Lucas Duarte Silva

é graduado no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (2006-2010), com um intercâmbio de 6 meses na Universidade do Porto (Portugal). Possui Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2011-2013) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013-2017). Membro pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Medieval da Universidade Federal de Pelotas (NEPFIM-UFPel); da equipe brasileira do projeto Scholastica Colonialis, coordenado pelo professores Doutores Roberto Pich e Alfredo Culleton; e da Société Internacionale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM).Trabalha com questões de filosofia prática, com ênfase em teoria morais e modelos políticos no medievo e no período renascentista (principalmente em autores na península ibérica).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2013 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O Direito de Resistência e o Tiranicídio no Pesamento Político de Juan de Mariana: contextualização, apresentação e a justificação do Direito de Resistência
Orientador: em Pontificia Universidad Católica de Chile ( Santiago Orrego Sánchez)
com Roberto Hofmeister Pich. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Direito de Resistência; Filosofia política; História da filosofia; Segunda Escolástica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Mestrado em Filosofia

2011 - 2013

Universidade Federal de Pelotas
Título: O Defensor pacis: um estudo a partir das causas,Ano de Obtenção: 2013
Sérgio Ricardo Strefling.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Filosofia Medieval; Estado; Igreja; História da filosofia.

Graduação em Filosofia

2006 - 2010

Universidade Federal de Pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval - 2011. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Grupo de estudos sobre Filosfia Medieval - 2010. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2010 - 2010

Virtude e Ação Moral na Ethica Nicomachea II. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2009 - 2010

Mobilidade Acadêmica. , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.

2008 - 2009

Corso Basico di Lingua e Cultura Italiana. (Carga horária: 192h). , Associação Beneficiente e de assistência educacional do Rio Grande do Sul, ACIRS, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Língua e Cultura Inglesa - Nível Básico 1. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

Metaética. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

Filosofia e Educação: campo de reflexões. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

Grupo de estudos sobre Filosfia Medieval. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

Platão e Aristóteles: duas ontologias em confronto. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Grupo de estudos em Temas de Ética Contemporânea. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Grupo de estudos sobre Filosfia Medieval. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Grupo de estudos sobre a Filosfia Medieval. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2006 - 2006

Grupo de estudos Tópicos de Filosofia Antiga. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Latim

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARALDI, Clademir L. ; PESTANO, S. A. ; SILVA, L. D. . II Semana Acadêmica do curso de Filosofia, Filosofia e Arte: entre o concreto e o abstrato. 2008. (Outro).

LEIVAS, Cláudio R. C. ; SILVA, L. D. ; PESTANO, S. A. . Semana Acadêmica do Curso de Filosofia/2007 - A Política na História da Filosofia. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Scholastica Iberica & Scholastica Colonialis: new research (3rd meeting).O papel da lei natural na justificação do Direito de Resistência em Juan de Mariana. 2015. (Encontro).

XIV Semana Acadêmica - evento comemorativo dos 40 anos do PPG em Filosofia da PUCRS.A refutação da teoria da escravidão natural aristotélica por Francisco de Vitória. 2014. (Outra).

A Clavis prophetarum de António Vieira: um tratado teológico-político sobre a justiça e a paz universais. 2013. (Outra).

Hilary Putnam: verdade, racionalidade e relativismo. 2012. (Seminário).

La recepción de Aristóteles en la teoría política de los siglos XIII y XIV: el camino de la teoría política hacia la modernidad. 2012. (Seminário).

II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política. 2011. (Congresso).

II Seminário de Estudos em Ética e Filosofia Política. 2010. (Seminário).

II Seminário de Mobilidade Acadêmica da UFPel: compartilhando experiências.A experiência de um intercâmbio em Portugal. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional de Investigação "Questões de Metafísica - As Disputationes Metaphysicae de Francisco Suárez". 2010. (Seminário).

XVII Colóquio anual da Société Internationale pour L`' Étude de la Philosophie Medievale. 2010. (Congresso).

Filosofia e Educação: campo de reflexão e compromissos. 2008. (Outra).

II Encontro de Filosofia e Ensino.Razão e Autoridade na educação infantil: relatos de uma prática. 2008. (Encontro).

I Seminário de Estudos em ética e Filosofia Política. 2008. (Seminário).

5 Encontro Nacional de Pesquisa em Arte.Arte, Filosfia e o contexto social: um proposta de comunidade de investigação. 2007. (Encontro).

II Colóquio sobre Filosofia Medieval. 2007. (Outra).

III Ciclo de estudos Educação e Filosofia: tem jogo nesse campo?. 2007. (Outra).

IV Colóquio Nacional de Filosofia da História e X Colóquio de Filosofia Unisinos - História e Barbárie.O Poder Popular como Lei que Mantem o Estado em Marsílio de Pádua. 2007. (Outra).

Semana acadêmica da Filosofia (UCPel) - II Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Papel da Filosofia e do educador no processo educativo. 2007. (Seminário).

Simpósio Sul-Brasileiro sobre o ensino de Filosofia: Filosofia e Sociedade. 2007. (Simpósio).

Encontro Filosofia e Ensino. 2006. (Encontro).

Temas em Ética e Filosofia Política. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruno Strapazon Figueiredo

VASCONCELLOS, M. L. C.; STREFLING, S. R.;SILVA, L. D.. A Relação entre ?Regnum? e ?Ecclesia? na Teoria Política de João Quidort. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Thiago Rodrigues Silveira

VASCONCELLOS, M. L. C.; STREFLING, S. R.;SILVA, L. D.. A imanentização da civitas na teoria política de Marsílio de Pádua. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Zonolei Evandro Stein

SILVA, L. D.; FIANCO, L. F.; DIFANTE, E. M. S.. A Fundamentação da Moralidade em Kant. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade de Passo Fundo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luis Alberto de Boni

STREFLING, S. R.; VASCONCELLOS, Manoel Luis Cardoso;BONI, L. A.. Defensor pacis: um estudo a partir das causas. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

Alfredo Santiago Culleton

PICH, R. H.CULLETON, A. S.; OLIVEIRA, Nythamar. O direito de resistencia e o tiranicidio no pensamento político de Juan de Mariana. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Jacqueline de Souza

SOUZA, JACQUELINE DE; STROBBE, S. W.; PILLON, S. C.; SCHERER, E. A.. A Rede de Apoio Social de usuários de crack acompanhados por um consultório na rua de uma cidade no interior de Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.

Jacqueline de Souza

SOUZA, JACQUELINE DE; PILLON, S. C.; ADORNO, R. C. F.. A rede de apoio social de usuários de crack acompanhados por um Consultório na Rua de uma cidade do interior de Minas Gerais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.

Pedro Gilberto da Silva Leite Júnior

STREFLING, Sérgio;LEITE JUNIOR, Pedro; VASCONCELLOS, Manoel. A noção de causalidade na teoria política de Marsílio de Pádua. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Fernando Rodrigues Montes D'Oca

PICH, Roberto Hofmeister;MONTES D'OCA, F; CULLETON, Alfredo Santiago; STREFLING, Sérgio Ricardo; OLIVEIRA JUNIOR, Nythamar Hilario Fernandes. O Direito de Resistência e o Tiranicídio no Pensamento Político de Juan de Mariana: Contextualização, Apresentação e Justificação do Direito de Resistência. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Manoel Luís Cardoso Vasconcellos

VASCONCELLOS, M. L. C.; BONI, Luís de; STREFLING, S.. DEFENSOR PACIS: UM ESTUDO A PARTIR DAS CAUSAS. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

Sérgio Ricardo Strefling

STREFLING, S. R.; BONI, L. A.; VASCONCELLOS, Manoel Luís Cardoso. Defensor Pacis: um estudo a patir das causas. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

Sérgio Ricardo Strefling

STREFLING, S. R.; BONI, L. A.; VASCONCELLOS, Manoel Luís Cardoso. Defensor Pacis: um estudo a patir das causas. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

Sérgio Ricardo Strefling

STREFLING, S. R.; PICH, R. H.; OLIVEIRA Jr, Nythamar H. F. de; CULLETON, A.S.; D'OCA, F. M.. O direito de resistência e o tiranicídio no pensamento político de Juan de Mariana: contextualização, apresentação e a justificação do direito de resistência. 2017. Tese (Doutorado em PPG em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Sérgio Ricardo Strefling

STREFLING, S. R.; VASCONCELLOS, Manoel Luís Cardoso; Leite, P. S.;STREFLING, S. R.. A noção de causalidade na teoria política de Marsílio de Pádua. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

Roberto Hofmeister Pich

PICH, R. H.; DOCA, F. M.;CULLETON, A. S.; OLIVEIRA, Nythamar de; STREFFLING, Sérgio Ricardo. O direito de resistencia e o tiranicidio no pensamento no pensamento politico de Juan de Mariana: contextualizacao, apresentação e justificação do direito de resistencia. 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior

OLIVEIRA, Nythamar de. O direito de resistência e o tiranicídio no pensamento político de Juan de Mariana : contextualização, apresentação e a justificação do direito de resistência. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jacqueline de Souza

A Rede de Apoio Social de usuários de crack acompanhados por um consultório na rua de uma cidade no interior de Minas Gerais; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jacqueline de Souza;

Sérgio Ricardo Strefling

A teorias das causas no 'defensor pacis'; 2013; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Ricardo Strefling;

Roberto Hofmeister Pich

O direito de resistencia e o tiranicidio no pensamento no pensamento politico de Juan de Mariana: contextualizacao, apresentação e justificação do direito de resistencia; 2017; Tese (Doutorado em Pós Graduação Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto Hofmeister Pich;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, LUCAS DUARTE . O Direito de Resistência Civil e o Tiranicídio em João de Salisbury. Veritas (Porto Alegre) , v. 64, p. 34628, 2019.

  • SILVA, L. D. . Fray Miguel de Agia y su Servidumbres personales de indios (1604): libertad y coacción civil de los indios. Patristica et Mediaevalia , v. XXXVIII, p. 89-103, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    O PENSAMENTO DE BOAVENTURA DE BAGNOREGIO NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PARISIENSE DO SÉCULO XIII, Descrição: Estudar a obra de Boaventura a fim de bem situar o lugar da filosofia em seu pensamento; - Relacionar filosofia e teologia no contexto do pensamento filosófico do século XIII; - Perceber como se dá a postura de Boaventura no que tange à postura das diversas disciplinas, particularmente a filosofia, em relação à teologia; - Comparar a posição de Boaventura com outros autores do mesmo período, tais como os averroístas latinos e Tomás de Aquino. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas Duarte Silva - Integrante / Manoel Luís Cardoso Vasconcellos - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Grupo de pesquisa Política Medieval, Descrição: Localizar textos e documentos referentes aos fatos políticos da Idade Média. Estudar especificamente as doutrinas políticas dos séculos XIII e XIV. Realizar a leitura analítica da primeira parte da obra "O Defensor da Paz" de Marsílio de Pádua, com o objetivo de esclarecer conceitos fundamentais, como: lei, povo, soberania popular, poder, representação. Analisa as teorias sobre a "plenitudo potestatis" entre Egídio Romano, Marsílio de Pádua e Guilherme de Ockham. O grupo tem por objetivo reunir os pesquisadores para o debate e para a publicação de textos, bem como, preparar a participação em congressos e bancas examinadoras de monografias, dissertações e teses. Os líderes do grupo, Sérgio Strefling e Manoel Vasconcellos coordenam o grupo de estudos sobre o Pensamento Político do século XIV, que realiza encontros semanais de 05/05 até 30/06/2010. O grupo reuniu-se no IV Colóquio de Filosofia Medieval, na Universidade Fedeal de Pelotas, ocorrido entre 16 e 18 /06/2010, onde a pesquisadora Terezinha Oliveira apresentou trabalho, bem como o estudante Lucas Duarte da Silva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Lucas Duarte Silva - Integrante / Manoel Luís Cardoso Vasconcellos - Integrante / Sérgio Ricardo Strefling - Coordenador / Carmiranda Madruga e Silva - Integrante / Teresinha Oliveira - Integrante / Talita Cristina Garcia - Integrante / Hilário Oliveira de Oliveira - Integrante / José de Oliveira Barbalho - Integrante / Ana Paula Tavares Magalhães - Integrante.

  • 2008 - 2010

    O Mal e a Verdadeira Felicidade no Pensamento de Boécio, Descrição: Estudar o lugar que ocupa o problema do mal no pensamento de Boécio; - - Compreender em que consiste, consoante Boécio, a verdadeira felicidade; - Verificar as fontes da filosofia antiga presentes no pensamento de Boécio, notadamente em sua concepção de ?mal? e de ?vida feliz?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lucas Duarte Silva - Integrante / Manoel Luís Cardoso Vasconcellos - Coordenador / Ana Paula L. Moreira Pinto - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Anselmo de Aosta: A Retidão como Fundamentação Ética, Descrição: Compreender a importância do conceito de retidão na ética de Anselmo; perceber a relação estabelecida pelo autor entre retidão, vontade,liberdade e justiça;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Duarte Silva - Integrante / Manoel Luís Cardoso Vasconcellos - Coordenador.

  • 2007 - Atual

    Grupo de estudos sobre Filosofia Medieval, Descrição: O Grupo de Pesquisa sobre a Filosofia Medieval do Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas - RS tem como objetivo realizar pesquisas que possibilitem o estudo aprofundado de autores e temas da filosofia medieval, resultando não apenas no aprofundamento do conhecimento, mas também na publicação de estudos críticos, bem como disponibilizar traduções de textos inéditos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Lucas Duarte Silva - Integrante / Manoel Luís Cardoso Vasconcellos - Coordenador / Ana Paula L. Moreira Pinto - Integrante / Sérgio Ricardo Strefling - Integrante / João F. N. Hobuss - Integrante / Cleber Duarte Coelho - Integrante / Diego Atahualpa de Andrade - Integrante / Antonio Carlos Lucio - Integrante / Bruno Botelho Braga - Integrante / Carmiranda Madruga e Silva - Integrante / Homero Ward da Rosa - Integrante / Maria Aparecida dos Reis - Integrante / Daniel Gustavo da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 22

Outras informações:
Professor vinculado a área de ética e conhecimento do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF. Disciplinas ministradas: - Ética Geral; - Iniciação ao Conhecimento Científico.

2017 - 2018

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador Educação à Distância, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Formador do curso de Filosofia à distância da Universidade Federal de Pelotas, responsável pela disciplina de História da Filosofia Medieval.

2011 - 2013

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sob a orientação do Professor Dr. Sérgio Ricardo Strefling.

2010 - 2010

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Programa Bolsas de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Graduação junto ao Instituto de Sociologia e Política.

2008 - 2008

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Programa Bolsas de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Programa de Bolsas de Graduação, nas disciplinas de História da Filosofia Medieval e Temas da Ética Aristotélica, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, num total de 336 horas.

2007 - 2008

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Programa Bolsas de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Programa de Bolsas de Graduação, na Disciplina de História da Filosofia Medieval, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Sociologia e Política, num total de 144 horas.

Atividades

  • 05/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Unidades e Cursos de Graduação, Unidades e Cursos de Graduação.,Atividade realizada, Diagramador.