Talita Machado Vieira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2013) e mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É membro dos grupos de pesquisa "Teoria Sócio-Histórico-Cultural" e "Diagnósticos do Contemporâneo: Subjetividade, Resistência e Criação". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, futebol de mulheres, subjetivação, corpo, esporte, modernidade, formação esportiva e clínica da atividade.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia

2017 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: MULHERES E FUTEBOL NO BRASIL: UM JOGO POSSÍVEL?,
Orientador: José Sterza Justo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Psicologia

2014 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Futebol não é (só) brincadeira: os processos de formação e subjetivação de atletas,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Deivis Perez Bispo dos Santos
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: futebol; categorias de base; subjetivação; clínica da atividade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social do Esporte. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho.

Graduação em Psicologia

2009 - 2013

Universidade Estadual de Londrina
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Gestão Ambiental

2006 - 2007

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Ansiedade no esporte e na educação física escolar. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2015 - 2015

Subjetividade e controle, aparelhos de intermediação. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

Sistema Carcerário Brasileiro X Ressocialização. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2013 - 2013

Diagnóstico Organizacional. (Carga horária: 5h). , Instituto Innove Londrina, INNOVE, Brasil.

2013 - 2013

Estatuto da Criança e do Adolescente. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2013 - 2013

Recrutamento e Seleção. (Carga horária: 6h). , Instituto Innove Londrina, INNOVE, Brasil.

2010 - 2012

Extensão universitária em Violência Intrafamiliar: Caracterização e Interven. (Carga horária: 390h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Esporte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BESSA, J. C. ; HEGUEDUSCH, C. V. ; MARANGONI, P. H. S. D. ; MEXKO, S. ; MEZZARI, D. C. S. ; OLIVEIRA, J. P. ; PENARIOL, M. P. ; PEREIRA, B. ; PEREIRA, F. C. S. C. ; RIBEIRO, E. M. C. ; SANTOS, B. G. ; SILVA, J. M. ; SILVA, R. F. ; VIEIRA, T. M. . XIII ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: DIÁLOGOS COM A GRADUAÇÃO. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI CONGRESSO ABRAPESP DE PSICOLOGIA DO ESPORTE. Sentidos e efeitos da modernização no futebol de alto rendimento. 2017. (Congresso).

VI CONGRESSO ABRAPESP DE PSICOLOGIA DO ESPORTE. Mulheres e futebol no Brasil: partida inicial. 2017. (Congresso).

XIX ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO.Formação dos atletas de futebol: o que a psicologia tem a ver com isso?. 2017. (Encontro).

I SIMPÓSIO PSICOLOGIA E TRABALHO: DIMENSÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E I ENCONTRO DO LABORATÓRIO INTERINSTITUCIONAL DE SUBJETIVIDADE E TRABALHO.Entre a rua e o campo profissional: considerações sobre a formação e subjetivação de atletas no futebol. 2016. (Simpósio).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO ESPORTE, DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS. Considerações sobre a história do futebol e o desenvolvimento da categoria de base no Brasil. 2015. (Congresso).

VI CIPSI - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DA UEM - PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social. FUTEBOL NÃO É BRINCADEIRA: OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DE ATLETAS. 2015. (Congresso).

XII ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA "DIÁLOGOS COM A GRADUAÇÃO".FUTEBOL NÃO É BRINCADEIRA: OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DE ATLETAS. 2015. (Encontro).

XIII ENCONTRO DA PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: DIÁLOGOS COM A GRADUAÇÃO. 2015. (Encontro).

15º Encontro Regional Sul da ABRAPSO - O Clamor das Ruas: As Demandas Sociais e as Práticas da Psicologia Social.Acidente de Trabalho Grave: Possibilidades à Atuação da Psicologia. 2014. (Encontro).

IV Congresso de Psicologia da UEL & I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas Interfaces. 2013. (Congresso).

XVII Encontro Nacional da ABRAPSO: Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos.Impasses Gerados Pelo Trabalho Imaterial Na Vida Privada: Um Estudo Sobre Os Profissionais Do Esporte. 2013. (Encontro).

21o. EAIC e 2o. EAITI.O trabalho imaterial e a vida privada. 2012. (Encontro).

II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento: Novos Rumos para a Pesquisa e Intervenção. Futebol e Análise do Comportamento: um estudo de metacontingências sobre a regulação do comportamento de torcedores. 2012. (Congresso).

V Congresso Internacional de Psicologia - Psicologia: De Onde Viemos para Onde Vamos?. Mídias e transformações subjetivas: algumas considerações. 2012. (Congresso).

A Orientação Deontológica sobre o Exercício Profissional do Psicólogo: Uma Interação entre o Código de Ética e as Práticas da Psicologia (IV). 2011. (Outra).

Atendimento, Proteção e Prevenção do Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes. 2011. (Outra).

II Congresso de Psicologia da UEL - Do passado ao presente: 40 anos construindo novos caminhos. 2011. (Congresso).

III Fórum Trabalho e Saúde: Saúde e Precarização do Homem que Trabalha. 2011. (Outra).

I Congresso de Psicologia da UEL: Diversidade e Desafios. 2010. (Congresso).

I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento: Diversidade, Integração e Sustentabilidade. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Magali Conceição Monteiro da Silva

MONTEIRO, M.JANZANTTI, N. S.; BETTINI, M.. Avaliação sensorial e físico-química do suco de laranja proveniente das etapas do processamento do suco concentrado. 2010. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas/UNESP/Araraquara.

Paulo Roberto de Carvalho

SANTOS, D. P. B.;CARVALHO, P. R.; JUSTO, José Sterza. Futebol não é "só" brincadeira: os processos de formação e subjetivação dos atletas. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Paulo Roberto de Carvalho

SANTOS, D. P. B.;CARVALHO, P. R.; JUSTO, José Sterza. Futebol não é brincadeira: os processos de formação e de subjetivação de atletas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Sterza Justo

JUSTO, J. S.. Futebol não é (só) brincadeira: os processos de formação e subjetivação de atletas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Ciências e Letras.

José Sterza Justo

JUSTO, J. S.. Futebol não é (só) brincadeira: os processos de formação e subjetivação de atletas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Ciências e Letras.

Deivis Perez

PEREZ, D.; JUSTO, J. S.; Carvalho, P.R. Futebol não é (só) brincadeira: os processos de formação e subjetivação de atletas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Deivis Perez

JUSTO, J. S.; Carvalho, P.R;PEREZ, D.. Futebol não é brincadeira: os processos de formação e subjetivação de atletas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Sterza Justo

PRECISAMOS FALAR SOBRE ELAS: MULHERES E FUTEBOL NO BRASIL, UM JOGO POSSÍVEL?; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Ciências e Letras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Deivis Perez

Futebol não é (só) brincadeira: os processos de formação e subjetivação de atletas; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Deivis Perez;

Sonia Regina Vargas Mansano

O Trabalho imaterial e a vida privada; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Sonia Regina Vargas Mansano;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, TALITA MACHADO . Estética do movimento e adestramento do olhar: considerações sobre o futebol brasileiro de mulheres. FuLiA / UFMG , v. 4, p. 51-71, 2019.

  • VIEIRA, T. M. ; MEZZARI, D. C. . Futebol de mulheres: a insurgência do corpo e o questionamento do binário. ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE) , v. 15, p. 189-210, 2019.

  • VIEIRA, T. M. ; JUSTO, J. S. ; MANSANO, S. R. V. . A inserção de mulheres futebolistas no Brasil no século XX: uma análise documental. PSICOLOGIA REVISTA , v. 27, p. 519-543, 2018.

  • VIEIRA, T. M. ; SITA, D. E. . Além da pesquisa: experiência do estágio em docência e formação inicial para o ensino universitário. Psicopedagogia On Line , v. 1, p. 1, 2017.

  • VIEIRA, T. M. ; MANSANO, S. R. V. . Impasses Gerados Pelo Trabalho Imaterial Na Vida Privada: Um Estudo Sobre Os Profissionais Do Esporte. Pesquisas e Práticas Psicossociais , v. 9, p. 222-231, 2014.

  • PEREZ, D. ; CARLI, H. ; VIEIRA, T. M. . Notas sobre a obliteração das tradições alimentares africanas na psicologia e nas culturas brasileiras. In: Antônio Carlos Barbosa da Silva. (Org.). Culturas e práticas alimentares em questão: psicologia e educação. 1ed.Marília: Poiesis, 2016, v. 1, p. 139-152.

  • VIEIRA, T. M. ; FERREIRA, A. C. M. ; VIZZACCARO-AMARAL, A. L. . Acidente de Trabalho Grave: Possibilidades à Atuação da Psicologia. In: 15º Encontro Regional Sul da ABRAPSO - O Clamor das Ruas: As Demandas Sociais e as Práticas da Psicologia Social, 2014, Londrina. Anais eletrônicos, 2014.

  • VIEIRA, T. M. ; MANSANO, S. R. V. ; BIAZIN, R. R. . Mídias e transformações subjetivas: algumas considerações. In: V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia, 2012, Maringá. Anais do V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia - UEM. Maringá: UEM, 2012. v. 1. p. 1-16.

  • VIEIRA, T. M. ; JUSTO, J. S. ; MANSANO, S. R. V. . DE QUAL FUTEBOL O BRASIL É PAÍS? AS MULHERES E O JOGO DE 'PELÉ'.. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DA UEM, 2018, MARINGÁ. ANAIS DO VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DA UEM, 2018.

  • VIEIRA, T. M. ; JUSTO, J. S. ; MANSANO, S. . Sobre as mulheres e o futebol no Brasil: partida inicial. In: VI CONGRESSO ABRAPESP DE PSICOLOGIA DO ESPORTE, 2017, BRASÍLIA. ANAIS DO VI CONGRESSO ABRAPESP DE PSICOLOGIA DO ESPORTE. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2017.

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Sentidos e efeitos da modernização no futebol de alto rendimento. In: VI CONGRESSO ABRAPESP DE PSICOLOGIA DO ESPORTE, 2017, BRASÍLIA. ANAIS DO VI CONGRESSO ABRAPESP. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2017.

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Futebol não é brincadeira: os processos de formação e subjetivação de atletas. In: VI CIPSI - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DA UEM - PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social, 2015, Maringá. Anais do VI CIPSI, 2015.

  • VIEIRA, T. M. ; MANSANO, S. R. V. . O trabalho imaterial e a vida privada. In: 21o. EAIC e 2o. EAITI, 2012, Maringá. Anais do 21o. EAIC e 2o. EAITI. Maringá: UEM, 2012. v. 1. p. 1-4.

  • VIEIRA, T. M. ; JUSTO, J. S. ; MANSANO, S. R. V. . FUTEBOL DE MULHERES NA SOCIEDADE BRASILEIRA: QUAIS SÃO AS REGRAS DO JOGO?. In: Encontro da Pós com a Graduação: em tempos de retrocessos e de fascismos, 2018, Assis. Anais do Encontro da Pós com a Graduação: em tempos de retrocessos e de fascismos, 2018.

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Formação dos atletas de futebol: o que a psicologia tem a ver com isso?. In: XIX Encontro Nacional da ABRAPSO Democracia participativa, Estado e laicidade: Psicologia Social e enfrentamentos em tempos de exceção, 2017, Uberlândia. ANAIS DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2017. v. 1. p. 557-557.

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Futebol não é brincadeira: os processos de formação e subjetivação de atletas. In: XII ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA 'DIÁLOGOS COM A GRADUAÇÃO', 2015, Assis. Anais do XII Encontro da Pós-Graduação em Psicologia, 2015.

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Considerações sobre a história do futebol e o desenvolvimento da categoria de base no Brasil. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO ESPORTE, DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS, 2015, RIO CLARO. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO ESPORTE, DESENVOLVIMENTO HUMANO E TECNOLOGIAS, 2015. p. 176-176.

  • VIEIRA, T. M. ; MANSANO, S. R. V. . Impasses Gerados Pelo Trabalho Imaterial Na Vida Privada: Um Estudo Sobre Os Profissionais Do Esporte. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. Anais do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. Florianópolis: ABRAPSO, 2013. v. 1. p. 1-2.

  • VIEIRA, T. M. ; ROSOT, N. ; GALLO, A. E. ; BIZ, R. V. S. . Futebol e Análise do Comportamento: um estudo de metacontingências sobre a regulação do comportamento de torcedores. In: Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento, 2012, Londrina - PR. Anais do II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento: Novos Rumos para Pesquisa e Intervenção, 2012. v. 1. p. 193-194.

  • CHEFFER, L. ; GALLO, A. E. ; BISCOUTO, K. D. ; CASCARDO, G. M. ; MORAES, A. O. ; LIMA, A. C. S. ; VIEIRA, T. M. . Intervenção em Grupo para Ensino de Prática Parentais a Pais de Crianças com Problemas de Comportamento. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012. p. 414-415.

  • BISCOUTO, K. D. ; GALLO, A. E. ; CASCARDO, G. M. ; LIMA, A. C. S. ; VIEIRA, T. M. ; DUARTE, A. C. . Implementação e Avaliação de um Programa de Intervenções em Práticas Educativas Parentais para Mães Sociais. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012. p. 413-414.

  • VIEIRA, T. M. . Treinamento: experiência morta ou instrumento psicológico. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL , 2019.

