Pedro Plácido Teixeira

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), atuando como pesquisador no grupo Nomads.USP - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos e orientado pelo Prof. Assoc. Dr. Marcelo Tramontano. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) com intercâmbio sanduíche (Ciência sem Fronteiras - CNPq) na Anglia Ruskin University, Inglaterra. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, tendo realizado bolsas junto ao Programa de Educação Tutorial (PET Arquitetura UFMG) e Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo - UFMG). ORCID https://orcid.org/0000-0002-5751-2790

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: A circularidade do documentário: leituras urbanas, colaboração e audiovisual,Orientador:
Marcelo Claudio Tramontano.Palavras-chave: Assessoria; Cibernética; Imagem; Participação popular; Plataforma.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2013 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Entre passado e presente: o lugar dos signos da modernidade na consolidação de São Paulo
Orientador: Celina Borges Lemos
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2012

Colégio Santo Antônio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Docência no Ensino Superior: Uma Primeira Aproximação. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 - 2017

Frontier Zones. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2015 - 2015

Porto Academy. (Carga horária: 40h). , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.

2013 - 2013

Cadastro Territorial Multifinalitário para a Mesorregião Oeste e RMBH. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TRAMONTANO, M. ; TEIXEIRA, P. P. ; TRUJILLO, J. C. ; MARTINS, R. S. . Cine Nomads - Ciclo de Exibição de Filmes Documentários. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

24ª Semana de Arte e Cultura da USP. Curta-metragem ?15 M: Linguagens?. 2019. (Exposição).

9 Seminário Internacional Projetar.Documentário e leituras urbanas: notas sobre o 15M. 2019. (Seminário).

InterPET. 2018. (Encontro).

II CINE MEMÓRIA - FESTIVAL DE CINEMA: Patrimônio, Identidade e Meio Ambiente. 2016. (Encontro).

Semana do Conhecimento UFMG.Contribuições ao Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV): base para a proposição do emprego de geoprocessamento como apoio ao instrumento do Estatuto da Cidade. 2015. (Outra).

Congresso Brasileiro de Cartografia. Contribuições ao Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV): base para a proposição do emprego de geoprocessamento como apoio ao instrumento do Estatuto da Cidade. 2014. (Congresso).

Novas tendências em Geotecnologias para o Planejamento Urbano. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Altamiro Sérgio Mol Bessa

BESSA, Altamiro Sérgio Mol; LEMOS, C. B.; DIAS, J. M. P.. Entre o passado e o presente: o lugar dos signos da modernidade na consolidação de São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Celina Borges Lemos

LEMOS, Celina Borges; BESSA, A. M.; BARBOSA, D. B. L.. Metrópole à Paulista - as influências européias e norte-americanas na Pauliceia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Josana Matedi Prates Dias

LEMOS, C. B.; BESSA, A. S. M.;DIAS, Josana Matedi Prates. Entre o passado e o presente: o lugar dos signos da modernidade na consolidação de São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Clara Mourão Moura

Geoprocessamento nos Estudos de Impacto de Vizinhança no contexto urbano; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Clara Mourao Moura;

Celina Borges Lemos

A cidade de uma outra memória: paisagens, ressignificações e bricolagens; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Celina Borges Lemos;

Celina Borges Lemos

A cidade de uma outra memória: paisagens, ressignificações e bricolagens; 2016; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação; Orientador: Celina Borges Lemos;

Marcelo Cláudio Tramontano

A circularidade do documentário: leituras urbanas, colaboração e audiovisual; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, P. P. ; TRAMONTANO, M. . Cinema, cibernética e uma nova relação de observação | Cinema, cybernetics and a new observation relationship. VIRUS , v. 19, p. 1, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TEIXEIRA, P. P. . A circularidade do documentário: leituras urbanas, colaboração e audiovisual. 2019; Tema: Website de pesquisa sobre a pesquisa de mestrado. (Site).

TEIXEIRA, P. P. ; GARCIA, C. G. ; NEGRAO, F. N. ; GOMES JUNIOR, E. Q. ; NOTINI, L. A. . Trampo. 2016; Tema: Espaço para divulgação de trabalhos acadêmicos realizados por discentes e graduados da Escola de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFMG, criada como projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET).. (Site).

TEIXEIRA, P. P. ; MARTINS, R. S. . Oficina sobre audiovisual. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, P. P. ; TRAMONTANO, M. ; TRUJILLO, J. C. ; MARTINS, R. S. . 15M: Linguagens | 15M: Languages. 2019. Filme.

