Jaynne Maura Alves Vieira

Estudante de Nutrição da Universidade Paulista - UNIP, campus Brasília, na condição de bolsista integral. Iniciando em pesquisa científica. Coordenadora e palestrante da área de nutrição da Ação Social Corrente do Bem no Distrito Federal e Goiás,

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial

2017 - Atual

Faculdade Unyleya

Graduação em andamento em Nutrição

2013 - Atual

Universidade Paulista

Graduação em Nutrição

2013 - 2016

Universidade Paulista
Título: Hábitos alimentares de adolescentes de uma escola pública em Goiás em comparação ao novo Guia Alimentar para População Brasileira
Orientador: Profª Drª Ana Lúcia Ribeiro Salomon
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Estadual Dona Torinha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Empreendedorismo. , SEBRAE - SP, SEBRAE - SP, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Análise e Interpretação de Exames e Tratamento. , Farmacotécnica - Farmácia de Manipulação, FARMACOTÉCNICA, Brasil.

2015 - 2015

Contagem de Carboidratos. , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2015 - 2015

Avaliação Nutricional no Paciente Grave. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2015 - 2015

Fitoterapia na Prática Clínica. , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2015 - 2015

Nutrição Esportiva e Bases Fisiológicas. , CEOs - Consultoria, Educação e Corretora de Seguros, CEOS, Brasil.

2014 - 2014

Nutrição Enteral e Pacientes Críticos. (Carga horária: 70h). , CEOs - Consultoria, Educação e Corretora de Seguros, CEOS, Brasil.

2014 - 2014

Nutrição Infantil. (Carga horária: 35h). , CEOs - Consultoria, Educação e Corretora de Seguros, CEOS, Brasil.

2014 - 2014

Motivação nas Organizações. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2014 - 2014

Boas Práticas em Serviços de Alimentação. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.

2014 - 2014

Bases de Pesquisa em Saúde. , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2014 - 2014

Ficha Técnica-Serviços de Alimentação e Nutrição. (Carga horária: 35h). , CEOs - Consultoria, Educação e Corretora de Seguros, CEOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Bem Estar Global - Rede Globo.Nutrição na Prevenção da Osteoporose/Orientações sobre o Guia Alimentar para População Brasileira. 2016. (Outra).

Jornada de Nutrição do Hospital das Forças Armadas. 2015. (Outra).

Jornada de Nutrição - Universidade Paulista. 2015. (Seminário).

V Seminário Brasiliense de Nutrição do GRUPEDH. 2015. (Seminário).

IV Seminário Brasiliense de Nutrição do GRUPEDH - Câmara Legislativa. 2014. (Seminário).

Jornada de Nutrição Universidade Paulista - UNIP. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Simone Gonzaga do Carmo

CARMO, S. G.. Hábitos alimentares de adolescentes de uma escola pública de Goiás em comparação ao novo guia alimentar para população brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, J. M. A. . Ética Geral e Profissional - Ensaios e Reflexões. 1ª. ed. Editora Processus, 2016. 377p .

  • VIEIRA, J. M. A. . Diferença entre a prescrição e a oferta de terapia nutricional enteral em pacientes críticos - uma revisão de literatura. In: IV Planalto Fitness, 2016. Anais da IV edição do Planalto Fitness.

  • VIEIRA, J. M. A. . Importância da Alimentação Saudável em Populações Jovens, Com Ênfase na Prevenção de DCNT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, J. M. A. . Alimentação do Adolescente - Dificuldades e Orientação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Hábitos alimentares de adolescentes de uma escola pública de goiás em comparação ao novo Guia Alimentar para População Brasileira, Descrição: O presente estudo tem como objetivo analisar os hábitos alimentares de alunos de uma escola pública do município de Luziânia - Goiás, de forma a entender se os Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável propostos no novo Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde surtiram efeitos na vida dos adolescentes desde o seu lançamento em 2014. O Guia propõe, centralmente, a ingestão de alimentos in natura e minimamente processados, diminuição do consumo de açucares, sal e gorduras, diminuição da ingestão de alimentos processados e ultraprocessados, e foco no ambiente em que se realizam as refeições, como e com quem se realizam as refeições, finalizando com a proposta de que a população deve ter um olhar crítico em relação à rotulagem nutricional, todos pontos indo contra o atual momento da sociedade: o ambiente obesogênico. O estudo conseguirá medir o conhecimento dos adolescentes, população de risco para DCNT e obesidade, com relação aos passos correlacionando-os com seus hábitos, podendo levar à construção de estratégias para alterar esse quadro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jaynne Maura Alves Vieira Negreiros - Coordenador / Ana Lúcia Ribeiro Salomon - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Diferença entre a prescrição e a oferta de terapia nutricional enteral em pacientes críticos, Descrição: O estudo tem como objetivo avaliar as diferenças entre as quantidades prescritas e ofertadas de terapia nutricional enteral em pacientes críticos, visto que na prática clínica a literatura relata que os níveis ofertados tem variado de 50% a 87% da meta prescrita. Esses pacientes necessitam de extrema atenção no âmbito nutricional, pois devido à hospitalização e ao esforço do organismo para manter as funções fisiológicas normais assim como suas funções orgânicas, acabam entrando em estado hipermetabólico, utilizando-se de fontes proteicas e reservas calóricas para obtenção de energia, que se não compensadas podem gerar falências e/ou disfunções em órgãos e sistemas. Será realizado estudo observacional retrospectivo em uma unidade de terapia intensiva em Brasília (HBDF). Serão incluídos pacientes maiores de 18 anos que estejam em utilização da terapia nutricional enteral por mais de 72 horas. Os níveis referenciais para análise estão de acordo com o balanço energético encontrado a partir da diferença entre a quantidade prescrita e ministrada ao paciente, de acordo com suas necessidades individuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jaynne Maura Alves Vieira Negreiros - Integrante / Ana Lúcia RIbeiro Salomon - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional