELLI, H. B.. Fatores prognósticos associados ao tratamento inicial em pacientes com carcinoma do ovário estadios II, III e IV. 1995. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Gustavo Antonio de Souza

SOUZA, G. A.. Fatores de risco para condiloma do colo uterino em adolescentes. 1992. Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucas Grecco Hoffmann

Resposta Do Microambiente Tumoral à Terapêutica Neoadjuvante em Mulheres com Carcinoma Mamário; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Henrique Ims Bortolozo

Exercício físico em mulheres em quimioterapia neoadjuvante por cancer de mama; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Thaís de Morais Siqueira

Exame ginecológico e ultrassom na avalição da estenose vaginal pós-radioterapia em mulheres com câncer de colo e endométrio: estudo transversal; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Karla Galvão Araujo

Escores de ultrassonografia no diagnóstico preoperatório de massa anexiaiss; Início: 2019; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Marcella Regina Cardoso

Abordagem metabolômica para predição da resposta à quimioterapia neoadjuvante em mulheres com diferentes subtipos de câncer de mama; Início: 2017; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Amanda Canato Ferracini

Avaliação De Marcadores Genéticos Herdados Em Mulheres Com Carcinoma De Ovário; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Coorientador);

Rodrigo Fernandes da Silva

Início: 2018; Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Deayra Emyle Figueira

Resposta do microambiente tumoral à terapêutica neoadjuvante em mulheres com carcinoma mamário; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em biomedicina) - Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden, UNIMETROCAMP, Brasil; , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Guilherme Nogueira Aires

Polimorfismos do PD1 em mulheres com carcinoma de ovário; 2018; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Karla Ferreira Galvão de Araujo

Performance do modelo ADNEX do IOTA na discriminação pré-operatória das massas anexiais em um centro de oncologia ginecológica; 2017; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Patrick Nunes Pereira

Aviação do desempenho de um sistema de escore de imagem por ressonância magnética para massas anexiais - ADNEX MR SCORING; 2017; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Juliana Francisco

Variação interobservador da medida ultrassonográfica dos nódulos mamários classificados na categoria BIRADS-US 3; 2016; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Amanda Canato Ferracini

Segurança no uso de medicamentos em unidade de internação oncológica especializada na saúde da mulher; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Camila de Melo Campos

Comparação entre quatro índices de risco de malignidade na discriminação pré-operatória das massas anaxiais; 2014; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Leandro Santos de Araújo Resende

Infecções simples e múltiplas por HPV em mulheres brasileiras de diferentes faixas etárias com lesões cervicais escamosas ou glandulares; 2013; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Caio Augusto Hatman

Ultrasonografia e CA-125 como preditores de malignidade em mulheres com tumores anexaisi; 2012; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Amilcar Barreta

LAPAROSCOPIA NA ABORDAGEM INICIAL DE TUMORES ANEXIAIS; 2012; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Susana Oliveira Botelho Ramalho

Expressão do HER-2 em pacientes brasileiras com carcinoma da mama receptor de estrógeno e progesterona negativos; 2012; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Maria Carolina Szymanski de Toledo

Expressão dos receptores de estrógeno, progesterona, andrôgenos e HER2 no câncer epitelial de ovário; 2012; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Luis Felipe Trincas Hassad Sallum

Expressão dos receptores de estrogenos e progesterona em tumores borderline e carcinomas de ovário; 2011; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Sanja Dragosavac

PET/CT com FDG-18F em pacientes com suspeita de recidiva de carcinoma de ovário; 2011; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Kátia Píton Serra

Expressão da COX2 em carcinomas de mama intraductais e invasore e sua relação com a expressão de HER-2, p53 e receptores de estrogenos e progesterona; 2010; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Denise da Rocha Pitta Lima de Moraes

Detecção e genotipagem do Papilomavirus humano (HPV) em mulheres com neoplasia intra-epitelial cervical de alto grau; 2008; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Carlos Henrique Debenedito Silva

Qualidade de vida em mulheres com câncer em fase de doença avançada; 2008; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Patrícia Patury Borba

Expressão da ciclo-oxigenase e do Ki67 em tumores borderlines serosos e mucinosos de ovário; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Elisabete Aparecida Campos

Viabilidade do DNA-HPV extraido e coletado no meio UCM de material desnaturado em diferentes tempos de estocagem; 2007; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Adriana Yoshida Olimpio

Expressão da ciclooxigenase 2 e do Ki67 em tumores benignos, borderline e malignos de ovário; 2006; 63 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Teresa Celina Meloni Rosa

Avaliação da complexidade dos cuidados de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva para mulheres submetidas a cirurgia oncológica - ginecológica e mamária; 2005; 60 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Joana Fróes Bragança

Contribuição da inspeção visual com ácido acético e da captura híbrida II como métodos adjuntos à colpocitologia oncológica na detecção das lesões precursoras e/ou do câncer cervical; 2004; 89 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Samara Messias da Silva

Criterios citomorfológicos em esfregaços cervicovaginais que podem predizer e auxiliar no diagnóstico histológico da neoplasia intra-epitelial cervical; 2004; 84 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Luis Otávio Zanatta Sarian

Variação na detecção do DNA-HPV de alto risco oncogênico no seguimento de mulheres portadoras de neoplasia intra-epitelial cervical tratadas com conização por alça diatérmica; 2003; 73 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Renata Clementino Gontijo

Citologia oncológica, captura de híbridos II e inspeção visual no rastreamento de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas cervicias em uma unidade básica de saúde de Campinas; 2003; 89 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Maria Teresa Pace do Amaral

Orientação domiciliar: uma proposta de reabilitação física para mulheres tratadas por c6ancer de mama; 2003; 78 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Renata Guarisi

Rastreamento, diagnóstico e tratamento das lesões precursoras e do câncer invasor do colo uterino no Municipio de Franco da Rocha, SP; 2003; 68 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Regina Aparecida Martinho Sagarra

Avaliação da expressão do P53 e do BCL2 em carcinoma de ovário; 2002; 112 f; Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Marcela P Pinto e Silva

Efeitos de fisioterapia na recuperacao e complicacoes no pos operatorio por cancer de mama: exercicios limitados vesrus nao limitados; 2002; 74 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Priscila Garcia Figueiredo

Detecção do DNA-HPV de alto risco oncológico antes e quatro a seis meses após conização em mulheres com neoplasia intra-epitelial cervical; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Eliane R Z M Oliveira

Detecção de infecção genital por Papillomavirus Humano e anormalidades citológicas em mulheres jovens de baixo risco para doenças sexualmente transmissíveis; 2002; 86 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

André Luís Ferreira Santos

Comparação entre a repetição da colpocitologia oncológica com leitura por diferentes observadores e a captura híbrida II no diagnóstico histológico de NIC 2 ou 3; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Shigeki Kasamura

Diagóstico histológico e expressão dos marcadores p53, c-erbB-2, Ki-67, PCNA a CD34 em pacientes portadoras de tumores de células da granulosa do ovário; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Ana Elisa Dias

Soroprevalência de Treponema pallidum, Hepatite B, HIV e infecções cervico vaginais em mulheres com alterações cervicais HPV induzidas; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

José Carlos Campos Torres

Indice de risco de malignidade associando CA 125, ultrasonografia e estado menstrual no diagnóstico pré operatório de tumores pélvicos; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Maurício Sena Martins

Contribuição do estudo do doppler colorido associado à ultra-sonografia na avaliação da resposta à quimioterapia neoadjuvante no carcinoma da mama localmente avançado; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Luiz Antonio Verdiani

Estudo comparativo da vulvectomia radical com uma ou três incisões no tratamento do carcinoma epidermoide da vulva; ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Nancy M Koseki

Fatores associados a não-adesão ao tratamento de mulheres com câncer ginecológico ou mamário; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Cecília Maria Roteli Martins

Fatores associados à neolpasia intra-epitelial cervical grau 2 e 3 em mulheres com alterações da colpocitologia e da colposcopia sugestiva de infecção por papilma virus humano; ; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Sérgio Bruno Barbosa

Fatores associados com a invasão dos nódulos linfáticos retroperitoneais em pacientes com câncer do ovário; ; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Luciana Montes Rezende

MicroRNAs associados ao grau histológico, tipo histológico e quimiorresistência em mulheres com carcinoma de mama; 2019; Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Rodrigo Fernandes da Silva

Caracterização do microambiente tumoral de pacientes com cancer de ovário em relação aos subtipos de linfócitos, citocinas e atividade funcional de células natural killer; 2018; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Amilcar Barreta

Carcinomas de ovário associados a endometriose:expressão de marcadores proteicos de terapia alvo e prognóstico; 2018; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Susana Oliveira Botelho Ramalho

Avalliação prognóstica de componentes associados a transição epitélio mesenquimal em mulheres com carcinoma seroso de ovário de alto grau; 2017; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Luis Felipe Trincas Assad Sallum

imunoexpressão de marcadores proteicos de diferenciação e proliferação celular em mulheres com carcinoma seroso de ovário de baixo e alto grau; 2017; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Adriana Yoshida

Avaliação pre operatória de biomarcadores séricos em mulheres com massas anexiais; 2016; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Kátia Píton Serra

Subtipos clinico-patológicos de carcinoma de mama e sua relação com a expressão da COX2 e da p53; 2014; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Paola Bertolotti Cardoso Pinto

Carcinomas mucinosos no ovário: caracterização macroscópica, histologica e imunoistoquímica para o diferencial entre tumores primaries e metastáticos; 2013; Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Rodrigo Menezes Jales

Importância da ultrassonografia na predição de malignidade e sua correlação com os fenótipos Luminal, Her 2 overexpression e Triplo Negativo nos nódulos de mama classificados na categoria BI-RADSR US 4; 2012; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Elisabete Aparecida Campos

Detecção do mRNA dos oncogenes E6 e E7 do HPV de células da cervice uterina e verificação do efeito do tempo de estocagem na recuperação do mRNA antes e apos extração; 2012; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Denise da Rocha Pitta Lima de Moraes

Concentração de marcadores séricos e presença de sintomas específicos em mulheres com ou sem massas anexiais; 2012; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Neli Muraki Ishikawa

Validação do FACT-F no Brasil e avaliação da fadiga e quelidade de vida em mulheres com câncer de mama; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Marcela Ponzio Pinto e Silva

Impacto de um programa de reabilitação em mulheres submetidas a biópsia do linfonodo sentinela ou linfadenectomia axilar por câncer de mama inicial; 2008; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Renata Guarisi

Tabagismo, infecção pelo papilomavirus humano e o desenvolvimento de neoplasia intra-epitelial cervical; 2008; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Joana Fróes Bragança Bastos

Expressão do P16 (ink4a) e do p53 como marcadores prognósticos da neoplasia intra-epitelial cervical e sua relação com o papilomavírus humano de alto risco oncogênico; 2007; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Priscila Garcia Figueiredo

Redução da ciclooxigenase 2 em lesões precursoras do cancer do colo uterino em mulheres com vaginose bacteriana; 2006; 82 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Marcus Vinicius Von Zuben

Desempenho da inspeção visualç com ácido acético e da citologia oncológica no rastreamento do csncer do colo uterino; 2005; 71 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Silvia H Rabelo Santos

Associação dos tipos e variantes de HPV com o diagnóstico histológico em mulheres com anormalidades em células glandulares do colo uterino; 2005; 95 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Eliana Zambeli de Oliveira

Atipias de células glandulares do colo uterino e detecçcão de papilomavirus humano de alto risco oncogênico; 2005; 109 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Vera Lúcia Rezende

Avaliação psicológica dos cuidadores principais de mulheres com câncer genital ou mamário na fase terminal da doença; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Renata Clementino Gontijo

Incidência de lesões cervicais subsequentes em mulheres com citologia de rastreamento normal segundo a detecção do papailomavirus humano; 2005; 72 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Luis Otávio Zanatta Sarian

Expressão da ciclo-oxigenase 2 e do Ki67 em lesões precursoras do cancer do colo uterino; 2005; 72 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

André Luís Ferreira Santos

Teste do DNA-HPV por captura híbrida II e colpocitologia oncológica no diagnóstico e seguimento de mulheres com lesões de baixo grau do colo uterino; 2003; 63 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

José Carlos Campos Torres

Atipias de células glandulares no esfregaço colpocitológico: critérios morfológicos utilizados na identificação das lesões pré-neoplásicas e neoplásicas; 2003; 84 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Edson Zangiacome Martinez

