Tânia Barbosa Quintaneiro

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972). Professora aposentada do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de teoria sociológica clássica. Pesquisa a política interamericana e a atuação do Estado, com ênfase nas relações entre o Brasil, os Estados Unidos e América Latina no período da Segunda Guerra Mundial. Pesquisa relações de gênero por meio da produção de viajantes estrangeiros ao Brasil no século XIX. Tem se dedicado especialmente ao estudo da sociologia de Norbert Elias.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência Política

1972 - 1974

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Cuba-Brasil: da revolução ao golpe (1959-1964) - Uma interpretação sobre a política externa brasileira,Ano de Obtenção: 1980
Antonio Fernando Mitre.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: política externa independente; revolução cubana; OEA; política externa norte-americana; Tratado do Rio de Janeiro.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.

Graduação em Ciências Sociais

1969 - 1972

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Histórica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: História da Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Estado da arte e o ofício em Ciências Sociais.Aula inaugural. 2011. (Encontro).

I Ciclo de Palestras sobre Espaço, Cultura e Sociedade da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.Relações de poder e distribuição do espaço no âmbito doméstico. 2008. (Encontro).

II Seminário sobre licenciatura em Sociologia da UFMG. Pensando a Sociologia no Ensino Médio.Balanço da experiência do Laboratório de Ensino I. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lúcia Helena Pinto Alvim da Silva Lino

QUINTANEIRO, Tania. A atuação do policial militar nas escolas de Belo Horizonte: análise e proposta. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gilcélio Ramos Ferreira

QUINTANEIRO, Tania. A participação de pais de alunos no processo de diminuição de atos desviantes na Escola Estadual Celmar Botelho Duarte em Belo Horizonte/MG. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo Martins de Almeida

QUINTANEIRO, Tania. Lei de tóxicos: comparações entre a lei 6368/76 e a lei 10409/02. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gladyston Martins Andrade

QUINTANEIRO, Tania. A delinqüência juvenil no estado de Minas Gerais no período 1997-2002: um estudo exploratório. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paula Costa Cançado Silva,

Cruz e Silva, Rafael; Matos, Daniela;QUINTANEIRO, Tania. Representações à mesa: A manifestação da etiqueta na comunicação face a face. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Denis Soares da Silva

QUINTANEIRO, Tania; Coelho, Maria Beatriz. O Jornal do Ônibus: gentileza urbana e civilidade como elementos constituintes de uma cultura democrática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vinícius Augusto Ribeiro Caldas

Ozório, Paulo;QUINTANEIRO, Tania. Escolarização de nível superior de jovens de camadas pobres. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Caixeta Pimenta

MITRE, AntonioQUINTANEIRO, Tania. Os fundamentos republicanos do pensamento militar de Maquiavel. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Keli Rodrigues de Andrade

MATOS, Marlise;QUINTANEIRO, Tania. Discussões sobre Violência de Gênero: Um enfoque sobre a vitimização doméstica conjugal em Belo Horizonte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Raquel Oliveira Teixeira Santos

ZHOURI, Andréa;QUINTANEIRO, Tania. Conflitos Socioambientais no Licenciamento da UHE Murta: a luta pela sentido e o destino do território no médio Jequitinhonha - MG. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alzirene Ferreira Araújo D'Assunção

MATOS, Marlise;QUINTANEIRO, Tania. Estudo Exploratório nas Mudanças das Relações Familiais através das Análises das Ações de Divórcio e Separação Judicial em Belo Horizonte. 2005. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ângela Maria Trindade Paiva

ZHOURI, Andréa;QUINTANEIRO, Tania. O licenciamento ambiental de hidrelétricas em Minas Gerais: o caso da PCH de Aiuruoca. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ludmila Costa e Silva

QUINTANEIRO, Tania; PRATES, Antonio Augusto. A desorganização social na vida urbana e suas conseqüências na instituição escolar: a percepção dos alunos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia Aparecida Gomes Senesi

MATOS, Marlise;QUINTANEIRO, Tania. Mulheres idosas negras: diferenças de raça e de gênero no processo de envelhecimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre dos Santos Cruz

AZEREDO, Sandra;QUINTANEIRO, Tania. Violência de gênero: compreensão dos dados da Delegacia de Mulheres. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gildene Cristine Tomé

MELO, Carlos Ranulfo Félix de;QUINTANEIRO, Tania. Participação política e gênero no Brasil. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

QUINTANEIRO, Tania. Semana da Cultura e do Conhecimento. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

FÍGOLI, Leonardo;QUINTANEIRO, TaniaMITRE, Antonio. Comissão Examinadora do Relatório de Avaliação Final do Estágio Probatório do Professor Ruben Caixeta de Queiroz. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

QUINTANEIRO, Tania; SANTOS, Francisco Coelho dos. Banca de seleção de monitoria de Sociologia. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