  • VIEIRA, T. M. ; JUSTO, J. S. ; MANSANO, S. R. V. . DE QUAL FUTEBOL O BRASIL É PAÍS? AS MULHERES E O JOGO DE 'PELÉ'.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; JUSTO, J. S. ; MANSANO, S. R. V. . FUTEBOL DE MULHERES NA SOCIEDADE BRASILEIRA: QUAIS SÃO AS REGRAS DO JOGO?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; JUSTO, J. S. ; MANSANO, S. . Sobre as mulheres e o futebol no Brasil: partida inicial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Sentidos e efeitos da modernização no futebol de alto rendimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Formação de atletas de futebol: o que a psicologia tem a ver com isso?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Entre a rua e o campo profissional: considerações sobre a formação e subjetivação de atletas no futebol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Futebol não é brincandeira: os processos de formação e subjetivação de atletas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Futebol não é brincadeira: os processos de formação e subjetivação de atletas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; PEREZ, D. . Considerações sobre a história do futebol e o desenvolvimento da categoria de base no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, T. M. ; FERREIRA, A. C. M. ; VIZZACCARO-AMARAL, A. L. . Acidente de Trabalho Grave: Possibilidades à Atuação da Psicologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; MANSANO, S. R. V. . Impasses Gerados Pelo Trabalho Imaterial Na Vida Privada: Um Estudo Sobre Os Profissionais Do Esporte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; BIAZIN, R. R. ; MANSANO, S. R. V. . Mídias e transformações subjetivas: algumas considerações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, T. M. ; ROSOT, N. ; GALLO, A. E. ; BIZ, R. V. S. . Futebol e Análise do Comportamento: um estudo de metacontingências sobre a regulação do comportamento de torcedores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, T. M. ; MANSANO, S. R. V. . O trabalho imaterial e a vida privada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BISCOUTO, K. D. ; GALLO, A. E. ; CASCARDO, G. M. ; LIMA, A. C. S. ; VIEIRA, T. M. ; DUARTE, A. C. . Implementação e avaliação de um programa de intervenção em práticas educativas parentais para mães sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VIEIRA, T. M. . Parecerista na XXI Semana de Psicologia Crise e (Re) Existência - XIV Encontros com a Pós-Graduação em Psicologia: Diálogos com a Pós-Graduação - II Festival das Artes. 2017.

VIEIRA, T. M. . Parecerista do XIII Encontro da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Psicologia Social / ABRAPSO. 2016.

VIEIRA, T. M. . Comissão Científica e Parecerista do XIII Encontro da Pós-Graduação em Psicologia: diálogos com a graduação. 2015.

VIEIRA, T. M. . Modernização do esporte: demandas colocadas aos atletas e aos profissionais de Psicologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2013

    QUANDO O TRABALHADOR RECORRE À CLINICA:UMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHO IMATERIAL AFETIVO, Descrição: Descrição: Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma investigação sobre a maneira como as relações de trabalho sofreram as mais diferentes transformações no decorrer da segunda metade do século XX, exigindo do trabalhador uma potência que está cada vez mais ligada ao afeto e às relações sociais. Para isso, percorremos os conhecimentos elaborados por duas áreas de intervenção: a psicologia clínica e a psicologia social, além de outras áreas subsidiárias (filosofia, ciências sociais, arte, educação física entre outras). Assim, partindo da noção de "trabalho imaterial afetivo", buscamos compreender as novas exigências subjetivas que são colocadas para o trabalhador e as repercussões que elas provocam em sua existência cotidiana. As pesquisas promovidas foram de natureza teórico-empírica, trabalhando com documentos e outra fontes de informação de domínio público. Como resultados, destacamos a aproximação entre os conhecimentos produzidos pela psicologia clínica e pela psicologia social; a identificação e discussão dos efeitos subjetivos provocados pelo trabalho afetivo que são experimentados no cotidiano do trabalhador e a compreensão das principais queixas apresentadas por trabalhadores que recorrem à clínica na tentativa de elaborar esses afetos. Os achados foram divulgados por meio de palestras dirigidas aos trabalhadores e/ou aos estudantes, bem como em eventos científicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Talita Machado Vieira - Integrante / Sonia Regina Vargas Mansano - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2013

Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador de Londrina

Vínculo: Outro (estágio), Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Atividades

  • 05/2013 - 12/2013

    Estágios , Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador de Londrina, .,Estágio realizado, Diagnóstico Institucional; Atividades auxiliares para a composição do perfil epidemiológico sobre a saúde dos trabalhadores do município; Investigação de acidentes de trabalho grave (com óbito).

2013 - 2013

Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Outro (estágio), Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Atividades

  • 03/2013 - 12/2013

    Estágios , Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina, .,Estágio realizado, Atendimento clínico individual.

2013 - 2013

Colégio Estadual Marcelino Champagnat (Londrina)

Vínculo: Outro (estágio), Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Atividades

  • 05/2013 - 11/2013

    Estágios , Colégio Estadual Marcelino Champagnat (Londrina), .,Estágio realizado, Diagnóstico Institucional; Elaboração e aplicação de intervenção..

2011 - 2011

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Outro (estágio), Enquadramento Funcional: auxiliar de pesquisa, Carga horária: 4

2015 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 6

Atividades

  • 09/2015 - 01/2016

    Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, .,Estágio realizado, Estágio em Docência na disciplina Psicologia, Infância e Adolescência na Contemporaneidade IV.