Simone D Avila Almeida
Doutora em Educação pela UFRJ (PPGE) Mestre em Educação pela UFRRJ (PPGEduc). Pós graduada em Educação Especial com Ênfase em Surdez pela Fundação Educacional de Duque de Caxias. Pós-graduada em Libras pelo Instituto Eficaz - PR. Graduada em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atuei como professora substituta de LIBRAS na UFRRJ e como Tutora do curso à distância de Pós-graduação em D.A na UNIRIO. Atualmente atuando como professora de Sala de Recursos (AEE) para surdos no Município de Duque de Caxias. Instrutora de LIBRAS aprovada no PROLIBRAS em nível médio e superior. Possui experiência no ensino da Libras em cursos de nível superior e quanto ao atendimento de alunos surdos no ens. fundamental. Tem interesse nas áreas de educação de surdos envolvendo as temáticas: aquisição de linguagem, bilinguismo, inclusão, AEE, Letramento, politicas públicas e Ens. da Língua Portuguesa como segunda língua.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2015 - 2020
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO POR PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS
Celeste Azulay Kelman. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Surdez; Educação; bilinguismo..
Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
2012 - 2014
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Implantação de uma educação bilíngue para surdos naEscola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ., Ano de Obtenção: 2014
Profª Dra Márcia Denise Pletsch.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Surdez; Educação; bilinguismo..Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em LIBRAS
2013 - 2013
INSTITUTO EFICAZ
Título: Os múltiplos papéis do AEE: um estudo do desenvolvimento da afetividade e inter-relacionamento, mediado pelo ensino da Libras para pais ouvintes.
Orientador: Prof. Dra. Raquel Silvano.
Especialização em Eduacação Especial com Ênfase em Surdez
2004 - 2005
Fundação Educacional Duque de Caxias
Título: Avaliação: Uma perspectiva sobre adaptação curricular e desenvolvimento da autonomia da pessoa portadora de deficiencia auditiva em meio ao processo de inclusao
Orientador: Leticia Almeida
Graduação em Pedagogia
1999 - 2003
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliacao: Uma questão de auto-estima.
Orientador: Paulo Sgarbi
Formação complementar
2012 - 2012
INTERPRETAÇÃO DE METÁFORAS DA LBRAS PARA PORTUGÊS. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada da Sala de Recuros- AEE. (Carga horária: 70h). , Prefeitura Municial de Duque de Caxias, PMDC, Brasil.
2011 - 2011
SEMINÁRIO MOSAICO CHÃO DA ESCOLA. (Carga horária: 8h). , PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS, PMDC, Brasil.
2010 - 2010
Curso Experimental de Ciências para Surdos.. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de LIBRAS.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Surdez e Inclusão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: LIBRAS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.
Organização de eventos
KELMAN, C. A. ; LAGE, A. L. S. ; ALMEIDA, S. D. ; CASTRO, M. G. F. ; LACERDA, C. B. F ; LODI., A. C. B. . III Surdez em Foco da UFRJ: Práticas docentes em Educação Bilíngue para alunos surdos. 2017. (Congresso).
KELMAN, C. A. ; LAGE, A. L. S. ; ALMEIDA, S. D. . II Surdez em foco: Educando Alunos Surdos e Surdocegos: avanços e Desafios. 2016. (Congresso).
ALMEIDA, S. D. . I Surdez em Foco. 2015. (Congresso).
ALMEIDA, S. D. . I Seminário Integrado dos Observatórios da Educação da UFRRJ, UDESC e Univali: um diálogo entre Ensino Superior e Educação Básica. 2014. (Congresso).
ALMEIDA, S. D. . IV Seminário discente PPGEduc. 2013. (Outro).
ALMEIDA, S. D. . Revista ?Destinos: Olhares além da Fachada 2013?. 2013. (Outro).
ALMEIDA, S. D. . 1 encontro de pais de alunos sudos da escola municipal santa luzia.. 2009. (Congresso).
ALMEIDA, S. D. . I Surdez em Foco. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
I Seminário Integrado dos Observatórios da Educação da UFRRJ, UDESC e Univali: um diálogo entre Ensino Superior e Educação Básica.Surdez e AEE. 2041. (Seminário).
III Surdez em Foco da UFRJ: Práticas docentes em Educação Bilíngue para alunos surdos. 2017. (Seminário).
II Sudez em foco da UFRJ:: Educando alunos surdos e surdocegos.. 2016. (Seminário).
I Sudez em foco UFRJ. 2015. (Seminário).
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE).. 2014. (Congresso).
XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do INES. Instituto Seculares de Educação de Surdos: trajetórias e atuais desafios.A gênese da educação de surdos no município de Duque de Caxias/RJ. 2014. (Seminário).
I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, III Encontro de Sociologia da Educação, O Não-Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias.. Os espaços e tempos de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): uma análise do desenvolvimento de crianças surdas.. 2013. (Congresso).
IV Seminário Discente PPGEduc. 2013. (Seminário).
IV Seminário Discente PPGEduc.O Desenvolvimento da Afetividade e Inter entre Pais Ouvintes e Seus Filhos Surdos: Um estudo mediado pelo ensino e utilização da LIBRAS.. 2013. (Seminário).
VII SEMINÁRIO INTERNACIIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE.O AEE e a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): uma análise do desenvolvimento de crianças surdas.. 2013. (Seminário).
XII Congresso Internacional XVII Seminário Nacional Do INES. APRENDIZAGEM VIRTUAL: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM ALUNOS SURDOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO VMT-CHAT.. 2013. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Educãção Especial e VII Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. l de. O PAPEL DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA ALUNOS SURDOS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE UMA ESCOLA NA BAIXADA FLUMINENSE. 2012. (Congresso).
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL VII ENCONTRO DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2012. (Congresso).
VII FÓRUM DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRRJ.A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DAAFETIVIDADE E ITER-RELACIONAMENTO ENTRE PAIS OUVINTES E SEUS FILHOS SURDOS ATRAVÉS DA LIBRAS. 2012. (Outra).
Workshop de Física.A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: uma análise da utilização da metodologia de projetos no processo de escolarização de surdos.. 2012. (Outra).
II Seminário de Monografias e Dissertações.Exepicionalidae. 2011. (Seminário).
curso de extencao de curta duracao em biociencia.animais que se alimentam de sangue. 2010. (Outra).
cogresso internacional do INES. 2005. (Congresso).
cogresso internacional do INES. 2004. (Congresso).
cogresso internacional do INES. 2003. (Congresso).
verificando e exercitando a cidadania transformamos o meio. 2003. (Encontro).
alfabetizacao natural. 2001. (Oficina).
III jornada da educacao. 2001. (Outra).
semear utopias no cotidiano da educacao. 2001. (Seminário).
tudo e pretexto para um texto. 1999. (Oficina).
Participação em bancas
ALMEIDA, S. D.. Coutinho, Caroline da S. Dias e Ricardo M. da S..Síndrome de Down: Inclusão em classes regulares.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.
ALMEIDA, S. D.. O Processo de Identificação da Desnutrição Infantil no Município de Nova Iguaçu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.
ALMEIDA, S. D.. Tubarão Martelo: passado, presente e futuro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.
ALMEIDA, S. D.. Baleia Jubarte no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.
ALMEIDA, S. D.. Anemia Falciforme. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.
ALMEIDA, S. D.. Doença de Huntington. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.
ALMEIDA, S. D.. A importância do linfócitos T no sistema imune.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.
ALMEIDA, S. D.. A importância da água e consequências do mau uso.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu.
Orientou
Coutinho, Caroline da S; Dias e Ricardo M; da S; ; Síndrome de Down: Inclusão em classes regulares; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Simone D Avila Almeida;
SURDES E INCLUSÃO: Uma perspectiva do Ensino de ciências em turmas com alunos surdos incluídos; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Simone D Avila Almeida;
Produções bibliográficas
-
KELMAN, C. A. ; LAGE, A. L. S. ; ALMEIDA, S. D. . Bilinguismo e Educação: práticas pedagógicas e formação de professores. Revista Espaço , v. 44, p. 19-145, 2016.
-
KELMAN, C. A. ; OLIVEIRA, T. F. ; ALMEIDA, S. D. . SURDEZ: comunicação, educação e inclusão. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. 262p .
-
ALMEIDA, S. D. ; KELMAN, C. A. . PESQUISA COLABORATIVA E PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: parceria entre o professor especialista e o regente. In: Celeste Azulay Kelman; Thabata Fonseca de Oliveira; Simone D`Avila Almeida. (Org.). Surdez: educação, comunicação e inclusão. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. , p. 201-220.
-
ALMEIDA, S. D. . Educação de Surdos: Análise da Implementação do Bilinguismo no Municipio de Duque de Caxias. In: Márcia Denise Pletsch; Flávia Faissal de Souza. (Org.). Observatório de políticas públicas em Educação Especial e inclusão escolar: Balanço das Pesquisas e das Práticas na Baixada Fluminense.. 01ed.São Carlos: Marquezine & Manzini, 2015, v. 01, p. 113-124.
-
PLETSCH, M.D ; ROCHA, M. G. ; ALMEIDA, S. D. . Conversas de grupo de pesquisa sobre a dialética da inclusão/exclusão nas políticas educacionais recentes. In: Fernando César Ferreira Gouvêa; Luiz Fernandes de Oliveira & Sandra Regina Salles. (Org.). Educação e Relações Étnico-Raciais: entre diálogos contemporâneos e políticas públicas. 01ed.Petrópolis/RJ: DP et ALLI, 2014, v. , p. 121-138.
-
ALMEIDA, S. D. ; OLIVEIRA, M. C. P. ; PLETSCH, M.D . A GÊNESE DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ. In: XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do INES. Institutos Seculares de Educação de Surdos: trajetórias e atuais desafios, 2014, Rio de Janeiro. XIII Congresso Internacional XIX Seminário Nacional do INES Instituições Seculares de Educação de Surdos: trajetórias e atuais desafios, 2014.
-
GONGORA, K. J. Y. ; ALMEIDA, S. D. ; KELMAN, C. A. ; ANGELI, N. . Surdez e a produção científica na SciELO: um estudo com foco no ensino de Língua Portuguesa. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE)., 2014, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE)., 2014.
-
ALMEIDA, S. D. ; MOREIRA, O. B. ; KELMAN, C. A. . O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE)., 2014, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE)., 2014.
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . Educação de Surdos: Análise da implementação do bilinguismo no município de Duque de Caxias/RJ. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE)., 2014, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE)., 2014.
-
ALMEIDA, S. D. ; CANDIDO, J. T. . AEE E A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS(LIBRAS): UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇASSURDAS.. In: VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE, 2013, Rio de Janeiro. AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE, 2013.
-
ALMEIDA, S. D. . A UTILIZAÇÃO DA PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS.. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro DA Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro DA Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013.
-
ALMEIDA, S. D. . SURDEZ E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro DA Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro DA Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013.
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . Os espaços e tempos de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): uma análise do desenvolvimento de crianças surdas. In: I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, III Encontro de Sociologia da Educação, O Não-Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias, 2013, Braga. I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, III Encontro de Sociologia da Educação, O Não-Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias, 2013. p. 121-134.
-
TERRA, A. S. ; ALMEIDA, S. D. . Aprendizagem virtual: uma análise do desenvolvimento do raciocínio matemático em alunos surdos através da utilização do vmt-chat. In: XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES Educação de Surdos em Países de Língua Portuguesa ?Há línguas em português?, 2013, Rio de Janeiro. XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES Educação de Surdos em Países de Língua Portuguesa ?Há línguas em português?, 2013.
