Antonio Pereira

Mestre e Doutor em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisando no mestrado a educação profissional dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social e no doutorado a formação epistemológica dos educadores sociais. Professor, Orientador e Vice Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) - UNEB, Biênio 2018 a 2020. Professor da Graduação em Pedagogia, Departamento de Educação I, Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Educação Social, Currículo e Formação de Educadores (GESCFORME). Membro e Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Educação Social e Pedagogia Social (EDUSOBRASIL), Orienta pesquisas em Educação Social e EJA no contexto da Educação em Prisões,da Sócioeducação,da Educação de Rua, da Educação de Pessoas em Situação de Prostituição etc., Currículo e Formação de Educadores Sociais, Trabalho, Educação e juventude, Educação de Jovens e Adultos e as questões raciais. A produção bibliográfica versa sobre Educação Social (Educação de Rua, Educação em Prisões), Currículo e Formação de Educadores Sociais, Reformulação Curricular de Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos. Experiência docente nas disciplinas: Educação Social, Currículo, Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos, Mundo do Trabalho e a Educação de Jovens e Adultos. Sociologia da Educação. Foi membro do Comitê de Pesquisa em Seres Humanos (CEP), da UNEB. Coordenou o Curso de Pedagogia do Departamento de Educação - Campus XV, da UNEB, bem como o Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE, Campus XV UNEB. Foi docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) lecionando a disciplina Sociologia da Educação no Curso de Pedagogia e Trabalho e Educação na Especialização em Políticas Públicas de Educação Profissional.Trabalhou como docente concursado no ensino médio, Curso de Magistério, Secretaria Estadual de Educação (SEC-BA). Atuou como Educador Social na Fundação da Criança e do Adolescente e Educador Popular em projetos comunitários. E-mail para contato: antonyopereira@yahoo.com.br

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2006 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Os educadores e suas representações sociais da base epistemológica da Pedagogia Social do Projeto Axé
Profa. Dra. Maria Ornélia da Silveira Marques. Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil. Palavras-chave: epistemologia; educação; educadores socias; pedagogia social de rua; Teoria das Representações Sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Juventude. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1999 - 2002

Universidade Federal da Bahia
Título: O Modelo de Educação Profissional da Fundação da Criança e do Adolescente(FUNDAC),Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Prof. Dr. Silvestre Ramos Teixeira
Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.

Especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Educação

1998 - 2000

Universidade do Estado da Bahia
Título: Formação ou Deformação? Um Estudo sobre a Formação Profissional do Adolescente
Orientador: Profa. Dra. Regina Celi Cunha

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

1994 - 1998

Universidade do Estado da Bahia
Título: a educação de meninos de rua
Orientador: Katia Cerqueira

Graduação interrompida em 1992 em Geografia

1990 - Interrompido

Universidade Católica do Salvador
Ano de interrupção: 1992

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Educação e Pesquisa em Representação social. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2006 - 2006

Projeto de Pesquisa na Concepção Dialética. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Seminário sobre Filosofia e Ciencias Humanas. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2002 - 2002

Met. da Pesquisa Materiaslista Histórico-Dialético. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1999 - 1999

Centralidade do Trabalho, Qualificação e Gênero. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1998 - 1998

Metodologia da Pesquisa/FNDE/SME. (Carga horária: 128h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

1998 - 1998

La investigación en la enseñaza. (Carga horária: 20h). , Universiade Autônoma de Barcelona, UBA, Espanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação Profissional/Especialidade: Formação de Educador Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Profissional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREIRA, Antonio . XXIV EPEN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE. 2018. (Congresso).

PEREIRA, Antonio ; PAIVA, J. S. . III Encontro Brasileiro de Educação Social e Pedagogia Social. 2018. (Congresso).

PEREIRA, Antonio . IV ALFAeEJA Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Congresso).

PEREIRA, Antonio ; DANTAS, T. R. ; LAFFIN, M. H. L. ; AQUINO, M. S. . III ALFAeEJA Encontro Internacional de alfabetização e EJA. 2016. (Congresso).

PEREIRA, Antonio . Coordenou o GT: Formação de educadores sociais. 2015. (Congresso).

PEREIRA, Antonio . II Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Congresso).

PEREIRA, Antonio . Coordenou o Eixo Temático 2: Sujeitos da EJA: Identidade, diversidade e vulnerabilidade. 2015. (Congresso).

PEREIRA, Antonio . Encontro Internacional de Grupos de Pesquisas em Pedagogia Social. 2014. (Congresso).

PEREIRA, Antonio . I JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA SOCIAL. 2013. (Congresso).

PEREIRA, A. ; SILVA, R. ; MOURA, R. ; SOUZA NETO, J. C. ; SANTOS PEREIRA, Antonio . IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL E SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontrão de Educação Social. Regulamentação da Profissão de educador social em nivel superior - PLS 328/15. 2017. (Congresso).

FORPRED-NORDESTE Forum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região Nordeste.Organização do XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - EPN. 2017. (Encontro).

II Seminário de Pedagogia em Diferentes Contextos.A Educação em Diferentes Contextos: as categorias de contextos, socialziação e vulnerabilidade. 2017. (Seminário).

II Seminário de Pedagogia em Diferentes Contextos.A atuação do pedagogo em diferentes contextos: avanços, dilemas e perspectivas. 2017. (Seminário).

IV ALFAeEJA Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.Sujeitos da EDucação de Jovens e Adultos e Diversidade. 2017. (Encontro).

Seminário de Abertura do MPED - Mestrado Profissional.Intervenção na/pela pesquisa nos Mestrados Profissionais em Educação. 2017. (Seminário).

Atividade de Coordenação Pedagógica.Reflexões sobre o mestrado profisisonal. 2016. (Outra).

Audiencia Pública sobre a regulamentação da Profissão de Educador Social.Regulamentação da Profissão de Educador Social. 2016. (Outra).

Coloquio Internacional de Educação em Direitos Humanos. 2016. (Encontro).

III ALFAeEJA - Encontro Internacional de Alfabetização e EJA.EJA e os sujeitos em situação de vulnerabilidade e desfiliamento social. 2016. (Encontro).

III ALFAeEJA - Encontro Internacional de Alfabetização e EJA.Tendencias e perspectivas da pesquisa em EJA. 2016. (Encontro).

II Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Encontro).

V Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2015. (Congresso).

V Congresso Internacional de Pedagogia Social. Coordenou o GT: Formação de educadores sociais. 2015. (Congresso).

V Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2015. (Congresso).

ENCONTRO INTERNACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISAS EM PEDAGOGIA SOCIAL.O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO SOCIAL, CURRICULO E FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2014. (Encontro).

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE EDUCADOR SOCIAL E OS IMPACTOS SOBRE A SUA PROFISSIONALIDADE E FORMAÇÃO. 2013. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL. Pedagogia, Movimentos e Redes Sociais. 2012. (Congresso).

IV ENCONTRO DOS COMITÊS DE ÉTICA E PESQUISA EM SERES HUMANOS DA BAHIA. 2012. (Encontro).

XI CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CONLAB. Os educadores sociais e seus discursos sobre a base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé. 2011. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL - III CIPS. OS EDUCADORES E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOCIAL DO PROJETO AXÉ. 2010. (Congresso).

Conferencia internacional de sociologia da educação. Educação, meninos de rua e aredução da maioridade penal. 2008. (Congresso).

II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Os adolescentes marginalziados e o discurso da redução da maioridade penal: implicações socio-educacionais. 2008. (Outra).

III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Por uma formação crítica do educador social de rua. 2007. (Encontro).

I Simpósio Estadual de Representação Social: "Educação, representação Social e Subjetividade" - Universidade do Estado da Bahia. 2007. (Simpósio).