Estimação baysiana das medidas do desempenho da colpocitologia oncológica, captura de híbridos II e inspeção visual com ácido acético em detectar lesões cervicais pré neoplásicas e neoplásicas; 2003; 167 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Luiz Antonio Verdiani

Atipias glandulares de significado indeterminado: avaliação dos métodos propedêuticos; ; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Cecília Maria Roteli Martins

Análise dos critérios histológicos utilizados patra diagnóstico de lesão induzida por HPV e sua relação com a reatividade do DNA-HPV por captura de híbridos e por hibridização molecular; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Juliana Carvalho Santos

2016; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Marília Biselli Monteiro

Conhecimento sobre o HPV e a vacina em estudantes do ensino superior; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Nathália Lonardoni Crozatti

Comparação dos índices de risco de malignidade com as regras simples do IOTA da ultrassonografia na diferenciação pré-operatória de massas anexiais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Ana Carolina Baião Silva

Achados multiparamétricos de ressonância magnética em tumores anexiais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Ariane Guissi dos Santos

Marcadores moleculares imunoistoquímicos nos carcinomas de ovário dos tipos I e II e sua correlação com a sobrevida; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Leticia Marinho Del Corso

Sobrevida livre de doença e sobrevida total em mulheres com carcinoma invasivo de mama segundo os diferentes subtipos moleculares; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Heloísa Takasu Peres

Avaliação de biomarcadores para detecção de neoplasia maligna em mulheres com tumor anexial; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Adriano Mesquita Bento

Expressão da COX2 e da P53 em subtipos moleculares de carcinoma ductal invasivo de mama e avaliação de seu valor como fator preditivo e prognóstico; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Patricia Andreia Rodrigues Ferreira

Correlação entre a expressão da p53, Ki67, WT1, 2-catenina e receptores hormonais em relação aos aspectos morfológicos e clínicos dos tumores epiteliais borderlines e invasivos de ovário; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Ana Beatriz Maito

Persistencia ou recidivas da neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) em até 24 meses de seguimento pos conização diatérmica, segundo a expressão do p16, p21 e p53; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Marcello Rovella

Avaliação de duas técnicas de tipagem de Papilomavírus humano (HPV) em mulheres com neoplasia cervical intra-epitelial e invasora; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Jung Hyun Yoon

Avaliação da COX-2 em carcinomas ductais invasivos de mama associados a carcinomas ductais in situ e a correlação desta enzima com a expressão de HER2, mutação do p53 e os receptores de estrógeno e de progesterona no mesmo tecido; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Anne Melina Avelar

Qualidade de vida em mulheres em tratamento por cancer da mama; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Rodrigo T Ortiz

Melhoria da qualidade dos programas de controle de câncer de colo uterino, comparando a citologia oncológica (CO), inspeção visual com àcido acético e teste da deteção do papilomavirus humano (HPV) como otimizador; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Thaisa Liberman

Fadiga, depressão, ansiedade e qualidade de vida em pacientes com câncer de mama durante a quimioterapia: um estudo preliminar; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Ricardo Natalin

Comparação do desempenho da colpocitologia oncotica da inspeção visual com àcido acético e da cervicografia no rastreamento do câncer do colo do utero tendo como padrão ouro a colposcopia com ou sem biópsia; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Thaisa Liberman

Alterações citológicas do epitélio glandular cervical: atipias pré-neoplásicas, adenocarcinoma in situ e adenocarcinoma invasor; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Cassia R T Juliato

Conização com alça diatérmica no tratamento da neoplasia intra-epitelial cervical; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Marcelo R S Cruz

Câncer e gravidez: diagnóstico, tratamento e evolução da gestação; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Marcelo Schweller

Alterações do epitélio glandular cervical: análise crítica dos aspesctos citológicos, colposcópicos e histológicos; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Fabiana Y Nakano

Acurácia diagnóstica e terapêutica do cone por cirurgia de alta freguência (CAF) em mulheres com NIC 3 e carcinoma microinvasor; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Guilherme A Lapin

Avaliação dos fatores associados a NIC 2 ou 3 em mulheres com alterações da colpocitologia oncológica e sua evolução com e sem tratamento; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Suzana Trigo Bianchessi

Metástases cerebrais em pacientes com câncer da mama: fatores associados, diagnóstico e tratamento; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Cassia R T Juliato

Neoplasia intra-epitelial da vulva; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Marcos Antonio dos Santos

Avaliação dos fatores prognósticos em pacientes com carcinoma de ovário; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Cassia R T Juliato

Carcinoma da vulva: epidemiologia e aspectos clínicos; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Marcus H Borges da Silva

Adolescentes com infecção do trato genital inferiorpor Papilomavirus humano; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sophie Françoise Mauricette Derchain;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Luiz de Carvalho Pinto e Silva

Fatores de risco para condiloma do colo uterino em adolescentes; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tocoginecologia) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Joao Luiz de Carvalho Pinto e Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CONZ, LIVIA ; MOTA, BRUNA SALANI ; BAHAMONDES, Luis ; DÓRIA, MAÍRA ; Derchain, Sophie ; RIEIRA, RACHEL ; SARIAN, Luis Otavio . Levonorgestrel releasing intrauterine system and breast cancer risk: A systematic review and meta analysis. ACTA OBSTETRICIA ET GYNECOLOGICA SCANDINAVICA , v. 99, p. 1, 2020.

  • BISELLI-MONTEIRO, MARÍLIA ; FERRACINI, AMANDA CANATO ; SARIAN, Luis Otávio ; Derchain, Sophie Françoise Mauricette . Influence of Gender and Undergraduate Course on the Knowledge about HPV and HPV Vaccine, and Vaccination Rate among Students of a Public University. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 42, p. 096-105, 2020.

  • SILVA, ALEX AP. ROSINI ; CARDOSO, MARCELLA R. ; RESENDE, LUCIANA MONTES ; LIN, JOHN Q. ; GUIMARAES, FERNANDO ; SILVA, GEISILENE R. PAIVA ; MURGU, MICHAEL ; PRIOLLI, DENISE GONÇALVES ; EBERLIN, MARCOS N. ; TATA, ALESSANDRA ; EBERLIN, LIVIA S. ; DERCHAIN, SOPHIE F. M. ; PORCARI, ANDREIA M. . Multiplatform Investigation of Plasma and Tissue Lipid Signatures of Breast Cancer Using Mass Spectrometry Tools. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES , v. 21, p. 3611, 2020.

  • Ramalho, Susana ; ANDRADE, LILIANA AL DE ANGELO ; FILHO, CÁSSIO CARDOSO ; NATAL, RODRIGO DE ANDRADE ; PAVANELLO, MARINA ; FERRACINI, AMANDA CANATO ; SALLUM, LUIS FELIPE ; SARIAN, Luis Otávio ; Derchain, Sophie . Role of discoidin domain receptor 2 (DDR2) and microRNA-182 in survival of women with high-grade serous ovarian cancer. TUMOR BIOLOGY , v. 41, p. 101042831882398, 2019.

  • DÓRIA, MAÍRA TEIXEIRA ; JALES, Rodrigo Menezes ; CONZ, LIVIA ; Derchain, Sophie Françoise Mauricette ; SARIAN, Luís Otávio Zanatta . Diagnostic accuracy of shear wave elastography - Virtual touch- imaging quantification in the evaluation of breast masses: Impact on ultrasonography?s specificity and its ultimate clinical benefit. EUROPEAN JOURNAL OF RADIOLOGY , v. 113, p. 74-80, 2019.

  • YOSHIDA, Adriana ; TAVARES, BÁRBARA ; SARIAN, LUÍS ; ANDRADE, LILIANA ; Derchain, Sophie . Clinical Features and Management of Women with Borderline Ovarian Tumors in a Single Center in Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 41, p. 176-182, 2019.

  • NATAL, RODRIGO DE ANDRADE ; PAIVA, GEISILENE R. ; PELEGATI, VITOR B. ; MARENCO, LUDWING ; ALVARENGA, CÉSAR A. ; VARGAS, RENATO F. ; DERCHAIN, SOPHIE F. ; SARIAN, LUIS O. ; FRANCHET, CAMILLE ; CESAR, CARLOS L. ; SCHMITT, FERNANDO C. ; WEIGELT, BRITTA ; VASSALLO, José . Exploring Collagen Parameters in Pure Special Types of Invasive Breast Cancer. Scientific Reports , v. 9, p. 1-11, 2019.

  • RODRIGUES'PERES, RAQUEL M. ; S. CARVALHO, BENILTON ; ANURAG, MEENAKSHI ; LEI, JONATHAN T. ; CONZ, LIVIA ; GONÇALVES, RODRIGO ; CARDOSO FILHO, CÁSSIO ; Ramalho, Susana ; PAIVA, GEISILENE R. ; DERCHAIN, SOPHIE F. M. ; LOPES'CENDES, ISCIA ; ELLIS, MATTHEW J. ; SARIAN, LUIS O. . Copy number alterations associated with clinical features in an underrepresented population with breast cancer. MOLECULAR GENETICS & GENOMIC MEDICINE , v. 7, p. e750, 2019.

  • JÚNIOR, ARILTO ELEUTÉRIO DA SILVA ; CARVALHO, JESUS PAULA ; Derchain, Sophie Françoise Mauricette ; RODRIGUES, ANGÉLICA NOGUEIRA ; MORETTI, RENATO ; CÂNDIDO, EDUARDO BATISTA ; REIS, RICARDO DOS ; SANTIAGO, ALINE EVANGELISTA ; FILHO, AGNALDO LOPES DA SILVA . Interest In and Practices Related to Gynecologic Oncology among Members of the Brazilian Federation of Associations of Gynecology and Obstetrics. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 41, p. 394-399, 2019.

  • PEREIRA, PATRICK NUNES ; SARIAN, LUÍS OTAVIO ; YOSHIDA, Adriana ; ARAÚJO, KARLA GALVÃO ; SILVA, ANA CAROLINA BAIÃO ; DE OLIVEIRA BARROS, RICARDO HOELZ ; JALES, Rodrigo Menezes ; Derchain, Sophie . Improving the performance of IOTA simple rules: sonographic assessment of adnexal masses with resource-effective use of a magnetic resonance scoring (ADNEX MR scoring system). Abdominal Radiology , v. 44, p. 1, 2019.

  • VENANCIO, PALOMA ALMEIDA ; CONSOLARO, MARCIA EDILAINE LOPES ; DERCHAIN, SOPHIE FRANÇOISE ; BOCCARDO, ENRIQUE ; VILLA, LUISA LINA ; MARIA'ENGLER, SILVYA STUCHI ; CAMPA, ANA ; Discacciati, Michelle Garcia . Indoleamine 2,3 dioxygenase and tryptophan 2,3 dioxygenase expression in HPV infection, SILs, and cervical cancer. CANCER CYTOPATHOLOGY , v. 127, p. 586-597, 2019.

  • SERQUIZ, NICOLI ; MORO, LUCIANO ; MENOSSI, CARLOS A. ; ALMEIDA, NATALIE R. ; BACCARIN, GABRIELLE ; PAIVA SILVA, GEISILENE R. ; SHINZATO, JULIA Y. ; Derchain, Sophie ; JALES, RODRIGO M. . Perinodal fibrosis developed after ultrasonography guided core needle biopsy of a contrast enhanced ultrasound detected sentinel axillary node interferes with subsequent surgical sentinel node dissection. JOURNAL OF CLINICAL ULTRASOUND , v. 47, p. 445-452, 2019.

  • SILVA, LEONARDO ROBERTO DA ; VARGAS, RENATO FLORA ; SHINZATO, JÚLIA YORIKO ; Derchain, Sophie Françoise Mauricette ; Ramalho, Susana ; ZEFERINO, Luiz Carlos . Association of Menopausal Status, Expression of Progesterone Receptor and Ki67 to the Clinical Response to Neoadjuvant Chemotherapy in Luminal Breast Cancer. REVISTA BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (IMPRESSO) , v. 41, p. 710-717, 2019.

  • OLIMPIO, Adriana Yoshida ; Derchain S ; SARIAN, Luis Otavio ; PIGNATARO, Fransisco ; PINTO, Glauce A ; ANDRADE, Liliana A L A . Ciclooxigenase-2 and Ki67 in benign, borderline and malignant serous and mucinous ovarian tumors. Modern Pathology , v. 19, p. 101-101, 2006.

  • GONTIJO, Renata Clementino ; Derchain S ; MARTINS, Cecilia Maria Roteli . Incidência de lesão cervical em mulheres com citologia de rastreamento normal segundo a detecçcão de papillomavirus humano (resumo de tese). Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , São Paulo, v. 27, n.11, p. 707-707, 2005.

  • Derchain S ; SARIAN, Luis O Z ; GONTIJO, Renata Clementino ; ZEFERINO, Luiz Carlos ; SANTOS, Silvia H Rabelo ; ANDRADE, Liliana A A . HPV detection by hybrid capture II comparing glandular and squamous pre-invasive and invasive cervical neoplasia. International journal of gynecological cancer , Inglaterra, v. 14, n.supp 1, p. 202-202, 2004.

  • SILVA, Samara Messias da ; DUFLOTH, Rozany ; SARIAN, Luis O Z ; ZEFERINO, Luiz C ; CARVASAN, Gislaine Aparecida Fonsechi ; MUNHOZ, Douglas ; Derchain S . Discriminating cytomorphological criteria for different grades of histologically confirmed CIN. International journal of gynecological cancer , Inglaterra, v. 14, n.supp 1, p. 217-217, 2004.

  • BRAGANÇA, Joana Froes ; Derchain S ; ZEFERINO, Luiz Carlos ; SARIAN, Luis O Z ; DUFLOTH, Rozany ; MONTEMOR, Eliana ; MUNHOZ, Douglas ; SILVA, Samara Messias da ; CAMPOS, Elizabete ; SYRJANEN, Kari . Visual inspection with acetic acid, hybrid capture II and pap test performances in detecting biopsy confirmed squamous cervical lesions. International journal of gynecological cancer , Inglaterra, v. 14, n.supp 1, p. 89-89, 2004.

  • SANTOS, Andre Luis Ferreira ; Derchain S ; CALVERT, E. B. ; MARTINS, Marcos R ; DUFLOTH, R. M. ; MARTINEZ, E. Z. . Desempenho do exame colpocitológico e da captura hibrida II no diagnóstico da neoplasia intra-epitelial cervical grau 2 e 3. Revista Brasileira de Análises Clínicas , Rio de Janeiro, v. 34, n.2, p. 22b-22b, 2002.

  • FIGUEREIDO, P. G. ; Derchain S ; NAKANO, F. Y. ; GONTIJO, Renata Clementino ; TAMBASCIA, Julia ; ANDRADE, L. A. . Detecção do DNA-HPV pré e pós cone em mulheres com neoplasia intra-epitelial cervical. Revista Brasileira de Análises Clínicas , Rio de Janeiro, v. 32, n.2, p. 21b-21b, 2002.

  • Derchain S ; FIGUEREIDO, P. G. ; NAKANO, F. Y. ; GONTIJO, Renata Clementino ; TAMBASCIA, Julia ; MARTINEZ, E. Z. . Excisão da zona de transformação com alça larga sem biópsia prévia na neoplasia intra-epitelial cervical grau 2 ou 3. Revista Brasileira de Análises Clínicas , Rio de Janeiro, v. 34, n.2, p. 21b-21b, 2002.

  • LIBERMAN, Thaisa ; WESTIN, Maria Cristina ; Derchain S ; CATARINA, J. R. M. ; ZEFERINO, Luiz Carlos . Prevalência de AGUS em esfregaço cérvico vaginal num serviço de referência. Jornal Brasileiro de Patologia , São Paulo, v. 36, n.4, p. 25-25, 2000.

  • WESTIN, Maria Cristina ; FIGUEREIDO, P. G. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Derchain S ; TEIXEIRA, Julio Cesar . Fatores associados à presença de doença nas margens do cone em mulheres com biópsia com NIC 3. Jornal Brasileiro de Patologia , São Paulo, v. 36, n.4, p. 19-19, 2000.

  • LIBERMAN, Thaisa ; WESTIN, Maria Cristina ; Derchain S ; CATARINO, J. R. M. ; ZEFERINO, Luiz Carlos ; MARTINEZ, E. Z. ; SYRJANEN, Kari J . Alterações glandulares de significado indeterminado (AGUS): estabelecendo critérios. Jornal Brasileiro de Patologia , São Paulo, v. 36, n.4, p. 7-7, 2000.

  • AMARAL, E. ; Derchain S ; PANZAN, A. ; FAUNDES, S. F. M. . Associação entre alterações intra-epiteliais cervicas e vulvares em mulheres HIV + e HIV. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , São Paulo, v. 21, n.(1), p. 222-223, 1999.

  • LONGATTO FILHO, A ; MARTINS, Cecilia M Roteli ; Derchain S ; SIQUEIRA, S. C. A. . Vaginal flora in women with HPV infection regarding grade of CIN.. Acta Cytologica , Japão, v. 42, n.(2), p. 527-527, 1998.

  • LONGATTO FILHO, A ; MARTINS, Cecilia M Roteli ; Derchain S ; LIMA, T P ; MOLLACO, V. . Prevalence of some vaginal infections among HIV seropositive and seronegative women as diagnosed on cervical cytologic smears.. Acta Cytologica , Japão, v. 42, n.(2), p. 526-527, 1998.

  • LONGATTO FILHO, A ; Derchain S ; MARTINS, Cecilia M Roteli ; ALVES, V. A. C. ; SYRJANEN, Kari J . Association of HPV DNA test with cervical cytologic smears in detecting CIN 2/3.. Acta Cytologica , Japão, v. 42, n.(2), p. 525-525, 1998.

  • PACHECO, J. ; BARBOSA, S. B. ; TEIXEIRA, Luis Carlos ; TEIXEIRA, J. C. ; MONTI, C. R. ; Derchain S . Factors associated with retroperitoneal lymphnodes metastasis in ovarian cancer.. Acta Obstet Gynecol Scand Suppl, v. 76, n.(3), p. 167-170, 1997.

  • PACHECO, J. ; BARBOSA, S. B. ; TEIXEIRA, Luis Carlos ; TEIXEIRA, J. C. ; MONTI, C. R. ; MARUSSI, E. F. ; Derchain S . Prognostic factors associated with radiotherapy in patients with IIIb cervical cancer.. Acta Obstet Gynecol Scand Suppl, v. 76, n.(3), p. 167-170, 1997.

  • DERTIKGIL, M. S. J. ; MOURA, I. ; SALES JUNIOR, J. F. S. ; Derchain S ; ANDRADE, Liliana A L A . Comparação do tipo histológico com dados clínicos no carcinoma inicial do colo uterino.. Jornal Brasileiro de Patologia , Brasilia - DF, v. 33, p. 61-61, 1997.

  • TORRESAN, R. ; Derchain S ; BRENELLI, H. B. ; ALVARENGA, M. . Múltiplos tumores malignos primários (MTPM) de mama e ovário: relato de 3 casos.. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , Rio de Janeiro - RJ, v. 19, n.(10), p. 118-118, 1997.

  • TORRES, J. C. C. ; MASUKO, F. K. M. ; Derchain S . Carcinomas borderline e invasores de ovário: comparação entre aspectos epidemiológicos, diagnósticos e prognóstico.. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , Rio de Janeiro - RJ, v. 19, n.(10), p. 7-7, 1997.

  • TORRES, J. C. C. ; MASUKO, F. K. M. ; Derchain S . Valor da linfadenectomia pélvica e para-aórtica radicias no estadiamento cirúrgico dos tumores borderline do ovário.. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , Rio de Janeiro - RJ, v. 19, n.(10), p. 7-7, 1997.

  • TEIXEIRA, J. C. ; MASUKO, F. M. ; Derchain S . Avaliação da conização no tratamento da NIC III: recidivas e complicações.. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , Rio de Janeiro - RJ, v. 19, n.(10), p. 18-18, 1997.

  • Derchain S ; ANDRADE, Liliana A L A ; PANETTA, K. . Tipo e grau histológico como fatores prognósticos associados ao tratamento inicial do carcinoma avançado do ovário.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte, v. 5, n.(2), p. 57-57, 1995.

  • Derchain S ; VASSALLO, José ; PINTO, G. A. ; IRAZUSTA, S. ; ANDRADE, Liliana A de Angelo . Correlação entre as células de Langerhans em pacientes adolescentes com condiloma e neoplasia intra-epitelial cervical, fumantes e não fumantes.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte - MG, v. 5, n.(2), p. 52-52, 1995.

  • PINTO, G. A. ; VASSALO, J. ; IRAZUSTA, S. ; FARAH, S. B. ; Derchain S ; ALVARENGA, M. ; ANDRADE, Liliana A L A . Sub tipos de HPV em lesões do colo uterino de adolescentes por hibridização in situ.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte - MG, v. 5, n.(2), p. 53-53, 1995.

  • Derchain S ; BARBOSA, S. B. ; VERDIANI, Luiz António ; NISIDA, A. C. T. ; HEGG, Roberto ; PINOTTI, José A . Results of a surgical approach in ovarian carcinoma. Inter J Gynecol Obstet, Estados Unidos, v. 46, n.(1), p. 9-9, 1994.

  • TEIXEIRA, Luis Carlos ; Derchain S ; ANDRADE, Liliana A L A ; PINOTTI, J. A. ; NISIDA, A. C. T. ; HEGG, R. . Treatment of ovarian germinative tumor.. Inter J Gynecol Obstet Suppl, v. 46, n.(2), p. 15-15, 1994.

  • Derchain S ; BARBOSA, S. B. ; BRENELLI, H. B. ; NISIDA, A. C. T. ; PINOTTI, J. A. ; HEGG, R. . Retroperitonial lymphadenectomy in ovarian carcinoma: surgical technique and morbidity. Inter J Gynecol Obstet Suppl, Estados Unidos, v. 46, n.(2), p. 65-65, 1994.

  • ANDRADE, Liliana A de Angelo ; ZOMIGNANIA, M. A. ; Derchain S . Lesões do colo uterino em adolescentes. São Paulo Medical Journal, v. 111, p. 5-7, 1993.

  • LEÃO, S. C. P. ; AMARAL, C. A. ; PILLA, V. F. ; COY, C. ; GOES, J. R. N. ; FAGUNDES, J. J. ; Derchain S ; TREVISAN, M. A. S. ; MEDEIROS, R. R. . Doença de Bowen na região perianal e vulva.. Revista Brasileira de Colo-Proctologia , São Paulo - SP, v. 11, n.(1), p. 35-35, 1991.

  • PINOTTI, José Aristodemo ; BRENELLI, H. B. ; Derchain S ; PAIVA, Lucia Helena Simões da Costa . Fine-Needle breast aspiration: accuracy and correlation with ather propaedeutic methods.. European Journal Of Gyneacological Oncology, Italy, p. 506-506, 1987.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Derchain, Sophie Françoise Mauricette . ANVISA. 2016.

Derchain, Sophie Françoise Mauricette . Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com o CNPq. 2016.

Derchain, S. . Membro da Comissão Nacional Especializada em Oncologia Genital. 2015.

Derchain, S. . Membro da Comissão Nacional Especializada em Oncologia Genital. 2012.

CARVALHO, J. P. ; Da Silva Al ; Derchain, Sophie Françoise Mauricette . Câncer de Colo de Útero. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PEC ? Programa de Educação Continuada da FEBRASGO).

Derchain, Sophie Françoise Mauricette . Ooforectomia, ooforoplastia e salpingectomia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PEC SOGESP - programa de educação continuada).

Derchain, Sophie Françoise Mauricette . O vírus do papilloma humano (HPV) e seu papel na oncogênese das lesões cervicais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de colposcopia à distancia 2014-2015 - IFCPC).

Derchain, Sophie Françoise Mauricette . Avaliação pré-operatória de massas pélvicas: indicações e confiabilidade dos métodos diagnósticos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - RECOMENDAÇÕES SOGESP).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Resposta Do Microambiente Tumoral À Terapêutica Neoadjuvante Em Mulheres Com Carcinoma Mamário, Descrição: O microambiente tumoral (TME) representa importante elemento para o desenvolvimento e progressão do câncer de mama. Vários componentes do microambiente do câncer de mama, como fibroblastos associados ao cancer (CAFs), linfócitos infiltrantes tumorais (TILs), células endoteliais, macrófagos associados ao tumor, (TAMs), adipócitos associados ao cancer (CAAs), além de outros componentes celulares e acelulares, agem coordenadamente para modular a imunidade antitumoral efetiva ou promovendo a progressão e metástase do câncer de mama. Podem estar relacionados com a resposta a quimioterapia neoadjuvante em mulhres com cancer de mama. O objetivo deste estudo é comparar os perfis de expressão das células do microambiente tumoral em biópsias de mulheres com carcinoma de mama, antes e após a terapia neoadjuvante, e a sua relação com resposta à terapia e a outros parâmetros clinicopatológicos. Sujeitos e métodos: Este é um estudo de coorte prospectivo. Nossa hipótese é que haja redução da expressão de TILS em todos os subtipos moleculares após a neoadjuvante; tomando como base os diferentes pontos de corte (10% e 50%) nos luminal-like e tumores triplo-negativos, para fins do cálculo de tamanho amostral, esperamos uma redução de 25% para 10% na proporção de tumores TILS positivos, com um erro alfa de 5% e um erro beta de 20%. Desta forma, chegamos ao tamanho amostral de 65 pacientes com tumores luminais-like e 65 com tumores triplo-negativos. A coleta do material biológico de mulheres com carcinoma de mama para o Biobanco do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM-UNICAMP) (CONEP B-056) é uma rotina estabelecida no hospital. Deste modo, neste projeto de pesquisa, o pesquisador irá utilizar as amostras armazenadas no Biobanco após as mulheres aceitarem ceder o material de origem biológica e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do referido Biobanco durante a realização da pesquisa. A indicação do tratamento é realizada de acordo com protocolo assistencial do serviço e esse projeto não irá interferir na conduta clínica. Os desempenhos das diferentes variáveis serão analisados através do cálculo das médias e desvio padrão e de seus respectivos intervalos de confiança 95% e das curvas de sobrevida através do método Kaplan-Meier.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / José Vassallo - Integrante / Luis Otavio Sarian - Integrante / Renato Torresan - Integrante / Ramalho, Susana - Integrante / Amanda Ferracini - Integrante / Lucas Grecco Hoffmann - Integrante / Geisilene Russano de Paiva Silva - Integrante / Deayra Emyle Figueira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - Atual

    Avaliação das vias de sinalização intracelular JAK-STAT5 e mTOR-S6 na modulação funcional das células natural killer (NK) de pacientes com câncer epitelial de ovário, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fernando Guimarães em 25/05/2018., Descrição: Os linfócitos natural killer (NK) são conhecidos pela capacidade de eliminar células neoplásicas e combater a disseminação metastática do câncer. A disseminação metastática é a principal causa de morte associada ao câncer, destacando-se o câncer epitelial de ovário (CEO) avançado. Recentemente, mostramos que o desempenho funcional das células NK presentes nas ascites associadas aos CEO é significativamente superior nas ascites, nas quais as células neoplásicas são indetectáveis em comparação com as ascites carcinomatosas, ou mesmo em comparação com o sangue de mulheres saudáveis. Além disso, células NK das ascites carcinomatosas não respondem ao estímulo com a IL-2. As vias intracelulares JAK-STAT5 e mTOR-S6 têm sido apontadas como centrais na convergência de sinais advindos de citocinas ativadoras IL-2 e IL-15 para as células NK e, portanto, implicadas na modulação funcional destas células. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar toda a cadeia de sinalização que envolve as vias JAK-STAT5 e mTOR-S6 em relação a modulação funcional das células NK de pacientes com CEO avançado. Serão incluídas neste estudo 35 mulheres assistidas no Hospital da Mulher da Universidade Estadual de Campinas para tratamento do CEO, cujo exame clínico e ultrassonografia indiquem a presença de ascite peritoneal. Estas mulheres serão submetidas à coleta de sangue periférico e da ascite (mediante indicação clínica para o procedimento). Serão excluídas do estudo todas as participantes que não tiverem diagnóstico de CEO confirmado pelo exame anatomopatológico. As células NK do sangue e das ascites serão avaliadas quanto à função, fenótipo, fosforilação das proteínas STAT5 e S6, integridade e responsividade às citocinas IL-2 e IL-15, bem como, expressão de genes que codificam proteínas das vias JAK-STAT e mTOR. As ascites serão também avaliadas quanto à presença de células neoplásicas, subtipos de linfócitos e perfil de citocinas. Ensaios de cocultivo in vitro com células CAISMOV24 (linhagem de CEO) serão empregados para se avaliar possíveis mecanismos imunomoduladores das células NK. Será realizada a análise descritiva dos dados e comparações entre as variáveis por meio de ANOVA seguida de testes post hoc. Regressão linear stepwise será usada para avaliar a influência de variáveis, como a intensidade da fosforilação das proteínas STAT5 e S6, expressão de receptores ativadores, presença de linfócitos T reguladores e outras na função das células NK. O estudo contará com a participação de 2 pesquisadores da instituição "The Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research" (Melbourne, Austrália), onde um estudo semelhante vem sendo realizado. A colaboração, se dará por meio de troca de informações e análises em bioinformática. As vias JAK-STAT5 e mTOR-S6 tem sido implicadas na modulação funcional das células NK e na sua capacidade de controlar o crescimento tumoral e a disseminação metastática. Assim, este estudo ampliará o conhecimento sobre o potencial uso dessas vias de sinalização como alvos terapêuticos no tratamento do CEO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Integrante / Fernando Guimarães - Coordenador / DA SILVA, RODRIGO F. - Integrante / CARDOZO, DANIELA MAIRA - Integrante / SOUZA-ARAÚJO, CAROLINE NATÂNIA DE - Integrante / YUNES, JOSÉ ANDRÉS - Integrante / Nicholas David Huntington - Integrante / Fernando Souza-Fonseca-Guimaraes - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Nível de atividade física ao diagnóstico em mulheres com câncer de mama e valor do exercício físico durante a terapia neoadjuvante: um estudo de prevalência e ensaio clínico randomizado, Descrição: Entretanto os esquemas terapêuticos são essencialmente tóxicos e além de náuseas, vômitos, alopecia, insônia, leucopenia ou anemia causam também outros sintomas como dor, aumento de peso ou fadiga, que têm importantes repercussões na qualidade de vida. A atividade física emerge como uma intervenção viável para atenuar muitos dos efeitos adversos do tratamento sistémico e a intervenção com exercícios durante a terapia neoadjuvante proporciona melhora na qualidade de vida. Objetivos: o primeiro objetivo deste estudo é avaliar a capacidade funcional, densidade mineral óssea, composição corporal e a qualidade de vida em mulheres com câncer de mama segundo a sua atividade física global. O objetivo da segunda fase é comparar a capacidade funcional, densidade mineral óssea, composição corporal e qualidade de vida antes e depois da quimioterapia neoadjuvante em mulheres orientadas ou não a realizar um programa de atividade física com supervisão a distancia. Sujeitos e Métodos: este projeto é composto por duas fases. A primeira fase consiste num estudo de prevalência para o qual serão convidadas as mulheres com câncer de mama virgens de tratamento. Para a segunda fase, serão selecionadas as mulheres com indicação de terapia neoadjuvante, que serão convidadas a participar de um ensaio clínico randomizado 1:1. A indicação do tratamento oncológico será realizada de acordo com protocolo assistencial do serviço e esse projeto não irá interferir na conduta clínica. Para o estudo de prevalência o tamanho amostral calculado foi de 96 mulheres, sendo 48 com índice da massa corpórea normal e 46 com sobrepeso ou obesas. Para o ensaio clínico randomizado o tamanho amostral calculado foi de 60 mulheres, 30 no grupo de intervenção e 30 no grupo controle. Após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido as mulheres realizarão a avaliação inicial na qual será mensurada sua atividade física global no trabalho, no deslocamento e no lazer, e sua capacidade funcional, isto é, sua capacidade de andar 6 minutos numa esteira e levantar e sentar de um banco de 40cms sem dificuldades. Também será avaliada a composição corporal, densidade mineral óssea e sua qualidade de vida. Aquelas com indicação de quimioterapia neoadjuvante serão convidadas a participar da segunda fase do estudo e após assinatura de novo TCLE serão randomizadas para realizar ou não um programa de exercícios aeróbicos e de força por 12 semanas durante a quimioterapia. Os dados serão expressos em média desvio padrão. O significado estatístico das diferenças entre grupos será calculado pelo teste da probabilidade exata de Fisher ou qui-quadrado (2), enquanto para as variáveis contínuas será usado Mann-Withney (dois grupos) ou Kruskal-Wallis (mais de dois grupos). Será utilizado o teste ANOVA e também o pos-hoc t-test com correção de Bonferroni para identificar qualquer mudança na composição corporal e nos parâmetros funcionais ao longo da intervenção. Valores de p menores que 0,05 serão considerados estatisticamente significativos. As análises serão realizadas com a utilização dos programas estatísticos Statistical Package for the Social Sciences versão 15,0 (SPSS Incorporation, Chicago, IL, USA) e R Environment for Statistical Computing Software.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Henrique Bortolozo - Integrante / Miguel Soares Conceição - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Conhecimento sobre o HPV e a vacina em estudantes do ensino superior, Descrição: Introdução: Embora aprovada desde 2006 para uso na rede privada de saúde para meninas e mulheres e desde 2011 para ambos os sexos, é apenas em 2017 que a vacina contra HPV está sendo disponibilizada para ambos os sexos na rede pública de saúde brasileira. Dentre a população de ingressantes na universidade, composta essencialmente de indivíduos de 18 a 25 anos, muitos ainda se beneficiariam com a vacinação. A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é uma universidade que recebe alunos de todo o território nacional, de diferentes estratos sociais, em diversos cursos caracterizando um ambiente ideal para averiguar o conhecimento sobre o HPV e sua vacina em estudantes do ensino superior. Objetivo: Avaliar 1) o conhecimento referente a fatores associados com a infecção por HPV e suas consequências, assim como a vacina contra HPV e seus efeitos protetores entre estudantes do sexo feminino e masculino do primeiro e dos últimos anos dos cursos de medicina, farmácia, fonoaudiologia, enfermagem e educação física na UNICAMP segundo algumas variáveis sociodemográficas, culturais e dos antecedentes sexuais; 2) a proporção de estudantes vacinados contra o HPV antes e durante a graduação (atitude) e 3) a intenção de tomar a vacina entre os estudantes não vacinados após preencherem o questionário (atitude); 4) a intenção de esclarecer outros jovens sobre os benefícios da vacina na sua vida acadêmica/profissional após preencher o questionário (prática). Sujeitos e métodos: para este estudo de corte transversal serão convidados um mínimo de 479 estudantes (homens e mulheres) dos cursos de medicina, farmácia, fonoaudiologia, enfermagem e educação física na UNICAMP. Após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido os estudantes serão orientados a responder um questionário de 79 perguntas de múltipla escolha, verdadeiro e falso e de respostas curtas, entre uma e duas palavras. Serão comparados o conhecimento, atitude e prática em relação ao gênero, curso, ano do curso, controlados pelas características sociodemográficas e culturais através do teste de análise de variâncias (ANOVA). Será realizada análise de correlação bivariada e análise de correlação entre conhecimento e prática, conhecimento e atitudes, atitude e prática. Por fim, será construído um modelo de regressão linear multinomial para avaliar as correlações mencionadas anteriormente, agora controlados por associações significativas encontradas nas análises bivariadas anteriores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis Otavio Sarian - Integrante / CANATO FERRACINI, AMANDA - Integrante / Marília Biselli Monteiro - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Abordagem metabolômica para predição da resposta à quimioterapia neoadjuvante em mulheres com diferentes subtipos de câncer de mama, Descrição: Embora a classificação dos carcinomas de mama em subtipos por técnicas moleculares ou imunohistoquímicas tenha contribuído para melhor alocação das pacientes em diversos regimes terapêuticos, para um número expressivo de mulheres, o câncer de mama progride ou recidiva, apesar do tratamento. Análises metabolômicas in vitro e in vivo no soro e tecidos de pacientes com câncer de mama poderiam contribuir para a compreensão da reprogramação das vias metabólicas envolvidas na resistência à quimioterapia. O objetivo deste estudo é caracterizar a reprogramação das vias metabólicas envolvidas na resistência a drogas in vitro em linhagens celulares e in vivo em mulheres com diferentes subtipos histológicos de câncer de mama submetidas à quimioterapia neoadjuvante com esquemas incluindo adriamicina e taxol. Serão usadas as linhagens celulares MCF-7(RE+) sensível e MCF-7Adr(RE+) resistente à adriamicina e MDA-MB-231 (RE-), nas quais serão rastreadas as alterações metabólicas que acompanham a resistência in vitro. Para análise in vivo serão selecionadas as amostras de tecido e soro das pacientes com carcinoma invasor de mama, tratadas com quimioterapia neoadjuvante, arquivadas no Biobanco do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (CAISM-UNICAMP) (CONEP B-056). Com o intuito de melhor analisar o mapa metabólico e levantar hipóteses de quais as possíveis vias são moduladas pelo efeito da droga, o perfil metabólico em células, no soro e no tumor será avaliado através da técnica de Ressonância Magnética Nuclear. Este estudo se propõe a identificar perfis metabólicos que caracterizem os diferentes subtipos de carcinoma de mama assim como potenciais biomarcadores metabólicos de estratificação, da resposta terapêutica e/ou do prognóstico das pacientes com câncer de mama.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis Otavio Z Sarian - Integrante / Fernando Guimarães - Integrante / CARDOSO, MARCELLA - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Análise De Biomarcadores Moleculares Associados À Quimiorresistência Mediada Por Células Tronco Tumorais De Mama, Descrição: Apesar dos avanços no conhecimento genético-molecular, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comumente diagnosticado e com maior número de mortes em mulheres no mundo, devido principalmente ao processo metastático e à resistência ao tratamento. Após a quimioterapia, a via de resposta ao dano ao DNA (DDR) é ativada em resposta aos danos genotóxicos induzidos pelo tratamento, controlando a parada no ciclo celular ou ativando o reparo ao DNA. Estudos apontam que as células tronco tumorais (CSCs) podem promover a quimiorresistência através de DDR. Além disso, sabe-se que a transição epitélio-mesenquimal (EMT) pode gerar células com características de células tronco e regular o processo de quimiorresistência associada às CSCs. Os exossomos são microvesículas compostas por RNAs, miRNAs e proteínas que podem ser liberadas por diferentes tipos celulares, incluindo células tumorais e CSCs, e permitem a transferência do conteúdo de uma célula à outra. Sabe-se que as CSCs são capazes de formar tumores com fenótipo mais agressivo, com capacidade de migração, metástase, resistência ao tratamento e recorrência da doença. Até o momento, são escassos os estudos que determinam com clareza a interação dessas CSCs de mama com seu microambiente. Determinar as causas pelas quais um paciente não responde à quimioterapia, e assim poder guiar uma terapia mais adequada para cada paciente permanece um grande desafio na medicina moderna. Felizmente, o conteúdo genético presente no sangue circulante pode fornecer pistas e ajudar a mudar este cenário. Assim, pretende-se avaliar a possível transferência de miRNAs que regulem a quimiorresistência entre CSCs e células tumorais de mama derivados de exossomos a fim de compreender a complexidade da progressão e terapia do câncer de mama.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis O Z Sarian - Integrante / Rodrigo Menezes jales - Integrante / Rodrigo Andrade Natal - Integrante / Juliana Carvalho Santos - Integrante / Marcelo Lima Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2017

    Interação entre linfócitos T-reg e NK de pacientes com câncer de ovário durante a resposta citotóxica contra neoplasias de ovário, Descrição: As células natural killer (NK) são linfócitos citotóxicos que atuam de maneira inata na defesa do organismo contra as infecções virais e neoplasias. Recentemente, demonstramos que é possível se obter preparações de células efetoras ricas em células NK de pacientes com neoplasia de ovário, por meio do cultivo in vitro de longa duração das células mononucleares do sangue periférico (CMSP). As células efetoras assim obtidas possuem proporção significativamente maior de células NK funcionais que as preparações usuais de células LAK (lymphokine activated killer). Adicionalmente, observamos incremento significativo da expressão de vários receptores ativadores nas células NK, incluindo a do receptor DNAM-1, o qual, frequentemente, está diminuída nas células NK de pacientes com neoplasia maligna de ovário. Todavia, dados preliminares indicam que a expansão de células efetoras de pacientes com neoplasia de ovário é, eventualmente, acompanhada do crescimento da população de linfócitos T reguladores (T-reg), os quais influenciariam o desempenho funcional das células NK. Os linfócitos T-reg vêm sendo implicados nos mecanismos de supressão da resposta imunológica contra tumores, inclusive no câncer de ovário. Em linhas gerais, a presença das células T-reg no infiltrado linfocitário tumoral, bem como a produção das citocinas IL-10, TGF- estão associados ao pior prognóstico. Todavia, não são conhecidos os mecanismos específicos pelos quais os linfócitos T-reg influenciam a função das células NK. Com isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a interação entre linfócitos NK e T-reg de pacientes com câncer de ovário, elucidando os possíveis mecanismos de modulação da função efetora das células NK.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Integrante / Fernando Guimarães - Coordenador / Rodrigo Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2014 - 2017

    Análise de microRNA em carcinomas serosos de alto grau de ovário através de sequenciamento de última geração, Descrição: Introdução: O carcinoma de ovário é um tumor pouco frequente porém de alta letalidade entre as neoplasias ginecológicas. Os carcinomas serosos de alto grau de ovário, o subtipo mais comum, são os de pior prognóstico. Apresentam boa resposta inicial a quimioterapia porém seguida de recidivas precoces. O perfil genético destes tumores vem sendo estudado para o desenvolvimento de novas terapias. Dentro da pesquisa genética, a recém descoberta classe dos microRNAs vem se destacando por sua ampla influência na regulação da expressão gênica. Os microRNAs podem atuar como figuras centrais de múltiplas vias de sinalização e estão frequentemente desregulados no câncer.Em carcinomas de ovário vários microRNAs tem sido descritos com uma desregulação associada a hipoexpressão. Esta hipoexpressão de alguns microRNAs-chave parecem se correlacionar como uma menor supressão tumoral. Estudos em modelos animais confirmam que a reposição de um microRNA hipo-expresso estimula vias anti-oncogênicas, estimula a apoptose e diminui o crescimento de células tumorais. As novas tecnologias de sequenciamento tumoral podem gerar a descoberta de novos microRNAs. O adequado conhecimento desta classe de RNA pode auxiliar no desenvolvimento de novas drogas. Objetivos: Identificar novos microRNAs em tecido parafinado de carcinomas seroso de alto grau de ovário através de sequenciamento de última geração. Como objetivos secundários pretende-se treinar doutorandos brasileiros em técnicas de extração de microRNA nos Estados Unidos para realização de procedimentos relacionados à genômica e análise de dados; formar um banco de dados relacionado ao câncer de ovário em população brasileira. Material e métodos: Este é um estudo descritivo de corte transversal. Serão incluídos os blocos de parafina de 60 mulheres com carcinomas serosos de alto grau de ovário e de 15 mulheres com tecido ovariano normal submetidas a ooforectomia por doença benigna. Será realizada a extração do RNA total de 75 blocos de parafina, construção de uma biblioteca só de microRNAs e sequenciamento. dos carcinomas serosos de alto grau e do tecido ovariano normal. A identificação de novos microRNAs será realizada após análise pós sequenciamento. A validação do painel de novos microRNAs obtidas nessas mulheres Brasileiras será realizada comparando com seus equivalentes estudadas no Department of Medicine, Oncology Division, Washington University School of Medicine in St. Louis, St. Louis, EUA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Liliana A L A Andrade - Integrante / Luis O Z Sarian - Integrante / Luis Felipe Assad Salum - Integrante / Ramalho, Susana - Integrante / Rodrigo Silva - Integrante / Íscia T. Lopes Cendes - Integrante / Danyella Barbosa Dogini - Integrante / Benilton de Sá Carvalho - Integrante / Matthew J. C. Ellis - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Comparação do perfil genômico de mulheres brasileiras e norte-americanas portadoras de câncer de mama receptor de estrógeno positivo/HER2 negativo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luís Otávio Zanatta Sarian em 17/08/2014., Descrição: Introdução: Estudos genômicos podem contribuir para a elucidação de mecanismos patológicos relacionados ao desenvolvimento e progressão de neoplasias. O câncer de mama é uma das neoplasias mais estudadas sob o ponto de vista genômico, mas a participação brasileira nesta seara é limitada. Contudo, há grande potencial em estudos genômicos relacionados ao câncer de mama na população brasileira, uma vez que esta é etnicamente multifacetada, o que lhe confere um painel genômico sui generis, e formada de grande coorte de mulheres jovens, porém com baixa paridade, graças à recente transição demográfica. Nosso grupo de estudo construiu estrutura para a coleta sistemática de dados clínicos e material biológico de mulheres com câncer de mama, e estabeleceu parceria estratégica com um dos mais relevantes centros de estudos genômicos no mundo, a Universidade de Washington em St. Louis, EUA. Objetivos:comparar os exomas tumorais e germinativos de mulheres com câncer de mama ductal ou lobular, receptor de estrógeno positivo e HER2 negativo, e identificar variantes de nucleotídeo único (SNV), inserções e deleções (indels), relacionadas a uma série de genes potencialmente relacionados à carcinogênese mamária; avaliar a expressão gênica dos SNV e indels através de sequenciamento de RNA; comparar os achados dos objetivos anteriores, referentes às mulheres brasileiras, com seus equivalentes obtidos em mulheres norte-americanas estudadas na Washington University, Saint Louis, EUA; Como objetivos secundários: treinar doutorandos e pós-doutorandos brasileiros em técnicas de análise genômica, nos Estados Unidos; treinar pessoal de nível superior e técnico para realização de procedimentos relacionados à genômica e análise de dados; formar um banco de dados genômico relacionado ao câncer de mama em população brasileira. Sujeitos e métodos: Será sequenciado o exoma tumoral e germinativo (sangue) de 100 mulheres com carcinomas invasores de mama. Serão analisadas as sequências relativas aos genes de interesse. Os sequenciamentos serão realizados em laboratórios brasileiros e as análises computacionais no Brasil e nos EUA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Integrante / José Vassallo - Integrante / Luiz Carlos Zeferino - Integrante / Luis O Z Sarian - Coordenador / Peres, Raquel Mary Rodrigues - Integrante / Íscia T. Lopes Cendes - Integrante / Benilton de Sá Carvalho - Integrante / Matthew J. C. Ellis - Integrante / Ângela Maria de Assis - Integrante / Maurício Zuccolotto Baptista - Integrante / Rodrigo Gonçalves - Integrante.

  • 2013 - 2018

    Modelos matemáticos e escores de risco na diferenciação pre-operatório de malignidade em mulheres com massas anexiais, Descrição: Introdução: Embora não seja muito incidente, o carcinoma de ovário é uma neoplasia que resulta em elevada mortalidade. Foram registrado 6.190 casos novos de câncer de ovário no Brasil em 2012, com um risco estimado de 6 casos a cada 100 mil mulheres, tendo sido registradas 2.979 mortes pela doença em 2010 no pais. O rastreamento para câncer de ovário não é recomendado para mulheres da população em geral, entretanto biomarcadores e ultrassom transvaginal são utilizados rotineiramente na tentativa de detecção de tumores ovarianos iniciais. Após um exame positivo, cerca de uma em cada dez mulheres é submetida a intervenção cirúrgica na forma de laparoscopia ou laparotomia. Em menos de 10% dos casos encontra-se um tumor anexial maligno. Assim são necessários identificar novos modelos matemáticos e escores de risco incluindo biomarcadores e padrões ultrasonográficos no diagnóstico preoparatório de massas anexais em mulheres. Objetivo: comparar o desempenho de diversos modelos matemáticos e escores de risco de malignidade envolvendo biomarcadores isoladamente e/ou combinados com os achados ultrassonográficos no diagnóstico diferencial de tumores ovarianos em mulheres submetidas a laparotomia por massa anexial. Sujeitos e métodos: para este estudo de validação diagnóstica são selecionadas as mulheres atendidas no ambulatório de oncologia pélvica ovário por tumor anexial no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (CAISM-UNICAMP). Sao incluídas as mulheres com indicação de avaliação cirúrgica para obtenção do padrão outro que consiste no resultado histopatológico. O tamanho amostral foi calculado em 420 casos, considerando-se uma prevalência de malignidade de 34%. Antes da cirurgia todas as mulheres são submetidas a 1) ultrasonografia vaginal (associada ou não a exame abdominal) para avaliação das características do tumor, classificados segundo critérios bem definidos e 2) coleta de 20 ml de sangue periférico em tubo seco para avaliação dos biomarcadores. O sangue coletado é colocado no gelo imediatamente e o soro obtido é distribuído em alíquotas de 300l e armazenado em freezer -80C. Os marcadores em análise serão: CA 125, transtiretina, ApoA1, -2 microglobulina e transferrina e HE4. Os biomarcadores serão avaliados isoladamente e em diferentes indices de risco (ROMA e OVA1). Os escores ultrasonográficos serão calculados segundo o modelo de Regression Logistica 2 e as regras simples do IOTA. E finalmente serão compostos indices mistos envolvendo biomarcadores e escores ultrasonograficos, entre eles os indices de risco de malignidade (IRM 1 a 4).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Liliana A L A Andrade - Integrante / Luis O Z Sarian - Integrante / Denise da Rocha Pita - Integrante / Adriana Yoshida - Integrante / Rodrigo Menezes jales - Integrante / Camila de Mello Campos - Integrante / Heloísa Peres - Integrante / CROZATTI, NATHÁLIA - Integrante / Karla Ferreira Galvão de Araujo - Integrante / Ana Carolina Baiao Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 6

  • 2010 - 2018

    Achados clínicos, ultrasonográficos e bioquímicos como preditores de malignidade em mulheres com tumores anexiais, Descrição: O câncer de ovário é doença prevalente em mulheres após a menopausa, sendo a mais letal das neoplasias ginecológicas. Não há até hoje, nenhum método de rastreamento efetivo, levando a diagnósticos em estádios avançados com conseqüente prognóstico desfavorável. A inespecificidade dos sintomas, o baixo valor preditivo positivo dos métodos diagnósticos disponíveis e a baixa prevalência da doença, fazem com que muitas mulheres com tumores anexiais sejam submetidas a procedimentos cirúrgicos desnecessários. Objetivo: Avaliar os achados clínicos, ultrassonográficos e de marcadores tumorais como indicadores de risco pré-operatório para malignidade e definir a operabilidade e a extensão da doença em mulheres com tumores ovarianos. Sujeitos e métodos: será realizado um estudo prospectivo, tipo teste diagnóstico, em mulheres encaminhadas ao ambulatório de oncologia pélvica ? ovário do CAISM/UNICAMP por tumoração anexial previamente diagnosticada por exame clínico ou de imagem e que necessitem de cirurgia para diagnóstico definitivo e/ou tratamento. O tamanho amostral calculado será de 242 sujeitos de pesquisa. Serão avaliadas características clínicas, ultrassonográficas e bioquímicas, através de entrevista para avaliação de sintomas, realização de ultrassonografia avaliando-se critérios de benignidade e malignidade pré-definidos e análise dos níveis séricos de CA-125. O padrão ouro para o diagnóstico será o resultado histológico pós-operatório. Análise estatística: os desempenhos das diferentes variáveis serão analisados em conjunto através do cálculo de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurácia dos métodos com seus respectivos intervalos de confiança 95%. O nível de significância será de 5%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Rodrigo Menezes jales - Integrante / Marussi, Emílio Francisco - Integrante / Caio Hartman - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2010 - 2016

    Laparoscopia na abordagem iniical de tumores ovarianos, Descrição: : Introdução: entre 5 a 10% da população feminina será submetida em algum momento de sua vida a uma cirurgia por um tumor ovariano. A idade, os achados ultrasonográficos e nível sérico de CA125 podem auxiliar na determinação de benignidade destes tumores e, podem ser usados no pré-operatório para identificar as pacientes que se beneficiariam de uma abordagem inicial por laparoscopia. Faltam na literatura trabalhos que explorem estes elementos pré operatórios na indicação de laparoscopia. Objetivos: avaliar os achados associados do ultrasom, CA125 e idade, em mulheres com tumores ovarianos aparentemente restritos aos ovários, com intuito de indicar a laparoscopia como técnica cirúrgica a ser realizada na abordagem inicial destes tumores. Sujeitos e métodos: será realizado estudo clínico prospectivo com 242 mulheres portadoras de tumores ovarianos aparentemente restritos ao ovários, que dêem entrada no ambulatório de oncologia do CAISM e possuam indicação de cirurgia. A análise das diferentes variáveis será realizada avaliando-se a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo, e seus respectivos intervalos de confiança a 95%.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Joana Froes Bragança - Integrante / Luis Otavio Sarian - Integrante / Luis Felipe Assad Salum - Integrante / Amilcar Barreta - Integrante / Elen Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2010 - 2016

    Expressão da COX-2 e da p53 nos subtipos moleculares de carcinoma ductal invasivo de mama e avaliação de seu valor como fator preditivo e prognóstico., Descrição: Resumo: Introdução: A classificacao do cancer de mama em subtipos moleculares (Luminal A, Luminal B, Basal e HER-2) vem demonstrando maior precisao em predizer o tratamento e definir prognostico, principalmente entre os tumores mais agressivos. A COX-2 possivelmente esta envolvida na carcinogenese pela sua atuacao na inibicao da apoptose celular. A mutacao TP53 esta presente em 16% das neoplasias mamarias. Objetivo: Correlacionar os subtipos moleculares de carcinoma ductal invasivo de mama com a expressao da COX-2 e da p53 e avaliar seu valor preditivo e prognostico. Sujeitos e métodos: serao incluidos os blocos de parafina de mulheres com carcinoma ductal invasivo de mama e preparadas laminas de Tissue Microarray (TMA). A avaliacao da expressao da COX-2, p53, e os marcadores que definem e classificam os subtipos moleculares de cancer de mama sera realizada por imunohistoquimica. Análise estatística: será aplicado modelo de regressao logistica, ajustado para as categorias patologicas, para avaliar uma possível relacao entre os subtipos moleculares de cancer de mama e a expressao de COX-2 e p53. Um modelo linear generalizado, tambem ajustado para a avaliacao patologica, sera utilizado para determinar correlacoes possiveis entre a expressao de p53 e de COX-2. Um outro modelo de regressao logistica será aplicado para investigar uma possivel relacao dos subtipos moleculares com sobrevida global e livre de doenca isoladamente e tambem de acordo com a expressao de COX-2 e p53.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / José Vassallo - Integrante / Luis Otávio Z Sarian - Integrante / Serra, Kátia Piton - Integrante / Pinto, Glauce Aparecida - Integrante / Soares, Fernando Augusto - Integrante / Ramalho, Susana - Integrante / Leticia Marinho del Corso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2

  • 2010 - 2014

    Avaliação de biomarcadores para detecção de tumores malignos em mulheres com tumor anexial, Descrição: : Introdução: O CA 125 está elevado em aproximadamente 50% das mulheres com câncer de ovário em estádio inicial e em mais de 90% daquelas com doença em estádios mais avançados. Por outro lado, o CA 125 está elevado em cerca 1,6% das mulheres pós-menopausa saudáveis. Assim, o uso do CA 125 na diferenciação de tumores malignos e benignos de ovário é limitado por baixa sensibilidade e especificidade. Nos últimos anos, a aplicação de técnicas genômicas e proteômicas potencializou a identificação de outros biomarcadores para diferenciação das massas anexiais. Dentre os biomarcadores estudados na detecção do câncer de ovário estão a mesotelina e o HE4, que apresentam boa sensibilidade e especificidade, porém isoladamente não são melhores do que aquelas do CA 125. Objetivo: Avaliar a sensibilidade e especificidade do CA 125 combinado com HE4 e mesotelina no diagnóstico de tumores malignos de ovário em mulheres submetidas a cirurgia por massa anexial, considerando-se os sintomas e alguns fatores da paciente. Sujeitos e métodos: Trata-se de um estudo de validação diagnóstica. Serão selecionadas cerca de 250 mulheres atendidas no ambulatório de ovário por tumor anexial com indicação de laparoscopia ou laparotomia no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (CAISM-UNICAMP). Considera-se pelas características do serviço que serão encontrados cerca de 100 casos de neoplasia maligna e cerca de 150 casos de doença benigna. Paralelamente serão selecionadas 150 mulheres saudáveis, assintomáticas, sem alterações ovarianas, atendidas nos Ambulatórios de Planejamento Familiar e Reprodução Humana e Ambulatório de Menopausa ? CAISM. Essas mulheres constituirão o grupo controle. O sangue periférico será coletado em tubo seco de 10ml de maneira a termos amostra suficiente para quantificação do CA125, da mesotelina e do HE4 através de imunoensaio enzimático. Os dados serão tabulados em planilhas eletrônicas no programa Excel. A distribuição das variá. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Elisabete Campos - Integrante / Luis Otavio Sarian - Integrante / Denise da Rocha Pitta - Integrante / Adriana Yoshida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2018

    Correlação entre a expressão da p53, Ki67, WT1, -catenina e receptores hormonais em relação aos aspectos morfológicos e clínicos dos tumores epiteliais borderline e invasivos de ovário, Descrição: Introdução: Embora o câncer de ovariano não seja o mais prevalente, representa a principal causa de morte entre os tumores ginecológicos. Os tumores epiteliais malignos representam aproximadamente noventa por cento dos tumores ovarianos. Cada subtipo histológico está associado a uma multiplicidade de fatores genéticos e eventos moleculares particulares durante a oncogênese. Apesar de uma heterogeneidade histológica, na maioria das vezes, estes tumores são tratados de forma similar, levando a diferentes respostas ao tratamento e prognóstico. O avanço do conhecimento na carcinogênese dos tumores ovarianos, propõem um novo modelo que considera cada tipo histológico e seus diferentes riscos genéticos e alterações moleculares. A avaliação das alterações genéticas pode ser feita indiretamente através de métodos imunoistoquímicos que identificam marcadores de prognóstico e auxiliam no diagnóstico. Assim, considerando o comportamento específico de cada tumor, o tratamento poderá ser direcionado, não levando apenas em consideração o tipo histológico e estadiamento como é feito atualmente, o que poderá colaborar para a instituição de tratamentos menos agressivos e mais eficazes. Objetivo: Correlacionar o imunofenótipo dos tumores epiteliais borderlines e invasivos de ovário com parâmetros de diagnóstico e prognóstico. Material e métodos: Este é um estudo observacional de coorte retrospectiva. Serão incluídos os blocos de parafina de 200 mulheres com tumores epiteliais malignos e borderlines primários de ovário, selecionados através dos prontuários no período de 1993 a 2008 no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil, que não tenham sido submetidas a quimioterapia e/ou radioterapia neoadjuvantes. A avaliação da expressão da p53, WT1, catenina e receptores de estrogênio e progesterona será realizada por imunohistoquímica após construção de microarranjo dos tecidos (TMA) comparando estes resultados segundo o est. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Liliana A De Angelo Andrade - Integrante / Luis Felipe Assad Salum - Integrante / Ramalho, Susana - Integrante / FERREIRA, PATRÍCIA ANDRÉIA - Integrante / DE TOLEDO, MARIA CAROLINA SZYMANSKI - Integrante / Ariane Guidi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4

  • 2007 - 2016

    Determinação do tipo de Papilomavírus humano (HPV) em amostras de raspado cervical de mulheres com diversos graus de alterações celulares e sua correlação com o resultado histológico (neoplasia cervical intra-epitelial e invasora), Descrição: Este estudo faz parte de uma linha de pesquisa cuja finalidade é avaliar testes de detecção de HPV envolvidos na carcinogênese e rastreamento de câncer cervical. Até recentemente, a captura híbrida II (HCII) para detecção de um pool de HPV de alto risco oncogênico foi o método clínico mais estudado por este grupo. Entretanto, frente ao evidente progresso no desenvolvimento de vacinas profiláticas contra HPVs específicos, a tipagem do HPV através de diversos métodos de análise do ácido nucléico passa a ser relevante. Objetivo: Este estudo tem como objetivo comparar duas técnicas a partir dos amplicons produzidos por PCR: seqüenciamento e Linear array, na detecção dos diversos tipos de HPV em diversos graus de lesão cervical. Sujeitos e métodos: trata-se de um estudo de corte transversal com coleta prospectiva para o qual serão selecionadas 141 mulheres com alterações citológicas e colposcópicas sugestivas de lesão induzida por HPV e com indicação de biópsia (colpodirigida ou por conização). Pretende-se incluir mulheres com NIC 1, NIC 2, NIC 3 e carcinoma invasor. A coleta do material será realizada em 1ml de universal transportation médium de maneira a termos substrato suficiente para padronização das duas técnicas. Os dados serão tabulados no programa OpenOffice Calc. e serão calculados valores kappa não-balanceado. Será comparado por análise de variâncias se a distribuição for normal ou pelo teste de Wilcoxon se a distribuição for anormal. O teste qui-quadrado de McNemar será usado para comparação dos testes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Elisabete Campos - Integrante / Silvia Rabelo - Integrante / Luis Otavio Sarian - Integrante / Denise da Rocha Pita - Integrante / RESENDE, LEANDRO SANTOS - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2011