QUINTANEIRO, Tania; FÍGOLI, Leonardo;MITRE, Antonio. Comissão Examinadora do Relatório de Avaliação Final do Estágio Probatório da Professora Danielle Cireno Fernandes. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

QUINTANEIRO, Tania; Coelho, Maria Beatriz. XII Semana de Iniciação Científica - VII Semana da Graduação. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

QUINTANEIRO, Tania; Coelho, Maria Beatriz. X Semana de Iniciação Científica da UFMG - V Semana da Graduação. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

QUINTANEIRO, Tania; Coelho, Maria Beatriz. XI Semana de Iniciação Científica - VI Semana da Graduação. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

QUINTANEIRO, Tania. Banca de seleção de monitores de pós-graduação do Departamento de Sociologia e Antropologia UFMG. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Celson Jose da Silva

SILVA, C. J.; CANAHUATI, A. F. M.; POMPERMAYER, M. J.; SMITH, W. C.. Cuba-Brasil: Da Revolução ao Golpe (1959/1964). 1982. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Raul Souza dos Santos

Análise do Programa de Responsabilidade Social Bombeiro Mirim; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Ricardo Luiz Amorim Gontijo Foureaux

Redução da criminalidade no Hipercentro de Belo Horizonte: em estudo sobre furtos, roubos e assaltos consumados a transeuntes e das estratégias policiais para combatê-los (1998-2006); 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Lúcia Helena Pinto Alvim da Silva Lino

A atuação do policial militar nas escolas de Belo Horizonte: análise e proposta; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Gilcélio Ramos Ferreira

A participação de pais de alunos no processo de diminuição da ocorrência de atos desviantes na Escola Estadual Celmar Botelho Duarte na cidade de Belo Horizonte/MG; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Ricardo Martins de Almeida

Lei de tóxicos: comparações entre a lei 6368/76 e a lei 10409/02; 2004; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Gladyston Martins de Andrade

A delinqüência juvenil no estado de Minas Gerais no período 1997-2002: um estudo exploratório; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Criminalidade e Segurança Pública Crisp) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Denis Soares da Silva

O jornal do Ônibus: Gentileza Urbana e civilidade como elementos constituintes de uma cultura democrática; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

José Nunes do Nascimento

O envelhecimento da população brasileira e os cursos de cuidadores de idosos como suporte de uma nova profissão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Ludmila Costa e Lima

A desorganização social na vida urbana e suas conseqüências na instituição escolar: a percepção dos alunos; 2004; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Ana Cristina Murta Collares

Monitoria de pós-graduação (2000); 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Cláudio Monteiro Duarte

Monitoria de pós-graduação (2000); 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Elaine Meira Vilela

Monitoria de pós-graduação (2000); 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Maria José Nogueira

Monitoria de pós-graduação (2000); 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Silvana Antunes Neves de Araujo

Monitoria de pós-graduação (2000); 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Mara Greide de Carvalho

Monitoria de pós-graduação (2000); 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Tania Barbosa Quintaneiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • QUINTANEIRO, Tania . A política estadunidense de desgermanização do sistema de transporte aéreo brasileiro: o caso da Condor. Revista Brasileira de Política Internacional , v. 52, p. 110-132, 2009.

  • QUINTANEIRO, Tania . A LATI e o projeto estadunidense de controle do mercado de aviação no Brasil. Varia História , v. 23, p. 223-234, 2007.

  • QUINTANEIRO, Tania . Dilemas da cooperação: conflitos gerados pela política das Listas Negras no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Revista Brasileira de Política Internacional , v. 49, p. 78-98, 2007.

  • QUINTANEIRO, Tania . Rádio e propaganda nas relações dos Estados Unidos com o Brasil durante a Segunda Guerra. Comunicação & Política , Rio de Janeiro, v. 24, n.2, p. 39-59, 2006.

  • QUINTANEIRO, Tania . Plantando nos campos do inimigo: japoneses no Brasil na Segunda Guerra Mundial. Estudos Ibero-Americanos , v. XXXII, p. 155-169, 2006.

  • QUINTANEIRO, Tania . The concept of figuration or configuration in Norbert Elias' sociological theory. Teoria & Sociedade (UFMG) , v. 2, p. special edition, 2006.

  • QUINTANEIRO, Tania . Cinema e guerra: estratégias e objetivos da política estadunidense no Brasil. Comunicação & Política , Rio de Janeiro, v. 23, n.2, p. 41-69, 2005.

  • QUINTANEIRO, Tania . El concepto de configuración en la sociología de Norbert Elias. Decursos Revista de Ciencias Sociales, Cochabamba, v. 13, p. 81-100, 2005.

  • QUINTANEIRO, Tania . O conceito de figuração ou configuração na sociologia de Norbert Elias. Teoria & Sociedade (UFMG) , Belo Horizonte, v. 12, n.1, p. 54-69, 2004.

  • QUINTANEIRO, Tania . O mercado farmacêutico brasileiro e o esforço de guerra norte-americano. Estudos Históricos (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 29, p. 141-164, 2002.

  • QUINTANEIRO, Tania . A cultura do mercado; visão dos agentes norte-americanos sobre o comércio no Brasil. Locus (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 13, p. 111-129, 2001.

  • QUINTANEIRO, Tania . A sociologia, obra dos tempos modernos. Caderno de Filosofia e Ciências Humanas , Belo Horizonte, v. 13, p. 72-84, 1999.

  • QUINTANEIRO, Tania ; OLIVEIRA, M. G. . A teoria social na obra de Marx. Textos Sociologia e Antropologia, Belo Horizonte, v. 45, p. 1-25, 1994.

  • QUINTANEIRO, Tania . A criança brasileira no século XIX na percepção de viajantes ingleses e norte-americanos. Síntese (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 19, p. 361-390, 1992.

  • BARBOSA, Maria Lígia ; QUINTANEIRO, Tania . A sociologia de Max Weber: um roteiro de leitura. Textos Sociologia e Antropologia, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-28, 1991.

  • QUINTANEIRO, Tania . As bases conceituais da sociologia de Émile Durkheim. Textos Sociologia e Antropologia, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-27, 1991.

  • QUINTANEIRO, Tania ; MITRE, Antonio . Viagem conturbada por um rio tranqüilo: conflitos diplomáticos em torno da navegação do Amazonas no século XIX. Revista do Departamento de História, Belo Horizonte, v. 4, p. 44-84, 1987.

  • BARBOSA, Maria Lígia ; RIVERO, P. ; QUINTANEIRO, Tania . Conhecimento e imaginação: sociologia para o ensino médio. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. v. 1. 246p .

  • QUINTANEIRO, Tania . Processo civilizador, sociedade e indivíduo na teoria sociológica de Norbert Elias. 1. ed. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010. v. 1. 139p .

  • QUINTANEIRO, Tania ; OLIVEIRA, M. G. . Labirintos simétricos - Introdução à teoria sociológica de Talcott Parsons. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2002. v. 1. 214p .

  • QUINTANEIRO, Tania ; BARBOSA, Maria Lígia ; OLIVEIRA, M. G. . Um toque de clássicos - Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2002. v. 1. 159p .

  • QUINTANEIRO, Tania ; BARBOSA, Maria Lígia ; OLIVEIRA, M. G. . Um toque de clássicos - Durkheim, Marx e Weber. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1995. v. 1. 157p .

  • QUINTANEIRO, Tania . Retratos de mulher: o cotidiano feminino no Brasil sob o olhar de viageiros no século XIX. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. v. 1. 243p .

  • QUINTANEIRO, Tania . Cuba e Brasil - da revolução ao golpe (1959-1964): uma interpretação sobre a política externa independente. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1988. v. 1. 121p .

  • QUINTANEIRO, Tania . Relações de poder, distribuição do espaço doméstico e o 'designer' de interiores. Revista Mucury Cultural, Teófilo Otoni, p. 134 - 141, 01 dez. 2011.

  • QUINTANEIRO, Tania . Balanço da experiência do Laboratório de Ensino I. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KLEIN, H. S. ; QUINTANEIRO, Tania . História da Bolívia. Brasília DF: Editora da Universidade de Brasília, 2016. (Tradução/Livro).

  • QUINTANEIRO, Tania . Neo-institucionalismo: uma proposta de tipologia. Belo Horizonte, 2004. (Tradução/Artigo).

  • QUINTANEIRO, Tania ; MITRE, Antonio . Estratificação societal. Belo Horizonte: Teoria e Sociedade, 2001. (Tradução/Artigo).

  • QUINTANEIRO, Tania ; MITRE, Antonio . Democracia, sistema global de alimentos e o futuro da sociologia rural. Belo Horizonte: Revista Teoria e Sociedade, 2000. (Tradução/Artigo).

  • MITRE, Antonio ; QUINTANEIRO, Tania . Dez anos depois: consolidando os sistemas partidários na Europa Centro-Oriental. Belo Horizonte: Teoria e Sociedade, 2000. (Tradução/Artigo).

  • QUINTANEIRO, Tania . A estrutura de estratificação do Brasil: um programa de trinta e cinco anos de pesquisa. Belo Horizonte: Teoria e Sociedade, 2000. (Tradução/Artigo).

  • PEREIRA, Maria de Lourdes Dolabela ; QUINTANEIRO, Tania . Entre o estado de direito e a sociedade de direitos: a América Latina em busca de um conceito diretor. Belo Horizonte: Teoria e Sociedade, 2000. (Tradução/Artigo).