Seminário sobre a Formação do pedagogo "Em busca de uma identidade profissional".As novas diretrizes do curso de pedagogia e a reformulação curricular na UNEB: processos conflitantes. 2007. (Seminário).

X Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador. A (entre)vista em profundidade no contexto da pesquisa em representação social. 2007. (Congresso).

X Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador. Os fundamentos sociofilosóficos da representação social de Serge Moscovici. 2007. (Congresso).

XVIII Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste.Aproximações Epistemológicas para uma práxis Educativa de Rua. 2007. (Encontro).

57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Porgresso da Ciência - Universidade do Estado do Ceará.Licenciatura em Pedagogia na Empresa: Currículo e prática pedagógica. 2005. (Outra).

IV Encontro Científico da Faculdade Metropolitana de Camaçari.Oficina Pedagógica sobre a importancia do resumo critico para os alunos de Pedagogia. 2005. (Encontro).

IV Encontro de educação de Educação da Faculdade Metropolitana de Camaçari.Oficina Pedagógica sobre a resenha crítica-descritiva como mediadora de saberes. 2004. (Encontro).

Seminário Itálo-Brasileiro de Educação Comparada da Universidade do Estado da Bahia.Pedagogia, Formação do(a) Pedagogo(a) e Reformulação Curicular na UNEB: Desvelando nexos de uma experiência conflituosa. 2004. (Seminário).

VII Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica de Salvador.Vozes que Clamam por Educação: As representações sobre trabalho e profissionalziação dos adolescentes em situação de risco social. 2004. (Outra).

55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Porgresso da Ciência - Universidade Federal de Pernambuco.O modelo de Educação Profissional da Fundação da Criança e do Adolescente. 2003. (Outra).

I Forúm Intedisciplinar sobre Trabalho, Política e Sociedade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.Oficina pedagógica "Qualificação: um conceito multidimensional". 2003. (Encontro).

III Encontro de educação da Faculdade Metropolitana de Camaçari.Oficina Pedagógica "A resenha crítica-descritiva como mediadora de saberes. 2003. (Encontro).

Palestra sobre o estágio supervisionado e o curso de pedagogia - Universidade do Estado da Bahia. 2003. (Outra).

Seminário sobre o Estágio Supervisionado na escola/Empresa da Universidade do Estado da Bahia. 2003. (Seminário).

VI Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica de Salvador.O modelo de educação profissional da Fundação da Criança e do Adolescente. 2003. (Seminário).

Seminário "Educação, Trabalho e Coorperação na Escola do MST: O caso da CEPRA - UESB. 2002. (Seminário).

XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - FACED/UFBA. 1999. (Encontro).

I Seminário de Educação em Acupe. 1998. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa e Extensão em Educação da Universidade do Estado da Bahia. 1996. (Seminário).

II Jornada do Curso de Pedagogia da FAEEBA/UNEB "Educação e Diversidade Humana". 1995. (Outra).

Seminário de Pedagogia "Vida na Escola: o exercício de uma utopia" - FAEEBA/UNEB. 1995. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia. 1995. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camila Moreira Alves

PEREIRA, Antonio; BARRETO, D. A. B.; PEREIRA, R. S.. Saberes experienciais e suas contribuições para atuação docente nos anos iniciais do ensino fundamental na EJA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Tandja Andréa Parisse

PEREIRA, Antonio; FERREIRA, M. C. A.; ANDRADE, D.M.M.. A pedagogia de Paulo Freire e a prática dos docentes da EJA no CENEB: uma pesquisa de intervenção pedagógica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Juliana Gonçalves Santos

PEREIRA, Antonio; ONOFRE, E. M. C.; SILVA, V. S.; AQUINO, M. S.; SANTOS, J. Z.. As questões etnicos raciais na educação de jovens e adultos em prisões: um estudo de intervenção pedagógica formativa dos professores da penitenciária de Serrinha - Ba. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Edna Pedro da Silva

PEREIRA, Antonio; ALVES, Érica; SOUZA, S. C.. EJA e educação profissional na Cidade de Caceres: desafios, oportunidades e perspectivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Soraia Sales Baptista da Costa Machado

PEREIRA, Antonio; AQUINO, M. S.; SALES, K. M. B.; ALCOFORADO, J. L. M.; MUTIM, A. L. B.. A construção da cidadania planetária: o circulo de cultura no processo de conscientização dos sujeitos da educação de jovens e adultos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lucia Santos Santos

PEREIRA, Antonio; CONCEICAO, A. P. S.; BARRETO, D. A. B.; ABREU, R. M. A.. Formação continuada e em serviços de professores da educação da EJA: a experiencia do CEEMN. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Soraya Rocha Melo

PEREIRA, Antonio; BARRETO, D. A. B.; PEREIRA, R. S.. Praticas leitoras e as suas contribuições na formação da autonomia e criticidade dos alunos egressos do PROEJA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Rita De Cássia Alves Neiva Almeida

PEREIRA, Antonio; AQUINO, M. S.; NEVES, B.C.; LAFFIN, M. H. L.. Demandas e desafios da docência na Comunidade de Atendimento Socoeducativo de Salvador - CASE/SSA: professores que atuam na escolarização de jovens em privação de liberdade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rodrigo Guedes de Araujo

PEREIRA, Antonio; SANTOS, C. L. N.; FREITAS, G. M. C.. O PRONERA e as lutas sociais na conformação de políticas de EJA no projeto agroextrativista São Francisco - Serra do Ramalho Ba. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Celeste Aparecida Pimentel

PEREIRA, Antonio; COSTA, G. S.; SANTOS, H.S.; LAFFIN, M. H. L.; AQUINO, M. S.. A Lei 10.639/03 e as questões étnico-raciais no currículo do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo - Caetité/BA: um estudo no curso tecnico de secretariado. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Georgeton Pires Correia

PEREIRA, Antonio; HAGE, M. S.; FERREIRA, M. C.; ANDRADE, D.M.M.. Construindo um projeto politico pedagógico dialógico a partir de contribuições freireanas: um estudo de caso participante realizado na cidade de Madre de Deus - Bahia. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação e novas tecnologias GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Junio Batista Custodio

PEREIRA, Antonio; AMORIM, A.; AQUINO, M. S.; FERREIRA, A.. A articulação de uma proposta de formação de professores/as a partir do diálogo com os sujeitos da educação de jovens e adultos no Município de Bom Jesus da Lapa - BA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Pedro Pereira dos Santos

PEREIRA, Antonio; SOUZA, J. R. F.; SOUSA JUNIOR, J.; COUTINHO, C. R.; CARVALHO, S. M. G.; OLIVEIRA, T. C.. Educar para quê? Uma analise gramsciana da prática do educador social com crianças e adolescentes. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Cândida Andrade de Moraes

PEREIRA, Antonio; LEIRO, A. C. R.; PEREIRA FILHO, E. S.; NASCMENTO, C. O. C.; LEITE, D. M. T.; LARANJEIRA, D. H. P.. Educação Social e Politicas Publicas de juventude: experiencias com jovens afordescendentes no Brasil e em Portugal. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cândida Andrade de Moraes

PEREIRA, Antonio; LEITE, Disalda Maria Teixeira; FERREIRA, Vitor Sergio. Política Pública de Juventude: experiências educativas no Brasil e Portugal. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Edna Pedro da Silva

PEREIRA, Antonio; ALVES, Érica; AQUINO, M. S.; SOUZA, S. C.. EJA e a educação profissional em Cáceres-MT: desafios, oportunidades e perspectivas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Graciela Regines de Paula Nascimento Santos