    Expressão da COX-2 em carcinomas de mama invasor e in situ e sua relação com a expressão de HER2, mutação p53 e receptores de estrógeno e de progesterona, Descrição: Este estudo tem com objetivo avaliar a relação entre a expressão da COX-2, da p53, receptores hormonais de estrogênio (RE) e progesterona (Rpg) e HER2 em mulheres acometidas por carcinoma ductal invasor associado a carcinoma ductal in situ de mama. Sujeitos e métodos: serão incluídos os blocos de parafina de 96 mulheres com carcinoma ductal invasivo associado a carcinoma in situ. A avaliação da expressão da COX-2, p53, HER2 e receptores de estrogênio e progesterona será realizada por imunohistoquímica. Análise estatística: será aplicado modelo de regressão logística, ajustado para as categorias patológicas, para avaliar uma possível relação entre carcinoma ductal in situ e carcinoma ductal invasor de mama e a expressão de COX-2. Um modelo linear generalizado, também ajustado para a avaliação patológica, será utilizado para determinar correlações possíveis entre a expressão de p53, HER2, RE e Rpg e a expressão da proteína COX-2.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis Otavio Sarian - Integrante / Katia Piton - Integrante / Jung Hyun Yoon - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2009

    Expressões das ciclooxigenases 2 por tumores epiteliais de ovário benignos ou malignos e por ovários normais., Descrição: Avaliação da expressão da COX 2, Cd34 e Ki67 em trumores epiteliais de ovário benignos, borderlines e malignos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis Otavio Zanatta Sarian - Integrante / Liliana A A Andrade - Integrante / Adriana Yoshida - Integrante / Patricia Patury Borba - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2007

    Recidiva da neoplasia intra-epitelial cervical após conização diatérmica em mulheres com infecção pelo Papilomavírus humano (HPV), em função da expressão de proteínas marcadoras da regulação do ciclo celular, da apoptose e com participação na invasivida, Descrição: Introdução: O tratamento excisional da neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) através da conização diatérmica é reconhecidamente efetivo. Entretanto, de 5% a 30% das mulheres podem apresentar recidivas até 24 meses após a conização, sendo relevante avaliar quais fatores possam estar relacionados ao risco de recidiva. Objetivo: Determinar a taxa de persistência ou recidivas da NIC em até 24 meses de seguimento pós conização diatérmica, segundo a detecção de HPV do tipo 16, 18 e outros de alto risco oncogênico e verificar se existe associação entre a presença de persistência ou recidiva da NIC e a expressão de: proteínas marcadoras da regulação do ciclo celular (pRb, p16, p27, Ki67), do controle da apoptose (p53, p21) e com participação na invasividade tumoral e neo-angiogênese (COX-2). Sujeitos e métodos: Será um estudo clínico prospectivo. Serão incluídas mulheres submetidas a conização diatérmica com NIC2 ou 3 nos espécimes cirúrgicos e que tenham coletado material da endocérvice para detecção e tipagem do HPV por reação da polimerase em cadeia (PCR). Será avaliada a expressão dos marcadores tumorais na peça cirúrgica. No seguimento em 6, 12 e 24 meses será realizada nova coleta para detecção e tipagem do HPV por PCR. Também será coletado material para citologia oncológica e será realizada colposcopia com biópsia das áreas suspeitas para avaliação de recidiva da NIC. A freqüência de recidivas será avaliada em função da expressão dos marcadores tumorais e do tipo viral. Para análise estatística serão usados modelos generalizados lineares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Priscila G Figueiredo - Integrante / Luis O Z Sarian - Integrante / Liliana A A Andrade - Integrante / Joana Froes Bragança - Integrante / Adriana Yoshida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2001 - 2013

    Melhoria da qualidade dos programas de controle de câncer do colo na América Latina, comparando a citologia oncológica, inspeção visual, cervicografia e teste para detecção de papilomavirus humano (HPV) como otimizador de rastreamento de câncer no Brasil, Descrição: Projeto internacional com colaboração da União Europeia que inclui três centros no Brasil e um na Argentina na coleta de dados de rastreamento de câncer do colo uterino através de citologia oncológica, captura hibrida II, inspeção visual com ácido acético e cervicografia na detecção de lesões precursoras e câncer do colo uterino. O estudo pretende avaliar o desempenho e custo destes métodos diagnósticos e a seguir avaliar a taxa de progressão ou remissão das mulheres com captura híbrida positiva ou lesões intra-epiteliais de baixo grau durante dois anos de seguimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Integrante / Kari J Syrjanen - Coordenador / Renata Clementino Gontijo - Integrante / Renata Guarisi - Integrante / Ricardo Natalin - Integrante / Rodrigo Ortiz - Integrante / Luis Carlos Zeferino - Integrante / Luis Otávio Z Sarian - Integrante / Elisabete Campos - Integrante / Samara Messias - Integrante / Joana Bragança - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 7

  • 2001 - 2003

    Relação entre P53, ERBb-2, KI-67, PCNA e VEGF com aspectos histológicos e extensão extra-ovariana da doença em mulheres com tumor de células da granulosa do ovário, Descrição: Estudo clínico retrospectivo desenvolvido atraves da revisão dos prontuários e dos blocos de histologia de mulheres atendidas e tratadas por tumores de células da granulosa no CAISM. Serão avaliados todos os prontuários e após revisão de lámina por diferentes observadores para caracterizar tumor de células da granulosa, serão realizados novos cortes histológicos para detecção do p53, ERB2-2. KI-67, PCNA e VEGF por imunohistoquímica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Marcelo Alvarenga - Integrante / Kari Syrjanen - Integrante / Shigeki Kusamura - Integrante / Liliana Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2000 - 2011

    Atipia de células glandulares de significado indeterminado no esfregaço colpocitológico e a detecção de DNA-HPV de alto risco oncogênico, Descrição: Neste estudo clínico prospectivo de corte transversal e coorte pretende-se avaliar o papel da Captura Híbrida II no diagóstico das lesões clinicamente significativas e verdadeiramente glandulares em mulheres com citologia oncológica sugestivas de atipias de células glandulares de significado indeterminado. Pretende-se avaliar a relação entre os critérios morfológicos da citologia com atipias glandulares e sua associação com a detecção do DNA-HPV. Pretende-se avaliar também a utilidade da detecção do DNA-HPV no seguimento das mulheres tratadas e não tratadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luiz Carlos Zeferino - Integrante / Luis Otávio Z Sarian - Integrante / Elisabete Campos - Integrante / Silvia Rabelo - Integrante / Eliane Zambeli - Integrante., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 2

  • 2000 - 2008

    Reabilitação física para mulheres tratadas por câncer de mama, Descrição: Mulheres tratadas cirurgicamente por câncer da mama são submetidas a programa de reabilitação física com o intuito de diminuir sequelas funcionais tais como retração cicatricial, diminuição da amplitude do movimento e seroma. Este estudo prospectivo pretende avaliar prospectivamente diversas técnicas de reabilitação aplicadas por diversas metodologias baseadas em cinesioterapia. Por outro lado muitas destas mulheres realizam quimioterapia. também pretende-se avaliar a fadiga, ansiedade e depressão nestas mulheres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis Carlos Teixeira - Integrante / Thaisa Liberman - Integrante / Cesar Cabello dos Santos - Integrante / Nancy Koseki - Integrante / Maria Teresa Pace do Amaral - Integrante / Marcela Pinto - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 5

  • 2000 - 2003

    Relação entre critérios morfológicos e tipos de HPV detectados por PCR em mulheres com atipias das células glandulares do colo do útero, Descrição: O câncer de colo uterino é uma das mais freqüentes causas de óbito na população feminina da América Latina, onde as taxas de incidência são as das mais altas do mundo e, no Brasil, do ponto de vista temporal, vem aumentando. Existe definitivamente uma relativa diminuição na incidência de carcinomas escamosos em países onde o rastreamento citológico está bem organizado e estabelecido. Estudos epidemiológicos porém, tem indicado um aumento na taxa de adenocarcinomas e carcinomas adenoescamosos. O papel do Papilomavírus Humano (HPV) na etiologia dos carcinomas escamosos cervicais está bem estabelecido. O câncer seria uma consequência rara e desenvolvida a longo prazo a partir de uma infecção com certos tipos de HPV. A árvore filogenética derivada de extensivas comparações nucleotídeas reflete o relacionamento entre os Papilomavírus e seus hospedeiros. Existem tipos virais considerados como de baixo risco oncogênico e aqueles caracterizados como de alto risco oncogênico. A indução de aberrações cromossômicas como conseqüência das oncoproteínas dos HPV alto risco oncogênico, anulando os mecanismos de controle do ciclo celular, emerge como a distinção funcionalmente mais importante entre estes grupos virais 9. Dos mais de 35 tipos de HPV encontrados no trato genital, cerca de 10 (HPV 16, 18, 31, 33, 35, 45, 51, 52, 58, e 59) têm sido adequadamente avaliados como fatores causais para carcinoma cervical invasivo, com risco estimado maior do que 30 8, 10, 13-14. O HPV 16 ocorre em 50 a 60% dos casos de carcinoma cervical na maioria dos países, seguido pelo HPV 18 (10-12%) e HPV 31 e 45 (4-5% cada). Adenocarcinomas e carcinomas adenoescamosos são também relacionados ao HPV, porém esta correlação é menos conhecida. Vários trabalhos têm indicado o HPV 18 como mais prevalente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Integrante / Luiz Carlos Zeferino - Coordenador / Silvia Helena Rabelo dos Santos - Integrante / Rita Goreti Amaral - Integrante / Maria Cristina A Westin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1999 - 2005

    Persistência do DNA-HPV após conização com cirurgia de alta freqüência (CAF) em mulheres com NIC 2 ou 3, Descrição: Este projeto clínico de coorte prospectiva tem como objetivo avaliar o papel da detecção de DNA-HPV no seguimento das mulheres submetidas a conização por NIC 2 ou 3. Será avaliada a detecção e carga viral inicial e durante o seguimento pós cone em função da gravidade da lesão cervical e dos aspectos socio-demográficos e reprodutivos. A seguir será avaliado o valor preditivo positivo e negativo assim como o desempenho da Captura Híbrida II comparado com a citologia e colposcopia no seguimento em 6, 12 e 24 meses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Priscila Garcia Figuereido - Integrante / Kari J Syrjanen - Integrante / Liliana Andrade - Integrante / Luis Otávio Z Sarian - Integrante / Elisabete Campos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

  • 1999 - 2005

    Alterações citológicas do epitélio glandular cervical: atipia endocervical pré-neoplásica, adenocarcinoma "in situ" e adenocarcinoma invasor, Descrição: Através da revisão dos esfregaços citológicos sugestivos de atipias glandulares, pretende-se estabelecer critérios morfológicos que possam identificar as mulheres com lesões histológicas significativas daquelas com lesões benignas, assim como avaliar a utilidade dos critérios morfológicos individuais na identificação das lesões verdadeiramente glandulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Thaisa Liberman - Integrante / Maria Cristina Westin - Integrante / José Carlos Campos Torres - Integrante / Luiz Carlos Zeferino - Integrante / Renata Gontijo - Integrante / Kari Syrjanen - Integrante / Silvia Rabello - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

  • 1999 - 2005

    Tabagismo como fator associado a evolução da neoplasia intra-epitelial cervical de baixo grau, Descrição: Estudo prospectivo de coorte no qual serão acompanhadas clinicamente a cada seis meses, mulheres com NIC 1 confirmado histologicamente. O seguimento será realizado com colpocitologia oncológica, captura de hibridos II e colposcopia. Todas as mulheres responderão a um questionário socio-demográfico em cada consulta para avalair a influência do tabagismo na evolução da carga viral e lesão cervical.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis Otavio Z Sarian - Integrante / Andre Luis Ferreira Santos - Integrante / Rozany M Dufloth - Integrante / Marcos Roberto Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 2

  • 1999 - 2004

    Acurácia diagnóstica e terapêutica do cone por cirurgia de alta freqüência (CAF) em mulheres com NIC 3 e carcinoma microinvasor, Descrição: Estudo clínico prospectivo que visa avaliar a correlação entre a colpocitologia oncológica, a imagem colposcópica e sua profundidade assim como o papel da biópsia prêvia em mulheres que tem indicação de conização por cirurgia de alta freqüência. Também visa avaliar a taxa de comprometimento das margens cirúrgicas e suas repercussões sobre o prognóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Priscila Garcia Figuereido - Integrante / Fabiana Yumi Nakamo - Integrante / Renata C Gontijo - Integrante / Liliana Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1

  • 1999 - 2003

    Alterações do epitélio glandular cervical: análise crítica dos aspectos citológicos, colposcópicos e histológicos, Descrição: Estudo clínico de corte transversal e coorte para o qual serão selecionadas mulheres com atipia de células glandulares na citologia. Será avaliado o desempenho dos métodos propodêuticos, o tratamento inicial das lesões pre invasoras assim como a utilidade da colposcopia, revisão da lâmina, comparação da cirurgia a frio ou com alça de alta freqüência e seguimento destas mulheres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Marcelo Schweller - Integrante / Luis Carlos Zeferino - Integrante / Liliana Andrade - Integrante / Luis Antonio Verdiani - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 1998 - 2003

    Marcadores biológicos como fatores associados ao prognóstico em mulheres com carcioma do ovário, Descrição: Avaliação dos marcadores biológicos em mulheres com carcinoma do ovário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Regina Sagarra - Integrante / Liliana Andrade - Integrante / José Vassalo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 1998 - 2000

    Câncer e gravidez: diagnóstico, tratamento e evolução da gestação, Descrição: Estudo retrospectivo de casos onde se pretende identificar as mulheres que apresentaram câncer ginecológico durante a gestação. Pretende-se descrever o diagnóstico, tratamento e evolução materna e fetal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luiz Carlos Teixeira - Integrante / Marcelo Rocha de Souza Cruz - Integrante / Mary Angel Parpinelli - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 1998 - 2000

    Avaliação dos fatores associados a NIC 2 ou 3 em mulheres com alterações da colpocitologia oncológica e sua evolução com ou sem tratamento, Descrição: Estudo clínico retrospectivo no qual serão avaliados os prontuários de mulheres atendidas no ambulatório de patologia cervical do CAISM entre 1991 e 1992 por citologia oncológica sugestiva de alterações escamosas de alto e baixo grau e verificar a taxa de detecção de doença histológica e o seguimento e evolução destas mulheres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Liliana Andrade - Integrante / Guilherme Abud Lapin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 1996 - 2002

    Análise crítica dos fatores associados a lesões intra-epiteliais cervicais de alto grau em mulheres jovens com condiloma: comparação dos parâmetros morfológicos, colposcópicos, citológicos e da hibridização molecular., Descrição: Estudo de corte transversal que irá avaliar a utilidade da captura de híbridos I e da hibridização "in situ" para HPV na detecção das lesões intra-epiteliais em mulheres atendidas por atipia escamosa na citologia de rastreamento. Serão também avaliados os fatores associados com lesões de maior gravidade e positividade do DNA-HPV. Finalmente, pretende-se comparar os critérios histológicos individuais sugestivos de lesão intra-epitelial com a detecção do DNA-HPV por HIS e CH I.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Ana Elisa Dias - Integrante / Cecilia Roteli Martins - Integrante / Kari Syrjanen - Integrante / Adhemar Longato - Integrante / Venancio Alves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 3

  • 1996 - 2000

    Fatores associados a adesão ao tratamento oncológico em mulheres com câncer ginecológico ou mamário, Descrição: Este estudo de corte transversal e coorte reconstituída tem como objetivo identificar os fatores associados à não adesão ao tratamento oncológico de mulheres com câncer ginecológico e mamário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luiz Carlos Teixeira - Integrante / Nancy Mineko - Integrante / Ellen Hardy - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 1996 - 2000

    Carcinoma de vulva: epidemiologia e aspectos clínicos, Descrição: Estudo retrospectivo que visa avaliar a progressão do diagnóstico e tratamento do câncer da vulva em mulhere atendidas no CAISM-UNICAMP de 1986 a 1996. O estudo visa determinar o perfil socio-demografico e reprodutivo das mulheres assim como verificar o tipo de terapêutica utlizada e os resultados dos diferentes tratamentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis Antonio Verdiani - Integrante / Cassia Raquel Teatin Juliato - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 1996 - 1999

    Metástases cerebrais em pacientes com câncer de mama: fatores associados, diagnóstico e tratamento, Descrição: Este estudo retrospectivo clínico de corte transversal foi elaborado para avaliar os fatores associados ao diagnóstico, o tratamento e a sobrevida de mulheres com câncer da mama que apresentaram metástases cerebrais durante a evolução da doença.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis Carlos Teixeira - Integrante / S Bianchesi - Integrante / Marcos Araujo - Integrante / Nancy Koseki - Integrante / Sergio Esteves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 1995 - 1998

    Neoplasia intra-epitelial da vulva, Descrição: Este estudo de corte transversal tem como objetivo avaliar alguns aspectos socio-demográficos e reprodutivos das mulheres com vários graus de neoplasia intra-epitelial vulvar (NIV) e sua relação com HPV. Serão avaliados os prontuários das mulheres atendidas por NIV no CAISM de 1986 a 1997. Será avaliado o tratamento e seguimento destas mulheres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luis Antonio Verdiani - Integrante / Cassia Raquel Teatin Juliato - Integrante / Julio Ferro - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio Ao Estudante Unicamp - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 1995 - 1996

    Células de Langherhan's em mulheres com neoplasia intra-epitelial cervical, Descrição: Estudo realizado com as biópsias obtidas das adolescentes atendidas por patologia cervical com o objetivo de comparar o número de células de langerhans segundo a gravidade da lesão cervical e o hábito de fumar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / José Vassallo - Integrante / Liliana Andrade - Integrante / Glaucia Pinto - Integrante / Silvia Irazusta - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 1992 - 2000

    Fatores prognósticos em mulheres com câncer do ovário, Descrição: Este estudo retrospectivo teve como objetivo avaliar os diversos tipos histológico de câncer do ovário e avaliar os aspectos diagnósticos e terapêuticos envolvidos no tratamento destas pacientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / Luiz Carlos Teixeira - Integrante / Sergio Bruno Barbosa - Integrante / José Carlos Campos Torres - Integrante / Shigheghi Kusamura - Integrante / Marcos dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 3

  • 1988 - 1999

    Adolescentes com infecção do trato genital inferior por papilomavirus humano: tratamento e seguimento, Descrição: Estudo caso controle com adolescentes com e sem condiloma ou neoplasia intra-epitelial cervical que pretende avaliar os fatores sociodemográficos e reprodutivos associados à presença de lesão HPV induzida nestas mulheres, o diagnóstico e tratamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sophie Françoise Mauricette Derchain - Coordenador / João Luis Pinto e Silva - Integrante / Liliana Andrade - Integrante / Marcus Henrique B B Silva - Integrante / Aarão Mendes Pinto neto - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio Ao Estudante Unicamp - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Premio Dr Mauricio Guilherme Campos Viggiano (melhor trabalho cientifico), Sociedade Goiânia de Ginecologia e Obstetrícia.

2011

Professor Titular em Ginecologia, Faculdade de Ciencia Médicas da Unicamp.

2011

Premio João Paulo Rieper de Melhor Tema Livre: Reliability of p16INK4A and P53 as markers of HPV persistence and CIN recurrence after treatment, 14th World Congress of Cervical Pathology and Colposcopy - IFCPC.

2011

Orientadora para o XVII Premio Lopes de Faria FCM- Patricia Ferreira. Carcinoma de ovário seroso e não seroso: importância do tipo histológico em relação ao grau de diferenciação e prognóstico, XX Congresso Acadêmico da Unicamp - Comau.

2011

Melhor poster de PET - FDG/CT in patients with treated ovarian cancer and raised CA125 serum levels with normal findings, XXIII Congresso Alasbimn. Associação Latino Americana de Biologia e Medicina Nuclear.

2010

Orientadora para o XX Premio Adolfo Lutz na Area de Ginecologia e Obstetrica - Adriano M Bento, XIX Congresso Acadêmico da Unicamp -Comau.

2007

Professor homenageado, XXXX turma de graduação em medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

2006

Professor homenageado, XXXIX turma de graduação em medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

2005

Orientadora para o XV Prêmio Adolfo Lutz na Área de Ginecologia e Obstetrícia - Qualidade de vida, ansiedade e depressão em mulheres com câncer de mama antes e após a cirurgia, Congresso Médico Acadêmico - Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

2005

Professor homenageado, XXXVIII turma de graduação em medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

2004

Prêmio João Paulo Rieper de Melhor Trabalho Completo - Desempenho da citologia e do teste de HPV no seguimento de mulheres com neoplasia intra-epitelial cervical grau 1 (NIC1) tratadas conservadoramente, XIII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.

2004

Menção honrosa com 1o Lugar na modalidade comunicação oral ginecológico com o trabalho-Células glandulares atípicas: critérios para identificar lesões clinicamente significantes. Torres J; Derchain S; Gontijo R; Westin M; Zeferino L; Andrade L; Rabelo-San, XVIII Congresso Brasileiro de Citopatologia.

2004

Titulo de Especialista em Mastologia, Sociedade Brasileira de Mastologia.

2003

Melhor poster em ginecologia - Citologia oncológica, inspeção visual com ácido acético e captura de híbridos II no rastreamento de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas cervicais, VIII Congresso paulista de Obstetrícia e Ginecologia.

2003

Segundo lugar dos Trabalhos Completos de Ginecologia - Avaliação de métodos alternativos à citologia no rastreamento de lesões cervicais: detecção de DNA-HPV e inspeção visual, Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetricia - 50 Congresso da FEBRASGO.

2002

Melhor trabalho na area de ginecologia, Sociedade de Obstetricia e Ginecologia do Estado de Sao Paulo.

2001

Prêmio João Paulo Rieper de Melhor Trabalho Completo. Influência da avaliação do parceiro sexual no risco de recidivas em mulheres tratadas por lesões induzidas por HPV., XII Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.

1999

Prêmio Menção Honrosa com Poster de Ginecologia - Variação interobservadores no diagnóstico histopatológico e no grau de neoplasia intra-epitelial cervical, V Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP.

1997

Orientadora para o VII Premio Adolfo Lutz na área de Tocoginecologia - Comparação entre o estádio clínico e patológico em pacientes com câncer inicial do colo uterino segundo o tipo histológico, VI Congresso Médico da Unicamp.

1997

Prêmio FEBRASCO de Melhor Trabalho em Ginecologia - Complicações e taxa de recidiva em vulvectomia radical com uma ou três incisões: estudo de 132 casos., 47 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia.

1997

Prêmio Waldemar Diniz Pereira de Carvalho SOGESP de Melhor Poster em Ginecologia - Colpocitologia e biópsia colpodirigida no diagnóstico da neoplasia intra-epitelial cervical grau 2 e 3, IV Jornada Paulista de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP.

1996

Orientadora para o VI premio Adolfo Lutz na Área de Tocoginecologia - Câncer de ovário em mulheres jovens, V Congresso Médico Acadêmico da Unicamp.

1996

Premio Prof. Dr. Walter Belda, na Área de Clínica e Terapêutica - Associação entre diversos tipos de DNA-HPV e outras infecções vaginais com lesões intra-epiteliais cervicais de alto grau., VI Congresso Brasileiro de Doenças Sexualmente Trasmissíveis e AIDS e I Congresso Pan-Americano.

1993

Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) no 255/94, Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetricia.

1990

Título de Qualificação em Colposcopia, Sociedade Brasileira de Patologia Cervical Uterina e Colposcopia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Departamento de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP. , Rua Alexander Fleming, 101, Cidade Universitária, 13081-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6081, Telefone: (19) 35219305, Fax: (19) 35219305, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2011

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1995 - 2002

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40

  • 1993 - 1995

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente Mestre, Carga horária: 40

  • 1990 - 1993

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1986 - 1990

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Especializado, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Tocoginecologia, .,Cargo ou função, Membro do conselho departamental.

    • 10/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Laboratório de Marcadores Biológicos e Biologia Molecular do Dtg, Departamento de Tocoginecologia.,Cargo ou função, Docente Responsável pelo Laboratório de Marcadores biológicos e Biologia Molecular.

    • 03/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Comitê de Ética Em Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.

    • 01/1997

      Ensino, Ciências Médicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Especial (Disciplina - FM997-A), Pedagogia Médica (Disciplina - FM996-A)

    • 03/1990

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Departamento de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP.,Atividade de extensão realizada, Assistência Médica Ginecológica Oncológica.

    • 01/1990

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Departamento de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP.,Linhas de pesquisa

    • 01/1990

      Ensino, Residência Em Tocoginecologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Residencia médica em tocoginecologia

    • 01/1990

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MD-141, MD-643, MD-644, MD-942, MD-132

    • 10/1999 - 09/2003

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenadora do Internato

    • 09/1993 - 01/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Pesquisa, Departamento de Tocoginecologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa.

    • 10/1989 - 10/1990

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ética, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética Médica.

    • 05/1988 - 05/1989

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Departamental, Departamento de Tocoginecologia.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento.