Daniel Pala Abeche

É doutorando em Filosofia pela PUCPR. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Professor Assistente na Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), lecionando em cursos de graduação e de pós-graduação. É também professor em cursos de especialização na FURB e na Unibrasil, além de atuar como docente na graduação EAD da UniDBOSCO. É autor do livro "Cibercultura, visibilidade mediática e crítica da comunicação". Atualmente dedica-se ao estudo da filosofia da linguagem, da estética e da cultura, tendo como foco central o pensamento de Wittgenstein, além de se dedicar aos estudos das teorias críticas e culturalistas da comunicação e da linguagem. É membro pesquisador do grupo de pesquisa "Mística e Estética", da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e membro do grupo de pesquisa "Linguagem, Corpo, Empatia e Enraizamento", da PUCPR.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filosofia

2017 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Estética pragmática: música e sentido em Wittgenstein,
Bortolo Valle.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: COMUNICAÇÃO E CONSUMO DE MÚSICA NO CIBERESPAÇO: o papel do usuário de redes sociais na distribuição e compartilhamento de músicas,Ano de Obtenção: 2012
Eugênio Trivinho.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Comunicação Social

2004 - 2008

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ABECHE, D. P. . Tribos urbanas e manifestos. 2016. (Exposição).

ABECHE, D. P. . I TRENDCOM. 2016. (Outro).

ABECHE, D. P. . Ad Minds. 2016. (Exposição).

ABECHE, D. P. . I TRENDCOM. 2016. (Outro).

ABECHE, D. P. . Grandes pensadores da Comunicação. 2016. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPR.Elucidações sobre a ontologia tractariana de Wittgenstein a partir da música. 2018. (Encontro).

V Workshop Wittgenstein.Imaginação, juízo estético e cognição : A influência de Wittgenstein na teoria estética de Roger Scruton em termos de uma filosofia empirista da mente. 2018. (Simpósio).

XVI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR. A VISÃO ANTIESSENCIALISTA DE WITTGENSTEIN: CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTÉTICA. 2018. (Congresso).

Colóquio Internacional "Franz Brentano, 100 anos depois". 2017. (Simpósio).

XV Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR. Wittgenstein e a musicalidade na linguagem. 2017. (Congresso).

XXV SEMIC.O falso empoderamento feminino na publicidade. 2017. (Seminário).

INTERCOM SUL. Expocom. 2016. (Congresso).

VozeArte - Semana Acadêmica de Comunicação da PUCPR.Comunicação e o Mercado de Trabalho. 2016. (Encontro).

9º Encontro Internacional Musimid.Alguém colocou algo em meu drink: análise semiótica dos signos relaciona à ingestão de bebidas e outras substâncias na obra dos Ramones. 2013. (Encontro).

Arte de rua, arte de todo dia. 2013. (Encontro).

4ª Jornada de Estudos em Música e Mídia: A música como negócio. Direitos de autor e políticas. 2012. (Encontro).

Agosto Negro.Gênero e raça na mídia brasileira - uma reflexão sobre a cultura, sociedade e os meios de comunicação. 2012. (Encontro).

I CONFIBERCOM - I Congresso Mundial de Comunicação Íbero-Americana. 2011. (Congresso).

IV SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÃO - Reflexões interdisciplinares na Cultura Digital. 2011. (Simpósio).

PROMARK - UNIP.Comunicação, internet e redes sociais - Um olhar crítico sobre a cibercultura, o imaterial e a cultura da convergência. 2011. (Seminário).

Semiótica, Cinema e Espaço Urbano. 2011. (Encontro).

VII MUSIMID - Encontro Internacional de Música e Mídia. 2011. (Encontro).

XI Seminário Internacional da Comunicação.Comunicação e música no ciberespaço: a visibilidade do usuário de redes sociais através do compartilhamento de músicas alheias. 2011. (Seminário).

E-Mail Marketing Brasil 2009. 2009. (Encontro).

IV Seminário ANATEC. 2007. (Seminário).

Semana de Comunicação - Mackenzie. 2006. (Seminário).

Semana de Comunicação - Mackenzie. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Viviane Weiler

ABECHE, D. P.. Semiótica dos roteiros cinematográficos baseados em fatos reais.. 2017.

Aluno: Gabriela Siqueira

ABECHE, D. P.; FABRICIO, F. B. V.. A dança como estratégia publicitária das telefonias brasileiras.. 2017.

Aluno: Rafaela Schreiber

ABECHE, D. P.. Empreendedorismo social no brasil: um estudo sobre o consumidor da marca Reserva. 2017.

Aluno: Barbara R

ABECHE, D. P.. , Bruna Z., Camila R., Carolina C, Renan B..Poco Tapas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Fernanda Polli

ABECHE, D. P.. MARCAS PRÓPRIAS DO VAREJO SUPERMERCADISTA: APLICAÇÃO DO MODELO DE CUSTOMER BASED BRAND EQUITY AOS CONSUMIDORES DO BRASIL E AUSTRÁLIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Josane Santos

ABECHE, D. P.. A publicidade do segmento de moda durante o Remige Nazista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Camila B

ABECHE, D. P.. , Dáphini L., Fernanda N., Guilherme O., Loren N..Muzik Hamburgueria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Anna A

ABECHE, D. P.. , Christian H., Enzo F., Felipe P., Jdhonata F..I-Max Palladium. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Augusto B

ABECHE, D. P.. , Diego V., Isabelle B., Joao G., Larissa C..Supermercado Gasparin. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Ingrid V

ABECHE, D. P.. , Irielen M., Isabela P., Maria I. C., Mariana D..Renata Coelho Joiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Marina Heil

ABECHE, D. P.. Marketing 3.0: A percepção de valores do refrigerante Coca-Cola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Isabela Vieira

ABECHE, D. P.. A semiótica aplicada na comunicação de festivais de música eletrônica: um estudo de caso do XXXperience e do Sónar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Amanda G

ABECHE, D. P.; FABRICIO, F. B. V.. , Bárbara F., Débora B., Larissa Q., Rafaela Gorsk.Chiffon Cake. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Franchesco G

ABECHE, D. P.; FABRICIO, F. B. V.. , Isabelle Biff, Jéssica M., Mikael D, Rorigo S.APLICAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA A DOM PÉ CALÇADOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Bruno V

ABECHE, D. P.; FELTRIN, F. H.; MATOS, D. P. P.; CUSTODIO, J. C.. L., Caio C. G., Liandra W., Mayara S., Rayssa M..Projeto Experimental para a marca 30 pés. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Davi W

ABECHE, D. P.; TEIXEIRA, O. M.; MUNIZ, K.; PESSOA, D.. U., Felipe G., Guilherme R. C., Lucas N., Willian H.PROJETO EXPERIMENTAL - ÖUS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Eloisa Pietruci Barreto; Julian Mazur

ABECHE, D. P.. Projeto de comunicação para "Pizza".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eugênio Rondini Trivinho

TRIVINHO, E.; LEÃO, Lucia Isaltina Clemente; CAZELOTO, Edilson. Comunicação e consumo de música no ciberespaço: o papel do usuário de redes sociais na distribuição e compartilhamento de músicas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lúcia Isaltina Clemente Leão

Trivinho, Eugenio R.;LEÃO, Lucia I. C.. Comunicação e Consumo de Música no Ciberespaço: O Papel do Usuário de Redes Sociais na Distribuição e Compartilhamento de Músicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Johnatan Amaral

Corpomídia e a significação na comunicação contemporânea; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; (Orientador);

Bernard Avila

Linguagem e realidade na comunicação contemporânea; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; (Orientador);

Ricardo Tomasini

Relações entre apropriação e cinema ficcional; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Audiovisual) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Daniel Neves

O cinema de terror no Paraná; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Audiovisual) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Martin Rocha

A estética feia na contemporaneidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Andressa Pies

INFLUÊNCIAS DA PROPAGANDA NAZISTA NA VISÃO DE MUNDO DA SOCIEDADE ALEMÃ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Talita Gruber

Mario Bava e o cinema hegemônico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Ingryd Cruz

Estética das minorias no cinema contemporâneo brasileiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Daniel N; Petry O

; Bruno N; ; Augusto S; ; Filipe; Puzzle Room; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Guilherme Gottardini

A publicidade no contexto geek; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Leiadaiany Melo dos Santos

A LEMBRANÇA AFETIVA DA CAMPANHA RESSOANDO NA MÚSICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Gabriel Richter, Giulia Silva, Isabela Motta, Ana P

Silva; Projeto experimental de Publicidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Giany F

, Giovana M; , Isadora G; , Joao Franciso, Lisandra F; ; Projeto experimental de publicidade para Beaty Date; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Alex Martins, Habner, Felipe Scoz

Boutique da cerveja; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Bruna Soares, Dayane Amaral, Fernanda K

, José M; , Lucas A; ; Mamaworking; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

EMANUELE C

, Gabriel E; , Gustavo V; P; , Lucas M; , Rafael M; ; Plano de Comunicação para o restaurante Keiji; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Bernardo D

, Daniel Souza, Laryssa Oliveira, Raissa P; Motter Hostel; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Aléxia Hetka, Caroline R

, Emanuele Zuchi, Martha W; ; Cores da Frida; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Maria Clara M

, Larissa A; , Gabrielle R; , Karla P; , Flavia B; La chevetteria - Bar de comida Uruguaia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Chaliê Molenda, Georgia Ricetti, Thatiane Marques

Grafitec; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Caroline P

, Clara M,i João Paulo G, Kellen Y, Luiz R; ; Plano de Comunicação para o Colégio Medianeira; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Ana F

, Daniela M; , Eduarda K; , Luana G; , Victoria R; ; Cia dos Palhaços; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Blankha Miranda

A relação entre marcas e os formadores de opinião; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Thaís Barbosa Peixoto da Cunha

A NARRATIVA DO SILÊNCIO NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE O SUICÍDIO; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Larissa Bonilauri Santin

RELAÇÃO ENTRE SILÊNCIO E VIOLÊNCIA (IN)VISÍVEL: O RETRATO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NA TELEVISÃO ABERTA DO BRASIL; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Agatha Grzybowski Vriesman

SEMIÓTICA DO SILÊNCIO: O FALSO EMPODERAMENTO FEMININO NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Ingryd Cruz

Semiótica do Silêncio: o fenômeno dos sentimentos no cinema pós-moderno; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Daniel Pala Abeche;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bortolo Valle

Wittgenstein e a Música; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; (Orientador);

Eugênio Rondini Trivinho

Comunicação e consumo de música no ciberespaço: o papel do usuário de redes sociais na distribuição e compartilhamento de músicas; 2012; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Eugênio Rondini Trivinho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 ABECHE, D. P. . WITTGENSTEIN, ANTROPOLOGIA E LINGUAGEM: O CORPO NAS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS. REVISTA FILOSÓFICA SÃO BOAVENTURA , v. 12, p. 43-52, 2018.

  • 2018 ABECHE, D. P. . ESTÉTICA E LINGUAGEM EM WITTGENSTEIN: CRÍTICA À ONTOLOGIA DO BELO E À CAUSALIDADE. KÍNESIS (MARÍLIA) , v. 10, p. 68-78, 2018.

  • 2018 ABECHE, D. P. . WITTGENSTEIN, MÚSICA E COMPOSITORES: ELUCIDAÇÕES SOBRE A CULTURA E A LINGUAGEM. REVISTA FILOSOFIA CAPITAL , v. 13, p. 80, 2018.

  • 2011 ABECHE, D. P. . MÚSICA NO CIBERESPAÇO. O PAPEL DO USUÁRIO DE REDES SOCIAIS NO COMPARTILHAMENTO DE MÚSICA, ARQUIVO E O DISCURSO AUTO-IMUNE. RAZÓN Y PALABRA , v. 77, p. 53, 2011.

  • ABECHE, D. P. . Cibercultura, visibilidade mediática e crítica da comunicação: o sujeito na rede e o consumo de música no ciberespaço. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. 111p .

  • ABECHE, D. P. . Wittgenstein e a musicalidade na linguagem. In: Allan Mohr; Ericson Falabretti; Jelson Oliveira; Lucilene Gutelvil; Renato dos Santos. (Org.). FENOMENOLOGIA DA VIDA: Anais do XV Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR. 1ed.Guarapuava: Apolodoro, 2018, v. , p. 483-496.

  • ABECHE, D. P. . Woodstock e o primitivismo nostálgico. ZATIVA, p. 14 - 17, 29 ago. 2014.

  • ABECHE, D. P. . Arnaldo Baptista: vida retratada magistralmente em "Loki". Whiplash.

  • ABECHE, D. P. . The Beach Boys: discografia recomendada da banda. Whiplash.

  • ABECHE, D. P. ; Ingryd Cruz . Análise Semiótica das Minorias no Cinema Brasileiro Contemporâneo. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2018, Cascavel. Intercom Jr., 2018.

  • ABECHE, D. P. . Wittgenstein e a musicalidade da linguagem. In: XV Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR, 2017, Curitiba. XV Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR, 2017.

  • VRIESM, A. G. ; ABECHE, D. P. . Semiótica do silêncio: O falso empoderamento feminino na publicidade brasileira. In: XXV SEMIC, 2017, Curitiba. XXV SEMIC, 2017.

  • ABECHE, D. P. ; ABECHE, D. P. . Alguém colocou algo em meu drink: Análise semiótica dos signos relacionas à ingestão de bebidas e outras substâncias na obra dos Ramones. In: 9º Encontro Internacional Musimid, 2013, São Paulo. 9º Encontro Internacional Musimid, 2013. p. 328-342.

  • ABECHE, D. P. . Imaginação, juízo estético e cognição : A influência de Wittgenstein na teoria estética de Roger Scruton em termos de uma filosofia empirista da mente. 2018. In: Workshop Wittgenstein, 2018, Curitiba. Comunicação de pesquisa, 2018.

  • ABECHE, D. P. . Elucidações sobre a ontologia tractariana de Wittgenstein a partir da música. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPR, 2018, Curitiba. Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPR, 2018.

  • ABECHE, D. P. . A visão antiessencialista de Wittgenstein: considerações sobre estética. In: XVI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR, 2018, Curitiba. XVI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR, 2018.

  • ABECHE, D. P. . Comunicação e música no ciberespaço: a visibilidade do usuário de redes sociais através do compartilhamento de músicas alheias. In: XI Seminário Internacional da Comunicação, 2011, Porto Alegre. Tecnologias do imaginário e Cibercultura. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011.

  • ABECHE, D. P. . Imaginação, juízo estético e cognição : A influência de Wittgenstein na teoria estética de Roger Scruton em termos de uma filosofia empirista da mente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ABECHE, D. P. . A VISÃO ANTIESSENCIALISTA DE WITTGENSTEIN: CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTÉTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABECHE, D. P. . Elucidações sobre a ontologia tractariana de Wittgenstein a partir da música. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABECHE, D. P. . O místico e o silêncio no Tractatus de Wittgenstein. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABECHE, D. P. . Wittgenstein e a musicalidade na linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABECHE, D. P. . Relações de trabalho, consumo e meios de comunicação na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABECHE, D. P. . Comunicação e consumo de música no ciberespaço: o papel do usuário de redes sociais na distribuição e compartilhamento de músicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABECHE, D. P. . Mídia e violência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABECHE, D. P. . O trabalho na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABECHE, D. P. . Mídia, pós-modernidade e responsabilidade socioambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABECHE, D. P. . Música e Comunicação - Um olhar sobre o mercado musical através da Teoria Crítica da Comunicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABECHE, D. P. . Música no ciberespaço. O papel do usuário de redes sociais no compartilhamento de música, arquivo e o discurso auto-imune. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABECHE, D. P. . Comunicação e música no ciberespaço: A visibilidade do usuário de redes sociais através do compartilhamento de músicas alheias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ABECHE, D. P. . MÚSICA E COMUNICAÇÃO Do gás musical ao mp3. O consumo de música através de suas tecnologias de reprodução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABECHE, D. P. . O Marketing na nova economia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABECHE, D. P. . Ética e sustentabilidade nas empresas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABECHE, D. P. . O papel do atendimento publicitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ABECHE, D. P. . Comunicação, internet e redes sociais - Um olhar crítico sobre a cibercultura, o imaterial e a cultura da convergência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ABECHE, D. P. . Música e cibercultura - Uma análise da música no ciberespaço, através dos conceitos de dromocracia cibercultural, visibilidade mediática e glocalização.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ABECHE, D. P. . Cultura da Convergência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABECHE, D. P. . Comunicação e Redação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ABECHE, D. P. . Planejamento de Comunicação e Marketing. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ABECHE, D. P. . Caderno de Fontes PUC nas Urnas. 2016.

ABECHE, D. P. . Plano de Comunicação para o IBRATI. 2009.

ABECHE, D. P. . Apresentação corporativa e redação. 2008.

ABECHE, D. P. . Plano de Comunicação para BestWay Group. 2010.

ABECHE, D. P. . Redes Sociais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ABECHE, D. P. . Anuário de Publicidade e Propaganda da PUCPR. 2015. (Anuário).

ABECHE, D. P. . Comunicação para o mercado de trabalho. 2012. .

ABECHE, D. P. . Instrumental de Comunicação. 2012. .

ABECHE, D. P. . Marketing para Logística. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ABECHE, D. P. . Comunicação e Desenvolvimento Social. 2011. .

ABECHE, D. P. . Marketing na nova economia. 2011. .

ABECHE, D. P. . IBRANEWS - Jornal corporativo. 2011. (Editoração/Periódico).

ABECHE, D. P. . Comunicação e Redação. 2010. .

ABECHE, D. P. . IBRANEWS - Jornal corporativo. 2010. (Editoração/Periódico).

ABECHE, D. P. . Videoclipe da música "Tonight" da banda "OVERHELL". 2006. Vídeo.

ABECHE, D. P. . Devaneios musicados (em desenvolvimento). 2011.

ABECHE, D. P. . OYO (cd musical com 11 canções). 2010.

ABECHE, D. P. . Tonight (música). 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    SEMIÓTICA DO SILÊNCIO: O ESCUSO E O OMISSO NA PRODUÇÃO MIDIÁTICA CONTEMPORÂNEA, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo estudar os signos midiáticos contemporâneos que, através do silêncio verbal (signos amparados por linguagens não verbais), representam, em diversos níveis, conteúdos escusos por motivos plurais O foco de análise são as mídias massivas e seus conteúdos, a saber: as linguagens não verbais, os ambientes, as manifestações corporais, o contexto, as cores e suas relações com os objetos que significam e as interpretações possíveis na mente do espectador, além dos contextos socioculturais. Formula-se então o problema principal de pesquisa: quais são esses signos que representam o escuso, e como eles se manifestam nas mídias?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniel Pala Abeche - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    SEMIÓTICA DO SILÊNCIO: A LINGUAGEM DO SENTIMENTO E SEUS SIGNOS MIDIÁTICOS, Descrição: O presente projeto propõe uma abordagem semiótica do silêncio e dos sentimentos latentes em meios de comunicação massivos contemporâneos, com foco nas mídias audiovisuais, com interesse em manifestações de conteúdos disseminados no cinema, na publicidade, na televisão e na internet. A mídia, em suas múltiplas linguagens, apresenta signos com significados em diferentes níveis de percepção e complexidade. É de interesse deste projeto o estudo destes significantes não claros, não explícitos, e a análise de seus reconhecimentos (empatia, cognição, vivência). São signos do silêncio, como representação do sentimento, seja ele a angústia, a alegria, o medo, a repulsa, o recalque, a pressão. O silêncio que grita. O silêncio que tem mais a dizer do que a linguagem verbal. Não do silêncio ?pacífico?, mas do silêncio ?incômodo?; em que este denota e abrange uma quantidade imensa de significados. Neste contexto, alia-se também como signo do silêncio, o conceito de ?violência invisível?, de Eugênio Trivinho. Este silêncio é verbal, não visual. E é na visualidade e nos signos trabalhados que busca-se uma interpretação. Seja nos filmes, em campanhas publicitárias, em programas televisivos. A violência invisível, estrutural, que embasa, conforta e apadrinha o silêncio. O que quer gritar, mas permanece oculto? Embora o encontro entre a semiótica e o audiovisual seja frequente (e por vezes, exaustivo), o foco do presente trabalho visa compreender o signo cinematográfico no desenvolvimento de sua semiose, quer dizer, sua ação de signo híbrido. O que se pretende usualmente é observar os intercâmbios e as inter-relações das três matrizes de linguagem: a sonora, a visual e a verbal. No presente estudo, o foco é no que não é dito, mas sentido; no que é dito, mas não o que se queria dizer, o que permanece oculto; é na exposição implícita calcada em uma repressão cognitiva, consequência da violência estrutural, invisível, do medo, dos tabus, das represálias, de questões sociais e sociológicas referentes a diversidades, gêneros, classes, divisões preestabelecidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Daniel Pala Abeche - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Professor Homenageado, PUCPR.

2017

Nome de Turma, PUCPR.

2017

Professor Homenageado, PUCPR.

2017

Paraninfo de turma, PUCPR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Comunicação e Artes. , Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Rua Imaculada Conceição, 1155 - Bloco 5, Prado Velho, 80215901 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 32712164, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 28

    Outras informações:
    Professor da Escola de Comunicação e Artes.

  • 2016 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mentor do PIBEP, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Participante do Comitê Gestor. Organização e mentoria do PIBEP - Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa.

  • 2016 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28

    Outras informações:
    Professor nos Cursos de Publicidade e Propaganda, e Jornalismo.

  • 2015 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor de especialização no curso de Comunicação Digital.

  • 2015 - 2016

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor no curso de Publicidade e Propaganda.

  • 2015 - 2015

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Comunicação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenação de Projetos de Comunicação e Marketing da PUCPR.

  • 2013 - 2013

    FIA - FACULDADE INTERACAO AMERICANA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor universitário do INCOS (Instituto de Comunicação Social).

  • 2012 - 2015

    Senac

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor em cursos de Comunicação Social, sociologia e empreendedorismo.

  • 2012 - 2012

    Senac

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor de Marketing.

  • 2010 - 2011

    IBRATI

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Docente nos cursos de "Comunicação e Redação", "Cultura da Convergência" e "Comunicação e Desenvolvimento Social" no IBRATI - Instituto Brasileiro de Tecnologia da Informação.

  • 2013 - 2013

    SENAI - Departamento Regional de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20