PEREIRA, Antonio; PAIVA, J. S.; PEREIRA, A. L. N.; MORAES, C. A.. Historia oral de mulheres em cooperativa de economia solidária: o processo de empoderamento pela educação social na EJA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Juliana Goncalves dos Santos

PEREIRA, Antonio; AQUINO, M. S.; ONOFRE, E. M. C.; SANTOS, J. Z.; SILVA, V. S.. As questões etnicos-raciais na EJA no espaço da prisão: um estudo de intervenção pedagógica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tandja Andréa Parisse

PEREIRA, Antonio; NUNES, C. P.; FERREIRA, M. C.; ANDRADE, D.M.M.. O cotidiano do fazer: saberes docentes e reflexão à luz de Paulo Freire no CENEB de Feira de Santana. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lílian Gomes da Silva

PEREIRA, Antonio; SA, R.; FARIA, E. M.; MUTIM, A.. concepções de estudantes da EJA sobre a problemática ambiental: um estudo de intervenção pedagógica no colégio estadual polivalente de Castro Alves. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Isabelle Cristine Góes Costa

PEREIRA, Antonio; XIMENES, C. F. L.; MIRANDA, H. S.. saberes históricos e educação de jovens e adultos - consciencia histórica e jovens em situação de vulnerabilidade - da aula oficina no currículo da EJA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Amélia de Souza Araújo

PEREIRA, Antonio; AQUINO, M. S.; VIEIRA FILHO, R.; CASTELLUCI JUNIOR, W.. Ressignificando os saberes docentes do professor da EJA à luz da concepção freireana de educação: um estudo de caso no CENEB em Feira de Santana. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Camila Moreira Alves

PEREIRA, Antonio; BARRETO, D. A. B.. saberes experienciais e suas contribuições para atuação docente nos anos iniciais do ensino fundamental na EJA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Soraya Rocha Melo

PEREIRA, Antonio; BARRETO, D. A. B.; SALES, S. C. F.. As práticas de leituras e as suas contribuições na formação da autonomia e criticidade dos alunos e egressos do PROEJA - IFNMG campus de januária. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Lucia Santos Santos

PEREIRA, Antonio; AQUINO, M. S.; CONCEICAO, A. P. S.; BARRETO, D. A. B.. Formação continuada e em serviço de professores da Educação de Jovens e Adultos: a experiencia do Centro Estadual Magalhaes Neto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rodrigo Guedes de Araujo

PEREIRA, Antonio; SANTOS, C. L. N.; FREITAS, G. M. C.. O CETA e as lutas sociais na conformação de políticas de EJA no projeto Agroextrativista São Francisco - Serra do Ramalho. 2016.

Aluno: Rita De Cássia Alves Neiva Almeida

PEREIRA, Antonio; AQUINO, M. S.; LAFFIN, M. H. L.. Demandas e desafios do trabalho e de formação de professores na escolarização de jovens privados de liberdade na comunidade socioeducativa de Salvador. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Celeste Aparecida Pimentel

PEREIRA, Antonio; LAFFIN, M. H. L.; SANTOS, H.S.; COSTA, G. S.. AS questões étnicos-raciais no curriculo do curso técnico em secretariado do PROEJA no CETEP do setor produtivo - Caetité Ba: a Lei 10.639/2003. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Samanta da Silva Gomes

PEREIRA, Antonio. A relevancia da frequencia/presença no processo de ensino-aprendizagem para a aprovação ou reprovação de estudantes de pedagogia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UNEB.

PEREIRA, Antonio; ALVES, Érica; COSTA, G. S.; DANTAS, T. R.; AMORIM, Antonio. Membro da Seleção de Candidatos para o Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em EJA (MPEJA). 2016. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio; AMORIM, A.; AQUINO, M. S.; ALVES, Érica; DANTAS, T. R.. Membro da Comissão do Processo Seletivo Aluno Regular MPEJA - Mestrado Profissional: Edital 047/2015 Diário do Estado da Bahia. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio; AMORIM, Antonio; COSTA, G. S.; AQUINO, M. S.; DANTAS, T. R.. Membro da Seleção de Candidatos para o Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em EJA (MPEJA). 2015. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio; ATAIUCHI, Sergio Herreira; LOPES, Núbia. Seleção Pública - Magistério Superior- Professor Substituto para a Disciplina Sociologia da Educação/Sociologia e Educação. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio; CONCEICAO, M. A.; MARQUES, P.. Seleção Pública para Professor Substituto na Disciplina Estágio Supervisonado na Empresa - Presidente. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio. Membro da Comissão de Reformulação e Adaptação Curricular dos Cursos de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio; AMORIM, A.; ALVES, Érica; DANTAS, T. R.; AQUINO, M. S.. Membro da Comissão de Seleção de Alunos Regulares do MPEJA. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio; DANTAS, T. R.; LAFFIN, M. H. L.; ALVES, Érica. Membro da Comissão científica do III ALFAeEJA. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio; PAULA, E. M. A. T.; CALIMAN, G.. Membro da Comissão Científica do V Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2015. Universidade Federal do Espírito Santo.

PEREIRA, Antonio; ALVES, Érica; AMORIM, Antonio. Membro da Comissão de Eleição do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em EJA - Mestrado Profissional. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio; KLEIN, A. M.; FREITAS, K.; DANTAS, T. R.. Membro da Comissão Científica do II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS PEREIRA, Antonio. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL E SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2012. Universidade de São Paulo.

PEREIRA, Antonio. Presidente da Comissão Científica do IX Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Pedagogia. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio; Aragao, José W.; Nunes, Claudio.. Presidente da Banca de Avaliação de Promoção Funcional de Professor Assistente p/ Adjunto da Professora Graça Costa. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio. Membro da Comissão Organizadora do seminário "Estágio Supervisionado: Revendo Postura e Ressignificando Conceitos" Dra. Selma Pimenta. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio. Membro da Comissão de Estágio Supervisionado Escola/Empresa. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

PEREIRA, Antonio. Monitor de Pesquisa no Projeto de Aceleração da Aprendizagem - SME/UNEB. 1997. Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Celma Borges Gomes

MARQUES, MARIA ORNÉLIA DA S.; ALMEIDA, F.;GOMES, Celma Borges; SOARES, S.. OS EDUCADORES E A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOCIAL DE RUA DO PROJETO AXÉ: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM BUSCA DE SENTIDOS. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Educação Curso de Mestrado e Dou) - Universidade Federal da Bahia.

Fernanda Maria Brito Gonçalves Almeida

Pereira, Antônio; MARQUES, M. O.;ALMEIDA, F. M. B. G.. Os educadores e a epistemologia da educação de rua do Projeto Axé: representações sociais em busca de sentidos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo Calgaro de Carvalho

CARVALHO, Paulo Calgaro de. A responsabilidade civil das instituições finaceiras nos financiamentos que causam danos ambientais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Sandra Regina Soares

Marques, Maria Ornélia da Silveira;SOARES, Sandra Regina; GRACIANE, M. S.; ALMEIDA, F. G.; GOMES, C. B.. Os educadores e suas representações sociais da base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nitevaldo Eloi dos Santos

O ensino de história numa perspectiva freireana para estudantes de EJA - Tempo de Aprender dois; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Alcimar Santos

Formação de professores de EJA no sistema prisional baiano: Um estudo na penitenciária Lemos Brito; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

André de Oliveira Silva Ferreira

Formação continuada de professores de EJA no Municipio de Vera Cruz-Ba: Uma proposta de intervenção interdisciplinar; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Graciela Regines de Paula Nascimento Santos

A Economia Solidária como instrumento articulador da Educação de Jovens e Adultos -EJA: uma perspectiva emancipatória; ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Hildebrando Pereira Santos Filho

A importância da educação de jovens e adultos no contexto do trabalhador de limpeza urbana da cidade de salvador; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Juliana Goncalves dos Santos

Pesquisa-Formação de professores da EJA do sistema prisional baiano: a inclusão do ensino da história e cultura afro-brasileira; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Maria Candeias Conceição Santos

Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional baiano: um estudo de caso na escola penitenciaria Prof; George Francisco Menezes; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Tandja Andréia Parisse

Identidade, saberes e práticas docentes da EJA: caminhos na construção da consciência social do educando; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Lílian Gomes da Silva

Concepções e práticas de EJA no Colégio Castro Alves-BA; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Celeste Aparecida Pimentel

O trabalho pedagógico no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão produtivo no curso do PROEJA; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Lucia Santos Santos

politicas públicas e formação continuada de professores; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Juliana Goncalves dos Santos

As questões étinicos raciais na educação de jovens e adultos em prisões: um estudo de intervenção pedagógica formativa dos professores da penitenciária de serrinha-Ba; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Antonio Pereira;

Ana Amélia de Souza Araújo

pratica pedagógica e conscientizaçãpo entre os professores da EJA do CENEB - Feira de Santana, Bahia; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Antonio Pereira;

Dejiária Santiago de Jesus

Educação antirracial no contexto da EJA: uma analise da mostra criativa Salvador de arte, educação e culltura negra; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Antonio Pereira;

Celeste Aparecida Pimentel

A Lei 10; 639/03 e as questões étnico-raciais no currículo do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo - Caetité/BA: um estudo no curso tecnico de secretariado; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Antonio Pereira;

Fernanda da Silva Santos

a formação do/a pedagogo/a para atuar em espaços não- formal de educação: um estudo a partir da analise do currículo do curso da UNEB/DEDC I; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

Maria Auxiliadora dos Anjos da Silva

O significado da escola para os alunos da Educação de Jovens e Adultos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

MARILENE JESUS NASCIMENTO

Os professores e os conteúdos curriculares da educação de jovens e adultos do primeiro ciclo em duas escolas municipais de Salvador; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

Joelia da Silva Lisboa

A alfabetização de adultos na Bahia a partir do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA/BA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

Isabel Cristina Rocha Santos

A educação e as mulheres idosas em situação de acolhimento: o caso do abrigo Dom Pedro II; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

Roqueline Santos de Sena

A Lei 10; 639/2003 no contexto da EJA: o trabalho educativo com a temática étnico-racial realizada por professores em São Sebastião do Passé - Ba; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

Maria Aparecida Ramos

O conceito de autonomia em Paulo Freire; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

Magali Bandeira

A educação de jovens e adultos em prisões: o caso do Conjunto Penal de Valença; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

SILVA, Siméia de Andrade; BASTOS, Glacia Maria Conceição

Movimento social estudantil e a história das ações estudantis na UNEB/Campus XV: Como pensam os estudantes de pedagogia sobre essas ações?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

CRUZ, Manuela; SOUSA, Regiane

); Pedagogia social: conceito, práticas e sujeitos; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - UNEB; Orientador: Antonio Pereira;

JESUS, Lorena; SANTOS, Samuel

; A profissionalidade do educador social no âmbito da pedagogia social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - UNEB; Orientador: Antonio Pereira;

MIRANDA, Alessandra Rosário

; A prática pedagógica dos Alcoolicos Anônimos (AA) na Cidade de valença, Bahia; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

JESUS, Sonia Santos de

; A concepção de aprendizagem da Escola Dominical das Igrejas Assembléias de Deus na Cidade de Valença, Ba; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

REIS, Fabrícia K

de Santana; A História Oral e a Educação de Jovens e Adultos: Uma reflexão a partir da trajetória escolar dos alunos/trabalhadores; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

FIGUEIREDO, Tauar Sampaio de

O Significado da Ética para os Alunos do Ensino Médio no Colégio Estadual da Valença, Ba; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

BARRETO, Egnaldo Alves

"Que Chatice": As Representações sociais sobre o PDE dos Professores das Escolas Públicas no Distrito de Serra Grande/valença; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

SANTOS, Silvana Andrade dos

A Presença da Afetividade nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma questão de percepção; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanderlei Souza

A responsabilidade civil das instituições financeiras nos financiamentos que causam danos ambientais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Vanderlei Souza;

Maria Ornélia da Silveira Marques

Pedagogia de rua: o resgate da pedagogia de Paulo Freire; Início: 2005; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Maria Ornélia da Silveira Marques

Os Educadores e Suas Representações Sociais da Base Epistemológica da Pedagogia Social do Projeto Axé; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Ornélia da Silveira Marques;

Alexandre Bernardino Costa

A Súmula Vinculante como Intrumento de Racionalização do Sistema Judicial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Expecialização em Dir; Público e Controle Externo) - Universidade de Brasília; Orientador: Alexandre Bernardino Costa;

Antonio Wilson dos Santos

RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PROGRAMA AMIGOS DO BEM NA AGROVILA NA CIDADE DE MAURITI; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Centro Universitário Dr; Leão Sampaio; Orientador: Antonio Wilson dos Santos;

Sandra Regina Soares

Os educadores e suas representações sociais da base epistemológica da Pedagogia Social do Projeto Axé; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Sandra Regina Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, Antonio . OS SUJEITOS DA EJA E DA EDUCAÇÃO SOCIAL: AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 15, p. 273-294, 2019.

  • PEREIRA, Antonio . O educador social e suas competências de atuação profissional: um trabalhador da Educação pela LDBEN n.º 9.394/96?. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 11, p. 311-332, 2019.

  • PEREIRA, Antonio . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO: O QUE DIZEM OS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES?. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 11, p. 245-252, 2018.

  • PEREIRA, Antonio . A Educação em Prisões e a formação dos profissionais do sistema prisional: uma análise a partir dos Planos Estaduais de Educação em Prisões. CONTEMPORÂNEOS: REVISTA DE ARTES E HUMANIDADES (ONLINE) , v. 1, p. 21-48, 2018.

  • PEREIRA, Antonio . AVALIA??O E REFORMULA??O DE CURR?CULO: RELA??ES QUE SE (DES)ENCONTRAM NA PR?TICA. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 15, p. 293-324, 2017.

  • PEREIRA, Antonio . A formação inicial de Educadores Sociais no contexto dos cursos tecnológicos e de Pedagogia: primeiras aproximações de um debate. ENSINO & PESQUISA , v. 15, p. 46-71, 2017.

  • PEREIRA, Antonio . A profissionalidade do educador social frente a regulamentação profissional da educação social: as disputas em torno do projeto de Lei 5346/2009. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação , v. 11, p. 1294-1317, 2016.

  • PEREIRA, Antonio . FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: PROFISSIONALZIAÇÃO TÉCNICA, PARA QUÊ?. revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos , v. 3, p. 82-110, 2015.

  • PEREIRA, Antonio . O CURSO DE PEDAGOGIA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES: ANÁLISE CRÍTICA DE UM CURRÍCULO ESCRITO. Revista Espaço do Currículo (Online) , v. 7, p. 297-313, 2014.

  • PEREIRA, Antonio . CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NA PEDAGOGIA SOCIAL: RELATO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO. Revista Profissão Docente , v. 13, p. 9-35, 2013.

  • PEREIRA, Antonio . A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E A EDUCAÇÃO SOCIAL NA ORDEM DO DIA: ENTRE CONFLITOS E POSSIBILIDADES. Revista Metáfora Educacional , v. 2, p. 129-148, 2013.

  • PEREIRA, Antonio . A PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL E A FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A: REFLEXÕES CONCEITUAIS E EPISTEMOLÓGICAS. Atos de Pesquisa em Educação (FURB) , v. 7, p. 963-984, 2012.

  • PEREIRA, Antonio . Educação-Pedagogia no Carcere no contexto da Pedagogia Social: definições conceituais e epistemológicas. Revista de Educação Popular (Impresso) , v. 10, p. 38-55, 2011.

  • PEREIRA, A. ; SANTOS PEREIRA, Antonio . A educação no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR): a contribuição do Projeto Axé na legitimação da pedagogia social de rua. Educação em Revista (UNESP. Marília) , v. 12, p. 125-144, 2011.

  • PEREIRA, Antonio ; SANTOS PEREIRA, Antonio . A epistemologia da educação social de rua do Projeto Axé: um estudo de análise documental. Revista Educação em Questão (Online) , v. 39, p. 188-220, 2010.

  • PEREIRA, Antonio . Currículo e formação do(a) pedagogo(a) frente às novas diretrizes do curso de pedagogia: relato de uma experiência de reformulação curricular. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 6, p. 1-23, 2010.

  • PEREIRA, Antonio . A educação social de rua é uma práxis educativa?. Revista de Ciências da Educação (Aparecida) , v. 2, p. 481-500, 2009.

  • PEREIRA, Antonio . Pode existir inclusão social de pessoas deficientes no mundo do trabalho e da educação capitalista?. Revista Educação Especial (UFSM) , v. 2, p. 189-200, 2008.

  • PEREIRA, Antonio . Representação social da pedagogia na e da empresa sob a ótica de estudantes e pedagogos organizacionais. Educação Profissional (Brasília. Online) , v. 3, p. 95-108, 2008.

  • PEREIRA, Antonio . Pedagogia, Formação do(a) Pedagogo(a) e a reformulação Curricular na UNEB: desvelando nexos de uma esxperiência conflituosa. Revista FAEEBA , v. 15, p. 203-226, 2006.

  • PEREIRA, Antonio . As Representações dos Meninos e Meninas em Situação de Risco Social sobre Trabalho e Educação. Tempo (London) , Camaçari, v. 02, p. 43-58, 2003.

  • PEREIRA, Antonio . Um Olhar Panorâmico sobre a centralidade (ou não?)do Trabalho e da Qualificação na Sociedade Capitalista Contemporânea. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 16, p. 14-35, 2002.

  • PEREIRA, Antonio . A Educação Profissional dos Adolescentes em Situação de risco social: Uma retrospectiva histórica do ensino de ofícios manufatureiros. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 14, p. 88-103, 2001.

  • PEREIRA, Antonio . Pesquisa Qualitativa: O Estudo de Caso nos Cursos de Educação. Revista UNISABER, Lauro de Freitas, v. 01, p. 23-33, 2000.

  • PEREIRA, Antonio . A Educação do Trabalhador na Contemporaneidade: Uma revisão dos Aspectos teóricos e históricos da (re)estruturação produtiva e da qualificação do trabalhador. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 12, p. 51-75, 1999.

  • PEREIRA, Antonio . Trabalho, educação e pedagogia na empresa:reflexões formativas para o(a) pedagogo(a) organizacional. Rio de Janeiro: CBJE, 2006. 148p .

  • PIMENTEL, Celeste ; SANTOS, L.S. ; PEREIRA, Antonio . O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR: QUEM EDUCA O EDUCADOR DA EJA?. In: ANTONIO AMORIM, MARIA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA, ALFREDO EURICO DA MATTA, JOCENILDES ZACARIAS SANTOS, FRANCISCA DE PAULA SANTOS DA SILVA. (Org.). EDUCAÇÃO, TRABALHO E TECNOLOGIA: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A FORMAÇÃO E EXPEREINCIA PEDAGÓGICA DA ESCOLA DA EJA. 1ed.SALVADOR: EDUFBA, 2019, v. 1, p. 07-241.

  • PEREIRA, Antonio . Afinal, quais os reflexos da contradição capital e trabalho na atividade de trabalho e formação do educador social?. In: Verônica Regina Muller. (Org.). Pedagogia Social: reflexões sobre as práticas educativas no Brasil, Uruguai e Argentina. 1ed.Curitiba: APPRIS Editora, 2017, v. 2, p. 85-110.

  • Rodrigo Costa da Silva ; PEREIRA, Antonio ; CONCEICAO, A. P. S. . O FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA BAHIA E SUA PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE 2014-2024). In: ntonio Amorim, Tânia Regina Dantas, Maria Sacramento Aquino. (Org.). Educação de jovens e adultos: políticas públicas, formação de professores, gestão e diversidade multicultural. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2017, v. 1, p. 09-305.

  • PEREIRA, Antonio . A educação em prisões como um direito humano: uma educação social que se concretiza a partir da EJA. In: Aida Monteiro Silva; Graça Santos Costa; Isabel Oliveira Lima. (Org.). Diálogos sobre educação em direitos humanos e a formação de jovens e adultos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 7-230.

  • PEREIRA, Antonio . A profissão de educador social: regulamentação, profissionalidade e formação. In: VAZ, Cláudia; AMORIM, Ivonete; SCHINDLER JUNIOR, Adelmo. (Org.). Olhares multirreferenciais em educação. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 1-198.

  • PEREIRA, Antonio ; SANTOS, V. ; SILVA, N. . A gestão do projeto político-pedagógico em EJA: algumas reflexões. In: Antonio Amorim; Érica Alves; Maria Conceição Ferreira. (Org.). Gestão escolar, política pública e projeto político-pedagógico em EJA. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2015, v. 1, p. 1-200.

  • PEREIRA, Antonio ; AMORIM, Ivonete ; NOVA, Carla . A (entre)vista em profundidade no contexto da pesquisa em representação social. In: Maria de Lourdes Ornellas, Olivia Matos. (Org.). Educação, tecnologias e representações sociais. Salvador: Quarteto, 2007, v. , p. 01-02.

  • PEREIRA, Antonio . Reflexões em torno da Filosofia e(da) Educação. Revista Fuxico, Feira de Santana, p. 3 - 4.

  • PEREIRA, Antonio . Os novos sujeitos da EJA e da Educação Social: as pessoas em situação de vulnerabilidade social. In: EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação, 2015, paraná. XII EDUCERE. Curitiba: PUC-PR, 2015. v. 1. p. 31961-31977.

  • PEREIRA, Antonio . Formação de Educadores sociais: Profissionalização em curso superior técnológico ou em pedagogia? heis a questão. In: Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2015, Salvador. II ALFAeEJA. Salvador: EDUNEB, 2015. v. 2. p. 1-16.

  • PEREIRA, Antonio . Representações sociais da educação social de rua: uma prática ancorada em uma epistemologia em construção. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE/II Seminário Internacional de Representações Sociais/IV Seminário Internacional de sobre Profissionalização Docente, 2013, Curitiba. XI EDUCERE. Curitiba: PUC - PR, 2013. v. 1. p. 16669-16685.

  • PEREIRA, Antonio . Curriculo e formação de educadores sociais na pedagogia social: relato de uma pesquisa-formação. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE/II Seminário Internacional de Representações Sociais/IV Seminário Internacional de sobre Profissionalização Docente, 2013, Curitiba. XI EDUCERE. Curitiba: PUC-PR, 2013. v. 1. p. 9266-9283.

  • PEREIRA, Antonio . Os educadores sociais e seus discursos sobre a base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé. In: XI Conferencia Internacional Luso Brasileiro de Ciencias Sociais, 2011, Salvador. XI CONLAB, 2011. v. 11. p. 1-19.

  • PEREIRA, Antonio . Os educadores e suas representações sociais da base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé. In: III Conferencia Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo. III CIPS. São Paulo: USP, 2010. v. 1. p. 1-16.

  • PEREIRA, Antonio . A educação de adolescentes em situação de riscos social no contexto da pedagogia social e educação de adultos. In: I Congresso Internacional da Catedra EJA - UNESCO, 2010, João Pessoa. I Congresso Internacional EJA/UNESCO. João pessoa: UNESCO, 2010. v. 01. p. 1-10.

  • PEREIRA, Antonio . A epistemologia da educação social de rua: análise da produção documental entre 1990-2005. In: 19º Encontro de Pesquisa em Educação Norte/Nordeste - 19º EPENN, 2009, João Pessoa-Paraiba. 19º EPENN - Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009. v. 1. p. 1-14.

  • PEREIRA, Antonio . Educação, meninos/as de rua e a redução da maioridade penal no Jornal Correio da Bahia: representações sociais em busca de sentidos. In: Conferencia Internacional de sociologia da educação: educação, globalização e cidadania, 2008, Paraiba. Educação, globalziação e cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação. Paraiba: UFPB, 2008. v. 1. p. 19-22.

  • PEREIRA, Antonio . Os adolescentes marginalziados e o discurso da redução da maioridade penal: implicações socio-educacionais. In: II Colóquio Internacional de educação e contemporaneidade, 2008, São Cristovão. II Coloquio Internacional de ducação e contemporaneidade. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe, 2008. v. 1. p. 41-52.

  • PEREIRA, Antonio . A inclusão de pessoas deficientes no mundo do trabalho:verdade ou ilusão?. In: XI Semana de Mobilização Científica da UCSAL, 2008, Salvador. XI SEMOC. Salvador: UCSAL, 2008. v. 11. p. 56-61.

  • PEREIRA, Antonio . Representação social da Pedagogia organizacional. In: XI Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador, 2008, Salvador. XISEMOC. Salvador: UCSAL, 2008. v. 1. p. 32-40.

  • PEREIRA, Antonio . Aproximações Epistemológicas para uma Práxis Educativa de Rua. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceio. Encontro de pesquisa educacional norte-nordeste, 2007.

  • PEREIRA, Antonio . As Novas Diretrizes do Curso de Pedagogia e a reformulação/Adaptação Currcular na UNEB: Processos Conflitantes. In: I Seminário sobre a Formação do Pedagogo: Em busca da identidade profissional, 2007, Salvador. I Seminário sobre a formação do pedagogo: em busca da identidade profissional, 2007.

  • PEREIRA, Antonio . Por uma formação crítica do educador social de rua. In: III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2007, Salvador. III EBEM. Salvador: III EBEM, 2007. v. 01. p. 13-23.

  • PEREIRA, Antonio . Os fundamentos sociofilosóficos da representação social de Serge Moscovici. In: X Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador, 2007, Salvador. XSEMOC. Salvador: XSEMOC, 2007. v. 10. p. 18-30.

  • PEREIRA, Antonio ; AMORIM, Ivonete ; NOVA, Carla . A (entre)vista em profundidade no contexto da pesquisa em representação social. In: X Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador, 2007, Salvador. XSEMOC. Salvador: XSEMOC, 2007. v. X. p. 14-24.

  • PEREIRA, Antonio . História Oral de Egressos e a Função Social de Instituições de Atendimento a Criança e ao Adolescente em Situação de Rua. In: VII Semana de Mobilização Científica da Universidade católica do Salvador, 2004, Salvador. VII SEMOC. Salvador: Universidade Católica do Salvador, 2004. v. 06. p. 01-10.

  • PEREIRA, Antonio . Pedagógia, Formação do Pedagogo(a) e Reformulação Currícular na UNEB: Desvelando nexos de uma esperiência conflituosa. In: Seminário Itálo-brasileiro de Educação Comparada, 2004, Salvador. Seminário Itálo-brasileiro de Educação Comparada. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2004. v. 01. p. 20-50.

  • PEREIRA, Antonio . O Modelo de Educação Profissional da FUNDAC no Programa de Atendimento a Meninos e Meninas em Situação de Rua. In: SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2003, Recife. SBPC. Recife: SBPC, 2003. v. 01. p. 43-43.

  • PEREIRA, Antonio . Vozes que Clamam por Educação: As representações sobre trabalho e profissionalziação dos adolescentes em situação de risco social. In: VI Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica dop Salvador, 2003, Salvador. VI SEMOC. Salvador: Universidade Católica do Salvador, 2003. v. 06. p. 30-40.

  • PIMENTEL, Celeste ; SANTOS, L.S. ; PEREIRA, Antonio . A Lei 10.639/2003 e os movimentos sociais: contribuição para pensar politicas públicas de afirmação de identidade negra. In: II Forum Baiano de Educação em Direitos Humanos, 2015, Salvador. II FORUM BAIANO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Salvador: EDUNEB, 2015. v. 1. p. 1-5.

  • PEREIRA, Antonio . Formação de Educadores Sociais: profissionalziação técnica, para quê. In: V Congresso Internacional de pedagogia Social, 2015, Vitória. V CIPS. Vitória: Editora Universitária da UFES, 2015. v. 1. p. 1-211.

  • PEREIRA, Antonio . LIcenciatura em Pedagogia na Empresa: curriculo e prática pedagógica. In: 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 2005, Fortaleza. CDROM. Forteleza: Editora da Universidade do Estado do ceará, 2005. v. 57. p. 30-35.

  • PEREIRA, Antonio . A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE EDUCADOR SOCIAL E OS IMPACTOS SOBRE A SUA PROFISSIONALIDADE E FORMAÇÃO. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 2013, SALVADOR. A SOCIOLOGIA COMO ARTESANATO INTELECTUAL, 2013. v. 01. p. 161-161.

  • PEREIRA, Antonio . O modelo de educação profissional da FUNDAC no Programa de Atendimento de meninos de rua. In: XI Congresso Brasileira de Sociologia - UNICAMP, 2003, Campinas- São Paulo. XI SBSOCIOLOGIA. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. p. 1-1.

  • PEREIRA, Antonio . Formação de Educadores Sociais: profissionalziação técnica, para quê?. Revista Brasiliera de Educação de Jovens e Adultos - RBEJA , 2015.

  • PEREIRA, Antonio . Pesquisa de intervenção no contexto dos mestrados profissionais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Antonio . A experiencia do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Antonio . Reflexões sobre o Mestrado Profisisonal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Antonio ; SANTOS, J. G. . Formação de professores no ensino prisional baiano: a inclusão do ensino de história e cultura afrobrasileira na penitenciária de Serrinha, Bahia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . Formação de educadores sociais: profissionalização técnica, para quê?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . Formação de educadores sociais: profissionalização em curso superior tecnológico ou em pedagogia? heis a questão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL, Celeste ; PEREIRA, Antonio ; Laffin, M.H.L.F . As contribuições freireanas para uma analise da Lei 10.639/03. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . Curriculo e formação de educadores sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Antonio . A epistemologia do educador social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Antonio . A formação de educador social e a educação integral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Antonio . A pedagogia social e a regulamentação da profissão de educador social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Antonio . A regulamentação da profissão de educador social e os impactos sobre a sua profissionalidade e formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . Pedagogia Social e sua importancia na formação do pedagogo e da pedagoga. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Antonio . Roda de Diálogo sobre a Pedagogia Social e a Formação de Educadores Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, Antonio . Os educadores sociais e seus discursos sobre a base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . Os educadores e suas representações sociais da base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . OS EDUCADORES E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOCIAL DO PROJETO AXÉ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . A epistemologia da educação social de rua: análise da produção documental entre 1990-2005. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . educação, meninos de rua e a redução da maioridade penal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . A inclusão de pessoas deficientes no mundo do trabalho: verdade ou ilusão?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . Representação Social da Pedagogia Organzaicional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . O mundo do trabalho e da educação: algumas questões da contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, Antonio . Os adolescentes marginalziados e o discurso da redução da maioridade penal: implicações sócio-educacionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . Os adolescentes marginalizados e o discurso da redução da maioridade penal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . A licenciatura em pedagogia na empresa: curriculo e prática pedagógica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, Antonio . o Modelo de Educação Profissional da FUNDAC no Programa de Atendimento a meninos de rua. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, Antonio . parecerista ad hoc da Revista on-line Debates em Educação [RDE] do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL),. 2019.

PEREIRA, Antonio . Parecer de Revalidação de Diploma de Doutorado da Faculdade de Educação, USP.. 2016.

PEREIRA, Antonio . Parecer de produção cientifica de pesquisadores inscritos no II ALFAeEJA - GT sujeitos da EJA: identidade e diversidade. 2016.

PEREIRA, Antonio . Parecer técnico do texto de qualificação de mestrado de Soraia Melo. 2016.

PEREIRA, Antonio . Parecer de produção cientifica de pesquisadores inscritos no II ALFAeEJA - GT sujeitos da EJA: identidade e diversidade. 2015.

PEREIRA, Antonio . O/A educador/a social é um profissional de nível tecnico ou superior?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PEREIRA, Antonio ; EVANGELISTA, F. ; MARTINS, M. . Formação de educadores sociais: profissionalização técnica, para quê?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PEREIRA, Antonio ; GRACIANI, M. S. ; STEFANIA, M. M. . A educação social de rua esta em crise? se está, o que fazer?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PEREIRA, Antonio ; JULIAO, E. F. ; FERREIRA, F. F. ; MELLO, M. A. . Mediador do debate: EJA, Direitos Humanos e Sujeitos em Privação de Liberdade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PEREIRA, Antonio ; DANTAS, T. R. . WEBSITE do II Encontro de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2015; Tema: ALFAeEJA. (Site).

PEREIRA, Antonio . A produção do conhecimento em educação de pessoas em situação de vulnerabilidade social: uma analise no esquema paradigmático da produção baiana entre 1990 a 2010.. 2015. (Pesquisa).

PEREIRA, Antonio . A formação de educadores sociais na pedagogia social. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, Antonio ; PEREIRA, Antonio . Formação de educadores sócio-comunitário com ênfase na Pedagogia Social de Rua e Pedagogia Social Comunitária. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, Antonio ; PEREIRA, Antonio . Organização do Trabalho Pedagogico. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

PEREIRA, Antonio . Seminário Temático Rede UNEB 2000: "Violência e Educação". 2007 (Seminário Temático da Rede UNEB 2000) .

PEREIRA, Antonio . Palestra: "Competências para Educar" - Secretaria de Educação do Estado da Bahia/DIREC 5. 2005 (Palestra) .

PEREIRA, Antonio . Seminário Temático Rede UNEB 2000: "Metodologia do Trabalho Científico". 2005 (Seminário Temático da Rede UNEB 2000) .

PEREIRA, Antonio . Palestra: "Atuação do Pedagogo na Empresa" - Universidade Federal da Bahia. 2005 (Palestra) .

PEREIRA, Antonio . Seminário Temático Rede Uneb 2000: "Elaboração e Planejamento de Monografia". 2005 (Seminário Temático da Rede UNEB 2000) .

PEREIRA, Antonio . Seminário Rede UNEB 2000: "Sociedade, Educação, Infância e Adolescencia no Brasil". 2004 (Seminário Temático da Rede UNEB 2000) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EJA (MPEJA)/UNEB: ANALISES DE DISSERTAÇÕES, REPRESENTAÇÕES E DISCIPLINAS CURRICULARES, Descrição: É uma pesquisa que objetiva investigar a construção da pesquisa de intervenção em educação no Mestrado profissional em EJA (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia, partindo de uma analise da produção das diossertações de 2013 a 2019, bem como das disciplinas que inserem o aluno nesse tipo de pesquisa, incluindo ainda as representações de discentes e docentes sobre o processo desse pesquisar. A questão de investigação é: Como vem se constituindo a pesquisa de intervenção em educação no MPEJA? O que pensam discentes e docentes sobre essa pesquisa e o seu fazer? Que contribuições as disciplinas de metodologia da pesquisa trazem para os discentes se inserirem nessa pesquisa? Os instrumentos de recolha de dados serão questionário aberto e entrevistas, bem como analise de conteúdo das dissertações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (7) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3

  • 2016 - 2017

    A EJA no sistema prisional brasileiro: uma analise dos Planos Estaduais de Educação em Prisões, Descrição: Esta pesquisa teve por objetivo compreender a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema prisional brasileiro a partir da analise dos PEEPs - Planos Estaduais de Educação em Prisões, explicitando os seus princípios educativos, as concepções pedagógicas, de escolarização, alfabetização e profissionalização, as ações e metas intencionadas e o modelo de gestão. Discute-se a Educação em Prisões como um direito à educação da pessoa presa, concretizado pela modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional. Descreve o processo da pesquisa a partir da analise de conteúdo de 14 PEEPs, numa amostragem de mais de 50% do total da população constituída pelos Estados do Brasil, sorteados a partir das 05 regiões brasileiras, sendo 02 naquelas que eram compostas por menos de quatro Estados, como a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste; 04 nas regiões acima de quatro Estados: Norte e Nordeste. Os PEEPs são do período de 2012 a 2014 ou 2012 a 2015, com exceção apenas do Plano de Alagoas ? único atualizado para o período de 2015 a 2017.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Outra., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2015 - 2017