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . O PAPEL DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA ALUNOS SURDOS: análise das práticas de uma escola da Baixada Fluminense. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE), 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE), 2012. p. 239-250.
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE E ITER-RELACIONAMENTO ENTRE PAIS OUVINTES E SEUS FILHOS SURDOS ATRAVÉS DA LIBRAS.. In: VII FÓRUM DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRRJ., 2012, Seropédica. VII FÓRUM DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRRJ., 2012. p. 52-53.
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . SURDEZ E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BANCO DE DADOS DA CAPES. In: VIII Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ, 2013, Seropédica. VIII Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ, 2013.
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . O Desenvolvimento da Afetividade e Inter entre Pais Ouvintes e Seus Filhos Surdos: Um estudo mediado pelo ensino e utilização da LIBRAS.. In: IV Seminário Discente PPGEduc., 2013, Seropédica. IV Seminário Discente PPGEduc., 2013. p. 17-18.
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: uma análise da utilização da metodologia de projetos no processo de escolarização de surdos.. In: Workshop de Física., 2012, Seropédica. Workshop de Física., 2012. p. 32-33.
-
ALMEIDA, S. D. . IMPLANTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA EM DUQUE DE CAXIAS/RJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, S. D. . Surdez e AEE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, S. D. ; CANDIDO, J. T. . AEE, surdez e bilinguismo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, S. D. ; OLIVEIRA, M. C. P. ; PLETSCH, M.D . A gênese da educação de surdos no município de Duque de Caxias/RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . Educação de Surdos: Análise da implementação do bilinguismo no município de Duque de Caxias/RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. D. ; MOREIRA, O. B. ; KELMAN, C. A. . O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. D. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BILÍNGUES NO AEE DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS, autor SIMONE D`AVILA ALMEIDA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONGORA, K. J. Y. ; ALMEIDA, S. D. ; KELMAN, C. A. ; ANGELI, N. . Surdez e a produção científica na SciELO: um estudo com foco no ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. D. . O AEE e a escola inclusiva: práticas pedagógicas dirigidas ao atendimento de alunos surdos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, S. D. ; CANDIDO, J. T. . O AEE E A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS SURDAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SALLES, A. T. ; ALMEIDA, S. D. . APRENDIZAGEM VIRTUAL: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM ALUNOS SURDOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO VMT-CHAT.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. D. . A UTILIZAÇÃO DA PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. D. ; TERRA, A. S. . SURDEZ E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . SURDEZ E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BANCO DE DADOS DA CAPES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . O Desenvolvimento da Afetividade e Inter entre Pais Ouvintes e Seus Filhos Surdos: Um estudo mediado pelo ensino e utilização da LIBRAS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . Os espaços e tempos de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): uma análise do desenvolvimento de crianças surdas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, S. D. . Surdez: uma reflexão sobre as implicações audiológicas e filosóficas na aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . O PAPEL DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA ALUNOS SURDOS: análise das práticas de uma escola da Baixada Fluminense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. D. ; Márcia Denise Pletsch . A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE E ITER-RELACIONAMENTO ENTRE PAIS OUVINTES E SEUS FILHOS SURDOS ATRAVÉS DA LIBRAS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: uma análise da utilização da metodologia de projetos no processo de escolarização de surdos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, S. D. . Observatório de Especial e inclusão educacional politicas publicas e praticas curriculares.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2019
Educação e surdez: processos formativos, ensino e aprendizagem, Descrição: Descrição: Esta pesquisa decorre de pesquisas anteriores que investigaaram processos de significação de alunos surdos, o papel da pedagogia visual no aprendizado de português como segunda língua para surdos e como ocorre o aprendizado de alunos com implante coclear. A presente pesquisa visa investigar, descrever e analisar processos de significação que resultem em desenvolvimento e aprendizado de alunos surdos em qualquer nivel de escolarização e em ambiente inclusivo ou não.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Simone D Avila Almeida - Integrante / Celeste Azulay Kelman - Coordenador / Edeilce Aparecida Santos Buzar - Integrante / Katia Regina Santos - Integrante / Rafael Teixeira do Nascimento - Integrante / Larissa Altino Plantz de Oliveira - Integrante / Maria de Fátima Costa Silva - Integrante / Mariana Gonçalves Amâncio Pereira - Integrante / Eva Vilma Navegantes da Silva - Integrante / Flávia dos Santos Cota - Integrante / Carolina S. Gorne - Integrante / Aline Lima da Silveira Lage - Integrante / Adriana Ramos Silva - Integrante / Mariana Gonçalves Ferreira de Castro - Integrante / Guilherme Barros Arruda - Integrante / Renata dos Santos Costa Borges - Integrante.
-
2013 - 2015
Observatório da Educação - A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem, Descrição: Em face das políticas educacionais implantadas a partir de década de 2000, as quais, em sua essência buscam a garantia do acesso, permanência e sucesso de todos os alunos na escola, notadamente na Educação Básica, busca-se no presente projeto direcionar o olhar investigativo para o processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual neste nível de ensino. Dados do Ministério da Educação (BRASIL, 2008) indicam que dos 700.824 alunos matriculados em modalidades de Educação Especial 330.794 (aproximadamente 47%) apresentam deficiência intelectual. Esta população apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular sofre ainda restrições em relação aos seus processos de escolarização, restrições estas fundamentadas, na maioria das vezes, em uma crença na sua incapacidade de pensamento abstrato e no desconhecimento de suas características de aprendizagem. Em face dessa problemática o presente projeto tem como objetivo analisar as dimensões que envolvem a escolarização de alunos com deficiência intelectual, notadamente as que se referem ao ensino e aprendizagem destes nas classes regulares (educação infantil e ensino fundamental), no atendimento educacional especializado e ao seu consequente desempenho nas avaliações nacionais de rendimento escolar. Trata-se de pesquisa a ser desenvolvida em rede, abrangendo pesquisadores de três Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGEs das Universidades: Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Universidade do Vale do Itajaí, também de SC. Busca-se não somente investigar processos de ensino e aprendizagem desses sujeitos nas redes municipais de ensino (dos Estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina), como também utilizar as bases de dados disponíveis no INEP, as quais possibilitem analisar a participação e o aproveitamento dos alunos com deficiência intelectual matriculados na rede comum de ensino nas avaliações do SAEB e Prova Brasil. Os três PPGEs apresentam pesquisas consolidada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (9) . , Integrantes: Simone D Avila Almeida - Integrante / Márcia Denise Pletsch - Coordenador.
-
2012 - 2015
A escolarização de alunos com deficiência mental/intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e aspectos pedagógicos, Descrição: Tomando como base resultados de pesquisas anteriores, pretendemos nesse projeto analisar as diferentes dimensões que envolvem a escolarização de alunos com deficiência mental, especialmente no que se refere a avaliação, encaminhamento e suporte oferecido aos mesmos. Pretendemos, também, a partir da aplicação de diferentes estratégias de coletas de dados, analisar o processo de aprendizagem de alunos com essa deficiência em contextos distintos de escolarização, a saber: educação infantil, anos iniciais (6 a 9 anos de idade) e finais do ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. A metodologia seguirá os pressupostos da pesquisa qualitativa. A base teórica focará diferentes áreas do conhecimento das Ciências Humanas e, sobretudo, do campo a Educação no que se refere às teorias de aprendizagem e da psicologia do desenvolvimento humano que focará a defectologia de Vigotski e os estudiosos histórico-culturais. Nesse sentido, esperamos que os resultados contribuam para a produção científica sobre deficiência mental ou intelectual (termo usado na atualidade) e sua escolarização, especialmente em classes comuns da rede regular de ensino conforme previsto na legislação oficial. O projeto é financiado pela FAPERJ por meio do Edital Apoio a projetos de pesquisa na área de humanidades/ 2011 (Proc. n.º 110.061/2012).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Simone D Avila Almeida - Integrante / Márcia Denise Pletsch - Coordenador.
-
2009 - 2012
Observatório de políticas públicas em Educação Especial e inclusão escolar: estudo sobre as políticas públicas em Educação Especial e inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nos municípios da Baixada Fluminense, Descrição: O objetivo principal desta pesquisa é analisar como as Secretarias Municipais de Educação da Baixada Fluminense vêm implementando e reorganizando sua estrutura educacional para atender as diretrizes políticas federais de inclusão, no ensino regular, de alunos com necessidades educacionais especiais, em particular a partir do ano de 2003, com o início do programa federal Educação Inclusiva: direito à diversidade. O referido programa integra um conjunto de ações promovidas pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação responsável por disseminar e sustentar a política de educação inclusiva em nosso país. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotaremos os seguintes procedimentos: a) coleta de dados primários relativos à estrutura educacional existente nos municípios da região voltada para a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais; b) coleta de dados quantitativos sobre o número de alunos com diferentes necessidades educacionais especiais matriculados e os serviços especializados oferecidos pelas redes públicas; c) entrevistas com gestores da Educação e responsáveis pela Educação Especial nos municípios da região. A partir do cruzamento e da análise dos dados quantitativos e qualitativos coletados, espera-se que a pesquisa contribua para o fortalecimento da área de Educação Especial na Baixada Fluminense e o conhecimento científico sobre a realidade educacional de pessoas com necessidades educacionais especiais matriculadas nas escolas públicas da região. Projeto financiado com duas bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq (agosto de 2009 a julho de 2010) e duas bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq (agosto de 2010 a julho de 2011), uma da FAPERJ (agosto de 2009 a julho de 2010, Processo E-26/101.809/2009) e uma Bolsa FAPERJ (maio de 2011 até abril de 2012, Processo E-26/101.069/2011). Apoio Financeiro: CNPq - Processo n º 400548/2010-0 (Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Ap. Situação:. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Simone D Avila Almeida - Integrante / Márcia Denise Pletsch - Coordenador.
Prêmios
2013
1◦ lugar no concurso para Professor Substituto de LIBRAS, UFRRJ/IM.
2010
Prolibras para professor de Libras - Nível Superior, UFSC.
2010
3◦ lugar no concurso para Professor Auxiliar de LIBRAS, UFRRJ/IM.
2009
Prolibras para instrutor de Libras - Nível Médio, UFSC.
2002
3◦ lugar no concurso para Professor II, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (PMDC).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS, Escola Municipal Santa Luzia. , Av. Governador Roberto Silveira, s/n, Centro, 25915000 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 37771845
Experiência profissional
2015 - 2017
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna
2013 - 2014
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor tutor de ED, Carga horária: 20
2013 - 2014
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 20
2012 - 2014
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Aluna
2011 - 2014
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Integrante de grupo de pesquisa
Outras informações:
Observatório de Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem, coordenado pela Professora Drª: Márcia Denise Pletsch/UFRRJ.
Atividades
-
03/2012
Pesquisa e desenvolvimento, UFRRJ.,Linhas de pesquisa
2011 - 2012
Universidade IguaçúVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor de LIBRAS, Carga horária: 11
2002 - Atual
Prefeitura Municipal de Duque de CaxiasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do AEE para alunos surdos, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor regente de Sala de Recursos para alunos surdos.
1991 - 2002
Prefeitura Municipal de Nova IguaçuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20
1999 - 2011
Prefeitura Municipal de São João de MeritiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Sala de Recursos, Carga horária: 20
Você é Simone D Avila Almeida?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Simone D Avila Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?