Michele Ribeiro Sgambato

Doutora em Saúde Coletiva/ Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Medicina Social (2020) com estágio de doutorado realizado na School of Public Health, University of Michigan, USA (2019). Mestre em Saúde Coletiva/ Epidemiologia pela Universidade Federal Fluminense (2015). Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2010). Tem experiência na área de Epidemiologia e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia Nutricional; Obesidade, Consumo alimentar; Avaliação Nutricional, Composição corporal, Metabolismo basal, Equações de predição.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2016 - 2020

Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Título: Prevenção primária e secundária da obesidade em escolares de Duque de Caxias pela promoção da alimentação saudável, atividade física e alfabetização alimentar.
Rosely Sichieri. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Obesidade; Adolescentes; Intervenção.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia Nutricional.

Mestrado em Saúde Coletiva

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: Validação de equações de predição da taxa metabólica basal em mulheres idosas residentes em Niterói, Rio de Janeiro.,Ano de Obtenção: 2015
Vivian Wahrlich.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Metabolismo basal; Equações de predição; Idosos.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Graduação em Nutrição

2006 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Consumo de Álcool entre Puérperas atendidas em um Hospital do Município de Niterói - RJ e as Repercussões nos Recém-Nascidos.
Orientador: Enilce de Oliveira Fonseca Sally

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2004

Colegio Salesiano Santa Rosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em A universidade pública vive: A atuação transformadora em tempos pandêmicos.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2019 - 2019

Análise de dados com o SAS. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2018 - 2018

Avaliação da alimentação a partir da extensão e propósito do processamento. (Carga horária: 9h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2018 - 2018

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa em Saúde Coletiva. (Carga horária: 9h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso de extensão - Introdução à Fitoterapia na prática clínica. (Carga horária: 42h). , Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ABFIT, Brasil.

2017 - 2017

Introdução à Inferência Causal. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Método de Imputação Múltipla de Dados em Epidemiologia. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Introdução à Saúde Global. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2016 - 2016

Metodologias ativas para atividades de EAN nas escolas. , XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição, CONBRAN, Brasil.

2016 - 2016

Nutrição Comportamental. , XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição, CONBRAN, Brasil.

2014 - 2014

Workshop em Redação Científica. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2009 - 2009

II Ciclo de Atualização em Terapia Nutricional. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Curso Suplementação Alimentar e Atividade Física. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Suplementação Esportiva. (Carga horária: 8h). , NutClinic, NUTCLINIC, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Métodos de Avaliação Nutricional. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Avaliação Nutricional.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia Nutricional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

HENRIQUES, V. T. ; SICHIERI, R. ; SGAMBATO, M. R. . Seminários de prevenção secundária para enfrentamento da obesidade no município de Duque de Caxias: papel dos Agentes Comunitários de Saúde do projeto Pappas-DC.. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

American Society for Nutrition's virtual conference, NUTRITION 2020 LIVE ONLINE. 2020. (Congresso).

Desafios e perspectivas pós COVID-19 na saúde e na segurança alimentar e nutricional. 2020. (Seminário).

IV Simpósio da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro.Fatores associados ao uso de adoçantes em escolares.. 2019. (Simpósio).

I Workshop Nutrição Funcional: Aliando a Evidência Científica à Prática Clínica. 2019. (Outra).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. EFEITO DA DIETA PASSO 2 NCEP EM PACIENTES DISLIPIDÊMICOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE PEDIATRIA: RUN-IN DE UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CROSS-OVER COM FITOSTEROL.. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. HÁBITOS DE SONO E CONSUMO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES ESCOLARES.. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. MUDANÇA NA PERCEPÇÃO DO CONSUMO DE FRUTAS EM ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM ENSAIO COMUNITÁRIO RANDOMIZADO EM DUQUE DE CAXIAS - RJ. 2018. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. PAAPPAS: UM ESTUDO RANDOMIZADO EM ESCOLARES DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE EM ESCOLARES, SEGUNDO A ANÁLISE DE ADERÊNCIA AO PROTOCOLO. 2018. (Congresso).

Workshop de Fitoterapia aplicada a nutrição esportiva. 2018. (Outra).

XVIII Congreso Latinoamericano de Nutrición - SLAN. Variation in the consumption of food groop among adolescents followed up in a longitudinal study.. 2018. (Congresso).

XVIII Congresso Latinoamericano de Nutrición - SLAN. No BMI change effect of behavioral school-based interventions: pooled analysis of Rio de Janeiro, Brazil.. 2018. (Congresso).

15th World Congress on Public Health. A randomized study of managing obesity among adolescents by combining school with household intervention.. 2017. (Congresso).

26ª Semana de Iniciação Científica.VARIAÇÃO NA FREQÜÊNCIA DE CONSUMO DE SALADA APÓS OFICINA CULINÁRIA: UM ESTUDO RANDOMIZADO EM ESCOLARES. 2017. (Outra).

9 Encontro de Sabores e Saberes. 2017. (Encontro).

Jornada de Nutrição do HUAP/ UFF.Uso de adoçantes em adolescentes.. 2017. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Variação do estado nutricional de agentes comunitários de saúde - sujeitos na prevenção da obesidade. 2017. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Variação do percentual de gordura corporal: um estudo randomizado em escolares. 2017. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Fatores associados ao uso de adoçantes em escolares de Niterói, Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

A Uerj em defesa do Sus - Direito à Saúde. 2016. (Encontro).

Panoramas da Saúde Global II - Mesa redonda: Mapa epidemiológico da obesidade: mudanças contínuas. 2016. (Encontro).

Seminário: Agentes comunitários de saúde de Duque de Caxias e o Projeto PAAPPAS - Educação nutricional construtivista no enfrentamento do excesso de peso.. 2016. (Seminário).

Uerj sem muros/ Semana de Iniciação Científica.Identificação de frutas e legumes pelo paladar e consumo alimentar de adolescentes de Niterói/RJ. 2016. (Outra).

Uerj sem muros/ Semana de Iniciação Científica.A influência do ato de cozinhar no consumo alimentar de adolescentes.. 2016. (Outra).

Uerj sem muros/ Semana de Iniciação Científica - Uerj.Percepção de saúde e comportamento sedentário Em adolescente escolares. 2016. (Outra).

Uerj sem muros/ Semana de Iniciação Científica - Uerj.A percepção da imagem corporal de adolescentes de uma escola pública de Niterói ? Rio de Janeiro. 2016. (Outra).

Uerj sem muros/ Semana de Iniciação Científica - Uerj.A influência do consumo alimentar da família no estado nutricional de escolares residentes em Niterói ? Rio de Janeiro. 2016. (Outra).

Uerj sem muros/ Semana de Iniciação Científica - Uerj.A participação de adolescentes na compra de alimentos está associada a frequência do consumo alimentar?. 2016. (Outra).

VIII Encontro Sabores e Saberes - ?Alimentação e sustentabilidade- a contemporaneidade de Josué de Castro?. 2016. (Encontro).

X Jornada de Sociologia da Saúde: Medicalização da Vida | Curitiba.Metodologia de educação em saúde: modelo construído horizontalmente com a participação dos agentes comunitários de saúde para o enfrentamento da obesidade em adolescentes escolares. 2016. (Outra).

XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição. CONTRUÇÃO DA METODOLOGIA DE AÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO COMBATE A OBESIDADE ESCOLAR - MODELO HORIZONTAL. 2016. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição. COMPARAÇÃO DA ESTATURA MEDIDA E ESTIMADA POR DIFERENTES EQUAÇÕES EM MULHERES IDOSAS RESIDENTES EM NITERÓI, RIO DE JANEIRO.. 2016. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição. PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL ESTIMADO POR DIFERENTES ANALISADORES DE IMPEDÂNCIA BIOELÉTRICA E ABSORPTIOMETRIA DE RAIO-X DE DUPLO FEIXE (DXA) EM MULHERES IDOSAS RESIDENTES EM NITERÓI, RIO DE JANEIRO.. 2016. (Congresso).

II Simpósio da Faculdade de Nutrição Emília de J. Ferreiro..Água, alimentos e vida: desafios para o milênio.. 2015. (Simpósio).

Seminário de prevenção secundária para enfretamento da obesidadeno município de Duque de Caxias: papel dos Agentes Comunitários de Saúde do projeto PAPPAS.D. o.Medidas antropométricas.. 2015. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. "FATORES SOCIAIS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS DURANTE A GESTAÇÃO E AS REPERCURSSÕES NO RESULTADO OBSTÉTRICO".. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruna do Nascimento Maciel da e Nathalia R

SICHIERI, R.;SGAMBATO, M. R.; SEIXAS, C. M.. de Souza.Satisfação corporal, status de peso e marcadores da alimentação em adolescentes de uma escola pública de Niterói, Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Yasmim Túlio e Larissa de Oliveira Tertuliano

VERLY, E.; CANELLA, D. S.;SGAMBATO, M. R.. Associação entre o consumo do café da manhã e ingestão de energia e nutrientes.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Layanne Coutinho da Silva

SGAMBATO, M. R.; CUSTODIO, S.; DOLINSKY, M.. COMPARAÇÃO DA ESTATURA MEDIDA E ESTIMADA POR DIFERENTES EQUAÇÕES EM MULHERES IDOSAS REDIDENTES DE NITERÓI, RIO DE JANEIRO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ariane Ribeiro de freitas Rocha

WAHRLICH, V.ANJOS, L. A.SGAMBATO, M. R.. Comparação entre Taxa Metabólica Basal medida e estimada em idosos residentes em Niterói, Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Monique Giglio de Carvalho

WAHRLICH, V.SGAMBATO, M. R.; DORES, S. M. C.. Avaliação da composição corporal em idosos residentes no estado do Rio de Janeiro.. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Emanuele Souza Marques

MARQUES, E.S.; SICHIERI, R.; TRAJMAN, A.; BEZERRA, F. F.. Prevenção primária e secundária da obesidade: ensaio randomizado em escolares de Duque de Caxias. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ANETE TRAJMAN

SCHIERI, R.; MARQUES, E. S.; BEZERRA, F. F.;Trajman, A.. Prevenção primária e secundária da obesidade: ensaio randomizado em escolares de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vivian Wahrlich

AVESANI, C. M.; ANJOS, L A;WAHRLICH, V. Validação de equações de predição da taxa metabólica basal em idosos. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Flavia Fioruci Bezerra

MARQUES, E. S.; Pereira, RA; Yokoo, EM;Bezerra, FF; SICHIERI, R.. Prevenção primária e secundária da obesidade: ensaio comunitário randomizado em escolares de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. 2020. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lívia Gomes de Oliveira

Despesas com aquisição de alimentos em domicílios elegíveis ao programa bolsa família; ; Início: 2020 - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Luana Teixeira Ghiggino

Desigualdades socioeconômicas, segundo cor/raça no Brasil: POF 2017/2018; Início: 2020 - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Letícia da Silva Souza

Formas de aquisição alimentar de beneficiários do PBF na área urbana e rural: POF 2017/2018; Início: 2020 - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Roberta Teixeira de Oliveira

Aquisição de alimentos em diferentes arranjos domiciliares no Sudeste do Brasil; ; Início: 2020 - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Maria Letícia Leite dos Santos

Gênero, rendimento e jornada de trabalho no Brasil: POF 2017/2018; Início: 2020 - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Eloah Costa de Sant Anna Ribeiro

Idosos no contexto urbano e rural do Brasil: Pesquisa de Orçamento Familiar 2017-2018; ; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Eloah Costa de Sant Anna Ribeiro

Desigualdade sociodemográficos em idosos: Pesquisa de Orçamento Familiar 2017-2018; ; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Caroline Abreu Pires

FATORES ASSOCIADOS AO USO DE ADOÇANTES EM ESCOLARES; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Michele Ribeiro Sgambato;

Layanne Coutinho da Silva

COMPARAÇÃO DA ESTATURA MEDIDA E ESTIMADA POR DIFERENTES EQUAÇÕES EM MULHERES IDOSAS REDIDENTES DE NITERÓI, RIO DE JANEIRO; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Michele Ribeiro Sgambato;

Leandro Pereira dos Santos e Thamires de Menezes EzisTavares

Percentual de gordura corporal estimado por diferentes analizadores de impedância bioelétrica e absortiometria de raio-x de duplo feixe em mulheres idosas residentes em Niterói, RJ; Orientador: Vivian Wahrlich e Co-orientador: Michele Ribeiro Sgambato; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Michele Ribeiro Sgambato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosely Sichieri

Prevenção primária e secundária da obesidade em escolares; Início: 2015; Tese (Doutorado em Epidemiologia) - Instituto de Medicina Social, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Viviana Teixeira Henriques

Prevenção secundária do projeto: Pais, alunos, agentes comunitários de saúde e professores pela alimentação saudável (PAAPPAS); 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Viviana Teixeira Henriques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SGAMBATO, M. R. ; WAHRLICH, V. ; ANJOS, L. A. . Validity of basal metabolic rate prediction equations in elderly women living in an urban tropical city of Brazil. CLINICAL NUTRITION ESPEN , v. 32, p. 158-164, 2019.

  • SGAMBATO, MICHELE RIBEIRO ; CUNHA, DIANA BARBOSA ; DA SILVA NALIN SOUZA, BÁRBARA ; HENRIQUES, VIVIANA TEIXEIRA ; DA ROCHA MUNIZ RODRIGUES, RENATA ; VIÉGAS RÊGO, ANA LÚCIA ; PEREIRA, ROSANGELA ALVES ; YOKOO, EDNA MASSAE ; SICHIERI, ROSELY . Effectiveness of school-home intervention for adolescent obesity prevention: parallel school-randomized study. BRITISH JOURNAL OF NUTRITION , v. 122, p. 1-20, 2019.

  • CUNHA, DIANA B. ; JUNIOR, E. ; PARAVIDINO, V. B. ; ARAUJO, M. C. ; MEDIANO, M. ; SGAMBATO, M. R. ; SOUZA, B. S. N. ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. . Design of a school randomized trial for nudging students towards healthy diet and physical activity to prevent obesity. MEDICINE , v. 96, p. e8898, 2017.

  • SGAMBATO, MICHELE R. ; CUNHA, DIANA B. ; HENRIQUES, VIVIANA T. ; ESTIMA, CAMILLA C. P. ; SOUZA, BÁRBARA S. N. ; PEREIRA, ROSANGELA A. ; YOKOO, EDNA M. ; PARAVIDINO, VITOR B. ; SICHIERI, ROSELY . PAAPPAS community trial protocol: a randomized study of obesity prevention for adolescents combining school with household intervention. BMC PUBLIC HEALTH , v. 16, p. 809, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SGAMBATO, M. R. ; PIRES, E. . Entrevista com Nutricionista sobre Saúde e Obesidade na Rádio Som. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Perfil de aquisição de alimentos dos domicílios brasileiros segundo a renda familiar: Pesquisa de Orçamento Familiar 2017/2018, Descrição: O Brasil caracteriza-se por fortes desigualdades sociais e de acesso à alimentos de qualidade e em quantidade suficiente entre às regiões do país, o que representa uma violação do direito humano à alimentação adequada (FAO, 2009). O objetivo desse estudo foi descrever o perfil de despesa familiar com os alimentos mais consumidos segundo a renda no Brasil. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo. Foram utilizados os microdados da Pesquisa de Orçamento Familiar (2017/2018), realizado pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), no período de junho de 2017 a julho de 2018, que avaliou amostra com cerca de 58 mil domicílios. Foram calculados a média, o desvio padrão e o intervalo de confiança do valor gasto, em reais, com cada alimento adquirido pelos domicílios. Os alimentos avaliados foram: arroz, feijão, tubérculos, legumes e verduras, frutas, açúcares, sal, carnes, frango, ovos, pescados, carnes processadas, ovos, leites, queijos, pão, óleos, refrigerante, café, bebidas e infusões, bebidas light/diet, bebidas alcoólicas, enlatados, condimentos e alimentos preparados. Os dados foram estratificados por renda (1 e 5 quintil) e por regiões do Brasil e analisados pelo software Stata 13.3.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michele Ribeiro Sgambato - Integrante / Rosana Salles da Costa - Coordenador / Juliana Lignani - Integrante / Talita Barbosa Domingos - Integrante / Caroline Abreu Pires - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Prevenção primária e secundária da obesidade em escolares de Duque de Caxias pela promoção da alimentação saudável, atividade física e alfabetização alimentar., Descrição: O objetivo do presente projeto é avaliar intervenções que combinem prevenção primária e secundária visando redução da obesidade nas escolas e nas famílias em parceria com o programa Saúde da Família com foco na alimentação saudável, aumento de atividade física, redução do sedentarismo e alfabetização alimentar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michele Ribeiro Sgambato - Integrante / Viviana Teixeira Henriques - Integrante / Rosely Sichieri - Coordenador / Barbara da Silva Nalin de Souza - Integrante / Diana Barbosa Cunha - Integrante / Camilla C P Estima - Integrante / Rosangela A Pereira - Integrante / Edna M Yokoo - Integrante / Vitor B Paravidino - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Fatores associados ao uso de adoçantes em escolares, Descrição: A obesidade e o sobrepeso estão aumentando em adolescentes. Houve um aumento do consumo de produtos dietéticos com o aumento da incidência e prevalência de sobrepeso e obesidade. A hipertensão, umas das principais causas de doença cardiovascular, é freqüentemente associada com excesso de peso e, apesar de ser diagnosticada principalmente em adultos e idosos, existem evidências de que a pressão arterial elevada pode se iniciar na infância e adolescência e que esta tende a se manter alterada na fase adulta. Estudos que avaliem a influência do consumo de adoçantes e produtos dietéticos no Brasil ainda são escassos, portanto, entender melhor o padrão de consumo destes produtos poderia ajudar na elaboração de estratégias que contribuam para o uso adequado. Com isso, este estudo tem como propósito verificar a associação entre o consumo de produtos dietéticos e os componentes preditores de doença cardíaca em adolescentes, como pressão arterial sistólica e diastólica, índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura e circunferência da cintura. Trata-se de um estudo transversal em adolescentes com idade entre 11 e 16 anos de uma escola pública do município de Niterói, Rio de Janeiro. O consumo de adoçantes e produtos dietéticos será avaliado por um questionário específico e o consumo alimentar por recordatório de 24 horas. Serão realizadas medidas de pressão arterial sistólica e diastólica e medidas antropométricas, como a estatura a massa corporal e percentual de gordura por bioimpedância, e o perímetro da cintura. O estado nutricional será classificado de acordo com os critérios estabelecidos pela OMS (2009) para o IMC/idade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Michele Ribeiro Sgambato - Integrante / Rosely Sichieri - Coordenador / Barbara da Silva Nalin de Souza - Integrante / Diana Barbosa Cunha - Integrante / Edna M Yokoo - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Percepção da satisfação corporal de adolescentes de uma escola pública de Niterói ? Rio de Janeiro., Descrição: O objetivo deste estudo é caracterizar o estado nutricional de adolescentes e avaliar a associação entre a satisfação corporal e o estado nutricional. Este estudo refere-se ao projeto Pais, Alunos e Professores Pela Alimentação Saudável (PAPPAS 2.5), realizado no 2° semestre do ano de 2015. Trata-se de um estudo transversal na Escola Municipal João Brazil com 341 adolescentes com idade entre 10 e 16 anos que cursavam 6° e 7° ano, residentes no município de Niterói, Rio de Janeiro. Foi realizada a coleta de dados no período entre agosto e novembro de 2015. A equipe de pesquisadores que participaram da coleta de dados recebeu treinamento prévio para garantir que os dados coletados fossem homogêneos e verídicos. Os adolescentes preencheram o questionário através do Personal Digital Assistant (PDA) que continha a pergunta avaliada: ?Como você gostaria que fosse o seu peso??.O índice de massa corporal (IMC) será calculado pela razão entre a massa corporal e a estatura elevada ao quadrado (kg/m). A classificação do estado nutricional dos adolescentes será realizada com base nos valores do IMC/Idade, em escoresz, utilizandose as novas curvas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2009). A análise estatística será realizada pelo programa SPSS (versão 17.0 SPSS Inc.Chicago). O teste qui-quadrado (2) será usado para comparar as variáveis categóricas e avaliar a associação entre o estado nutricional e a percepção corporal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michele Ribeiro Sgambato - Integrante / Rosely Sichieri - Coordenador / Bruna do Nascimento Maciel da Cruz - Integrante / Natalia R Souza - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Avaliação da composição corporal e da taxa metabólica basal de idosos residentes em Niterói, Rio de Janeiro., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vivian Wahrlich em 22/09/2014., Descrição: O processo de envelhecimento acarreta alterações corporais e metabólicas as quais são importantes de serem avaliadas num plano nutricional. A massa corporal e a estatura tendem a diminuir e ocorre um aumento na gordura corporal total e redução do tecido muscular (Menezes & Marucci, 2005). As mudanças na composição corporal no envelhecimento ocorrem, principalmente, em virtude da diminuição da atividade física, nutrição e doenças (Steen, 1988). Essas alterações da composição corporal acarretarão também efeitos no gasto energético total e em seus componentes como a taxa metabólica basal. O objetivo do presente estudo é avaliar a composição corporal a taxa metabólica basal de idosos residentes em Niterói, Rio de Janeiro. Serão recrutados 30 homens e 30 mulheres acima de 60 anos sem doença crônica, neoplasias, sem uso de medicamentos que afetem o metabolismo basal, o balanço hídrico e de eletrólitos, uso de marca-passo, assimetria corporal devido a amputação, paralisia unilateral ou condições neuromusculares. A taxa metabólica basal será medida por calorimetria indireta. A composição corporal será determinada por absorptiometria de raio X de duplo feixe(DXA), pletismografia por deslocamente de ar (BOD POD) e o modelo de três componentes. A composição corporal será estimada por 3 modelos diferentes de impedância bioelétrica. Serão obtidas as medidas antropométrica de massa corporal, estatura e perímetros. Será feita análise descritiva (média, desvio-padrão, valores mínimos e máximos) das variáveis contínuas. A TMB medida será comparada à TMB estimada pelas equações propostas pela FAO (2004): TMB (kcal/dia) = 11.711MC + 587,7 para os homens e TMB (kcal/dia) = 9,082 MC + 658,5 para as mulheres (onde, MC massa corporal em kg). Será utilizada a análise de regressão múltipla para derivar a melhor equação de predição para a massa livre de gordura e percentual de gordura corporal obtidas por DXA, BODPOD e o modelo de três compartimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Michele Ribeiro Sgambato - Integrante / Luiz Antônio dos Anjos - Integrante / Vivian Wahrlich - Coordenador / Rosane Quaranta Lessa - Integrante / Bruna de Andrade Messias da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Consumo de álcool na gestação e suas repercussões sobre o recém-nascido., Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar o consumo de álcool entre puérperas e seu efeito sobre o recém-nascido. O estudo foi realizado com puérperas atendidas nas maternidades dos hospitais universitários Antônio Pedro (UFF) e Pedro Ernesto (UERJ) e do Hospital Municipal Azevedo Lima. Foi aplicado um questionário para investigar o consumo de bebida alcoólica durante a gestação. Foram levantadas as seguintes informações: estado civil, escolaridade, história social, história obstétrica pregressa e atual, ocorrência de registro de consumo e antecedentes familiares relacionados a álcool/drogas efetuada pelo serviço. Estas mulheres também foram avaliadas quanto ao estado nutricional pré-gestacional e ao ganho de peso durante toda a gestação. Os recém-nascidos das puérperas participantes da pesquisa foram avaliados, a partir da coleta de dados do prontuário, através dos indicadores antropométricos comprimento, peso ao nascer e perímetro cefálico. Além disso, foram avaliadas a presença de anormalidades anatômicas congênitas e a condição de vitalidade do recém-nascido a partir da Escala de Apgar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Michele Ribeiro Sgambato - Integrante / Adriana Alves Vaz - Integrante / Enilce de Oliveira Fonseca Sally - Integrante / Daniele Mendonça Ferreira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2020

1ª lugar no Concurso para Professor Assistente Substituto. Área: Saúde Coletiva/ Epidemiologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2016

Bolsista de doutorado do CNPq, CNPq.

2015

Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico..

2013

Bolsa de Mestrado da CAPES., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340235, Ramal: 40630

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2020 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - 2020

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenadora de campo do projeto de pesquisa Pais, Alunos, Agentes de saúde e Professores pela Alimentação Saudável em Duque de Caxias (PAAPPAS - DC).

  • 2016 - 2016

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Estágio em docência, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina: Medicina Social 1 (Epidemiologia)

  • 2015 - 2015

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Supervisora de campo do projeto de pesquisa Pais, Alunos e Professores pela Alimentação Saudável (PAPPAS).

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Estágio em docência, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Avaliação Nutricional; Aulas práticas de Antropometria e Composição Corporal.

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Pesquisadora do Projeto sobre Avaliação da composição corporal e taxa metabólica basal de idosos residentes em Niterói, Rio de Janeiro.

    Atividades

    • 01/2010

      Estágios , Universidade Federal Fluminense, .,Estágio realizado, Alimentação Institucional no Restaurante Universitário (UFF).

    • 01/2010

      Estágios , Centro de Ciências Médicas, Hospital Universitário Antônio Pedro.,Estágio realizado, Nutrição Clínica - Enfermaria de Pediatria.

    • 01/2010

      Estágios , Centro de Ciências Médicas, Unidade Básica de Saúde de Cantagalo, Niterói..,Estágio realizado, Saúde Pública.

  • 2011 - 2013

    Sodexo do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Unidade de Alimentação Offshore

    Outras informações:
    Regime de escala embarcada 14x14 (Carga horária diária: 12 horas)

  • 2010 - 2011

    Puras do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista

    Outras informações:
    Nutricionista de Unidade de Alimentação Offshore Regime de escala embarcada 14x14 (Carga horária diária: 12 horas)

  • 2009 - 2010

    TNC GAN - Terapia Nutricional

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

  • 2017 - Atual

    Clínica Popular - São Gonçalo

    Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica - autônoma

  • 2015 - 2015

    Universidade Veiga de Almeida

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada

    Outras informações:
    Aula de Indicadores de Saúde em Epidemiologia