    A produção do conhecimento em contextos de educação social Bahia: uma analise paradigmática das dissertações e teses (1990-2015), Descrição: É UMA PESQUISA QUE OBJETIVA ANALISAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO SOCIAL NA BAHIA, ENTRE OS ANOS DE 1990 A 2010, PORTANTO, PERFAZENDO UM PERÍODO DE 20 ANOS. AS QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO SÃO: QUAL É E COMO TEM SIDO A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO SOCIAL PRODUZIDO NA BAHIA? QUAIS SÃO OS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO SOCIAL MAIS INVESTIGADOS? QUE TEORIAS E METODOLOGIAS SÃO MAIS RECORRENTES? QUAIS SÃO E COMO SÃO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS VÁRIOS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO SOCIAL APRESENTADAS NESSAS PESQUISAS? QUEM E COMO SÃO OS SUJEITOS DESSAS PRÁTICAS EDUCATIVAS? A METODOLOGIA É QUALITATIVA, DE ANALISE DOCUMENTAL, DEPURADA PELA ANALISE DE CONTEÚDO EM BARDIN... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Avaliação curricular do curso de pedagogia da UNEB: um estudo de caso do currículo implementado no Departamento de Educação - Campus XV, Descrição: Este projeto de pesquisa pretende avaliar o currículo do curso de pedagogia do Campus XV nos aspectos didáticos e epistemológicos de maneira a desvelar acertos, erros, contradições no processo formativo dos futuros pedagogos/as. A importância desse projeto esta na possibilidade de pela primeira vez avaliar o curriculo nesse departamento, já que desde 2006 a UNEB implantou um novo currículo devido às exigências do Ministério da Educação e das novas Diretrizes de Pedagogia; portanto se faz necessário fazer uma avaliação curricular desse curso, já que coexiste funcionando três matrizes curriculares diferentes. Uma das questões de pesqusa é:Qua é a concepção didático, epistemológico, formativo e ideológico do currículo do curso de pedagogia da UNEB e como essa concepção curricular está sendo implantada e legitimada no Departamento de Educação do Campus XV? A partir desta questão vamos utilizar os procedimentos da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso para avaliar esse currículo, utilizando vários instrumentos e dispositivos de pesquisa, como por exemplo, a entrevista, o questionário, diários, etc... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Formação de educadores sócio-comunitários na pedagogia social: um estudo de pesquisa-formação em curso de extensão universitária, Descrição: Este estudo pretende pesquisar a formação do educador social a partir do curso de extensão universitária: ?Formação de educadores sócio-comunitários na pedagogia social. A pesquisa acontecerá no processo formativo dos educadores sociais, com o objetivo de não apenas avaliar o curso em seus aspectos teóricos e metodológicos, sobretudo compreender como os sujeitos do processo de formação percebem essa formação, sua pratica educativa, sua profissão e, ao mesmo tempo, os elementos epistemológicos e práticos do curso. Nesse sentido, a pesquisa-formação objetiva a reflexão do processo formativo de professores e educadores da educação formal como da educação não-formal, utiliza procedimentos diversos cabendo ao pesquisador-formador escolher ou hibridar diversas técnicas como a entrevista, o questionário, o formulário e principalmente formular um dispositivo que lhes permita a avaliação do processo. Neste estudo, o dispositivo que será aplicado é a carta-pedagógica e questionário-processual em que toda aula os alunos respondem um questionário e elaborará uma carta narrando sobre a aula como ocorreu, o que ocorreu, por que ocorreu, bem como as dúvidas e sugestões. No dia seguinte a carta é redistribuída entre os alunos e estes fazem novos comentário a partir do que esta escrito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Os educadores e suas representações sociais da base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé, Descrição: Busca-se investigar a educação social de rua do Projeto Axé a partir das representações sociais dos educadores dessa Instituição, como forma de saber o conteudo epistemológico, cognitivamente, construidos pelos educadores. A hipotese defendida pe que existe um distanciamento entre a epistemologia anunciada no projeto político-pedagógico da Instituição e aquela encontrada na cognição dos educadores sociais o que justificaria uma certa dificuldade de implementação dessa educação nos espaços da rua. Para afirmação ou refutação dessa hipótese será utilizado a Teoria e metodologia das Representações Sociais na concepção de Serge Moscovici.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Repesentação Social de estudantes e pedagogos organizacionais sobre a Pedagogia na Empresa, Descrição: Uma pesquisa que objetiva levantar as representações de estudantes do curso de Pedagogia na Escola/Empresa e de pedagogos organizacionais que trabalham no Polo Petroquímico de camaçari para saber suas representações da Pedagogia na Empresa. A teoria de base e a Representação Social de Moscovici por se tratar de uma teoria que advoga que os grupos constroem represnetações em torno de um objeto desde que dela faça uso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Licenciatura em pedagogia na Empresa: Um estudo avaliativo do curriculo e da prática pedagógica, Descrição: Investigação avaliativa do curso de Pedagogia: habilitação Escola/Empresa do Departamento de Educação, da Universidade do Estado da Bahia. O objetivo dessa pesquisa é descrever e analisar o curriculo e as práticas pedagógicas desse curso de maneira desvelar suas contradições, principalmente em torno da habilitação Empresa, pois este campo formativo parece ser o mais delicado, pois a queixa dos alunos de modo geral é que é um curso que não está direcionado a compreensão do mundo do trabalho e empresarial. para tal investigação pretende-se utilizar a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e a análise será pela tecnica de Bardin, a chamada análise de conteudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador.

  • 2000 - 2002

    O modelo de educação profissional da FUNDAC no "Programa de Atendimento a Meninos e Meninas em situação de rua", Descrição: Essa pesquisa pretende descrever o processo de formação profissional da FUNDAC de maneira a saber que concepção formativa permeia essa educação e se a mesma está direcionada para que mundo do trabalho. A metodologia que se pretende utilizar e a qualitativa do tipo estudo de caso e a análise dos dados será pela análise de conteudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - Atual

    Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, Descrição: Busca-se com essa pesquisa identificar os pressupostos e autores que mais são referenciados na educação de jovens e adultos, compreendendo tais postulados a partir de um grossaria em EJA que subsidie as novas pesquisas e práticas pedagógicas em EJA no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antonio Pereira - Coordenador / Maria Hermínia Lage Laffin - Integrante / Tânia Regina Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Paraninfo da turma de Pedagogia - 2012.1, Universidade do Estado da Bahia.

2007

Homenageado da turma de Pedagogia 2007.2, Universidade do Estado da Bahia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação I - DEDC I. , Estrada das Barreiras - lado ímpar, Barreiras, 41195001 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31172333, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro da equipe de pesquisa, Carga horária: 2

    Outras informações:
    membro da equipe de pesquisa sobre a produção do conhecimento a partir dos postulados da pedagogia de Paulo Freire. Equipe multidisciplinar com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal do Paraná, dentre outras.

  • 2000 - 2002

    Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão da Bahia

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2000 - 12/2002

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa II, Metodologia da Pesquisa Científica I

  • 2017 - Atual

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Analise critica da pesquisa de intervenção em educação de jovens e adultos que busca compreender os parametros da pesquisa aplicad em educação.

  • 2012 - Atual

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - Atual

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2016

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II TCC

    • 02/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação I - DEDC I, Departamento de Educação I - DEDC I.,Atividade realizada, Pesquisa orientada - Dissertação de Mestrado MPEJA.

    • 08/2014

      Ensino, Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Legais e Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos

    • 06/2014

      Ensino, Especialização em Educação Profissional/SUPROF, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Concepção e principios históricos e psicossociais da EJA e sua relação com a EP, Fundamentos e a construção de currículo integrado em EJA e EP

    • 11/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos - CEP, .,Cargo ou função, Membro.

    • 06/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa em Educação Social, Currículo e Formação de Educador, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2011

      Direção e administração, Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPEX/DEDC Campus XV, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 02/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação I - DEDC I, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2003

      Direção e administração, Departamento de Educação - Campus XV, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 08/2002

      Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo, Didática, Epistemologia da Educação, Metodologia da Pesquisa, Orientação de Monografia, Tópicos em Educação e Contemporaneidade: Pedagogia Social, Tópicos em Educação e Contemporaneidade: Teoria Pedagógica e Formação de Professores, Trabalho e Educação, praticas educativas em saude

    • 07/2016 - 11/2016

      Ensino, Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos legais e Politicas Públicas da Educação de Jovens e Adultos

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica Supervisionada

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada III

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

    • 01/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - Campus XV, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2004 - 09/2004

      Ensino, Política do Planej. Pedag. Curriculo e Didática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Projeto de Pesquisa

  • 2002 - 2004

    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor auxiliar, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2002 - 07/2004

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação I e II

    • 09/2003 - 11/2003

      Ensino, História Social do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho e Educação

    • 01/2000 - 08/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 1998 - 2000

    Fundação da Criança e do Adolescente - FUNDAC

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Educador social de rua

  • 1998 - 2002

    escola estadual pedro ribeiro pessoa

    Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Magistério, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor das disciplinas Sociologia da Educação, História da Educação e da Metodologia do ensino de história

  • 2004 - 2005

    Faculdade baiana de medicina e saúde publica

    Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

    Atividades

    • 12/2004 - 06/2005

      Ensino, Especialização em Deficiência Mental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Trabalho, Orientação de Monografia, Metodologia da Pesquisa

  • 1990 - 1994

    Secretaria da Cultura da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador Popular, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Educador popular no Projeto de cultura popular em bairro Periférico de Salvador entre 1990 a 1994. Executando atividades culturais e educativas com os adolescentes do Bairro do Beirú, no área do Cabula, sendo um projeto executado sobre a coordenação dos professores do Colégio de 1 grau Governador Roberto Santos, Cabula.