Bárbara Vitorino Alencar Brayner

Nutricionista, doutoranda da Deakin University, Austrália, com bolsa da própria universidade. Mestre em Nutrição Humana pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi bolsista de pesquisa do PAVIC. Foi monitora voluntária da disciplina de formação V, supervisionando atendimento ambulatorial de estudantes. Participou do programa Ciência sem Fronteiras no Reino Unido na Universidade de Newcastle, onde além de estudar disciplinas de graduação e de mestrado, participou de pesquisas junto ao Human Nutrition Research Centre por supervisão da Dra. Katherine Livingstone.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doctor of Philosophy in Nutrition and Public Health

2019 - Atual

Deakin University - Melbourne Burwood Campus
Título: Understanding the role of dietary patterns high in omega-3 and FADS polymorphism in type 2 diabetes risk,
Orientador: Katherine Mary Livingstone
Coorientador: Michelle Keske e Gunveen Kaur. Bolsista do(a): Deakin University, DUPRS, Austrália.

Mestrado em Nutrição

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Polimorfismos no gene FADS, perfil circulante de ácidos graxos polinsaturados e consumo de lipídios de gestantes adultas eutróficos atendidas em uma maternidade pública do município do rio de janeiro,Ano de Obtenção: 2018
Fátima Lúcia de Carvalho Sardinha.Palavras-chave: Polimorfismos; gene FADS; Acidos Graxos; Consumo Alimentar.

Graduação em Ciências da Nutrição

2010 - 2015

Universidade de Fortaleza
Título: DESENVOLVIMENTO DE QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR (QFA) PARA NUTRIENTES ANTIOXIDANTES EM PACIENTES COM CÂNCER NO CEARÁ
Orientador: Sara Maria Moreira Lima Verde

Graduação em Food and Human Nutrition BSc Honours

2013 - 2014

Newcastle University
Título: DESENVOLVIMENTO DE QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR (QFA) PARA NUTRIENTES ANTIOXIDANTES EM PACIENTES COM CÂNCER NO CEARÁ
Orientador: sara maria Moreira Lima Verde
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Stata 2 - Data management and analysis. (Carga horária: 12h). , Murdoch Childrens Research Institute, mcri, Austrália.

2019 - 2019

Venepuncture course. (Carga horária: 6h). , Royal Melbourne Institute of Technology University, RMIT, Austrália.

2019 - 2019

Stata 1 - Introduction to Stata. (Carga horária: 12h). , Murdoch Childrens Research Institute, mcri, Austrália.

2017 - 2017

II Curso teórico-prático de PCR em tempo real aplicado à genética humana. (Carga horária: 20h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Educação Alimentar e Nutricional para Escolas. (Carga horária: 10h). , Fita Métrica, FITA MÉTRICA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I ENCONTRO DE NUTRIÇÃO PEDIÁTRICA. 2016. (Encontro).

IV CONGRESSO NACIONAL DE DOENÇA CELÍACA. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sara Maria Moreira Lima Verde

BEZERRA, I. N.; MACHADO, S.P.;VERDE, SARA MARIA MOREIRA LIMA. Validação de questionário de frequência alimentar para avaliar o consumo de nutrientes antioxidantes em pacientes com câncer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Nutrição) - Universidade de Fortaleza.

Sara Maria Moreira Lima Verde

BEZERRA, I. N.; MACHADO, S.P.;MOREIRA LIMA VERDE, SARA MARIA. Desenvolvimento de um questionário de frequência alimentar para avaliar nutrientes antioxidantes em pacientes com câncer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Nutrição) - Universidade de Fortaleza.

Ilana Nogueira Bezerra

VERDE, S. M. M. L.;BEZERRA, I. N.; ARRUDA, S. P. M.. Desenvolvimento de um questionário de frequencia alimentar para avaliar nutrientes antioxidantes em pacientes com câncer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade de Fortaleza.

Eliane Lopes Rosado

ROSADO, E L. Polimorfismos no gene FADS, perfil circulante de ácidos graxos polinsaturados e consumo de lipídios de gestantes adultas eutróficas atendidas em uma maternidade pública do município do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Luísa Kremer Faller

Faller, A.L.K.; REIS, M. C.. Polimorfismos no gene FADS, perfil circulante de ácidos graxos poliinsaturados e consumo de lipídios de gestantes adultas eutróficas atendidas em uma maternidade pública do Município do Rio de Janeiro. 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fátima Lúcia de Carvalho Sardinha

POLIMORFISMOS NO GENE FADS, PERFIL CIRCULANTE DE ÁCIDOS GRAXOS POLINSATURADOS E CONSUMO DE LIPÍDIOS DE GESTANTES ADULTAS EUTRÓFICAS ATENDIDAS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; 2018; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Fátima Lúcia de Carvalho Sardinha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    Obesidade materna e biomarcadores moleculares e inflamatórios placentários: estudos de intervenção com óleo de peixe e probióticos, Descrição: Projeto de pesquisa visando investigar os diversos aspectos envolvidos no perfil inflamatório de gestantes obesas e a influência que a suplementação com óleo de peixe poderia exercer nessa relação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bárbara Vitorino Alencar Brayner - Coordenador / Fátima Lúcia de Carvalho Sardinha - Integrante / Tatiana El-Bacha - Integrante / Maria das Graças Tavares do Carmo - Integrante / Márcia Soares da Mota e Silva Lopes - Integrante / Lívia Belcastro de Almeida - Integrante / Marcelly de Almeida Saraiva - Integrante / Caroline Ferreira - Integrante / Camila Cortat - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2015

    Obesidade e câncer de mama: avaliação dos fatores de risco associados o excesso de peso e tecido adiposo, Descrição: Estudo caso-controle, a ser realizado com mulhers com câncer de mama (obesas e eutróficas), com o objetivo de avaliar ftores associados ao excesso de peso (citocinas pró-inflametórias, adipocitocias, composição corporal, antioxidantes) e sua relação com a neoplasia mamária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bárbara Vitorino Alencar Brayner - Coordenador / Sara Maria Moreira Lima Verde - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional