Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire

Possui graduação em História Natural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1966) e mestrado e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é função gratificada DAS 1 da Fundação Oswaldo Cruz (IOC), como Chefe do Laboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados do Instituto Oswaldo Cruz, cargo que ocupa desde de 2006, quando foram extintos os departamentos, ficando os laboratórios como unidades dentro desse instituto. Eleita chefe do antigo Departamento de Helmintologia do IOC por cinco mandatos consecutivos. É Consultora "ad hoc" da Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Helmintologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemática, Taxonomia, Morfologia, Biologia e Patologia de Helmintos Parasitos de Vertebrados. Possui mais de 100 trabalhos científicos publicados por extenso em periódicos nacionais e internacionais.Tem participado como orientadora pós-graduandos (especialização, mestrado e doutorado. Faz parte da Câmara Técnica de Coleções Científicas da FIOCRUZ e a do Instituto Oswaldo Cruz. Ingressou no Instituto Oswaldo Cruz na qualidade de estagiária em 1963, foi Vice-Diretora no período de 05/1993-05/1997 e hoje é Pesquisadora Titular III nesta instituição. Implantou o Programa de Vocação Científica na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, tendo sido Coordenadora do programa no período de março de 1986 à março de 1998.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Veterinárias

1981 - 1985

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Interrelação entre Fasciola hepatica L.,1758 e Lymnaeacolumella Say, 1817: Susceptibilidade e patogenia
Orientador: Suzana Bencke Amato
Palavras-chave: Fasciola Hepatica; Patologia; Susceptibilidade; Lymnaea Columella.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ciencias Biologicas

1963 - 1966

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos/Especialidade: Helmintologia Animal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Morfologia dos Grupos Recentes/Especialidade: Morfologia de Grupos recentes.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos/Especialidade: Helmintologia Animal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.

Organização de eventos

GOMES,DC ; KNOFF, M. . Encontro Comemorativo ao Centenário da Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. 2013. (Outro).

GOMES,DC . Simpósio Latinoamericano de Coleções Biológicas & Biodiversidade: Conhecimento e Gestão. 2012. (Congresso).

GOMES,DC ; RODRIGUES-SILVA, R. ; NEVES, R. H. ; PIERI, O . I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES. 2009. (Congresso).

GOMES,DC . INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS AND FIRST NATIONAL MEETING ON SCHISTOSOMIASIS. 1987. (Congresso).

Participação em eventos

IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO E XV CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS. Tentacularia coryphaenae (Cestoda: Trypanorhyncha) em Fistularia petimba Lacépède, 1803 coletados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil e sua importância na inspeção do pescado.. 2019. (Congresso).

IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO E XV CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS. Estudo preliminar de Hysterothylacium deardorffoverstreetorum (Nematoda, Raphidascarididae) parasitando pargo, Pagrus pagrus, coletados no Litoral do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.). 2019. (Congresso).

IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO E XV CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS. Pterobothrium sp. parasitando linguado, Xystreurys rasile (Jordan, 1891), coletados no Litoral do Estado do Rio de Janeiro, Brasil e sua importância na inspeção do pescado.. 2019. (Congresso).

XV ENBRAPOA. Cestoides Trypanorhyncha parasitando Mugil liza Valenciennes, 1836, comercializados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2018. (Congresso).

XV ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS.Importância do conhecimento da Biodiversidade de helmintos parasitos de organismos aquáticos. 2018. (Encontro).

XI Prêmio Josué de Castro de Extendão.Avaliador de Artigos. 2013. (Outra).

7th International Symposium on Monogenea.On Pseudorhabdosynochus sp. parasite from Paranthias colonus (Pisces, Serranidae) from Chorrilos, Peru. 2013. (Simpósio).

II Simpósio Parense de Helmintologia.Utilização de recursos técnicos para identificação e conhecimento da Biodiversidade da fauna helmintológica do Brasil. 2013. (Simpósio).

XXIII Congresso Brasileiro de Parasistologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. Material Tipo depoistado na Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz no ano de 2012. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasirasitologia do Mercosul. Selene setapinnis (Mitchill, 1815), Peixe-galo, novo hospedeiros para Hysterothylacium fortalezae (Klein, 1973)(Nematoda). 2013. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. Cistacantos em Paralichthys patagonicus Jordan, 1889 coletados no litoral do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. Formas juvenis de Didimozoídeos (Dígenea) parasitando Genypterus brasiliensis (Pisces) no Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. Inventário dos agentes causadores de helmintoses humanas depositados na Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. Banco de dados da Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz e sua interface com "specieslink". 2013. (Congresso).

I ENCONTRO MINEIRO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS.Técnicas para manutenção e curadoria de coleções de invertebrados. 2011. (Encontro).

V CONGRESSO LATINO AMERICANO e XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS. Cestóides parasitos do linguado, Varecundum rasile Jordan, 1890 de importância comercial coletados no litoral do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. 2011. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PARASITOLOGIA NEOTROPICAL. Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz e sua importância no conhecimento da biodiversidade. 2010. (Congresso).

CICLO DE PALESTRAS SOBRE O PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA (PROVOC).O que é o PROVOC. 2008. (Outra).

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Educação em Parasitologia. 2007. (Congresso).

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Helmintologia. 2007. (Congresso).

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Entomologia. 2007. (Congresso).

XX ENCONTRO BRASILEIRO DE MALACOLOGIA.O valor das coleções não-vivas. 2007. (Encontro).

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Coordenadora da Mesa: Desenvolvimento da Helmintologia levando em consideração a Biodiversidade. 2005. (Congresso).

INTERNATIONAL SYMPOSIUM PERSPECTIVES OF BIOMEDICAL RESEARCH IN THE XXI CENTIURY.Chair-Person. 2000. (Simpósio).

V CONGRESSO IBÉRICO DE PARASITOLOGIA, III CONGRESSO PORTUGUÊS DE PARASITOLOGIA, X CONGRESSO ESPAOL DE PARASITOLOGIA. Debatedor da Mesa Redonda sobre Fasciolose. 1997. (Congresso).

XII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ZOOLOGIA. Secretária da Sessões de Temas Livres. 1992. (Congresso).

VI CONGRESSO DA FEDERACION LATINOAMERICANA DE PARASITOLOGIA. Conferencista da 1ª Mesa Redonda sobre Parasitologia. 1983. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: JÉSSICA BOTTI DINIZ

KNOFF, MARCELO; MATTOS, D. P. B. G.; FONTENELLE, G.;GOMES, DC. Nematoides Anisakidae e Raphidascarididae e cestóides Trypanorhyncha parasitando Percophis brasiliensis (Actinopterygii), Niterói, RJ, Brasil e sua importância higiênico-sanitária.. 2020. Dissertação (Mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sandra Helena Gomes Miguel

GOMES, DC. Importância higiênico-sanitária de nematóides da família Raphidascarididae e cestóides da ordem Trypanorhyncha de Fistularia petimba Lacepède, 1803, comercializados no Município de Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. 2019. Dissertação (Mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline Monteiro da Silva

GOMES, DC; KNOFF, M.; SAO-CLEMENTE, S. C.. Importância higiênico-sanitária de helmintos parasitos de Coryphaena hippurus (Linneaus, 1758) e Lopholotilus villarii Ribeiro, 1915, comercializados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: BIANCA PORTO KURAIEM

GOMES,DC; KNOFF, M.; SAO-CLEMENTE, S. C.. Nematóides Anisakidae e Raphidascaridae e Cestóides da ordem Trypanorhyncha em Priacanthus arenatus (Cuvier, 1829) comercializados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Makoto Enoki Caracciolo

GOMES,DC. Caracterização morfológica de nematóides (Rhabditidae) parasitos causadores de otite em bovinos da raça Gir (Bos taurus indicus). 2015. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Karine Gomes Leite

GOMES,DC. Caracterização morfométrica e morfológica por microscopia de campo claro, varredura laser confocal e eletronica de varredura de E. coelomaticum Giard & Billet, 1892 (Trema: Digenea) de bovinos do Estado do RJ, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: JANAINA RIBEIRO

GOMES,DC; KNOFF, M.; LIMA, F. C.. Pesquisa de nematóides de importância sanitária em enxada Chaetodipterus faber (Broussonet, 1782) e pampo Trachinotus carolinus (Linnaeus, 1766). 2012. Dissertação (Mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michelle Cristie Gonçalves da Fonseca

GOMES,DC; KNOFF, M.; LIMA, F. C.. Cestóides da ordem Trypanorhyncha de importância higiênico-sanitária parasitos de linguados Paralichthys patagonicos Jordan, 1889 e Xystreurys rasile (Jordan, 1891) na região neotropical, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Brandão-Bezerra

GOMES,DC. Efeito de drogas esquistossomicidas nas co-morbidades: esquistossomose mansônica e dislipidemia.. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Frederico Wallace Silva Leitão

GOMES,DC; AGUILA, M.; MACHADO-SILVA, J. R.. Efeito de uma dieta hiperlipídica sobre a permissividade de Rattus norvergicus ao Schistosoma mansoni: análise por microscopia de campo claro e microscopia de varredura laser confocal. 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: RAQUEL DE OLIVEIRA SIMÕES

GOMES,DC; Gentile, R.; Luque. JF. Biodiversidade dos helmintos parasitos dos roedores simpátricos, Oligoryzomys nigripes e Akodon spp. (Rodentia: Sigmodontinae) na Mata Atlântica, Teresópolis, RJ, Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Aparecida das Chagas Moutinho

GOMES,DC; Silva, JP; VOMMARO, R. C.. Análise da morfologia de superficie de quatro espécies do gênero Aspidodera (Nematoda:Aspidoderinae) Railliet & Henry, 1912. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Hudson Alves Pinto

GOMES,DC; Melo, AL; VIDIGAL THDA. Infecção natural de melanoides tuberculata (Mollusca: Thiaridae) por Centrocestus formosanus (Trematoda: Hetrophyidae) e por Philophtalmus gralli (Trematoda: Phylophtalmidae) no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernando Antonio de Oliveira Adnet

MALDONADO JR, A.;GOMES,DC. Morfologia e Taxonomia de Cruzia tentaculata (Rudolphi, 1817) Travassos 1917 e Vexillata sp. (Travassos, 1937) Durette-Desset, 1987. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alba Cristina Miranda de Barros

GOMES,DC; AGUILA, M.; OLIVEIRA, A. V.. Características parasitológicas e estruturais do intestino de camundongos esquistossomóticos, submetidos a uma dieta hiperlipídica. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Jose Lopes Torres

GOMES,DC. Nematóideos parasitos de marsupiais Gracilinanus agilis Burmaeister, 1854 (Marsupialia: Didelphidae) e Gracilinanus microtarsus Wagner, 1842 (Marsupialia: Didelphidae) do Pantanal Sul-Matogrissense e da Serra dos Orgãos, Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Damasceno Fernandes

GOMES,DC. Gerenciamento de materiais em instituição pública de pesquisa: o caso do Instituto Oswaldo Cruz. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão de C&T em Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Araouca.

Aluno: Vera Lúcia Evangelista do Carmo

GOMES,DC. Morfologia e aspectos da Ecologia comportamental de cercárias parasitos de Pomacea lineata (Spix, 1827) Mollusca, Ampullariidae). 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiano Matos Vieira

GOMES,DC. Morfologia, biometria e aspectos do desenvolvimento de ovos e larvas pré-parasíticas de namatóides Rhabdita e Strongylida parasitos gastrointestinais de Hydrochaeris hydrochaeris (linnaeus, 1766) (Rodentia, Hydrochaeridae) no Município de Juiz de Fora, Minas Gerais. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcia Helena Martins Panizzutti

GOMES,DC. Nematóides parasitos da cascavel neotropical Crotalus durissus L., 1758. 2005. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Kelly Grace Magalhães

GOMES,DC. Diagnóstico da infecção por trematódeos em moluscos através de Multiplex-PCR. 2005. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosilene Siray Bicalho

GOMES,DC. Schistosoma mansoni: Aspectos da relação parasito-hospedeiro na cavidade peritonial de camundongos AKRJ. 2003. Dissertação (Mestrado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: ALESSANDRA QUEIROGA GONÇALVES

GOMES,DC. Análise da helmintofauna de roedores Histricognatos (Dasyprocta fuliginosa e Agouti paca) dos Município de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, Estado do Amazonas, Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Vanessa Santos Arruda

GOMES,DC. Helmintos parasitos de Ardeidae (Aves, Ciconiiformes) depositados na Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (CHIOC). 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Nilton Thaumaturgo Rocha Junior

GOMES,DC. Imunolocalização do Sm 14 no Schistosoma mansoni. 2002. Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

Aluno: Luciana de Carvalho Zani

GOMES,DC. Estudo longitudinal da infecção por geohelmintos em uma comunidade rural de Pernanbuco, Brasil, antes e após tratamento com albendazol ou mebendazol. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Sérgio Rúbio Pinto Bastos

GOMES,DC. Avaliação da freqüência de parasitismo e da sobrevida de exemplares de Pediculus capitis (De Geer, 1778) (Phthiiraptera: Pediculidae) fora do hospedeiro. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Renata Heisler Neves

GOMES,DC. Aplicações de técnicas morfológicas (Microscopia de Luz e Microscopia Laser Confocal) no estudo morfométrico da plasticidade fenotípica em vermes adultos machos e fêmeas de Schistosoma mansoni Sambon, 1907. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Heliza Helena de Oliveira

GOMES,DC. Fauna de anopluros em roedores de zona pestígena no Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Reinaldo Guimaraes Moraes

GOMES,DC. Prevalência de enteroparasitoses em amostras de fezes examinadas no Hospital Geral de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Elizabeth Esteves da Silveira Santos

GOMES,DC. Estimativa do nível de infecção por Streptococcus do grupo Mutans e Lactobacillus spp. na saliva humana através de exame microbiológico para avaliação de rsico de carie em pacientes fisicamente incapacitados internados no Hospital Central do Exército (HCE). 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Doenças Parasitárias)) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Elaine Machado Martinez

GOMES,DC. Suscetibilidade experimental de Nectomys sqamipes, possível reservatório silvestre de esquistossomíase, à cepas de Schistosoma mansoni: Avaliação parasitológica. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Luiz Dias de Andrade

GOMES,DC. Estudo dos efeitos de diferentes esquemas de tratamento com Dietilcarbamazina, em portadores de Filariose Bancroftiana. 1997. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Patrícia Machado Pinto

GOMES,DC. Análise da variabilidade genômica de populações de campo de Fasciola hepatica e Schistosoma mansoni através de AP-PCR. 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Patrícia Ganzemuller Moza

GOMES,DC. Estudo do controle quimioterápico da Esquistossomose mansônica numa área endêmica de Pernanbuco. 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: ANTONIO HENRIQUE ALMEIDA DE MORAES NETO

GOMES,DC. Morfologia de adultos de Litomosoides spp. Chandler, 1931 (Nematoda, Filariodea) parasitos de Akodon cursor (Winge, 1887) (Rodentia, Muridae) provenientes de Rio Bonito, RJ, Brasil. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Conceição Messias

GOMES,DC. Contribuição ao estudo da intersexualidade induzida pelo parasitismo por larvas de mermetídeos (Nematoda: Mermethidae) em adultos de quironomídeos (Díptera: Nematocera, Chironomidae) no Brasil. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Martha Eugenia Chico Hidalgo

GOMES,DC. Paragonimíase: Estudo epidemiológico na comunidade El Porvenir, Província de Manabí, Equador, 1994. 1995. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Leilane Maria Barcellos Nascimento

GOMES,DC. Evolução da Esquistosomíase por Schistosoma mansoni em área de baixa endemicidade (Paramcabi, RJ, Brasil): Comparação entre os resultados de dois estudos seccionais (1990-1993). 1995. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria da Glória Quintão e Silva

GOMES,DC. Taxonomia dos helmintos parasitos de Didelphis albiventris Lund, 1841, capturados na Região da Pampulha, Município de belo horizonte, Minas Gerais. 1995. Dissertação (Mestrado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: ESTER MARIA MOTA

GOMES,DC. Angiostrongylus costaricensis: Via migratória e histopatologia no modelo murino experimental. 1994. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Simone Chinicz Cohen

GOMES,DC. Estudo estrutural do tegumento de Prosorhynchoides arcuatus (Linto, 1900) Bray, 1984 (Digenea: Bucephalidae). 1994. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Miguel Angel Bustamante Caris

GOMES,DC. Estudo da dinâmica de Lymnaea collumella Say, 1817, hospedeiro intermediário da Fasciola hepatica L., 1758 em pastagem em Município do Estado de São Paulo, Brasil. 1991. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: MARÍLIA DE CARVALHO BRASIL

GOMES,DC. Helmintofauna de pardal (Passer domesticus Linnaeus, 1758) no Estado do Rio de Janeiro. 1990. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Florence Gonçalves Martins

GOMES,DC. Infecção de Deroceras sp. com Davainea proglotina (Davaine, 1860) de Gallus gallus no Brasil e alguns aspectos histológicos do cisticercóide. 1990. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Paiva

GOMES,DC. Habronema muscae (Carter, 1861) Diesing, 1861: Descrição de formas imaturas, uma nova técnica de diagnóstico e a prevalência de Habronemíase gástrica no Estado do Mato Grosso. 1988. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Maria Leal Bevilacqua

GOMES,DC. Estudo morfológico e biométrico das larvas infectantes dos nematóides (Nematoda: Strogyloidea) intestinais de equinos. 1988. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Robson de Jesus Nascimento Reis

GOMES,DC. Ação fagocítica de amebócitos de Biomphalaria. 1988. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: SUELI DE SOUZA LIMA

GOMES,DC. Larvas infectantes de nematóides (Strongyloide) parasitos de bovinos, em pastagens no Estado do Rio de Janeiro: Comportamento e disponibilidade X vegetação e condições metereológicas. 1986. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cristina de Souza

GOMES,DC. Estudo do comportamento estatístico de contagens de ovos de nematóides realizados na Câmara de McMaster e pelo sistema lâmina-lamínula no Método Centrífugo-flotação. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Sergio Carmona de São Clemente

GOMES,DC. Cestóides importantes na industrializaç~~ao e comercialização da corvina, Micropogonias furnieri (Desmarest) no Litoral do Estado do Rio de Janeiro. 1982. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Merian Alves Miranda

GOMES,DC. Aspectos biométricos de alguns caracteres morfológicos de duas espécies do gênero Haemonchus Cobb., 1898. 1981. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mauricio Francis

GOMES,DC. Estudo da helmintofauna de Sus scrofa L., 1758 no Estado do Rio de Janeiro. 1978. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Makoto Enoki Caracciolo

GOMES, DC; MALDONADO JR, A.. Caracterização de nematóides e bactérias isoladas do ouvido de gado leitero provenientes de fazendas localizadas nas Regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste.. 2019. Tese (Doutorado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: BIANCA PORTO KURAIEM

GOMES, DC. Resposta imunológica a antígenos de Eustrongylides sp. coletados de Hoplias malabaricus (Bloch, 1794).. 2019. Tese (Doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabrielle Fontenelle

GOMES, DC. Estudos de importância higiênico-sanitária e resposta imunolológica em modelo murino de nematóides parasitos de peixes de água doce brasileiros. 2017. Tese (Doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tássia Fernanda Furo Gomes

GOMES, DC; SANTOS, J. N.; KNOFF, M; FURTADO, A. P.; SILVA, E. O.; GIESE, E. G.. Cultivo in vitro como ferramenta para Taxonomia de Nematódeos da famlia Anisakidae parasitos de Plagioscion squamosissimus. 2017. Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Michelle Cristie Gonçalves da Fonseca

SAO-CLEMENTE, S. C.; KNOFF, M.;GOMES, DC; COHEN, S. C.; MATTOS, D. P. B. G.. Taxonomia integrativa e aspecto higiênico-sanitário de helmintos parasitos de peixes Teleósteos marinhos do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: JANAINA RIBEIRO

GOMES,DC; MATTOS, D. P. B. G.; KNOFF, M.; VERICIMO, M. A.; SAO-CLEMENTE, S. C.. Resposta imunológica a antígenos de Hysterothylacium deadorffoverstreetorum de peixes Teleósteos. 2016. Tese (Doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: SUELI DE SOUZA LIMA

SANTOS, C. P.;GOMES,DC; SILVA, J. P.; MACHADO-SILVA, J. R.; MOTTA, M. C. M.; SOUZA, W.. Morfologia e taxonomia de nematóides spirurida parasitos de anfíbios, de répteis e de aves nas micro-regiões de Juiz de Fora, de Cataguases e de Ubá, zona mineira, MG, Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Israel Figueiredo Junior

MACEDO, H. W.; SAO-CLEMENTE, S. C.; KNOFF, M.; KANASHIRO, M. M.;GOMES,DC. Anisakiose: Sororeatividade humana e desenvolvimento de um modelo experimental. 2013. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Márcia Cavalcanti de Albuquerque

SATO, M. C. B.; GONCALVES, L.; SILVA, J. P.;GOMES,DC; TACONELI, C. A.. Biodiversidade das Comunidades Endoparasitárias de Peixes Forrageiros do Reservatório de Três Marias, Alto Rio São francisco, Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Carvalho Zani

GOMES,DC; CONCEICAO, M. J.; IGREJA, R. P.; DAMASCO, P. V.; LIMA, D. B.. Avaliação das dosagens de 40mg/Kg e de 60mg/kg de Praziquantel quanto à segurança e morbidade da infecção por S. mansoni em adolescentes residentes em São Lourenço da Mata, área endêmica de Pernambuco. 2013. Tese (Doutorado em Pesquisa Clinica em Doenças Infecciosas) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Leonardo Burlini Soares

GOMES,DC. Helmintofauna de pequenos ruminantes criados no nordeste brasileiro, abatidos em matadouros no sertão central do estado do Ceará, Brasil: rendimento de carcaça e desenvolvimento humano.. 2012. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos

GOMES,DC; KNOFF, M.; BARROS, L. A.. Aspecto sanitário e potencial alergênico de helmintos parasitos de peixes teleósteos marinhos do Estado do Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marta Julia Faro dos Santos Costa

GOMES,DC; COELHO, P. M. Z.; PIERI, O. Estudo da interação Biomphalaria glabrata Say, 1818 (Pulmonata: Planorbidae) - Schistosoma mansoni Sambon, 1907 (Trematoda: Schistosomatidae): aspectos biológicos, bioquímicos e histológicos da reprodução do hospedeiro intermediário.. 2011. Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

Aluno: Eduardo Jose Lopes Torres

GOMES,DC; Machado EA; Miguens FC; Miranda KR; SOUZA, W.; Souto Padron TCBS. Aspectos morfológicos e ultraestruturais da relação Trichuris thricomysi e Trichuris muris com seus hospedeiros vertebrados.. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Monica Lemos Ammon Fernandez

MALDONADO JR, A.; PIERI, O; Santos SB;GOMES,DC; Favre TC. Estudos ecológicos, taxonômicos e parasitológicos da malacofauna lmnica em dois reservatórios no rio Tocantins, com ênfase na transmissão da Esquistossomose. 2011. Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

Aluno: Elizabeth Luz Sánchez Romaní

GOMES,DC; Peralta JM; MALDONADO JR, A.. Análise molecular e filogenética de Echinococcus granulosus isolados de hospedeiros das áreas endêmicas do Peru. 2011. Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

Aluno: Michele Costa da Silva

GOMES,DC. Avaliação da resposta terapêutica de um isolado murino de Schistosoma mansoni ao praziquantel: uma abordagem morfológica e biológica.. 2011. Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

Aluno: Michelle Viviane Sá dos Santos Rondon

GOMES,DC. Biodiversidade de parasitas intestinais em mamíferos silvestres de duas localidades do Estado de São Paulo.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Parasitologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Yara Leite Adami Rodrigues

GOMES,DC; BANIC DM; OLIVEIRA, A. M.. Estudo sobre a ocorrência de infecções por filárias entre habitantes das comunidades ribeirinhas dos rios Antimary, Acre e Purus - Região de divisa do leste do Estado do Acre com sudoeste do Estado do Amazonas. 2009. Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

Aluno: Maria Clara Pamplona Basilio Dias

GOMES,DC. Estudo morfológico e ultraestrutural comparativo de Monogenea parasitas de Pomatomus saltatrix (Linnaeus, 1766) (Pices, Pomatomidae). 2007. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Maria Amancio

GOMES,DC. Inserção e atuação de jovens estudantes no ambiente científico: interação entre ensino e pesquisa. 2004. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Araouca.

Aluno: Francisco Carlos de Lima

GOMES,DC. Cestóides da ordem Trypanorhyncha em peixes teleósteos comercializados no Estado do rio de janeiro. 2004. Tese (Doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gino Chaves da Rocha

GOMES,DC. Praça das Armas, Namur, Bélgica. Contribuição de um estudo paleoparasitológico. 2003. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Araouca.

Aluno: Maarten Hulstijn

GOMES,DC. Estudo parasitológico e histopatológico da infecção esquistossomótica em camundongos albinos com diabetes mellitus induzida por estreptozotocina. 2003. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Arnaldo Maldonado Junioe

GOMES,DC. Biologia parasitária de trematódeos de ocorrência no Município de Sumodouro, Estado do Rio de Janeiro. 2002. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Marília Sirianni dos Santos Almeida

GOMES,DC. Vacinação experimental contra infecção por Fasciola hepatica com antígeno recombinante de Schistosoma mansoni. 2001. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Cláudia Soares Santos Lessa

GOMES,DC. Cronologia das lesões teciduais provocadas pelas fases larvares da Fasciola hepatica Linnaeus, 1758 em Lymnaea columella Say, 1817 sob condições experimentais. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ESTER MARIA MOTA

GOMES,DC. Angiostrongylus costaricensis (Nematoda: Metastrongylidae) no modelo Sigmodon hispicus (Rodentia: Cricetidae): redescrição da via migratória e características histopalógicas da hepatite e das fases pré-ovular e ovular da infecção. 2001. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: LUÍS CLAÚDIO MUNIZ PEREIRA

GOMES,DC. Análise filogenética dos gêneros da família Philophthalmidae Travassos, 1918 (Platyhelminthes, Digenea). 2001. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Solange Viana Paschoal Blanco Brandolini

GOMES,DC. Biologia de Tanaisia (Paratanaisia) bragai (Santos, 1934) Digenea, Eucotylidae). 2000. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Magno Vilar

GOMES,DC. Delineamentos e parâmetros experimentais dos ensaios de vacinação com Sm 14 como base para uma vacina anti-helmíntica. 2000. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Amália Veronica Mendes Silva

GOMES,DC. Helmintos parasitos de equídeos: Estudo taxonômico e de ocorrência em alguns estados brasileiros. 1999. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vanderleia Cristina de Oliveira

GOMES,DC. Avaliação do potencial de Dípteros Caliptratos como veiculadores de ovos de helmintos para animais na Fundação Rio-Zoo do Rio de Janeiro. 1999. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Tereza Cristina Favre

GOMES,DC. Impacto de quimioterapia sobre a infecção por Schistosoma mansoni em duas localidades da área endêmica de Pernanbuco. 1999. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: CATIA MARIA SANTOS DIOGO DA SILVA

GOMES,DC. Caracterização funcional e molecular do SM 62, uma proteína do Schistosoma mansoni relacionada á citoqueratina. 1999. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Marta Pedrosa

GOMES,DC. Sistemática e estrutura das infracomunidades de estrongilídeos (Nematoda: Strongylidae) do ceco de Equs caballus naturalmente infectados provenientes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 1998. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Leda Maria da Costa Macedo

GOMES,DC. Infecção por Ascaris lumbricoides em população materno-infantil de baixa renda do Rio de Janeiro. 1998. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Antonio de Matos Tavares

GOMES,DC. Prevalência da Estrongiloidíase na sede de dez Municípios do Estado do Amazonas e sua relação com a composição físico-química do solo e da água. 1998. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: ZULMA MEDEIROS

GOMES,DC. Contribuição ao estudo da Filariose na Região Metropolitana de Recife. 1998. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Merian Alves Miranda

GOMES,DC. Paramphistomidae Fischoeder, 1901 (Trematoda parasitos de ruminantes domésticos em alguns Estados das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. 1997. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gerusa Dreyer Vieira

GOMES,DC. Estudos clínicos, diagnósticos e terapêuticos na Filariose Bancroftiana em Recife - Brasil. 1997. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria de Fatima Diniz Baptista

GOMES,DC. Estudo comparativo do aparelho reprodutor masculino de Microcotylidae (Monogenea) e Haploporidae (Digenea). 1996. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosângela Rodrigues e Silva

GOMES,DC. Caracterização morfológica e antigênica de Dirofilaria immitis (Leydy, 1856) Railliet & Henry, 1911. 1996. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Silvana Aparecida Rogel Carvalho Thiengo

GOMES,DC. Estudo da helmintofauna dos moluscos em áreas de ocorrência de Angiostrongilose abdominal no Brasil. 1995. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Graeff-Teixeira

GOMES,DC. Contribuição ao conhecimento da epidemiologia da Angiostrongiliase abdominal no Sul do Brasil. 1994. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Reinalda Marisa Lanfredi

GOMES,DC. Estudo morfológico de quatro espécies do gênero Trichuris Roederer, 1761 (Nematoda: Trichuridae) por Microscopia Eletrônica de Varredura. 1990. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Celina Maria Modena

GOMES,DC. Avaliação da infecção experimental e natural pelo Schistosoma mansoni (Sambon, 1907) em bovinos: Uma abordagem epidemíológica. 1989. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Sergio Carmona de São Clemente

GOMES,DC. Estudo de helmintos da ordem Trypanorhyncha parasitos de elasmobranquios pescados no litoral Sul do Rio Grande do Sul: Taxonomia, Prevalência e Intensidade de infecção. 1989. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Lurdes de Azevedo Rodrigues

GOMES,DC. Sobrevivência de ovos e larvas de nematóides (Nematoda: Strongyloidae) intestinais de equinos, nas fezes e pastagens. 1989. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: MILTON HISSASHI YAMAMURA

GOMES,DC. Algumas avaliações sobre a patologia e controle da Euritrematiase bovina. 1989. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Adauto José Araújo

GOMES,DC. Paleoepidemiologia da Ancilostomose. 1987. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Araouca.

Aluno: ALZIRO DE AMORIM

GOMES,DC. Atividade anti-helmíntica de extratos de plantas em camundongos naturalmente infectados por Syphacia obvelata (Rudolphi, 1802) e Aspiculuris tetraptera (Nitzch, 1821) (Nematoda: Oxyuridae). 1987. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Kerla Joeline Lima Monteiro

GOMES, DC; AMENDOEIRA, M. R. R.; GOULART, P. R. M.. Ancilostomíase humana e infecções zoonóticas por nematóides da subordem Strongylida: Estudo epidemiológico e Molecular no estado do Piaauí. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Michelle Cristie Gonçalves da Fonseca

Gomes, Delir Corrêa; KNOFF, MARCELO; COHEN, SIMONE CHINICZ. Helmintos de importância higienico-sanitária infectando linguados Paraslichthys patagonicus Jordan, 1889 e Xystreurys rasile (Jordan, 1891) no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eduardo Jose Lopes Torres

GOMES,DC. Aspectos morfológicos e ultraestruturais da relação Trichuris sp. e Trichuris muris com seu hoepedeiro vertebrado.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Yara Leite Adami Rodrigues

GOMES,DC. Estudo sobre a ocorrência de infecções por filárias entre habitantes das comunidades ribeirinhas dos rios Antimary, Acre e Purus - Região de divisa do leste do Estado do Acre com sudeste do Estado do Amazonas. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

Aluno: Aleksandra Menezes de Oliveira

GOMES,DC. Wuchereria bancrofti: morfologia, ultraestrutura, e seus produtos de excreção-secreção após o tratamento com Dietilcarbamazine (DEC) e sua associação com Albendazole. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Maria Amancio

GOMES,DC. Inserção e atuação de jovens estudantes no ambiente científico:interação entre ensino e pesquisa. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Araouca.

Aluno: BIANCA PORTO KURAIEM

GOMES, DC; SAO-CLEMENTE, S. C.; KNOFF, M.; VERICIMO, M. A.. Resposta imunológica a antígenos de Eustrongylides sp. Jãgerskiold, 1909 coletados de Hoplias malabaricus (Bloch, 1794). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hermano Gomes Albuquerque

BELLO, A. R.;GOMES, DC. Principais insetos vetores e seus mecanismos de transmissão de doenças infecciosas e parasitárias. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

Aluno: Patrícia Lago Zauza

BELLO, A. R.;GOMES, DC. Filarioses. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

Aluno: David Marcial Fernandez Conga

Benigno RMM;GOMES,DC; KNOFF, M.; SANTOS, J. N.. Nematofauna gastrointestinal de Cacajao Clvus ucayalii (Primates: Phiteciidae), na bacia do Rio Javari Mirim, Amazônia Peruana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Dinaiara de Souza Fragoso

SERRA-FREIRE, N. M.; MENESES, A. M. C.;GOMES,DC; PEREIRA, W. L. A.. Mammomonoguamus laryngeus (Railliet, 1899) em bovinos nos Estados do Pará e Amapá, Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Priscila Farias Leal

KNOFF, M.; Benigno RMM;GOMES,DC; HATANO, F. M.. Relação trófica entre carrapatos e pequenos mamíferos na floresta nacional de Carajás, Estado do Pará. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL NA AMAZÔNIA) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Flávio Porrozzi Soares

GOMES,DC. Composição e aspectos quantitativos das infracomunidades de metazoários parasitos da Moréia pintada, Gymnothorax moringa Cuvier, 1829 (Osteichthyes: Muraenidae) do litoral do Estado da Bahia, Brasil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Biologia Parasitária) - Fundação Técnico Educacional Souza Marques.

Aluno: Luana Gouveia Rio Rocha do Carmo

GOMES,DC. Caracterização morfológica de ovos de helmintos recuperados de Thrichomys pachyurus (Rodentia, Echimyidae) do Pantanal do Mato Grosso do Sul. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROVOC) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Filipe Ferreira de Souza Cunha

GOMES,DC. Estudo dos nematóides parasitos do roedor Thrichomys pachiurus (Rodentia: Echimyidae) do Pantanal do Mato Grosso do Sul em área de paisagem natiural e uso econômico intensivo. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROVOC) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Rodrigo do Espirito Santo Padovani

GOMES,DC. Efeito da radiação gama in vitro nas larvas de Anisakis sp. coletadas de congro-rosa, Genypteros brasiliensis Regan, 1903. 2003 - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo Pelajo Machado

GOMES,DC. Calomys callosus (Rengger, 1830): Estudo histológico de um novo animal de laboratório. 1993. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROVOC) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Isabella Vitoria Abduche Feijó

GOMES,DC. Análise morfológica e ultraestrutural de DIdelphoxyuris thylamisis Gardner e Hugot, 1995 e Didelphoxyuris sp. Gardner e Hugot, 1995 (Nematoda: Oxyurida) de Gracilinanus agilis Burmeister, 1854 (Marsupialia: Didelphidae) no Pantanal do Mato Grosso do sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla de Lamare Biolchini

GOMES,DC. Dinâmica de crescimento de Schistosoma mansoni (Trematoda: Schistosomatidae) em Mus musculus (Rodentia: Muridae): estudo morfológico e morfométrico através da microscopia de campo claro e microscopia de varredura laser confocal. 2002 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: PAULA ALMEIDA LEAL CAMPOS

GOMES,DC. Registro e análise preliminar sobre o parasitismo de Molossus ater por Edicabalerotrema eduardocabaleroi em Imbau, Silva jardim, Estado do Rio de Janeiro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Vetrinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Alessandro Claudio Fontoura Miranda

GOMES,DC. Avaliação do potencial zoonótico de helmintos geotrópicos de Rio Bonito e Silva jardim, Rio de Janeiro. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Vetrinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Marcelo Andrade Fonseca

GOMES,DC. Prevalência de Cysticercus bovis em bovinos abatidos do Matadouro-Figorífico Boi Gostoso, no Município de Três Rios, Rio de Janeiro, RJ. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Vetrinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Renata Heisler Neves

GOMES,DC. Estudo morfológico por microscopia óptica de vermes adultos do Schistosoma mansoni Sambon, 1907 isolados de Nectomys squamipes Brants, 1827 e Mus musculus Linnaeus. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GOMES,DC; PAIXAO, R. L.; PAOLI, S.; AMENDOEIRA, M. R. R.; BOMFIM, T. C. B.. Avaliação de Promoção Funcional. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Matos ER;GOMES, DC; SOARES, M. J.; SANTOS, M. A. V.. Biologia e Epidemiologia de Agentes Infecciosos e Parasitários. 2015. Universidade Federal do Pará.

GOMES,DC; WEKLER, M.; SETUBAL, J. C.. Pesquisador em Saúde Publica da Fundaçao Oswaldo Cruz. 2017. Fundação Oswaldo Cruz.

GOMES, DC. Pesquisador em Saúde Pública. 2017. INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

GOMES,DC. Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. 2014. Fundação Oswaldo Cruz.

GOMES,DC. Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Doutor nas Áreas de Helmintologia Médica, Zooparasitologia e Protozoologia Médica. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

GOMES,DC. Professor Doutor nas Áreas de Helmintologia Médica, Zooparasitologia e Protozoologia Médica. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

MOLENTO, M. B.;GOMES,DC; Teixeira; RIBEIRO, M. F. B.; Pereira MH. Concurso Público para professor Adjunto / Parasitologia / Helmintologia. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

Melo, AL;GOMES,DC; ZAHA, A; GÓES, AM; ANTUNES, CMF. Concurso Público para Professor Adjunto/ Departamento de Parasitologia. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

GOMES,DC. Concurso para Pesquisador em C&T. 2006. Instituto Oswaldo Cruz.

GOMES,DC. Concurso Púbico para Pesquisador em C&T. 2002. Instituto Oswaldo Cruz.

GOMES,DC. Concurso Público para Magistério Superior. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GOMES,DC. Concurso para Magistério Superior/ Biologia Celular Parasitária. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GOMES,DC. Concurso Público para Pesquisa em C&T. 1997. Instituto Oswaldo Cruz.

GOMES,DC. Magistério Superior/ Departamento de Parasitologia. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.

GOMES,DC. Concurso para Magistério Superior/ àrea de Biologia. 1984. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GOMES, DC. Helmintofauna de Alouatta seniculus (Primata, Atelidae Gray, 1825) da Amazônia Peruana, Peru. 2017. INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

GOMES,DC. Avaliador de Trabalhos do XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2017. Sociedade Brasileira de Parasitologia.

GOMES,DC. Moderador da Conferência "Genetica e Diversidade de Fasciola" no XXV CBP. 2017. Sociedade Brasileira de Parasitologia.

GOMES, DC. XV Prêmio Josué de Castro. 2017. Universidade Federal Fluminense.

GOMES,DC. XVIII Semana do Programa de Vocação Científica da Fiocruz. 2013. Escola Politécnica Joaquim Venância.

GOMES,DC; MUTIS, M. C. S.. Seminários em Epidemiologia e Controle das Doenças Infecciosas e Parasitárias. 2013. INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

GOMES,DC; CONCEICAO, M. J.; IGREJA, R. P.; DAMASCO, P. V.; LIMA, D. B.. Avaliação das dosagens de 40mg/Kg e de 60mg/Kg de Praziquantel quant à segurança e morbidade da infecção por S. mansoni em adolescentes residentes em São Lourenço da Mata, área endêmica de Pernambuco. 2013. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ.

MACEDO, H. W.; SAO-CLEMENTE, S. C.; KNOFF, M.; KANASHIRO, M. M.;GOMES,DC. Anisakiose: sororeatividade humana e desenvolvimento de um modelo experimental. 2013. Universidade Federal Fluminense.

SATO, M. C. B.; GONCALVES, L.;GOMES,DC; RODRIGUES, M. L. A.; CLAPP, M. D. S.. Biodiversidade das comunidades endoparasitárias de peixes forrageiros do Reservatório de Três Marias, Alto Rio São Francisco, Brasil. 2013. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GOMES,DC; Melo, AL; CALDEIRA, R. L.; LINARDI, P. M.; VIDIGAL, T. H. D. A.. Banca de Doutorado: Biologia e taxonomia de trematódeos transmitidos por moluscos dulciaquícolas na Represa da Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

GOMES,DC. IX PRÊMIO JOSUÉ DE CASTRO DE EXTENSÃO / UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.

GOMES,DC; MACHADO-SILVA, J. R.; KNOFF, M.; Grisi L. Relação entre a oferta de alimento cárnico, o desenvolvimento corporal humano regional, e a helmintofauna de pequenos ruminantes criados no nordeste brasileiro, abatidos em frigorífico no sertão do Estado do Ceará, Brasil.. 2011. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GOMES,DC. O modelo Echinostoma paraensei - Mesocricetus auratus para estudo de ação do praziquantel. Avaliação biológica, morfométrica e morfol[ógica por microscopia de luz de campo claro, microscopia eletrônica de varredura e microscopia laser confocal.. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Telma Bazzano da Silva

Estudo do parasitismo por helmintos em camundongos, Mus musculus, de biotérios de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil; ; 2000; Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ,; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

ROSANE PEREIRA DA CRUZ

Nematoides Parasitos de Marsupiais e Pequenos Roedores de Algumas Localidades da Mata Atlantica, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Lucineide Gonçalves de Sousa

Helmintofauna de Camundongos Singênicos e Introdução da Técnica do; 1996; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Elizabeth Sanchez Romani

Determinação de Antígenos Recentes da Forma Larvar do Echinococcus granulosus: Padronização e Aplicação do "Immunoblot" no Diagnóstico da Hidatidose Humana; ; 1995; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Miguel Bustamonte Caris

Estudo da Dinâmica de Lymnaea Columella Say, 1817, Hospedeiro Intermediário de Fasciola Hepatica L; , Em Pastagens Em Municípios do Estado de São Paulo, Brasil; 1991; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

CLAUDIA PORTES SANTOS

Revisão do Gênero Aspidodera Railliet & Henry, 1912 (Nematoda: Heterakoidea) Com Novas Sinonímias e Chave de Classificação; 1989; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

SUELI DE SOUZA LIMA

Larvas Infectantes de Nematóides (Strongyloidea) Parasitos de Bovinos, em Pastagens No Estado do Rio de Janeiro: Comportamento e Disponibilidade X Vegetação e Condições Metereológicas; 1986; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Reinalda Marisa Lanfredi

Estudos dos Ciastomíneos Parasitos de Cavalos (Eqqus caballus L; , 1758) no Município de Itaguai - RJ (Nematoda: Strongylidae); 1984; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Ana Cristina de Souza

Estudo do Comportamento Estatístico de Contagens de Ovos de Nematódes, Realizadas na Câmara de McMaster e pelo Sistema Lamínula-Lâmina no Método Centrífugo-Flotação; ; 1984; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Marta D'Agosto Bara

Etiologia da Tripanosomíase em Hypostomus punctatus Valenciennes, 1840 (Osteichthyes, Loricariidae) Taxonomia, Prevalência e Transmissão; ; 1984; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Maria de Lurdes Azevedo Rodrigues

Modificação da Técnica de Whitlock (1959); 1980; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Mauricio Francis

Estudo da Helmintofauna de Sus scrofa L; , 1758 no Estado do Rio de Janeiro; 1978; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Deoclecio Bezerra Brito

Estudo da Frequência e Patogenicidade Causadas po Oesophagostomum (Molin, 1861) em Sus scrofa L; , 1758 no Estado do Rio de Janeiro; 1978; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Deoclecio Bezerra Brito

Estudo da frequência e patogenicidade causada por Oesophagostomum (Molin, 1861) em Sus scrofa L; , 1758 no Estado do Rio de Janeiro; 1978; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Nilza Nunes Felizardo

Helmintos parsitos de linguados (Paralichthys isosceles Jordan, 1890 e P; patagonicus Jordan, 1889) do litoral do Estado do Rio de Janeiro: Taxonomia, patologia e enfoque zoonótico; ; 2010; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Renata Heisler Neves

Avaliação do papel da dieta rica em colesterol na esquistossomíase mansônica experimental de Mus musculus Swiss Webster; 2006; Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Rodrigo Caldas Menezes

Helmintos parasitos de faisões-colera (Phasianus colchicus Linnaeus, 1758) de criações domésticas do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: Patologia, Freqüência e Morfologia; ; 2004; Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Luciano Antunes Barros

Helmintoses em Ciconiiformes: Prevalência e patologia em hospedeiros naturalmente infectados e análise de infecções experimentais por nematóides de importância zoonótica; 2002; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Marcelo Knoff

Taxonomia, prevalência e intensidade de infecção de cestóides Trypanorhyncha (Platyhelminthes), parasitos de elasmobrânquios do Litoral dos Estados do Paraná e Santa Catarina, Brasil; ; 2001; Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

LUÍS CLAÚDIO MUNIZ PEREIRA

Análise filogenética da família Philophtalmidae Travassos, 1918 (Platyhelminthes: Digenea); 2001; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Lucineide Gonçalves de Souza

Estudo da helmintofauna de animais de laboratórios (camundongos, ratos e hamsters; ; 2000; Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Narcisa Imaculada Brant Moreira

Helmintos parasitos de peixes de lagos do Médio Rio Doce, Minas Gerais, Brasil; 2000; Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Roberto Regis Magalhães Pinto

Taxonomia, Sistemática e Biologia de Helmintos: Autocrítica de Propostas entre 1967-1995; ; 1996; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Jose Roberto Machado e Silva

Estudo Morfológico por Microscopia Óptica e Varredura de Amostras de Schistosoma mansoni Sambon, 1907, Isoladas de Roedores e Humanos Em Sumidouro, Rio de Janeiro; ; 1995; Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Reinalda Marisa Lanfredi

Estudo Morfológico de Quatro Espécies do Gênero Trichuris Roederer, 1761 (Nematoda: Trichuridae) Por Microscopia Eletrônica de Varredura; ; 1991; Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Sergio Carmona de São Clemente

Estudo de Helmintos Parasitos da Ordem Trypanorhyncha Parasitos de Elasmobranquios Pescados no Litoral Sul do Estado do Rio Grande do Sul: Taxonomia, Prevalência e Intensidade de Infecção; ; 1989; Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Michelle Cristie Gonçalves da Fonseca

2019; INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Renata Heisler Neves

Modelos experimentais para o estudo da infecção esquistossomótica em hospedeiros com distúrbios metabólicos; ; 2009; Orientação de outra natureza - INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Marcelo Knoff

Parasitos de pescado importado e exportado pelo Brasil, identificação e importância na higiene sanitária; 2002; Orientação de outra natureza - INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Delir Correa Gomes Maues da Serra Freire;

Produções bibliográficas

  • KURAIEM, BIANCA PORTO ; KNOFF, MARCELO ; TELLERIA, ERICH LOZA ; FONSECA, MICHELLE CRISTIE GONÇALVES DA ; MACHADO, LEANDRO DOS SANTOS ; CUNHA, NATHALIE COSTA DA ; NASCIMENTO, ELMIRO ROSENDO DO ; FONTENELLE, GABRIELLE ; Gomes, Delir Corrêa ; CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA DE SÃO . Eustrongylides sp. (Nematoda, Dioctophymatoidea) parasitizing Hoplias malabaricus (Actinopterygii: Erythrinidae) collected from the state of Rio de Janeiro, Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 29, p. 1, 2020.

  • FRANÇA, LUMA F. ; KNOFF, MARCELO ; FONSECA, MICHELLE C.G. DA ; GOMES, DELIR C. ; FERREIRA, MICHELI S. ; FELIZARDO, NILZA N. ; SÃO CLEMENTE, SÉRGIO C. DE ; MATTOS, DANUZA P.B.G. DE . Lecithochirium monticellii digenetic trematode parasites of Trichiurus lepturus (Actinopterygii) from the state of Rio de Janeiro, Brazil, with notes on its taxonomy. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 92, p. 1-7, 2020.

  • FONSECA, MICHELLE CRISTIE GONÇALVES DA ; KNOFF, MARCELO ; FELIZARDO, NILZA NUNES ; TORRES, EDUARDO JOSÉ LOPES ; DI AZEVEDO, MARIA ISABEL NOGUEIRA ; Gomes, Delir Corrêa ; CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA DE SÃO ; IIGUEZ, ALENA MAYO . Acanthocephalan parasites of the flounder species Paralichthys isosceles, Paralichthys patagonicus and Xystreurys rasile from Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 28, p. 346-359, 2019.

  • OLIVEIRA, JOÃO VICTOR FERREIRA DE ; KURAIEM, BIANCA PORTO ; FONSECA, MICHELLE CRISTIE GONÇALVES DA ; Gomes, Delir Corrêa ; KNOFF, MARCELO . Trypanorhynch cestodes parasitizing Mugil liza (Mugiliformes: Mugilidae) commercialized in the state of Rio de Janeiro, Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 28, p. 773-778, 2019.

  • KNOFF, M. ; SANTOS, J.N. ; GIESE, E.G. ; GOMES, D.C. ; SILVA-SOUZA, Â.T. . A new species of Diomedenema (Nematoda, Rhabditida, Spiruromorpha) from Spheniscus magellanicus (Aves, Sphenisciformes) found on the southern coast of Brazil. Journal of Helminthology , v. 92, p. 514-519, 2018.

  • LEAL, ANANGELA RAVENA DA SILVA ; FREIRE, SIMONE MOUSINHO ; KNOFF, MARCELO ; Gomes, Delir Corrêa ; SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO DOS ; MENDONÇA, IVETE LOPES DE . Atractis thapari (Nematoda, Atractidae) parasitizing Chelonoidis carbonarius and C. denticulatus (Testudinidae) in the state of Piauí, Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 27, p. 146-153, 2018.

  • LOPES, DANIELA A. ; MAINENTI, ADRIANA ; KNOFF, MARCELO ; CORRÊA GOMES, DELIR . Type material of Platyhelminthes housed in the Helminthological Collection of the Oswaldo Cruz Institute/ FIOCRUZ (CHIOC), Rio de Janeiro, Brazil, from 1979 to 2016 (Rhabditophora, Trematoda and Cestoda). ZooKeys (Online) , v. 662, p. 1-48, 2017.

  • KNOFF, M. ; OLIVEIRA, M. S. ; GOMES,DC ; BRENER, B. . Checklist of Nematoda parasites of humans deposited in Helminthological Collection of the Oswaldo Cruz Institute, Brazil. NEOTROPICAL HELMINTHOLOGY , v. 11, p. 157-166, 2017.

  • SILVA, , ALINE MONTEIRO ; SÃO CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA ; FONSECA, MICHELLE CRISTIE GONÇALVES ; Gomes, Delir Corrêa ; JUSTO, MÁRCIA CRISTINA NASCIMENTO ; KNOFF, MARCELO . Morphological characters and hygienic-sanitary significance of Tentacularia coryphaenaein Coryphaena hippurusfrom Brazil. BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA , v. 43, p. 266-273, 2017.

  • FREIRE, SIMONE MOUSINHO ; LEAL, ANANGELA RAVENA DA SILVA ; KNOFF, MARCELO ; Gomes, Delir Corrêa ; SANTOS, JEANNIE NASCIMENTO DOS ; GIESE, ELANE GUERREIRO ; SILVA, REINALDO JOSÉ DA ; MENDONÇA, IVETE LOPES . Chapiniella variabilis (Nematoda) parasitizing Chelonoidis carbonarius and C. denticulatus (Testudinidae) in the state of Piauí. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 26, p. 359-365, 2017.

  • KURAIEM, BIANCA PORTO ; KNOFF, MARCELO ; FELIZARDO, NILZA NUNES ; MENEZES, RODRIGO CALDAS ; Gomes, Delir Corrêa ; CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA DE SÃO . Histopathological changes induced by Hysterothylacium deardorffoverstreetorum larvae (Nematoda: Raphidascarididae) in Priacanthus arenatus Cuvier, 1829 (Actinopterygii). REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 26, p. 239-242, 2017.

  • SILVA, ALINE MONTEIRO ; KNOFF, MARCELO ; FELIZARDO, NILZA NUNES ; Gomes, Delir Corrêa ; SÃO CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA . Nematode and cestode larvae of hygienic-sanitary importance in Lopholatilus villarii (Actinopterygii) in the State of Rio de Janeiro, Brazil. BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA , v. 43, p. 385-398, 2017.

  • SILVA, ALINE MONTEIRO ; KNOFF, MARCELO ; FELIZARDO, NILZA NUNES ; Gomes, Delir Corrêa ; SÃO CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA . Nematode and cestode larvae of hygienic-sanitary importance in Lopholatilus villarii (Actinopterygii) in the State of Rio de Janeiro, Brazil. BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA , v. 43, p. 385-398, 2017.

  • LOPES, DANIELA A. ; Gomes, Delir Corrêa ; KNOFF, MARCELO . Type material of Acanthocephala, Nematoda and other non-helminths phyla (Cnidaria, Annelida, and Arthropoda) housed in the Helminthological Collection of the Oswaldo Cruz Institute/ FIOCRUZ (CHIOC), Rio de Janeiro, Brazil, from 1979 to 2016. ZOOKEYS (ONLINE) , v. 711, p. 1-52, 2017.

  • KURAIEM, B. P. ; KNOFF, M ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES, DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. . Callitetrarhynchus speciosus (Linton, 1897) Carvajal & Rego, 1985 Trypanorhyncha (Cestoda) parasiting Priacanthus arenatus (Cuvier, 1829) (Osteichthyes, Priacanthidae) from Rio de Janeiro, Coast, Brazil. Neotropical Helminthology , v. 10, p. 33-40, 2016.

  • OLIVEIRA, MS ; KNOFF, M. ; GOMES,DC ; BRENER, B. . Checklist of Plathyhelminth parasites of humans deposited in Helminthological Collection of the Oswaldo Cruz Institute, Brazil. Neotropical Helminthology , v. 10, p. 73-84, 2016.

  • FONSECA, MICHELLE CRISTIE GONÇALVES DA ; KNOFF, MARCELO ; FELIZARDO, NILZA NUNES ; DI AZEVEDO, MARIA ISABEL N. ; TORRES, EDUARDO JOSÉ LOPES ; Gomes, Delir Corrêa ; IIGUEZ, ALENA MAYO ; SÃO CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA DE . Integrative taxonomy of Anisakidae and Raphidascarididae (Nematoda) in Paralichthys patagonicus and Xystreurys rasile (Pisces: Teleostei) from Brazil. International Journal of Food Microbiology , v. 235, p. 113-124, 2016.

  • KURAIEM, BIANCA P. ; KNOFF, MARCELO ; FELIZARDO, NILZA N. ; GOMES, DELIR C. ; CLEMENTE, SÉRGIO C. SÃO . Nematode larvae infecting Priacanthus arenatus Cuvier, 1829 (Pisces: Teleostei) in Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online) , v. 88, p. 857-863, 2016.

  • LOPES, DANIELA A. ; MAINENTI, ADRIANA ; SANCHES, MAGDA ; KNOFF, MARCELO ; Corrêa-Gomes, Delir . Type material of Platyhelminthes (Monogenoidea) housed in the Helminthological Collection of the Oswaldo Cruz Institute/ FIOCRUZ (CHIOC), Rio de Janeiro, Brazil, from 1979 to 2016. ZooKeys (Online) , v. 616, p. 1-75, 2016.

  • FONTENELLE, GABRIELLE ; KNOFF, MARCELO ; FELIZARDO, NILZA NUNES ; TORRES, EDUARDO JOSÉ LOPES ; MATOS, EDILSON RODRIGUES ; Gomes, Delir Corrêa ; SÃO CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA DE . Anisakid larva parasitizing Plagioscion squamosissimus in Marajó Bay and Tapajós River, state of Pará, Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online) , v. 25, p. 492-496, 2016.

  • DI AZEVEDO, MIN ; KNOFF, M ; CARVALHO, VL ; MELLO, WN ; LOPES TORRES, EJ ; GOMES, DC ; IIGUEZ, AM . Morphological and genetic identification of Anisakis paggiae (Nematoda: Anisakidae) in dwarf sperm whale Kogia sima from Brazilian waters. Diseases of Aquatic Organisms , v. 113, p. 103-111, 2015.

  • KNOFF, MARCELO ; COHEN, SIMONE CHINICZ ; CÁRDENAS, MELISSA QUERIDO ; CÁRDENAS-CALLIRGOS, JORGE M. ; Gomes, Delir Corrêa . A new species of diplectanid (Monogenoidea) from Paranthias colonus (Perciformes, Serranidae) off Peru. Parasite , v. 22, p. 11, 2015.

  • FONTENELLE, GABRIELLE ; KNOFF, MARCELO ; FELIZARDO, NILZA NUNES ; TORRES, EDUARDO JOSÉ LOPES ; LOPES, LEILA MARIA DA SILVA ; Gomes, Delir Corrêa ; CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA DE SÃO . Anisakidae and Raphidascarididae larvae parasitizing Selene setapinnis (Mitchill, 1815) in the State of Rio de Janeiro, Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (Online) , v. 24, p. 72-77, 2015.

  • Benigno RMM ; KNOFF, M. ; Matos ER ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. . Morphological aspects of Clinostomidae metacercariae (Trematoda: Digenea) in Hoplerytrinus unitaeniatus and Hplias malabaricus (Pisces: Erythrinidae) of the Neotropical region, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 86, p. 733-744, 2014.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FONSECA, M. C. G. ; FELIZARDO, N. N. ; LIMA, F. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Anisakidae nematodes in the blackfin goosefish, Lophius gastrophysus Miranda-Ribeiro, 1915 purchased in the State of Rio de Janeiro, Brazil. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 35, p. 129-133, 2013.

  • FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; TORRES, E. J. L. ; PIMENTA, E. G. ; Amorim AF ; GOMES,DC . Hirudinella ventricosa (Trematoda) parasitizing Makaira nigricans and Acanthocybium solandri from nneotropical region, Brazil. Neotropical Helminthology , v. 7, p. 76-82, 2013.

  • KNOFF, M. ; FELIZARDO, N. N. ; Ignez AM ; TORRES, E. J. L. ; MALDONADO JR, A. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Genetic and morphological characterisation of a new species of the genus Hysterothylacium (Nematoda) from Paralichthys isosceles Jordan, 1890 (Pisces: Teleostei) of the Neotropical Region, state of Rio de janeiro, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 107, p. 186-193, 2012.

  • KNOFF, M. ; Brooks DR ; MULLINS, M. C. ; GOMES,DC . A new genus and a new species of Cladorchiidae (Digenea: Dadayiinae) from Podocnemis expansa (Chelonia) of the Neotropical region, State of Pará, Brazil.. The Journal of Parasitology , v. 98, p. 378-381, 2012.

  • FONSECA, M. C. G. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Trypanorhyncha cestodes of higienic-sanitary importance infecting flounders Paralachthys patagonicus Jordan, 1889 and Xystreurys rasile (Jordan, 1891) of the Neotropical region, Brazil. Parasitology Research (1987. Print) , v. 111, p. 865-874, 2012.

  • GOES, V. C. ; NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; OLIVEIRA, A. V. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Effects of high-fat chow on heart tissue in acute and chronic experimental murine schistosomiasis mansoni. Parasitology (London. Print) , v. 139, p. 1462-1470, 2012.

  • BENIGNO, RAIMUNDO NONATO MORAES ; CLEMENTE, SÉRGIO CARMONA DE SÃO ; MATOS, EDILSON RODRIGUES ; PINTO, ROBERTO MAGALHÃES ; Gomes, Delir Corrêa ; KNOFF, MARCELO . Nematodes in Hoplerytrinus unitaeniatus, Hoplias malabaricus and Pygocentrus nattereri (pisces characiformes) in Marajó Island, Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 21, p. 165-170, 2012.

  • FELIZARDO, N. N. ; JUSTO, MCN ; FONSECA, M. C. G. ; KNOFF, M. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Juvenile didymozoids of the types, Torticaecum and Neotorticaecum (Didymozoidae: Digenea), from new marine fish hosts (Pisces: Teleostei) in the neotropical region of Brazil. Journal of Helminthology , v. 85, p. 270-275, 2011.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FONSECA, M. C. G. ; FELIZARDO, N. N. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Cestodes Diphyllobothriidae paraziting blackfin goosefish, Lophius gastrophysus Miranda-Ribeiro, 1915.. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 63, p. 1033-1038, 2011.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; NEVES, R. H. ; GOMES,DC . Schistosoma mansoni specimens first described by Pirajá da Silva in Brazil (1908) re-examined by confocal laser scanning microscopy. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 44, p. 331-335, 2011.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FONSECA, M. C. G. ; GOMES,DC . Diphyllobothrium latum and Diphyllobothrium sp. as the agents of diphyllobothriasis in Brazil: morphological analysis and two new case reports.. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , v. 33, p. 159-164, 2011.

  • PINTO, R. M. ; KNOFF, M. ; GOMES,DC ; NORONHA, D. . Namatodes from mammals in Brazil: an updating. Neotropical helminthology , v. 5, p. 139-183, 2011.

  • PINTO, R. M. ; NORONHA, D. ; KNOFF, M. ; GOMES,DC . Rhabdochona (R.) uruyni (Nematoda, Rhabdochonidae) in Brazil: present status of South American Rhabdochona Railliet with a worldwide bibliographical survey of the genus from 1845 to 2010.. Neotropical helminthology , v. 4, p. 49-69, 2010.

  • FELIZARDO, N. N. ; TORRES, E. J. L. ; FONSECA, M. C. G. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Cestodes of the flouder Paralichthys isosceles Jordan, 1890 (Osteichthyes-Paralichthyidae) en nel Estado do Rio de Janeiro, Brazil. Neotropical helminthology , v. 4, p. 113-125, 2010.

  • ALENCAR, A. C. M. B. ; NEVES, R. H. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . High fat diet has a promonent effect upon the course of chronic schistosomiasis mansoni in mice. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 104, p. 608-613, 2009.

  • FELIZARDO, N. N. ; MENEZES, R. C. ; TORTELLY, R. ; KNOFF, M. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Larvae of Hysterothylacium sp. (Nematoda: Anisakidae) in the sole fish Paralachthys isosceles Jordan, 1890 (Pisces: Teleostei) from litoral of the state of Rio de Janeiro, Brazil. Veterinary Parasitology (Print) , v. 166, p. 175-177, 2009.

  • FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Larval anisakid namatodes of the flounder, Paralichthys isosceles Jordan, 1890 (Pisces: Teleostei) from Brazil. Neotropical helminthology , v. 3, p. 57-64, 2009.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; ANDRADE, C. G. ; LIMA, F. C. ; PADOVANI, R. E. S. ; FONSECA, M. C. G. ; Neves, RCF ; GOMES,DC . Cestóides Pseudophyllidea parasitos de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903 comercializados no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , v. 15, p. 28-32, 2008.

  • NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; COSTA-SILVA, M. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Long-term feeding a high-fat diet causes histological and parasitological effects on murine schistosomiasis mansoni outcome.. Experimental Parasitology , v. 115, p. 324-332, 2007.

  • SAO-CLEMENTE, S. C. ; KNOFF, M. ; LIMA, F. C. ; ANDRADE, C. G. ; FELIZARDO, N. N. ; PADOVANI, R. E. S. ; GOMES,DC . Cestóides Trypanorhyncha parasitos de peixe sapo-pescador, Lophius gastrophysus Miranda-Ribeiro, 1915 comercializados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária , v. 16, p. 37-42, 2007.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC . Redescription of Gymnorhynchus isuri (Cestoda: Trypanorhyncha) from Isurus oxyrinchus (Elasmobranchii: Lamnidae). Folia Parasitologica , v. 54, p. 208-214, 2007.

  • NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Light and confocal microspic observations of adult Schistosoma mansoni from mice fed on a high-fat diet. Journal of Helminthology , v. 81, p. 361-368, 2007.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FONSECA, M. C. G. ; ANDRADE, C. G. ; PADOVANI, R. E. S. ; GOMES,DC . Anisakidae parasitos de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903 comercializados no estado do Rio de Janeiro, Brasil de interesse na saúde pública. Parasitología Latinoamericana , v. 62, p. 127-133, 2007.

  • PINTO, R. M. ; KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC . The taxonomy of some Poecilacanthoidea (Eucestoda: Trypanorhyncha) from elasmobranchs off the southern coast of Brazil. Journal of Helminthology , Egham, UK, v. 80, n.00, p. 291-298, 2006.

  • ROMANI, E. ; RODRIGUES-SILVA, R. ; MALDONADO JR, A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Notes on human cases of cystic echinococcosis in Peru. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, RJ, v. 101, n.3, p. 335-337, 2006.

  • HUISTIJN, M. ; BARROS, L. A. ; NEVES, R. H. ; MOURA, E. G. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Hermaphrodites and supernumerary testicular lobes in Schistosoma mansoni (Trematoda: Schistosomatidae) analyzed by brighfield and microscopy. Journal of Helminthology , v. 92, p. 496-500, 2006.

  • NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Hepatic stereology of schistosomiasis mansoni infected-mice fed a high-fat diet. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 101, p. 253-260, 2006.

  • BIOLCHINI, C. L. ; NEVES, R. H. ; HUISTIJN, M. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Development of Schistosoma mansoni worms in mice analyzed by bright field and confocal microscopy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 101, p. 261-265, 2006.

  • NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Somatic, biochemical and hepatic alterations in wild type mice chronically fed high fat diet.. International Journal of Morphology , v. 24, p. 625-632, 2006.

  • NEVES, R. H. ; BIOLCHINI, C. L. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; CARVALHO, J. J. ; BRANQUINHO, T. B. ; LENZI, H. L. ; HUISTIJN, M. ; GOMES,DC . A new description of the reproductive system of Schistosoma mansoni (Trematoda: Schistosomatidae) analyzed by confocal laser scanning microscopy. Parasitology Research , Berlim, v. 95, n.00, p. 43-49, 2005.

  • GOMES,DC ; KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; LANFREDI, R. M. ; PINTO, R. M. . Taxonomic reports of Homeacanthoidea (Eucestoda: Trypanorhyncha) in Lamnid and Sphyrnid elasmobranchs collected off the coast of Santa Catarina, Brazil. Parasite (Paris) , Issy-les-Moulineaux, v. 12, n.1, p. 15-22, 2005.

  • GOMES,DC ; MENEZES, R. C. ; TORTELLY, R. ; PINTO, R. M. . Pathology and first ocurrence of kidney trematode Paratanaisia bragai (Santos, 1934) Freitas, 1959 (Digenea: Eucotylidae) in Phasianus colchicus L., 1758, from Brazil.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 100, n.3, p. 285-288, 2005.

  • PINTO, R. M. ; SANTOS, L. C. ; TORTELLY, R. ; MENEZES, R. R. ; MORAES, W. ; JUVENAL, J. C. ; GOMES,DC . Pathology and first report of natural infections of the eye trematoda Philophthalmus lachrymosus Braun, 1902 (Digenea, Philophthalmidae) in a non-human mammalian host.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, RJ, v. 100, n.06, p. 579-583, 2005.

  • PADOVANI, R. E. S. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; KNOFF, M. ; MESQUITA, E. F. M. ; JESUS, E. F. O. ; GOMES,DC . The effect of in vitro gamma radiation on Anisakis sp. larvae collected from the pink cusk-eel, Genypterus brasiliensis Regan, 1903. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , Niteroi, RJ, v. 12, n.1/3, p. 137-141, 2005.

  • GOMES,DC ; MENEZES, R. C. ; VICENTE, J. J. ; LANFREDI, R. M. ; TORTELLY, R. ; PINTO, R. M. . New morphological data on Cheilospirura hamulosa (Nematoda, Acuarioidea) by means of bright-field and scanning electron microscopy. Parasitology Research , Dussedorf, v. 92, n.3, p. 225-231, 2004.

  • NEVES, R. H. ; SILVA, M. C. ; MARTINEZ, E. M. ; BRANQUINHO, T. B. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; LENZI, H. L. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Phenotypic plasticity in adult worms of Schistosoma mansoni (Trematoda: Schistosomatidae) evidenced by brightfield and confocal laser scanning microscopies. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, RJ, v. 99, n.02, p. 131-136, 2004.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Registros taxonômicos de cestóides Trypanorhyncha/ Homeacnthoidea em elasmobrânquios coletados na costa do Estado do Paraná, Brasil. Parasitología Latinoamericana , Santiago do Chile, v. 59, n.1-2, p. 31-36, 2004.

  • BARROS, L. A. ; TORTELLY, R. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Effects of experimental infections with larvae of Eustrongylides ignotus Jäegerskiold, 1909 and Contracaecum multipapillatum (Drasche, 1882) Baylis, 1920 in rabbits.. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 56, n.56, p. 325-332, 2004.

  • PINTO, R. M. ; BARROS, L. A. ; TORTELLY, R. ; TEIXEIRA, R. F. ; GOMES,DC . Prevalence and pathology of helminths of ciconiiform birds from the Brazilian swamplands. Journal of Helminthology , Bedford, UK, v. 78, n.00, p. 259-264, 2004.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC . New records and expanded descriptions of Tentacularia coryphaenae and Hepatoxylon trichiuri homeacnath trypanorhynchs (Eucestoda) from carcharhinid sharks from the State of Santa Catarina off-shore, Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária , Seropédica, RJ, v. 13, n.2, p. 73-80, 2004.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; MENEZES, R. C. ; GOMES, C. T. ; NORONHA, D. . Helminths of rabbits (Lagomorpha, Leporidae) deposited in the Helminthological Collection of the Oswaldo Cruz Institute. Revista Brasileira de Zoologia , Curitiba, Pr, v. 21, n.03, p. 599-604, 2004.

  • GOMES,DC ; PINTO, R. M. ; MENEZES, R. C. ; TORTELLY, R. . Trichurid nematodes in ring-necked pheasants from backyard flocks of the State of Rio de Janeiro, Brazil: Frequency and Pathology. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, RJ, v. 99, n.07, p. 721-726, 2004.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC ; PADOVANI, R. E. S. . Primeira ocorrência de larvas de Anisakis sp. na musculatura de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , Niteroi, RJ, v. 11, n.1/2, p. 119-120, 2004.

  • PINTO, R. M. ; MENEZES, R. C. ; GOMES,DC . First report of five nematodes species in Phasianus colchicus Linnaeus (Aves, Galliformes, Phasianidae) in Brasil. Revista Brasileira de Zoologia , Curitiba, PR, v. 21, n.4, p. 961-970, 2004.

  • SAO-CLEMENTE, S. C. ; KNOFF, M. ; PADOVANI, R. E. S. ; LIMA, F. C. ; GOMES,DC . Cestóides Trypanorhyncha parasitos de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903 comercializados nos Municípios de Niterói e Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária , Niteroi, RJ, v. 13, n.3, p. 97-102, 2004.

  • MENEZES, R. R. ; TORTELLY, R. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Pathology and frequency of Cheilospira hamulosa (Nematoda, Acuarioidea) in galliformes hosts from backyard flocks. Avian Pathology , Athens, Georgia, v. 32, n.00, p. 151-156, 2003.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; MENEZES, R. R. ; MUNIZ-PEREIRA, L. C. ; NORONHA, D. . First natural helminth infection in the mongolian gerbil Meriones unguiculatus (Rodentia, Muridae) parasutized with Dentostomella translucida (Nematoda, Heteroxynematidae) in the Neotropical region. Brazilian Journal of Biology , São Carlos, SP, v. 63, n.1, p. 173-174, 2003.

  • NEVES, R. H. ; SILVA, M. C. ; MARTINEZ, E. M. ; BIOLCHINI, C. L. ; LENZI, H. L. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Reproductive system abnormalities in Schistosoma mansoni adult worm isolated from Nectomys squamipes (Muridae: Sigmodontinae): brightfield and confocal laser scanning microscopy analysis. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 98, n.03, p. 361-365, 2003.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; NORONHA, D. . Evaluation of Coinfection with pinworms (Aspiculuris tetraptera, Dentostomella translucida, and Syphacia obvelata) in gerbils and mice. Laboratory Animal Science, Memphis, v. 42, n.4, p. 46-48, 2003.

  • OLIVEIRA, S. A. ; BARBOSA JUNIOR, A. A. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. ; BARROS, A. F. ; NEVES, R. H. ; COUTINHO, E. M. . Morphometric study of Schistosoma mansoni adult worms recovered from undernourished infected mice. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, RJ, v. 98, n.5, p. 623-627, 2003.

  • GOMES,DC ; CRUZ, R. P. ; VICENTE, J. J. ; PINTO, R. M. . Nematode parasites of marsupials and small rodents from the Brazilian Atlantic Forest in the State of Rio de Janeiro, Brazil. Revista Brasileira de Zoologia , Curitiba, PR, v. 20, n.4, p. 699-707, 2003.

  • MENEZES, R. C. ; TORTELLY, R. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Nodular typhlitis associated with the nematodes Heterakis gallinarum and Heterakis isolanche in pheasants: frequency and pathology with evidence of neoplasia. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, RJ, v. 98, n.8, p. 1011-1016, 2003.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; NEVES, R. H. ; ORMOND, L. ; HUISTIJN, M. ; GOMES,DC . Caracterização de cepas de Schistosoma mansoni por morfometria de vermes adultos provenientes de infecção unissexual. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , São Paulo, SP, v. 36, n.6, p. 755-757, 2003.

  • RODRIGUES-SILVA, R. ; PEIXOTO, J. R. V. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . An autochthonous case of Echinococcus vogeli Rausch & Bernstein, 1972 polycystic echinococcosis in the state of Rondônia, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 97, n.1, p. 123-126, 2002.

  • BARROS, L. A. ; ARRUDA, V. S. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . First natural infection by Ascocotyle (Phagicola) longa Ransom (Digenea, Heterophyidae) in an avian host, Ardea cocoi Linnaeus (Aves, Ciconiformes, Ardeidae in Brazil. Revista Brasileira de Zoologia , Curitiba, PR, v. 19, n.1, p. 151-155, 2002.

  • NEVES, R. H. ; OLIVEIRA, S. A. ; COUTINHO, E. M. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Phenotypic characterization of Schistosoma mansoni adult worms recovered from undernourished mice: a morphometric study focusing on the reproductive system. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , São Paulo, v. 35, n.4, p. 405-407, 2002.

  • BAZZANO, T. ; RESTEL, T. I. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Patterns of infection with the nematodes Syphacia obvelata and Aspiculuris tetraptera in conventionally maintained laboratory mice. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 97, n.6, p. 847-853, 2002.

  • BARROS, L. A. ; LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Reevaluation of the systematic status of Cotylotretus grandis (Digenea: Psilostomidae) with a new morphological data. Journal of Parasitology, Nebraska, v. 88, n.3, p. 625-627, 2002.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; MUNIZ-PEREIRA, L. C. ; NORONHA, D. . Helminths of the guinea pig, Cavia porcellus (Linnaeus), in Brazil. Revista Brasileira de Zoologia , Curitiba, PR, v. 19, n.Supl. 1, p. 261-269, 2002.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Prevalência e intensidade de infecção de cestóides Trypanorhyncha de elasmobrânquios nos estados do Paraná e Santa Catarina, Brasil.. Parasitología Latinoamericana , Santiago, v. 57, n.3-4, p. 149-157, 2002.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Nematodes of elasmobranch fishes from the southern coast of Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 96, n.1, p. 81-87, 2001.

  • PINTO, R. M. ; GONÇALVES, L. ; NORONHA, D. ; GOMES,DC . Worm burdens in outbred and inbred laboratory rats with morphometric data on Syphacia muris (Yamaguti, 1935) Yamaguti, 1941 (Nematoda, Oxyuroidea). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 96, n.1, p. 133-136, 2001.

  • PINTO, R. M. ; GONÇALVES, L. ; GOMES,DC ; NORONHA, D. . Helminth fauna of golden hamster Mesocricetus auratus in Brazil.. Comtemporary Topics in Laboratory Animal Science (AALAS), Memphis, TN, v. 40, n.2, p. 20-25, 2001.

  • MENEZES, R. R. ; TORTELLY, R. ; MATTOS JR., D. G. ; MUNIZ-PEREIRA, L. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Trematodes of free range reared guinea fowls (Numida meleagris Linnaeus, 1758) in the state of Rio de Janeiro, Brazil: morphology and pathology. Avian Pathology , Estados Unidos, v. 30, n.00, p. 209-214, 2001.

  • NEVES, R. H. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; PELAJO-MACHADO, M. ; OLIVEIRA, S. A. ; COUTINHO, E. M. ; LENZI, H. L. ; GOMES,DC . Morphological aspects of Schistosoma mansoni adult worms isolated from nourished and undernourished mice: a comparative analysis by confocal laser sacanning. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 96, n.07, p. 1013-1016, 2001.

  • GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. . Suscetibilidade de Lymnaea columella Say, 1817 à infecção por Fasciola hepatica L., 1758. Revista Brasileira de Ciência Veterinária , Niteroi, RJ, v. 8, n.2, p. 121-126, 2001.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Digenea and Acanthocephala of elasmobranch fishes from the southern coast of Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 96, n.8, p. 1095-1101, 2001.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; SILVA, C. H. ; PEREIRA, M. J. S. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Differences in Brazilian strains of Schistosoma mansoni evaluated by means of morphometric analysis of cercariae of both sexes. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 95, n.6, p. 839-842, 2000.

  • SERRA-FREIRE, N. M. ; GOMES,DC . A new proposal for the control of Fasciola hepatica in the Paraíba River Valley, Brazil. Caderno Técnico-Científico da Escola de Medicina Veterinária, Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 11-27, 2000.

  • WERTHER, K. ; RASO, T. F. ; MUNIZ-PEREIRA, L. C. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Morishitium dollfusi (Timon-David, 1950) Yamaguti, 1958 (Digenea, Cyclocoelidae) parasitizing Garrulax pectoralis (Gould, 1836) (Aves, Sylviidae) in Brazil.. Verh ber Erkrg Zootiere, Berlim, v. 39, n.00, p. 429-431, 1999.

  • RODRIGUES-SILVA, R. ; LANFREDI, R. M. ; VICENTE, J. J. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . On the rugose area and caudal papillae distribution in Dirofilaria immitis (Leidy, 1856) Railliet & Henry, 1911, by scanning electron microscopy.. Parasitology Research, Berlim, v. 85, n.00, p. 867-869, 1999.

  • GONÇALVES, L. ; PINTO, R. M. ; VICENTE, J. J. ; NORONHA, D. ; GOMES,DC . Helminth Parasites of Conventionally Maintained Laboratory Mice - II. Inbred Strains with an Adaptation of the Anal Swab Technique.. MEMÓRIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 93, n.1, p. 121-126, 1998.

  • LANFREDI, R. M. ; FRAIHA NETO, H. ; GOMES,DC . Scanning Electron Microscopy of Lagochilascaris minor Leiper, 1909 (Nematoda: Ascarididae). MEMÓRIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 93, n.3, p. 327-330, 1998.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; PELAJO-MACHADO, M. ; LENZI, H. L. ; GOMES,DC . Morphological Study of Adult Male Worms of Schistosoma Mansoni Sambon, 1907 by Confocal Laser Scanning Microscopy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 93, n.SUPPL.1, p. 303-307, 1998.

  • NEVES, R. H. ; PEREIRA, M. J. S. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Schistosoma mansoni Sambon, 1907: Morphometric Differences between Adult Worms from Sympratic Rodent and Human Isolates. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 93, n.SUPPL. 1, p. 309-312, 1998.

  • VICENTE, J. J. ; RODRIGUES, H. O. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Nematóides do Brasil. Parte V: Nematóides de Mamíferos. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 14, n.SUPL. 1, p. 1-452, 1998.

  • PILE, E. A. ; BUSTAMANTE, M. ; SERRA-FREIRE, N. M. ; GOMES,DC . Dinâmica de Lymnaea columella (Say, 1817), hospedeiro intermediário de Fasciola hepatica (Linnaeus, 1758) em municípios do Estado de São Paulo, Brasil. Brazilian Journal of Veterinary Research in Animal Science, v. 35, n.4, p. 151-155, 1998.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC . Morphological Study of Adult Male Worm of Schistosoma mansoni Sambon, 1907 by Scanning Electron Microscopy (Sem).. MEMÓRIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 92, n.5, p. 647-653, 1997.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; GALVÃO, C. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; GOMES,DC . Schistosoma mansoni Sambon, 1907: Comparative Morphological Studies of some Brazilian Strains.. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 37, n.5, p. 441-447, 1995.

  • LANFREDI, R. M. ; SOUZA, W. ; GOMES,DC . Comparative Study of Four Species of Trichuris roederer, 1761 (Nematoda: Trichurinae) by Scanning Electron Microscopy.. MEMÓRIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 90, n.4, p. 489-496, 1995.

  • VICENTE, J. J. ; RODRIGUES, H. O. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Nematóides do Brasil. Parte IV. Nematóides de Aves. Revista Brasileira de Zoologia, v. 12, n.SUP. I, p. 1-273, 1995.

  • PINTO, R. M. ; VICENTE, J. J. ; NORONHA, D. ; GONÇALVES, L. ; GOMES,DC . Helminth Parasites of Conventionally Maintened Laboratory Mice. MEMÓRIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 89, n.1, p. 33-40, 1994.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; GALVÃO, C. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; GOMES,DC . Host-Induced Morphological Changes of Schistosoma mansoni Sambon, 1907 Male Worms.. MEMÓRIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 89, n.3, p. 411-416, 1994.

  • NORONHA, D. ; FERREIRA, L. F. ; RANGEL, A. ; ARAÚJO, A. ; GOMES,DC . Echinopardalis (Acanthocephala: Oligacanthorhynchidae) Eggs in Felid Coprolites Dated From 9,000 Years Before Presented, Found in the Brazilian Northeast.. MEMÓRIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, v. 89, n.1, p. 119-120, 1994.

  • VICENTE, J. J. ; RODRIGUES, H. O. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Nematóides do Brasil. Parte III:Nematóides de Répteis. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOLOGIA, Curitiba, v. 10, n.1, p. 19-168, 1993.

  • VICENTE, J. J. ; RODRIGUES, H. O. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Nematóides do Brasil. Parte II: Nematóides de Anfíbios. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOLOGIA, CURITIBA, PR, v. 7, p. 549-626, 1992.

  • GOMES,DC ; LANFREDI, R. M. ; PINTO, R. M. ; SOUZA, W. . Description of Trichuris travassosi n. sp. (Nematoda: Trichurinae) from a Brazilian Rodent, by Light and Scanning Electron Microscopy. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 87, p. 1-10, 1992.

  • SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC . Description of the Adult from Nybelinia (Syngenes) rougetcampanae Dollfus, 1960 and some New Data on N. (N.) bisulcata (Linton, 1889) (Trypanorhyncha: Tentacularidae). MEMÓRIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 87, p. 251-255, 1992.

  • GOMES,DC ; FERREIRA, L. F. . Lauro Travassos: 1890-1990. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 87, n.I, p. III-IV, 1992.

  • SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. . Prevalência e Intensidade da Infecção de Helmintos da Ordem Trypanorhyncha em Elasmobranquios no Litoral Sul do Brasil.. PARASITOLOGIA AL DIA, SAN TIAGO, CHILE, v. 15, p. 9-14, 1991.

  • FERREIRA, L. F. ; ARAÚJO, A. ; CONFALONIERI, U. ; CHAME, M. ; GOMES,DC . Trichuris Eggs in Animal Coprolites Dated from 30,000 Years Ago.. JOURNAL OF PARASITOLOGY, LAWRENCE, KS, USA, v. 77, n.3, p. 491-493, 1991.

  • SANTOS, C. P. ; LENT, H. ; GOMES,DC . The Genus Aspidodera Railliet & Henry, 1912 (Nematoda: Heterakoidea): Revision, New Synonyms and Key for Species.. REVISTA BRASILEIRA DE BIOLOGIA, RIO DE JANEIRO, RJ, v. 50, n.4, p. 1017-1031, 1990.

  • SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC . Dasyrhynchus pacificus Robinson, 1965 (Trypanorhyncha: Dasyrhynchidae) with description of the adult form. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 84, n.1, p. 113-116, 1989.

  • SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC . Trypanorhyncha from sharks of Southern Brazilian Coast. Eutetrarhynchus vooremi sp. n. and two other species parasites of Mustelus (Pisces, Triakidae). Memórias do Instituto Oswaldo Crz, Rio de Janeiro, v. 84, n.4, p. 475-481, 1989.

  • SANTOS, C. P. ; GOMES,DC . First report of Physaloptera losseni Ortlep, 1937 (Nematoda, Physalopteroidea) in Leptodon forbesi (Swann, 1922) (Falconiformes: Acciptridae) from Brazil. Revista Brasileira de Biologia, Rio de Janeiro, v. 49, n.4, p. 1031-1034, 1989.

  • FRANCIS, M. ; BRITO, D. B. ; GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. . Helmintofauna de Sus scrofa L., 1758, no Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina Veterinária, Rio de Janeiro, v. 8, n.2, p. 44-54, 1986.

  • BRITO, D. B. ; FRANCIS, M. ; SERRA-FREIRE, N. M. ; GOMES,DC . Patogenicidade causada por Oesophagostomum (Molin, 1861) em suínos do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina Veterinária, Rio de Janeiro, v. 8, n.3, p. 77-78, 1986.

  • AMATO, S. B. ; REZENDE, H. E. B. ; GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. . Epidemiology of Fasciola hepatica infection in the paraiba River Valley, São Paulo, Brazil. Veterinary Parasitology, v. 11, n.00, p. 275-284, 1986.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Nematodes of Amazonian birds, with a description of Hoazinstrongylus amazonensis n. gen. n. sp. (Trichostrongylidae, Lybiostrongylinae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 80, n.2, p. 213-217, 1985.

  • BRITO, D. B. ; FRANCIS, M. ; SERRA-FREIRE, N. M. ; GOMES,DC . Prevalência e patogenicidade causada por Oesophagostomum (Molin, 1861) em suínos no Estado do Rio de Janeiro. Revista da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 15-18, 1985.

  • RODRIGUES, H. O. ; VICENTE, J. J. ; GOMES,DC . Strongyloides ferreirai sp. n. (Nematoda, Rhabdiasoidea), parasito do roedor Kerodon rupestris (Wied) no Brasil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 80, n.4, p. 407-410, 1985.

  • VICENTE, J. J. ; RODRIGUES, H. O. ; GOMES,DC . Nematóides do Brasil. 1a. parte: nematóides de peixes. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 25, n.00, p. 1-79, 1985.

  • GOMES,DC ; VICENTE, J. J. . Helmintos parasitos de Nectomys squamipes (Brants) no Município de Sumidouro, RJ.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 79, n.1, p. 67-72, 1984.

  • GOMES,DC . Philander opossum (Marsupialia). A new host record for Sparganum of Luehella Baer, 1924 (= Spirometra Mueller, 1937. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 79, n.3, p. 369-370, 1984.

  • SHIMAZU, T. ; GOMES,DC . Redescription of Phaneropsolus inquassatus (Gomes & Pinto, 1982) comb. nov. (Trematoda: Lecithodendriidae). Zoological Magazine, v. 91, n.00, p. 197-199, 1982.

  • VICENTE, J. J. ; GOMES,DC ; ARAUJO-FILHO, N. A. . Alguns helmintos de marsupiais e roedores da Ilha Grande, Estado do Rio de Janeiro. Atas da Sociedade de Biolgia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 26, n.00, p. 3-4, 1982.

  • BRITO, D. B. ; FRANCIS, M. ; SERRA-FREIRE, N. M. ; GOMES,DC . Primeira citação de G. urosubulatus, O. quadrispinulatum e A. strongylina parasitando suínos no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina Veterinária, Rio de Janeiro, v. 00, n.2, p. 9-10, 1981.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Contribuição ao conhecimento da fauna helmintológica da Região Amazônica. Nematódeos. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 21, n.00, p. 65-74, 1980.

  • REGO, A. A. ; VICENTE, J. J. ; GOMES,DC . List of holotypes in the Helminthological Collection of the Oswaldo Cruz Institute. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 19, n.00, p. 1-30, 1979.

  • GOMES,DC . Contribuição ao conhecimento dos helmintos parasitos de marsupiais no Brasil, da Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz - Trematoda. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 20, n.00, p. 33-43, 1979.

  • GOMES,DC . Contribuição ao conhecimento dos helmintos parasitos de marsupiais no Brasil, da Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (Cestoda, Archiacanthocephala e Linguatulida). Revista Ibérica de Parasitologia, v. 39, n.00, p. 587-599, 1979.

  • GOMES,DC ; FABIO, S. P. ; ROLAS, F. J. T. . Contribuição para o conhecimento dos parasitos de peixes do litoral do Município do Rio de Janeiro - Parte III. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 19, n.00, p. 39-42, 1978.

  • GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Contribuição ao conhecimento da fauna helmintológica da Região Amazônica - Trematódeos. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 19, n.00, p. 43-46, 1978.

  • KOHN, A. ; COMBES, C. ; GOMES,DC . Representants du genre Polystoma Zedder (Monogenea) au Brésil. Bulletin du Museum National d'Histoire Naturelle, Paris, v. 524, n.00, p. 227-229, 1978.

  • GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Contribuição ao conhecimento da fauna helmintológica da Região Amazônica. Cestóideos. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 74, n.1, p. 53-64, 1976.

  • GOMES,DC ; FABIO, S. P. ; ROLAS, F. J. T. . Contribuição para o conhecimento dos parasitos de peixes do litoral do Estado da Guanabara - Parte II. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 72, n.1/2, p. 9-19, 1974.

  • GOMES,DC ; FABIO, S. P. . Ocorrência de lobatostoma rigens (Linton, 1905) no Brasil. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 18, n.00, p. 83-85, 1974.

  • BUHRNHEIM, U. ; GOMES,DC ; VARELA, M. C. . Alguns trematódeos monogenéticos da família Capsalidae Baird, 1853, em peixes do Oceano Atlântico - Costa Continental Portuguesa e Costa Norte da Africa. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 71, n.3, p. 227-239, 1973.

  • GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Castroia inquassata sp. n. trematódeo de marmosa sp. (Trematoda, Castroiinae). Atas ds Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 15, n.3, p. 129-131, 1972.

  • COSTA, S. C. G. ; PEREIRA, N. M. ; MOREIRA, C. A. ; GOMES,DC . Plasm proteins and blood concentrations of vitam B 12 in schistosomiasis. Journal of Protozoology, v. 19, n.00, p. 57-57, 1972.

  • GOMES,DC ; VICENTE, J. J. . Estudo do genero Rhopalias Stiles & Hassal, 1898 (Trematoda, Rhopaliasidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 70, n.2, p. 115-133, 1972.

  • GOMES,DC ; FABIO, S. P. ; ROLAS, F. J. T. . Contribuição para o conhecimento dos parasitos de peixes do litoral do Estado da Guanabara - Parte I. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 70, n.4, p. 541-553, 1972.

  • GOMES,DC ; FABIO, S. P. . Um novo trematódeo pertencente ao gênero Peracreadium (Trematoda, Allocreadiinae). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 14, n.3/4, p. 53-54, 1971.

  • COSTA, S. C. G. ; PEREIRA, N. M. ; GOMES,DC . Sobre Haemogregarina encontrada em Geochelone denticulata (L.) do Amapá (Protozoa, Sporozoa). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 14, n.5/6, p. 113-115, 1971.

  • VICENTE, J. J. ; GOMES,DC . Sobre Metaterakis rodriguesi sp. n. parasito de falsa-coral (Nematoda, Subuluroidea). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 14, n.5/6, p. 145-147, 1971.

  • KOHN, A. ; GOMES,DC ; BUHRNHEIM, U. . Gotocotyla travassosi sp. n., gastrocotilideo de branquias de enchova (Polistomata). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 69, n.1, p. 49-53, 1971.

  • VICENTE, J. J. ; GOMES,DC . Sobre um nematódeo spirurídeo parasito de Bradypus tridactylus L.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 69, n.1, p. 71-73, 1971.

  • FREITAS, J. F. T. ; GOMES,DC . Sobre uma nova espécie do genero Lecithochirium Luehe, 1901 (Trematoda, Hemiuridae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 69, n.1, p. 71-73, 1971.

  • GOMES,DC . Homenagem ao Professor lauro Travassos. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 15, n.1, p. 3-4, 1971.

  • GOMES,DC ; FABIO, S. P. . Varelacreptotrema travasssosi gen. n. sp. n. parasito de Balistes vetula L., 1758 (Trematoda, Creptotrematinae). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 15, n.1, p. 23-26, 1971.

  • GOMES,DC ; PEREIRA, R. C. S. . Sobre um novo gênero da subfamília "Lauroiinae" Skrjabin & Shikhobalova, 1951 (Nematoda, Subuluroidea). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 12, n.00, p. 35-37, 1970.

  • GOMES,DC ; KOHN, A. . Sobre a família Ancyracanthinae Yorke & Maplestone, 1926 (Nematoda, Spiruroidea). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 13, n.3/4, p. 83-88, 1970.

  • GOMES,DC ; VICENTE, J. J. . Sobre uma nova espécie do genero Leiuris Leuckart, 1859 (Nematoda, Spiruroidea). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 14, n.1/2, p. 11-12, 1970.

  • GOMES,DC . Ocorrência de Lintonium vibex (Linton, 1900) (Trematoda, Fellodistomidae) em Spheroides formosus (Guenter) no Brasil. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 12, n.4, p. 187-189, 1969.

  • MOTTA, C. S. ; GOMES,DC . Sobre uma nova espécie do gênero Porrocaecum Railliet & Henry, 1912 (Nematoda, Anisakidae). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 11, n.4, p. 163-164, 1968.

  • MOTTA, C. S. ; GOMES,DC . Sobre um novo gênero e uma nova espécie de Cephalobaenidae (Linguatulida, Cephalobaeniformes). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 12, n.1, p. 7-9, 1968.

  • GOMES,DC ; MOTTA, C. S. . Sobre uma nova espécie do gênero Travassostulida Motta & Gomes, 1968 (Cephalobaeniformes, Linguatulida. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, v. 12, n.2, p. 57-58, 1968.

  • KOHN, A. ; GOMES,DC ; MOTTA, C. S. . Nota prévia sobre um novo genero de Ancyracanthinae Yorke & Maplestone, 1926 (Nematoda). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 12, n.1, p. 27-28, 1968.

  • MOTTA, C. S. ; GOMES,DC . Novo hospedeiro intermediário de Leiperia gracilis (Diesing, 1835) (Porocephaliformes, Linguatulida). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 12, n.2, p. 67-68, 1968.

  • MOTTA, C. S. ; GOMES,DC . Ciclo evolutivo de leiperia gracilis (Diesing, 1835) (Linguatulida, Porocephaliformes). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, v. 12, n.3, p. 125-127, 1968.

  • COSTA, S. C. G. ; MOTTA, C. S. ; GOMES,DC . Revisão do genero Klossinemella Costa, 1961 (Nematoda, Cobboldinidae) com descrição de uma nova subfamília e de uma nova espécie. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 66, n.2, p. 169-179, 1968.

  • GOMES,DC ; MOTTA, C. S. . Sobre um novo gênero e uma nova espécie de Oxyascarididae (Travassos, 1920) Freitas, 1958 (Nematoda, Subuluroidea). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 65, n.1, p. 29-31, 1967.

  • GOMES,DC . Revisão do gênero Raillietinema Travassos, 1927 (Nematoda, Cosmocercidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de janeiro, v. 65, n.1, p. 81-101, 1967.

  • GOMES,DC ; VICENTE, J. J. . Ocorrência de Falcaustra mascula (Rudolphi, 1819) em Crossodactylus gaudichaudii Dum & Bibr, (Nematoda, Kathlanidae). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, v. 10, n.5, p. 113-116, 1966.

  • GOMES,DC . Sobre uma nova espécie do gênero Raillietinema Travassos, 1927 (Nematoda, Cosmocercidae). Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, v. 8, n.5, p. 53-55, 1964.

  • KNOFF, M. ; FONSECA, M. C. G. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES, DC . Helmintos parasitos de elasmobrânquios marinhos do Brasil.. In: Ranzani-Paiva, MJT; Takemoto, RM; Lizama, MAP; Perazzolo ,LM; Rosa,RD. (Org.). Biotecnologia e sanidade de organismos aquáticos.. 1ed.Maringá: ABRAPOA, 2019, v. , p. 325-374.

  • GOMES, DC ; GARCIA, D. D. ; PINTO, D. N. B. M. ; ALMEIDA, F. B. ; KNOFF, M. ; GUERRA, R. J. A. ; SILVA, R. R. E. . Biodiversidade e Saúde. In: Marcia Chame e Martha Lima Brandão. (Org.). Espécies exóticas invasoras. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2018, v. 3, p. 108-149.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; KARLING, L. C. ; GAZARINI, J. ; GOMES,DC . Helmintos com potencial zoonótico. In: Pavanelli GC; Takemoto RM; Eiras JC. (Org.). Parasitologia de peixes de água doce. 1ed.Maringa: UEM, 2013, v. 1, p. 1-452.

  • KNOFF, M. ; GOMES,DC . Metodologia básica para coleta e processamento de helmintos parasitos. In: Molinaro, E.; Amendoeira, R.. (Org.). Conceitos e Métodos para formação de profissionais em laboratórios de saúde. 1ed.Rio de Janeiro: Escola Politácnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, 2012, v. 5, p. 251-281.

  • KNOFF, M. ; NORONHA, D. ; OLIVEIRA, M. S. ; MATTOS, FB ; GOMES,DC . Coelção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz. In: Lamothe-Argumedo, R.; Damborenea, C.; Garcia-Prieto, L.; Lunaschi, IL.I.; Osorio-Sarabia, D.. (Org.). Guide to Helminthological Collections of Latin America. 1ªed.México: Publicaciones Especiales del Instituto de Biologia, México: Universidad Nacional Autonoma do México, 2010, v. 22, p. 15-27.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; NEVES, R. H. ; GOMES,DC . Filogenia, Co-Evolução, Aspectos Morfológicos e Biológicos das Diferentes Fases de Desenvolvimento do Schistosoma mansoni. In: Omar dos Santos Carvalho; Paulo Marcos Zech Coelho; Henrique Leonel Lenzi. (Org.). Schistosoma mansoni e eEsquistossomose: uma visão multidisciplinar. 00ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008, v. 00, p. 01-1123.

  • GOMES,DC ; RODRIGUES, H. O. . Trematoda, Parasitic Stages. AQUATIC BIOTA OF TROPICAL SOUTH AMERICA PART 2 ANARTHROPODA. 1ed.SAN DIEGO, CALIFORNIA, USA: SAN DIEGO SATATE UNIVERSITY, SAN DIEGO, CALIFORNIA, 1981, v. , p. 116-128.

  • KURAIEM, B. P. ; FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; GOMES,DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. . Cestoides Trypanorhyncha parasitos de olho de cão, Priacanthus arenatus (Cuvier, 1829) (Osteichthyes, Priacanthidae) importantes na higiene do pescado. In: VII CONGRESSO LATINO-AMERICANO E XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTO, 2015, Armação de Búzios. Revista Higiene Alimentar. Itapetinga, SP: Revista Higiene Alimentar, 2015. v. 29. p. 2574-2578.

  • KNOFF, M. ; FONSECA, M. C. G. ; SANTOS, A. L. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC . Nematóides Anisakidae parasitos de Katsuwonus pelamis (Linnaeus, 1758) e Auxis thazard (Lacepède, 1800) de interesse na Saúde Pública. In: VII CONGRESSO LATINO-AMERICANO E XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTO, 2015, Armação de Búzios. Revista Higiena Alimentar. Itapetinga, SP: Revista Higiene Alimentar, 2015. v. 29. p. 5578-5581.

  • ANDRADE, C. G. ; KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; LIMA, F. C. ; PADOVANI, R. E. S. ; GOMES,DC . Nematóides anisakidae parasitos de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903 comercializados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: III CONGRESSO LATINOAMERICANO E IX BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, 2007, Porto Seguro. Revista Higiene Alimentar. São Paulo: Prol Editora, 2007. v. 21. p. 144-145.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; ANDRADE, C. G. ; LIMA, F. C. ; PADOVANI, R. E. S. ; GOMES, D. C. ; GOMES,DC . Cestóides Pseudophyllidea parasitos de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903 comercializados no Estado do Rio de Janeiro. In: III CONGRESSO LATINO AMERICANO E IX BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, 2007, Porto Seguro, BA. Revista Higiene Alimentar. São Paulo, SP: Prol Editora Gráfica, 2007. v. 21. p. 141-141.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC . Scanning electron microscopy of proglottids of Gymnorhynchus isuri Robinson, 1959 (Eucestoda: Trypanorhyncha). In: XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROSCOPIA E MICROANÁLISE, 2005, Águas de Lindóia, SP. Brazilian Journal of Morphology of Science. Campinas , SP: Brazilian Journal of Morphology of Science, 2005. v. Supl. p. 197-197.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC . Scanning electron microscopy of Molicola horridus (Goodsir, 1841) Dollfus, 1935 (Eucestoda: Trypanorhyncha). In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2003, Caxambu, MG. Proceedings of the XIX Congress of Brazilian Society of Microscopy and Microanalysis. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2003. v. 00. p. 00-00.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Índices parasitários de Trypanorhyncha/Homeachanthoidea de ealasmobranquios do Litoral Sul do Brasil. In: XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Rio de Janeiro: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002. v. H-078. p. 00-00.

  • MENEZES, R. R. ; VICENTE, J. J. ; TORTELLY, R. ; LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Patologia e frequência das infecções causadas por Cheilospirura hamulosa (Nematoda, Acuariodea) em Galliformes (Aves). In: XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Rio de Janeiro: XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002. v. H-100. p. 00-00.

  • BARROS, L. A. ; TORTELLY, R. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Infecção experimental de coelhos com larvas de nematóides de importância zoonótica coletados de traíras (Hoplias malabaricus). In: XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Rio de Janeiro: XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002. v. H-072. p. 00-00.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; LANFREDI, R. M. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . The corona of long falciforms hooks of the basal armature of the tentacles of the Gymnorhynchus isuri Robinson, 1959 (Eucestoda: Trypanorhyncha) by sacanning electron microscopy. In: XVIII Congress of the Brazilian Society for Microscopy aand Microanalysis, 2001, Aguas de Lindóia. Acta Microscopica. Aguas de Lindóia: Proceedings of the XVIII Congress of the Brazilian Society for Microscopy and Microanalysis, 2001. v. 3. p. 183-184.

  • RODRIGUES-SILVA, R. ; LANFREDI, R. M. ; VICENTE, J. J. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . On the cephalic extremity, spicules and vulvar opening in Dirofilaria immitis (Leidy, 1856) by scanning electron microscopy.. In: XVII Congress of the Brazilian Society for Microscopy and Microanalysis and X Congress of the Brazilian for Cell Biology, 1999, Santos. Acta Microscopica, 1999. v. 8. p. 633-634.

  • FONSECA, M. C. G. ; FELIZARDO, N. N. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Cestoides do linguado, Varecundum rasile Jordan, 1890 de importância comercial coletados no litoral do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: V CONGRESSO LATINO AMERICANO e XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, 2011, Salvador, BA. Higiene Alimentar. São Paulo, SP: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 25. p. 1526-1527.

  • FONSECA, M. C. G. ; FELIZARDO, N. N. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Nematóides Anisakidae parasitos do linguado, Verecundum rasile Jordan, 1890 de interesse na saúde pública. In: V CONGRESSO LATINO AMERICANO e XI CONGRESSO BRASILEIRO, 2011, Salvador, BA. Higiene Alimentar. São Paulo, SP: Prol Editora Gráfica, 2011. v. 25. p. 1539-1541.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FONSECA, M. C. G. ; FELIZARDO, N. N. ; ANDRADE, C. G. ; LIMA, F. C. ; PADOVANI, R. E. S. ; GOMES,DC . Anisakidae parasitos de peixe sapo-pescador, Lophyus gastrophysus Miranda Ribeiro, 1915 comercilializados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil de interesse na saúde pública. In: IV CONGRESSO lATINO aMERICANO e X CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, 2009, Florianópolis, SC. Higiene Alimentar. São Paulo: DPI Studio e Editora, 2009. v. 23. p. 573-574.

  • FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; FONSECA, M. C. G. ; GOMES,DC . Cestóides Trypanorhyncha parasitos do linguado Paralithys isosceles Jordan, 1890 peixe de elevada importância comercial coletados no litoral do Estado do Rio de Janeiro. In: IV CONGRESSO LATINO AMERICANO e X CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, 2009, Florianópolis, SC. Higiene Alimentar. São Paulo: DPI Studio e Editora Ltda, 2009. v. 23. p. 578-579.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; LIMA, F. C. ; PADOVANI, R. E. S. ; CASTRO, R. R. T. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Helmintos de importância sanitária presentes no congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903, comercializados no Estado do Rio de Janeiro. In: I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS, 2003, Belo Horizonte. Higiene Alimentar. Belo Horizonte: Revista de Higiene Alimentar, 2003. v. 17. p. 89-90.

  • OLIVEIRA, J. V. F. ; KURAIEM, B. P. ; FONSECA, M. C. G. ; GOMES, DC ; KNOFF, M . Cestoides Trypanorhyncha parasitando Mugil liza Valenciennes, 1836, comercializados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: XV ENBRAPOA, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XV ENBRAPOA, 2018.

  • KURAIEM, B. P. ; FONTENELLE, G. ; KNOFF, M ; GOMES, DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. . Nematoides Eustrngylides sp. em Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) comercializados no Estado do Rio de Janeiro. In: XV ENBRAPOA, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XV ENBRAPOA, 2018.

  • SILVA, A. M. ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES, DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; KNOFF, M . Análise preliminar da morfologia, morfometria e da ultraestrutura do escólice de Otobothrium sp. parasitos de Lopholatilus villarii Miranda-Ribeiro, 1915. In: XV ENBRAPOA, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XV ENBRAPOA, 2018.

  • FONSECA, M. C. G. ; KNOFF, M ; Azevedo MIN ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES, DC ; Ignez AM . Identificação molecular de Bolbosoma turbinella (Diesing, 1851) e Corynosoma australe Johnston, 1937 coletados de Paralichthys isosceles Jordan, 1890 e P. patagonicus Jordan, 1889 do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: XV ENBRAPOA, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XV ENBRAPOA, 2018.

  • FONSECA, M. C. G. ; SANTOS, M. D. A. ; GOMES, DC ; KNOFF, M . Aponurus sp. (Lecithasteridae) parasitos de guaivira Oligoplites saurus (Bloch & Schneider, 1801) coletados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: XV ENBRAPOA, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XV ENBRAPOA, 2018.

  • MAINENTI, A. ; GOMES, A. ; LOPES, D. A. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Recovery of samples from Helminthological Collectio of Oswaldo Cruz Institute/Fiocruz (CHIOC) with rehydration technique. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017, Búzios, RJ. Anais do XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Rio de Janeiro: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017.

  • SANTO, E. C. E. ; FONSECA, M. C. G. ; GOMES, DC ; KNOFF, M. . Initial number of corrections of information inconsistencies presented by the Helminthological Collection of Oswaldo Cruz Institute (CHIOC) database, Brazil. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017, Búzios, RJ. Anais do XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Rio de Janeiro: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017.

  • GOMES, A. ; MAINENTI, A. ; LOPES, D. A. ; GOMES, DC ; KNOFF, M. . Method of conservation and quantitative analysis of the specimens deposited in preservative liquids in the Helminthological Collection of the Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (CHIOC). In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017, Búzios, RJ. Anais do XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Rio de Janeiro: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017.

  • OLIVEIRA, M. S. ; BRENER, B. ; GOMES, DC ; KNOFF, M. . Checklist of Nematoda parasites of humans deposited in Helminthological Collection of the Oswaldo Cruz Institute, Brazil. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017, Búzios, RJ. Anais do XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Rio de Janeiro: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017.

  • SILVA, A. M. ; KNOFF, M. ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES, DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. . Morphological and morphometric characterization and hygyenic-sanitary importance of helminths parasites of Lopholatilus villari Ribeiro, 1915, commercialized in state of Rio de Janeiro, Brazil.. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017, Búzios, RJ. Anais do XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017.

  • FONSECA, M. C. G. ; GOMES, DC ; FELIZARDO, N. N. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; KNOFF, M. . Dugenetic trematodes Lecithochirium sp. (Hemiuridae) and Aponurus sp. (Lecithasteridae) in Paralichthys patagonicus Jordan, 1889 collected from litoral of Rio de Janeiro State, Brazil.. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017, Búzios, RJ. Anais do XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017.

  • LOPES, D. A. ; MAINENTI, A. ; OLIVEIRA, M. S. ; GOMES, DC ; KNOFF, M. . Type material housed in the Helminthological Collection of the Oswaldo Cruz Institute/Fiocruz (CHIOC) from 1979 to 2016.. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017, Búzios, RJ. Anais do XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Rio de Janeiro: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017.

  • FONTENELLE, G. ; VERICIMO, M. A. ; KNOFF, M. ; GOMES, DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. . Avaliação do potencial de sensibilização de antígenos de larvas de Contracaecum multipapillatum pela via epicutânia de camundongos.. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 2016, Belém, PA. Anais do XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. Riberão Preto, SP: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2016. v. 00. p. 00-00.

  • KURAIEM, B. P. ; LEAO, M. S. L. ; FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M ; GOMES, DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. . Monogenético Ancyrocephalidae em Priacanthus arenatus (Cubier, 1829) comercializados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 2016, Belém, PA. Anais do XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. Riberão Preto, SP: Colégio Brasileiro de Medicina Veterinária, 2016. v. 00. p. 00-00.

  • FREIRE, S. M. ; SILVA, A. R. ; KNOFF, M ; GOMES, DC ; SILVA, R. J. ; MENDONCA, I. L. . Chapiniella diazi em Chelonoidis carbonarius (Spix, 1824) e Chelonoidis denticulatus (Linnaeus, 1766) no Brasil.. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 2016, Belém, PA. Anais do XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. Ribeirão Preto, SP: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2016. v. 00. p. 00-00.

  • SILVA, A. M. ; FONSECA, M. C. G. ; GOMES, DC ; JUSTO, MCN ; BOGHOSSIAN, P. B. ; SEABRA, S. H. ; KNOFF, M. . Helmintos parasitos de dourado, Coryphaena hippurus Linneaus, 1758 (Osteichthyes: Coryphaenidae), capturados pela pesca esportiva, em Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. In: XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2016, Florianópolis, SC. Anais do XIV ENBRAPOA. Maringá, PR: ENBRAPOA, 2016. v. 00. p. 00-00.

  • SILVA, A. M. ; FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES, DC . Cestóides e Nematóides de importância higiênico-sanitária em Lopholatilus villarii Miranda Ribeiro, 1015 (Pisces, Teleostei) comercializados no Município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. In: XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2016, Florianópolis, SC. Anais do XIV ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS. v. 00. p. 00-00.

  • FONSECA, M. C. G. ; GOMES,DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. . Cucullanus sp. (Nematoda: Camallanidae) em linguados, Paralichthys patagonicus Jordan, 1889 (Pisces: Teleostei) coletados no Brasil.. In: XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia - SBP e XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia - FLAP, 2015, Salvador. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia - SBP e XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia - FLAP. Rio de Janeiro: SBP, 2015. v. 0. p. P-111.

  • MAINENTI, A. ; BERNARDO, J. N. ; LOPES, D. A. ; FONSECA, M. C. G. ; KNOFF, M. ; GOMES,DC . Recuperação de amostras do acervo da Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (CHIOC) com técnica de reidratação.. In: II Simpósio Latino-Americano de coleções biológicas & Biodiversidade: Saúde e Ambiente, 2015, Rio de Janeiro. - - -. Rio de Janeiro: - - -, 2015. v. 00. p. 0-0.

  • BERNARDO, J. N. ; MAINENTI, A. ; LOPES, D. A. ; OLIVEIRA, MS ; GOMES, DC ; KNOFF, M. . Material tipo depositado na Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (CHIOC) no período de 2013-2014.. In: II Simpósio Latino-Americano de Coleções Biológicas & Biodiversidade: Saúde e Ambiente, 2015, Rio de Janeiro. - - -, 2015. v. 0. p. 0-0.

  • OLIVEIRA, MS ; BRENER, B. ; GOMES, DC ; KNOFF, M. . Inventário de Platyhelminthes parasitos de humanos depositados na Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (CHIOC). In: II Simpósio Latino-Americano de Coleções Biológicas & Biodiversidade: Saúde e Ambiente, 2015, Rio de Janeiro. - - -. Rio de Janeiro: - - -, 2015. v. 0. p. 0-0.

  • FONSECA, M. C. G. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC ; FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. . Procamallanus (Spirocamallanus) halitrophus em Xystreurys rasile (Jordan, 1891) coletados no litoral do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2014, Aracaju - SE. Anais do XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2014.

  • KURAIEM, B. P. ; FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; GOMES,DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. . Nematóides Anisakidae e Raphidascarididae em Priacanthus arenatus Cuvier,1829 comercializados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2014, Aracaju, SE. Anais do XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2014.

  • FONTENELLE, G. ; FELIZARDO, N. N. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Nematóides parasitos iontestinais de corvina Micropogonias furnieri (Desmarest, 1823) coletados no litoral do Estado do rio de Janeiro, Brasil. In: XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2014, Aracaju, SE. Anais do XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS.

  • LEITE, K. G. ; TORRES, E. J. L. ; SOUZA, J. G. ; NEVES, R. H. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Análise morfométrica e morfológica de Eurytrema coelomaticum recuperados de bovinos do Estado do rio de Janeiro. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 2014, Gramado. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. Ribeirão Preto: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2014. v. 00. p. 00-00.

  • GOMES,DC ; Benigno RMM ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; Matos ER ; PINTO, R. M. ; KNOFF, M. . Metacercárias de Clinostomidae (Trematoda) de interesse higiênico-sanitário em Hoplerytrinus unitaeniatus e Hoplias malabaricus, Pará. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 2014, Gramado. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. Ribeirão Preto: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária. v. 00. p. 00-00.

  • FONSECA, M. C. G. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FELIZARDO, N. N. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Larvas de Didimozoídeos do tipo Neotorticaecum (Trematoda, Digenea) parasitos de linguado Xystreurys rasile (Jordan, 1891) coletados no litoral do Estado do rio de Janeiro. In: SIMPÓSIO LATINOAMERICANO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS & BIODIVERSIDADE: CONHECIMENTO E GESTÃO, 2012, Teresópolis, RJ. Resumos. Rio de Janeiro, RJ: SIMPÓSIO LATINOAMERICANO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS & BIODIVERSIDADE: CONHECIMENTO E GESTÃO, 2012. v. 00. p. 00-00.

  • FELIZARDO, N. N. ; GOMES,DC ; PIMENTA, E. G. ; Amorim AF ; KNOFF, M. . Hirudinella ventricosa parasitos de Maikara nigricans e Acanthocybium solandri coletados no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: SIMPÓSIO LATINOAMERICANO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS & BIODIVERSIDADE: CONHECIMENTO E GESTÃO, 2012, Teresópolis, RJ. Resumos do SIMPÓSIO LATINOAMERICANO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS & BIODIVERSIDADE: CONHECIMENTO E GESTÃO. Rio de Janeiro: SIMPÓSIO LATINOAMERICANO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS & BIODIVERSIDADE: CONHECIMENTO E GESTÃO, 2012. v. 00. p. 00-00.

  • OLIVEIRA, MS ; SOARES, T. D. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Material tipo de helmintos depositados na Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (CHIOC), no ano de 2011.. In: SIMPÓSIO LATINOAMERICANO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS & BIODIVERSIDADE: CONHECIMENTO E GESTÃO, 2012, Teresópolis, RJ. Resumos do SIMPÓSIO LATINOAMERICANO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS & BIODIVERSIDADE: CONHECIMENTO E GESTÃO. Rio de Janeiro, RJ: SIMPÓSIO LATINOAMERICANO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS & BIODIVERSIDADE: CONHECIMENTO E GESTÃO, 2012. v. 00. p. 00-00.

  • FONSECA, M. C. G. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. ; KNOFF, M. . Cestóides Trypanorhyncha de importância hiênico-sanitária em linguado, Paralichthys patagonicos Jordan, 1889. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 2012, São Luis, MA. Anais do XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. São Paulo: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2012. v. 00. p. 147-147.

  • FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; TORRES, E. J. L. ; FONSECA, M. C. G. ; Neves, RCF ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Cestóide Trypanorhyncha parasito do linguado Paralichthys isosceles Jordan, 1890 do litoral do Estado do Rio de Janeiro. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 2012, São Luis, MA. Anais do XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. São Paulo: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2012. v. 00. p. 146-146.

  • FONSECA, M. C. G. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. ; KNOFF, M. . Cestóides Trypanorhyncha do linguado Xystreurys rasile (Jordan, 1891) coletados no no litoral do estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: XII ENBRAPOA - ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2012, Bonito, MS. Anais do XII ENBRAPOA - ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS. Curitiba, PR: ABRAPOA, 2012. v. 00. p. 00-00.

  • GOES, V. C. ; NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; TROTTE, MNS ; OLIVEIRA, A. V. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Pulmonary histopathology of mice fed high-fat diet on acute and chronic schistosomiasis mansoni infection. In: 13 SYMPISIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 2012, Belo Horizonte, MG. Anais do 13 SYMPISIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 2012. v. 00. p. 00-00.

  • GOES, V. C. ; NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; TROTTE, MNS ; OLIVEIRA, A. V. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Histologia pulmonar da Esquistossomose mansônica crônica de camundongos alimentados com dieta hiperlipídica.. In: XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2011, Natal, RN. Anais do XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE DE MEDICINA TROPICAL, 2011.

  • ALENCAR, A. C. M. B. ; NEVES, R. H. ; Silva, AM ; TROTTE, MNS ; OLIVEIRA, A. V. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Estudo histopatológico e morfométrico do tecido hepático de camundongos hipercoleristêmicos durante a infecção experimental esquistossomótica crônica.. In: XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2011, Natal,RN. Anais XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2011.

  • Neves, RCF ; ALENCAR, A. C. M. B. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Efeito do colesterol sobre a ovogênese e ooG~enese de vermes adultos de Schistosoma mansoni recuperados de camundongos dislipidêmicos com esquistossomose.. In: XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2011, Natal, RN. Anais do XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2011.

  • Azevedo MIN ; KNOFF, M. ; Carvalho VL ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES,DC ; Ignez AM . Identificação de Anisakis paggiae (Nematoda: Anisakidae) em Sotalia guianensis (Van Bénedén, 1864) (Cetacea, Delphinidae) da costa do nordeste brasileiro: dados inéditos de hospedeiro e localização geográfica.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2011, São Paulo, SP. Anais do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Goias, Goias: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2011. v. 00. p. 00-00.

  • FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; TORRES, E. J. L. ; FONSECA, M. C. G. ; NORONHA, D. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Cistacantos de Acanthocephala parasitos do linguado Paralichthys isosceles Jordan, 1890 do litoral do Estado do Rio de Janeiro.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2011, São Paulo, SP. Anais do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Goina, GO: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2011. v. 00. p. 00-00.

  • KNOFF, M. ; FELIZARDO, N. N. ; Ignez AM ; MALDONADO JR, A. ; TORRES, E. J. L. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Caracterização genética e morfológica de uma espécie do gênero Hysterothylacium (Nematoda: Anisakidae) de Paralichthys isosceles Jordan, 1890 (Pisces: Teleiostei) da Região Neotropical, Estado do rio de Janeiro, Brasil.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2011, São Paulo, SP. Anais do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Goiana, GO: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2011. v. 00. p. 00-00.

  • FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; FONSECA, M. C. G. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Procamallanus (S.) halitrophus (Nematoda: Camallanidae) parasitando linguados Paralichthys isoceles Jordan, 1890 (Pisces: Teleostei) coletados no Litoral do Estado do Rio de Janeiro, RJ. In: XI ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2010, Campinas, SP. Encontro Brasilairo de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2010. v. 00. p. 00-00.

  • PINTO, R. M. ; KNOFF, M. ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES,DC . Primeira ocorrência de Rhabdochona (R.) uruyeni Diaz-Ungria, 1968 (Nematoda: Rhabdochonnidae) no Brasil e em um novo hospedeiro Pachyurus squamipennis Agassiz, 1831 (Pisces: Scianidae). In: XI ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2010, Campinas, SP. XI ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2010. v. 00. p. 00-00.

  • SIQUEIRA, LR ; OLIVEIRA, MS ; SOARES, T. D. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Cestóides Trypanorhyncha (Homeacanthoidea) depositados na Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (CHIOC). In: XI ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2010, Campinas, SP. XI ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2010. v. 00. p. 00-00.

  • ALENCAR, A. C. M. B. ; NEVES, R. H. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Liver histopathology of cronic schistosomiasis in mice fed high-fat diet. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Anais do 12 INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS. 00: 00, 2010. v. 00. p. 00-00.

  • GOES, V. C. ; NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; TROTTE, MNS ; OLIVEIRA, A. V. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Pulmonary histopathology of mice fed high-fat diet on acute schistosomiasis mansoni infection.. In: 12 INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Anais do. Rio de Janeiro: 12 INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 2010. v. 00. p. 00-00.

  • FELIZARDO, N. N. ; TORRES, E. J. L. ; FONSECA, M. C. G. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. . Cestdos del lenguado Paralichthys isosceles Jordan, 1890 (Osteichthyes-Paralichthyidae) en el estado de Rio de Janeiro, Brasil. In: II Congresso Internacional de Parasitología Neotropical, 2010, Lima, Peru. Libro de Resumenes. Lima, Peru: APHIA - Associación Peruana de Helmintologia e Invertebrados, 2010. v. 00. p. 00-00.

  • GOES, V. C. ; NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Dieta hiperlipídica altera a morfologia do tecido miocárdico de camundongos na fase aguda da infecção por Schistosoma mansoni. In: I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES, 2009, Teresópolis, RJ. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES, 2009. v. 00. p. 104-104.

  • ALENCAR, A. C. M. B. ; NEVES, R. H. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Granulomas esquistossomóticos no intestino delgado de camundongos hiperlipídicos. In: I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES, 2009, Teresópolis, RJ. Livro de Resumos. Rio de Janeiro, RJ: I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES, 2009. v. 00. p. 154-154.

  • FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; FONSECA, M. C. G. ; GOMES,DC . Larvas de acantocéfalos em linguado Paralichthys isosceles Jordan, 1890 do litoral do Eatado do Rio de Janeiro. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE TAXONOMIA E BIODIVERSIDADE, 2009, Rio de Janeiro, RJ. Resumos do I SIMPÓSIO NACIONAL DE TAXONOMIA E BIODIVERSIDADE. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2009. v. 00. p. 00-00.

  • FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; FONSECA, M. C. G. ; Neves, RCF ; GOMES,DC . Cestóides Pseudophyllidea parasitos de Paralichthys patagonicus Jordan, 1889 comercializados no Litoral do Rstado do rio de Janeiro. In: III CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA e I ENCONTRO INTERNACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA, 2009, Bonito, MS. Resumos do III CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA e I ENCONTRO INTERNACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA. Bonito, MS: III CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA e I ENCONTRO INTERNACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETE, 2009. v. 00. p. 00-00.

  • FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; FONSECA, M. C. G. ; Neves, RCF ; GOMES,DC . Diphyllobothrium sp. parasitando linguados Paralichthys isosceles Jordan, 1890 peixe de elevada importância comercial. In: III CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA e I ENCONTRO INTERNACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA, 2009, Bonito, MS. Resomos do III CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA e I ENCONTRO INTERNACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA. Bonito, MS: III CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA e I ENCONTRO INTERNACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETE, 2009. v. 00. p. 00-00.

  • FONSECA, M. C. G. ; FELIZARDO, N. N. ; KNOFF, M. ; Neves, RCF ; GOMES,DC . Larvas de Anisakidae coletadas de linguado Paralichthys patagonicus do litoral do Estado do Rio de Janeiro. In: I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES, 2009, Teresópolis, RJ. Resumos do I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES. Rio de Janeiro, RJ: I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES, 2009. v. 00. p. 136-136.

  • FELIZARDO, N. N. ; MENEZES, R. C. ; TORTELLY, R. ; KNOFF, M. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Larvas de Hysterothylacium sp. em linguado Paralichthys isosceles Jordan, 1890 do litoral do Estado do Rio de Janeiro.. In: I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES, 2009, Teresópolis, RJ. Resumos do I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES. Rio de Janeiro, RJ: I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES, 2009. v. 00. p. 137-137.

  • GOES, V. C. ; NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Alterações no tecido miocárdico de camundongos esquistossomóticos dislipidêmicos. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA e II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu, RS. Resumos do XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA e II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL. Belo Horizonte, MG: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2009. v. 00. p. 00-00.

  • ALENCAR, A. C. M. B. ; NEVES, R. H. ; OLIVEIRA, A. V. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Aspectos morfológicos e estruturais do intestino delgado de camundongos hipercoleristêmicos esquistossomóticos. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA e II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu, RS. Resumos do XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA e II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL. Belo Horizonte, MG: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2009. v. 00. p. 00-00.

  • NEVES, R. H. ; GOES, V. C. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . High-fat diet alters the myocardiac tissue morphology in murine schistossomiasis mansoni infection in acute and chronic phases. In: 11 SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ESQUISTOSSOMOSE, 2008, Salvador, BA. Anais do 11 Simpósio Internacional sobre Esquistossomose. Salvador, BA: 11 SimpósioInternacional sobre esquistossomose, 2008. v. 00.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; NEVES, R. H. ; GOMES,DC . How Schistosoma mansoni could be described today? Revisiting the discovery of Pirajá da Silva, using confocal laser scanning microscopy. In: 11 SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ESQUISTOSSOMOSE, 2008, Salvador, BA. Anais do 11 Simpósio Internacional sobre Esquistossomose. Salvador, BA: 11 Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, 2008. v. 00. p. 53-53.

  • NEVES, R. H. ; Silva, AM ; ALENCAR, A. C. M. B. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; GOMES,DC . Histological characteristics of hepatic granuloma on chronic murine schistosomiasis mansoni fed a high-fat diet. In: 11 SIMPÓSIO INTERNACIONA SOBRE ESQUISTOSSOMOSE, 2008, Salvador, BA. Anais do 11 Simpósio Internacional sobre Esquistossomose. Salvador, BA: 11 Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, 2008. v. 00. p. 183-183.

  • ALENCAR, A. C. M. B. ; NEVES, R. H. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Intestinal periovular granuloma in Schistosoma mansoni infected mice fed a high-fat diet. In: 11 SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ESQUISTOSSOMOSE, 2008, Salvador, BA. Anais do 11 Simpósio Internacional sobre Esquistossomose. Salvador, BA: 11 Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, 2008. v. 00. p. 166-166.

  • KNOFF, M. ; GOMES,DC ; NORONHA, D. ; OLIVEIRA, MS ; SIQUEIRA, LR ; MATTOS, FB . Novo acondicionamento do acervo da Coleção Heçmintológica do Instituto Oswaldo Cruz. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS, 2008, Rio de Janeiro, RJ. Anais do II SIMPÓSIO NACIONAL DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS. Rio de Janeiro, RJ: Corbã Editora Artes Gráficas Ltda., 2008. v. 00. p. 34-34.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; FONSECA, M. C. G. ; FELIZARDO, N. N. ; ANDRADE, C. G. ; LIMA, F. C. ; PADOVANI, R. E. S. ; Neves, RCF ; GOMES,DC . Cestóides Pseudophyllidea parasitos de peixe sapo-pescador, Lophius gastrophysus Miranda-Ribeiro, 1915. In: X ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2008, Búzios, RJ. Anais do X ENBRAPOA. Curitiba, PR: Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2008. v. 00. p. 00-00.

  • FELIZARDO, N. N. ; JUSTO, MCN ; KNOFF, M. ; GOMES,DC . Larvas de Didimozoídeos (Trematoda-Digenea) parasitos de linguado Paralichthys isosceles coletados do litoral do Estado do rio de Janeiro. In: X ENCONTTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2008, Búzios, RJ. Anais do X ENBRAPOA. Curitiba, PR: Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2008. v. 00. p. 00-00.

  • FELIZARDO, N. N. ; FONSECA, M. C. G. ; GOMES,DC ; KNOFF, M. ; Neves, RCF . Prevalência e intensidade e sítio de infecção dos helmintos anisaquídeos coletados de linguado Paralichthys isosceles do litoral do Estado do Rio de Janeiro. In: X ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 2008, Búzios, RJ. Anais do X ENBRAPOA. Curitiba, PR: Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2008. v. 00. p. 00-00.

  • KNOFF, M. ; GOMES,DC ; NORONHA, D. ; OLIVEIRA, MS ; SIQUEIRA, LR ; MATTOS, FB . Novo acondicionamento do acervo da Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS, 2008, Rio de Janeiro, RJ. Anais do II Simpósio Nacional de Coleções Científicas. Rio de janeiro, RJ: Corbã Editora Arte Gráficas Ltda., 2008. v. 00. p. 34-34.

  • NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; GOES, V. C. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Dieta hiperlipídica altera as características da infecção esquistossomótica nas fases aguda e crônica em camundongos. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2007, Recife, PE. Anais do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Recife, PE, 2007. v. 00. p. 00-00.

  • KNOFF, M. ; MULLINS, M. C. ; SERRA-FREIRE, N. M. ; GOMES,DC . Helmintos do sistema digestório de Podocnemis expansa Schweigger, 1812 (Chelonia) da reserva biológica do rio Trombetas, Pará. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2007, Recife, PE. Anais do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2007. v. 00. p. 00-00.

  • NEVES, R. H. ; LEITAO, F. W. S. ; BIOLCHINI, C. L. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Vermes adultos de Schistosoma mansoni apresentam plasticidade fenotípica em Rattus norvergicus. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2007, Recife, PE. Anais do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2007. v. 00. p. 00-00.

  • GOMES,DC ; NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; AGUILA, M. ; MACHADO-SILVA, J. R. . Morfologia dos vermes adultos de Schistosoma mansoni isolados de camundongos albinos alimentados com dieta hiperlipídica.. In: XLII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, I ENCONTRO DE MEDICINA TROPICAL DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA, 2006, Teresina, PI. CD-ROM do XLII Congreso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Teresina, PI: XLII Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, 2006. v. 00. p. 1-1.

  • CONCEICAO, M. J. ; KNOFF, M. ; PINHEIRO, L. M. ; SILVA, I. M. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Autochthonous human cases of Diohyllobothrium sp. infection in the municipality of Rio de Janeiro. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA TROPICAL E I ENCONTRO DE MEDICINA TROPICAL DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA, 2006, Teresina, PI. CD-ROM do LXII Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. Teresina, PI: XLII Congresso de Medicina Tropical, 2006. v. 00. p. 1-1.

  • KNOFF, M. ; PINTO, R. M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC . Dois novos casos de Difilobotríase no Rio de Janeiro. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA TROPICAL E I ENCONTRO DE MEDICINA TROPICAL DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA, 2006, Teresina, PI. CD-ROM do XLII Congreso de Medicina Tropical. Teresina, PI: XLII Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, 2006. v. 00. p. 1-1.

  • BARROS, L. A. ; NEVES, R. H. ; BIOLCHINI, C. L. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Estudo morfológico e morfométrico através da microscopia de campo claro e de varredura laser confocal de vermes adultos de Schistosoma mansoni recuperados de hospedeiro murino nutridos e desnutridos. In: XLI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL e I ENCONTRO DE mEDICINA TROPICAL DO CONE SUL, 2005, Florianópolis, SC. Revista Brasilaira de Medicina Tropical. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2005. v. 38. p. 191-191.

  • NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; SILVA, M. C. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Morfologia de granulomas esquistossomóticos hepáticos de camundongos alimentados com dieta rica em colesterol. In: XLI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL e I ENCONTRO DE MEDICINA TROPICAL DO CONE SUL, 2005, Florianópolis, SC. Revista Brasileira de Medicina Tropical. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2005. v. 38. p. 218-219.

  • PINTO, R. M. ; SANTOS, L. C. ; TORTELLY, R. ; MENEZES, R. R. ; JUVENAL, J. C. ; MORAES, W. ; GOMES,DC . Patologia e primeiro registro de infecções naturais pelo trematódeo Philophtalmus lachrymosus Braun, 1902 (Digenea, Philophthalmidae), parasita ocular, em um hospedeiro mamífero não humano.. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2005, Porto Alegre, RS. Revista de Patologia Tropical. Goiânia, GO: Instituto de Patologia da UFG, 2005. v. 34. p. 01-01.

  • NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Hepatic reaction in schistosomiasis mansoni - infected mice fed a high-fat diet. In: 10th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 2005, Belo Horizonte, MG. Anais do 10 CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ESQUISTOSSOMOSE. Belo Horizonte, MG: FIOCRUZ, 2005. v. 00. p. 212-212.

  • LEITAO, F. W. S. ; BIOLCHINI, C. L. ; NEVES, R. H. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Comparative development of Schistosoma mansoni worms in mice and rats by brightfield microscopy. In: 10th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 2005, Belo Horizonte, MG. Anais do Simpósio Internacional sobre Esquistossomose. Belo Horizonte, MG: FIOCRUZ, 2005. v. 00. p. 214-214.

  • BARROS, L. A. ; SILVA, M. C. ; BIOLCHINI, C. L. ; NEVES, R. H. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Estudo parasitológico da infecção esquistossomótica de camundongos com restrição proteícas tratados com praziquantel. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2005, Porto Alegre, RS. Revista de Patologia Tropical. Goiânia, GO: Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34. p. 1-1.

  • NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Infecção esquistossomótica em camundongos alimentados com dieta hiperlipídica causa intensa reação hepática. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2005, Porto Alegre, RS. Revista de Patologia Tropical. Goiânia, GO: Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34. p. 1-1.

  • OLIVEIRA, R. M. F. ; SILVA, A. S. ; COSTA, S. S. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Avaliação do papel da Kalanchoe pinnata (Saião) na esquistossomose mansônica experimental. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2005, Porto Alegre, RS. Revista de Patologia Tropical. Goiânia, GO: Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34. p. 1-1.

  • BRAGANCA, R. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC ; EDLER, F. . Pirajá da Silva e a controvérsia em torno do Schistosoma mansoni. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2005, Porto Alegre, RS. Anais do XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2005. v. 00. p. 1-1.

  • MOTA, E. C. ; NEVES, R. H. ; PEREIRA, L. M. M. ; GOMES,DC ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. . Estudo parasitológico e estereológico da infecção esquistossomótica murina (aguda e crônica) na linhagem C3H/He.. In: XL CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2004, Aracaju, Sergipe. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, MG: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004. v. 37. p. 196-196.

  • SIMOES, C. ; NEVES, R. H. ; BARROS, L. A. ; MOURA, E. G. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Estudo morfométrico de granuloma esquistossomótico hepático em camundongos lactentes submetidos à dieta hipoproteica. In: XL CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2004, Aracaju, SE. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, MG: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004. v. 37. p. 195-195.

  • ROMANI, E. ; NAQUIRA, C. V. ; PURAY, M. C. ; ALMEIDA, F. B. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. ; RODRIGUES-SILVA, R. . Caracterização fenotípica de Echinococcus granulosus procedentes do Peru, por morfometria de ganchos rostelares de protoescólices.. In: XL CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2004, Aracaju, SE. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, MG: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004. v. 37. p. 421-421.

  • ROMANI, E. ; RODRIGUES-SILVA, R. ; MALDONADO JR, A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Ocorrência de Equinococose cística humana no Peru.. In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA TROPICAL, 2004, Aracaju, SE. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, MG: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004. v. 37. p. 433-433.

  • PINTO, R. M. ; TORTELLY, R. ; MENEZES, R. R. ; GOMES,DC . Nematóides tricurídeos do faisão-de-colera (Phasianus colchicus Linnaeus, 1758) de criações domésticas do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: Patologia e Freqüência.. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 2004, São Luis, MA. CD-ROM. Sãa Luis, MA: XXXI CONBRAVET, 2004. v. CD-Rom. p. 00-00.

  • PADOVANI, R. E. S. ; KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC . Primeira ocorrência de larvas de Anisakis sp. na musculatura de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903.. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 2004, São Luis, MA. CD-ROM. São Luis, MA: XXXI CONBRAVET, 2004. v. CD-Rom. p. 00-00.

  • KNOFF, M. ; GOMES,DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; LANFREDI, R. M. ; PINTO, R. M. . Registros taxonômicos de cestóides Trypanorhyncha Homeacanthoidea em elasmobrânquios Laminidae e Sphyrnidae coletados na Costa de Santa Catarina, Brasil.. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 2004, São Luis, MA. CD-ROM. São Luis, MA: XXXI CONBRAVET, 2004. v. CD-Rom. p. 00-00.

  • KNOFF, M. ; FELIZARDO, N. N. ; GOMES,DC . Registro de Hirudinella ventricosa (Pallas, 1774) Baird, 1835 em peixes da pesca esportiva na Costa Brasileira. In: XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2004, Ouro Preto, MG. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. Belo Horizonte, MG: Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, 2004. v. 13. p. 298-298.

  • PADOVANI, R. E. S. ; KNOFF, M. ; GOMES,DC ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; MESQUITA, E. F. M. ; JESUS, E. F. O. . Efeito da radiação gama in vitro nas larvas de Anisakis sp. coletadas de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASTOLOGIA VETERINÁRIA, 2004, Ouro Petro, MG. Revista Brasileira de parasitologia Veterinária. Belo Horizonte, MG: Revista Brasileira de Medicina Veterinária, 2004. v. 13. p. 254-254.

  • PADOVANI, R. E. S. ; KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; LIMA, F. C. ; GOMES,DC . Cestóides Trypanorhycha parasitos da musculatura de congro-rosa, Genypterus brasiliensis Regan, 1903 comercializados nos municípios de Niterói e Rio de Janeiro.. In: VIII ENBRAPOA - Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2004, Laguna, SC. Anais do VIII ENBRAPOA. Maringá, PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2004. v. 00. p. 36-36.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Registros taxonômicos de cestóides Trypanorhyncha Homeacanthoidea em elasmobrânquios coletados na costa do Estado do Paraná, Brasil. In: VIII ENBRAPOA - Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, 2004, Laguna, SC. Nais do VIII ENBRAPOA. Maringá, PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2004. v. 00. p. 37-37.

  • GOMES,DC ; NEVES, R. H. ; LENZI, H. L. ; CARVALHO, J. J. ; MACHADO-SILVA, J. R. . O aparelho reprodutivo feminino de Schistosoma mansoni (Trematoda: Schistosomatidae) por microscopia de varredura laser confocal. In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003, Belém. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba: Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. v. 36. p. 178-178.

  • GONCALVES, A. Q. ; VICENTE, J. J. ; GOMES,DC ; BOIA, M. N. ; PINTO, R. M. . Helmintofauna de Dasyprocta fuliginosa e Agouti paca da Região do Médio Rio Negro, Estado do Amazonas, Brasil. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congreso Brasileiro de Parasitologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2003. v. 1. p. 176-176.

  • BIOLCHINI, C. L. ; NEVES, R. H. ; HUISTIJN, M. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Estudo morfológico do desenvolvimento somático de Schistosoma mansoni em Mus musculus SW, por Microscopia de Campo Claro e Varredura Laser Confocal. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congreso Brasileiro de Parasitologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2003. v. 1. p. 183-183.

  • TORTELLY, R. ; MENEZES, R. R. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Tiflite nodular causada por Heterakis gallinarum e Heterakis isolonche em faisões-coleira do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: frequência e patologia com evidência de neoplasia.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2003. v. 00. p. 191-191.

  • BARROS, L. A. ; NEVES, R. H. ; SIMOES, C. ; HUISTIJN, M. ; MOURA, E. G. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Morfometria de vermes adultos de Schistosoma mansoni recuperados de Mus musculus SW desnutridos e não desnutridos.. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2003. v. 00. p. 184-184.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; ORMOND, L. ; NEVES, R. H. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; GOMES,DC ; SILVA, A. C. . Efeito da característica genética do camundongo sobre a infecção esquistossomótica experimental.. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2003. v. 00. p. 185-185.

  • KNOFF, M. ; PADOVANI, R. E. S. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; LIMA, F. C. ; CASTRO, R. R. T. ; GOMES,DC . Índices parasitários de cestóides da ordem Trypanorhyncha em Genypterus brasiliensis (Pisces: Teleostei).. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2003. v. 00. p. 202-2002.

  • NEVES, R. H. ; ALENCAR, A. C. M. B. ; SILVA, M. C. ; AGUILA, M. ; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Long-term high-fat diet favors the evolution of experimental schistosomiasis mansoni infection in the murine model. In: IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ESQUISTOSSOMOSE, 2003, Salvador, BA. Anais do IX Simpósio Internacional sobre Esqistossomose. Salvador, BA: IX Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, 2003. v. 00. p. 169-169.

  • BIOLCHINI, C. L. ; NEVES, R. H. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Further observations on morphological abnormalities in Schistosoma mansoni isolated from swiss webter mice. In: IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ESQUISTOSSOMOSE, 2003, Salvador, BA. Anais do IX Simpósio Internacional sobre Esquistossomose. Salvador, BA: IX Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, 2003. v. 00. p. 64-64.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; MENEZES, R. R. ; MUNIZ-PEREIRA, L. C. ; NORONHA, D. . Primeiro relato de infecção helmíntica natural no "gerbil" Meriones unguiculatus (Milne-Edwards, 1867) na Região Neotropical. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí, SC. Anais. Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Zoolgia, 2002. v. 00. p. 563-563.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; NEVES, R. H. ; ORMOND, L. ; RODRIGUES-SILVA, R. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; GOMES,DC . Fenotipagem de vermes adultos de Schistosoma mansoni coletados de Akodon cursor. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí, SC. Anais. Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2002. v. 00. p. 574-574.

  • KNOFF, M. ; LIMA, F. C. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Cestóides Trypanorhyncha parasitos da musculatura do peixe sappo-pescador, Lophius gastrophysus Miranda-Ribeiro, 1915, e sua importância na inspeção do pescado. In: III Encontro Latino-americano da Patologistas de Organismos Aquáticos, 2002, Foz do Iguaçu. Anais do VII ENBRAPOA e III ELAPOA. Curitiba: ABRAPOA, 2002. v. 01. p. 157-157.

  • NORONHA, D. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Evaluation of coinfections with the namatodes Aspiculuris tetraptera, Dentostomella translucida (Heteroxynematidae) and Syphacia obvelata (Oxyuridae) in gerbils and mice. In: IV CONGRESSO MUNDIAL DE CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO, 2002, Goiana. Revista de Patologia Tropical. Goiana: Revista de Patologia Tropical, 2002. v. 31. p. 134-134.

  • NEVES, R. H. ; OLIVEIRA, S. A. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Fenotipagem de vermes adultos de Schistosoma mansoni isolados de camundongos desnutridos: novos achados morfométricos.. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA TROPICAL, 2001, SALVADOR, BA. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. UBEABA E BRASÍLIA: SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2001. v. 34. p. 153-154.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; NEVES, R. H. ; GOMES,DC ; REY, L. . Suscetibilidade experimental de Nectomys squamipes (Rato d'água) a cepas de Schistosoma mansoni: dados morfométricos dos vermes adultos.. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO BRASILEIRO DE MEDICINA TROPICAL, 2001, SALVADOR, BA. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. UBERABA E BRASÍLIA: SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2001. v. 34. p. 157-157.

  • OLIVEIRA, S. A. ; BARBOSA JUNIOR, A. A. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. ; MONTARROYOS, U. ; BARROS, A. F. ; COUTINHO, E. M. . The morphology and morphometry of adult S. mansoni recovered from undernourished mice.. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA TROPICAL, 2001, SALVADOR, BA. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. UBERABA E BRASÍLIA: SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2001. v. 34. p. 157-158.

  • NORONHA, D. ; GONÇALVES, L. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . O potencial de infecção humana por helmintos de hamsters.. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA TROPICAL, 2001, SALVADOR, BA. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. UBERABA E BRASÍLIA: SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2001. v. 34. p. 176-176.

  • NEVES, R. H. ; SILVA, M. C. ; MARTINEZ, E. M. ; BRANQUINHO, T. B. ; LENZI, H. L. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Estudo da plasticidade fenotípica em vermes adultos (machos e fêmeas) de Schistosoma mansoni Sambon, 1907 por microscopia de varredura laser confocal. In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2001. v. 37. p. 71-71.

  • NEVES, R. H. ; SILVA, M. C. ; MARTINEZ, E. M. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Evidência de plasticidade fenotípica em cepas brasileiras de Schistosoma mansoni Sambon, 1907. Análise morfométrica por microscopia de campo claro. In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasilairo de Patologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2001. v. 37. p. 73-73.

  • NEVES, R. H. ; MACHADO-SILVA, J. R. ; MALDONADO JR, A. ; GOMES,DC . A morfometria de vermes adultos como ferramenta na caracterização de isolados de Schistosoma mansoni Sambon, 1907 provenientes de Nectomys squamipes (Muridae: Sigmondontinae). In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasilairo de Patologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasilaira de Patologia Clínica, 2001. v. 37. p. 66-66.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; SOUZA, A. ; NEVES, R. H. ; HUISTIJN, M. ; GOMES,DC . Caracterização de cepas de Schistosoma mansoni Sambon, 1907 por morfometria de vermes adultos de um único sexo. In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2001. v. 37. p. 68-68.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; MUNIZ-PEREIRA, L. C. ; NORONHA, D. . Helminthfauna of guinea pig (Cavia porcellus) in Brazil. In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2001. v. 37. p. 217-217.

  • MENEZES, R. R. ; TORTELLY, R. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Helmintos parasitos de faisões (Phasianus colchicus L.) em criações do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: prevalência e patologia. In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2001. v. 37. p. 218-218.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; LANFREDI, R. M. ; BARROS, L. A. . Reevaluation of the systematic status of Cotylotretus grandis (Digenea-Psilostomidae) with new morphological data. In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2001. v. 37. p. 232-232.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; LANFREDI, R. M. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . The corona of long falciform hooks of the basal armature of the tentacles of the Gymnorhynchus isuri Robinson, 1959 (Eucestoda: Trypanorhyncha) by scanning electron microscopy. In: XVIII Congresso Brasileiro de Microscopia e Microanálise, 2001, Águas de Lindóia-SP. Programa. São Paulo-SP: Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. v. 00. p. 65-65.

  • NEVES, R. H. ; CARVALHO, J. J. ; BRANQUINHO, T. B. ; PELAJO-MACHADO, M. ; LENZI, H. L. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Does the female reproductive system of adult worms of Schistosoma mansoni Sambon, 1907 differ from other trematodes? A study by Confocal Laser Scanning Microscopy (CLSM). In: 8th Inernational Symposium on Schistosomiasis, 2001, Recife, PE. Annals of the 8th International Symposium on Schistosomiasis. Recife, 2001. v. 00. p. 00-00.

  • BIOLCHINI, C. L. ; NEVES, R. H. ; HUISTIJN, M. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Growth dynamics of Schistosoma mansoni: A biometric evaluation in Swiss Webster mice. In: 8th International Symposium on Schistosomiasis, 2001, Recife, PE. Annals of the 8th International Symposium on Schistosomiasis. Recife, PE, 2001. v. 00. p. 00-00.

  • GOMES,DC . Morishitium dollfusi (Timon-David,1950) Yamaguti, 1958 (Digenea, Cyclocoelidae) Paraziting Garrulax pectoralis (Gould, 1836) (Aves, Sylviidae) In Brazil. In: 39th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON DISEASES OF ZOO AND WILD ANIMALS, 1999. ANNALS OF INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON DISEASES OF ZOO AND WILD ANIMALS. VIENNA, AUSTRIA. v. 000. p. 000-000.

  • GOMES,DC ; RODRIGUES-SILVA, R. . Hidatidose Humana: Diagnóstico Sorológico. In: XXXV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 1999. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. GUARAPARI, RS. v. 32. p. 307-307.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. . Influência do hospedeiro sobre as características biométricas de Schistosoma mansoni Sambon, 1907. Análise estatística.. In: XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária e II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul., 1999, Salvador. Anais, 1999. v. 00. p. 191-192.

  • RESENDES, A. P. C. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; NEVES, R. H. ; PEREIRA, M. J. S. ; GOMES,DC ; MACHADO-SILVA, J. R. . Caracterização de cepas do Schistosoma mansoni Sambon, 1907 por morfometria.. In: XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1999, Poços de Caldas. Anais, 1999. v. 00. p. 18-00.

  • SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Primeira ocorrência de Otodistomum veliporum (creplin, 1837) Stafford, 1904 (Digenea: Azigiidae em Dipturus trachyderma (Kreff & Stehmann, 1975) (Pisces: Rajidae).. In: XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1999, Poços de Caldas. Anais, 1999. v. 00. p. 20-20.

  • MENEZES, R. R. ; TORTELLY, R. ; MUNIZ-PEREIRA, L. C. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Helmintoses de galinhas-d'angola (Numida meleagris Linnaeus, 1758) criadas extensivamente no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.. In: XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1999, Poços de Caldas. Anais, 1999. v. 00. p. 40-40.

  • REIS, C. F. M. ; GOMES,DC ; PINTO, R. M. . Nematóides de Pequenos Roedores da Mata Atlântica II: Comparação de Amostras Coletadas com as Depositadas na Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz - (CHIOC). In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 1998, RECIFE, PE. ANAIS DO XXII CONGRASSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. RECIFE, PE, 1998. v. 1. p. 29-29.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; NEVES, R. H. ; PEREIRA, M. J. S. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; GOMES,DC . Plasticidade Fenotípica do Schistosoma mansoni Sambon, 1907: Estudo Morfológico de Vermes Adultos Isolados de Nectomys Squamipes e de Mus musculus (Swiss Albino) e de Linhagem C3h/He. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 1998, RECIFE, PE. ANAIS DO XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. RECIFE, PE, 1998. v. 1. p. 19-19.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; SILVA, C. H. ; PEREIRA, M. J. S. ; PINTO, R. M. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; GOMES,DC . Estudo Morfométrico Comparativo de Cercárias Pertencentes a Variedades Intra-Específicas de Schistosoma mansoni Sambon, 1907. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 1998, RECIFE, PE. ANAIS DO XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. RECIFE, PE, 1998. v. 1. p. 26-26.

  • RODRIGUES-SILVA, R. ; PINTO, R. M. ; VICENTE, J. J. ; GOMES,DC . Morfologia de Vermes Adultos de Dirofilaria immitis (Leidy, 1856) Railliet & Henry, 1911 Por Microscopia de Varredura Laser Confocal (LSM). In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 1998, RECIFE, PE. ANAIS DO XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. RECIFE, PE, 1998. v. 1. p. 19-19.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC . Parasitos de Elasmobranquios Pescados no Litoral Sudeste do Brasil. In: V ENCONTRO BRASILEIRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS E I ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 1998, MAINGÁ, PR. ANAIS. MARINGÁ, PR, 1998. v. 000. p. 000-000.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; PELAJO-MACHADO, M. ; GOMES,DC . Visualização dos Aparelhos Digestivo e Genital de Vermes Adultos de Schistosoma mansoni Sambon, 1907, Por Microscopia Eletrônica de Varredura Laser Confocal (LSM). In: V CONGRESSO IBÉRICO DE PARASITOLOGIA, 1997, ÉVORA. ACTA PARASITOLÓGICA PORTUGUESA. ÉVORA, PORTUGAL, 1997. v. 4. p. 97-97.

  • RODRIGUES-SILVA, R. ; LANFREDI, R. M. ; VICENTE, J. J. ; PINTO, R. M. ; PANDOLPHO, V. C. ; ABREU, V. L. F. ; GOMES,DC . Redescrição de Dirofilaria immitis (Leidy, 1856) Railliet & Henry, 1911. In: V CONGRESSO IBÉRICO DE PARASITOLOGIA, 1997, ÉVORA. ANAIS DO V CONGRESSO IBÉRICO DE PARASITOLOGIA. ÉVORA, PORTUGAL, 1997. v. 4. p. 97-97.

  • GONÇALVES, L. ; PINTO, R. M. ; VICENTE, J. J. ; NORONHA, D. ; GOMES,DC . Introdução da Técnica do do. In: V CONGRESSO IBÉRICO DE PARASITOLOGIA, 1997, ÉVORA, PORTUGAL. ACTA PARASITOLÓGICCA PORTUGUESA. ÉVORA, PORTUGAL, 1997. v. 4. p. 217-217.

  • NEVES, R. H. ; PEREIRA, M. J. S. ; GOMES,DC ; OLIVEIRA, R. M. F. ; MACHADO-SILVA, J. R. . Morphometric Diferences of Adult Worms from Sympatric Samples of Schistosoma mansoni Sambon, 1907 Isolated from Rodents and Humans. In: VI INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 1997, BELO HORIZONTE, MG. ANNALS OF VI INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS. BELO HORIZONTE, MG, 1997. v. 1. p. 141-141.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; PELAJO-MACHADO, M. ; GOMES,DC . Confocal Laser Scanning Microscopy (CLSM) of Adult Male Worms of Schistosoma mansoni Sambon, 1907. In: VI INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 1997, BELO HORIZONTE, MG. ANNALS OF VI INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS. BELO HORIZONTE, MG, 1997. v. 1. p. 141-141.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; PELAJO-MACHADO, M. ; GOMES,DC . Morfologia de Fêmeas de Schistosoma mansoni por Microscopia Laser Confocal. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1997, SALVADOR, BA. ANAIS DO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. SALVADOR, BA, 1997. v. 1. p. 103-103.

  • CRUZ, R. P. ; REIS, C. F. M. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Estudo da Helmintofauna de Marsupiais e Pequenos Roedores da Mata Atlântica. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1997. ANAIS DO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. SALVADOR, BA, 1997. v. 1. p. 143-143.

  • GONÇALVES, L. ; PINTO, R. M. ; GOMES,DC . Helminths of Inbred Laboratory Mice. In: SECOND WORLD CONGRESS ON LABORATORY ANIMAL SCIENCE, 1996, RIO DE JANEIRO. ANNALS OF SECOND WORLD CONGRESS ON LABORATORY ANIMAL SCIENCE. RIO DE JANEIRO, RJ, 1996. v. 1. p. 000-000.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; GALVÃO, C. ; OLIVEIRA, R. M. F. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; GOMES,DC . Schistosoma mansoni Sambon, 1907: Estudo Comparativo entre Algumas Cepas Brasileiras. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1995. REVISTA DE PATOLOGIA TROPICAL. GOIÂNA, GO. v. 23. p. 264-264.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; GOMES,DC . Morphological Study of Adult Male Worm of Schistosoma mansoni Sambon, 1907 by SEM. In: 4th INTERNATION SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS, 1993, SALVADOR, BA. ANNALS OF 4th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS. SALVADOR, BA, 1993. v. 1. p. 000-000.

  • LANFREDI, R. M. ; FRAIHA NETO, H. ; GOMES,DC . Morfologia Externa de Lagochilascaris minor Leiper, 1909 (Nematoda: Ascarididae) por Microscopia Eletrônica de Varredura. In: XIV COLÓQUIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA, 1993, CAXAMBU, MG. ANAIS DO XIV COLÓQUIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA. CAXAMBU, MG, 1993. v. 2. p. 565-565.

  • MACHADO-SILVA, J. R. ; FERREIRA, C. G. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; REY, L. ; GOMES,DC . Alterações Morfológicas de Vermes Adultos de Schistosoma mansoni Influenciadas pelo Hospedeiro. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1993, RIO DE JANEIRO. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. RIO DE JANEIRO, RJ, 1993. v. 2. p. 36-36.

  • NORONHA, D. ; FERREIRA, L. F. ; RANGEL, A. ; ARAÚJO, A. ; GOMES,DC . Ovos de Echinopardalis Pardalis (Westrumb, 1821) Travassos, 1917 (Acanthocephala) em Coprólitos de 9.000 Anos no Brasil. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1993, RIO DE JANEIRO, RJ. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. RIO DE JANEIRO, RJ, 1993. v. 2. p. 67-67.

  • PINTO, R. M. ; VICENTE, J. J. ; NORONHA, D. ; GONÇALVES, L. ; GOMES,DC . Helmintos Parasitos em Camundongos de Laboratório. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1993, RIO DE JANEIRO. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA. RIO DE JANEIRO, RJ, 1993. v. 2. p. 72-72.

  • GOMES,DC ; VICENTE, J. J. ; LANFREDI, R. M. . Microscopia Eletrônica de Varredura de uma Espécie do Gênero Habronema Diesing, 1861, Parasita de Aves Tinamidae do Brasil. In: XII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ZOOLOGIA, 1992, BELEM, PA. ANAIS DO XII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ZOOLOGIA. BELÉM, PARÁ, 1992. v. 1. p. 73-73.

  • LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC ; SOUZA, W. . Aspectos do Tegumento de Clinostomum marginatum (Trematoda - Clinostomidae) por Microscopia Eletrônica de Varredura. In: SIMPÓSIO SOBRE TÉCNICAS ESPECIAIS NO ESTUDO DA ULTRAESTRUTURA DE MEMBRANAS BIOLÓGICAS, 1992, NOVA FRIBURGO, RJ. ANAIS DO SIMPÓSIO SOBRE TÉCNICAS ESPECIAIS NO ESTUDO DA ULTRAESTRUTURA DE MEMBRANAS BIOLÓGICAS. NOVA FRIBURGO, RJ, 1992. v. 1. p. 73-73.

  • GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. ; AMATO, S. B. . Interrelação entre Fasciola hepatica L., 1758 e Lymnaea columella Say, 1817: Alterações Histopatógicas. In: X CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PARASITOLOGIA, 1991, MONTEVIDEO. ABAIS DO X CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PARASITOLOGIA. MONTEVIDEO, URUGUAY, 1991. v. 1. p. 299-299.

  • BUSTAMONTE, M. ; FOLLE, E. ; SERRA-FREIRE, N. M. ; GOMES,DC . Estudo de la Biodinamica de Lymnaea columella Huesped Intermediario de Fasciola hepatica en Pradera, en Municipios del Estado de São Paulo, Brasil. In: X CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PARASITOLOGIA, 1991, MONTEVIDEO. ANAIS DO X CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PARASITOLOGIA. MONTEVIDEO, URUGUAY, 1991. v. 1. p. 302-302.

  • SAO-CLEMENTE, S. C. ; GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. . Helmintos da Ordem Trypanorhyncha (Tentaculariidae) Parasitos de Elasmobranquios Pescados no Litoral Sul do Estado do Rio Grande do Sul. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 1991, SALVADOR, BA. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. SALVADOR, BA, 1991. v. 1. p. 465-465.

  • LANFREDI, R. M. ; SOUZA, W. ; GOMES,DC . Comparative Study of Four Species of The Genus Trichuris Roederer, 1761 by Sacanning Electron Microscopy. In: XIII COLÓQUIO DA SOCIEDADE BRASIELIRA DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA, 1991, CAXAMBU, MG. ANAIS DO XIII COLÓQUIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA. CAXAMBU, MG, 1991. v. 1. p. 197-198.

  • GOMES,DC ; LANFREDI, R. M. ; PINTO, R. M. ; SOUZA, W. . Estudo Morfométrico de uma Nova Espécie do Gênero Trichuris, Parasito de Roedor, Usando Microscopia Ótica e Microscopia de Varredura.. In: XII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA, 1991, SÃO PAULO, SP. REVISTA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA TROPICAL. SÃO PAULO, SP, 1991. v. 33. p. 39-39.

  • GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. . Epidemiology and Stratectegic Control of Fasciola hepatica in Paraíba Valley - Brasil. In: VII INTERNATIONAL CONGRESS OF WORLD FEDERATION OF PARASITOLOGISTS, 1990, PARIS. ANNALS OF VII INTERNATIONAL CONGRESS OF PARASITOLOGY. PARIS, FRANCE, 1990. v. 1. p. 56-56.

  • SANTOS, C. P. ; LENT, H. ; GOMES,DC . Revisão do Gênero Aspidodera Railliet & Henry, 1912 (Nematoda: Heterakoidea) com Novas Sinonimías. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1989, RIO DE JANEIRO, RJ. ANAIS DO XI CONGRESO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. RIO DE JANEIRO, RJ, 1989. v. 1. p. 129-129.

  • PINTO, R. M. ; GOMES,DC ; TEIXEIRA, C. G. . Nematóides de Roedores Silvestres do Sul do Brasil. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1989, RIO DE JANEIRO, RJ. ANAIS DO XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. RIO DE JANEIRO, RJ, 1989. v. 1. p. 130-130.

  • SANTOS, C. P. ; GOMES,DC . Primeira Ocorrência de Physaloptera losseni Ortlepp, 1937 (Nematoda: Physalopteroidea) Em Leptodon forbesi (Swann, 1922) (Falconiformes: Accipitridae) no Brasil. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1989, RIO DE JANEIRO, RJ. ANAIS DO XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. RIO DE JANEIRO, RJ, 1989. v. 1. p. 131-131.

  • GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. ; AMATO, S. B. . Susceptibilidade de Lymnaea columella Say, 1817 à Fasciola hepatica L., 1758. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1987, SALVADOR, BA. ANAIS DO X CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. SALVADOR, BA, 1987. v. 1. p. 99-99.

  • AMATO, S. B. ; REZENDE, H. E. B. ; GOMES,DC ; SERRA-FREIRE, N. M. . Epidemiology of Fasciolosis Hepatica in the Paraíba River Valley, São Paulo, Brasil. In: 11th CONFERENCE OF WORLD ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF VETERINARY PARASITOLOGY, 1985, RIO DE JANEIRO, RJ. ANNALS OF 11 th CONFERENCE OF WORLD ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF VETERINARY PARASITOLOGY. RIO DE JANEIRO, BRASIL, 1985. v. 1. p. 185-185.

  • KNOFF, M. ; SAO-CLEMENTE, S. C. ; PINTO, R. M. ; LANFREDI, R. M. ; GOMES,DC . Taxonomic reports of Otobothrioidea (Eucestoda, Trypanorhyncha) from elasmobranch fishes of southern coast off Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, RJ, v. 99, n.1, p. 31-36, 2004.

  • GOMES, DC . Importância do conhecimento da Biodiversidade dos helmintos parasitos de organismos aquáticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, D.C. . Pesquisa em Helmintologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

GOMES,DC ; FERREIRA, L. F. . A Pesquisa na Fiocruz e o Programa de Vocação Científica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GOMES,DC . I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES. 2009. (Coordenadora de Mesa Redonda).

GOMES,DC . I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES. 2009. (Coordenação de Mesa Redonda).

GOMES,DC . I ENCONTRO LATINOAMERICANO EM HELMINTOSES. 2009. (Presidente).

GOMES,DC . I SIMPÓSIO NACIONAL DE TAXONOMIA E BIODIVERSIDADE. 2009. (Membro de Comissão Julgadora).

GOMES,DC . XIV SEMANA DE EXTENSÃO DA UFF. 2009. (Avaliadora).

GOMES,DC . XIII SEMANA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA. 2008. (Avaliadora).

GOMES,DC . XIII SEMANA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA. 2008. (Avaliadora).

GOMES,DC . REUNIÃO DE VALIDAÇÃO DE PROJETO SOBRE AS ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS QUE AFETAM A SAÚDE HUMANA. 2005. (Especialista do Grupo Biológico - Helminto).

GOMES,DC . X JORNADA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA-AVANÇADO. 2005. (Avaliadora).

GOMES,DC . XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. 2005. (Coordenadora de Mesa Redonda).

GOMES,DC . I SIMPÓSIO NACIONAL DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS. 2005. (Membro do Comitê Técnico Científico).

GOMES,DC . I SIMPÓSIO NACIONAL DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS. 2005. (Palestrante).

GOMES,DC . I SIMPÓSIO NACIONAL DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS. 2005. (Moderadora de Mesa Redonda).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia II. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . XII REUNIÃO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2004. (Avaliadora).

GOMES,DC . JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIDADES: INSTITUTO OSWALDO CRUZ, PRESIDÊNCIA E BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ. 2004. (Avaliadora).

GOMES,DC . XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA e I SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE RICKETTSIOSES. 2004. (Membro de Comissão Julgadora).

GOMES,DC . XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. 2003. (Coordenadora de Mesa Redonda).

GOMES,DC . XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. 2003. (Coordenadora de Mesa Redonda).

GOMES,DC . XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. 2003. (Coordenadora de Mesa Redonda).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia II. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . SEMINÁRIO DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS. 2002. (Membro da Comissão Organizadora).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia II. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . INTERNATIONAL SYMPOSIUM PERSPECTIVES OF BIOMEDICAL RESEARCH IN THE XXI CENTURY. 2000. (Chair- Person de Mesa Redonda).

GOMES,DC . I JORNADA MATOGROSSENSE DE IMUNOPARASITOLOGIA. 2000. (Conferencista).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia II. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . V CONGRESSO IBÉRICO DE PARASITOLOGIA, III CONGRESSO PORTUGUÊS DE PARASITOLOGIA e X CONGRESSO ESPAOL DE PARASITOLOGIA. 1997. (Membro da Mesa Redonda sobre Fasciolose).

GOMES,DC . XV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. 1997. (Professora de Mini-Curso).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia II. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. 1995. (Palestrante em Mesa Redonda).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Vol. 87, Supl. I. 1992. (Editoração/Periódico).

GOMES,DC . XII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ZOOLOGIA E XIX CONGRSSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. 1992. (Secretária das Sessões de Temas Livres - Aracnologia e Parasitologia).

GOMES,DC . XII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ZOOLOGIA E XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. 1992. (Membro da Mesa Redonda - Alterações da Flora e Fauna induzidas por Combate Químico Sistemático).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . IV JORNADA CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. 1991. (Membro da Comissão Organizadora).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . II JORNADA DE PARASITOLOGIA DA ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE VOLTA REDONDA. 1990. (Professora de Mini-Curso).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. 1989. (Presidente da Comissão Científica de Helmintologia).

GOMES,DC . XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. 1989. (Coordenadora da Sessão de Posters).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TENDLER, M. ; LENZI, H. L. ; GOMES,DC . Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Specila Issue, Supl. IV, Vol. 82. 1987. (Editoração/Periódico).

GOMES,DC . INTERNATIONAL SUMPOSIUM ON SCHISTOSOMIASIS AND FIRST NATIONAL MEETING ON SCHISTOSOMIASIS. 1987. (Chairperson - Session Helminths and Concomitant Infections).

GOMES,DC . I ENCONTRO CIENTÍFICO DO INSTITUTO BIOMÉDICO. 1987. (Palestrante em Mesa Redonda).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . 1 SIMPÓSIO SOBRE MOLUSCOS NA PARASITOLOGIA. 1986. (Palestrante em Mesa Redonda).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Parasitologia. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . XI CONGRESSO BRASILAIRO DE ZOOLOGIA. 1984. (Presidente da Sessão de Helmintologia).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1983. .

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária/IOC/Fiocruz. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . VI CONGRESSO DA FEDERACION LATINOAMERICANA DE PARASITOLOGIA E VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA. 1983. (Conferencista na 1ª Mesa Redonda sobre Parasitismo).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1982. .

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Coordenadora do Curso de Auxiliar de Pesquisa em Biologia Parasitária. 1981. .

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1981. .

GOMES,DC . Coordenadora da Disciplina de Helmintologia/Curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1979. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1978. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Sub-Coordenadora do Curso de Mestrado em Parasitologia Médica. 1978. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina Helmintologia. 1978. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1977. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1977. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES,DC . Sub-Coordenadora do Curso de Mestrado em Parasitologia Médica. 1977. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1976. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1974. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1972. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Entomologia. 1969. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Helmintologia. 1969. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Entomologia. 1968. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES,DC . Disciplina de Zoologia. 1967. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. , Av. Brasil 4365, Manguinhos, 21045-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25984361, Ramal: 130, Fax: (021) 25984363

Experiência profissional

2000 - Atual

Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Consultora AD HOC, Enquadramento Funcional: Consultora AD HOC

Outras informações:
Cnsultoria

1990 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento tecnologico e Cientifico

Vínculo: Consultora AD HOC, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Consultora AD HOC

1997 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular, Carga horária: 40

1995 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Função gratificada DAS2, Regime: Dedicação exclusiva.

1968 - 1995

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/1999

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Interna de C&T.

  • 05/1998

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Deparatmento de Ensino.,Cargo ou função, Membro da Câmara Técnica de Ensino de Pós-Graduação do IOC.

  • 05/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz.,Atividade realizada, Membro da Câmara de Ensino de Pós-Graduação do Instituto Oswaldo Cruz.

  • 05/1997

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1986

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.,Cargo ou função, Membro de Conselho Editorial.

  • 01/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz.,Atividade realizada, Membro do Conselho Editorial.

  • 01/1996 - 04/2001

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Membro de Comissão de Concurso.

  • 01/1983 - 12/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz.,Atividade realizada, Coordenadora da Disciplina de Helmintologia do CP em Biologia Parasitária.

  • 01/1977 - 12/1997

    Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Helmintologia e II

  • 05/1994 - 05/1997

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Diretoria do Instituto Oswaldo Cruz.,Cargo ou função, Vice-Diretora.

  • 03/1986 - 03/1997

    Direção e administração, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Vocação Científica.

  • 03/1986 - 03/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.,Atividade realizada, Coordenadora do Programa de Vocação Científica.

  • 01/1990 - 12/1994

    Ensino, Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, HELMINTOLOGIA

  • 01/1990 - 12/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz.,Atividade realizada, Coordenadora Adjunta da Disciplina de Helmintologia no PG de Medicina Tropical.

  • 01/1991 - 05/1994

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados.

  • 10/1992 - 10/1992

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.,Cargo ou função, Editora Convidada do Suplementnto Especial I, Volume 87.

  • 03/1992 - 03/1992

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz.,Atividade realizada, Editora Convidada do Suplemento I, Volume 87 das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

  • 01/1985 - 12/1991

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1982 - 12/1989

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.,Cargo ou função, Curadora da Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz.

  • 01/1982 - 12/1989

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz.,Atividade realizada, Curadoradora da Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz.

  • 10/1987 - 10/1987

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz.,Atividade realizada, Editora Convidada do Suplemento IV, Vol. 82 das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

  • 03/1987 - 03/1987

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.,Cargo ou função, Editora Convidada do Suplemento IV, Volume 82.

  • 01/1983 - 12/1985

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.,Cargo ou função, Responsável.

  • 03/1980 - 12/1982

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.,Cargo ou função, Chefe Substituta.

  • 01/1977 - 12/1978

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Laboratório de Helmintologia/IOC.,Cargo ou função, Responsável.

  • 01/1977 - 12/1978

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Sub-Coordenadora do Curso de Mestrado em Parasitologia Médica.