Arturo Benito Hartmann Pacheco

Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas de Relações Internacionais (UNESP, Unicamp e PUC-SP), com tema de pesquisa focado nos impactos do processo de paz mediado pelos EUA sobre Israel e os Territórios Palestinos Ocupados. Realizou entre dezembro de 2018 e maio de 2019 um período sanduíche na Universidade de Exeter, em seu Instituto de Estudos Árabe e Islâmicos, sob a orientação do historiador Ilan Pappé. Avançou para o doutorado de forma direta, quando na qualificação do mestrado (iniciado em 2016) a banca avaliou o progresso do trabalho já adiantado e avalizado para seguir como um doutorado. É graduado em Comunicação Social / Habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e em História pela Universidade de São Paulo (2017). Faz parte do Geci (Grupos de Estudos sobre Conflitos Internacionais) da PUC-SP, coordenado pelo professor Reginaldo Nasser, já tendo ministrado cursos de extensão pelo Cogeae-PUC-SP sobre o tema. Foi professor visitante no primeiro semestre de 2018 no curso de Relações Internacionais da ESPM (Escola de Propaganda e Marketing). É membro do INCT-Ineu (Instituto Nacional de Estudos de Ciência e Tecnologia para o estudo dos Estados Unidos). Exerceu o jornalismo de 2005 a 2013, com dedicação à cobertura internacional: de 2005 a 2009, foi repórter e editor do Instituto da Cultura Árabe; de 2010 a 2013, foi repórter colaborador do site OperaMundi. Em 2010, realizou o documentário "Sobre Futebol e Barreiras - um olhar sobre o conflito Palestina/Israel durante a Copa de 2010", como pesquisador, co-roteirista e co-diretor. Atuando principalmente nos seguintes temas: relações internacionais; educação; temas de segurança; questão palestina; cinema

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/Puc-Sp)

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O processo - a produção globalizada de violência na Palestina desde Oslo,
Reginaldo Mattar Nasser. Coorientador: Ilan Pappé. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Processo de Paz; Palestina; Securitização; Governamentabilidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Oriente Médio.

Mestrado em andamento em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/Puc-Sp)

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Uma análise do processo de paz na Palestina: Madrid-Oslo como parte do processo da construção de um novo controle sobre os Territórios Ocupados,Orientador:
Orientador: em University of Exeter ( Ilan Pappé)
com Reginaldo Nasser.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Palestina; Processo de Paz; Imperialismo; Governamentabilidade; Estados Unidos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Oriente Médio.

Graduação em História

2007 - 2017

Universidade de São Paulo

Graduação em Comunicação Social / Habilitação em Jornalismo

2001 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Instituto de Relações Internacionais. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

43 o Encontro Anual da Anpocs.O processo: a produção globalizada de violência na Palestina desde Oslo. 2019. (Encontro).

CEEISA-ISA 2019 Conference. The Sustainability Of Destruction In The Palestinian Case ? How The Oslo Accords Reframed The Administration Of Violence. 2019. (Congresso).

Post-Graduate Seminars at the European Centre for Palestine Studies.A Globalized Production of Violence: The International Role in the Sustainability of Destruction in Palestine. 2019. (Seminário).

SOAS Centre of Palestine Studies Research Seminar.Investigating Oslo as political mechanism. 2019. (Seminário).

Ciclo de Estudos da Cátedra Edward Said UNIFESP.Palestina, um território?. 2018. (Outra).

Diálogos Ceds - ESPM.Debate ?Refugiados: a Comunicação e a sustentabilidade?. 2018. (Encontro).

II Simpósio ESAMC Sorocaba.Mesa Conflito Israel-Palestina. 2018. (Simpósio).

9o Congresso Latino-Americano de Ciência Política. A liderança palestina acoplada às estruturas de domínio israelenses, um dilema do processo de paz. 2017. (Congresso).

Simpósio de Pós-Graduação de Relações Internacionais - Ufrj.A ausência de lei internacional do processo de paz. 2016. (Simpósio).

Roda de conversa Comércio exterior de Israel e a responsabilidade da comunidade internacional. roda de conversa Comércio exterior de Israel e a responsabilidade da comunidade internacional. 2015. (Exposição).

Visita à exposição ?Uma Longa Jornada? e roda de conversa com Arturo Hartmann. Visita à exposição ?Uma Longa Jornada? e roda de conversa com Arturo Hartmann. 2015. (Exposição).

?Israel e Palestina: o impasse do processo de paz?.O impasse do processo de paz. Para onde vai Oslo?. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Orientador: Geraldo Campos

HARTMANN, Arturo. Construção da Alteridade entre árabes e judeus pelo cinema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Claudia Rocha

HARTMANN, Arturo. Cidade de Deus - Nada foi como antes: Como o filme se tornou um divisor de águas na vida dos envolvidos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Metodista de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Reginaldo Mattar Nasser

Uma análise do processo de paz na Palestina: Madrid-Oslo como parte do processo da construção de um novo controle sobre os Territórios Ocupados; Início: 2016; Tese (Doutorado em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/Puc-Sp)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HARTMANN, Arturo . ?A liderança palestina acoplada às estruturas de domínio israelenses, um dilema do processo de paz?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HARTMANN, Arturo . A ausência da lei internacional no processo de paz na Palestina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RUDZIT, G. ; HARTMANN, Arturo . Há um consenso entre Gantz e Netanyahu sobre os palestinos. 2019.

HARTMANN, Arturo . http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/videos/especialistas-debatem-sobre-conflito-entre-palestina-e-israel,7528691.html. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

HARTMANN, Arturo . Para onde vai a Palestina com os EUA de Trump?. 2017; Tema: Questão palestina - processo de paz. (Blog).

HARTMANN, Arturo . A sustentabilidade da destruição: 25 anos do processo de paz na Palestina. 2018. (Relatório de qualificação de doutorado).

HARTMANN, Arturo . Conflitos Internacionais em Tempos de Globalização: a presença dos atores não-estatais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HARTMANN, Arturo . Oriente Médio e Política Internacional. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HARTMANN, Arturo . O processo de paz na Palestina: a ocupação globalizada. 2017. (Relatório de Qualificação de Mestrado).

HARTMANN, Arturo ; Lucas Justiniano ; José Menezes ; ASSUMPCAO, J. C. . Sobre Futebol e Barreiras. 2011. Filme.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - 2009

INSTITUTO DA CULTURA ÁRABE

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: JORNALISTA E REPÓRTER, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizou coordenação de conteúdo, edição de textos e artigos, além da produção de reportagens especiais.

2010 - 2013

OperaMundi

Vínculo: Colaborador FreeLance, Enquadramento Funcional: Jornalista Repórter, Carga horária: 20

Outras informações:
Especializado em Oriente Médio, com matérias especiais feitas de Israel, Palestina e Brasil

2018 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessor acadêmico de Cátedra de Estudos, Carga horária: 6

Outras informações:
Será finalizado em novembro de 2018.

2015 - 2016

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Jornalista/Editor-executivo webTV, Carga horária: 30

Outras informações:
Editor e repórter, responsável pela implementação da webTV, dedicada a pesquisa e questões sociais

2016 - 2016

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Mini-Curso sobre "Questão Palestina: da Paz à Pacificação", sobre a atual conjuntura da questão palestina.

2018 - 2018

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor no curso de Relações Internacionai, Carga horária: 6