TEIXEIRA, P. P. ; MARTINS, M. J. S. ; ZANARDI, J. E. ; ASHTON-JONES, J. . Arrhythmia. 2017. Filme.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A circularidade do documentário: leituras urbanas, colaboração e audiovisual, Descrição: O presente projeto de pesquisa sustenta como objetivo principal a análise e a aplicabilidade do gênero documentário ligado a discussões e atuações urbanas. Para isso, propõe o estudo e a exploração do campo audiovisual buscando compreender a influência destes na interpretação das cidades não apenas por profissionais, mas também setores da sociedade civil a partir da exploração de uma linguagem que favoreça a emergência de ideias e práticas. Este trabalho é desenvolvido no Nomads.usp, Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, ligado ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo ? IAU-USP, na linha de pesquisa Cidade, Arte e Cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Plácido Teixeira - Integrante / Marcelo Cláudio Tramontano - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    PROJETO DOCCIDADE, Descrição: O projeto investiga as possibilidades de uso do audiovisual como método de produção de leituras de dinâmicas urbanas. Aproxima, portanto, referências e procedimentos das áreas de Estudos Urbanos, Antropologia Visual e Cinema, priorizando o emprego de meios digitais e visando construir metodologia para ações conjuntas com comunidades e parceiros da sociedade civil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Plácido Teixeira - Integrante / Maria Júlia Stella Martins - Integrante / Marcelo Cláudio Tramontano - Coordenador / Rodolfo Silva Martins - Integrante / Mario Andres Bonilla Vallejo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    A cidade de uma outra memória: paisagens, ressignificações e bricolagens, Descrição: Intenciona-se entender a influência e ressignificação da memória no modo de vida e consumo de uma sociedade e o crescimento da cidade em um palimpsesto composto de múltiplas épocas, volumes e estilos em um único espaço-tempo, tanto arquitetônica, quanto urbanisticamente. Como estudo de caso serão analisados a Praça Sete e o bairro Belvedere, em Belo Horizonte. Complementarmente, busca-se estudar a comercialização dessa mesma memória pelo mercado capital por meio da construção de uma memória imaginada camuflada em vivida, com a incorporação do antigo ao atual e a recriação da experiência do usuário na cidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Plácido Teixeira - Integrante / Celina Borges Lemos - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Contribuições ao Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV): base para a proposição do emprego de geoprocessamento como apoio ao instrumento do Estatuto da Cidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Clara Mourao Moura em 26/04/2016., Descrição: Procurou-se entender como funciona o Estudo de Impacto de Vizinhança nas capitais brasileiras e a partir da coleta e análise desses dados, buscou-se estruturar essa base de referências a fim de dar condições para a proposição de um roteiro metodológico de implantação de geoprocessamento para suporte da ferramenta EIV na região da Pampulha, área escolhida devido a sua grande importância dentro de Belo Horizonte quanto patrimônio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Plácido Teixeira - Integrante / Ana Clara Mourão Moura - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Modelagem Paramétrica da Ocupação Territorial: proposição de novos recursos das geotecnologias para representar e planejar o território urbano, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Clara Mourao Moura em 27/05/2019., Descrição: O projeto tem como objetivo defender uma nova era no processo de elaboração dos projetos de planejamento e gestão urbana, resultado da evolução nas tecnologias SIG (Sistemas de Informação Geográfica) de representação espacial. A era do pós-modernismo está sendo substituída por novo momento ditado pela parametrização. Favorece esta nova condição a significativa evolução das geotecnologias, a ampla de difusão de seus recursos e a facilitação de seus usos devido à disponibilização de dados e aplicativos na rede mundial de computadores. As legislações favoreceram o acesso às informações e definiram que os projetos urbanos, necessariamente de interesse coletivo, devem ser discutidos e aprovados com a participação da comunidade, o que trouxe como exigência a questão da visualização da informação. Conduz discussão sobre a relação entre expressão gráfica e visualização no planejamento urbano, com vistas a favorecer a compreensão dos cidadãos a cerca das proposições e transformações se seus territórios urbanos. Aborda valores contemporâneos: interoperabilidade entre sistemas, investimento em tecnologias de visualização, integração da comunidade em VGI (Volunteered Geographic Information) e, sobretudo, processos metodológicos baseados em Modelagem Paramétrica da Ocupação Territorial. Irá resultar na proposição, aplicação e avaliação de protótipos, baseados em tecnologia de geoprocessamento e rede mundial de computadores, para realizar a simulação da paisagem urbana projetada pelos parâmetros urbanísticos, com vistas a favorecer a compreensão e participação cidadã no processo decisional sobre a modelagem de seu território. Os procedimentos técnicos de referência serão Sistemas de Informações Geográficas, Modelagem Paramétrica da Ocupação Territorial, Mapeamento Voluntariado (Volunteered Geographic Information) e estudos de Capacidade de Carga Urbana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Pedro Plácido Teixeira - Integrante / Ana Clara Mourão Moura - Coordenador / Clodoveu Davis Júnior - Integrante / Karla Albuquerque Vasconcelos Borges - Integrante / Junia Lucio Borges - Integrante / Bráulio Magalhães Fonseca - Integrante / Grazielle Anjos Carvalho - Integrante / Rogerio Palhares Zschaber de Araujo - Integrante / Suellen Roquete Ribeiro - Integrante / Camila Marques Zyngier - Integrante / Michele Campagna - Integrante / Stefano Pensa - Integrante / Piotr Leslaw Jankowski - Integrante / Diogo de Castro Guadalupe - Integrante / Isadora Monteiro Correa - Integrante / Chiara Cocco - Integrante / Rodrigo Pinheiro Ribas - Integrante / Lucas Vieira Magalhães - Integrante / Karen Katleen Lourenço - Integrante / Priscila Lisboa de Paula - Integrante / Pedro Samuel Coelho Faria - Integrante / Rafael Novais de Almeida - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP/São Carlos. , Avenida Trabalhador Sancarlense, Parque Arnold Schimidt, 13566590 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33738297

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

Outras informações:
Estagiário e bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo (PAE), na disciplina "Meios Digitais I", ministrado pela Profa. Dra. Anja Pratschke no curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP.

2019 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), atuando como pesquisador pelo Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos

Atividades

  • 03/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP/São Carlos, .,Linhas de pesquisa

2016 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador graduando do Programa de Educação Tutorial (PET Arquitetura).

2013 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista Iniciação Científica pelo projeto intitulado "Contribuições ao Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV): base para a proposição do emprego de geoprocessamento como apoio ao instrumento do Estatuto da Cidade" Orientador: Ana Clara Mourão Moura

2015 - 2015

Annabel Brown Architect

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estagiário no Escritório "Annabel Brown Architect", localizado em Maldon (Reino Unido), realizando pesquisa, fotografia e modelagem 3D.