  • QUINTANEIRO, Tania . O fim da era Menen na Argentina (mas a vitória de De La Rúa prenuncia a continuidade econômica). Belo Horizonte: Conjuntura Política Boletim de Análise, 1999. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

QUINTANEIRO, Tania ; MITRE, Antonio . Aspectos políticos e culturais da concorrência comercial no Pacífico e no Atlântico Sul Americano: os casos da Bolívia e do Brasil. 1998.

Alessandra Mendes ; Fernanda Godinho ; QUINTANEIRO, Tania . ?Definir onde termina o direito de um e começa o direito do outro, o desafio da legislação?. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

QUINTANEIRO, Tania . As contradições e os desafios da modernização brasileira. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - capítulo online).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Relações internacionais, Estado e sociedade na América Latina, Descrição: Avaliar o impacto que tiveram as políticas desenvolvidas pelo governo norte-americano para América Latina, no período 1920-1945, sobre duas esferas: (a) a máquina administrativa dos estados latino-americanos e, (b) a promoção da indústria e do comércio estadunidense nos países da região. Para tanto, procuraremos testar, com relação ao primeiro ponto, a idéia de que as transformações burocrático administrativas, incentivadas pelo governo norte-americano, podem ter contribuído para ?desprivatizar? o poder estatal controlado pelas oligarquias arraigadas na economia exportadora e, no limite, a ?nacionalizar? esse setor. Em decorrência de tal processo os Estados latino-americanos teriam fortalecido sua capacidade, não só de lidar no âmbito doméstico, mas também de se opor ao que, paradoxalmente, interpretava-se como ingerência imperialista.. Respeito ao segundo ponto, levantamos a hipótese de que o acionar político do Departamento de Estado, através de suas distintas agências especializadas, foi determinante na expansão comercial e industrial norte-americana na região. A análise das questões acima apontadas será feita, inicialmente, focando as políticas implementadas pelo Departamento de Estado em dois países, Bolívia e Brasil. Nesse contexto, se estudará: A influência exercida por Estados Unidos na conformação, orientação e estruturação da máquina administrativa dos governos latino-americanos através de missões econômicas, técnicas e financeiras. O impacto da expansão de órgãos burocráticos do Estado norte-americano na penetração dos mercados e na promoção dos interesses de seus cidadãos nos países da região. O papel da Segunda Guerra na expansão dos interesses norte-americanos via: implementação e alcance do programa de substituição das empresas ?inimigas? por empresários confiáveis, segundo circunstâncias nacionais. propaganda veiculada pelo Office of Coordinator of Inter-American Affairs (Coordenação de Assuntos Interamericanos) e a avaliação de seus reflex. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tania Barbosa Quintaneiro - Integrante / Antonio Fernando Mitre Canahuati - Coordenador / Vera Alice Cardoso Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 1997 - Atual

    Aspectos culturais e políticos da relações entre Estados Unidos e Brasil (1939-1945), Descrição: Aspectos culturais e políticos das relações entre os Estados Unidos e o Brasil 1939-1945. A ação do Office of Coordinator of Inter-American Affairs (CIAA), no Brasil, nas formas que assume a propaganda política veiculada pelo rádio, imprensa escrita, cinema e outros meios culturais. A ação do Departamento de Estado, pressões e alianças, políticas de controle do mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Tania Barbosa Quintaneiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 1987 - 1995

    Viajantes ingleses e norte-americanos ao Brasil no século XIX, Descrição: Estudo das imagens da sociedade brasileira e das relações sociais projetadas pelos viajantes ingleses e norte-americanos que visitaram o Brasil e deixaram registros de viagem durante o século XIX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Tania Barbosa Quintaneiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 1986 - 1987

    Navegação internacional na região amazônica no século XIX, Descrição: Análise da política brasileira para a navegação internacional na região amazônica durante o século XIX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Tania Barbosa Quintaneiro - Coordenador / Antonio Fernando Mitre Canahuati - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 1979 - 1985

    A política externa independente brasileira, Descrição: Estudo da política externa independente brasileira dos governos brasileiros de Jânio Quadros e João Goulart no contexto da América Latina e da revolução cubana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Tania Barbosa Quintaneiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação Ford - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1978 - Atual

    Teoria sociológica clássica, Descrição: Estudos sobre teoria sociológica clássica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Tania Barbosa Quintaneiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1978 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 03/1978

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 03/1978

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica

  • 03/1987 - 12/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 04/1986 - 12/1987

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 03/1979 - 12/1985

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

1974 - 1977

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor

Atividades

  • 02/1974 - 12/1977

    Ensino, Ciclo Básico de Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

1972 - 1972

Fundação Universitária Mineira de Educação e Cultura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora

Atividades

  • 07/1972 - 12/1972

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia